Um cometa a caminho de Marte
Em dez dias, um cometa passará de raspão por Marte. Não deve colidir, mas vai zunir a apenas 132 mil quilômetros de distância da superfície do planeta vermelho. É cerca de um terço da distância entre a Terra e a Lua. Fosse esse encontro por essas bandas, eu estaria apavorado. Mas o bom é que não é, e de quebra temos uma flotilha de espaçonaves em Marte para registrar tudo.
A Nasa apresenta hoje à tarde ao público seus planos científicos para a ocasião, que incluem um esforço inusitado. Os jipes Opportunity e Curiosity vão fazer hora extra e trabalhar à noite.
Trata-se de uma grande e fortuita oportunidade para estudar um objeto singular. Afinal de contas, o cometa Siding Spring, descoberto no ano passado, não é como seus colegas já visitados por outras espaçonaves. Enquanto cometas como o Halley e o 67P/Churyumov-Gerasimenko (que está sendo visitado pela sonda europeia Rosetta neste exato momento) têm órbitas relativamente modestas, implicando passagens frequentes pelas redondezas do Sol, o Siding Spring é um daqueles cometas que vêm de uma misteriosa região nos confins do Sistema Solar, a chamada nuvem de Oort. Ele viaja numa rota hiperbólica, o que significa dizer que fará agora sua primeira passagem pelo interior do Sistema Solar e, se sobreviver à aproximação máxima do Sol, provavelmente jamais retornará à nossa vizinhança.
Em suma, enquanto todos os cometas que conhecemos de perto já estavam “gastos” pela ação do Sol, o Siding Spring deve estar praticamente como veio ao mundo — um pedaço de gelo e rocha de 4,6 bilhões de anos, remanescente do processo que formou os planetas. É uma chance de ouro. “Nós nunca vimos um desses cometas de perto. Nunca. Não sabemos o que esperar”, diz Karl Battams, especialista em cometas da Nasa.
O estudo desses objetos têm duas conexões interessantes. Eles oferecem lampejos sobre a origem dos sistemas planetários e, por terem grandes quantidades de moléculas orgânicas, também são vistos como possíveis semeadores de compostos precursores da vida em mundos como o nosso.
A SORTE FAVORECE OS EXPLORADORES
De vez em quando a natureza resolve dar uma mãozinha à humanidade em sua incansável busca pelos segredos do Universo. Sobretudo quando o assunto é cometas. Em 1994, vimos o estrago que uma colisão pode causar, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 trombou com Júpiter. Por sorte, tínhamos a sonda Galileo chegando por lá no mesmo momento, o que favoreceu as observações.
Desta vez, uma pancada é improvável. O que veremos será a interação da atmosfera do cometa (gerada pela evaporação de compostos voláteis, como água, conforme o astro avança em direção ao Sol) com a atmosfera do planeta vermelho. E, de novo, por sorte temos duas sondas especializadas no estudo do ar marciano que acabaram de lá chegar: a americana Maven e a indiana MOM.
Todas as precauções estão sendo tomadas para que as espaçonaves corram poucos riscos de danos durante o encontro. E há razão para preocupação: estima-se que, no espaço de poucos dias, elas sofram com impactos de pequenos detritos do cometa que equivalem a cerca de cinco anos de incidência média de meteoritos.
A prioridade, naturalmente, é a segurança das missões. Mas todas as sondas em operação devem fazer observações. Isso inclui as americanas Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter, além da europeia Mars Express e as duas recém-chegadas. E até mesmo os jipes robóticos Opportunity e Curiosity vão entrar na dança, tentando tirar fotos do cometa e colhendo dados de sua composição.
O duro é que astronomia na superfície de Marte é como na Terra: a não ser que o objeto de estudo seja o Sol, as observações devem ser feitas à noite. Para os robozinhos, isso consiste em uma desafio especial, pois os equipamentos precisam trabalhar a temperaturas muito baixas, inferiores a -70 graus Celsius. Normalmente, eles “dormem” durante a noite, para conservar a energia de suas baterias. Mas vale a pena abrir uma exceção para uma ocasião como essa.
Então anote aí: dia 19 de outubro, temos um encontro com o cometa Siding Spring, ao vivo de Marte. O Mensageiro Sideral, claro, estará de olho e trará todos os detalhes. Fique ligado!
Olá Salvador. Não o conheço mas leio seus comentários sôbre astronomia com frequencia e o parabeniso pelas informações corretas e esclarecedoras para essa galera. Posso afirmar isso porque na minha juventude fui menbro da Associação de Astrônomos Amadores mas estou afastado dessa matéria a muito tempo e por isso pergunto: sendo esse cometa composto por um núcleo de gelo (imagino água) não teria sido interessante que a Nasa, Esa e outras agencias tivessem, quando da descoberta dêle, feito um estudo e investimentos para causar uma colisão com Marte para captar sua atmosfera e agua em favor de uma possivel reabilitação do planêta, para torná-lo habitavel nos nossos padrões atmosféricos? Abraços.
Ainda está além das nossas possibilidades fazer isso, sem falar que não há nenhum plano no momento para iniciar a terraformação de Marte! Abraço!
Se não cuidarmos urgente de nossos problemas aqui mesmo, como o esgotamento dos recursos naturais e o aquecimento global, sucumbiremos muito antes do que qualquer coisa nos atinja lá de cima e muitos menos poderemos ver qualquer outra coisa em nossos telescópios
Parabens pela reportagem, assuntos como esse que enriquecem o nosso dia a dia e nos mostra quanto pequenos somos diante do universo, e que bens materiais não fazem ninguem melhor que os outros.
O BOM SERIA SE ESTUDASEM A ORIGEM DA VIDA , SEJA NA TERRA OU EM OUTROS MUNDOS, COMO INICIOU A VIDA VEJETAL, COMO INICIOU A VIDA ANIMAL? QUAL A ORIGEM DA AGUA, DO FOGO, DO AR, MAS TODO ESSE ESTUDO DEVERIA SER FEITO SOB O ASPECTO CIENTIFICO, NADA DE RELIGIÃO
E você deveria voltar a frequentar as aulas de português.
Conrado, se homem parasse de comer carne e compreendesse que a vida “vejetariana” fosse sua base, ai sim, o homem entenderia que a vida de sacrificar seus irmãos para saciar a fome é mera imposição da ignorância do pensamento exagerado do eu superior!
olá todos sempre me faço essa pergunta hoje com nossa tecnologia com equipamentos otimos para filmagem porque ninguém ainda se interessou em ir na lua novamente para fazer uma filmagem decente? oque temos são fotos e video antigos….oque tem lá que niguém que mostrar?…………….
Não tem nada. E é exatamente por isso que não querem voltar. A NASA está focada em Marte agora, qualquer coisa relacionada à Lua seria um desperdício de tempo e recursos.
Porém a China está bem interessada em ir pra lá em breve. Fique de olho.
Ps.: quanto aos “filmes velhos”, fique sabendo que tem muita coisa em HD por aí, no próprio site da NASA tem milhares de fotos e centenas de horas de filmes em HD de todo o programa Apollo, não apenas dos pousos lunares.
Rs rsrsrs! Te pegou pucha saco! Mas ainda teimo em te perguntar, porque ainda não temos imagens decentes do nosso satélite, já que ele está aqui tão pertinho de nós?????
Nem mesmo o Google Heart publica imagens nítidas!!!
Boa pergunta gostei!!!
Cláudio, tem imagens INCRÍVEIS em alta resolução da Lua. Sugiro você dar uma olhadinha no vasto arquivo do Lunar Reconnaissance Orbiter. http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/main/
Os Transformers estão lá no lado oculto da lua, esqueceu…? É perigoso ir lá…!
Não há nada para mostrar e ou esconder por lá,porque simplesmente ninguém foi à lua,tudo não passou de armação da Nasa em virtude da chamada “guerra fria” travada entre os EUA e a ex-União Soviética.Entendeu agora?
Foi sim. Goste você ou não.
Prove.
Não acredito!
Ainda tem gente que………!!
Não acredita que o homem foi na lua!!!!!
Cara os reptilianos vão te cruxificar!!!!!
A passagem com aproximação vai mudar a rota do cometa devido ao efeito gravitacional.. ninguém falou a nova rota ou o quanto será alterada..?
Foi calculado e não vai bater em ninguém.
Parabéns é sempre muito interessante e instrutivo ler suas postagens.
Valeu!
olá mensageiro! esse cometa não poderia ter sido afetado por outro astro semelhante ao sol no percurso de sua existência e ter sofrido algum desgaste?
Altamente improvável.
Excelente matéria!
Uma pergunta: seu livro “Extraterestres” vai ter versão em papel?
É que não gosto muito de e-readers…
“ExtrateRRestres” , desculpe o erro de digitação.
Sylvio, ele já tem! Você o encontra em bancas e livrarias!
Salvador, quanto que esta proximidade com Marte pode alterar a rota do cometa?
Deve alterar, mas não sei quanto.
Olá Salvador! Foi informado que este cometa só foi descoberto no ano passado. Se um cometa deste fosse descoberto com este período de tempo e se chocasse na Terra , algo poderia ser feito para evitar a colisão?
Sem nem um plano de contingência pronto, como estamos agora, difícil. Podíamos tentar algo com bombas nucleares, mas sem garantia de sucesso.
cometas à parte, adoro esse blog, uma das coisas boas da UOL, parabéns Salvador Nogueira.
Valeu, Sérgio!
O blog trás assuntos que nos fazem olhar para cima, o que é bom. Mas volta e meia traz super valorizações do intelecto como fonte última de conhecimento, como continhos atacando a religião, etc. e coisas de que nada sabe. Mas hoje em dia que quer parecer “científico” e “moderno” parece ter que recorrer a estas estratégias. Seria bom que procurasse ver a serie de vídeos no youtube com o pesquisador e professor Joseph Campbell intitulados ” O poder do Mito”. Marte esta ainda ainda visualmente próximo à Alfa de Escorpião (Antares -seu rival mitológico). Aqui no sul (30ºS) nasce as 09:19 e se põe as 23:17 horas.Abraços
Grilo, já escrevi livro e dei até curso sobre mitologia. Conheço bem o Joseph Campbell. Mas não tem nada a ver mitologia com astronomia, salvo as referências mitológicas na nomenclatura astronômica. Abraço!
Bom dia, Salvador!
Qual o melhor horário para vê-lo com um telescópio?
Preciso dar uma olhada para ver por onde anda Marte no céu. Ele deve estar pertinho!
Basta você entrar no face no “Mensageiro sideral”, ops,……..entedi mal!!! Desculpe!
O erudito e científico bloguista esqueceu de mencionar a dimensão desse cometa…Tenho a impressão de que a NASA dispõe desse dado…É mais um viajante espacial que tira uma ” casquinha ” de Marte…Qualquer hora, dia, mês, ano, NÃO SEI NÃO O QUE PODEMOS SOFRER…
O site especial da Nasa indica que o tamanho do núcleo é desconhecido. Talvez se possa fazer uma estimativa, mas muito incerta. Depois da passagem saberemos mais!
Os Marcianos devem está apavorados ! kkkkkkk
Se o cometa se chocasse contra Marte, poderia haver algum impacto imediato sobre a Terra?
Não.
Sim, pois, a NASA iria perder seus robozinhos..
Muito impressionante… É bom ver que a humanidade, constantemente, tem a oportunidade de visualizar fenômenos que ocorrem fora do nosso planeta, estudá-los e ver, de que forma, podemos utilizar as conclusões em favor da Humanidade. No entanto, não podemos tirar os olhos dos fenômenos que aqui acontecem….
Bom Dia, recentemente li que um desses jipes que estão em marte estava com problemas, sabe algo a respeito?
Um deles está com defeito nas rodas, mas plenamente operacional.
Mas dependendo do local ( se ele não está se movimentando) não vai ser possível dele colher alguma informação, imagens..
Coisa de louco todas essas coisas que envolve o universo. Medidas, distâncias, temperaturas, etc. O pior que 90% de tudo que vemos e sabemos são imagens geradas por computador feitas das especulações e imaginação dos cientistas. Acho que, tirando alguns estudos concretos feitos, estes cientistas são como nós, leigos; vivem de imaginação e suposição. Mas apesar de tudo é muito legal tudo isso.
Também sua suposição sobre a criação do mundo! Meras ilusões!
Quando não tinha energia elétrica, as pessoas não imaginaria em algo assim!
Hoje tem e você não quer nem saber como é feita!
Talvez nem precisa, pois tudo é ilusão para você, não é???
Salvador, se um cometa a 132.000 km do planeta te deixa apavorado, como se sentiu quando da passagem do 2012 DA 14? Salvo engano, o famoso Apophis também vai passar mais baixo que os satélites geoestacionários, mas já calcularam a probabilidade de impacto como sendo baixíssima.
José, a questão é que um cometa como esse só pode ser descoberto com no máximo uns dois anos de aviso prévio antes do impacto. No caso do Apophis, temos décadas de aviso.
Este cometa será visível quando se aproximar do Sol? Quando isto acontecerá?
Sim, ele está visível agora, mas por telescópio!
Link do Tweeter não funciona.
Vou ver!
Parabéns pela reportagem.
eu acho isso magnifico, e uma das coisas mais linda do mundo.
Sempre amei astronomia, acho que todo ser Humano deveria saber pelo menos o básico do básico, coisa que não acontece em 99% da população mundial, muito legal essas matérias
“Mensageiro Sideral” fico na expectativa de novas peripécias…
meu caro não perca tempo com tamanha bobagem, esse mundo é uma ilusão, está escrito que Deus fez a lua o sol e as estrelas. EUA é a maior potencia e tem o poder para iludir o povo com suas tecnologias, pesquisa as contradições do mundo, ai veja com seus próprios olhos a verdade q vc vive, abraço ate!
Se teu comentário tinha por objetivo ser “troll”, saiba que foi de péssima qualidade, ninguém vai cair.
Minha nossa, quanta merda.
Sim esta escrito que Deus fez a luz o sol e as estrelas, mas também esta escrito que Deus fez o universo, só que não esta escrito quando foi feito, nem como foi feito, ou quantas estrelas existem no universo, ou se estamos sós, acontece que Deus é o criador e ele não precisa dar satisfação de tudo para o homem.
Deus deu inteligência ao homem para buscar as respostas que precisa, e não para reduzir o universo a luz, terra e estrelas, ou simplesmente acreditar que tudo surgiu de uma mera explosão “BIG BANG”, e que somos resultado de um acidente da natureza e que Deus jamais existiu, ambos os pensamentos são ridiculos
Foi ele quem te contou?
ninguém me contou, cada um acredita em que quiser, eu prefiro acreditar que a origem de todas as coisas não foi provocado por um mero acidente da natureza, e sim por algo bem maior, mas esse sou eu, você pode acreditar em que quiser
não, meu caro, é o seguinte: sabemos que não somos capazes de enxergar um átomo, mas enxergamos nossos pelos e a camada superior da pele, se usamos um microscópio vemos que a estrutura da nossa pele é bem mais estranha do que nossos olhos nos mostram. Mas nossos olhos são feitos para sentirmos apenas o necessário para sobreviver, ninguém precisa enxergar o átomo. Do que nos adiantaria ver tudo com super lentes se para caminhar basta um par de olhos defeituosos?
então é por isso que precisamos de instrumentos e esses são feitos a partir de muito estudo matemático para nos permitir desvendar aquilo que aos nossos olhos parece invisível, mas não é, são nossos olhos que não enxergam.
o problema é que o ser desumano acredita que é perfeito e não precisa de mais nada, mas é graças aos avanços tecnológicos que muitos “puros” de “espírito” estão vivos devido a remédios, vacinas e demais tratamentos. Nada disso veio do céu e foram décadas de pesquisa até se achar algo útil, assim é a pesquisa científica, vamos aprimorando aos poucos.
com os instrumentos de dez anos atrás, achávamos que o espaço já estava dominado e não precisava reformar muito da teoria do universo, aos poucos os instrumentos começaram a melhorar e mostrar que havia coisas que os modelos já consolidados não conseguiam responder, havia falhas e não é á toa que temos um debate sobre o que seria o big bang que de big e de bang não tem nada, ou seja, é um nome errado que “colou” para tentar simplificar a origem de tudo.
a coisa é tão complicada de se descobrir que até mesmo a previsão do buraco negro está começando a mudar, ao que parece uma estrela pode se tornar um magnetar ou um pulsar, tipos de estrelas de neutrons, mas um black hole é bem difícil de acontecer por conta da massa infinita necessária, sendo que uma gigantesca estrela perde a massa antes de se tornar um black hole e já sabemos que existem super gigantes por aí, mas a teoria aceita não previa esses tipos super gigantes, deveriam colapsar e se tornar black holes, mas não é isso o que acontece.
digamos que o universo foi tentado diversas vezes, não foi de primeira e um universo acabou ficando por cima de outro e de outro e de outro e de outro e de outro e de outro tantas e tantas vezes que TODAS as tentativas foram efetuadas ao mesmo tempo permitindo diversas faixas de existência onde um grupo de partículas preenche os espaços adjacentes, um verdadeiro mar, como se estivéssemos mergulhados numa grande piscina, só que a gente não percebe porque os nossos olhos não precisam enxergar o átomo.
o que teria criado o universo? sua própria energia. Sim, tudo é feito de energia e precisamos atingir o quadrado da velocidade da luz para liberar toda a energia da matéria. Isso leva a crer que antes da existência do universo a energia TOTAL estava em movimento a uma velocidade ao quadrado da velocidade da luz e isto tem um efeito de singularidade. Vários universo devem ter sido tentados e poucos deram resultado. Imaginar isso é estranho porque até agora a corrente dominante é de que buracos negros são estrelas super gigantes que colapsam, mas como isso é possível se precisa ter massa infinita e ao mesmo tempo uma gigante perde massa antes de colapsar? Um buraco negro que venha a nascer de uma estrela super gigante e esteja sendo observada no exato momento em que irá se transformar deveria se apagar ou, no máximo, ter uma brusca queda no brilho até deixar um traço e logo se apagar.
Se Deus fez a lua a terra o universo, etc….. ou diabo a quatro…!
Porque ele não é dono dos Estados Unidos já que é a maior portência! (como na maioria das religiões é poder e riqueza que importa).
Não era pra ele ser o rei do mundo? Ou ele fez também o diabo porque gosta de concorrência??
Ou quem sabe talvez Deus gosta de jogar dados e apostar nas suas criaturas!!!
Ou talvez gosta de sofrer (masoquista), por causa dos seus filhos malcriados!
Ou talvez goste de causar confusão e sofrimento (sádico) entre suas criaturas!
Quem sabe?
Se eu fosse um Deus, tudo seria meu e nada afetaria minha vontade, já que eu era o criador de tudo!
Parabéns pela matéria, em conteúdo, pertinência, oportunidade e cobertura.
“…descoberto no ano passado,…” e “…o que significa dizer que fará agora sua primeira passagem pelo interior do Sistema Solar…”. Essas duas passagens me dão medo. 🙂
É exatamente esse o drama! Você captou! 🙂
Desculpe a ignorância, Salvador Nogueira, mas a pergunta do colega significa que este cometa é “novo no pedaço”? Algum evento maior pode ter acontecido e não foi divulgado, gerando este cometa?
Ele é novo no pedaço, e certamente algum evento na nuvem de Oort o trouxe para essas bandas. Mas isso não implica segredo. Na verdade, a nuvem de Oort é até hoje teórica, e jamais conseguimos observar um objeto nativo de lá sem que ele viesse para cá. Por outro lado, eventos como esse são comuns. O cometa Ison, do ano passado, era da mesma categoria do Siding Spring. Não há conspiração nibiruta, pode ficar tranquilo. 😉
acredito que existe umanidade em outros planetas
nao somos sois
aqui na terra
A 132000 km de distância de Marte ainda existe atmosfera?
Não. Mas a atmosfera do cometa se espalha a ponto de contatar a atmosfera de Marte.
Há chances desse cometa “semear” Marte ao passar de raspão?
Legal a matéria.. interessante.
Dizer por este cometa foi parar ai nem fala neh, soh fala quando ele já está quase por bater no planeta.. a causa (Nibiru) deste efeito ninguem comenta.
Nibiru não existe, Antonio! Abraço!
mais nibirutas!
Nibiru existe somente no filme “Star Trek Into Darkness”. É aquele que aparece nas primeiras cenas do filme.
PONTAQUEPARTIU!!! eu fui lendo… eu fui lendo… e eis que de repente… apareceu um nibiruta ole ole olá, apareceu um nibiruta oleeeeee…
Caramba! Será que tudo que acontece no nosso sistema solar é só esse Nibiru(ta) que faz? Esses caras são tão poderosos assim? Se são porque tem medo da gente e não se revelam logo? Ah tá! Aquela desculpinha esfarrapada de nós somos muito atrasados blá blá blá…
Faz assim então. Vai pra um blog especializado em “Siencia” e fica discutindo lá até o fim da tua vida o dia que esses caras do planetinha virão te buscar. Daí quando vc morrer, porque você vai morrer antes deles chegarem, diz que eu mandei um abraço pra eles.
Tá bom “sientista” mas o que importa é que nós fomos criados e não nascidos por acaso!
Estes deuses vieram de algum lugar e nos platam aqui! Sem mais delonga “sientista”.
Parabéns. Com certeza será um espetáculo e poderá trazer inúmeros benefícios e avanços científicos.
Salvador, o que poderia acontecer se este cometa passasse a esta distancia do nosso planeta ?
A essa distância, seria apenas um espetáculo incrível. Mas mais um pouquinho e ele bate!
…..
Espetacular! Como geólogo seria bom se pudéssemos ter uma amostra da rocha deste cometa, infelizmente só poderemos observar…
Espetacular! Seria bom se pudéssemos retirar amostras da rocha deste cometa para estudo. Infelizmene só poderemos observar…
Muito interessante! Mas podia haver uma colisãozinha pra vermos no que resultaria, né? rs
Já estou curioso para saber o que vai acontecer! 132 mil quilômetros e muito perto!
Salvador, qual é o diâmetro do núcleo do cometa? O tamanho tambem influência!
Ninguém sabe o tamanho ao certo!
O que aconteceria se houvesse impacto na superfície de Marte? O de 1994, na superfície de Júpiter demonstrou que se fosse no nosso planeta, seria catastrófico. Esse cometa se compara em tamanho ao Shoemaker-Levi?
Já é fato comprovado que cometas tem moléculas orgânicas?
Não sabemos ainda o tamanho, e sim, já foi comprovado que cometas têm moléculas orgânicas.
Bom dia salvador. O cometa vai ser brilhante o suficiente para ser observado da terra?
Ele já é, se você tem um telescópio!
nasa mais uma vez criando historias..revelem que os Extra terrestres existem que seria mais interessante..
Bom dia Salvador!
Já se sabe o tamanho do cometa? Supondo sua passagem incólume por Marte como será a trajetória em relação aos planetas mais internos? Com tantas observações do espaço será que algo que possa nos ameaçar será descoberto sempre em espaços de tempo tão curtos? Quando o Shoemaker-Levy colidiu com Júpiter eu estava no Japão e as emissoras de TV juntamente com recursos diversos da astronomia mostraram “em tempo real” a fragmentação do cometa e os principais pedaços que colidiram com o planeta formando aquelas enormes manchas.
Vamos torcer para que não ocorra nenhuma alteração de rota através de algumas colisões com corpos menores, pois, apesar de já ser rotulado como da terceira idade ainda quero fazer muitas horas extras.
Tetsuo, dos outros planetas passará mais longe. O tamanho é desconhecido no momento.
Salvador, qual o tamanho da belezoca?
Abraços.
Ainda é incerto!
Bom dia Salvador!
Já que falamos de um cometa “virgem” ao nosso sistema solar, não teria sido o caso de termos planejado uma missão focada nele, ou seja, uma nave que o estudasse diretamente?
Paulo.
Foi descoberto no ano passado! Não dava tempo!
Finalmente, vamos ter a oportunidade de conhecer mais um pouco a respeito de cometas, acredito ser eles, uma das chaves do mistério da vida, a que tardiamente nos chega ás portas. Eu gostaria, que os orgãos que exploram esse tipo de atividade, tornassem essa oportunidade inédita, ao conhecimentos de todos os povos, e não apenas a uma pequena minoria. Só assim, eles teriam um pouco mais de cuidado, com a nossa terra mãe.
Legal! Irei acompanhar todos os detalhes.
Tudo que passa de Júpiter é temeroso …
Adoro as matérias de vocês. Infelizmente por ser professora, e ter sido assinante por muito tempo, hoje as condições financeiras impostas pelo governo do estado de são paulo, que já nem me dou ao trabalho de escrever com letras maiúsculas, não permitem nenhum tipo de assinatura para que produzam este jornal.
Att
Suely
Sueli entendo seu problema com os proventos, mas acho que você pode buscar muitas outras oportunidades para “fazer dinheiro” em sites de empreendedorismos. Que tal montar um café expresso com alguns itens comestíveis ou ainda uma pastelaria…
Quanto a assinaturas acho que não são imprescindíveis afinal, a internet é uma enorme janela para o mundo; caso domine o idioma inglês seu mundo será ainda muito maior e para assuntos do “espaço” digite: http://www.nasa.gov
Olá Salvador, que bom que você coloca as notícias antes delas acontecerem, como gosto de Astronomia sempre dou uma olhada em seus artigos. Parabéns pelo seu trabalho.
Será uma boa oportunidade para o avanço da humanidade. Não quero perder.
kkkkkkkk, tive que rir, não pude segurar, kkkkkkkkkkk
Vou ficar com meu estilingue preparado pra quando ele passar rsrs. Brincadeiras a parte, gosto muito dessas matérias. Parabéns….