Uma mancha solar gigante

Salvador Nogueira

A chuva pode estar rara no Sudeste brasileiro, mas o clima espacial anda prodigioso em tempestades solares, com o aparecimento da maior mancha solar já vista nos últimos 24 anos. Ela é do tamanho do planeta Júpiter!

Mancha solar com 125 mil km de diâmetro, fotografada pelo satélite Solar Dynamics Observatory, da Nasa.
Mancha solar com 125 mil km de diâmetro, fotografada pelo satélite Solar Dynamics Observatory, da Nasa.

É bem verdade que estamos na época de pico de atividade do Sol em seu ciclo de 11 anos — o chamado máximo solar. Mas ainda assim a mancha impressiona. Entre os dias 18 e 27 de outubro, ela produziu nada menos que sete erupções solares da classe X — as mais poderosas –, além de outras menores. Viu-se atividade similar em outra mancha de mesmo porte, um pouco menor, em 2003.

As manchas são produzidas por verdadeiros frenesis magnéticos que ocorrem na superfície do Sol, levando à ejeção de grandes quantidades de matéria solar na direção para onde apontam. Conforme o Sol gira, ele pode muito bem disparar essas rajadas de partículas na nossa direção. O que não é bom.

Embora não sejam ameaça direta à vida, essas tempestades solares podem danificar satélites e até mesmo prejudicar o funcionamento de nossas redes elétricas. Dependendo do tamanho, elas poderiam muito bem causar um blecaute global.

É isso aí, o negócio é perigoso. Uma tempestade solar capaz de causar exatamente isso atingiu a Terra em 1o de setembro de 1859 e foi registrada pelo astrônomo Richard Carrington. Na época já foi um negócio assustador. Auroras boreais chegaram a ser vistas em Cuba e no Havaí, regiões próximas ao equador. Operadores de telégrafo levaram choques, e alguns sistemas continuaram a funcionar mesmo depois de desconectados de suas fontes de energia.

Se acontecesse hoje, um novo evento Carrington seria ainda mais dramático, pois somos muito mais dependentes de sistemas elétricos do que éramos em 1859. Uma estimativa recente prevê um prejuízo de mais de US$ 1 trilhão, só nos Estados Unidos.

E pode acontecer. Uma tempestade similar à do evento Carrington foi vista deixando o Sol em 2012. Felizmente, “errou” a Terra. Mas estima-se que a probabilidade de vermos o fenômeno se repetir até 2022 e efetivamente nos atingir é de 12% — nada negligenciável.

DICA: Você se interessa pelo tema da busca por vida alienígena? Clique aqui e baixe uma amostra grátis do meu novo livro, “Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los”

Uma coisa curiosa, contudo, é que a mancha associada à tempestade de 1859 era de porte médio, bem menor que a atual. O que mostra que não é preciso uma supermancha para ter uma supertempestade.

De toda forma, não custa permanecermos ligados no que rola no Sol até a atual mancha se dissipar. Vai que, né?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. E só mais uma coisa, Salvador. Não estou mergulhado em estereótipos, eu convivo com essas pessoas mais do que convivo com a minha família, eu vejo suas opiniões e comportamentos diariamente. Só seria estereótipo se se tratasse de preconceito, e preconceito é um juízo de valor anterior ao dado analisado, no caso em questão, eu conheço cada um deles, ou seja, é pós-conceito.

    1. É pós-conceito, mas você está extrapolando a sua amostra para o todo. Aí complica. Se a sua amostra fosse representativa da população, vá lá. Mas ela não foi criada com esse fim, ela é circunstancial. Então, essas conclusões que você tira são meio fora de propósito. Até porque a maior parte da população nem é militante (ou seja, não é nem tucana, nem petista), apenas escolhe aquele candidato que julga melhor.

    2. Prezado Levi,

      Acredito na honestidade das suas afirmações embora tenha reparos ao conteúdo.

      Entretanto, buscando colaborar no entendimento das circunstancias em que todos nós vivemos, recomendo que leia esta obra: “O andar do bêbado – Como o acaso determina nossas vidas” – Leonard Mlodinow
      Em inglês: “The Drunkard’s Walk (How randomness rules our lives)”.

      Segue um pequeno extrato:

      “Alguns anos atrás, um homem ganhou na loteria nacional espanhola com um bilhete que terminava com o número 48. Orgulhoso por seu “feito”, ele revelou a teoria que o levou à fortuna. “Sonhei com o número 7 por 7 noites consecutivas”, disse, “e 7 vezes 7 é 48.”
      Quem tiver melhor domínio da tabuada talvez ache graça do erro, mas todos nós criamos um olhar próprio sobre o mundo e o empregamos para filtrar e processar nossas percepções, extraindo significados do oceano de dados que nos inunda diariamente. E cometemos erros que, ainda que menos óbvios, são tão significativos quanto esse.

      O fato de que a intuição humana é mal adaptada a situações que envolvem incerteza já era conhecido nos anos 1930, quando alguns pesquisadores notaram que as pessoas não conseguiam nem imaginar uma sequência de números que passasse em testes matemáticos de aleatoriedade nem reconhecer com segurança se uma série dada havia sido gerada aleatoriamente.

      Nas últimas décadas, surgiu um novo campo acadêmico que estuda o modo como as pessoas fazem julgamentos e tomam decisões quando defrontadas com informações imperfeitas ou incompletas. Suas pesquisas mostraram que, em situações que envolvem o acaso, nossos processos cerebrais costumam ser gravemente deficientes. É um ramo que reúne muitas disciplinas, não só a matemática e as ciências tradicionais, como também a psicologia cognitiva, a economia comportamental e a neurociência moderna. Porém, embora tais estudos tenham sido legitimados por um recente Prêmio Nobel (de Economia), suas lições, em grande parte, ainda não vazaram dos círculos acadêmicos para a psique popular. Este livro é uma tentativa de remediar essa situação.”

      É isso aí. Vale a pena ler.

      Aprecie com moderação…

  2. Caro Nogueira,

    Você poderia indicar um modelo de binóculo para curioso do universo? Pode ser na faixa entre R$ 1.000,00 a 2.000,00.
    Como curioso, não poderia de ler suas páginas.

  3. SE O SOL DESSE UM APAGÃO NA TERRA POR UNS MESES, SEM ELETRICIDADE, TALVEZ AS PESSOAS PERCEBESSEM O MAL QUE ESTAO FAZENDO A SI MESMAS E AO PLANETA , DESTRUINDO TUDO ,CONSUMINDO TODOS OS RECURSOS MINERAIS E ORGANICOS DO PLANETA COMO VERDADEIROS PARASITAS . 6 MESES SEM ELETRICIDADE E O PLANETA VOLTARIA AO NORMAL…

    1. Só que não!

      Aí usariam o que temos de petróleo pra mover motores e fazer tudo a vapor, como era antes da eletricidade.

  4. Caro Salvador,

    Você saberia me explicar como essas tempestades solares afetam os sistemas elétricos? Sempre li essa informacao mas nunca consegui descobrir em detalhes como uma afeta o outro.
    Se você tiver alguma fonte ou mateiral sobre o assunto que possa compartilhar, ficaria grato.
    Agradeco e lhe parabenizo pelo blog.
    Lucas

    1. Lucas, grosso modo, desconfio que funcione da seguinte maneira: a tempestade gera campos magnéticos que interagem com fios elétricos, induzindo neles uma corrente. Isso pode causar uma sobrecarga no sistema. Abraço!

  5. olha eu gostaria que os astrologo lesse mais a biblia e
    falasse mai em Deus porque tudo esta nas maos dele e
    tudo esta no controle dele e a gloria e para ele nao se
    preucupe

      1. hahahahahaha acho q vc tem material suficiente para montar uma coluna de humor também! ahuhuahua

      2. Sugestão de título para novo livro:
        “Crentes desvairados. Onde eles estão e como podemos evitá-los”

    1. ASTRÓLOGO NÃO É ASTRONOMO , CADA UM TEM UM CONHECIMENTO DIFERENTE SOBRE O COSMOS UM É MAIS INTUITIVO , O OUTRO É MAIS MATERIAL , PORTANTO ASTRONOMO FALAR DE DEUS É MEIO ESTRANHO,JÁ QUE NÃO PARTEM DESTE PRINCIPIO . CADA UM FALA O QUE QUER E INTERPRETA AS COISAS COMO QUER, PORTANTO NADA DEMAIS CADA UM TER SEU PONTO DE VISTA .

    2. A Nasa manda recados, pseudo conhecedores dão pitacos nos portais.
      Tudo não passa de suposições fracas.
      O maior desastre causado foi a reeleição da atual presidente. Isso é que vai dar um azar dando e vamos ter problemas de todas ordem, sem direito a nada. Bem feito, vota nela turma de babacas.

      1. Aqui temos o bloco dos religiosos e agora o bloco dos anti-Dilma recalcados. Vá conhecer o ciência sem fronteiras, entender o que é democratização do ensino. Nunca tantos jovens tiveram tanta oportunidade de ingressar nos quadros científicos e nunca tivemos tantas oportunidades de divulgação científica. Estamos num patamar ideal? Não, mas estamos avançando. Sou funcionário público e tenho tido a maravilhosa oportunidade de ajudar na instrução de uma jovem, que é zeladora onde trabalho, ela recebe bolsa família, vota no PT, e tem estudado firme para ingressar na universidade pública. Hoje peguei ela lendo Clarice Lispector no intervalo do trabalho, porque ontem eu tinha dito que a leitura podia transformar a sua vida. Ao contrário, tenho um estagiário, filho de classe média, aluno de universidade particular, eleitor do PSDB, preguiçoso, arrogante, ignorante e alienado. Estudante de química, e esses dias apareceu com uma camiseta escrito: Heisenberg, daí eu perguntei: é do princípio da incerteza? E ele respondeu: Não… sei…, é do Breaking Bad. Ele não sabia o que é princípio da incerteza!!!??? E estuda Química!!! O mais emblemático, o valor da remuneração dos dois é o mesmo. Revejam seus conceitos!

        1. Cara, mas você também tá mergulhando em estereótipos quando pega dois casos e os tipifica. Cai na mesma armadilha de quem você critica. E note também que ser contra o governante não é necessariamente ser contra os governados que votam no governante. Cuidado.

          1. Posso levantar mais dados se você quiser. Todos os Aecistas que conheço, só no meu ambiente de trabalho, que dá uns 25 são reacionários, racistas e preconceituosos com relação a gays, desses, 5 estão sendo investigados pelo Ministério Público, e estão sofrendo processo administrativo. 1 dos 25, já disse para várias pessoas que se dependesse dele, ele instituía um caixa dois. O resto usa seu poderzinho para oprimir e manipular os mais humildes, e fazem várias coisas reprováveis, como utilizar o patrimonio público para proveito próprio, furam filas, são mesquinhos, não respeitam a sinalização de trânsito, não respeitam os pedestres, são enroladores, não gostam de trabalhar, ah, detalhe, desses 25, 11 são indicados pelo chefe do executivo que é do PSDB e não tem a formação necessária para o trabalho, ou seja, cabide de emprego mesmo. Do outro lado, tenho 5 pessoas que votam no PT e no PSOl, são honestos, humildes, boa gente, respeitam-se mutuamente, são politizados, ajudam os outros, são efetivos, ou seja, sem indicação política, um deles é negro e sofre preconceito, uma delas é gay e sofre preconceito, você pode até não acreditar, mas essa é a minha realidade. Posso até extrapolar os dados, mas isso para mim indica muita coisa. E o que se espera de você é que pelo menos fosse, no mínimo, imparcial.

          2. Eu tento ser imparcial tanto quanto possível. Mas tenho amigos aecistas e dilmistas, todos igualmente sensatos, cultos e preocupados com o futuro do país. Então acho que o problema está mais com a sua amostra do que com a realidade.

          3. A descrição que o Levy colocou é a da maioria dos brasileiros que seguem o padrão “levar vantagem em tudo” e não é exclusividade nossa, “aecistas”. Qual o motivo da esmagadora maioria que recebe o Bolsa Família (40 milhões de brasileiros) ter votado na Dilma? Por ideologia não foi. O PT se mostrou um partido totalmente sem ética, como comprovado no Mensalão, no Petrolão e na campanha terrorista de que Marina e Aécio tirariam a comida dos pobres e seus livros escolares.

            Salvador, desculpe-me pelo assunto off-topic, mas esse Levy foi demais de ofensivo e merece resposta.

        2. Aqui não é o lugar para discutir politica, mas vamos lá:

          Você segue o padrão dos Dilmistas. Sempre cheios de rancor e colocando palavras na boca e ações nas mãos daqueles que são contrários a você. O bolsa família, tão criticado, foi uma das coisas boas feitas pelo PT. Porém utilizá-lo de forma eleitoreira e plantando o medo na cabeça de que o recebe não condiz com uma democracia. Esta sua divisão de pobres e ricos é a mesma que a Dilma sugeriu ao ser vaiada na Copa e atribuir as vaia à elite branca. Como disse o Salvador, você se prende a esteriótipos e quer generalizar a coisa. Típico do PT, típico dos Lulistas e Dilmistas.

    3. Sim, tudo na mão de Zeus!

      Ele está preparando o Apocalipso e vamos todos ser salvos por Prometeus!

  6. Pessoal . Pessoalmente acho que sê uma mancha solar deste tamanho, com mais ou menos 800 graus, atingir diretamente a terra. NÃO VAI SOBRAR NADA. porque estão; tão preocupado com seus celulares. Caramba! estamos indo todos para JESUS, SENHOR DA VIDA NA TERRA.

    1. snr, se você se refere à temperatura, as manchas no Sol estão mais pra 4.000 graus Celsius. E elas não saem da superfície solar. O que elas fazem é ejetar matéria. Mas, ainda assim, isso é incapaz de destruir a vida na Terra — ou já estaríamos todos mortos, uma vez que o Sol está aí, convivendo com a vida, há 4 bilhões de anos. Fique tranquilo. 😉

    2. Satanás que me livre de ir para Jesus Cristo! Salvador, a mancha propaga a matéria no espaço do seu diâmetro diretamente? Se sim, fiquei incucado com uma porcentagem de 12%, pois ela é alta dentro da estatística. Levando em conta a órbita da terra (linear) e a área de abrangência da mancha que parte de qualquer ponto da esfera, “aparentemente” parece que juntar todos os requisitos necessários para o evento seria algo raro num intervalo de 150 anos?

      1. Não, ela se espalha mais do que a largura angular da mancha, até porque o Sol está em rotação.

        1. Obrigado, agora fez mais sentido, só fiquei imaginando a forma de calcular isso.

    3. Discordo! O “Senhor da Vida na Terra” é o Monstro do Espagueti Voador!

      Vida longa ao Espagueti!

  7. Este grupo de manchas na verdade tem um diametro de 220.000 km e não como está noticiado na foto, observo o Sol desde 1961, e este é o maior grupo que já observei, ele é do tipo “F”, na classificação de manchas.
    Muito maior que Júpiter , que tem 142.000 de diametro equatorial!

    1. Frederico, interessante o seu relato. Fico imaginando por que ele está contrastando com as informações dos observatórios espaciais, que apontam uma região ativa maior que esta em 1990. Aqui, no texto que acompanha a imagem do SDO, diz que ela tem 125 mil km, comparável ao diâmetro de Júpiter. http://sdo.gsfc.nasa.gov/gallery/potw/item/570
      De toda forma, estamos de acordo que é uma senhora mancha. 😉

  8. Caro Salvador,
    Há algum tempo atrás, li que os polos magnéticos da Terra estavam se deslocando a uma considerável velocidade, Despois disso, as notícias sobre o assunto sumiram. O que aconteceu ou está acontecendo afinal?

    1. Espera-se que os polos magnéticos da Terra invertam-se, como aconteceu diversas vezes no passado. Sul vira Norte, Norte vira Sul. Ainda não aconteceu, e há bastante discussão sobre que efeitos essa inversão teria sobre a biosfera e a vida humana. Com base no registro fóssil, não há muito que temer. Mas…

      1. Salvador, com relação à mudança nos polos magnéticos, existe uma questão em aberto: a mudança ocorre por um período estimado em décadas ou séculos. Durante esse período, a magnetosfera terrestre ficaria menos eficiente para barra radiações cósmicas, que por sua vez atingiriam a superfície terrestre com mais intensidade. Nesse cenário, é de se esperar uma tendência à mutações genéticas induzidas pela radiação ambiente. Pode haver sérias consequências para a agricultura e em vários ecossistemas.

  9. Muito bacana essa matéria, Salvador, parabéns!

    E para tranquilizar os mais pessimistas (pelo menos por enquanto 🙂 ), li em um artigo que a mancha solar já se encontra no lado oculto do Sol. Segundo especialistas ela já diminuiu cerca de 10%, e continua a diminuir.
    Segue a matéria e um vídeo muito loko dessa erupção.

    Abraxxx…

  10. pra mim essa historia dos maias eles estavao certo apenas ERRARAO NA DATA DE UM CATACLISMA SOLAR, VAI SER IGUAL O FILME PRESSAGIO, NOSSO QUERIDO SOL ESTA FICANDO NERVOSO, APENAS UMA HORA ELE VAI DA UM DISPARO DE METRALHADORA COM ESSES PODEROSOS RAIOS DO TAMANHO DE JUPITER SO QUE UMAS 200 VEZES MAIOR AI ADEUS TERRA

  11. Uma tempestade de grandes proporções como a de 1.859 levaria a humanidade para a “idade da pedra”, nas palavras de alguns especialistas.

    Mesmo que só atingisse, repito, apenas atingissem os transformadores de energia dos postes de energia das ruas, o tempo necessário para troca-los, seria suficiente para uma convulsão social sem precedentes.

  12. Fiquei curioso em saber o quê exatamente provoca essas erupções e se seria um dia possível prevê-las.

    1. É um tema interessante. Ainda não há meio de prevê-las, mas estamos melhorando nosso entendimento do assunto, inclusive com contribuições brasileiras.

      1. Mas é uma questão de não vir mesmo ou apenas de uma probabilidade baixa?

        O Nelson Travnik diz que “não é uma questão de SE, mas de QUANDO”…

        1. Em termos absolutos, é uma questão de quando, de fato. Nos próximos 10 anos, é uma questão de se, com 12% de chance de sim.

          1. A cada ciclo de 11 anos, existe uma estatística de quantas tempestades destas ocorrem? Aí podemos calcular que a cada 10, deve ocorrer pelo menos 1 dessas fatais, portanto.

  13. Considerando que o sol é um reator de fusão nuclear então a mancha((por onde o sol ejeta matéria(massa coronal) pra fora)) deve ser uma espécie de “válvula magnética de segurança” pra ele não explodir.Quem fez, pensou em tudo…

    1. Pensou em tudo?!

      ahahaha

      Cada uma que a gente lê!

      E o risco que se corre, comprovado pela tempestade do séc. XIX?

      Isso também foi pensado ou foi erro de projeto mesmo?

  14. Se der algum prejuízo, é só processar aquela Espanhola que pediu “Uso Capião” do Sol(e o pior de tudo é que o Juiz Espanhol aceitou o pedido) e pedir ressarcimento.

    1. Mas se esse espanhol, ganhou a causa, e se o sol for dele, ele vai começar a pedir royalty, por uso de sua energia, vai ficar rico kkkk. Pqp. Ai a Petrobras paga. Ela gosta de pagar tudo mesmo.

  15. Se todos os satélites forem afetados, acho que demoraria um pouco até restabelecermos toda a telecomunicação que hoje existe, não. A questão é: quanto?

  16. E ainda tem gente que não acredita na bíblia.
    Tudo que está escrito em Apocalipse está se cumprindo.!!

    1. Que eu me lembre, na Bíblia nada se fala sobre tempestades solares prejudicando redes elétricas. A não ser que você pegue alguma coisa vaga, do tipo, “o Sol arderá como chamas, e a Terra perecerá, no reino do Patati-Patatá” e disser que é a isso que a passagem se referia na verdade…

      1. Não entendi o reino patati patatá ? se você é ateu, deveria respeitar que não é. A Bíblia começou a ser escrita a uns 4 mil anos atrás, você queria que tivesse escrito o termo “REDES ELÉTRICAS”? quem entenderia ? Para quem acredita, Deus revelou as coisas para que fosse entendida por todos em todas as épocas…Einstein teria vergonha de sua resposta.

        1. Que mania desses crentes BURROS, meterem o bedelho a onde não são chamados, vai procurar a tua turma o panacão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        2. A bíblia é um livro muito bem feito, Foi feita de maneira tão genérica, se cada passagem tem diferentes meios de entendimento e servem para N situações.

          Cada um interpreta do jeito que quer. O que acho errado é querer impor o seu entendimento da bíblia aos outros.

        1. hahahaha vai pro reino do patati patata meu filho….ninguém é obrigado a respeitar uma opinião ridicula dessas…

    2. Bah cara, vai ler a tua Bíblia e deixa os assuntos sérios para a ciência. Qualquer bosta pode ser deduzida da bíblia, é o livro mais vago e confuso. Na verdade a bíblia é a maior trollada do mundo, escreveram de um jeito que é pra fazer a galera de palhaço.

      1. Pois é!

        Qualquer groselha eles falam que estava escrita lá!

        Só não tem coragem de admitir a violência explícita que é pregada no Velho E no Novo Testamento.

        Basta ver Mateus 10:34 e seguintes pra ver como Jesus era “bonzinho”…

        ahahaha

        Se Deus existisse e a Bíblia tivesse alguma verdade, não haveria trocentas denominações cristãs diferentes, que não conseguem se entender entre si nos menores detalhes…

  17. Salvador, existe estudos de manchas solares estudadas
    em outras estrelas? Por acaso esses ciclos solares tem
    haver com o envelhecimento do sol e esses cálculos de
    extinção do nosso astro rei são confiáveis? Não sou grande conhecedor dos mistérios astronômicos e nem
    da evolução dos mesmos e sei perfeitamente que nada
    podemos fazer se não esperar em Deus.

    1. Sim, Kadmiel, existem estudos em outras estrelas. Aliás, manchas estelares podem se passar por planetas nas observações! É importante usar métodos analíticos para distinguir entre um e outro! Sobre o envelhecimento do Sol, a teoria é bem sólida. Não há por que temer. O Sol não vai apagar.

  18. Salvador bom dia
    Essas manchas e suas erupções com certeza emanam grandes quantidades de ondas de energia,poderiam essas ondas afetarem o escudo terrestre,danificando a camada de Ozônio,e abrindo uma brecha pra raios nocivos à saúde de plantas e mamíferos?
    Obrigado!

    1. Em tese sim, mas teria que ser um troço muito forte. Bem pior que o evento Carrrington.

        1. O processo de erosão da atmosfera marciana deve ter sido paulatino, menos por grandes erupções e mais pela atividade solar regular.

  19. Apenas para acrescentar/esclarecer que o sol não é totalmente o inimigo número 1 das comunicações aqui na terra. Pois é exatamente ele o responsável pela ionização da atmosfera (ionosfera) e com isso temos comunicação via ondas de rádio(ondas curtas) a longas distancias sem depender de satélites.

  20. Salvador, acredito que todas as medidas, principalmente com relação às de tempo, podem divergir em ordem de grandeza.
    Sou completamente leiga no assunto, mas me interesso por todas as informações sobre as novas descobertas e os novos estudos. A partir destes “apagões” solares, não seria possível que o sol se apagasse repentinamente?
    Quem poderia afirmar o contrário?

    1. Não, não seria possível, do mesmo jeito que você não pode impedir uma bomba atômica de explodir no meio da detonação. O Sol é movido a reações em cadeia que não podem ser interrompidas. Só para quando o combustível acaba.

  21. Salvador : sobre os aparelhos funcionando sem estarem conectados… isso significa que numa escala menor meu celular funcionaria por mais de um dia ou que numa maior ele provavelmente explodiria na minha orelha?

    1. Imagino que a tempestade tenha induzido corrente elétrica nos telégrafos. Mas não acho que um celular funcionaria. Acho mais fácil que ele fritasse. Afinal, os dispositivos de antigamente eram grandes, e agora a miniaturização os torna mais rápidos e eficazes, mas também mais sujeitos a pifar por conta de radiação.

    2. O celular, para funcionar, depende das Estações Rádio Base (as “torres de celular”). Uma tempestade solar capaz de afetar linhas telegráficas no passado deve provocar altas correntes nas antenas dessas torres e com isso fritar os equipamentos de transmissão e recepção. As empresas teriam que consertar toda a rede para voltarem a funcionar. Pior será se as centrais de comutação, ligadas à rede e que processam os sinais conectando os celulares também forem danificadas… Nesse caso, serão meses, talvez mais de ano, para se reconstituir a rede de telecomunicações de um país e dependeria da capacidade de fornecimento de equipamentos pelas 4 empresas que os produzem (Nokia, Ericsson, Alcatel e Hawey). A produção teria que atender ao mundo todo, de imediato.

  22. Oi Salvador,

    Primeiro parabéns pelo blog e, segundamente, por ser tão participativo nos comentários!

    Perdoe a ignorância da pergunta, mas…

    Essa mancha pôde ser vista a olho nu alguns dias atrás, certo?!? Tenho o costume, e a sorte, de ver o pôr-do-sol todos os dias!

    No dia em que a vi… Digo, no momento em que a vi estava ouvindo “só” o disco Meddle… E, claro, comecei a perceber a mancha quando ouvi “Echoes”…

    “And help me understand the best I can
    And no one calls us to move on
    And no one forces down our eyes
    And no one speaks
    And no one tries
    And no one flies around the sun”

    Já tinha tomado uma meia dúzia e fiquei viajando se não estava imaginando aquela mancha… Hahaha!

    Parabéns, mais uma vez, pelo blog…

    Desculpe o comentário longo e esquisito!

    Abraço!

    1. Thiago, talvez fosse possível percebê-la a olho nu, sim. Mas estaria bem no limite da observação. Abraço!

    2. Eu vi a mancha solar. Era enorme. Acompanhei a mancha por uns 5 minutos, ao pôr-do-sol em 16/10/2014, quinta-feira, por volta das 18h30min… Estava voltando de Uberaba, para Goiânia. O Sol estava enorme e com uma luz bem suave.

      Até achei que era um OVNI, mas lembrei das manchas solares. Falei: Cara, essa é grande! Hehehe. Até ameacei minha esposa, que é fotógrafa, da possibilidade de perder seus arquivos… kkkk.

    3. Só se pode olhar para o Sol usando potentes filtros, não que escureçam apenas, pois os raios ultravioletas vão queimar sua retina e torná-lo cego.

  23. Considerando que algumas vezes os cientistas erram as previsões em alguns milhões de anos (e em alguns milhões de anos-luz também), haveria, ainda que remota, a possibilidade de nosso maravilhoso e inesquecível astro-rei, o Sol nosso de cada dia, estar se partindo em dois após plantar bananeira ao inverter os pólos? Krsna nos ilumine a todos.

  24. Vendo essas manchas no Sol do tamanho de Júpiter ou 10, 15, 20 vezes o tamanho da Terra, é astronômico. Q maravilha. Imaginamos cada um de nós como sendo um grão de areia ou uma gota d’água no oceano. Impressionante, não !!!

  25. Salvador, sugestão de matéria pra você, acho que seria muito pertinente em tempos de seca e registro de temperatura global recorde na Terra:

    Pesquisar sobre os efeitos dos mínimos/máximos solares sobre a climatologia, como isso é abordado no IPCC, essas coisas.

    Penso que dá um discussão bacana, se tratado sob a tua abordagem, sempre responsável.

  26. Salvador, bom dia!

    Sempre leio suas publicações, são excelentes!

    Tenho uma dúvida. O que são exatamente essas manchas?

    Me desculpe a ignorância.

    Abraços

    1. O Sol tem rotação. Ele gira em torno do seu próprio eixo, como a Terra. Leva 25 dias para completar uma volta em torno de si mesmo. E uma coisa curiosa. Como ele não é sólido, as regiões equatoriais giram mais depressa que o resto.

    2. além da rotação, como disse o Salvador, o Sol também tem movimento de translação em torno do centro da Via Láctea.

        1. Acho que os Maias deram uma bela errada nessa. O ano galático é estimado entre 225 a 250 milhões de anos terrestres…

          1. Uau! Então a humanidade ainda não completou o primeiro aniversário galáctico, é um bebê cósmico, e a própria vida na Terra tem cerca de 14 anos galácticos!

  27. Gente, muda o disco. Já encheu o saco comentários do tipo “culpa do PT” ou “culpa do PSDB” ou “culpa do meu ovo esquerdo”.

    Bah, vocês não vão parecer mais inteligentes ao comentar política em um post sobre ciência, apenas mais idiotas e sem assunto.

    Meus dois cents.

    1. Hahaha! Boa!

      O Salvador bem poderia começar a peneirar comentários do tipo “culpa do Px, Pxxx, ovo de esquerda ou de direita”, pra qualificar a discussão e estimular ainda mais quem acompanha a coluna e gosta de trocar boas idéias.

      Confesso que muitas vezes fico com preguiça em participar da área de comentários por conta desse tipo de manifestação, que não agrega absolutamente nada.

      1. Alex, não barro comentários, nem quando me ofendem pessoalmente. Mas acho que, no geral, apesar de um ou outro “fora de lugar”, o espaço para comentários aqui no blog tem se tornado um fórum cada vez mais interessante de troca de ideias! Não desista de participar! Abraço!

        1. Parabéns Salvador! Amei sua resposta! Embora tem uns comentários sem nexo, os outros comentaristas tem que ter o bom senso de ignorar e comentar apenas o que diz respeito a matéria mas tem uns que se acham no dever de ficar se trocando com as pessoas que fazem comentários que não toleram.

        2. É isso aí, Salvador! Por exemplo, adorei o comentário sobre o ano galáctico de 250 milhões de anos terrestres, aprendi mais uma! Começou com uma bobagem dita pelos antigos Maias…

    2. Este camarada parece estar bem irado e débil, não quer nem saber sobre que matéria está sendo discutida, e só pensa em política?
      sai fora dessa aba, que aqui é ciência cara…

      1. E você tem que voltar pra escola pra aprender a ler. Releia meu comentário e depois fale alguma coisa.

        Obrigado

    3. Tem razão: “não foi culpa do meu ovo esquerdo”.

      E também “não foi culpa do meu ovo direito”.

      Na verdade foi culpa do meu ovo do meio!
      Quem tem 3 tem mais!

  28. Caro Salvador, quanto tempo demora para a tempestade solar chegar à Terra? Como podemos proteger nossos equipamentos? Obrigado

    1. A travessia costuma ser de uns dois ou três dias. Teremos, portanto, aviso prévio. Quanto a proteger equipamentos, não sei se tem muito jeito…

      1. A tempestade solar não viaja na velocidade da luz? Se a luz do sol leva em média 8 min pra chegar aqui, como pode a tempestade levar 3 dias? fiquei curioso.

        1. Nilton, a luz viaja à velocidade da luz. A matéria ejetada do Sol (prótons e elétrons) viaja mais devagar, por isso chega depois. 😉

      2. Obrigado. Tinha escutado que a Gaiola de Faraday protege os equipamentos eletrônicos dos efeitos da tempestade solar.

      3. Oi, Salvador. Uma Gaiola da Faraday poderia proteger equipamentos eletrônicos, né? Aí, seria só aguardar sabe-se lá quanto tempo até se restabelecerem a energia, as telecomunicações… enfim, seria uma volta ao caos e à barbárie, provavalmente.

        1. Em tese sim, mas não sei se completamente. Ela pode defender os equipamentos de correntes elétricas, mas e quanto a prótons que por ventura chegassem aqui e atingissem os equipamentos? Não sei se esse tipo de radiação poderia detonar nossos componentes miniaturizados!

          1. Uma Gaiola de Faraday bem construída (ou seja uma malha blindada e aterrada conforme norma 5410 e 5419) construída abaixo do nível do solo, como em um porão por exemplo já seria o suficiente para impedir que componentes eletrônicos fossem queimados com o efeitos do Sol. Mas embrulhar os eletrônicos em material condutor dentro da gaiola, poderia dar uma proteção adicional.

          2. Caro Nogueira, se tiver algum receio, desligue seus eletrônicos e guarde dentro de um forno de microondas que vc deve ter ai sem uso (desligado), tem uma gaiola de Faraday que é a estrutura metálica externa, não precisa estar aterrada para ser eficiente, também tem proteção adicional contra microondas na blindagem interna. Pode ficar sossegado.
            Existe porém o problema de que vc provavelmente ficará sem energia elétrica para carrega-los pois a rede de alimentação é mais frágil então, toda proteção será um pouco inútil.
            Quanto ao evento de radiação, prótons, X, alfa, gama e etc, se preocupa não, se passar o suficiente para fritar os equipamentos voçê terá outros problemas bem maiores como morte súbita por exemplo.
            Eu ressalto que, como está provado e registrado nos fósseis, existem alguns eventos de extinção em massa cuja causa ainda é desconhecida pela ciência, que poderiam ser atribuídos a eventos solares (não existem provas diretas) mas, eles ocorrem com uma frequência muito baixa na história da terra, demora muito para acontecer, se estas manchas (hipotéticamente) fossem aviso de tal coisa, então demoraria pelo menos uns duzentos mil anos para acontecer.
            Acho que ainda dá tempo de se Arrepender e ser Batizado em nome de Jesus Cristo, pode ficar tranquilo. Paz do Senhor.

          3. Mas o problema é com as redes elétricas mesmo, não com os equipamentos pessoais. Não sei pra que serve um computador se você não tem eletricidade…
            Sobre danos a equipamentos por radiação, na verdade, é preciso menos para danificá-los do que para matar uma pessoa, dado o nível de miniaturização.
            Por fim, cara, eu respeito todas as religiões. Mas acho meio chato vir aqui fazer pregação religiosa por causa de tempestade solar.

  29. Fotografei esta bela mancha solar no último domingo, quando já estava no lado ocidental da estrela, bastou uma câmera c/ zoom de 30x e um filtro improvisado c/ um recorte escuro de radiografia. Ficou show.

  30. Sem exageros, uma nova tempestade Carrington jogaria nossa economia pra um período anterior à Revolução Industrial, os estragos colossais na rede elétrica, de telecomunicações e servidores de Internet levariam meses, talvez mais de ano pra serem normalizados, demandando trilhões de US$, além do sistema financeiro global estar atrelado às telecomunicações por satélite. Um bom conselho pra quem tem conta corrente e aplicações financeiras é que guarde regularmente um extrato bancário atualizado, pois o dinheiro hoje é virtual e literalmente viraria fumaça se um evento destes ocorrer.

    1. A vantagem eh q minhas dividas tb virariam pó, kkkkkkk Como eu tenho mais divida do que dinheiro na conta corrente, ta beleza!

  31. Salvador, se numa improvável hipótese, uma erupção classe X “Carrington” atingisse o planeta em cheio, a Vida perderia seu principal suporte atual, uma vez que tudo hoje depende diretamente ou não da energia elétrica. Pessoalmente acho que em 3 meses os efeitos da falta dessa energia já se traduziriam em fome generalizada, mas desconheço a capacidade humana de se reorganizar nesse campos, nunca passamos por isso. Mas se não houver reação, teríamos que voltar a viver como no mínimo a 100 anos atrás. Não sei se a maioria da raça humana, urbana, conseguiria.

    1. Zardini, não acho que o governo fosse se desestruturar, e também não acho que a recuperação de uma infraestrutura básica fosse levar mais do que algumas semanas. Contudo, é claro que seria uma perda econômica colossal. O mais importante, na verdade, é o desenvolvimento de infraestrutura resistente a esse tipo de coisa. Há investimento tecnológico no desenvolvimento disso.

      1. Exatamente. “Infraestrutura resistente a isso”, como bons produtos testados a todas possibilidades, a começar por uma boa blindagem magnética. Vamos torcer para que nossos tecnocratas assimilem essa visão. Abs.

      2. Boa tarde,

        Sobre essa questão de nos proteger;

        O que poderia ser feito?
        Que tipo de tecnologia está sendo pesquisada?
        Existe algo que possa barrar prótons e elétrons??

        obrigado pela atenção.

        1. Welton, desconfio que as melhores ações iriam na direção de criar redundâncias nas redes elétricas para dificultar cortes de transmissão. Produção local de eletricidade também deve ajudar. E, claro, melhorias nos próprios sistemas e infraestruturas de transmissão.

    2. A vida *humana* você quer dizer.

      Porque os demais seres vivos não vão nem tomar conhecimento do ocorrido.

  32. Salvador, bom dia!

    Sempre leio suas publicações, são excelentes!

    Tenho uma dúvida. O que são exatamente essas manchas?

    Me desculpe a ignorância.

    Abraços

    1. São regiões mais frias na superfície solar, criadas por variações de campo magnético. Por sua instabilidade magnética, é de lá que partem as erupções solares, que podem nos afetar, caso atinjam a Terra. Abraço!

    1. Não precisa privatizar.
      O PT por enquanto não tem acesso ao sol, para roubar, desviar, iluminar mais Cuba, criar cargos no sol para empregar desocupados, cobrar comissão dos países para envio da energia do sol e afins.

      1. 51% a 49% não soa como “o povo não quer mais” alguma coisa. Soa mais como “metade do povo quer, e a outra metade não quer, e decidimos no palitinho quem fica no governo”.

        1. Se formos analisar os números friamente, apenas 38,16% da população votante reelegeram o atual governo.
          A soma dos votos vencidos+nulos+brancos+abstenção é igual a 61,84%

          1. Correto. E se, pela lógica, 61,84 não queria o atual governo, usando do mesmo argumento, mais de 65% não queria o outro. E se não houvesse divisões, não seria democracia, e sim absolutismo.

        2. Boa Salvador!

          Achei que só eu tinha tido essa leitura de que foi uma vitória apertada e n esmagadora como estão dizendo.

        3. Um pouco mais da metade quer, e isso é o suficiente.
          Importante é continuar crescendo. Crescer pouco é muito melhor que regredir.

          Quanto ao texto… Caramba, nós temos milhares de modos de sermos ferrados pelo universo, desde o sol, aqui do lado, nos dar um baita choque, passando por um asteroide suicida até uma estrela que morre lá nos confins do universo, liberando um jato de raios gama!
          Façam suas apostas! Quem acerta primeiro?

          1. Acredito mais no pernilongo da dengue… Já tive dengue e lhe digo, somos todos vulneráveis demais!

        4. Portanto, se o resultado fosse a vitória do Aécio, estaríamos na mesma, já que metade quer, metade não quer! Nada mudaria.

  33. Num mundo excessivamente dependente da tecnologia como o nosso, acabarão sobrevivendo apenas o pessoal das comunidades mais humildes do planeta, onde nem sequer possuem energia elétrica

      1. Aluguel e gasolina se pagam com??? Dinheiro! Onde está o dinheiro no século XXI?? Ah, nos bancos que não nos darão 1 centavo por n termos como provar q o temos ou simplesmente pq nosso dinheiro não existe fisicamente…

  34. O SOL AINDA TERIA 5 BILHÕES DE ANOS DA TERRA. FAVOR INFORMAR SE HA PROCEDENCIA ?
    IGUALMENTE OUTRA INFORMAÇÃO PERTINENTE.
    GRATO ATHOS

    1. Athos, o Sol e a Terra têm cerca de 4,6 bilhões de anos de idade, e nossa estrela deve viver por mais uns 5 ou 6 bilhões de anos.

  35. Importante acompanhar estas atividades pois auxiliem nas pesquisas e no planejamento.
    Referente ao calor exacerbado este ano Terra, lembro-me do livro de Rachel de Queiroz – O Quinze que retrata a grande seca em 1915 no Nordeste. Acredito que cem anos depois passemos por mesmas dificuldades.

  36. INFORMAÇÃO INDICA QUE O SOL AINDA TEM CINCO BILHÕES DE ANOS.
    FAVOR INFORMAR SE PROCEDE ?
    E MAIS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS !!!
    GRATO ATHOS

    1. Caro Athos, sim, é uma informação confiável.
      Registros astronômicos ajudaram os cientistas a identificar os modelos de estrelas, como elas evoluem, quanto tempo duram, como o nosso sol é pequenino, ele irá durar entre 10 e 15 bilhões de anos (estimados).
      Existe, no entanto, fatos não esclarecidos a respeito da vida adulta do sol, por exemplo, ele irá iniciar a produção de outros elementos químicos durante sua evolução, o que levará a mudanças de cor (talvez algumas pequenas explosões) e a mudança de cor vai alterar a alimentação dos seres autótrofos na terra (plantinhas) provavelmente gerando um evento evolutivo, mas eu não aposto em um evento de extinção em massa súbito, se houver, deve demorar bastante para acontecer qualquer mudança perceptível.
      Posso certificar que vc está mais vulnerável a perda da camada de ozônio que permite que raios nocivos cheguem ao solo.
      Ainda há tempo, Arrapendeivos e sede Batizados em nome de Jesus Cristo. A Paz do Senho.

  37. chuva de meteoros caindo na terra.onde voce iria estar protegido..??????.PIRAMIDES…não é..????.PENSE…é fácil.Atenciosamente COMANDANTE 007.

  38. Bom dia Salvador!

    Ainda que uma foto “simples” é uma grande imagem dado os recursos empregados. Até um passado recente (uns 100 ou 200 anos), quantos puderam ver o Sol, muito menos uma imagem com esta.

    Os ciclos de 11 anos do Sol teriam relações com El Ninõ e La Ninã e as precipitações das chuvas, principalmente para o nosso sudeste brasileiro?

    1. Tetsuo, creio que os climatologistas não estabeleçam correlação entre esses fenômenos e o ciclo solar. Abraço!

      1. Realmente não vejo eles traçarem este paralelo mas é altamente provável que uma coisa implique na outra. A atividade solar tem um poder modificador tão grande que se cortarmos o tronco de uma árvore, veremos que os círculos concêntricos anuais devido à troca da casca seguem uma periodicidade aproximada de 11 anos. O aquecimento global certamente não está ligado diretamente a este ciclo solar mas o clima deve sim sofrer mudanças importantes dentro deste ciclo.

  39. Os “habitantes” da ISS não estão especialmente expostos? O que pode ocorrer de mais grave? Há possibilidade de danos físicos? Perder todo o contato com a Terra?

    1. Roberto, eles estão sim mais expostos. Se uma supertempestade vier, talvez seja preciso evacuar a estação. Mas no geral o campo magnético da Terra oferece boa proteção, mesmo para quem está numa órbita baixa, como é o caso da ISS.

      1. Salvador esta questão do Roberto foi muito boa e me fez pensar… Se uma supertempestade vier em direção a Terra eles conseguiriam escapar a tempo?

        1. Sim, teriam dois ou três dias de sobreaviso, tempo mais que suficiente para evacuar a estação.

          1. Eu não entendi uma coisa: você disse que haveria 3 dias para deixar a Estação Espacial. Mas essa tempestade magnética proveniente da Mancha Solar não viria na velocidade da luz? (E, nesse caso, em 8 minutos?)

  40. Salvador: Você sabe se os sistemas de armazenagem de dados bancários possuem blindagem contra esse tipo de intervenção? Corremos o risco de, qualquer dia destes, termos nosso histórico bancário “apagado” dos bancos de dados (dos dados de bancos)?

    1. Imagino que devem existir sistemas de proteção, inclusive alguns usando o bom e velho papel… 😛

      1. É isso aí. Além de redundancias desconectadas da rede, que só se conectam durante prazos estabelecidos para atualizar as informações e depois se desligam. Com isto é prevenido acesso externo desde qualquer ponto e a alteração dos dados. Para quem puder, recomendo que faça isso na sua casa ou escritório: grave um back-up anual num HD e depois guarde ele em algum armário. Só conecte ele novamente no próximo ano, quando atualizará seu conteúdo.

  41. Imagina o caos que seria!!!!
    Pois como vc menciona muito bem no artigo “hoje somos muito mais dependentes de sistemas elétricos do que em 1859”.
    Dá o que pensar…..

  42. Esta mancha deve ser um Solariano (habitante do sol) andando de moto!

    Eu vi em outra matéria, que nesta mancha caberiam 17 Terras lado a lado. É muita coisa, não?

    Salvador, o “dia” do sol dura +/- 25 dias no equador, certo? quanto tempo em média dura as manchas solares?

    abs,

      1. olha eu gostaria que os Astlologo lesse mais a biblia e
        falasse mais em Deus porque tudo esta nas maos dele
        e no controle dele e a gloria tambem e para ele

Comments are closed.