Dia ensolarado na praia, em Titã

Salvador Nogueira

Um mar alienígena, composto por uma mistura viscosa de metano e etano líquidos, além de outros hidrocarbonetos, a uma temperatura de 180 graus abaixo de zero. Mas ainda assim, indiscutivelmente, um mar. A reflexão da tênue luz solar sobre a superfície líquida, recém-capturada de forma espetacular pela sonda Cassini, da Nasa, não deixa dúvidas.

Composição da imagens da sonda Cassini revela reflexo do Sol nos mares de Titã.
Composição da imagens da sonda Cassini revela reflexo do Sol nos mares de Titã.

Bem-vindo a Titã, a maior e mais impressionante das luas de Saturno, recoberta por uma atmosfera que só permite a observação da superfície em infravermelho, e ainda assim apenas em “janelas” de frequências muito estreitas.

Quando as sondas Voyagers passaram por lá, no início da década de 1980, esperava-se que elas fossem revelar a natureza desse mundo tão curioso. Contudo, a névoa densa que recobre toda a superfície impediu qualquer observação detalhada. O que, por si só, já é uma estranheza. Como Titã conseguiu manter uma atmosfera mais densa que a nossa, mesmo tendo menos da metade do diâmetro da Terra?

Ninguém sabe a resposta certa, mas uma das possibilidades é de que Saturno, dez vezes mais distante do Sol que a Terra, tenha tão pouca energia solar disponível que o frio ajude a conservar o ar. Quanto menos energia, menos agitação das partículas. Menos agitadas, elas atingem com menos frequência a velocidade de escape. Ficam, portanto, presas à lua, mesmo que a gravidade não seja lá grande coisa – bem menos intensa que a de Marte, por exemplo, que tem uma atmosfera, mas muito menos densa que a de Titã.

Outra coisa que chama atenção na lua saturnina é a composição atmosférica. Na porção mais próxima da superfície, ela tem 95% de nitrogênio e 5% de metano. Nitrogênio é também o gás predominante no ar terrestre (aqui corresponde a 80% do total). Já metano é um composto orgânico, muitas vezes associado à vida, que não sobrevive na atmosfera a não ser que seja reposto de forma contínua.

Essa composição faz de Titã um alvo preferencial dos cientistas para o estudo de química prebiótica, ou seja, capaz de dar origem à vida. Análises feitas pelas Voyagers e pela Cassini mostram que há grandes quantidades de moléculas orgânicas mais complexas na atmosfera.

As nuvens de Titã não entregam nada; veja Saturno ao fundo. A lua cinzenta menor é Dione.
As nuvens de Titã não entregam nada; veja Saturno ao fundo. A lua cinzenta menor é Dione.

TERRA CONGELADA
Ao menos nesse sentido, Titã poderia ser imaginado como uma versão da Terra primitiva que acabou “congelada” no tempo, diante do frio que faz nas profundezas do Sistema Solar. Poderia evoluir lá a série de reações químicas que culminam com a vida, tal qual a conhecemos?

Muito provavelmente, não. A temperatura da superfície de Titã é de 179 graus negativos, medida pela sonda europeia Huygens, que pousou lá em 2005, depois de uma viagem de sete anos acoplada à americana Cassini. Estamos falando de um frio tão intenso a ponto de água existir apenas como rocha sólida. O cenário em torno da Huygens mostrou diversas pedras arredondadas e brancas – gelo de água, tão duro quanto granito na Terra.

Não escapou aos cientistas o fato de as rochas serem arredondadas, como pedras de rios. E aí entra outro aspecto tão interessante quanto estranho de Titã: ele é o único corpo do Sistema Solar, além da Terra, a ter um ciclo hidrológico. A temperatura é tal que metano, em vez de água, pode estar ora em estado líquido, ora em estado gasoso. Ou seja, metano evapora e chove, e Titã tem vários lagos e pequenos mares dessa substância em sua superfície. Tão familiar e tão bizarro, tudo ao mesmo tempo.

Especula-se que, sob a atmosfera e a superfície congelada, Titã possa, a exemplo de outros mundos do Sistema Solar exterior, ter um oceano de água líquida, talvez misturado a amônia (que reduziria a temperatura de congelamento), mantido aquecido pelo efeito de maré. Não está descartada a presença de criovulcanismo – vulcões que expelem lava de água de vez em quando na superfície.

Será que, num passado remoto, esse oceano pode ter estado diretamente exposto à atmosfera, em forma líquida? Estudos feitos por Brett Bladman, da Universidade da Columbia Britânica, em 2006, mostram que pedras ejetadas da Terra por impactos de asteroides poderiam chegar a Titã.

“Micróbios da Terra podem ter sido levados à superfície de Titã”, afirma Ralph Lorenz, cientista britânico que participa da missão da Cassini, complementando que a chance de isso ter acontecido é baixíssima. “Se [os micróbios] calharam de pousar durante os primórdios de Titã, quando o oceano de água e amônia estava exposto à atmosfera, talvez possam ter florescido. Você nunca pode dizer nunca.”

VIDA COMO NÃO A CONHECEMOS
Uma ideia que talvez seja ainda mais intrigante é imaginar vida diferente da terrestre habitando Titã. Será que uma química completamente diferente não poderia usar metano como solvente, em vez de água? Há quem especule que formas de vida baseadas em silício – elemento químico similar ao carbono, mas bem menos versátil para formar moléculas – encontrariam um ambiente propício em mundos gelados. É uma proposta que há muito tempo circula na ficção científica e que pode fazer sentido em um ambiente tão alienígena quanto Titã.

Afinal, em meio àquele frio, a energia disponível para reações químicas é menor, e talvez as ligações feitas por carbono sejam fortes demais para ser quebradas à vontade. As de silício, menos poderosas, mas com características similares, talvez sejam melhores para construir a base de moléculas úteis para a vida.

Embora alguns astrobiólogos, como Dirk Schulze-Makuch e David Grinspoon, ousem imaginar possíveis metabolismos adequados a seres vivos em Titã, por ora tudo não passa de especulação. Parte-se da premissa de que a vida é um processo químico que pode se originar e se configurar de muitas maneiras diferentes. Não sabemos se esse realmente é o caso.

livro-miniEste artigo foi adaptado de um trecho do meu novo livro, Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los, já à venda em edição impressa e em formato digital.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook
e no Twitter

Comentários

  1. Euris Morato

    Nesse conceito tridimensional onde nos encontramos e nas avaliações ainda limitadas de nossa ciência, análises sobre possibilidades de novas formas de vida são importantíssimas. Afinal, hoje a ciência da física quântica, busca confirmar à existência de outras dimensões da realidade, exemplos dos chamados “buracos de minhoca”.. Quem sabe comprovar cientificamente, a existência de vida, também em espaços interdimensionais ou mesmos em universos paralelos. Tais conceitos científicos, hoje estudados, e que estão sendo gradualmente comprovados, reforçariam visões antigas, pregadas por filosofias e religiões, ou seja a existência até de vidas interdimensionais. Nesses casos, certos conceitos religiosos, espiritualistas, esotéricos, reforçariam, com o descobrimento de novas visões científicas,, que a vida se estenderia a conceitos não limitados e sim superiores, amplos, envolvendo grande parte do universo visível e não visível. Finalizando, se ciência atual busca os extraterrestres, na realidade, eles provavelmente já estão aqui, bem junto a nós….

  2. Salvador, mas alguém conseguiu realmente produzir moléculas orgânicas com silício ou mesmo um DNA de silício ou algo assim?

    Quais são os experimentos que vêm sendo realizados na biologia com silício?

    Antes de começar a pesquisar, preferi perguntar, vai que você tem papers bons pra indicar.

    Valeu! Abraços cósmicos!!

    Rámen!!!

    1. Rafael, não, vida em silício é puramente especulativa. Ninguém viu, nem sabe como poderia funcionar. É baseada na especulação de que o silício pode servir como um “tipo-carbono” ideal para reações com baixa energia. Abraço!

      1. Poxa, me deu vontade de novo de ser biólogo pra tentar uns experimentos nesse sentido!

        Vou pesquisar mais a respeito e trazer alguns comentários que possam ajudar a gente a brincar com a ideia desse tipo de ser vivo.

        Além do silício, especula-se algum outro elemento que possa fazer esse papel de liga da vida?

        1. Não. E mesmo o silício é um baita long-shot. Porque ele é bem menos versátil que o carbono…

    1. Charles, é só trocar ] por > e [ por <:

      [b] negrito [/b]

      [a href="URL"] link [/a]

      Divirta-se!

      (Salva, esse é o quente! 😉

  3. Assim como é intrigante o fato de uma lua ter atmosfera tão densa, não deve ser tão absurdo dizer que há vida em Titan totalmente fora dos moldes da Terra.

    E não digo só em Titan, mas em Europa. Como um bom crente, não é dificil crer para mim, desde que o argumento seja suficientemente razoável. Neste caso eu acredito, não só que em Titan haja vida como em Europa.

    Para mim, se conseguirem abrir a grossa camada de gelo de Europa vão encontrar lá vida animal. Exagero? Bem se for comprovado diferente a gente deixa de lado, mas com certeza valeu o fascínio. Melhor do que ficar duvidando até da sua sombra…

  4. Notícia de última hora que irá alegrar os adeptos da Teoria da Evolução e reduzir notavelmente o campo argumentativo dos criacionistas:

    Cientistas encontram ‘elo perdido’ entre répteis e peixes lagartos.

    Fóssil de ictiossauro anfíbio, descoberto em província chinesa, tinha nadadeiras excepcionalmente grandes e flexíveis

    Pesquisadores norte-americanos encontraram na China o primeiro fóssil de um ictiossauro anfíbio. Os ictiossauros – palavra derivada do grego que significa “peixe lagarto” – eram répteis pré-históricos aquáticos que tinham ancestrais terrestres, mas até hoje não havia fósseis que demonstrassem sua transição da terra para o mar. A descoberta, publicada na edição desta quarta-feira, 5, da revista Nature, preencheu essa lacuna evolutiva.

    Leia a matéria completa aqui: http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,cientistas-encontram-elo-perdido-entre-repteis-e-peixes-lagartos,1588456

  5. Salvador Nogueira!

    O que você acha do Astronauta Edgar Mitchell e suas declarações sobre vida lá fora os e óvnis!
    É uma fraude? Um lunático como vários ufólogos? Ou ele diz a verdade?

    1. Não vejo problema em acreditar, como ele, que ovnis são espaçonaves extraterrestres e que os governos escondem essas informações. Mas é importante ressaltar que Mitchell também diz que não viu nenhum ovni em sua viagem à Lua. Não acho que ele seja uma fraude, nem diga a verdade. Ele diz o que pensa tão somente.

  6. Parabéns Salvador por nos trazer/traduzir os mistérios da ciência de forma tão saborosa e fácil para nós, leigos e ávidos pela Ciência.
    Fantástico esse satélite Titã que com certeza vai nos surpreender ainda mais. Pena que a NASA e a Agência Espacial Européia tenham colocado Marte como prioridade a ser desvendada em detrimento de Titã e a lua Europa. Mas sempre há tempo pra se correr atrás. Abraço

    1. Posso estar errado, mas mandar uma sonda para Titan, é, engenhosamente falando, muito mais dificil, mais caro e mais demorado.

      Imagino que a Nasa ainda está desenvolvendo conceitos de navegação espacial.

      Para desenvolver tais conceitos, melhor começar com a Lua, Marte, Vênus… Não que seja impeditivo ir mais longe, mas acho que a prioridade deles é desenvolver tecnologias de propulsão, retorno de materiais, otimização de combustível, entre outras, que no caso é muito mais simples de serem feitos em corpos celestes mais próximos do que testar um novo modelo de propulsão em Plutão, por exemplo.

      Ex: O esquema de aterrissagem do Curiosity se fosse feito para Plutão levaria mais de 10 anos para chegar lá e se o “bicho” não funcionasse? Mais fácil fazer em Marte, mesmo assim, foram 5 meses de agonia até o pouso do jipe.

      Quem sabe o próximo, nos moldes do Curiosity possa ser Titã? Ou porque não Europa? A proposito, eu acho que se conseguirem abrir aquela crosta de gelo em Europa, esta história de vida extraterrestre termina. Se o fizerem, acredito eu que vão achar um ecossistema lá dentro.

      1. Olha quanto a Europa fica mais difícil ainda se vc levar em consideração que para perfurar o gelo ate encontrar agua liquida seria necessário brocas enormes, e quem iria manusear e trocar as brocas caso necessário? Se fosse tudo realizado por robôs então fica mais complicado ainda pois teria de se levar uma nave bem maior que as convencionais para transportar todo equipamento necessário para a perfuração. é só a gente observar as perfurações realizadas em poços de petróleo ou poços artesianos que logo percebemos que tal feito pelo menos ao meu ver muito difícil.

        1. Gabriel colocar um robô com uma broca para perfurar o gelo seria um feito…mas você não acha que só o fato de se pousar uma nave e descobrir água…uma crosta de gelo não seria uma realização e tanto e havendo ainda a possibilidade de se encontrar vida microbiana?!!!

          1. Sim com isso eu concordo, mas o que me referi foi na dificuldade de se conseguir perfurar o gelo. Já na superfície seria outra historia, só não sei dizer se em sua superfície existe água em estado liquido.
            Vlw.

        2. Eu estive lendo sobre Europa.

          Existem em alguns locais e em alguns momentos que há uma fissura. Imaginem o qual inóspito é este local!

          Se numa geleira da terra a coisa é extremamente difícil. Imaginem em outra gravidade a temperaturas chegando a zero kelvin!

          Ai vamos no campo da imaginação, conseguir chegar lá embaixo e identificar um ecossistema marinho?

          Mas que seja… Seria extremamente entusiasmante um projeto desses!

      2. Concordo, concordo com você. É tão somente achar que nesses satélites estão as respostas para muitas das nossas perguntas. Realmente não devemos “queimar” etapas e aperfeiçoar nossa tecnologia. Mas que seria um “grande passo para a humanidade”, seria.

  7. Salvador, tenho uma pergunta: houve alguma fase na formação do planeta Terra em que ele foi formado exclusivamente de elementos no estado gasoso?

  8. ALGUEM PODE ME DIZER SE O SER HUMANO DAQUE A 500 MIL ANOS, SE AINDA EXISTIRÁ SER HUMANO VIVO AQUI NA TERRA?

    1. Boa pergunta, mas eu acho que sim. Duvido que sejam 15 bilhões de pessoas, pois a população elevada atual já está mexendo com o meio ambiente e isso reduzirá nossa procriação, devido à mudança climática (regime hídrico, tempestades mais frequentes e catastróficas… Se formos inteligentes o bastante, poderá haver uma civilização humana com menos gente. E sendo assim, pode ser que já estejamos colonizando outros planetas. 500 mil anos é tempo pra cachorro 🙂

    2. Depende do crescimento e evolução do homem!

      Durante este tempo pode acontecer de tudo: Desde a extinção em massa de toda a humanidade e seres vivos dos planetas, até a possível vida em outros orbes, já que sua tecnologia seria bastante avançada a ponto de povoar outros orbes nesta galáxia ou próximas desta!
      Poderia também este planeta ser um bom planeta de origem já que o homem já teria mudado o seu modo de pensar quanto a ecologia e os biossistemas, ele já teria ocupado outros corpos e sistemas pelo espaço, matendo também este planeta.

  9. A vida sempre encontrou meios, ainda que em lugares inabitáveis seja por temperaturas ou pressão.
    A evolução é constante, nada fica estagnado, nem mesmo os pensamentos. Acredito que existem outras formas de vida, não exatamente como esperamos que se encontre seres com grandes cabeças e um par de antenas e com massas e densidades parecidas com as nossas, mas seres que não possuem essa matéria pesada e densa e que habitam planetas com condições climáticas extremas, lugares em que a densidade local pode ser comparada a nossa atmosfera. existe muita coisa oculta ainda, pois acreditar que um universo sem fim fora projetado para abrigar e evoluir somente estas espécies de vida que aqui habitam é desperdiçar todo o resto, todas as maravilhas da criação. Leiam Os Exilados da Capela, Ótimo livro.

    1. Considerar esse Universo como “projetado” é especulação religiosa. O Universo é, ponto final.

      1. Dizer que o Universo é também é especulação.

        Assim como todas as teorias não comprovadas.

        Lembre-se que a ciência não busca respostas para todas as questões e sim para aquelas que foram propostas pelos seus pesquisadores.

        Agora Deus é um ponto fora de questão uma vez que ele é improvável diferente de algumas teorias (digo algumas porque certas teorias também tendem a ser improváveis como a Evolução Clássica – precisa ser muito crente para aceitá-la).

        Assim sendo, se for cético, seja mesmo: Refute a existência de Deus e refute quaisquer assuntos que não foram ainda comprovados. Senão você vira um crente de teorias.

  10. O que o exemplo de Titã e de outros corpos celestes nos mostra é mais uma vez a constatação da impossibilidade de haver vida em outros planetas. Vejam as condições excepcionais para que a Vida floresça em um corpo celeste. São tantas as variáveis climáticas, físicas e químicas atuando conjuntamente, que seria simplesmente impossível que seres vivos surgissem apenas pelo acaso de suas combinações, como querem os ateus científicos. Só uma sintonia muito delicada entre todos os elementos pode produzir um planeta repleto de vida como o nosso.

    Cientistas vasculham o Cosmo há décadas e nada, nem um bichinho unicelular! Portanto amigos, não existe outra explicação a não ser o Ato da Criação. DEUS, com toda a sua sapiência, criou tudo o que existe, estabeleceu as Leis Físicas que hoje descobrimos, criou todos os elementos químicos que, combinados pelas maneiras que Ele estabeleceu, produzem a Vida. Essa é a única Verdade, só um INTELECTO SUPERIOR poderia conceber a fabulosa complexidade do nosso cérebro e nossa fabulosa capacidade de aprendizado – ÚNICA entre todos os animais terrenos. Isso deveria ser o suficiente para convencer os mais teimosos.

    “Por isso dediquei-me a aprender,
    a investigar, a buscar a sabedoria
    e a razão de ser das coisas,
    para compreender
    a insensatez da impiedade
    e a loucura da insensatez.”

    (Eclesiastes 7:25)

    1. Meu amigo, vc esquece de um detalhe, buscamos vida na forma que conhecemos, baseadas em carbono, em uma determinada faixa habitável, segundo nosso entendimento. Mas a vida não necessáriamente se manifesta da mesma formae talvez ja a encontramos mas não a conhecemos como vida. Ademais como disse Carl Sagan, se Deus criou somente o homem nesse universo infinito, seria um tremendo disperdício de espaço.

    2. Acho extremamente bizarro os comentários religiosos, baseados na simples ideia de que a vida só pode existir nas condições da terra e sendo assim acreditam fielmente que a vida só pode existir aqui e que somos o centro do amor divino e privilegiado em um universo gigante onde o todo poderoso criou o tudo a esmo.
      A vida pode existir sim em ambientes diferentes do nosso e talvez nós sejamos a especie mais evoluída do universo porem não a unica.
      Stephen Hawking a mente mais brilhante da terra na atualidade tem um conceito muito bacana sobre esse assunto de vida fora do planeta que diz que se existe vida fora do planeta e nas mesmas condições que a nossa talvez ela ainda não tenha chegado no estagio intelectual ao nosso ou possa estar no mesmo nível em qualquer parte do longínquo universo e nós simplesmente ainda não conseguimos vasculhar tudo e nem eles e talvez isso, este encontro nunca ocorra, mas não se pode concluir que não ha nenhum vestígio de vida no universo.
      O que que se pode concluir é que ignorar a ciência e definir como certo somente o que se lê na bíblia é burrice assim como ser cético e evitar religião e seus ensinamentos também.
      A ciência e a religião andam juntas e explicam as mesmas coisas de duas formas diferentes mas que chegam no mesmo objetivo, parem de dizer que Deus não existe ou que a ciência é falha, falha são as mentes fechadas ao conhecimento de ambas visões.

    3. Apolônio, perdi meus 40s lendo seu post. Teimoso é vc que insiste em colocar posts religiosos em blogs de ciência. Vá para onde vc tem público e publique lá seus post, talvez até receba likes por lá, aqui vc não contribui com nada e ainda vai ser visto como mais um crente enchendo saco. Quero meus 40s de volta…

    4. Entendi,quer dizer que todo o universo visivel foi vasculhado?poupe-nos.Nossa existência pode parecer maravilhosa,porem com o tempo irá se apagar e não haverá nada a contar deste pálido ponto azul,que será esquecido em um canto de uma galaxia qualquer!Meio depre né!!!Mas é para ser!!

      Acho engraçado,aqueles que acreditam que são o centro do universo e a menina dos olhos de um deus com anseios e atitudes de homem.Para mim são tolos e ignorantes.Acho que se forem ao oceano e retirarem um copo d’água e não aparecer um único organismo vivo,vão concluir que todo o oceano é abiótico.

      Vocês são ridículos!

    5. Sou cristão, mas discordo da sua posição. Cientistas não vasculham o cosmos pq mal conseguimos chegar em Marte! Há mais de 100 bilhões de galaxias no universo. Cada galáxia tem mais de 100 bilhões de planetas. Faça a conta! E nós estivemos em 1 satélite que fica a 1 segundo luz de distância. Nosso Deus é poderoso. Acho bem provável que tenha criado outros seres vivos fora da Terra.

    6. No final todos tem fé. Fé que exista algo a se descobrir. é claro que Deus não criou a Terra como centro do universo, com certeza existem outros mundos. Nossos “cienteistas” ficam ironizando e caracterizando a Bíblia como contos de fadas sem nunca ter lido um livro se quer. Tão ignorantes quanto alguém que só lê a bíblia. Talvez se andássemos juntos a compreensão das coisas ficariam mais clara. É claro que existem outros mundo habitáveis e habitados. Pensar que Deus não faria mais mundo iguais a Terra o torna um deus limitado. Eu leio frases de Stephen Hawking e vários cientistas o idolatrando como um deus e apostando sua fichas nele. Mas a maioria de suas teorias, como direi, são apenas teoria. Não tão diferente do que as “teorias” relatadas na bíblia. Chamar quem tem fé em algo de ridículo torna a pessoa que lançou a ofensa tão ou mais ridículo do que a pessoa que pensa que somos o centro do universo. Nunca vamos encontrar vida além dessa nossa galaxia, de especie alguma simplesmente porque somos seres egoístas e intolerantes. Se querem saber sobre os outros mundos existentes, é simples, é só ler a bíblia.

      1. Olá Fábio, os que chamo de ridículos são os criacionistas, se você se encaixa neste rol…ai entra dentro da ridicularizarão…senão, por favor não venha defender apedeutas com tanta veemência aqui. Não entendi o que disse sobre teorias da bíblia, pois não há teorias neste livro, somente contos e estórias de um povo. E não estou menosprezando a cultura de tal civilização antiga, estou somente ridicularizando o fato que é envolver ciência com religião (o que não é possível).
        E como assim a maioria de suas teorias (ciência) são apenas teorias…Lembre da gravidade, as leis de Newton, O Eletromagnetismo, A Termodinâmica, Os Ciclos da natureza, Idade do cosmo e tantas outras coisas explicadas por teorias, que são totalmente diferente do achismo da religião ou magia de algumas estórias. As teorias que você mencionou, são somente ferramentas que a ciência utiliza e que você também utilizou agora… Como os números binários de seu computador… Com a possível fibra optica de sua internet…. Com a possível retransmissão do sinal por satélite… Satélites esses que giram sobre a terra pela gravidade, que foi estudada e razoavelmente entendida pelas teorias de Newton e Einstein!!! rsrss.Abrçs.

      2. Fabio, sou ex-sacerdote de duas denominações cristãs. Li a Bíblia de cabo a rabo, portanto.

        Uma parte em hebraico, pois sou filho de sefardita, outra parte em grego, inclusive.

        Depois de 30 anos tendo a mente aberta para tentar enxergar algo de útil na Bíblia, não consigo vê-la como mais do que ficção. De muito mau gosto, por sinal.

        Serve apenas como curiosidade antropológica, equiparável aos Vedas, aos épicos nórdicos e gregos, às tradições orais indígenas… entre outras obras primitivas de literatura mitológica.

        Do contrário, se eu acredito que uma mulher virgem engravidou numa época em que não existia inseminação artificial, também terei de acreditar em um cão de 3 cabeças guardando a porta do inferno ou gigantes de um olho só, para citar só duas coisas inexistentes enquanto fatos.

        Essa ideia de querer “andar de mãos dadas” com a ciência é parecida com a de algumas igrejas que, para não perderem fiéis que não recebem graças (por mais dízimos que ofereçam), montam aulas de artes marciais, palestras motivacionais e atendimentos para recolocação no mercado de trabalho.

        Não que tais atitudes não sejam louváveis, mas dentro de uma igreja, apenas demonstram que os fiéis precisam de algo mais e que, no fundo, ninguém se convence de que rezar sirva para alguma coisa que não apenas tranquilizar o rezador.

        Para a religião dar as mãos à ciência, precisaríamos de alguma contribuição genuína para humanidade além da auto-hipnose da reza/oração/mantra…

        1. Respeito sua opção religiosa, mas discutir crença não é o foco. Até porque seu texto tem alto teor de rancor de tudo quando (des)acredita e experiencias passadas que não se aplica a todos.

          Apolinário costuma vir neste blog para dizer que DEUS é o criador do universo. Que também concordo. Mas acaba ai. Ele tem um ponto de vista muito radical ao meu ver. Muitas vezes o confundo com um troll na internet. Todavia, analisando seu texto, bem mais coerente que o de costume, mostra que ele é um comentarista legítimo.

          E para ter um paralelo do que eu estou falando em conformidade com o texto, crer que exista seres vivos fora da terra é tão crer quanto crer em Deus. Ambos sem comprovação de existência.

          Se você realmente se julga ateu, logo, por coerência, é suposto que você não acredita em nada que não foi comprovado. Sendo assim, você deve ser cético também quanto a vida fora da terra, uma vez que não se tem comprovação de nada disso.

          Por um outro lado, se você acredita que exista vida fora da terra, sua postura deve ser de um agnóstico. (Não é o meu caso porque acredito em Deus) Isso porque os tais tem um teor de vontade de crer, (por Deus, planetas habitáveis, bondade no coração do homem, etc) mas suas atitudes racionais preferem deixar de lado tais crenças e se fiam, normalmente, em assuntos devidamente comprovados.

          Abraços!

          1. Errado.

            Sou um grande crente!

            O criador de tudo que há é o Monstro Voador de Espaguete.

            Essa manhã mesmo falei com ele enquanto vestia meus paramentos de capitão pirata e preparava minha nau para singrar os mares do umbral do molho ao sugo de sangue humano.

            “That’s what we do with a drunken sailor! We-hey, and up she rises, early in the morning”.

            Meu rancor é com o fanatismo, não com alguma pessoa em específico.

            Pelo teu raciocínio, devemos parar de falar, pois do ponto de vista subjetivo, nenhuma experiência de alguém se aplica a qualquer outro e viveremos sempre um abismo.

            Abraços cósmicos!

        2. Veja bem, a Bíblia pode não ser a verdade absoluta, mas o homem escreveu de acordo com o que entendia! Não podemos descartar uma narrativa sem antes entender o que o autor queria mostrar. Há muita coisa que não entendemos hoje, o que foi escrito antes. Do mesmo jeito os autores em sua época, sem os conhecimentos científicos e avanços tecnológicos de hoje não entenderiam as visões que temos hoje. Citando um exemplo, como imaginaria uma pessoa do tempo antigo e sem conhecimento, em face de algo estranho a sua época como uma espaçonave no céu! Seria uma Carruagem de fogo, dragões voadores com fogos nas ventas etc. Os Deuses sempre viam do céu. Por que não da terra do mar?
          Há de se entender o paradoxo que existe em uma escrita antiga e atual. No mahabharata, pode se constatar muito desses exemplos, como uma tecnologia vista de formas diferentes. (Vimanas voadoras, pessoas com caracteres de animais e etc).
          Erik Vandanick seria o melhor a explicar isto.

          1. A hipótese do deus astronauta é mais plausível.

            Sim, concordo, pode haver alguma coisa verídica na Bíblia, nesse sentido do deus astronauta. Isso nos leva a tomar a Bíblia no mesmo pé de outros textos: como referências antropológicas. Não como verdade absoluta.

            De todo modo, o Von Daniken não é o cara mais confiável em termos científicos. Tudo o que ele fala é especulação, ele manipulou muitos dados para tentar corroborar sua tese (dá uma busca na internet sobre críticas ao seu trabalho) e, nos seus livros mais recentes (daqueles que se pode ler de forma dinâmica, numa ida à livraria), tanto ele quanto o Zecharia Sitchin descambaram para afirmações do tipo “eles voltarão”.

            Adoro ufologia, já fiz parte da Missão Rama inclusive (ufologia mística, no Brasil com ares pretensamente científicos), já vivi diversas experiências interessantes nesse sentido, ouvi relatos confiáveis de acontecimentos muito estranhos, mas isso não me faz agir, pensar e falar da forma histérica como o povo desse vídeo:

            https://www.youtube.com/watch?v=4sWruPb0T1s

            Ehehehehe!!!! Contudo, é a coisa mais fácil de acontecer com as pessoas: lêem sobre anjos e deuses e já sabem tudo o que ocorre no universo (pois o texto é a prova absoluta e incontestável). Vêem luzes ou vivem fenômenos estranhos e já acham que são ETs de um mundo cor-de-rosa e “que é uma honra espiritual e fizeram isso pra gente” (palavras contidas nesse vídeo acima).

            Aí mora o grande perigo!

    7. São tantas as variáveis para surgir a vida e tais as propriedades dos elementos químicos, que o passar do tempo cria vida, independentemente do desejo de uns ou outros. É uma questão de probabilidade: em havendo os elementos químicos necessários e as condições ambientais, a vida surge em algum momento.

      Leia “Extraterrestres”, do Salvador e você entenderá os princípios que permitem a vida, se bem que nem ele nem a Ciência ainda encontraram o momento e a forma com que a vida aqui surgiu ou chegou e floresceu.

    8. O homem ainda não pode saber se há vida em outros planetas com os equipamentos que tem! Pois tudo é conjectura! Mas do ponto de vista do grandioso universo, é impossível não existir vida lá fora.

      Talvez você não saiba, mas o Deus que você proclama é um extraterrestre!

      Eles vieram em uma época remota e aqui já havia vida, mas criaram o homem apartir de um ser de origem da terra gerando o homem a sua imagem e semelhança.

      Leia o apócrifo de Enoque, talvez você entenda melhor.

      Agora se você é daqueles que só lê a Bíblia canônica, ninguém pode fazer nada por você! Esta culminado na grande cilada que foi armada para o domínio e o propósito de alguns!
      Saia desse matrix, Apolinário Messias e leia mais!

    9. O homem ainda não pode saber se há vida em outros planetas com os equipamentos que tem! Pois tudo é conjectura! Mas do ponto de vista do grandioso universo, é impossível não existir vida lá fora.

      Talvez você não saiba, mas o Deus que você proclama é um extraterrestre!

      Eles vieram em uma época remota e aqui já havia vida, mas criaram o homem apartir de um ser de origem da terra gerando o homem a sua imagem e semelhança.

      Leia o apócrifo de Enoque, talvez você entenda melhor.

      Agora se você é daqueles que só lê a Bíblia canônica, ninguém pode fazer nada por você! Esta culminado na grande cilada que foi armada para o domínio e o propósito de alguns!
      Saia desse matrix, Apolinário Messias e leia mais!

  11. Belíssimo texto. Parabéns. Muito claro e bem escrito. Excelente forma de divulgação científica. O caso de Titã é realmente impressionante.

  12. lendo tantas informações detalhadas e de grande impacto.. posso entender e crer cada vez mais na grandiosidade de Deus, ao fazer tudo e criar tudo o que existe. e seu conhecimento é além doq qualquer humano poderia ter, ou seja, não compreendemos tanta sabedoria e inteligência por que só Deus para criar coisas magnificas assim. terra, planetas, sistemas, o sol, galaxias e td que possa existir.! deixar claro aqui q não contrario de nenhuma crença ou falta dela… apenas minha visão

  13. Lembro-me das palavras de Armstrong: “Quando estava na Lua, consegui tampar a Terra com meu polegar, isto não fez me sentir um gigante, pelo contrário, me fez sentir muito, muito pequeno…” Parabéns pela matéria, Salvador!

  14. Norte do Paraná aparições frequentes de óvnis em 33 anos de vida eu vi varias vezes obejetos cilíndricos verticais cruzando bem calmamente os céus paranaenses .

  15. Oi Obrigado por nos ilustrar com suas interessantes matérias. Gostaria de perguntar sobre Ganímedes. Sou Arquiteto e em 1980, fiz um curso muito legal sobre extraterrestres, e um dos Orientadores falou sobre Ganímedes e seus habitantes. Você tem alguma noticia sobre isso? Será possível viver nessa Lua?

    1. Se o instrutor falou em habitantes de Ganimedes, duvide da qualidade do curso, por mais “legal” que ele seja…

  16. Como é bom, no meio de tantas notícias fúteis de sub-celebridades e crueldades pelo mundo, poder usar 10 minutos do meu dia para ler um artigo tão interessante, intrigante e que nos faz pensar. Comprarei o livro!

  17. Salvador, por favor me explique por que o seu livro em versão impressa custa R$ 34,90 e a versão eletrônica custa R$ 44,20 (Fonte: LivCultura). Essa nem os astrônomos explicam!

    1. Felipe, não faço ideia. Na Amazon é R$ 34,90. As livrarias têm liberdade para mudar seus preços.

    2. Para ler os livros eletrônicos da Amazon, você não precisa de um dispositivo especial. Pode baixar o aplicativo gratuito para sistema Apple, Android ou PC com facilidade.

  18. Cara, LINDA imagem!
    Se pensarmos que podemos encontrar isso aqui em nosso “quintal”, imagina o que deve existir em cada uma das bilhões de galáxias conhecidas… Isso sim que eu chamo de “mind blown”!!!

  19. Saver, obrigado pelas informações! Não sei se fiquei mais otimista ou pessimista sobre a possibilidade de vida em Titã. Gostaria de saber mais sobre Fobos, a lua “oca” de Marte. Amplexos!

  20. Matéria muito interessante, assunto que prende o leitor, é muito estimulante a ideia de vidas formadas por elementos químicos distintos dos da terra.

  21. Olá Salvador Nogueira, faz tempo que quero deixar aqui meu comentário, mas sempre me esqueço. Acompanho seus conteúdos publicados e idéias já tem um bom tempo, não consigo ficar sem ler quando aparece na página do Uol.

    Tenho 29 anos, sou engenheiro, cristão e apaixonado pela ciência, astronomia e pelo espaço, curioso em descobrir as novidades que nosso universo nos oferece.

    Comprei seu último livro faz algumas semanas e estou lendo com muito entusiasmo.

    Grande abraço

  22. Fantastico, nao duvido de nada…basta olhar aqui mesmo as diversas espécies por exemplo as que vivem no fundo…mas no fundo dos oceanos..são completamente diferentes de nós…quem de nós aguenta a pressão da descida até o fundo do mar…mas tem especies que vivem lá….entao qqr lugar é possivel.

  23. Os termos usados na matéria “Ninguém sabe a resposta certa, mas…”, “Muito provavelmente…”, “Especula-se…”, “talvez…” torna prematura tais ilações. Portanto, não vejo nada de espetacular nessa matéria.

    1. Procuramos deduzir as possibilidades conforme o conhecimento científico permite. Como dar a palavra final sem ir lá “pessoalmente”, estudar e coletar amostras? A pesquisa mais moderna tenta traçar as características necessárias à vida e procurá-las nos planetas, luas de nosso sistema e de outros sistemas estelares, tudo começa com especulação, como Cristóvão Colombo ferz, depois vem a escolha do destino e a preparação da viagem.

    2. Eu vejo algo muito raro e espetacular justamente nesses termos que você destacou:

      A HUMILDADE de saber que nós, humanos, nada sabemos, que há muito por descobrir.

      Vai muito melhor do que a soberba dos fanáticos religiosos (pleonasmo, né) em achar que já sabem tudo e não precisam explicar nada, pois “assim está escrito”.

    3. Já eu vejo que o leitor tem uma grande oportunidade em se fascinar no assunto, porque o próprio é passivel de fascínio…

      Salva, eu amei. Se for este conteúdo que encontro no seu livro, pode ter certeza que eu vou fazer parte do hall dos seus leitores.

      O adjetivo é FANTÁSTICO!

    4. Muito provavelmente, você quando é convidado a um jantar, deve comer em casa, só pra garantir, mesmo que provavelmente lá terá comida.

  24. Quando os cientistas realmente acreditarem que a forma de criação de vida é diferente em cada globo do universo, não necessitando dos elementos que existem na Terra e que em cada globo girando nessa imensidão abriga vida de diferentes formas e densidade de matéria, entenderão a perfeição de Deus. “Há muitas moradas na casa de meu Pai” Salvador se não leu, recomendo que leia A gênese de Alan Kardec, no mínimo ira se intrigar.

  25. Bom dia Salvador, excelente matéria.

    Você mencionou que um dos possíveis motivos pelo qual Titã tem uma atmosfera densa é a baixa temperatura assim o frio ajuda a conservar o ar, mas aí vem a minha dúvida referente ao futuro de Titã. O que acontecerá com a atmosfera de Titã quando o Sol chegar no estágio de uma gigante vermelha? Haverá uma evaporação em massa dos mares de metano da Lua? Os gases vão escapar para o espaço gradativamente a ponto de Titã perder a sua atmosfera?

    E fugindo um pouco de Titã, e no caso de Europa? A capa de gelo protetora que há superficie da Lua derreteria e deixaria esposto o oceano que ela possui? Essa água também escaparia para o espaço devido a baixa gravidade e maior temperatura?

  26. Bom dia Salvador!

    Meu dia fica muito melhor quando vejo novidades em seu blog. Obrigado!

    Na primeira foto com as composições de pixels recuperados por computador em Terra, portanto, sujeitos a imagens em áreas mais específicas, entretanto, pode-se observar na lateral esquerda e nos limiares do “dia e noite” de Titã uma protuberância ou algo que se assemelha a um istmo terrestre. Seriam problemas na recuperação das imagens ou com efeitos precários da iluminação?

    Pelos desenvolvimentos das tecnologias e consequentes descobertas em todas as áreas científicas eu gostaria de estar nascendo agora, mas vendo os maus tratos que a Terra vem sendo submetida já não vejo com muita tristeza estar entrando no outono de minha vida. Entretanto, ainda pretendo fazer muitas horas extras para acompanhar estes feitos fantásticos.

  27. Bom dia Salvador!!!!!
    Essa é a saudação que faço todos os dias quando ligo o PC. É a primeira coisa que faço, em busca das novidades que nos transmite através de seu blog, sempre de maneira simples e de facil entendimento, sobre essa matéria que é tão fasciante, e sobre a qual sabemos tão pouco.
    Penso que pela complexidade do assunto, daqui a 1000 anos, ainda haverão pessoa como vc, a transmitir novidades sobre os mistérios do universo, mas no nosso tempo, vc está fazendo a sua parte com brilhantismo. Parabéns. Continue a nos nutrir com seus conhecimentos e informações.

  28. Lendo mais esse excelente artigo Salvador, duas dúvidas floresceram na minha cabeça:

    1 – Como Vênus consegue ter uma atmosfera tão densa, mesmo estando tão próximo do Sol?

    2 – Sendo a vida baseada em silício teoricamente possível, já que ele tem a mesma valência que o carbono, o que impediu dela surgir aqui mesmo na Terra?

    Ah… e aproveito mais uma vez para deixar o endereço do meu blog sobre astronomia e astrofotografia amadoras: http://astrosantos.blogspot.com.br/

    Abraços!

    1. 1- A gravidade de Vênus segura a onda.
      2- Podemos especular que vida em silício só evoluiria em locais muitos frios, onde o carbono não seria competição.

      1. Salvador, e se construíssemos um anteparo feito com um fino filme preto em uma estrutura em espiral, montada por robôs, e a deixássemos alinhada com Vênus, pra produzir um efeito de eclipse? Acha que poderíamos baixar a temperatura daquele lugar para algo mais confortável? Você conhece alguém que poderia calcular a área e a distância necessária pra produzir uma sombra que fosse eficiente? Pergunto isso porque enquanto ninguém achar uma prova irrefutável de existência ou não de vida em Marte, dificilmente todos os países da Terra entrarão num acordo para iniciar a terraformação de Marte. E estamos perdendo um tempo precioso. A Terra não vai aguentar 10 bilhões de habitantes.

  29. beleza, acabaram os combustiveis fosseis do planeta?
    lei da oferta e demanda.
    Vida inteligente, aqui no planeta tem mais de 7 bi e subindo.
    cadeia de Carbono e Hidrogenio? acabam (transforman-se) daqui a pouquinho.
    tal como as caravelas em 1500, a exploracao interplanetaria tera motivos menos romanticos do que imaginamos.

  30. Parabéns mais uma vez Salvador. Fantástico como todo o seu livro. Continue sempre nos brindando com sua didática simples porém completa. No mais, é uma pena que não estaremos mais por aqui quando os homens estiverem, de fato, explorando o universo. Grande Abraço. Vida longa e próspera.

  31. Minha pergunta pode parecer um tanto infantil ,mas gostaria de saber qual a relação entre a densidade da atmosfera e diâmetro de um planeta ou corpo celeste.

    1. A questão tem a ver com a gravidade. De um modo geral quanto maior for um planeta rochoso maior será a massa e consequentemente maior a gravidade. Deste modo este será capaz de “segurar uma atmosfera mais densa, não a deixando escapar para o espaço, como provavelmente aconteceu com Marte.

  32. Formas desenvolvidas diferentes de vida e comunicação estão avançando no tempo sempre em constante evolução para o reencontro das espécies e alcançar o modo de vida visando o bem e mais nada .

  33. Muito interessante. Obrigado pelas ótimas materias que publica. Ontem à noite, discutindo política com um amigo (regada a Malbec) citei seu nome como uma forma de exemplo do que é ser patriota de verdade: propiciar o conhecimento de maneira eficaz.
    É claro que sua atividade deve ser remunerada e na verdade, assim como as dos professores, por onde passa o futuro da nação, teria que ser muito bem paga. Não se porquê razão, algumas pessoas pensam que para alguém ser chamado de patriota deve realizar suas atividades de graça. Deve ser um pouco da mentalidade pseudo-socializante que ainda permeia por aqui.

    1. Lúcifer, no longo trajeto da humanidade com o desenvolvimento da fala e escrita também surgiram os “enganadores boas praças” que enalteciam os feitos daqueles que poderiam e deveriam morrer em função da sobrevivência do resto do grupo. Em todas as grandes batalhas e/ou guerras da humanidade, os pobres e incultos (para não entrar em problemas étnicos) sempre formaram as “buchas de canhão” e os generais ficavam com os méritos “pelas suas grandes capacidades estratégicas e de logísticas”, já os membros da elite financeira é lógico nem saiam dos confortos de suas casas e bancavam os custos e auferiam lucros fantásticos. É de se presumir que ninguém quer ser bucha de canhão então, os enganadores boas praças criaram uma denominação mais nobre, o patriota; é certo que alguns povos os cultuam mais seus “heróis” que outros, como os americanos fazem no Cemitério de Arlington enquanto outros iludem suas buchas de canhão lhes prometendo que terão direitos a dezoito virgens no Paraíso. O fantástico é que existem crentes aos milhares.

      Como os homens são animais políticos e com os desenvolvimentos da linguística, os que possuíam e possuem criatividades de semânticas colocam em domínio público palavras ou frases inteiras que impressionam, mas na prática tem poucos significados. O lema Ordem e Progresso é apenas uma delas, lamentavelmente.

      1. “O patriotismo é o último recurso dos canalhas.” Não sei quem disse isso, mas está certíssimo. Um bom exemplo é a última Guerra das Malvinas. Outro está nos últimos discursos do Collor.

  34. O QUE VI ENTRE 1965 E 1973 SÓ EU SEI DESENHAR PARA MOSTRAR E CONTAR
    1º PARADOS EM OBSERVAÇÃO DURANTE 40 MINUTOS POSTERIOR MUDANÇA DE ROTA
    2º ATRAVESSANDO O CÉU DEVAGAR COMO SE ESTIVESSE INDO DE MINAS GERAIS P/ ESPIRITO SANTO
    3º TENTATIVA DE RAPTO MADRUGADA ONDE EU TRABALHAVA

  35. Bela matéria como sou um tanto ligado neste assunto, gostaria de ter sempre informações sobre este assunto tão intrigante.
    Parabéns.

  36. Salvador, sou medico e estudei nutrição nos EUA, Carlos Iglesias. PARABÉNS POR ESSA LINDA MATÉRIA, Vc. deveria ajudar piamente o desenvolvimento ecológico aqui no BRASIL para trazermos o conceito evolutivo de AL GORE, para termos os depósitos de carbono no PLANETA TERRA consolidados na camada terrestre, em vez do que ocorre pelo seu desacoplamento. Precisamos diminuir a T de nosso planeta, pois senão ficaremos reféns de todos os oportunistas que acabam com as nossas selvas.

  37. Formidável habilidade, e paciência, em descrever o assunto…não obstante a inspiração ter vindo de algo já escrito pelo próprio autor. A matéria é extensa, mas não cansativa. Deleita aos que se interessam pelo assunto.
    Mande mais, mande muito mais do que ainda há pra ver, ou se saber…
    Um abraço, de Cuiabá -MT
    Jesus Soares de Souza

  38. Titã,
    Para mim o local mais fascinante do sistema solar 🙁 Muito mais interessante que marte. Espero um dia ver um robozinho da nasa mandando imagens de lá…

    1. Concordo com você, Kamiza. O ideal seria um barco ou um robô anfíbio estudando os mares e lagos de Titã.

      Seria sensacional!

      1. Imagino a complexidade e a quantidade de energia para eles funcionarem a 180 graus abaixo de zero… Fascinante, sem dúvida, um desafio e tanto para a humanidade!

    2. Se me permite, Titã pode ser o 2º local mais dascinante…. não esqueçamos a nossa velha e boa Terra!

  39. Não apenas Titã, mas também Fobos, Deimos, Io, Europa, Tétis e tantas e tantas outras… as luas do sistema solar são extremamente interessantes. Cada qual tem sua formação química, não existe um padrão, e talvez pelo tamanho e pela visibilidade são infinitamente menos estudadas e comentadas do que os planetas. Brilhante artigo Salvador!

    Aliás, eu até estou curioso, existe alguma sonda já a caminho de alguma lua do sistema?

    1. Titã segue em estudo pela Cassino. E a NASA começou a planejar uma missão a Europa.

      1. Ivo, não se esqueça da misteriosa Enceladus, com seus jatos de água nos polos, sua textura tigrada…. Estamos engatinhando ainda, mas, como disse Carl Sagan, é uma grande sorte termos nascido nessa época, onde estamos começando a procurar nosso lugar e papel no universo. Deveríamos estar bem à frente no nosso conhecimento, mas infelizmente todo o conhecimento que tínhamos foi queimado pelo fanatismo religioso. Mas vida que segue. Aguardando as próximas novidades. 1 abraço

      2. Será que um submarino para estudar Europa esta no plano dessa missão? Ou a NASA vai enviar apenas uma sonda como já foi divulgado?

  40. Bom dia, gostaria de parabenizá-lo pelo Blog, Salvador, ótima fonte de conteúdo!

    Aproveito para, a título de sugestão, divulgar meu blog, http://www.windowsphonedoctor.com , recentemente criado, prometendo a publicação de um novo artigo diariamente no mínimo, com conteúdo original de fonte autêntica. Trabalho sozinho para Windows Phonéfilos, daí a restrita capacidade de entrega. De qualquer forma, estou investindo no site e pretendo contratar um web designer.

    Desde já, obrigado pela atenção e, se possível, apareça e deixe sugestões.

    Atenciosamente, S.

      1. E esta é sua contribuição para o debate científico.

        “Vai se catar” foi um exagero, não acha? Vim aqui pela notícia sobre Titã. Acompanho a missão Cassini-Huygens da NASA há anos e tenho certo conhecimento sobre o assunto. Em que posso lhe ser útil? Elogiei o autor e pedi permissão para divulgar meu trabalho, que me foi concedida (Sou muito grato). Caso não tenha notado, a seção é moderada. Ah, e telecom e tecnologia (inovação/ ciência) são quase sinônimos, portanto pense antes de criticar os outros negativamente. Abraços, Space.

  41. Matéria fantástica, Salvador.
    Sempre fiquei intrigado com essa possibilidade de supostos alienígenas utilizarem uma química totalmente distinta de qualquer coisa que possamos imaginar, combinando elementos que julgamos “inadequados” à vida… Vai saber…
    Obrigado por nos brindar com mais um assunto tão interessante, o que faz com maestria!!

      1. Sim, a perfeição é um dos aspectos de Deus….vide a região do Irã, Iraque, Palestina, Faixa de Gaza…que perfeição!!!!

    1. Será? Planetas inteiros são destruídos o tempo todo em explosões de supernovas e outros cataclismos espalhados pelo universo. Se a vida é abundante, também é destruída nesses eventos, como formigas num formigueiro. Não me parece ser exemplo de um universo aconchegante feito por um criador benevolente.

Comments are closed.