AO VIVO: pouso histórico num cometa
O módulo Philae pousou com sucesso na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko às 13h35 do dia 12 de novembro de 2014, tornando-se o primeiro artefato humano a realizar um pouso suave num astro desse tipo. Ao longo dos próximos dias, o veículo estudará de perto o cometa, em busca de pistas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar e possivelmente sobre a origem da vida na Terra. Abaixo, as últimas novidades da missão, neste dia histórico para a exploração espacial.
17h26 – A última atualização do dia apresentou mais dúvidas que respostas. Ainda não há a certeza de que o Philae esteja firmemente fixado ao solo. E a última imagem divulgada foi a do ROLIS, postada às 16h36. Amanhã saberemos mais, quem sabe com imagens direto da superfície do cometa? Fique ligado e não perca a cobertura completa deste dia incrível para a astronáutica na Folha desta quinta-feira!
16h36 – O site da ESA divulgou a imagem do instrumento ROLIS, que mostra o que havia embaixo do Philae conforme ele foi descendo. Sensacional.
14h42 – A SORTE FAVORECE OS AUDAZES! Informações da telemetria: pouso foi muito suave, mas os arpões não dispararam, assim como o sistema de descida ativa (que já parecia estar defeituoso na checagem antes do pouso). As operações em solo continuam, e os engenheiros estudam a possibilidade de tentar redisparar os arpões, para garantir que o módulo permaneça fixado à superfície. De toda forma, ao menos para o momento, o Philae está estável e operacional na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Imagens do local do pouso são prometidas para daqui uma hora.
14h33 – Enquanto não aparecem as primeiras fotos da superfície do cometa, fique com este “adeus” da Rosetta, registrando a partida do Philae rumo ao pouso bem-sucedido.
14h11 – Telemetria confirma que as garras prenderam o Philae à superfície. A festa é geral no quartel-general da ESA. A humanidade pela primeira vez realiza um pouso num cometa. E este é só o começo da aventura. “É um grande passo para a civilização humana”, diz Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia. Em breve, imagens direto do Churyumov-Gerasimenko.
14h03 – O PHILAE POUSOU!
13h35 – …o Philae pode já ter pousado. A previsão de pouso era esta: 13h35. Mas temos de esperar ainda 28 minutos para o sinal chegar à Terra. Isso se o pouso aconteceu na hora esperada, a despeito das incertezas. Isso se houve mesmo um pouso. A poucos instantes do momento decisivo, tudo até agora saiu conforme o planejado e dá para sentir o otimismo em alta no controle da missão. Mas a tensão também é muito perceptível, quase tanto quanto a areia fina que aguarda o Philae na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. A qualquer momento agora saberemos.
12h39 – NO CAMINHO CERTO! A ESA acaba de informar que imagens capturadas pela sonda Rosetta (ainda não divulgadas) mostram que o módulo de pouso Philae está na trajetória planejada para a descida no cometa Churyumov-Gerasimenko. O pouso deve acontecer em aproximadamente uma hora, com confirmação 28 minutos depois. Mas há grande incerteza sobre o momento exato do pouso, com uma janela de 40 minutos.
12h20 – IMAGEM DA ROSETTA TIRADA PELO PHILAE! É borrada, é sem processamento, mas é a nave-mãe Rosetta registrada numa imagem obtida pelo módulo de pouso Philae, dando adeus no início de sua jornada até a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Quando a imagem entrou no telão, uma salva de palmas foi inevitável no centro da ESA em Darmstadt, na Alemanha. “Até o momento, é mais do que sonhamos”, diz Jean-Pierre Bibring, cientista responsável pela ÇIVA, câmera do Philae que fez o registro e que também deve mandar as primeiras imagens da superfície do cometa, se o pouso der certo.
A baixa qualidade se deve ao reflexo do Sol e ao movimento giratório do módulo, conforme se afastou da Rosetta. Ainda assim, vê-se um dos paineis solares com clareza na imagem, assim como o núcleo do satélite.
“Hoje é mais que importante”, disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA. “Isso é algo para a história.” O pouso deve acontecer em pouco mais de uma hora, e a confirmação de sucesso deve vir por volta das 14h.
11h27 – A ESA confirma oficiamente o que já havia indicado sem querer 20 minutos atrás. Todos os dados esperados do Philae até este ponto chegaram e mostram que a separação da Rosetta ocorreu conforme o planejado. Na tela de um computador, abaixo, tivemos um vislumbre do que seria uma foto obtida pelo instrumento ÇIVA (pronuncia-se “shiva”), que é a câmera responsável pela obtenção das imagens de “despedida” da sonda. Não é nada que possamos identificar de imediato. Quem sabe com processamento aparece alguma coisa? De toda forma, diz a agência que tudo segue bem. Estamos a mais ou menos duas horas do pouso…
11h07 – TÁ NO AR? O pessoal da ESA está se atrapalhando na transmissão ao vivo e falando coisas interessantes sem notar que estão sendo ouvidos. Já sabemos, por exemplo, que o primeiro pacote de dados científicos do Philae, colhidos durante a descida, está sendo descarregado e deve estar disponível em minutos. Ele deve incluir fotos de despedida que o módulo de pouso fez de sua nave-mãe, a Rosetta. Fique ligado!
09h28 – TREM DE POUSO ABERTO! Os dados que vêm do módulo Philae indicam que ele está pronto para seu encontro com a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko, em aproximadamente quatro horas. “Temos a telemetria, e o lander está girando e o trem de pouso foi aberto”, informou Stephan Ulamec, gerente do módulo de pouso. Até agora, céu de brigadeiro na tensa operação de descida.
09h12 – SINAL DE VIDA DAS DUAS ESPAÇONAVES! Olhares angustiados, mais uma vez. Durante alguns minutos, parecia que algo havia dado errado. Mas o sinal da Rosetta foi recuperado como esperado e, com ele, também as transmissões do Philae. Mais aplausos às 9h06. “Obtivemos telemetria do módulo de pouso. É um momento muito importante porque vamos poder acompanhar a descida agora nas próximas cinco horas até o pouso”, disse Paolo Ferri, chefe de operações da ESA, no controle da missão em Darmstadt.
Em breve veremos as imagens de despedida tiradas pelo Philae de sua nave-mãe, a Rosetta. O pouso deve acontecer por volta das 13h30, e a confirmação virá 28 minutos depois.
07h03 – CONFIRMAÇÃO DE SEPARAÇÃO! Segundo a Agência Espacial Europeia, o módulo de pouso Philae se separou da sonda Rosetta conforme planejado e já está a caminho da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. O sinal que confirmou a manobra foi recebido com uma salva de palmas por cientistas e engenheiros no controle da missão em Darmstadt (Alemanha), após alguns segundos de apreensão. No espaço, agora são 22,5 km que separam o Philae de seu objetivo final, e eles serão percorridos em cerca de sete horas. Haverá muita tensão, pois um dos dispositivos do módulo que facilitariam o pouso não está funcionando.
Checagens foram feitas durante a madrugada, e um sistema chamado Active Descent System (Sistema de Descida Ativa) não se comportou como deveria. Ele é basicamente um pequeno jato de gás que serviria para empurrar o Philae na direção do cometa durante a fase final de aproximação. Sua função era diminuir o risco de um “rebote” (o módulo bater no solo e voltar ao espaço), forçando-o para baixo. Contudo, as tentativas de ativá-lo não foram bem-sucedidas. Por isso, para o pouso, os arpões que servirão para prender o módulo ao cometa terão de bastar para impedir o “quique”.
Na próxima hora, a Rosetta fará uma nova manobra para se recolocar na melhor posição para observar com segurança a descida do Philae. E por volta das 9h o controle da missão voltará a receber o sinal da sonda, que transmitirá os primeiros dados recebidos do Philae — incluindo fotos de “despedida” de sua nave-mãe, com quem ele viajou ao longo da última década até chegar a esse momento crucial.
06h35 – A essa altura, o módulo de pouso Philae já se separou da sonda Rosetta e avança vagarosamente na direção da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Não teremos a confirmação do início dessa manobra até que se passem mais 28 minutos — tempo que leva para que os sinais de rádio da espaçonave atravessem os 511 milhões de quilômetros que a separam da Terra. Começa aqui uma jornada de cerca de sete horas até a chegada ao solo.
06h25 – Pelo roteiro pré-programado, o módulo de pouso Philae já deve estar operando por suas próprias baterias, em antecipação à separação da sonda Rosetta, que deve acontecer em mais dez minutos. Tudo acontece de acordo com instruções encaminhadas de forma antecipada pelo controle da missão. Não há possibilidade de interferir no processo.
05h07 – A sonda europeia Rosetta já iniciou os procedimentos para liberar o módulo Philae na histórica tentativa de realizar o primeiro pouso suave num cometa. A última manobra antes da separação, destinada a posicionar a espaçonave na órbita ideal, aconteceu às 4h30 (de Brasília), e o controle da missão da ESA, em Darmstadt (Alemanha), já transmitiu à espaçonave o derradeiro sinal para o início da tentativa. A partir daqui, não há mais ponto de retorno.
A descida deve ser iniciada às 6h35, mas o sucesso do começo da manobra só deve ser confirmado 28 minutos depois — é o tempo que os sinais de rádio, viajando à velocidade da luz, levam para sair das imediações do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a 511 milhões de quilômetros de distância, e chegar à Terra.
O trajeto até o solo, 22,5 km, deve consumir cerca de 7 horas, com pouso marcado para aproximadamente 13h35 (e confirmação de sucesso ou fracasso por volta das 14h03).
O Philae vai praticamente cair no cometa. Giroscópios ajudam a controlar sua orientação e, nas proximidades da superfície, dois arpões serão disparados para ancorá-lo ao solo — tudo para evitar que ele não “quique” no cometa e volte para o espaço, dada a baixa gravidade gerada pelo astro. O local do pouso não pôde ser determinado com alta precisão, e a forma irregular do cometa também não ajuda. Se ele cair sobre uma rocha pontiaguda demais, ou num barranco mais íngreme, ba-bau.
Enquanto o módulo de descida segue a caminho do chão, a Rosetta fará uma nova alteração de órbita para obter as melhores imagens da região de pouso, na esperança de detectar o Philae intacto e bem já na superfície.
As últimas análises do solo feitas com as imagens mais próximas obtidas pela sonda orbital indicam que as chances de sucesso são de cerca de 75% — melhores do que as que circulavam na semana passada (50%) e próximas das inicialmente projetadas antes que a sonda partisse da Terra (70%). Há um clima de cauteloso otimismo. Mas não há nada garantido, exceto o estrondoso sucesso que já representou a própria sonda orbital, a um custo de 1,2 bilhão de euros.
A noite foi agitada no controle da missão. Antes de receber o quarto e último “OK” para a manobra, a sonda passou por outras checagens. A primeira, às 17h de ontem, confirmou que a Rosetta estava na órbita prevista para a manobra de pouso. A segunda, às 22h, confirmou que os comandos estavam prontos para ser carregados na espaçonave e que o orbitador estava em boa forma para as manobras. E a terceira, à 0h30 desta quarta, confirmou que o módulo Philae estava pronto.
Você pode acompanhar o pouso ao vivo no site da missão ou ficar por aqui mesmo. O Mensageiro Sideral estará de olho, trazendo todas as novidades assim que elas acontecerem, com atualizações em tempo real.
Espetacular, não vejo a hora de chegar logo as 14:00hs, quero ver fotos, será que vai rolar uma filmagem? Abraços!!! Sucesso!!!
Maravilha, o Universo é a minha válvula de escape se estou triste ou angustiado, quando olho pra ele numa noite escura estrelada, ou vejo estas notícias maravilhosas e contemplo toda sua grandiosidade e generosidade, diante de nossos problemas cotidianos que vivemos neste pontinho azul perdido na vastidão cósmica. Vida longa ao Philae e beijos no lindo Churyumov-Gerasimenko.
Eu adoro futebol, chego a ficar ansioso, mas a ansiedade que estou para ver este evento dar certo, está muito grande. VAMOS LA ROSETTA… VAI DAR TUDO CERTO.
kd o link ??
http://rosetta.esa.int/
HAHAHAHAHA!!!
Pena que aqui no trabalho só consigo ver o stream, sem ouvir =/ Vai que é tua Philae!!
Bom dia Dr. Salvador é incrível como o homem evoluiu na ciência do cosmos. Parabéns pessoal da Rosseta e Philae. Sucesso. Se possível nos dê informações dos equipamentos sediados em Marte. Salvador vc deveria criar um site, mantendo este claro) para nos dar aula de como funciona o espaço sideral, a começar pelo nosso “lar” que é o sistema solar. Por exemplo como funciona o sol. Dizem que tem espaçonaves de outras galáxias indo para lá para se abastecer de energia. É possível? Nem vida extraterrena sabemos se existem. Se colocarmos Marte na mesma posição da terra será que ele seria transformado? Uma nave pode se aproximar ou ir ao Sol para pesquisa? Se as estrelas se localizam a trilhões de KM da terra, como as enxergo a noite e não normalmente os planetas, tais como Marte?
Ronald, é uma boa sugestão! Abraço!
Quem está de fora fazendo as fotos?
A Rosetta está tirando fotos do Philae, e o Philae tirou fotos da Rosetta. 😉
Salvador, qual será a velocidade de aproximação da sonda pouco antes do contato?
Opa… desconsidera Salvador… vi que já está respondido… hehe
1 m/s.
Boa sorte nesta missão
trem de pouco aberto. …dá pra ouvir o som daqui.
sucesso Philae !
Opa! uma dúvida tem como medir a velocidade em Km/hrs e qual seria a velocidade desde cometa ?
Tcharles, a velocidade do cometa é irrelevante, uma vez que a Rosetta está em órbita dele, se deslocando pelo sistema solar junto dom ele. O Philae saiu a 0,2 metro por segundo e vai chegar à superfície a cerca de 1 m/s.
Bom, de acordo com o link que voce colocou la embaixo (da localização da sonda), lá diz que (hj) o cometa está a uns 18,37 Km/s… ou uns 66.132 Km/h !
Aí está. Mas, como eu disse, pouco importa, porque a sonda está em órbita do cometa, avançando junto com ele. 😉
1,2 bilhão de Euros!!!!!!!!! Meu Deus…o Estado Islâmico arrancando cabeças, o ebola já dizimou 5 mil pessoas, a fome dizimando milhões por todo o mundo, Israel atacando a Palestina onde mais de 2 mil pessoas já morreram e outras milhares vivem em condições de miséria e total instabilidade psicossocial…o planeta inteiro entrando em colapso, e as potências investindo 1,2 bilhão de euros no pouso de um módulo em um cometa? E o pior é que ainda tem gente aqui dizendo que essa dispendiosa futilidade espacial é fascinante? Acredito que nós seres humanos estamos na parte decrescente da parábola que é a evolução, espero estar vivo antes do fim!
Na verdade, o custo total da missão foi de 1,2 bilhão de euros. Isso, claro, inclui os milhares de técnicos, engenheiros, executivos e burocratas que trabalharam nela e deixaram de passar fome por causa disso. O módulo de pouso representa apenas um quinto deste valor, mais ou menos. Mas se você computar o número de pessoas inspiradas a seguir carreiras em ciência (qualquer ciência) por conta disso, inclusive a ciência que vai curar o ebola, que vai ajudar a combater o estado islâmico, que vai melhorar o desempenho das plantações e combater a fome, que vai unir povos inimigos em objetivos comuns, que vai aumentar nossa consciência sobre a necessidade de proteger o planeta, então você vê que foi uma pechincha. Claro, você claramente não foi inspirado por ela. Fico eu aqui a imaginar o que você anda fazendo para resolver esses problemas que citou… (Insira som de grilos aqui.)
Nem perca tempo discutindo com apedeutas…
Exato Salvador Nogueira!
As pesquisas espaciais são responsáveis por muita da tecnologia que usamos no dia a dia, inclusive na área médica.
Toda ciência, toda pesquisa pode gerar benefícios para outras áreas e deve ser incentivada!
Salvador seria ótimo um filtro nos posts, comentários como o do senhor acima não agregam nada a este maravilhoso acontecimento.
Sou a favor da liberdade de expressão. Deixemos todo mundo falar. 😉
Maravilhoso teu comentário. Parabéns.
O Quirino, me ajuda aí amigo. A evolução se dá em dois sentidos. Uma dela são os cientistas criando tecnologias para o conhecimento deste Universo tão maravilhoso e outra são os cientistas criando métodos para a extinção dos problemas causados por nós mesmos. Este é um dos dinheiros mais bem empregados pelos governos.
o dia que seus netos se borrarem de medo quando um asteroide vier em direção à terra e esses cientistas descobrirem um jeito de evitar nossa extinção vai achar que esses 1.2 bi foram bem gastos.
quanta ignorância sem essas aventura espaciais , o mundo estaria nas trevas com pouco mais de 2,5 bilhões de seres humano na terra ,,esses 4 ,5 bilhões estão vivo graça a corrida espacial , só em em 1959 , o foram descoberta duas tecnologia que prolongou avida na terra que equivale dezenas de trilhões de dólares . o relógio de césio , e e o laser para medição , sem essas ferramenta ,jamais teríamos abundancia de alimento , remédio , e as vacinas , e cura de vários tipos de câncer ,,,, e estudo do ebola , ,, se você for intelectual ,eu vou entender , pois intelectual ama miséria e desgraça e critica tudo que é correto ,e todos vive do estado
Ao infinito e além……….. SUCESSO!!!!!
Salvador, bom dia.
Em sua opinião qual a tarefa mais difícil e complexa: Enviar aquele mega laboratório para Marte ou pousar este neste cometa?
Abraços!
Pousar neste cometa. Pousar em Marte, bem ou mal, já foi feito muitas vezes. Alguma coisa já foi aprendida. Este aqui é a primeira tentativa.
É ultra gratificante ver pessoas de alto nível compartilhando conhecimentos sobre o nosso universo sideral. Muito obrigado a todos vocês. Também estou ansioso quanto ao pouso do Philae.
Concepção artistica em plena era de 4k, coloquem as 2 opções, se é que é verdade.
Que duas opções?
Salva, você é meu ídolo!
Além de manter o melhor blog da internet, ainda consegue tempo para responder os comentários sem sentido.
Vamos Philae!!
A concepção artística e foto real tirada la.
Esse negocio de concepção artística da margem para 2 coisas:
Sera que tudo isso é verdade? Ou
O que eles veem la que não podem/querem mostrar?
Ou será que os dados ainda estão descendo da espaçonave por rádio, após viajar 500 milhões de km, a passo de tartaruga, e o blogueiro pegou uma concepção artística para não deixar os leitores só imaginando o que está acontecendo? 😉
kkkkkk Salvador wins !
FLAWLESS VICTORY!
Quanto vc ganha pra fazer esse papel ridiculo que faz?
NAda?
Putz é bufão por natureza.
Não sabia que isso foi lançado a 10 anos atras (?)
MAs mesmo assim o que se vê sempre são concepção artistica, deveriam por a foto real seja ela como for e tbm a foto artistica.
Ou será que tem gente que subutiliza a massa cinzenta?
Parabens ROSETTA , desejo um pouso suave e tranquilo sem repique.
Fico muito chateado em ver comentários desnecessarios como os dos senhores Jose Augusto Diniz e Augsto se não soube votar e colocou algum Politico ruim mude o seu modo de pensar, um assunto cientifico merece um comentário no minimo ligado ao fato e não a Politica, vamos abrir a cabeça gente, vamos usar ainteligencia, e parabens aos demais comentários.
São a mesma pessoa, utilizando esse chato papinho clichê de falar de política em tudo que é assunto. Realmente lamentável.
É fascinante as coisas do espaço, sempre que viajo para o sítio do meu sogro que fica a 16km distante da cidadezinha,nas noites como não tem o clarão das luzes das grandes cidades o céu é um espetáculo a parte, é sentar em uma cadeira com a viola na mão e ficar observando um céu repleto de estrelas,posso dizer que da pra observar três vezes ou mais o número de estrelas que observamos nas grandes cidades , por vezes da pra ver estrelas cadentes, e é claro passamos a imaginar os segredos que o espaço esconde. Feliz de quem mora em um lugar como este e tem todas as noites o privilégio de assistir este espetáculo.
Esse tipo de missão, além da beleza, tem como principal aumentar o conhecimento da nação. A parte menos importante é pousar no cometa. Tudo o que aprendeu com o projeto será usado para enriquecer mais ainda os EUA.
O que uma nação precisa para ser rica não é de políticos, é de engenheiros, construtores, pensadores. E nisso, os EUA merecem aplausos. Assim como a Russia, que se mantém no centro do mundo com uma engenharia de primeira.
Esse deveria ser nosso objetivo enquanto brasileiros, querendo um país melhor para a próxima geração. Estudos e projetos de construção, e não essa fuga da escola e preguiça, perseguindo sempre a assistência do governo.
Países ricos são chegaram lá sem motivo. Eles trabalham duro e estudam mais ainda.
Essa lição ainda não aprendemos. Enquanto isso, vamos vendo outra bandeira no espaço, que não será a nossa.
Realmente, deu gosto, prazer ler seu comentário. Criticar países mais avançados parece ser o esporte preferido do mundo. Eles trabalham duro para conseguir toda esta projeção. Vamos sim conquistar o espaço, nos transportar ao infinito com o tempo … temos séculos para isso!
Uma dúvida: se a missão é da Agência Européia, por quê você acha que quem vai se beneficiar são os EUA? (Nem estou entrando no mérito dos seus argumentos, por desnecessário).
Bom dia Salvador
Estou te acompanhando desde que cheguei ao trabalho, mas como alguem escreveu anteriormente, imagens ou videos diretos da NASA ou da ESA são bloqueados na empresa.
Surgindo algo interesante, o que provavelmente vai ocorrer, vc vai postar?
Sou seu seguidor a muito tempo.
Obrigado. Abraço.
Osmerildo, estou aqui, de plantão. Saindo novidades, postarei! 🙂
Sou apaixonado pelo espaço sideral e seus mistérios, espero que sonda Rosetta atinja com sucesso o objetivo final pousando o modulo Philae no cometa, proporcionando um fantástico estudo sobre as origens do nosso universo.
Muito interessante, mas ainda acho que a colonização da Lua, com a construção de uma enorme base fixa, com capacidade de abrigar umas 3 dezenas de pesquisadores e/ou turistas, seja algo bem mais interessante. O problema é mandar um ser humano a 400 mil km de distância e pousá-lo com segurança num corpo celeste.
Não tem problema algum, já fizeram isso 6 vezes. O “problema” é manter uma base sustentável lá, o que também não será problema pois os Chineses já estão testando algo do tipo. Aguarde que em algumas décadas teremos uma base lá.
Sensacional!! Go, Rosetta, Go!
Estou acompanhando também.
A família Çarnei já invadiu e já são os maiores latifundiários da lua!
Hmmm.. não.
Tinha que surgir alguém para dar o seu “achômetro”. Colonizar a Lua, que bobagem.
Não é bobagem. É possível. E só uma questão de tempo.
Bom dia Salvador.
Maravilhosas as suas postagens. Minha internet corporativa não me permite acessar o site oficial, então graças a você é que estou acompanhando o desenrolar da missão. Muito obrigado.
Tamos aí! 🙂
Bom dia Salvador,será que deu ruim a missão?
Até agora tudo bem!
Saver, nada do sistema de descida ativa ainda?
Ele provavelmente pifou. A única outra possibilidade é que esteja funcionando e os sensores de pressão tenham pifado, mas isso é bem improvável.
Bom dia, Salvador.
Sobre a sonda “Aster” que pesquisadores brasileiros pretendem lançar em 2017 para orbitar um asteroide, existem novas informações ?
Está mesmo confirmada ?
Que eu saiba, não tem dinheiro. É só uma ideia.
Bom Dia Salvador,
Acho incrível e fantástica estas missões no espaço
sideral. Parabéns aos cientistas e engenheiros. Porque a ciência é mais devagar na área da saúde. Por exemplo cura do câncer. Acho até que existe, mas não divulgam. Ou estou errada? Parabéns a vc tb que escolheu esta área de jornalismo.
Favor responder. Obrigada
Edilva, a ciência anda bem depressa na área da saúde, mas não tanto quanto gostaríamos. Por quê? Porque testes em humanos exigem tempo e precisam preencher certos pré-requisitos éticos. Você não pode sair por aí testando remédios novos de qualquer jeito, porque vai acabar matando um monte de gente desse jeito. Por isso, qualquer medicamento novo leva uma década para chegar ao mercado.
Prezado, concordo em partes. É fato e notório que há interesses econômicos envolvidos. Inúmeros são relatos e filmes (baseados em fatos reais) de protelação de divulgação de descobertas. Lamentavelmente.
Você não leu sobre o tratamento para regeneração da medula espinhal a partir de células olfativas do nariz e do bulbo olfativo? Apareceu até no “Fantásticú”. Acho que a cura de todas as paraplegias é um avanço e tanto, concorda?
Parabéns pela missão inédita da nave Rosetta e do módulo Philae, um verdadeiro avanço tecnológico e cientifico na exploração do espaço sideral ainda muito desconhecido e misterioso, do nosso universo. Um assunto encantador e apaixonante para nós seres humanos limitados. Torcemos para um sucesso dessa missão que poderá revelar muitos segredos desse universo infinito aos nossos olhos.
BOA SORTE PHILAE, DESCERÁS NO COMETA COM SUCESSO ABSOLUTO.
O ser humano esta cada vez mais próximo de fazer contato com seres extra terrestre, acredito que a partir de 2020 faremos contato, boa sorte a todos
TB ACREDITO JOSÉ. não sei se até 2020..mas está próximo. eu já vi um ufo, e não foi de tão longe não.
Como diz Arnaldo Antunes, estamos atrás de novos planetas para fazermos filiais. Não bastasse destruir o nosso, queremos agora colonizar e destruir o universo. Mas tudo isso não ofusca o fato de ser um feito histórico para a humanidade.
Salvador, somente por curiosidade, você poderia nos dizer alguma referência de localização aproximada em que se encontram a sonda roseta e o cometa no sistema solar? Abraços.
Rafael, a Rosetta e o cometa estão na região do cinturão de asteroides: http://sci.esa.int/where_is_rosetta/
Agradecido. 🙂 Ansioso aqui acompanhando as atualizações.
Olá, tenho uma dúvida muito grande quanto as imagens, porque as imagens no espaço são sempre preto e branco, mesmo com a evolução da tecnologia?
Allan, as imagens coloridas exigem a combinação de vários filtros diferentes captando frequências diferentes de luz. Elas são recombinadas e reprocessadas para formar algo parecido com o que nós veríamos. Mas, em termos científicos, muitas vezes as imagens coloridas são desnecessárias.
Aqui tem umas imagens do P67 em cores:
http://i.imgur.com/K8uVQNe.jpg
http://i.imgur.com/upIdE6u.jpg
😉
Fantástico! Como a ciência e a tecnologia vem avançando a cada ano. Estou torcendo pelo sucesso dessa missão.
Há muito o que se explorar no espaço. Para isso o ser humano já pode se considerar muito evoluído, mas, não podemos nos descuidar de nosso querido planeta terra, onde temos (ou tínhamos) todos os recursos naturais, necessários para nos servir, enquanto seres viventes, aqui, antes antes ele, nosso planeta, se transforme em uma “”Marte””, amanhã
Este e um grande passo,para futuras missoes.
Espero que esta missão, consiga o sucesso almejado.
Torcendo aqui e acompanhando a transmissão da NASA:
http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/
Rosetta nao tem nada a ver com NASA , Rosetta e` europeia da ESA http://rosetta.esa.int/
Tem instrumentos da Nasa na Rosetta, e eles estão transmitindo o pouso também. 😉
A NASA TV transmitirá sobre a Rosetta a partir das 11, veja o timeline no site que postei.
😉
isso é melhor que uma partida de futebol. se ganhar, todo mundo ganha, se perder todo, mundo perde.
um desafio técnico sem precedentes, um marco na história e muita gente nem se dá conta.
“vai lá rosetta!!!””” “tamo junto, e misturado!!”
Tive um sonho acordado agora, deveria enviar nossos Politícos Municípais, Estaduais e Federal, para este COMETA, teriamos uns BRASIS mais Digno, de JUSTIÇA para com toda a População!!!!
Vai enviar você, eu e todos que estamos postando aqui também? Todos os brasileiros somos corruptos por natureza (embora eu ainda não me considere um, visto que passei dos 40 sem incorrer em erros dessa natureza); isso não é privilégio de políticos. Papinho mais clichê!
Pena que é um sonho meu, se pudesse mandar nossos Governantes, Municipais, Estaduais e federal, para este COMETA teriamos um BRASIL co Exelente Justiça!!!!!!!!!!
Você já postou com o outro nick esse mesmo papinho clichê.
Você já postou esse mesmo papinho clichê com o outro nick.
Você postou esse comentário já. 😀
😉
cientificamente falando, é um feito monumental para a humanidade. Torço para que a descida tenha sucesso.
Uma missão muito linda,chegar a esta altura e ser controlada via terra e uma façãnha estraordinaria fico muito feliz por saber que a nossa tecnogia esta bem avançada.
Salvador Nogueira, bom dia, Peço que se for possivel, publique informações sobre as Sondas Voyager 1 e 2, se ainda tem comunicação delas com a terra, também sobre informações do que elas encontram por onde passam….. Estarei ansioso para ver essa materia….. Forte abraço…..
Clodoaldo, esta foi a última que publiquei sobre as Voyagers. Elas seguem em operação, mas não há novos resultados.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/128788-sonda-voyager-1-deixa-o-sistema-solar.shtml
É um feito maravilhoso da tecnologia
Vamos ao espaço e não controlamos o clima e poluição em nosso mundo.
Que possamos evoluir e usar o vasto conhecimento que temos , para cuidar bem do nosso planeta.
Será que um dia , teremos uma equipe brasileira fazendo algo semelhante? Talento temos, só nos falta apoio. sds a todos.
Estou ancioso para o que chegue logo 14:00hrs
com uma otima noticia………
Também estou ANSIOSO
FANTÁSTICO !!!!!
DESEJO SUCESSO À EQUIPE E AO PROJETO.
Fantástico essa situação de mandar algo controlável a essa distância. Imaginar que uma onda de rádio possa viajar 511 milhões de km em 28 minutos é algo que minha simples mente ainda não pode conceber. Mesmo que os resultados finais não sejam os esperados, o dinheiro gasto com pesquisa tecnológicas são sempre bem empregados. Torço para que tenham êxito nesta tentativa.
Aos apaixonados pelo espaço e admiradores de façanhas incríveis, UM ÓTIMO DIA!!
Sem dúvida, um grande marco!! Torcemos para que haja o máximo de sucesso, mas independente do resultado final, é uma grande experiência. Parabéns a toda a equipe pela experiência e por nos proporcionar este acompanhamento…
Muito bom ver a exploração espacial voltando a mídia, espero que cada vez mais com mais ênfase, e vamos torcer para que dê tudo certo no pouso do Philae, estou ancioso.
Estamos todos ANSIOSOS
INTERCEPTAR O COMETA JÁ PODE SER CONSIDERADO UM FEITO INCRÍVEL E MUITO NOS TROUXE EM CONHECIMENTO.
TER A CAPACIDADE DE POUSAR UM ARTEFATO CONTROLADO A ESSA DISTÂNCIA NÃO SERIA NADA MENOS DO QUE FANTÁSTICO.
INDEPENDENTE DO RESULTADO, TODA A EQUIPE ESTÁ DE PARABÉNS.
BOA SORTE PHILAE
Bom dia mais especial, Salvador!
Todos os apaixonados pelo espaço, vamos todos cruzar os dedos e esperar pelo êxito no pouso.
Assisti ao homem descendo na Lua em 1969 e pelas narrativas do Salvador pude “assistir mentalmente” as operações da descida do Philae no cometa. Espero fazer muitas horas extras nesta vida para assistir a muito mais. Obrigado, Salvador.