AO VIVO: pouso histórico num cometa
O módulo Philae pousou com sucesso na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko às 13h35 do dia 12 de novembro de 2014, tornando-se o primeiro artefato humano a realizar um pouso suave num astro desse tipo. Ao longo dos próximos dias, o veículo estudará de perto o cometa, em busca de pistas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar e possivelmente sobre a origem da vida na Terra. Abaixo, as últimas novidades da missão, neste dia histórico para a exploração espacial.
17h26 – A última atualização do dia apresentou mais dúvidas que respostas. Ainda não há a certeza de que o Philae esteja firmemente fixado ao solo. E a última imagem divulgada foi a do ROLIS, postada às 16h36. Amanhã saberemos mais, quem sabe com imagens direto da superfície do cometa? Fique ligado e não perca a cobertura completa deste dia incrível para a astronáutica na Folha desta quinta-feira!
16h36 – O site da ESA divulgou a imagem do instrumento ROLIS, que mostra o que havia embaixo do Philae conforme ele foi descendo. Sensacional.
14h42 – A SORTE FAVORECE OS AUDAZES! Informações da telemetria: pouso foi muito suave, mas os arpões não dispararam, assim como o sistema de descida ativa (que já parecia estar defeituoso na checagem antes do pouso). As operações em solo continuam, e os engenheiros estudam a possibilidade de tentar redisparar os arpões, para garantir que o módulo permaneça fixado à superfície. De toda forma, ao menos para o momento, o Philae está estável e operacional na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Imagens do local do pouso são prometidas para daqui uma hora.
14h33 – Enquanto não aparecem as primeiras fotos da superfície do cometa, fique com este “adeus” da Rosetta, registrando a partida do Philae rumo ao pouso bem-sucedido.
14h11 – Telemetria confirma que as garras prenderam o Philae à superfície. A festa é geral no quartel-general da ESA. A humanidade pela primeira vez realiza um pouso num cometa. E este é só o começo da aventura. “É um grande passo para a civilização humana”, diz Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia. Em breve, imagens direto do Churyumov-Gerasimenko.
14h03 – O PHILAE POUSOU!
13h35 – …o Philae pode já ter pousado. A previsão de pouso era esta: 13h35. Mas temos de esperar ainda 28 minutos para o sinal chegar à Terra. Isso se o pouso aconteceu na hora esperada, a despeito das incertezas. Isso se houve mesmo um pouso. A poucos instantes do momento decisivo, tudo até agora saiu conforme o planejado e dá para sentir o otimismo em alta no controle da missão. Mas a tensão também é muito perceptível, quase tanto quanto a areia fina que aguarda o Philae na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. A qualquer momento agora saberemos.
12h39 – NO CAMINHO CERTO! A ESA acaba de informar que imagens capturadas pela sonda Rosetta (ainda não divulgadas) mostram que o módulo de pouso Philae está na trajetória planejada para a descida no cometa Churyumov-Gerasimenko. O pouso deve acontecer em aproximadamente uma hora, com confirmação 28 minutos depois. Mas há grande incerteza sobre o momento exato do pouso, com uma janela de 40 minutos.
12h20 – IMAGEM DA ROSETTA TIRADA PELO PHILAE! É borrada, é sem processamento, mas é a nave-mãe Rosetta registrada numa imagem obtida pelo módulo de pouso Philae, dando adeus no início de sua jornada até a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Quando a imagem entrou no telão, uma salva de palmas foi inevitável no centro da ESA em Darmstadt, na Alemanha. “Até o momento, é mais do que sonhamos”, diz Jean-Pierre Bibring, cientista responsável pela ÇIVA, câmera do Philae que fez o registro e que também deve mandar as primeiras imagens da superfície do cometa, se o pouso der certo.
A baixa qualidade se deve ao reflexo do Sol e ao movimento giratório do módulo, conforme se afastou da Rosetta. Ainda assim, vê-se um dos paineis solares com clareza na imagem, assim como o núcleo do satélite.
“Hoje é mais que importante”, disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA. “Isso é algo para a história.” O pouso deve acontecer em pouco mais de uma hora, e a confirmação de sucesso deve vir por volta das 14h.
11h27 – A ESA confirma oficiamente o que já havia indicado sem querer 20 minutos atrás. Todos os dados esperados do Philae até este ponto chegaram e mostram que a separação da Rosetta ocorreu conforme o planejado. Na tela de um computador, abaixo, tivemos um vislumbre do que seria uma foto obtida pelo instrumento ÇIVA (pronuncia-se “shiva”), que é a câmera responsável pela obtenção das imagens de “despedida” da sonda. Não é nada que possamos identificar de imediato. Quem sabe com processamento aparece alguma coisa? De toda forma, diz a agência que tudo segue bem. Estamos a mais ou menos duas horas do pouso…
11h07 – TÁ NO AR? O pessoal da ESA está se atrapalhando na transmissão ao vivo e falando coisas interessantes sem notar que estão sendo ouvidos. Já sabemos, por exemplo, que o primeiro pacote de dados científicos do Philae, colhidos durante a descida, está sendo descarregado e deve estar disponível em minutos. Ele deve incluir fotos de despedida que o módulo de pouso fez de sua nave-mãe, a Rosetta. Fique ligado!
09h28 – TREM DE POUSO ABERTO! Os dados que vêm do módulo Philae indicam que ele está pronto para seu encontro com a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko, em aproximadamente quatro horas. “Temos a telemetria, e o lander está girando e o trem de pouso foi aberto”, informou Stephan Ulamec, gerente do módulo de pouso. Até agora, céu de brigadeiro na tensa operação de descida.
09h12 – SINAL DE VIDA DAS DUAS ESPAÇONAVES! Olhares angustiados, mais uma vez. Durante alguns minutos, parecia que algo havia dado errado. Mas o sinal da Rosetta foi recuperado como esperado e, com ele, também as transmissões do Philae. Mais aplausos às 9h06. “Obtivemos telemetria do módulo de pouso. É um momento muito importante porque vamos poder acompanhar a descida agora nas próximas cinco horas até o pouso”, disse Paolo Ferri, chefe de operações da ESA, no controle da missão em Darmstadt.
Em breve veremos as imagens de despedida tiradas pelo Philae de sua nave-mãe, a Rosetta. O pouso deve acontecer por volta das 13h30, e a confirmação virá 28 minutos depois.
07h03 – CONFIRMAÇÃO DE SEPARAÇÃO! Segundo a Agência Espacial Europeia, o módulo de pouso Philae se separou da sonda Rosetta conforme planejado e já está a caminho da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. O sinal que confirmou a manobra foi recebido com uma salva de palmas por cientistas e engenheiros no controle da missão em Darmstadt (Alemanha), após alguns segundos de apreensão. No espaço, agora são 22,5 km que separam o Philae de seu objetivo final, e eles serão percorridos em cerca de sete horas. Haverá muita tensão, pois um dos dispositivos do módulo que facilitariam o pouso não está funcionando.
Checagens foram feitas durante a madrugada, e um sistema chamado Active Descent System (Sistema de Descida Ativa) não se comportou como deveria. Ele é basicamente um pequeno jato de gás que serviria para empurrar o Philae na direção do cometa durante a fase final de aproximação. Sua função era diminuir o risco de um “rebote” (o módulo bater no solo e voltar ao espaço), forçando-o para baixo. Contudo, as tentativas de ativá-lo não foram bem-sucedidas. Por isso, para o pouso, os arpões que servirão para prender o módulo ao cometa terão de bastar para impedir o “quique”.
Na próxima hora, a Rosetta fará uma nova manobra para se recolocar na melhor posição para observar com segurança a descida do Philae. E por volta das 9h o controle da missão voltará a receber o sinal da sonda, que transmitirá os primeiros dados recebidos do Philae — incluindo fotos de “despedida” de sua nave-mãe, com quem ele viajou ao longo da última década até chegar a esse momento crucial.
06h35 – A essa altura, o módulo de pouso Philae já se separou da sonda Rosetta e avança vagarosamente na direção da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Não teremos a confirmação do início dessa manobra até que se passem mais 28 minutos — tempo que leva para que os sinais de rádio da espaçonave atravessem os 511 milhões de quilômetros que a separam da Terra. Começa aqui uma jornada de cerca de sete horas até a chegada ao solo.
06h25 – Pelo roteiro pré-programado, o módulo de pouso Philae já deve estar operando por suas próprias baterias, em antecipação à separação da sonda Rosetta, que deve acontecer em mais dez minutos. Tudo acontece de acordo com instruções encaminhadas de forma antecipada pelo controle da missão. Não há possibilidade de interferir no processo.
05h07 – A sonda europeia Rosetta já iniciou os procedimentos para liberar o módulo Philae na histórica tentativa de realizar o primeiro pouso suave num cometa. A última manobra antes da separação, destinada a posicionar a espaçonave na órbita ideal, aconteceu às 4h30 (de Brasília), e o controle da missão da ESA, em Darmstadt (Alemanha), já transmitiu à espaçonave o derradeiro sinal para o início da tentativa. A partir daqui, não há mais ponto de retorno.
A descida deve ser iniciada às 6h35, mas o sucesso do começo da manobra só deve ser confirmado 28 minutos depois — é o tempo que os sinais de rádio, viajando à velocidade da luz, levam para sair das imediações do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a 511 milhões de quilômetros de distância, e chegar à Terra.
O trajeto até o solo, 22,5 km, deve consumir cerca de 7 horas, com pouso marcado para aproximadamente 13h35 (e confirmação de sucesso ou fracasso por volta das 14h03).
O Philae vai praticamente cair no cometa. Giroscópios ajudam a controlar sua orientação e, nas proximidades da superfície, dois arpões serão disparados para ancorá-lo ao solo — tudo para evitar que ele não “quique” no cometa e volte para o espaço, dada a baixa gravidade gerada pelo astro. O local do pouso não pôde ser determinado com alta precisão, e a forma irregular do cometa também não ajuda. Se ele cair sobre uma rocha pontiaguda demais, ou num barranco mais íngreme, ba-bau.
Enquanto o módulo de descida segue a caminho do chão, a Rosetta fará uma nova alteração de órbita para obter as melhores imagens da região de pouso, na esperança de detectar o Philae intacto e bem já na superfície.
As últimas análises do solo feitas com as imagens mais próximas obtidas pela sonda orbital indicam que as chances de sucesso são de cerca de 75% — melhores do que as que circulavam na semana passada (50%) e próximas das inicialmente projetadas antes que a sonda partisse da Terra (70%). Há um clima de cauteloso otimismo. Mas não há nada garantido, exceto o estrondoso sucesso que já representou a própria sonda orbital, a um custo de 1,2 bilhão de euros.
A noite foi agitada no controle da missão. Antes de receber o quarto e último “OK” para a manobra, a sonda passou por outras checagens. A primeira, às 17h de ontem, confirmou que a Rosetta estava na órbita prevista para a manobra de pouso. A segunda, às 22h, confirmou que os comandos estavam prontos para ser carregados na espaçonave e que o orbitador estava em boa forma para as manobras. E a terceira, à 0h30 desta quarta, confirmou que o módulo Philae estava pronto.
Você pode acompanhar o pouso ao vivo no site da missão ou ficar por aqui mesmo. O Mensageiro Sideral estará de olho, trazendo todas as novidades assim que elas acontecerem, com atualizações em tempo real.
Ver ao VIVO é espetacular… Obrigado Salvador por postar o link para nos leigos acompanhar…
http://rosetta.esa.int/
Abraços!!!
Estou assistindo pelo site da ESA. Os caras estão umas pilhas!!!!! Também pudera!
SERA QUE DEUS MORRERA HOJE? Filosofia Religiao e Bolsas Familia ficarao bem frustrados se a missao for bem sucedida.
Brincadeira!! Deus nunca morrera dentro de nos. Precisamos de algo para acreditar porem ja ta mais do que na hora de DEIXAR A CIENCIA tomar conta e mudar o paradigma da existencia humana. Quem sabe algumas boas e convincentes respostas nao acalmem a humanidade para o que esta prester a vir .
Salvador o delay, em português o atraso, retardo de 20 minutos no sinal é bem parecido com as missões em Marte a expectativa da missão deve ser como bater um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, abraço suas explanações são muito boas. parabéns!
Salvador, caso ela quique no cometa (esperamos que isso não aconteça, para o bem da ciência), acaba sua missão ou vai ser aproveitada em outras observações?
No site da ESA ao vivo : http://rosetta.esa.int/
parece que ainda não confirmaram o pouso.
http://sci.esa.int/where_is_rosetta/ mostra a trajetória desde o lançamento. Não esqueça de ligar o traço completo (full path) para ver as alterações na órbita. Emocionante.
É muito legal mesmo. Gosto de observar a velocidade do cometa: como ela sobe e cai, de acordo com o efeito estilingue e com as “puxadas” .
sim esse eh mto bom e vc pode mudar o ângulo da tela. mto bem feito!
Excelente indicação de link… a quantidade de cálculos que foram feitos para resolver problemas de aceleração e aproximação do satélite sem chocar com o cometa deve ter sido absurda, na minha modesta opinião comparo esse evento com a descida do homem à lua.
Salvador, então o Philae não trará amostras pra Terra? Grata
Não.
Essa foi minha preocupação desde que soube desta missão: se tem gente que não acredita sequer que o homem foi à lua, como acreditarão que amostras do solo de um cometa que nunca chegarão à Terra para análises posteriores podem comprovar a existência de vida fora de nosso planeta (isso no caso da Philae encontrar indícios bacteriológicos no cometa)? Ainda assim, convencer os céticos é só um minúsculo detalhe perto do que está por vir.
Exatamente! Tem gente que acha que a única função de uma missão assim é mostrar PARA ELA que a missão existiu!
Grande passo para humanidade! Vai dar certo.
Salvador,
Há tempos venho acompanhando seu trabalho, embora nunca eu tenha emitido comentários. Mas hoje… é diferente. Embalado pela emoção motivada pelo seu texto, e a imagem da “despedida” do Philhae, parabenizo-o pelo seu brilhante trabalho. Desejo que este trabalho, que é de uma excelência indicustível, continue irretorquível.
Ta chegando a hora, torcida total!!!
Salvador! Afinal, qual é a trajetória deste cometa no universo? Você acredita que o mesmo, tendo em vista o seu grande percurso pelo espaço sideral, possa trazer consigo alguma informação, algum material (metal, partícula, etc) que seja útil para a humanidade?
Salvador, uma dúvida que não tem nada a ver com essa missão:
Os planetas do sistema solar, todos eles, orbitam, mais ou menos, o equador do Sol, ou existem orbitas diversas e aleatórias?
Me pergunto sempre se, hipoteticamente, estivesse a bordo de uma nave espacial na órbita da Terra e tivesse de ir a algum planeta, Marte, Jupiter ou qualquer outro, se deveria “subir” ou “descer”, ou simplesmente “ir”, pois em determinado momento da viagem “encontraria” algum planeta, devido à sua própria trajetória (órbita).
Obrigado e parabéns pelo blog.
Rapaz, descer se for para dentro do sistema, subir se for para fora.
Desculpa, Salvador, mas não entendi.
Poderia explicar?
Quando você vai pra dentro do Sistema, você cai com relação ao Sol. Quando você vai pra fora, você sobe com relação ao Sol. Sempre que você deixa a órbita da Terra, entra numa órbita em torno do Sol. Por isso a troca de referencial. 😉
Agora sim!
Valeu.
Meus cumpadi e minhas cumadi, si os seis quize mais informacao , da uma oiada diretu no site das agencia ispacial elropeia:
http://rosetta.esa.int/
É sempre bom esperar, mas creio que boas lições farão parte do cronograma de da missões não tripuladas da ESA e de outras agências mesmo que a acoplagem não se confirme, mas pessoalmente aposto que vai dar certo no frigir dos ovos.
Cheguei galera!!!
Bora na torcida dessa missão histórica. 😀
Alguma coisa muito importante está acontecendo agora no sistema solar, e pode ser decisivo para a qualidade de vida na terra. Ciência é o caminho, a verdade e a qualidade da vida.
Na verdade, o caminho é quem diz ser ele – Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão for por mim.” João 14:6.
O mundo vai se acabar…
Salvador, e o que acontecerá com a Rosetta? Ficará orbitando em torno do cometa ou seguirá viagem rumo ao infinito.
A propósito, estou lendo seu livro, sensacional a maneira como você divulga informações científicas para leigos como eu.
Seguirá em órbita por mais pelo menos um ano e meio!
E depois?
Dispois cumpadi, ela vai di entra nas orbita di transfirencia de hohmann aos redor du praneta Urano, ganha uns delta-V di 100km/s, da uns tchauzim pra Sedna, cruza as nuve di Oort i si incontra com as proxima centauri. Mas vai demora um poquim.
Pelo que entendi, a missão só tem combustível por mais dois anos, no máximo. Depois disso, vão tentar “estacionar” a Rosetta em algum lugar do cometa. Foi isso mesmo?
É isso aí. Mas não é falta de combustível. É que a sonda se afastaria muito do Sol, e não dá para colocá-la em hibernação, como na viagem de ida, e mantê-la em órbita do cometa.
Tensão total…!!!
Notícia mais bacana que já li.
Feito impressionante, enquanto isso aquecemos por aqui.
Salvador me tira uma dúvida.
Uma câmera de 15 MegaPixels custa em torno de 1000 reais, para um projeto de milhões de dólares, pq sempre as imagens que chegam para nós são em baixíssima qualidade? Eles controlam o envio de imagens com qualidade?
Desde já muito obrigado!
Amarra sua câmera de 15 megapixels numa vitrola girando em alta velocidade, atira ela para trás e bate uma foto antes que ela encontre o foco automaticamente, apontando para o Sol. Boa sorte com ela! 🙂
Rss…!!! Melhor que essa explicação só desenhando!!!
riu porque ? será que vc tb não tem duvidas ??
Boa 🙂 😀 🙂 😀
Obrigado pela explicação… 😉
Esses engenheiros da NASA são incríveis mesmo!!!
NASA?
Os da NASA são incríveis, mas os da ESA é que chegaram lá primeiro… 🙂
Errrr desculpa …… eu só leio o título.
Best reality show ever!!!
A cada update trazido pela equipe, é impossível não se emocionar com a tensão, a alegria e o orgulho da ESA com o fato histórico! A emoção do Dr. Churyumov é contagiosa!!
Agora, é aguardar! So far, so good!
28minutos de demora na transmissão a 300.000 km/seg quer dizer que isto está acontecendo há 8milhões e 400mil kilometros de distância correto?
Não, muito mais longe. 28 x 60 x 300.000 = 504 milhões. O número mais preciso é 511 milhões.
Obrigado pela correção Salvador…como o satélite atingiu a velocidade de 66.132 Km/h? Efeito estilingue na órbita de outros planetas?
Isso!
ou então ele esta usando os motores da Mercedes da F1
hihihihihihihihihi……………. nessa você se passou mesmo ….. se tivesse tido paciência e ter parado para pensar 3 segundos, não terias vacilado a pergunta.
Parabéns Salvador. Sempre muito util suas publicações e comentários.
Esse é um feito da ciência espacial muito mais complexo e impressionante que a descida na lua, é um novo salto para o futuro. É a “mão” do homem movendo equipamentos com precisão e tão longe do seu lar, a uma distância realmente considerável de 28 minutos-luz, é a prova de uma grande competência dos técnicos da agência européia ESA. A eles, meus modestíssimos parabéns!
Penso que trabalhar recebendo e enviando dados com um atraso/delay de 28 minutos no sinal é um complicador a + pra missão.E considerando toda essa dificuldade técnica devido a distância colossal da nave e ainda ter que trabalhar o tempo todo no limite máximo da tecnologia sem ter praticamente nenhuma margem de erro e ainda ter feito a nave chegar funcionando 100% e orbitando/acompanhando/fotografando o cometa então tudo isso já é uma grande vitória independentemente do sucesso/fracasso do pouso da nave Philae. Penso que esses caras já mereciam uma estátua em praça pública pois enobrecem/dignificam a raça humana.
Tamo aqui na torcida!!!!!!!!!!!
Em que pé esta a missão neste momento?
no direito
“12h20 – IMAGEM DA ROSETTA TIRADA PELO PHILAE! É borrada, é sem processamento…”
é verdade! e são exatamente estas fotos as mais realistas, as que mais nos fazem sentir como seria estar lá…
Legal demais Salvador !
Para quem não era vivo, tinha idade para entender na época das Apollo, esse evento é o mais próximo que essa geração pode ver de tão emocionante. E agora com toda a facilidade da internet, acompanhando ao vivo.
Torcendo pela ESA ! Go Philae !
Se precesa de um bom Goverrnadorrr para esse Cometa, vote em mim, sou a melhor solução, vamos colocar segurança e a Rota nas ruas ou no solo, e não vamos deixar qualquer aeronave pousar não, vamos construir creches para qualquer alienígena carente, e mandar tudo que arrecadar para Suíça, vote no Paulo Marluce
Desejo pleno êxito aos técnicos de Darmstadt.
Logo o ser humano estará habitando outras partes do Universo, nossa geração atual não verá, mas em menos de 100 anos a humanidade será totalmente diferente dessa que conhecemos, esperamos que a evolução aconteça nos corações e na mente e que a vida e paz seja o grande triunfo. Boa sorte a Philae, mande uma selfie…
bom dia salvador
existe uma possibilidade desse cometa se chocar com nosso planeta ?
Não, sem risco!
Vamos nos cuidar é do planeta terra,lá em cima o nosso mestre Jesus cuida.Já temos muito problemas na terra sem solução .
Vá à merda.
Idiotas como essa Maria jose MAGALHÃES pINHO é que fazem esse planeta ruim e votam no PT.
vá a merda 2 e enfie esse idiota do J Cristo no seu c.
nossa, quanta gente mal educada… está certo que aqui não é o lugar ideal para falarmos de jesus cristo… mas pra q essa agressão toda? tenho formação científica, amo o universo e a ciência, sou católico e isso não me atrapalha em nada, simplesmente vou lá 1x por mês na igreja faço minha oração, ajudo crianças carentes e nunca dou um centavo pra igreja católica… se alguns ateus q se acham mais inteligentes q todos soubessem pelo menos respeitar a opção do outro… o q tem a ver Dilma com religião?? (eu nunca votei no PT e nunca votarei)… se uma pessoa desse tivesse o mínimo de estudo e conhecimento não xingaria outra de forma gratuita… ofendendo-a pela religião… cometendo crime inclusive… mas não vou perder meu tempo com pessoas q sequer devem ter aberto a constituição do próprio país e pelo menos ler os 5 primeiros artigos… voltando ao assunto da notícia: SIMPLESMENTE FANTÁSTICO… Q O POUSO SEJA BEM SUCEDIDO!!!
Vá à merda você também, obrigado.
não vou não… vou continuar aqui sentado na minha cadeira… ou vc tem capacidade de fazer alguém “ir a merda”??… vai lá e conta tudo p sua mãe… “mãe tem um cara q discorda de mim na internet… já xinguei ele todinho, mas não resolveu… buá buá buá”aproveite e peça um pouquinho mais de educação que ela falhou em te dar…
vou não… de nada…
INFELIZMENTE não tenho a capacidade de levar ninguém à merda (a não ser que eu defeque em cima do sujeito, mas isso seria demais até pra mim. Nem curto esses jogos bizarros), mas posso sugerir a ida. Se preferir, de uma forma mais educada:
Por favor, poderia fazer a gentileza de IR À MERDA? Obrigado.
😉
concordo.
tem sempre que ter um… (bla bla bla do criador) aff
Que boca suja
Vá você também.
Boca suja e zangado
“mamãe! já xinguei todo mundo na internet pq elas acreditam em deus e eu fui criado sem educação, não sei o q é ter uma família e todo mundo q fala de deus perto de mim eu vou xingar… buá buá buá…”… “meu filho pare com isso… volte lá pro seu computador… vc é normal… o fato de nunca ter tido uma namorada e passar o dia inteiro na internet é normal hj em dia… esse povo não sabe de nada…”… é impressionante como as pessoas se identificam em poucas palavras… mesmo atrás de um computador (achando q estão protegidas e no “anonimato”…)
Faltou o “feio, bobo e cara de pastel”
E mostrar a língua:
😛
Pronto, não falta mais!
kkkkkk… 😀
Tem gente que merece umas borduadas pra ficar ligeiro.
Arrepia, EU! 🙂
Pior que perco meu precioso tempo que poderia ser usado para gongar imbecis mais qualificados, mas não, tenho que ficar voltando páginas e páginas para mandar moleques babacas mijões criados a leite com pera e ovomaltine ir à merda..
Vê se pode!
Tá aqui fazendo o quê, Rodrigo Corintiano?
Ainda não voltou naquele post da cebola do outro blog para explicar sua falta de honestidade intelectual em dizer que suicídio é maior em países ricos, quando eu te comprovei com os dados da OMS que não, que é maior em países religiosos (exceto o Japão).
Fanático é sempre assim: quando se vê sem argumentos, foge e depois acha outro lugar pra despejar suas baboseiras religiosas, sempre da pior forma possível…!
Os analfabetos científicos não veem sentido em nada.
Lá em cima aonde?
AMÉM IRMÃ, espero que você vá direto…
Então vaza do computador e vai pra rua resolver os problemas. Seu mestre Jesus está vendo você perder tempo precioso de sua vida lendo material herege.
Acho inútil responder uma idiota que se pensa religiosa (nao eh ou não perderia tempo com coisas que não acredita). Ela entra para encher o saco e sai. Nem vai ler as respostas. Ou seja, a pior especie de chata que existe. Melhor sempre ignorar.
Deixa de ser ignorante!!!!
Um dos maiores problemas na Terra sem solução é a religião: tem gente demais se matando ou tornando um inferno a vida dos que não acreditam exatamente nas mesmas coisas.
Se Jesus fosse resolver algo, deveria começar aparecendo e dizendo qual das trocentas denominações que dizem ser a religião cristã correta está realmente certa.
Porque essa bazófia toda é culpa dele! Além de não ter feito nada de verdadeiramente útil pela humanidade, deixou esse “probleminha”…
Claro, isso considerando que ele teria existido, o que eu duvido completamente.
Perfeito SAlvador. Como vc comentou na sua postagem de 11h27, de fato vc antecipou a primeira imagem da separação, tal como eles estão dizendo ao vivo agora!!
QUE TAL AGRADECERMOS TAMBÉM PELOS TRAUMAS, ANGUSTIAS, DECEPÇÕES, SOFRIMENTO E MORTE DE MILHÕES DE PESSOAS DURANTE A 1ª E 2ª GUERRAS MUNDIAIS PARA PODERMOS TER O AVANÇO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA DOS NOSSOS DIAS ? EXEMPLO: ANTIBIÓTICOS/VACINAS/ANESTÉSICOS/TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS/ANTI-HIPODÉRMICOS/ SISTEMA A JATO/BOMBA ATÔMICA/ETC E ETC. OBS.: ALEGRIA E CONTENTAMENTO DE UNS PELA DESGRAÇA E SOFRIMENTO DE OUTROS = VAMOS EM FRENTE = ISSO É A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA. VAMOS EM FRENTE !!!!!!!!!!
“Obrigado a todos que o rapaz citou!”
Agora voltemos à programação normal.
verdade, mas a matéria fala de outro assunto. Não vejo motivo para coparação neste momento.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nada a ver!!
Errado!
Problemas de guerra, inclusive a criação das bombas atômicas, não são culpa da ciência, mas da política.
No caso das bombas atômicas, não tinha jeito: ou os Aliados desenvolviam antes do Eixo do Mal, que já estava quase lá, ou hoje correríamos o risco de termos outra história.
Aproveitando, estude algo mais do que o misticismo que o seu apelido evidencia para entender isso.
E olha que eu acho o Krishnamurti legal, hein!
me tira uma dulvida salvador esse cometa tem possibilidades de uma aproximação drastica com nosso planeta ?
Não. Sem risco.
Esse cometa esta tão longe mais de 500 milhoes de quilometros. Como diz a matéria a nave Rosetta esta a uma decada no espaço para chegar no cometa.
Olá Salvador, parabéns pelo seu trabalho! Acompanhando pelo site a transmissão foi mostrado esse vídeo muito interessante abordando o projeto Rosetta, vale a pena conferir. Segue o link http://www.youtube.com/watch?v=H08tGjXNHO4.
Quirino: Talvez a ciência – um belo dia – venha a conseguir curar a miopia mental. Entre na fila e, quem sabe, se esse dia chegar, você passará enxergar um palmo adiante de seu atual intelecto.
Miopia mental?! Sério? Você sequer tentou infirmar de uma maneira simétrica os pontos que salientei em razão dessa cruzada espacial… Pois bem, vamos por partes e quem sabe sua debilidade opinativa diminua, afinal de contas, conhecimento que não pode ser compartilhado, de nada serve! E me ponho nessa fila pra curar “miopia mental” todos os dias, pois ninguém é absoluto do ponto de vista intelectual, e gosto de aprender sempre mais! Por outro lado, me parece um desperdício, tanto talento e dinheiro posto no espaço, enquanto a raça humana declina perante os acontecimentos naturais e seus próprios ímpetos; e a ciência meu caro, se perderá junto com a humanidade se não enxergar além de seus atuais avanços! Talvez, se esse dia chegar, vc entenda algo além do que a ciência ensine e até consiga formar um argumento complexo com base em diversos fatores, ao invés de só atacar como um petista ou esquecer que tbm é um ser humano e tbm precisa desse planeta saudável, como paulistas esquecem que são brasileiros como nordestinos e comem do mesmo prato!
miuto bonito,mas em nosso planeta, nao ha sinal,ha vidas mesmos,que estao si acabando por falta de alimentos,agua potavel e outras coisas,e as potencias do mundo gastando todo esse dinheiro,e para que? nao seria melhor cuidar das vidas cuase em formas, do que estar buscando formas de vidas em lugares que nao se pode encontrar?
Não.
Otario, trouxa e burro é vc Sr. EU!
Eu não sou Eu nem tenho procuração para defendê-lo. Mas trouxa é quem entra em blog de ciência/astronáutica e fica com pitacos ambientalóides ou religiosos.
Grato. Here, take my +1
Faltou o “feio, bobo e cara de pastel!”
E mostrar a língua também!
😛
Más assim não vamos ter o que destruir, precisamos de outro planeta e de preferência já com bastante vidas.
KKKKK… acho muito engraçado quando algum leitor faz esse tipo e comentário” DEVEMOS CUIDAR DAS VIDAS AQUI NA TERRA”. Prezado , não se esqueça que nos países pioneiros desses programas os índices de criminalidades são quase nulos, o crescimento econômico chega a ser exponencial comparado aos do Brasil, o nível de educação é elevado, o nível de tecnologia infinitamente superiores entre muitas outras coisas que se ficarmos enumerando vamos perder horas, dias, semanas, e ate mesmo anos.
Então parabéns e sucesso a esses países que fazem o suficiente pelo povo e que ate sobra oportunidades para esse tipo de bravata.
Então, enquanto eles desenvolvem alta tecnologia e exploram o universo, nos ficamos aqui com um super crescimento econômico de 0000000,29%, corrupção a vontade, violência, desemprego, aumento da miséria E BOLSA FAMÍLIA.
é vdd a agencia espacial poderia ter levado voce e esse seu comentário medonho para esse cometa e isolar voces dois la!
José Souza, por que você comprou um computador então? se tem crianças famintas por aí precisando de comida, e convenhamos, comida é mais importante que computador né?
Tá vendo como vc é patético Jose? Ta vendo como é incoerente? Quando a Agência Européia gasta com tecnologia útil vc reclama, mas vc nao deixa de gastar com tecnologia fútil né? Quer dizer, o dinheiro dos outros deve ser 100% empregado em causas humanitárias, mas o seu obviamente não é aplicado para isso.
Esse eu não sou eu, ok?
Voce não seria tão carinhoso assim…. a gente sabe.
ehehehheeh
Claro que sou!
Ó só!
<3
S2
Dois coraçõezinhos pra você!
E há pessoas perdendo tempo atrás de informação que não entendem. Dispenda mais do seu tempo tenta ajudar as pessoas à sua volta, enquanto a ciência que você não entende faz a parte dela. Se os homens da caverna tivessem se contentado apenas em caçar e exaurir os recursos de que dispunham, estaríamos extintos há anos. Se cientistas ouvissem a voz da ignorância e acreditassem que a Terra é plana, nem habitaríamos a América hoje. A Terra e o Sol um dia vão deixar de provir vida á espécie humana e a única opção de sobrevivência estará fora do sistema solar. Mas, se deixarmos para nossos tataranetos resolverem isso na véspera, já será muito tarde.
Vai arrumar o que fazer, amigo. Tipo aprender a escrever em Portugues….
É melhor fazer como o Brasil mesmo. Distribuir bolsa esmola pra tudo quanto é lado enquanto os europeus investem em educação e tecnologia. Afinal, o que eles conseguiram com isso mesmo?
A que velocidade viaja um cometa como esse ?
A velocidade dele estimada em 134 mil km por hora
Em uma das entrevistas o cientista falou que os primeiros instrumentos da sonda começaram a ser idealizados na década de 70. A expectativa lá deve ser enorme. Imagina a decepção se o pouso não acontecer…..
Olá Salvador,
Li sobre o seu livro e quero compra-lo ainda esta semana. Acabei de ler “Por que o mundo existe?” do Jim Holt, e achei formidável. O universo nos fascina e revela uma vasta extensão de espaço e tempo da qual conhecemos apenas uma parte relativamente minúscula. è estimulante porém deprimente…
Por que “deprimente”, Fabio?
Salvador , qual site acompanho ao vivo? Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho.
Walter Monteiro
Vai no site da Rosetta: rosetta.esa.int
Nossa, cara ! Cada vez que tento entender suas matérias, mas perdido fico…Nem imaginava que seria possível ” monitorar ” um cometa com um módulo espacial…ACHO QUE VOU VOLTAR PRA MINHA CAVERNA…
Um cometa é um objeto ativo, ou seja, ele se transforma ao longo do tempo (no caso, conforme se aproxima do Sol). Por isso uma das grandes sacadas da missão Rosetta é encontrar o cometa quando ele está longe do Sol e ir monitorando-o conforme ele se aproxima, para registrar as mudanças que ocorrem. Volta pra caverna, não. Fica aí, toma mais uma. rs
E quando estiver próximo do Sol,o módulo está preparado para não sofrer danos?
Não. Em tese, a missão nominal dele dura cinco dias. Espera-se que ele possa sobreviver mais tempo e monitorar essas mudanças in loco. Mas aí já seria um bônus. Ninguém sabe se ele vai aguentar. Se começar a sublimar gelo na região em que ele está, ele pode muito bem ser danificado ou ser “expulso” do cometa. Veremos. Primeiro, vamos torcer pra ele conseguir pousar. Não é trivial.
Estou torcendo mais do que para o Brasil na copa.
Bom dia, Salvador,
Há algum tempo li que uma imagem enviada de Marte leva 20 minutos até chegar à Terra, bem como sinais de comunicação. No caso deste aparato que orbita o cometa, quanto tempo leva uma imagem ou sinal de comunicação de lá para cá? Então, estamos assistindo uma ocorrência com quanto tempo de atraso?
Obrigado. Abçs.
28 minutos! Um cadinho mais longe que Marte! 🙂
para o alto e avanti!
Salvador, seu trabalho é esplêndido, torço muito para que seja cada vez mais valorizado. Tendo visto a primeira versão de “Cosmos” na TV, depois lido o livro homônimo quando adolescente e recentemente tendo ficado boquiaberto com a refilmagem (Neil deGrasse Tyson), eu só tenho a agradecer por esta sua missão de divulgação de conhecimento científico de altíssima qualidade. Já estou nos “40”, em uma fase “entre empregos” (que inclusive está me possibilitando testemunhar esta cobertura de casa ao vivo… hehe), e é muito improvável que eu inclua algo astronômico ou cosmológico em meu tão bagunçado currículo. Mas é extremamente encorajador ver que seu esforço contribui de alguma forma para a formação e condução dos jovens cérebros deste país. Só temos que te agradecer. E, por favor, continue! Este é um trabalho essencial! =)
Valeu, Luís! Abraço!
Salvador, uma dúvida:
para se manter orbitando o cometa, a Rosetta usa algum tipo de propulsor, para se ajustar e assim não perder o cometa?
Se usa, como é acionado o propulsor?
Abraço e parabéns pela cobertura!
Sim, usa. Ela tem pequenos propulsores-foguete que usa para manobras orbitais.