AO VIVO: pouso histórico num cometa
O módulo Philae pousou com sucesso na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko às 13h35 do dia 12 de novembro de 2014, tornando-se o primeiro artefato humano a realizar um pouso suave num astro desse tipo. Ao longo dos próximos dias, o veículo estudará de perto o cometa, em busca de pistas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar e possivelmente sobre a origem da vida na Terra. Abaixo, as últimas novidades da missão, neste dia histórico para a exploração espacial.
17h26 – A última atualização do dia apresentou mais dúvidas que respostas. Ainda não há a certeza de que o Philae esteja firmemente fixado ao solo. E a última imagem divulgada foi a do ROLIS, postada às 16h36. Amanhã saberemos mais, quem sabe com imagens direto da superfície do cometa? Fique ligado e não perca a cobertura completa deste dia incrível para a astronáutica na Folha desta quinta-feira!
16h36 – O site da ESA divulgou a imagem do instrumento ROLIS, que mostra o que havia embaixo do Philae conforme ele foi descendo. Sensacional.
14h42 – A SORTE FAVORECE OS AUDAZES! Informações da telemetria: pouso foi muito suave, mas os arpões não dispararam, assim como o sistema de descida ativa (que já parecia estar defeituoso na checagem antes do pouso). As operações em solo continuam, e os engenheiros estudam a possibilidade de tentar redisparar os arpões, para garantir que o módulo permaneça fixado à superfície. De toda forma, ao menos para o momento, o Philae está estável e operacional na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Imagens do local do pouso são prometidas para daqui uma hora.
14h33 – Enquanto não aparecem as primeiras fotos da superfície do cometa, fique com este “adeus” da Rosetta, registrando a partida do Philae rumo ao pouso bem-sucedido.
14h11 – Telemetria confirma que as garras prenderam o Philae à superfície. A festa é geral no quartel-general da ESA. A humanidade pela primeira vez realiza um pouso num cometa. E este é só o começo da aventura. “É um grande passo para a civilização humana”, diz Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia. Em breve, imagens direto do Churyumov-Gerasimenko.
14h03 – O PHILAE POUSOU!
13h35 – …o Philae pode já ter pousado. A previsão de pouso era esta: 13h35. Mas temos de esperar ainda 28 minutos para o sinal chegar à Terra. Isso se o pouso aconteceu na hora esperada, a despeito das incertezas. Isso se houve mesmo um pouso. A poucos instantes do momento decisivo, tudo até agora saiu conforme o planejado e dá para sentir o otimismo em alta no controle da missão. Mas a tensão também é muito perceptível, quase tanto quanto a areia fina que aguarda o Philae na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. A qualquer momento agora saberemos.
12h39 – NO CAMINHO CERTO! A ESA acaba de informar que imagens capturadas pela sonda Rosetta (ainda não divulgadas) mostram que o módulo de pouso Philae está na trajetória planejada para a descida no cometa Churyumov-Gerasimenko. O pouso deve acontecer em aproximadamente uma hora, com confirmação 28 minutos depois. Mas há grande incerteza sobre o momento exato do pouso, com uma janela de 40 minutos.
12h20 – IMAGEM DA ROSETTA TIRADA PELO PHILAE! É borrada, é sem processamento, mas é a nave-mãe Rosetta registrada numa imagem obtida pelo módulo de pouso Philae, dando adeus no início de sua jornada até a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Quando a imagem entrou no telão, uma salva de palmas foi inevitável no centro da ESA em Darmstadt, na Alemanha. “Até o momento, é mais do que sonhamos”, diz Jean-Pierre Bibring, cientista responsável pela ÇIVA, câmera do Philae que fez o registro e que também deve mandar as primeiras imagens da superfície do cometa, se o pouso der certo.
A baixa qualidade se deve ao reflexo do Sol e ao movimento giratório do módulo, conforme se afastou da Rosetta. Ainda assim, vê-se um dos paineis solares com clareza na imagem, assim como o núcleo do satélite.
“Hoje é mais que importante”, disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA. “Isso é algo para a história.” O pouso deve acontecer em pouco mais de uma hora, e a confirmação de sucesso deve vir por volta das 14h.
11h27 – A ESA confirma oficiamente o que já havia indicado sem querer 20 minutos atrás. Todos os dados esperados do Philae até este ponto chegaram e mostram que a separação da Rosetta ocorreu conforme o planejado. Na tela de um computador, abaixo, tivemos um vislumbre do que seria uma foto obtida pelo instrumento ÇIVA (pronuncia-se “shiva”), que é a câmera responsável pela obtenção das imagens de “despedida” da sonda. Não é nada que possamos identificar de imediato. Quem sabe com processamento aparece alguma coisa? De toda forma, diz a agência que tudo segue bem. Estamos a mais ou menos duas horas do pouso…
11h07 – TÁ NO AR? O pessoal da ESA está se atrapalhando na transmissão ao vivo e falando coisas interessantes sem notar que estão sendo ouvidos. Já sabemos, por exemplo, que o primeiro pacote de dados científicos do Philae, colhidos durante a descida, está sendo descarregado e deve estar disponível em minutos. Ele deve incluir fotos de despedida que o módulo de pouso fez de sua nave-mãe, a Rosetta. Fique ligado!
09h28 – TREM DE POUSO ABERTO! Os dados que vêm do módulo Philae indicam que ele está pronto para seu encontro com a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko, em aproximadamente quatro horas. “Temos a telemetria, e o lander está girando e o trem de pouso foi aberto”, informou Stephan Ulamec, gerente do módulo de pouso. Até agora, céu de brigadeiro na tensa operação de descida.
09h12 – SINAL DE VIDA DAS DUAS ESPAÇONAVES! Olhares angustiados, mais uma vez. Durante alguns minutos, parecia que algo havia dado errado. Mas o sinal da Rosetta foi recuperado como esperado e, com ele, também as transmissões do Philae. Mais aplausos às 9h06. “Obtivemos telemetria do módulo de pouso. É um momento muito importante porque vamos poder acompanhar a descida agora nas próximas cinco horas até o pouso”, disse Paolo Ferri, chefe de operações da ESA, no controle da missão em Darmstadt.
Em breve veremos as imagens de despedida tiradas pelo Philae de sua nave-mãe, a Rosetta. O pouso deve acontecer por volta das 13h30, e a confirmação virá 28 minutos depois.
07h03 – CONFIRMAÇÃO DE SEPARAÇÃO! Segundo a Agência Espacial Europeia, o módulo de pouso Philae se separou da sonda Rosetta conforme planejado e já está a caminho da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. O sinal que confirmou a manobra foi recebido com uma salva de palmas por cientistas e engenheiros no controle da missão em Darmstadt (Alemanha), após alguns segundos de apreensão. No espaço, agora são 22,5 km que separam o Philae de seu objetivo final, e eles serão percorridos em cerca de sete horas. Haverá muita tensão, pois um dos dispositivos do módulo que facilitariam o pouso não está funcionando.
Checagens foram feitas durante a madrugada, e um sistema chamado Active Descent System (Sistema de Descida Ativa) não se comportou como deveria. Ele é basicamente um pequeno jato de gás que serviria para empurrar o Philae na direção do cometa durante a fase final de aproximação. Sua função era diminuir o risco de um “rebote” (o módulo bater no solo e voltar ao espaço), forçando-o para baixo. Contudo, as tentativas de ativá-lo não foram bem-sucedidas. Por isso, para o pouso, os arpões que servirão para prender o módulo ao cometa terão de bastar para impedir o “quique”.
Na próxima hora, a Rosetta fará uma nova manobra para se recolocar na melhor posição para observar com segurança a descida do Philae. E por volta das 9h o controle da missão voltará a receber o sinal da sonda, que transmitirá os primeiros dados recebidos do Philae — incluindo fotos de “despedida” de sua nave-mãe, com quem ele viajou ao longo da última década até chegar a esse momento crucial.
06h35 – A essa altura, o módulo de pouso Philae já se separou da sonda Rosetta e avança vagarosamente na direção da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Não teremos a confirmação do início dessa manobra até que se passem mais 28 minutos — tempo que leva para que os sinais de rádio da espaçonave atravessem os 511 milhões de quilômetros que a separam da Terra. Começa aqui uma jornada de cerca de sete horas até a chegada ao solo.
06h25 – Pelo roteiro pré-programado, o módulo de pouso Philae já deve estar operando por suas próprias baterias, em antecipação à separação da sonda Rosetta, que deve acontecer em mais dez minutos. Tudo acontece de acordo com instruções encaminhadas de forma antecipada pelo controle da missão. Não há possibilidade de interferir no processo.
05h07 – A sonda europeia Rosetta já iniciou os procedimentos para liberar o módulo Philae na histórica tentativa de realizar o primeiro pouso suave num cometa. A última manobra antes da separação, destinada a posicionar a espaçonave na órbita ideal, aconteceu às 4h30 (de Brasília), e o controle da missão da ESA, em Darmstadt (Alemanha), já transmitiu à espaçonave o derradeiro sinal para o início da tentativa. A partir daqui, não há mais ponto de retorno.
A descida deve ser iniciada às 6h35, mas o sucesso do começo da manobra só deve ser confirmado 28 minutos depois — é o tempo que os sinais de rádio, viajando à velocidade da luz, levam para sair das imediações do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a 511 milhões de quilômetros de distância, e chegar à Terra.
O trajeto até o solo, 22,5 km, deve consumir cerca de 7 horas, com pouso marcado para aproximadamente 13h35 (e confirmação de sucesso ou fracasso por volta das 14h03).
O Philae vai praticamente cair no cometa. Giroscópios ajudam a controlar sua orientação e, nas proximidades da superfície, dois arpões serão disparados para ancorá-lo ao solo — tudo para evitar que ele não “quique” no cometa e volte para o espaço, dada a baixa gravidade gerada pelo astro. O local do pouso não pôde ser determinado com alta precisão, e a forma irregular do cometa também não ajuda. Se ele cair sobre uma rocha pontiaguda demais, ou num barranco mais íngreme, ba-bau.
Enquanto o módulo de descida segue a caminho do chão, a Rosetta fará uma nova alteração de órbita para obter as melhores imagens da região de pouso, na esperança de detectar o Philae intacto e bem já na superfície.
As últimas análises do solo feitas com as imagens mais próximas obtidas pela sonda orbital indicam que as chances de sucesso são de cerca de 75% — melhores do que as que circulavam na semana passada (50%) e próximas das inicialmente projetadas antes que a sonda partisse da Terra (70%). Há um clima de cauteloso otimismo. Mas não há nada garantido, exceto o estrondoso sucesso que já representou a própria sonda orbital, a um custo de 1,2 bilhão de euros.
A noite foi agitada no controle da missão. Antes de receber o quarto e último “OK” para a manobra, a sonda passou por outras checagens. A primeira, às 17h de ontem, confirmou que a Rosetta estava na órbita prevista para a manobra de pouso. A segunda, às 22h, confirmou que os comandos estavam prontos para ser carregados na espaçonave e que o orbitador estava em boa forma para as manobras. E a terceira, à 0h30 desta quarta, confirmou que o módulo Philae estava pronto.
Você pode acompanhar o pouso ao vivo no site da missão ou ficar por aqui mesmo. O Mensageiro Sideral estará de olho, trazendo todas as novidades assim que elas acontecerem, com atualizações em tempo real.
Salvador, parabéns! Fico imaginando a quantidade e complexidade dos cálculos matemáticos etc. para chegarem a esse resultado. Deve ser um “estádio lotado” de cientistas. Uma curiosidade besta: os dados obtidos são/serão compartilhados ou fica(m) só com os cientistas da ESA?
o Google já está homenageando o feito……
Salvador,
Parabéns por toda a cobertura. Você foi sensacional!
Um abraço.
Se isso é empolgante para um leigo como eu, imaginem a euforia dos Cientistas envolvidos.
Enquanto isso, aqui no Brasil, não evoluímos em termos de ciência, ainda estamos muitos envolvidos com uma forma de exterminar do meio social políticos corruptos que usurpam dos cofres públicos. Dinheiro que poderia ser usado no campo científico. Viva o Brasil dos PeTralhas !!
É realmente se esse governo do PT continuar vamos vamos continuar cada vez mais atrasados no campo cientificos.(Na verdade atrasado em todas as áreas)
Se você não fosse um fanático, um fundamentalista, você não falaria tanta besteira. É claro que o Brasil está engatinhando no desenvolvimento científico. Mas, considerando esse muito pouco que temos, procure se informar, procure saber, deixando de lado seu fanatismo, quem mais investiu em ciência e tecnologia.
ciência no brasil é para poucos, eu mesmo não pude continuar e nem foi por falta de tirar nota máxima em todas as provas e ter aulas com professores que tinham acesso às bolsas. A coisa é muito elitizada.
quando o cara é extremamente excepcional ou tem a sorte de uma ajuda melhor acaba indo pro exterior ou vai ficar pegando migalhas aqui e lá. Cansei de ver meus professores brigando pelas poucas bolsas e quando conseguiam não repassavam para os alunos da turma.
Cara,
Você está bitolado. Por isso o Brasil não vai para a frente. O seu ódio o impede de ser feliz. A corrupção está sendo combatida, meu caro. Ela existe por todos os lados. É a natureza humana. Não é só o PT, são todos os partidos, Instituições Públicas, empresas, etc. Não direcione seu ódio para um partido somente. O PT está no Poder. Leve isso em consideração. Ao invés de cobrar a expulsão deles, vamos cobrar maior autonomia e e poder para as instituições de controle, especialmente a CGU e o TCU, ainda tão frágeis e inoperantes.
Abra sua mente!
Abraços!
Quando vejo esse tipo de notícia me sinto como se vivesse em outro planeta, muito menos evoluído, com seres menos evoluídos.
Estamos alguns estágios de desenvolvimento atrás desses povos que dominam essas tecnologias aeroespaciais.
Como não ter síndrome de inferioridade diante de tal atraso?
A grande praga que assola nosso país é mentalidade porca e atrasada de nosso povo. Tudo na base do quanto pior melhor.
Do fazer nas coxas, de qualquer jeito. Do nivelar por baixo. De ser rasteiro e mesquinho.
Esse antipetismo profissional não cabe em um comentário sobre ciência.
Qual é a velocidade que esse cometa viaja?
mais de 130 mil quilômetros por hora
Salvador, Parabéns pela matéria. Torci p/ que fosse um sucesso o pouso.
Isso não é um cometa.
É uma nave alienígena que está vindo invadir o planeta terra.
Já pensou??? woooww excelente filme!
NÃO SEI PORQUE ACHAM QUE OS ETS SAO MAUS, OS HUMANOS É QUE SAO . VEJA QUANTO CAOS, DESTRUIÇÃO E DOR A RAÇA HUMANA PRODUZIU EM 40 SÉCULOS .
Permita-me fazer uma pergunta que não te uito haver com o tema! Existe algum registro ou estudo , de que, com o passar dos “tempos” os planetas do sistema solar, tem se aproximado mais do Sol??
Não. Existem estudos que mostram que o sistema solar está em constante expansão, desde o momento da explosão inicial, ou seja, estamos cada vez mais nos afastando do sol. Daqui a alguns bilhões de anos a situação vai complicar. Não se preocupe com isso, pois o homem vai inviabilizar sua própria existência na terra antes disso.
“antes disso o homem irá inviabilizar sua vida na terra”. Bela observação.
Esse eu é um clone! Não sou Eu!
Salvador, boa tarde.
Uma questão vinda de alguém inexperiente no assunto.
A partir deste feito, e sendo certo que os cometas viajam em órbitas extensas ao longo de nossa galáxia, seria possível viabilizar jornadas maiores e mais longas “pegando carona em um cometa” que estivesse passando próximo da Terra?
Seria possível “catapultar” sondas, naves tripuladas, ou outros objetos, após um pouso preliminar num cometa, a partir do ponto mais distante de sua órbita, em direção de locais mais profundos do universo?
Obrigado. Abraços.
Ótima pergunta! Fico me perguntando a mesma coisa.
Fantástico Salvador!!!! Acompanhei por aqui e pelo site da ESA ao vivo…minha empolgação foi tanta que quando li aqui no seu blog O PHILAE POUSOU! tirei foto da tela do note e mandei pra minha esposa…ela não entende nada sobre o assunto, mas eu tinha que compartilhar com alguém!!!!kkkk Parabéns pela matéria. E só para constar…acabei seu livro e estou lendo Stephen Hawking agora (O Universo numa casca de noz)!!! Grande abraço
ENQUANTO ISSO NÓS MORREMOS SEM AGUA PRA BEBER , QUANTA ESTUPIDEZ!!!!!!!!!!!
ANALFABETO!!!
Verdade, então pq vc não poupa o trabalho e já se mata? Um a menos pra consumir o pouco de água que temos!
impressionante m feito historico da humanidade e o POBRE COITADO acima ( fracassado claro na vida) achando estupidez pq esta sem agua affff vai no mercado e compra litros e litros problema seu eh humilde este eh um dos maiores fatos da estoria
Imbecil.
Lamento que existam pessoas tão limitadas…
Isso é reflexo da qualidade da educação do nosso país.
falta agua porque as pessoas nunca se importaram com o que está acontecendo no leito dos rios, olhe em volta e veja quanto lixo no chão, as nascentes destruídas por invasões que praticamente as deixaram irrecuperáveis e ainda a corrupção do dia-a-dia aceita por todos.
veja como o brasileiro se mobiliza para confraternizar seu time de futebol do coração e quantas árvores nativas já deixaram de existir. Note o assoreamento dos rios, agua que era boa para beber.
você não sabia disso? então é cego porque é tudo isso e muito mais que está a sua volta e é a razão de não haver agua disponível.
seu comentário foi mais inútil para você do que imagina.
Excelente cobertura, Salvador e fascinante o feito. O interessante é a Agência Espacial Européia colocando um robô sobre um cometa e em nosso país, nem conseguimos usar um celular direito.
Entrevista prometida para agora as 17hs BRT!
Nada que possa ter acontecido vai abalar esse grande feito dos Europeus. São muitas variáveis que estavam em jogo, e temos que lembrar que todos esses sistemas do Philae estão viajando no espaço a 10 anos, enfrentando temperaturas e condições extremas, então algum defeito não seria demérito nenhum. Tomara que eles consigam pelo menos algum dado sobre a composição do cometa.
Você não acha que isso também é uma farsa?
Sim.. Com certeza é uma farsa. Assim como pouso na lua, marte, foguetes, aviões e bombas nucleares. Nada disso realmente existe. Tudo foi implantado em nossos cérebros usando fios, porque wifi também não existe (malditos, inventaram até o Tesla).
Pois é. Dois pesos e duas medidas. Vai entender o que passa na cabeça desses conspiraciotários…
Se a Philae fosse americana, haveria um monte de idiotas dizendo que é armação. As pessoas não gostam dos Estados Unidos, mas adoram as lâmpadas, toca-discos, aspiradores de pó, pneus etc. inventados por eles…
Fato. Odeiam os EUA mas vão de Nike ao McDonalds postar coisas na Internet com seus iPhones.
HIPOCRISIA LVL OVER 9000!
Tomara que não seja farsa, 🙂 , pois espero eles descubram a composição do cometa. Aliás a densidade achada pelo instrumento osiris é de 0.4 g/cm^3. Gelo tem densidade de 0.9 ou seja esse cometa está bem mais perto de ser uma grande pedra-pome (0.25 de densidade) que um pedra de poeira e gelo.
Sim, mas isso há havia sido anunciado há alguns meses. Tanto que ficaram muito preocupados por acharem que as brocas de gelo nos pés da sonda não seriam suficientes para fixa-la ao cometa. Por isso estavam contando com os arpões (que falharam :/).
Vamos ver o desenrolar da história nas próximas horas…
Mais um com teoria da conspiração, igual ao pouso da lua… será que esse pessoal que acredita nessas teorias da conspiração acham quem a ESA ou a NASA tem dinheiro ou condições de monitorar se mais de 40mil pessoas, entre diretos e indiretos, engenheiros, técnicos, pessoal de apóio, etc, irão um dia contar a verdade? E se é mentira o pouso da lua então porque não apareceu um mísero colaborador para dizer isso?
Não, fio. É que vc não me conhece. Quem não acredita no pouso lunar é o Alfredo. Eu só estava sendo sarcástico.
😉
Detalhe: tenho um amigo americano da Grumman, que participou do projeto dos módulos espaciais, ele dedicou quase 40 anos de sua vida nos projetos e montagens, ganhou a vida e a aposentadoria em função dos módulos lunares… mas tudo isso é uma farsa, não é mesmo? dá licença esse pessoalzinho medíocre…
Inclusive poderia usar sua garra e conhecimento pra me ajudar aqui, ó:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/23/cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
e aqui:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/01/15/mais-cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
Pra cada conspiraciotário que “mato” nascem 7! Tá foda.
Farsa foi a eleição presidencial brasileira.
Prove.
Só para os coxinhas.
Salvador, tenho uma pegunta meio louca e de leigo.
Tem como, na hora em que acionarem os pistões, estes nao perfurarem o solo e apenas empurrar o modulo para fora do cometa?
Tem um bocado de cometa pra baixo. Se bem entendi o que você quis dizer, esse risco eles não corriam.
A velocidade de escape do cometa é estimada em 1m/s, então se não tiver bem fixado pode decolar com um empurrãozinho.
que nada, a supergravidade do cometa não vai permitir que ele escape…
A velocidade de escape se refere a expansão dos gases, que acabam se dispersando. Não é o caso para um objeto sólido. Daí a minha pergunta acima.
Gabriel, pelo que andei lendo por aí, aquele mecanismo que identificaram que estava pifado desde o desacoplamento servia exatamente para compensar o recuo do disparo dos arpões. Como não funcionou (e os arpões também não), não sabemos o que vai acontecer se eventualmente conseguirem dispará-los sem esse mecanismo anti-recuo.
Salvador, parabéns pela cobertura do evento “ao vivo”. Só fico triste porque passei desapercebido. Todo fim de semana eu pegava o Cometa!!!!! 🙂
Brincadeiras a parte, realente eh um sonho encontrar aminoácidos neste pedaço de rocha com poeira e gelo. Quiça o faça!
As fotos são em preto e branco mesmo? ou não existi coloração nenhuma mesmo lá??
Existe sim. As fotos são PB porque não tiveram nenhum processamento ou combinação de filtros para dar cor.
humm.. ok… Parabéns pelo trabalho!!
A Emily Ladkawalla publicou um post com uma foto colorida, mas não consegui encontrá-lo. Não era assim tão espetacular, em termos de cores, digo.
Segue um link dela com fotos de jatos que formam a cauda do cometa: http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2014/09040955-latest-rosetta-navcam-images.html
Eu postei umas fotos coloridas há umas 2 páginas de comentários. Procura lá.
Salvador….
Segue uma pergunta:
Pq todos os cometas viajam em direção ao sol?
Não é exatamente na direção do Sol. Eles viajam em torno do Sol, como a Terra. Só que as órbitas deles são mais achatadas. Numa órbita achatada, o Sol ficaria num dos focos da elipse. Portanto, ora o cometa passa mais perto do Sol, ora mais longe. A órbita da Terra é bem pouco achatada, então esse efeito é quase irrelevante.
Salvador, parabéns pela excelente cobertura do evento.
Uma questão: Ao afastar-se da estrela o cometa reduz o tamanho da cauda; e por consequência, passa a se recompor ou a massa que foi perdida no coma não é reposta?
Certamente uma das prioridades é calcular a idade do gelo seco que há na superfície desse cometa.
Ruy
Não é reposta. A cada aproximação do Sol ele vai perdendo matéria até o ponto onde não existirá mais (ao menos não como conhecemos hoje).
😉
BOA TARDE SALVADOR, MAIS UMA VEZ NOTA 10 PRA VOÇÊ.
🙂
Me corrijam se eu estiver errado, fiz um cálculo em escala só pra ter uma noção:
Digamos q a Terra é uma bolinha do tamanho da letra ‘o’ minúsculo, a lua é um pontinho da letra ‘i’, a lua estaria a 3mm da Terra, e este cometa estaria a 5 metros da Terra.
PS. Parabéns pela cobertura Salvador, rico em detalhes, quando vi a notícia no G1 corri pra cá pq tinha certeza da qualidade das informações.
Renato, agradeço por prestigiar! 🙂
Salvador, duvida de um leigo. Se o sinal de comunicação tem delay de 28 min, podemos crer que qualquer erro que ocorra, seja impossível reverter a tempo?
Com certeza. O pouso foi praticamente automático.
comparando a algo, qual o tamanho da superfície do meteoro, e se a rocha e velocidade a risco de queimar componentes estando no meteoro, obrigado
O cometa tem cerca de 4 km de comprimento na sua dimensão maior. Não é coisa pequena, não. Pelo que entendi, se a Philae ficar bem pousada, o momento mais dramático será quando passarem perto do Sol, então a matéria ejetada pelo cometa devido ao vento solar poderá danificar ou deslocar a nave. Está certo, Salvador?
Salvador, duvida de um leigo. Se o sinal demora cerca de 28min para chegar a Terra, é possível que qualquer problema que ocorrer seja tarde para reverter e ou arrumar?
Sim. Só deu pra torcer durante todo o pouso…
Ainda nada de fotos ? 🙁
Nada. 😛
Salvador, o Philae pode ter pousado de lado em vez de estar na posição correta e talvez com a câmera para o chão? se isso acontecer ela possui algum mecanismo para tomar a posição correta ? Abraço e parabéns..
O trem de pouso do Philae foi projetado para se ajeitar em aclives de até 40 graus, se não me engano. Mas se ele estivesse numa posição bizarra, já saberíamos pela telemetria. A grande questão é se ele está bem preso ao solo.
#estamos no cometa !!!!!!! CA RA CAS !!!!!
Obrigado por responder minha pergunta e pela gozação sr. dono do blog.
Vou ler seu livro, mas pela net e de graça.
Se conseguir, distribua para outros. Toda publicidade é boa publicidade. 😉
Vai corinthia!!
Olá Salvador!
Já estive pessoalmente com um casal de fora do planeta, ou seja, de frente com a evolução.Paz a todos os seres!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
porque tanto peido, para pouca bosta.
Felizes são os ignorantes…eles nem imaginam….
Pra não competir com o monte de bosta que vc tem na cabeça.
kkkkkk
Prova que o ser humano ,quando quer, é capaz de tudo. Me impressiona ainda ter gente buscando explicações para os feitos da humanidade nos ASTRONAUTAS e afins!!
Fantástico ! Para acompanhar ao vivo o ambiente na ESA: http://rosetta.esa.int/
Que maravilha!
Isso ocorreu a 511 milhões de quilômetros da terra. Não quero nem imaginar os milhares de cálculos necessários pra esse feito…impressionante.
E eu que pensava que tudo congelaria a essa distância…
Muito emocionante mesmo. Olha uma foto feita pelo sistema de pouso do lander:
https://twitter.com/elakdawalla/status/532588101806596096/photo/1
Arrepiado!!!
Emocionante. Só de imaginar todas as dificuldades técnicas para concretizar isso, séculos de conhecimento humano… e isso pode ser só o começo…
Parabéns pelo trabalho Salvador!!!
Esse cometa vai seguir o rumo dele e depois passar por aqui novamente. Pergunta: Quanto tempo para ele voltar e se o Philae vai estar ainda ativo?
Me perdoe se a pergunta foi sem sentido nenhum. Sou novato!!! hahaha
Edson, o cometa dá uma volta em torno do Sol a cada 6,5 anos. A ideia é acompanhá-lo com a Rosetta por mais 1,5 ano, e com o Philae, até onde ele aguentar. Mas quando o cometa passar perto do Sol e voltar às profundezas do Sistema Solar, a missão terá de ser encerrada por falta de energia solar para mantê-la em operação.
Porque será que não incluíram um pequeno reator nuclear? Muito perigoso para operar nas altas temperaturas perto do SOL? Tamanho? Complexidade? Tudo isso junto?
Não existe um reator nuclear desenvolvido para uso espacial. No máximo aqueles RTGs, que fornecem só calor a partir de uma fonte radioativa.
Tal como a fonte de energia usada no Curiosity?
Isso.
No periélio, Rosetta e Philae vão sobreviver?
Rosetta provavelmente sim, Philae não sabemos…
Muito obrigado pela resposta Salvador!!
Tudo de bom!!
Olá Edson, a sua pergunta é pertinente, meu caro. E digo mais, não se envergonhe de perguntas que parecem simples, são essas mesmas que os engenheiros envolvidos na missão fizeram a algum tempo atrás. Eu acho que essa sonda vai enfrentar o pior desafio ao chegar perto do Sol colado no cometa. Eu acho que vai fritar mas o pessoal da ESA já deve ter se preocupado com isso. Quanto ao contrário, a Voyager está até mais longe, ativa e operante com a tecnologia de 1977. Então o problema deve ter sido o peso de uma bateria mais robusta, o que impediria o pouso.
Muito obrigado pelo comentário, isso dá mais confiança e mais interesse pelo assunto!!
Valeu!!
Só me resta um último comentário científico sobre o feito: AI, QUE INVEJA!
Incrível o que o homem é capaz de fazer….
pena que não tenha a mesma capacidade de
descobrir a cura do cancer, aids, ebola.
Incrível como conseguimos um feito desse e como ainda existem pessoas vivendo na idade da pedra como aqueles índios no Amazonas! Nosso mundo é mesmo incrível!
A ironia maior Irineu, é saber que a mesma mente que cria e as mãos que executam uma obra como essa, são capazes de destruir o planeta maravilho que vivemos!!!!
A peste bubônica, diabetes, infecções, antes eram fatais. Atualmente são totalmente tratáveis. Descobertas não ocorrem com passe de mágica, é necessário tempo, investimento e também sorte. Se já há tecnologia para chegar ao cometa, ótimo. Se não há cura ainda para algumas doenças, é só questão de tempo.
Eles sao engenheiros, nao médicos! 😛
KKK
Boa tarde, Salvador
Olha, sempre leio suas reportagens, e a propósito, são muito boas e informativas. Bem com uma notícia tão esperada, fiquei emocionada, como também na matéria da curiosity.
Obrigada.
não vão encontrar nada de especial, é só mais uma pedrinha no espaço, parece aquele joguinho de pousar o modulo lunar nos fliperamas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não vão encontrar nada de especial se abrirem essa sua cabeça oca, isso sim. Vai fazer “poc” e sair vapor de peido apenas.
Ótima Resposta …
Bem como você permanecerá na escuridão da sua santa ignorância.
Pode parecer joguinho, só que é REAL, nunca vimos um cometa tão de perto como nesse caso e, se o Philae ficar mesmo pousado, vai permitir análise química do solo, sua composição, e ajudar a entender sobre o surgimento do sistema solar.
Quanto tempo a sonda levou para chegar até o cometa após seu lançamento da terra??
10 anos.
AD ASTRA ET ULTRA!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cara, agora é torcer para que os arpões sejam disparados com ela já em solo. Depois de todo esse trabalho incrível, só faltava ela ser lançada de volta ao espaço.
Foi um prazer acompanhar aqui na sua página a história sendo escrita. O que a humanidade consegue fazer quando dirige sua energia para algo notável assim, não?
OS ARPÕES não dispararam! Isso é sinal de Deus! Com Ele não se brinca, agora quando tudo começar a dar errado não digam que eu não avisei… O homem jamais vai poder brincar com o que só Ele entende!
Galera, ignorem estes comentários. São apenas trolls querendo confetes.
Humm… não.
O que um fanático religioso está fazendo aqui? Deveria estar comparando o Alcorão com a Bíblia.
Ciência para estes fanáticos é como a pedra filosofal, pura lenda.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHA, Cara … para de ser ridículo … HAHAHAHHHAHHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHA
Nada a ver, cara! Vc se ancorou em lugar errado! Cuidado com os arpões ‘maligrinos’!
Bobão religioso.
Acorda mané. É de gente como você que o mundo não precisa.
Calma gente, vamos doutriná-lo para a religião do iluminismo, que é a que realmente liberta. Nessa religião você não precisa pagar dízimo, acender vela, rezar, pagar promessas para ninguém. Basta buscar o conhecimento. Simples, não é…
Primeiramente você acredita em alienigena?
porque se você não acredita, automaticamente não acredita em deus
Sabedoria vós liberta!
Ad astra per aspera!
Que maravilha! É de arrepiar !!!
Humanidade cada vez indo mais longe!
Logo entenderemos o universo e todas suas dimensões.
Logo, estaremos salvos do planeta terra e sua extinção.
Uma ótima cobertura você realizou aqui hoje, Meus Parabéns, Salvador!
Respeitemos os religiosos e os cientistas, cada um tem sua razão. Eu acredito em Deus e também na ciência, fico extasiado com a inteligência humana, homem este segundo minha fé criado por Deus.
Salvador, o que pode acontecer se a sonda Philae não se fixar ao cometa? Ela pode ser lançada ao espaço sideral?
Pode.
Porque? O que poderia alterar este equilíbrio estável alcançado?
Os instrumentos que escavarão o solo, por exemplo.
Tens razão. Obrigado pelo esclarecimento.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem mais um fator bem sério: o vento solar. Ao chegar perto do Sol o vento solar pode varrer a sonda do cometa se ele não se fixar.
Salvador acompanho você a bastante tempo, sua emoção é contagiante. Deve toda a humanidade se entusiasmar com mais este passo. Eu escutei quando tinha + ou – 2 anos e escuto com o mesmo som hoje.
Quem é você, o que você esta fazendo aqui, de onde você veio, para onde você vai. Voltarei a sua presença em breve. Sucesso sempre.
Salvador, se for possivel peço que dê noticias sobre as sondas yovagers. Se ainda recebem os sinais da sonda e aonde ela se encontra. vou aguardar aciosamente seu post sobre as sondas…. Forte abraço
http://voyager.jpl.nasa.gov/where/index.htmNESSE SITE VOCÊ PODE ACOMPANHAR AS INFORMAÇÕES DAS VOYAGER A DISTANCIA QUE ELAS ESTÃO NESSE MOMENTO.
Salvador, parabéns pela reportagem! Poderia me esclarecer uma dúvida, por favor?
Por que a sonda Rosetta não cai rumo ao cometa como o Philae? O que mantém a sonda em órbita ou o que faz o Philae cair?
Um grande abraço.
Obrigado.
O Philae foi direcionado para descer. A Rosetta fez a manobra para colocá-lo nessa trajetória e, depois, fez outra manobra para voltar a uma órbita estável em torno do cometa. Abraço!