AO VIVO: pouso histórico num cometa
O módulo Philae pousou com sucesso na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko às 13h35 do dia 12 de novembro de 2014, tornando-se o primeiro artefato humano a realizar um pouso suave num astro desse tipo. Ao longo dos próximos dias, o veículo estudará de perto o cometa, em busca de pistas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar e possivelmente sobre a origem da vida na Terra. Abaixo, as últimas novidades da missão, neste dia histórico para a exploração espacial.
17h26 – A última atualização do dia apresentou mais dúvidas que respostas. Ainda não há a certeza de que o Philae esteja firmemente fixado ao solo. E a última imagem divulgada foi a do ROLIS, postada às 16h36. Amanhã saberemos mais, quem sabe com imagens direto da superfície do cometa? Fique ligado e não perca a cobertura completa deste dia incrível para a astronáutica na Folha desta quinta-feira!
16h36 – O site da ESA divulgou a imagem do instrumento ROLIS, que mostra o que havia embaixo do Philae conforme ele foi descendo. Sensacional.
14h42 – A SORTE FAVORECE OS AUDAZES! Informações da telemetria: pouso foi muito suave, mas os arpões não dispararam, assim como o sistema de descida ativa (que já parecia estar defeituoso na checagem antes do pouso). As operações em solo continuam, e os engenheiros estudam a possibilidade de tentar redisparar os arpões, para garantir que o módulo permaneça fixado à superfície. De toda forma, ao menos para o momento, o Philae está estável e operacional na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Imagens do local do pouso são prometidas para daqui uma hora.
14h33 – Enquanto não aparecem as primeiras fotos da superfície do cometa, fique com este “adeus” da Rosetta, registrando a partida do Philae rumo ao pouso bem-sucedido.
14h11 – Telemetria confirma que as garras prenderam o Philae à superfície. A festa é geral no quartel-general da ESA. A humanidade pela primeira vez realiza um pouso num cometa. E este é só o começo da aventura. “É um grande passo para a civilização humana”, diz Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia. Em breve, imagens direto do Churyumov-Gerasimenko.
14h03 – O PHILAE POUSOU!
13h35 – …o Philae pode já ter pousado. A previsão de pouso era esta: 13h35. Mas temos de esperar ainda 28 minutos para o sinal chegar à Terra. Isso se o pouso aconteceu na hora esperada, a despeito das incertezas. Isso se houve mesmo um pouso. A poucos instantes do momento decisivo, tudo até agora saiu conforme o planejado e dá para sentir o otimismo em alta no controle da missão. Mas a tensão também é muito perceptível, quase tanto quanto a areia fina que aguarda o Philae na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. A qualquer momento agora saberemos.
12h39 – NO CAMINHO CERTO! A ESA acaba de informar que imagens capturadas pela sonda Rosetta (ainda não divulgadas) mostram que o módulo de pouso Philae está na trajetória planejada para a descida no cometa Churyumov-Gerasimenko. O pouso deve acontecer em aproximadamente uma hora, com confirmação 28 minutos depois. Mas há grande incerteza sobre o momento exato do pouso, com uma janela de 40 minutos.
12h20 – IMAGEM DA ROSETTA TIRADA PELO PHILAE! É borrada, é sem processamento, mas é a nave-mãe Rosetta registrada numa imagem obtida pelo módulo de pouso Philae, dando adeus no início de sua jornada até a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Quando a imagem entrou no telão, uma salva de palmas foi inevitável no centro da ESA em Darmstadt, na Alemanha. “Até o momento, é mais do que sonhamos”, diz Jean-Pierre Bibring, cientista responsável pela ÇIVA, câmera do Philae que fez o registro e que também deve mandar as primeiras imagens da superfície do cometa, se o pouso der certo.
A baixa qualidade se deve ao reflexo do Sol e ao movimento giratório do módulo, conforme se afastou da Rosetta. Ainda assim, vê-se um dos paineis solares com clareza na imagem, assim como o núcleo do satélite.
“Hoje é mais que importante”, disse Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA. “Isso é algo para a história.” O pouso deve acontecer em pouco mais de uma hora, e a confirmação de sucesso deve vir por volta das 14h.
11h27 – A ESA confirma oficiamente o que já havia indicado sem querer 20 minutos atrás. Todos os dados esperados do Philae até este ponto chegaram e mostram que a separação da Rosetta ocorreu conforme o planejado. Na tela de um computador, abaixo, tivemos um vislumbre do que seria uma foto obtida pelo instrumento ÇIVA (pronuncia-se “shiva”), que é a câmera responsável pela obtenção das imagens de “despedida” da sonda. Não é nada que possamos identificar de imediato. Quem sabe com processamento aparece alguma coisa? De toda forma, diz a agência que tudo segue bem. Estamos a mais ou menos duas horas do pouso…
11h07 – TÁ NO AR? O pessoal da ESA está se atrapalhando na transmissão ao vivo e falando coisas interessantes sem notar que estão sendo ouvidos. Já sabemos, por exemplo, que o primeiro pacote de dados científicos do Philae, colhidos durante a descida, está sendo descarregado e deve estar disponível em minutos. Ele deve incluir fotos de despedida que o módulo de pouso fez de sua nave-mãe, a Rosetta. Fique ligado!
09h28 – TREM DE POUSO ABERTO! Os dados que vêm do módulo Philae indicam que ele está pronto para seu encontro com a superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko, em aproximadamente quatro horas. “Temos a telemetria, e o lander está girando e o trem de pouso foi aberto”, informou Stephan Ulamec, gerente do módulo de pouso. Até agora, céu de brigadeiro na tensa operação de descida.
09h12 – SINAL DE VIDA DAS DUAS ESPAÇONAVES! Olhares angustiados, mais uma vez. Durante alguns minutos, parecia que algo havia dado errado. Mas o sinal da Rosetta foi recuperado como esperado e, com ele, também as transmissões do Philae. Mais aplausos às 9h06. “Obtivemos telemetria do módulo de pouso. É um momento muito importante porque vamos poder acompanhar a descida agora nas próximas cinco horas até o pouso”, disse Paolo Ferri, chefe de operações da ESA, no controle da missão em Darmstadt.
Em breve veremos as imagens de despedida tiradas pelo Philae de sua nave-mãe, a Rosetta. O pouso deve acontecer por volta das 13h30, e a confirmação virá 28 minutos depois.
07h03 – CONFIRMAÇÃO DE SEPARAÇÃO! Segundo a Agência Espacial Europeia, o módulo de pouso Philae se separou da sonda Rosetta conforme planejado e já está a caminho da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. O sinal que confirmou a manobra foi recebido com uma salva de palmas por cientistas e engenheiros no controle da missão em Darmstadt (Alemanha), após alguns segundos de apreensão. No espaço, agora são 22,5 km que separam o Philae de seu objetivo final, e eles serão percorridos em cerca de sete horas. Haverá muita tensão, pois um dos dispositivos do módulo que facilitariam o pouso não está funcionando.
Checagens foram feitas durante a madrugada, e um sistema chamado Active Descent System (Sistema de Descida Ativa) não se comportou como deveria. Ele é basicamente um pequeno jato de gás que serviria para empurrar o Philae na direção do cometa durante a fase final de aproximação. Sua função era diminuir o risco de um “rebote” (o módulo bater no solo e voltar ao espaço), forçando-o para baixo. Contudo, as tentativas de ativá-lo não foram bem-sucedidas. Por isso, para o pouso, os arpões que servirão para prender o módulo ao cometa terão de bastar para impedir o “quique”.
Na próxima hora, a Rosetta fará uma nova manobra para se recolocar na melhor posição para observar com segurança a descida do Philae. E por volta das 9h o controle da missão voltará a receber o sinal da sonda, que transmitirá os primeiros dados recebidos do Philae — incluindo fotos de “despedida” de sua nave-mãe, com quem ele viajou ao longo da última década até chegar a esse momento crucial.
06h35 – A essa altura, o módulo de pouso Philae já se separou da sonda Rosetta e avança vagarosamente na direção da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Não teremos a confirmação do início dessa manobra até que se passem mais 28 minutos — tempo que leva para que os sinais de rádio da espaçonave atravessem os 511 milhões de quilômetros que a separam da Terra. Começa aqui uma jornada de cerca de sete horas até a chegada ao solo.
06h25 – Pelo roteiro pré-programado, o módulo de pouso Philae já deve estar operando por suas próprias baterias, em antecipação à separação da sonda Rosetta, que deve acontecer em mais dez minutos. Tudo acontece de acordo com instruções encaminhadas de forma antecipada pelo controle da missão. Não há possibilidade de interferir no processo.
05h07 – A sonda europeia Rosetta já iniciou os procedimentos para liberar o módulo Philae na histórica tentativa de realizar o primeiro pouso suave num cometa. A última manobra antes da separação, destinada a posicionar a espaçonave na órbita ideal, aconteceu às 4h30 (de Brasília), e o controle da missão da ESA, em Darmstadt (Alemanha), já transmitiu à espaçonave o derradeiro sinal para o início da tentativa. A partir daqui, não há mais ponto de retorno.
A descida deve ser iniciada às 6h35, mas o sucesso do começo da manobra só deve ser confirmado 28 minutos depois — é o tempo que os sinais de rádio, viajando à velocidade da luz, levam para sair das imediações do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a 511 milhões de quilômetros de distância, e chegar à Terra.
O trajeto até o solo, 22,5 km, deve consumir cerca de 7 horas, com pouso marcado para aproximadamente 13h35 (e confirmação de sucesso ou fracasso por volta das 14h03).
O Philae vai praticamente cair no cometa. Giroscópios ajudam a controlar sua orientação e, nas proximidades da superfície, dois arpões serão disparados para ancorá-lo ao solo — tudo para evitar que ele não “quique” no cometa e volte para o espaço, dada a baixa gravidade gerada pelo astro. O local do pouso não pôde ser determinado com alta precisão, e a forma irregular do cometa também não ajuda. Se ele cair sobre uma rocha pontiaguda demais, ou num barranco mais íngreme, ba-bau.
Enquanto o módulo de descida segue a caminho do chão, a Rosetta fará uma nova alteração de órbita para obter as melhores imagens da região de pouso, na esperança de detectar o Philae intacto e bem já na superfície.
As últimas análises do solo feitas com as imagens mais próximas obtidas pela sonda orbital indicam que as chances de sucesso são de cerca de 75% — melhores do que as que circulavam na semana passada (50%) e próximas das inicialmente projetadas antes que a sonda partisse da Terra (70%). Há um clima de cauteloso otimismo. Mas não há nada garantido, exceto o estrondoso sucesso que já representou a própria sonda orbital, a um custo de 1,2 bilhão de euros.
A noite foi agitada no controle da missão. Antes de receber o quarto e último “OK” para a manobra, a sonda passou por outras checagens. A primeira, às 17h de ontem, confirmou que a Rosetta estava na órbita prevista para a manobra de pouso. A segunda, às 22h, confirmou que os comandos estavam prontos para ser carregados na espaçonave e que o orbitador estava em boa forma para as manobras. E a terceira, à 0h30 desta quarta, confirmou que o módulo Philae estava pronto.
Você pode acompanhar o pouso ao vivo no site da missão ou ficar por aqui mesmo. O Mensageiro Sideral estará de olho, trazendo todas as novidades assim que elas acontecerem, com atualizações em tempo real.
Sensacional, acredito que a humanidade ganha muito com a diversidade de conquistas espaciais fora da NASA, pois permite outros olhares e pesquisas diferenciadas, parabéns aos cientistas europeus!!!
Grimaldo Oliveira
http://www.aprendavirtual.com
Cara vi na talevisão o asssunto e fiquei interessado achei um assunto muito importante isso é um passo gigante para a humanidade e pelo que eu sei isso foi realizado la na Alemanha. Parabens para todos eles e eu estou fixado no assunto li a noticia toda e despertou minha atenção eu vim ler essa noticia para saber sua rotatoria como era a superficie se havia alguma especie de vida la e etc e recomendo isso para todo mundo acho tão interessante que gosto de satelites desde que eu era criança satelites são um grande avanço tecnologico e olhe que eu so tenho 10 anos 😀
Salvador, e a missão à lua Europa, vai rolar?
Boa pergunta! Estava falando dela ontem com um amigo!
Como no pouso da lua, sempre haverá os descrentes. Mas é um feito extraordinário! E umas das mais alvissareiras perspectivas é a possibilidade de “tirar de circulação” ou ao menos desviar asteróides ou outros corpos celestes potencialmente perigosos para o nosso minúsculo planeta.
“uma” das mais…
Desviar cometas em rota de colisão… Seremos responsáveis por isso agora? Seremos responsáveis?
Deus sempre cuidou disso… Deu-nos Saturno, grande o bastante para atrair para si cometas que poderiam vir a atingir a Terra.
Não sei se seremos responsáveis ou capazes. Entretanto, se o Criador nos permitiu avançar na informática e na meteorologia para que tenhamos modelos matemáticos mais precisos de previsão, foi para que pudéssemos mobilizar as pessoas quando um furacão se aproxima, minimizando mortes e prejuízos…
Além disso, a tecnologia espacial tem seus frutos visíveis no nosso dia a dia, nas comunicações, nos satélites, na internet, na física de materiais e por aí vai…
voce nao esta errado amigo,porém o homem nao usa a inteligência para fins de evolução.Como pode ver a sua volta,nosso planeta está sendo destruido pelo proprio homem! Na minha opnião,o homem deveria primeiro consertar e arrumar as coisas por aqui primeiro,antes de ir para outros lugares e gastar bilhoes em projetos desse tipo! Bastava acreditar em Deus primeiro,que a terra provavelmente não estaria desse jeito que está hoje. Eu acho ridículo essas missões e tenho pena dos governos de acharem poderosos sendo que não são ninguém perante o universo para duvidar de um criador,e mostram a cada dia serem incapazes de manter uma sustentabilidade de sua própria raça em um planeta.Acorda! A vida na terra ta se extinguindo devido a essa busca pela verdade e encontro com Deus,porém como pode perceber os vestígios…nossa civilização possui uns 40 anos desde que o computador foi inventado…já o criador,brincava de criar dinossauros aqui na terra a 200 milhões de anos atrás…acorda!!
Verdade. Tenho uma solução rápida. Se mate. Se todos se matarem, o planeta para de ser destruído!
Pode começar com você, dê o exemplo!
Pura verdade concordo com você! O ser humano fica se gabando com esses feitos e na verdade são cegos para com o próprio planeta.Mas você sabe que por traz disso tudo existe Osmaçons,Os illuminatti e etc… Com certeza tem algo por traz dessa missão,mas o povo nunca saberá a verdade!
“A verdade está lá fora.” – X, Arquivo.
Meu caro, toda a tecnologia que lhe cerca hoje tem sua origem, em maior ou menor medida, na pesquisa espacial. Da internet ao celular, das microondas à microscopia eletrônica, avanços da medicina, da engenharia, da eletrônica e da computação só foram possíveis porque houve alguém que investiu e pesquisou.
SALVADOR NOGUEIRA. ESPERO QUE VOCÊ PUBLIQUE A TRANSMISSÃO VERBAL EM PORTUGUÊS. PARECE QUE HÁ GRANDES COMENTÁRIOS, EM DETALHES, NA PUBLICAÇÃO VERBAL EM INGLÊS. POR FAVOR, TRADUZA. PARABÉNS PELA SUA FORMA DE PENSAR EM QUE O BRASIL DEVE DESENVOLVER SUA TECNOLOGIA E SEU LANÇAMENTO PRÓRIOS, COM RELAÇÃO AO ESPAÇO.
Caríssimo, nem sei onde encontrar uma transcrição integral das entrevistas coletivas e, ainda que os tivesse, não teria tempo para fazer uma tradução completa. Prefiro selecionar apenas as informações mais relevantes. Abraço!
só como espécie somos semelhantes;cabeça,tronco e membros.como intelecto;prevalece-se a mediocridade da maioria,que repousa no conforto do que sua pobre ignorância alcança.
O que mais aterroriza os terraqueios são os asteróides que orbitam o nosso sistema solar, com possibilidades de choque com o nosso planeta, porque não monitorá-los de perto ao invés dos cometas que tamnbém merecem cuidados mais em escala bem menos de colisão.
Me sinto censurado, pois nunca meus emails são publicados.
Primeiro quero elogiar seu trabalho de informar em língua pátria o que estava acontecendo junto a ESA “on time”.
Quero tb aproveitar e comentar o seu excelente trabalho no dia a dia pela linguagem coloquial, nada revestido de verniz científico, porém sem deixar de trazer a exatidão dos fatos.
E por ultimo deixar meus protestos pelo feitos executados por mim durante muito tempo de pegar um “Cometa” todo fim de semana e nem por isto virar noticia!!!! rsrsrsrsrsrsrssrsrsr
Joel, os comentários passam por moderação antes da aprovação. E essa aprovação é manual, por isso pode levar um tempo entre a postagem do seu comentário e o aparecimento dele no post.
Conforme o Salvador sempre diz, não há censura. Todos os comentários são publicados, cedo ou tarde.
😉
grande salvador ! em suas palavras cheias de efeito ,porem o que se nota,um homem pobre de espirito e envolto num conhecimento sombrio ,ao demostrar um desrespeito enorme,pelas convicções religiosas, torna se um tolo, se quer respeito,aprenda respeitar,se quer ,passa a impressão de um homem descontrolado
Eu respeito todas as religiões. Mesmo que o assunto nada tenha a ver com o tema do blog. Prova disso é que libero todos os comentários, sem qualquer restrição.
Estranho que eu não vejo o Salvador indo em blogs religiosos pra “vomitar asneiras científicas” como os religiosos insistem em fazer aqui, em um blog de ciências.
Respeite para ser respeitado.
Não consegui acompanhar nada ontem, dai chego no escritorio, abro a materia e depois tive que ficar explicando porque estava chorando. O pior é que a grande maioria me olhou tipo”- por causa disso???” triste. Triste para eles, eu estou chorando de emoção, o ser humano, por sorte na maioria das vezes,
é simplesmente demais! Orgulho de pertencer à raça!
É isso. É um triunfo do espírito humano. E compreender não é obrigatório, mas não muda o tamanho da façanha. 😉
É, Karin. I know that feel. Malditos ninjas cortadores de cebola!!!!
Não se incomode, minha Amiga. Sou igualzinho a Você.
Estava chorando, até que encontrei o seu comentário. Felizes de uma maneira geral!
Parabéns pela sua reportagem deste grande feito da astronomia. Ontem acompanhei a cada post e vibrei com o sucesso da missão. Terei orgulho em dizer aos meus filhos que já “tocamos” em cometa.
´´…um piloto roubou um Mig, gelo em Marte diz a Viking, mas no entanto não há galinhas em meu quintal´´
Tá…. meu nome é ( Irani Galha ) e eu sou prostituta e ai ? Estou no Facebook me liga…
Salvador, Sempre associei cometa a cauda. Pesquisei agora, antes de perguntar e as definições falam em cauda. Este não tem. Porque?
Tem sim. Quando você o vê de longe, lá está ela. As sondas estão dentro!
Cometas são pedras de gelo. Eles só tem cauda quando se aproximam perto demais do sol e o gelo “derrete”, se transformando em gás.
Uma das preocupações com relação à Sonda é que ela não conseguiu se ancorar ao cometa. Quando o Gelo derreter, ela poderá ser jogada para o espaço.
Os cometas só formam caudas quando das suas aproximações do sol em suas respectivas oŕbitas( derretendo o gelo neles contidos)
Segundo a Emily Lakdawalla, no twitter, o Philae teria pousado três vezes:
@elakdawalla
!!!! ……….. !!! … !! RT @Philae_ROMAP: @Philae_ROMAP magnetic field analysis revealed 3 landings at 15:33, 17:26 and 17:33 UTC
Será?
É possível.
PARABÉNS, SALVADOR NOGUEIRA, PELA SUA TRADUÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA, DA NOTÍCIA SOBRE O POUSO NO COMETA.
PARABÉNS PELA SUA LUTA PARA QUE O BRASIL TAMBÉM MANDE AO ESPAÇO, COM RECURSOS PRÓPRIOS E TECNOLOGIAS PRÓPRIAS, ARTEFATOS AO ESPAÇO, DESENVOLVENDO SEUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, A CAMINHO DO ESPAÇO. QUE DEUS TE ABENÇÕE E QUE CONTINUE DANDO SABEDORIA E FORTALEÇA SEU PATRIOTISMO.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/11/1547319-sonda-pousa-em-cometa-pela-primeira-vez-na-historia.shtml
😉
Nossa, quantos “céticos” sobre esta notícia ! Eles, no entanto, não tem nenhuma dificuldade em acreditar que uma virgem deu à luz, trombetas derrubaram muralhas e a Terra parou momentaneamente de girar para alongar o dia.
Salvador, eu procurei mas não achei: qual é o tamanho do pedregulho ?
4 km.
Acabei de ler sua notícia sobre o pouso da Philae no site da Folha, excelente, com figura e diagrama espetaculares. A edição da FOLHA desta quinta-feira será histórica!
É um grande passo para humanidade, um momento histórico para o homem!
Agora vamos as descobertas, ou confirmações!!??
Grande Salvador,
Estava vendo as notícias do pouso em matérias do UOL e notei que os comentários, lá, são muito piores do que os daqui.
O que mostra que sua atividade quase santificada de doutrinação (ops!) científica funciona. Ou quase, pois o primeiro comentário que li agora é um mané “jesus voltará”.
E o melhor: achei um sujeito metendo o pau nos comentários com o nick “Eu Original”.
Seria o “nosso” Eu? Ou seria, mesmo, você??? :))
No mais, parabéns pelo blog, pelo texto, pela paciência e, porque não, pela “missão” (uau! o Salva é um missionário…)
abs
Valeu! Percebi mesmo como o nível foi se elevando por aqui! Bom pra todo mundo! 🙂
Soy YO!
E meu nick atual é uma homenagem ao nosso exploradorzinho tripernas quicante!
😉
Aqui rola uma “evolução das espécies” em fast forward… comentários idiotas são IMEDIATAMENTE bombardeados e retirados do pool genético, antes que deem cria e gerem descendência… 😀
Pode ser que o philae não tenha pousado. Pode ser que sim. Mas uma coisa é certa: Jesus voltará em glória para julgar os vivos e os mortos.
A questão é: em menos de sete horas ou em mais de sete horas?
Marcos, que tal ir a um blog religioso? Lá eles falam de coisas muito mais legais, como Adão e Eva, Arca de Noé e outras coisas totalmente reais. Aqui ficam com essa baboseira de ficção científica… seja esperto, sai fora!
Quando o homem não sabe distinguir ciência de religião, é sinal que ele não está preparado para ler algumas notícias do mundo científico, isso deixa claro os seus monumentais limites!,,,que tristeza isso!!!!
Esse Jé é um fanfarrão! Faz anos que diz que vai voltar mas nunca chega!
a primeira sonda a pousar em um asteroide nao seria a Hayabusa?
Já o Brasil nao envia nem uma ervilha pro espaço.
Primeira sonda a pousar num asteroide foi a Near. Num cometa, o Philae.
Parabéns Salvador! A sua matéria como sempre, está ótima. Confesso que fiquei o dia todo ansiosa para chegar em casa e ver o que você havia deixado para nós; seus leitores, referente a este dia memorável na história da humanidade e da astronomia. Obrigada pelas informações. Amo astronomia!
Abraços…
Aqui tem várias fotos do cometa:
https://secure.flickr.com/photos/europeanspaceagency/sets/72157638315605535/
🙂
Pô, Salva? O que será que aconteceu? O nível dos comentários estava excelente e do nada começou a chover idiotas!
Será que é o horário? Onde gente boa tá dormindo e vermes que rastejam na lama da própria ignorância saem para assombrar?
Só pode!
Uia!
The European spacecraft that performed the first-ever soft landing on a comet might have done so not just once, but twice.
The Philae lander, part of the European Space Agency’s (ESA) Rosetta mission, made history Wednesday morning (Nov. 12) when it touched down on Comet 67P/Churyumov-Gerasimenko. But the probe’s anchoring harpoons didn’t fire as planned, and Philae may have bounced off the surface before settling back onto the icy body once again, mission officials said.
“Maybe today, we didn’t just land once — we even landed twice,” Stephan Ulamec, Philae lander manager at the DLR German Aerospace Center, said during a news conference Wednesday.
o.O
O resto do texto:
http://www.space.com/27755-rosetta-comet-probe-landed-twice.html
🙂
tudo farsa. não acredito no pouso da lua, robô em marte, pouso em asteroide, fake!!!!!!!!
Azar o teu, continue vivendo sua vida medíocre na estupidez e obscurantismo. Acreditando ou não, é tudo verdade.
Caro Lira, este satélite está em missão de regate, têm um menino “Um Pequeno Príncipe” que mora sozinho neste cometa a muito, muito tempo e será resgatado. Fabuloso não é !!!!!
Tá tudo escrito num livro, eu recomendo.
Lira, são coisas difíceis mesmo de acreditar, né ? São ilógicas ! Uma coisa mais lógica e corriqueira é uma virgem dar à luz, né ? Nisto vc acredita !
Um menino, ainda por cima, quando as mulheres só têm gametas femininos!
Uma mulher realmente virgem dar à luz, tem que ter um óvulo que se replique sozinho (ou dois que se unam, não sei como) e a criança seria uma menina…
Sinceramente.. emocionante! Isso é inconcebível na minha cabeça. Sou cientista da computação e sei o quanto é difícil, complicado, trabalhoso e as vezes desanimador trabalhar na área. E posso dizer: isso é simplesmente fantástico!
Não digo apenas pelo fator físico, de ir lá e colocar um robô na superfície de uma rocha. Só isso já é fantástico. Mas sim, toda a preparação para o momento. Quem trabalha na área, sabe o que estou falando. Códigos e códigos fontes, que foi lançado há 10 anos, ter que funcionar perfeitamente. Obra prima da tecnologia, conhecimento e audácia!
O mais engraçado, é que sempre critiquei o lema das Forças Especiais Portuguesas: A sorte protege os audazes. Deveria ser: A Sorte protege os esforçados, os trabalhadores e os competentes! Parabéns a todos envolvidos! Tiro o meu chapéu!
Obrigado, Salvador, por divulgar este feito tão relevante para a ciência. Mas uma vez, parabéns pelas postagens! Precisamos divulgar e FAZER mais ciência neste país e você contribui e muito para isso.
(Desculpe pelo erro. estava conversando com um amigo no momento em que escrevia)
É fácil duvidar…difícil é acreditar no potencial humano tendo em vista a sociedade movida pela mentira.
O limite do ser é sua limitação; e por mais que a ciência evolua ainda teremos pessoas aficionadas em teorias infundadas, se por algum caso você tenha uma objeção informa-se primeiro. e tendo provas pronuncie sua opinião. a critica é bem vinda quando construtiva e não vejo motivo cabível para criticar.
Parabéns Salvador pelo referido acima.
Obrigado, Mauricio, por divulgar este feito tão relevante para a ciência. Mas uma vez, parabéns pelas postagens! Precisamos divulgar e FAZER mais ciência neste país e você contribui e muito para isso.
chegaremos la? kkkk para cada colador e copiador…um monte de puxasacos…..chupa-bolas….que ridiiculo… a incapacidade de criação transformada em “Ultima noticia” e ainda se chama”mensajeiro sideral” kkkkkkk..nossa que barbaridade mesmo… sinceramente …. cada absurdo deus
Barbaridade é Mensageiro com j. Se tivesse copiado e colado, não tinha errado. 😉
Liga não Salva,
É só um “hater”…
Imagine só este nefasto ínscio do português com este “incrível intelecto” adquirido sei lá aonde, conseguir, pelo menos, escrever sequer um mero frugal vocábulo ter a moral de criticar um Jornalista e Escritor do seu nível…
Não querendo ser seu adulador, mas pelo menos você tem nos servido com textos de altíssima qualidade por anos, trazendo-nos entendimento e esclarecimento de muitas coisas em ciências no modo geral.
Enquanto este ignoto apedeuta que surgiu do nada? Só veio ter seu minuto de fama…
Na internet? Normal…
Abraços, Salva e continue a trazer novidades!!!
THUMP!
Toma, papuda!
KKK além de imbecil, é… IMBECIL!
Vá catar coquinho na descida, mobral.
Já que estamos enaltecendo o trabalho, descobertas e em produzir conhecimentos: muito produtivo seu comentário Gloria. Parabens!
melhos puxar o saco do Salvador do que do Pastor!
Gostaria de saber onde foi realizada o procedimento, perto da órbita de algum planeta?
Na região do cinturão de asteroides.
Parabéns Salvador! O espaço, a astronomia,é simplesmente fascinante. Tanto que para muitos é de difícil compreensão,mas, chegaremos lá!!!
MARAVILHOSO!
O Homem é capaz de coisas incríveis mesmo!
Tudo por nada, apenas isso.
É mesmo? Interessante. E baseado em que você diz isso?
psssss… quem quera acompanhar e assistir em tempo real as noticias DE VERDADE e não plágios reidiculos..pode assistir direto os sites da NASA e ESA sem precisar de um “repórter cientista” colador e plagiador que se diz que ficar de olho na TV e colando e postando “o que outos dizem”..e ainda dizer que isso “e trabalho”kkkk bha!!! essa e a triste qualidade do jornalismo brasileiro…
Obrigado pela audiência! 🙂
Número de leitores recalcados = 2
E crescendo!
Traduza “quem quera”.
Desacredito …nada e comprovado sobre essas viagens … por tanto tempo eles fazem essas viagens e nunca descobriram nada …fotos artificiais , fantasiam historias para o povo achar que realmente esta acontecendo isso , apenas informações sem provas será mesmo que o homem pousou na lua ?..a bandeira balançando , significa que tem vendo na lua ?…apenas historias , nada concreto , esses povo tem muito dinheiro e para vender informações mentirosas , acho as estrelas a coisa mais bela que existe em tudo que eu já vi…mas nunca vamos saber o que realmente há por traz disso , hoje em estúdios de filmagens podemos projetar qualquer imagens , e só projetar uma imagens jamais vista e falar que é um planeta , infelizmente vivemos em um planeta mentiroso , aonde o mais inteligente ganha o mundo com suas mentiras , Lamentável !
Quanta besteira. Quem duvida do feito dos outros está despeitado.
“Eles” têm fotos e vídeos e papers publicados sobre as pesquisas e viagens.
E você? Quais provas tem para poder afirmar que tudo é uma farsa?
Ignorante.
Se não acredita prove! O peso da prova cabe a quem duvida e contesta e não ao contrário. Se quer afirmar, que também forneça evidências. Se não pode, evite fazer papel de palhaço.
onde estão as estrelas destas fotos, será que vão dar a mesma desculpa do “pouso da lua”, resposta: as estrelas não vão aparecer pois qualquer astrônomo amador descobriria a farsa. pesquisem mais e não acreditem em tudo que vocês veem.
QUE BURRA, DÁ ZERO PRA ELA!
kkk
Vá estudar, verme.
Eles apagaram com photoshop, pois iriam mostrar, além das estrelas, o lado escuro da lua e as bases alienígenas ali instaladas, incluindo um selfie do Elvis.
Anta, são fotos de “concepção artística” sobre o pouso. Não sabe ler? Pra uma expedição do gênero não interessa tirar fotos de pouso, mas sim recolher informações de rochas e fotografar a superfície do objeto em questão.
Seja minimamente inteligente, por favor.
Você já tentou tirar fotos das estrelas com um celular ou com uma câmera profissional?
As estrelas não vão aparecer porquê não há luz suficiente entrando na foto. Se você tentar fotografar uma noite de lua cheia com exposição alta o suficiente para que as estrelas apareçam, a Lua irá parecer o Sol de tão forte e estragar a sua foto. Procura no Google por “fotografar a via láctea” e vai ter uma idéia da dificuldade.
No site da NASA é possível baixar os negativos digitais de fotos tiradas pelos Astronautas da ISS. Quando a estação está sobrevoando uma parte do planeta que está dia e expõe para a superfície da Terra, não é possível ver as estrelas.
Quando o astronauta expõe a foto para fotografar as estrelas, na Terra aparece o “skyglow” e as luzes da cidade.
concordo plenamente… tudo efeito especial para enganar a população mundial elevando o homem ao status de deus… e todo o mundo acreditando e aplaudindo… só rindo mesmo!!!! Todos peças de uma conspiração mundial e nem se dão conta.
Verdade. Eu mesmo já tava pensando: tá cheio de nomes de falsas divindades aí. Osiris, Shiva… É um complô anticristão. Se bobear, os membros da equipe são todos satanistas. E o objetivo é provar que milagres não existem e que os programas espaciais conseguem arrecadar mais dinheiro que os honestos pastores que há por aí.
Oh boy.
Não não, é só sua estupidez infinita mesmo. Relaxe e volte pra concha inútil de recalque que você chama de “vida”.
E para que e a fim de que se iria gastar tanta grana para criar mentiras, o cinema já faz isso há anos com os filmes de ficção que perto do custo dessas missões são trocos de centavos.
Não é meio ilógico pensar que criar toda essa tecnologia para se gravar uma mentira?
Mundo tão mentiroso quanto esse pastor que anda enchendo a sua cabeça, vá estudar e presta atenção pq esse pastor só ta roubando seu dinheiro ok #ficaadica
Tem tanto “repórter metido a cientista” ai COLANDO E COPIANDO matérias de outros meios de comunicação de verdade em USA e Europa..
Olha, se tem, eu não sei, porque não tive tempo de ler nada dos outros hoje. Agora, se você está insinuando que eu fiz isso, depois de eu entrevistar um brasileiro envolvido com a missão (aguarde!), passar o dia inteiro vendo as coletivas da ESA, passar a noite em claro para acompanhar os avanços e produzir atualizações em tempo real desde as 5h da manhã, chego à conclusão de que eu deveria mesmo ter feito esse Ctrl-C, Ctrl-V. 🙁
É Salvador, a inveja é mesmo uma merda. Vão acabar te acusando de ter publicado seus oito livros na base do CtrlC, CtrlV e que você vem enganando os ingênuos e indefesos editores dos seus livros.
A propósito, sem ironias, parabéns pela matéria.
Liga não, Salva. O cara não sabe nem em que planeta está e vem falar bosta.
É recalque.
Salvador, se te interessa saber, vale mais um leitor seu satisfeito com suas reportagens e artigos do que um deísta que prefere acreditar em pastor qualquer. eu mesmo estou arrepiado e emocionado com esta missão.Viva a humanidade.
então vai lá e faz melhor, dona Gloria.
nesse mundinho retardado tem cada um, hein. E nem dá pra perdoar se está criticando outro pq nem todo mundo entende direito o que está acontecendo, é normal que copiem e colem, desde que respeitem a fonte.
imagino como seria se o brasil tentasse a mesma coisa, a notícia seria: IDIOTAS CONSEGUIRAM MUDAR A ROTA DE UM COMETA PARA COLISÃO DIRETA COM A TERRA.
“Um bando de idiotas conseguiu desviar a rota de um cometa que agora irá colidir com a Terra e dizimar a raça humana…”
para quem entende a crítica é pelo fato de que uma minoria tem conhecimento suficiente para fazer a coisa certa, a grande maioria faria a merda anunciada.
Fico a pensar: Os caras nem conseguem pousar um avião direito quando está ventando, quando mais pousar em um meteoro…
Estou cético!
Prove que isto não aconteceu. Você também duvida da existência da Estação Espacial, mesmo podendo observar por luneta/binóculo, né?
aqui no brasil não se acerta um cometa nem que ele caia na sua cabeça, mas não são exatamente os brasileiros que estão fazendo esse feito, tem alguns apenas que conseguiram acesso à boa educação.
quem não teve escola duvida mesmo.
Nem todo mundo é incompetente como você, queridão.
Então continue cético, volte pra leitura de sua revista Caras e pare de despejar potocas por aqui.
O que limita o homem é o tempo, ansioso para novas descobertas !!!
Caríssimos, obrigado por compartilhar comigo este momento especial. Foi bacana acompanhar o passo a passo do pouso e ir trocando figurinhas com vocês ao longo do caminho. Peço desculpas se ficaram mensagens não respondidas pelo caminho. Mas, depois de 36h direto no ar, vocês me perdoam, né? Abraços!
Qual a necessidade de ancorar o objeto ao cometa? Qual a força que pode arrancá-lo de lá? O vento solar?
Nem vou me rebaixar responde uma pergunta ignorante como essa, apenas expressando meu sentimento de pena a sua pessoa
Alex, a dúvida foi pertinente e o rapaz chegou na humildade. Dá um desconto, man. Também não é assim. Aqui a gente só achincalha quem é imbecil e ignorante por opção!
Desculpe o Alex, Ernesto. É que tem tanto troll por aqui que às vezes fica complicado de filtrar..
😉
Olá Salvador, vi sua resposta a outra questão e a minha ficou respondida. É a própria ação de escavação que poderia expulsar o objeto do cometa.
Repito o comentário, visto que não saiu. Entendi, por sua resposta a outra pergunta, que o que poderia arrancar o objeto do cometa seria sua própria ação de escavação.
Também. O Philae gira sobre seu próprio eixo, e até esse movimento poderia fazê-lo decolar…
… visto que a gravidade é mínima!
Um “up” pro Ernesto porque a recepção dele não foi boa!
Parabéns Salvador pela dedicação e o bom trabalho, ganhou mais um leitor.
Olha, fico muito admirado, pelas conquista espaciais, a ciência, e o homem, tem a muito à o que descobrir, criar, inventar, pois tudo ha um Mistério, que no tempo certo, determinado e revelado com a permissão do grande DEUS, o criador deste grande UNIVERSO. J.1.1.. G 1.1..
Nós é que somos ET, se existe vida em outro lugar, eles devem ser humanos.
Concordo.
Salvador,
Qual a extensão da superficie do cometa?…
O diâmetro médio é de 4 km.
Dentro de um assunto realmente interessantíssimo e de um feito espetacular destaca-se uma palavra que ha muito eu não ouvia ou lia…”babau”.
Claudio. Somos dois então que a mais de 50 anos eu não ouvia nem lia esta palavra Babau. Era o apelido de um andarilho muito querido na cidade de Paraíba do Sul.
Salvador, parabéns pela cobertura, pela persistência em divulgar a ciência num país como o nosso, que só valoriza a anti-cultura. Adoro a ciência aeroespacial, e sinto-me muito orgulhoso em fazer parte dessa geração que está assistindo e acompanhando esse feito notável da humanidade. Consigo ver daqui a 100 anos a humanidade usar cometas como meio econômico de transporte ou meio de hospedagem para viagens espaciais de longa duração, e com isso desbravar novas fronteiras no espaço. Viva o dia de hj! Abraços.
Essa de pousar em cometas é antiga. Bruce Willis fez isso com uma equipe enorme no Armagedon
A diferença é que lá era ficção.
😛
Grande Salvador, foi um feito histórico.
Quem sabe possamos explodir cometas em curso de colisão com a Terra no futuro!