Um muro invisível contra radiação
Um campo de força invisível e impenetrável, a cerca de 11 mil km da superfície da Terra, protege nosso planeta de doses letais de radiação. A descoberta surpreendente e até agora inexplicada foi feita por uma dupla de satélites da Nasa e reportada na edição de hoje da revista científica britânica “Nature”.
Lançadas em 2012, as Van Allen Probes tinham por principal objetivo estudar os chamados cinturões de Van Allen, dois anéis de radiação concentrada produzidos pela interação do campo magnético da Terra com a torrente de partículas carregadas emanada constantemente do Sol.
Os cinturões, aliás, foram a primeira descoberta da era espacial, feita em 1958 pelo cientista americano James Van Allen, da Universidade de Iowa, com dados colhidos pelo primeiro satélite ianque, o Explorer-1. A ambição original do pesquisador era estudar raios cósmicos, mas o satélite acabou fazendo a detecção de uma concentração anormal de partículas.
Originalmente foram detectados dois cinturões: um mais baixo, entre 600 e 10 mil km de altitude, concentra prótons de alta energia, e outro mais distante, entre 13,5 mil e 57,6 mil km de altitude, agrupa elétrons de alta energia.
A nova surpresa só foi possível agora, graças aos instrumentos mais sofisticados já usados para explorar o ambiente dos cinturões. Os cientistas liderados por Dan Baker, ex-aluno do próprio Van Allen e pesquisador da Universidade do Colorado em Boulder, perceberam que todos os elétrons com os níveis mais altos de energia, que viajam em velocidades próximas à da luz, eram barrados um pouco acima do primeiro dos cinturões. Nenhum deles conseguia passar a barreira dos 11 mil km.
Ainda bem para nós, pois essa seria uma radiação nociva, se chegasse à superfície da Terra. Mas a surpresa é que o bloqueio abrupto observado contraria a expectativa original dos pesquisadres. Eles imaginavam que esses elétrons fossem detidos gradualmente pela atmosfera terrestre, conforme aconteciam colisões entre eles e as moléculas de ar. Uma barreira distinta a 11 mil km é totalmente incompatível com essa premissa.
“É quase como se esses elétrons estivessem trombando com uma parede de vidro no espaço”, disse Baker, em nota. “É um fenômeno extremamente intrigante.”
MISTÉRIO
Os cientistas ainda não têm uma explicação clara do que daria origem à barreira, mas o campo magnético da Terra parece não ter nada a ver com isso. Para descartar essa hipótese, eles estudaram com especial atenção o comportamento dos elétrons sobre o Atlântico Sul. Por alguma razão pouco compreendida, o campo magnético do planeta é mais fraco naquela região — tanto que os cinturões de Van Allen chegam um pouco mais perto da superfície por ali. Se a barreira invisível fosse causada pelo magnetismo terrestre, seria natural que os elétrons conseguissem maior penetração por ali. Mas não. Mesmo naquele ponto o fim da linha é ao redor dos 11 mil km.
Por enquanto, a melhor ideia com que Baker e seus colegas conseguiram se sair é a de que as poucas moléculas gasosas presentes àquela altitude formam um gás ionizado chamado de plasmasfera, que por sua vez emite ondas eletromagnéticas de baixa frequência. Seriam elas as responsáveis por rebater os elétrons altamente energéticos.
Como testar a hipótese? O segredo é continuar monitorando os cinturões, em busca de novas pistas do mistério. E é exatamente o que as Van Allen Probes vão fazer. Uma das descobertas já realizadas pelos satélites é que, durante momentos de grande atividade solar, os dois cinturões se desdobram em três. Recentemente, os pesquisadores envolvidos com a sonda desenvolveram software para apresentar as condições daquela região do espaço praticamente em tempo real, o que facilita o acompanhamento dinâmico dos cinturões.
A compreensão desses fenômenos é fundamental para proteger nossos satélites em órbita, que podem ser danificados pela radiação concentrada dos cinturões. E também é importante para garantir a saúde dos astronautas que porventura viajem além da órbita terrestre baixa. Os tripulantes das missões Apollo, que visitaram as imediações da Lua entre 1968 e 1972, tiveram de atravessar os cinturões.
Como a travessia foi feita rapidamente, em cerca de 30 minutos, isso não afetou de forma adversa os intrépidos viajantes espaciais. Um fenômeno curioso, contudo, é que muitos deles reportaram a visualização de flashes luminosos durante a travessia. E eles viam isso até quando estavam com os olhos fechados. As tais “visões” eram resultado de partículas energéticas do cinturão colidindo diretamente em células da retina.
NA TV: Neste sábado (29), na GloboNews, o Mensageiro Sideral irá contar a história da próxima espaçonave americana destinada a levar astronautas além da órbita terrestre. O primeiro lançamento de teste da cápsula Órion acontecerá no fim da semana que vem, num voo sem tripulação. E um dos objetivos da missão será justamente avaliar o impacto do mais interno dos cinturões de Van Allen sobre o ambiente no interior do veículo. Tudo isso e muito mais, neste sábado, a partir das 22h, no “Jornal das 10” da GloboNews!
Salvador,
Esta descoberta pode mudar a perspectiva de busca de vida em outros sistemas planetários ou o cinturão de Van Hallem já é considerado nesta busca? Ou seja não é só por estar na zona habitável mas também ter esta proteção contra radiação cósmica?
Parabéns por seus artigos de linguagem extremamente acessíveis!
amigo a vida pode existir no interior dos planetas não necessariamente precisando de um cinturão de van allen, nós é que não somos evoluidos o suficiente para compreender que a proteção é muito melhor no interior, se tivemos vontade e conhecimento, poderiamos ter seres humanos no interior da lua ou de marte a muito tempo, ops! será que não tem e nos que não sabemos….um abração
Deus não está morto
nem tem como uma criatura imaginaria estar morta, para se estar morta e necessário estar viva
As descobertas da ciência só confirmam minha fé na
perfeição e grandeza de Deus.
Nós não somos frutos de uma explosão expontânea.
Precisa muita fé para não crer no Deus criador kkk..
amigo ate o papa, que é a voz do seu deus na terra, esta afirmando que tudo começou com um big bang, voce esta desinformado
Nao precisa de muita fe, mas apenas um cerebro pensante! Caso voce desconheca, fe e razao sao antagonicos!
Bom dia!
Pelo o que eu entendi além do campo magnético da terras existe uma outra barreira (magnética talvez) a 11 mil KM da superfície. Existe algum estudo paralelo para precisar o que forma a atmosfera nessa distancia ou já se sabe tudo a respeito?
Essa “barreira” é o campo eletromagnético da terra.
Quanto a anomalia do atlântico sul, ela não anula o efeito do campo. Aliás o campo é irregular em vários outros pontos e variável. Muitas particulas carregadas vindas do sol, chegam a superfície solar.
“Toda carga elétrica em movimento sofre deflexão ao cruzar um campo magnético”. Isso é propriedade intrínseca da matéria. o mecanismo é esse.
Sugiro o livro:
TIPLER & MOSCA. Físcia para cientistas e engenheiros. vol 2.
BLA BLA BLA de deus, criador etc… putz… que mentezinha pequena, dizer que é um escudo divno etc… tem um comentário ali que diz algo próximo do que deve ser mesmo a verdade, é algo comum e deve existir em outro planetas também, basta confirmar…. mas para os deístas/teístas; leiam a bíblia, deus criou a Terra, depois o Sol e a Lua, certo? Os dois últimos para iluminar a Terra… ora sabemos que isso é balela, o Sol é bem mais antigo que a Terra e a Lua é bem mais nova… digo isso somente para comparar o que é dito pela religião e pelo que sabemos de fato, cientificamente embasado dando um processo com começo, meio e fim para o enunciado e não a explicação do PUFF!!! surgiu porque deus criou, como os Padrinhos Mágicos… mas enfim, por que haveria de existir alguma proteção para o planeta Terra como um todo se deus poderia (caso existisse) proteger cada um individualmente com sua glória e espírito santo? Ou seja, por que deus criaria fontes externas de ameaças para o lar planejado por ele para ser o lar de sua criação máxima? Ora, pela visão religiosa a Terra é o único lugar habitado no universo e além dos tais luzeiros somente se cria que as estrelas eram pontos de luz para enfeitar o céu!!! Ahhh Não se sabia nem que o planeta é do tamanho e da forma que sabemos hoje… oxigenemos os cérebros, por favor!!! É graças e estas crenças sem sentido que vemos pessoas arrancarem cabeças de inocentes em nome de um padrinho mágico celestial…. e em nome de um a ganância desmedida em recompensas divinas, como vida eterna ou setenta virgens somos obrigados a aceitar ignorâncias e absurdos em nome da liberdade religiosa… garanto, se não houvesse promessas de recompensas em um mundo “espiritual” não haveria um fiel sequer de nenhuma religião, em suma, todos são gananciosos e interesseiros em seus desejos gananciosos em morar ao lado de seu deus e ainda pela vida eterna, virgens etc… quem dera as religiões nunca tivessem existido!!!
Meu senhor desculpe, não concordo com o senhor, o motivo pelo qual as pessoas tiram a vida do seu próximo de forma desumana é por ignorância e não por causa de religião, futebol, mulher, dinheiro… As escrituras diz para nos amarmos uns aos outros e não o contrário.
Na verdade o Sol tem a mesma idade que a Terra, já que foram formados na mesma explosão e pelo mesmo movimento giratório.
Me digam uma coisa ….
Você sinceramente acredita ….que se te contarem .. que no meio do deserto …atraves de uma explosão …e depois de seculos … apareceria uma casa , com uma geladeira cheia de refri gelado ??? Ou que um lápis ( madeira e grafite ) pode ter surgido da evolução ???
Se coisas tão insignificantes precisam ter um criador …quem derá o universo e o que nele há …. quanto as injustiças e guerras e desgraças …foram preditas a muito tempo …. Se você estudar um pouco a Bilblia , não de modo fanatico …. vai ver as verdades da vida …. inclusive que a TERRA JÁ ERA UMA ESFERA ….. ANTES MESMO DE COPERNICO E GALILEU – LEIA ISAIAS 40:22 – LEIA SOBRE JOSEFO – HISTORIADOR DO 1º SECULO …. acesse http://www.jw.org.br
A 3 semanas saiu um estudo aqui mesmo dizendo que 50% da água do planeta terra é mais antiga que o Sol. Realmente, a religião afasta as pessoas… de Deus! Precisamos buscar ter um relacionamento intimo com Ele, e não somente conhecer por “ouvir falar”. Deus é perfeito, criou todas as coisas, não é a Biblia que explica a ciência e sim a ciência que explica a bíblia! Glórias ao Pai criador de todas as coisas, ao Deus Eterno, Glórias a Jesus!
Posso estar “brisando”, mas ao meu ver tudo que existe na Terra (senão no universo inteiro) sofre as leis da evolução. Não seria essa campo de proteção contra radiação uma “capacidade” adquirida pelo próprio planeta como forma de auto-proteção? Mesmo o planeta não sendo um organismo vivo propriamente dito, este também evoluiu assim como seus seres internos? Como falei, apenas imaginando coisas…nada alem disso.
Achei interessante um ponto… nada de camada de Ozônio!… isso, aquela bendita que “protege os seres vivos dos raios UVB” (e que inusitadamente só tem um buraco no Sul! sem sarcasmo..rs).
O que seria dos seres vivos como vemos hoje, se não fosse a Magnetosfera, e alguns espertalhões querem comparar um amontoado de moléculas totalmente dispersas que à 1ATM teria milímetros de espessura, como sendo o fator determinante para proteger a vida na superfície das radiações. (85km de atmosfera também não serve pra nada né!?)
Agora vemos mais ainda, o que seria dos seres, se não fosse a interação do Cinturão de Van Allen com as radiações cósmicas… aliás, pergunta Salvador:
Imagine a situação de uma inversão de pólos magnéticos, a magnetosfera não some, mas enfraquece consideravelmente, ventos solares sopram em direção à Terra, Radiação contida nos Cinturões vão pra onde? Em direção à Terra? Camada de Ozônio poderia nos salvar? (aqui sarcasmo rs)
Abraço 🙂
A partícula “Mistério” na composição da “Verdade”, só existe na presença da “Duvida” no núcleo. …O “Mistério” dá lugar à partícula “Conhecimento” somente quando o elemento “Certeza” se manifesta.
E ainda querem nos fazer acreditar que o homem pisou na lua… Tudo armação para se vencer a Guerra Fria. Além do mais, um celular hoje tem mais tecnologia do que aquelas Apolos…
E tem gente que usa para escrever esse tipo de besteira.
talvez o movimento de rotacao e translacao pudesse criar esses campos mais gases produzidos ,mais ions e protons etc…
Uma comprovação muito interessante: “Um fenômeno curioso, contudo, é que muitos deles reportaram a visualização de flashes luminosos durante a travessia. E eles viam isso até quando estavam com os olhos fechados.” Radiação solar de alta energia, esse é um dos dois maiores problemas a ser enfrentado pela ciência para dar inicio a uma viagem interestelar. Com certeza essas partículas sentidas pelos tripulantes atravessam a nave um lado para o outro. O outro seria a geração de energia como combustível.
Simplesmente um ser superior projetou tudo isso “DEUS”.
Estude a teoria atômica, a teoria da relatividade, a teoria quântica e até mesmo a mecânica clássica. Você vai entender melhor sobre essas descobertas. E vai aceitar sem traumas que : “Deus não é uma hipótese científica”.
Cientistas diriam: -Tudo isso é fruto do “Big Bang”…… A grande explosão que deu origem à tudo ……… MAS CLARO QUE NÃO MEUS JOVENS. Todas as coisas foram feitas por Deus… Ele colocou os planetas em ordem, preparou o Sol na distância correta, deixou uma Lua para nos iluminar á noite, fez a terra, mares e florestas e tudo o que neles há……… e tudo o que fez foi por cada um de você que lê esse texto! Já não bastasse fazer tudo isso…. ainda entregou seu único filho para morrer em uma cruz para limpa-los de seus pecados!
Salvador,
Muito interessante esta descoberta.
Peço a gentilieza de responder 2 perguntas:
1) Qual a sua opinião da provável causa do novo cinturão, visto não ser o campo magnético da Terra?
2) Você não assumiria a coluna do Marcelo Gleiser na Folha?
Abraços
Acho que é a tal da plasmasfera. E sugere lá pra Folha! 🙂
Salvador, você me deu uma ótima idéia.
Estou sentindo falta da coluna do Marcelo Gleiser. Vou sugerir à Folha, colocar você no lugar do Marcelo.
Isso demonstra o quanto será necessário avançar até ser possível realizar viagens interplanetárias com segurança. Há alguma expectativa para a viagem tripulada a Marte?
Ora, mas a explicação é simples, desde que tenhamos em mente que o nosso magnífico planeta é resultado da ação direta de um Ser Superior, que nos criou à sua imagem e semelhança. A pesquisa apenas confirma, mais uma vez, que a posição estratégica de nossa morada no sistema solar foi delicadamente planejada a fim de que possamos sobreviver às violentas variações no espaço cósmico. Outras descobertas do gênero surgirão na medida em que a Ciência avança. É maravilhoso que os cientistas da atualidade estejam confirmando tudo aquilo o que já estabeleciam as Sagradas Escrituras.
“Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.”
(Apocalipse 1:3)
“…Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência.”
(Daniel 1:17)
Apolinário, você me parece razoável.
Poderia me dizer se meu irmão, que recentemente se assumiu gay, está errado assim como diz as escrituras ou podemos respirar tranquilos sabendo que meu irmão não irá pro inferno?
Prezado Salvador, normalmente não faço observações sobre comentários religiosos, simplesmente porque é infecundo. Desta vez, vamos à exceção. É interessante como a fé não basta a essas pessoas. Elas parecem estar sempre procurando uma justificativa na ciência para a existência do seu Deus (dentre tantos!). Parece que todas elas não têm muita certeza da sua própria fé. É o que parece. Elas querem uma justificativa científica da sua própria fé e isso gera uma dúvida íntima e interminável. A dúvida atormenta. A fé, evidentemente, não pode ser explicada pela ciência. Por fim, excelente matéria. Um grande abraço
Talvez algumas não tenham certeza de sua fé, assim como alguns cientistas também não tem certeza de sua fé, teorias, descobertas. O fato é que mesmo a Bíblia não sendo um livro científico, quando ela fala da ciência, invariavelmente está certa.Nesse ponto, não é que se procure apoio científico para a fé, mas a ciência sempre acaba mostrando que a Bíblia tem razão. Não feche sua mente ao que a Bíblia é, por causa do tipo de pessoas que a usam, pois se fosse assim a ciência não teria nenhuma credibilidade.
Que descoberta fantástica !
Façam uma reflexão – A proteção existe para que haja vida no planeta Terra.
O acaso pensou nisso ?
Se pensou, o acaso não é acaso, é uma inteligência.
Para toda criação existe o Criador.
http://wol.jw.org/pt/wol/lv/r5/lp-t/0/21003
Vergonha pelo meu homônimo e a sua lógica furada… favor rever essa sua relação de causa e consequência.
Oi Salvador, ótima matéria!
Uma dúvida: acredita que, entendendo melhor o funcionamento desse campo, seria possível usá-lo para identificar exoplanetas com atmosfera semelhante a da Terra ou seria alguma viagem de minha parte?
Parabéns, ao jornalista. Principalmente pelo retorno em cada comentário feito. Primeira vez que vejo algo assim do tipo que interage com a massa.
Sensacional! A cada dia vemos mais e mais provas das condições que tornam nosso planeta único!
Essa é apenas mais uma evidência que há um “arquiteto” por trás disso tudo.
Não é por que DEUS não fala conosco ou não se apresenta de forma material que ele não exista, olhem para o universo e vejam se somos alguma coisa, para que mereçamos que o Criador venha nos dar explicações.
Uma formiga não compreende um ser humano e nem acredita nele, isso não significa que nós não existimos.
Preciso de muita fé pra acreditar no “acaso” do que para acreditar num Criador.
Um grande abraço.
Salvador,
Gostei do seu jeito de lidar com as manifestações religiosas gratuitas que aparecem no blog: se tem alguma questão prática/cientifica, você até responde; se não tem nada disso e limita-se a expor suas crendices, age como o faz TV inglesa/europeia com aqueles que invadem campos de jogo (pelados ou não): simplesmente não os mostra, de maneira a não incentivar outros que façam a mesma coisa apenas com o intuito de aparecerem.
Parece mineirice…
Este cinturão parece com os que vemos quando observamos os círculos em volta da lua nova, meus avós diziam que quando o círculo está menor é chuva longe e maior é chuva perto, muitas vezes acertavam, então sempre que observo a lua em noites limpas lembro dos meus queridos velhos. eram semi-analfabetos, agricultores, mas sabiam os fenômenos da natureza, chuva, seca, hora de plantar, eclipse atrapalha a florada, etc. tudo baseados no que foi lhes dito pelos seus antepassados.
Quanto mais a ciência ‘descobre’, mais provas consegue nos dá de que tudo isso que existe tem um projetista, que criou tudo e ambientou somente o planeta terra para receber as infindáveis formas de vida!(Rom. 1:20). Ou será que tais ‘escudos’ são obra do acaso também??????
CINTURAO DO VAN HALLEN, EITA BANDA DE ROCK BOA DO CAPETA, ME LEMBRO DA MUSICA 1984 E PANAMÁ DO VAN HALLEN, ED NA GUITARRA E DAVID NOS VOCAS. BONS TEMPOS. MAS PRA QUE ESTOU COMENTANDO ISSO, CIENTISTAS SAO PESSOAS QUE NAO TEM VIDA SOCIAL HEHEHEHEHHEHEHEHEHE
Salvador,
Desculpe minha ignorância, mas tenho dificuldade de entender o que “é” o magnetismo. Ok ok, eu sei o que é um imã. Mas não estou falando de sua mecânica, mas como ele “funciona”? Existe alguma explicação ou é um pouco como a gravidade, entende-se como funciona, a sua “mecânica”, mas não o que leva um objeto a ser atraído magneticamente por outro? Lembro de já ter lido – com relação ao eletromagnetismo – que o magnetismo se “acende” na mesma velocidade que a luz, mas não sei se existe alguma relação.
(Não sei se é o melhor lugar pra isso, mas estou sugerindo uma postagem a respeito.)
Parabéns aos cientistas em seu interesse por novas descobertas e a você Salvador por essa matéria tão interessante. Já eu na minha limitada visão das coisas, penso que nada é por acaso. “Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.” Hebreus 3:4.
Abraços!
Voces falam de Deus,mas coloca o homem para dizer a historia.Meu amigo e so numeros matematicos
Quando vc for processado por alguém, fará sua própria defesa ou usará um advogado?
Belas palavras de sabedoria…
Só era o que faltava…
Parabéns pela matéria. Minha área de conhecimento é outra, mas tenho grande curiosidade pela ciência.
Afinal… de uma forma ou de outra todos somos parte desse universo.
ceres
Nao tem nada a ver com seres imaginarios e nem mesmo com versiculos de um livro de capa preta da Idade do Bronze.
Sempre aparece um desmancha prazeres em local errado, escrevendo asneiras. Por favor, continue lendo a Bíblia e dando dinheiro pro seu templo, e deixe a ciência em paz!
Triste daqueles que confundem fundamentalistas religiosos e fanáticos, com a verdadeira mensagem da Bíblia, que contém uma exatidão científica incrível.Aliás muitos cientistas importantes sabem disso!
Não.
Por que tanto cuidado, agora, com os astronautas fora do manto protetor de Gaya? Já não foi provado que um ser vivo e o homem consegue sobreviver por pelo menos 2 dias fora desta proteção sem desenvolver nenhum tipo de câncer (apenas cataratas), nas dezenas de yankees que fizeram a experiência? E por que esta tecnologia, de proteção de pelo menos 30 minutos , não foi usada nos acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima? Ou terão que assumir que a aventura do homem à Lua foi uma missão suicida repetida várias vezes, como fizeram com os soldados nos testes nucleares, e que os Chineses não aceitarão isto!
Estamos falando de elétrons não neutrons. Bem diferente.
Estamos falando de radiação ionizante e os efeitos dela sobre o DNA.
Pô Diógenes, você claramente não aprendeu nada no seu Ensino Médio. Radiação é completamente diferente de radioatividade. As pesquisas com escudos de proteção contra a radiação cósmica são essenciais para as missões de média e longa duração fora do Cinturão de Van Hallen, ou seja, missões que vão mais longe do que 60.000km, até a Lua ou Marte, por exemplo. E os cientistas não querem que os astronautas apenas “sobrevivam” a essas condições de intensa radiação cósmica, eles querem que os astronautas sofram o mínimo de danos possível à saúde.
Não confunda Van Hallen com Van Allen, uma coisa é Heavy Metal e a outra é um Cientista que descobriu uma região de altas radiações no entorno do planeta.
🙂
Glórias ao DEUS altíssimo!
Teve um Projeto?
Será que tal campo invisível que protege nosso lindo planeta e que ninguém conhecia, surgiu por acaso ou tem um Projeto muito inteligente por trás disso?
Aparentemente surgiu pela presença da atmosfera, não por acaso.
Absolutamente nada é por acaso. Tudo tem que ter uma causa.
Isso é uma soma de fatores: tamanho do planeta tem gravidade suficiente para segurar a atmosfera; campo magnético ajuda a evitar a perda de atmosfera; campo magnético e gravidade devem atuar direta ou indiretamente para criar uma barreira, além de outros pequenos detalhes como o movimento de rotação e translação.
o que a detecção mostra é ser necessário um mundo do tamanho do nosso para ter todos os fatores que permitem a evolução de qualquer espécie, a falta dessa barreira impediria, por exemplo, que os primeiros peixes capazes de respirar saíssem da água para colonizar a terra, assim como as primeira plantas.
tudo não passa de teoria de campos.
sem deuses para isso, mais uma vez.
https://www.youtube.com/watch?v=Lwk6Is1M_p4
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172002000200021&script=sci_arttext
O pessoal aqui nunca estudou probabilidade. Existem bilhões de mundos por aí, sem a condição de abrigar a vida como a conhecemos. Por acaso , alguns destes bilhões tem as condições adequadas. ganhar na mega-sena é difícil, mas eventualmente alguém ganha… Aí vem abobrinhas envolvendo seres superpoderosos que teriam criado a terra. Pra cada planeta como a terra, deve haver milhões que não apresentam as condições adequadas. com tantas possibilidades, em algum lugar tinha que dar certo…
Nao tem nada a ver com “projetos” ou “design”.
Deixe isso para os criacionistas credulos que se escondem atras de um livro de capa preta da Idade do Bronze, cheio de mitologias e lendas supersticiosas primitivas.
Salvador: Desculpe a ignorância, mas tenho três perguntas: 1) O diâmetro da Terram tem cerca de 12.7 mil km; há alguma relação entre o diâmetro e a distância do cinturão? 2) Outros planetas apresentam o mesmo cinturão? 3) O núcleo de ferro da Terra teria alguma coisa a ver com o cinturão de Van Allen (algum tipo de magnetismo)?
1) O diâmetro (mais precisamente o raio) é usado como referência, até porque o campo magnético é emanado do interior da Terra. Ele obviamente tem alguma relevância, mas tão importante quanto é o nível de atividade solar, que faz encolher ou expandir os cinturões. 2) Outros planetas também têm cinturões de radiação; Júpiter por exemplo tem um, e Europa, a famosa lua, fica dentro dele, o que dificulta a operação de espaçonaves por ali. 3) O núcleo de ferro (mais precisamente o núcleo externo) é o que gera o campo magnético terrestre.
“A descoberta surpreendente e até agora inexplicada”…. Vão atribuir essa proteção ao acaso da evolução ou pode-se admitir que teve um projeto?
Nenhuma das anteriores. Evolução só se aplica a sistemas biológicos. E, se houvesse um projeto, esse fenômeno seria exclusividade da Terra. Como provavelmente tem a ver com a atmosfera, ele deve se manifestar em outros planetas também.
Certo. Mas se cada camada da atmosfera protege a Terra de algo em um sistema bastante hostil, a Plasmosfera também. Por que proteger tanto assim a Terra?
Seria exclusividade da Terra, se apenas a Terra fosse resultado de um projeto inteligente.
Bom e se não houvesse esse campo o que seria de nós… das plantas, etc.
Se os outros planetas têm porque ainda não se achou vida nos mesmos.
Essa é uma visão antropocentrica, nós evoluímos de forma a não precisar de proteção contra radiação pelo simples fato de não haver um indice alto de radiação no solo, se essa barreira não existisse, a vida ainda poderia existir sem problemas, talvez os organismos que sobreviveriam na superfície teriam mais melanina e creatina e uma vida com maior reposição celular. Lembre-se que a vida começou na água e 2 metros de água protegem contra radiação tanto quanto 12 cm de chumbo.
a descoberta era NÃO DETECTADA, esse é o termo correto. Não fizeram modelos sobre esse fato por FALTA de sua detecção.
ela é explicável e não passa de teoria de campos (e talvez com indução eletromagnética somada).
qualquer planeta do tipo Terra terá as mesmas condições experimentadas aqui. Acontece que os telescópios não são ainda capazes de sequer enxergar planetas entre uma a três vezes a massa da Terra com precisão e ainda na chamada zona habitável. Nossa tecnologia detecta melhor os gigantes gasosos em órbitas piores que as de Mercúrio.
Como afirmar que não existem Terras por aí se antes sequer sabíamos da existência de gigantes gasosos mercurianos? Estamos falando de coisas que, a cada aperfeiçoamento dos instrumentos, estão aparecendo nos dados.
James Webb vai ajudar a melhorar a detecção, mesmo assim só vamos poder estimar que, pelos dados, temos um ou outro planeta próximo ao da Terra.
Deus, fez tudo em sua perfeição.
Não se separa, com vírgula, sujeito de predicado. Mas como nesse caso o sujeito não existe pode-se dizer que seu comentário está gramaticalmente correto.
vc é engraçado…. vou rir.
Boa!
Principalmente o Champinha e a Richthofen.
Quem disse que foi um deus ? Que provas vc tem ? Quem te garante que foi o deus judeu-cristao ? Quem te garante que nao foi uma das divindades hindus ? Quem te garante que nao foi um dos deuses das outras religioes do mundo ? Quem te garante que nao foi obra de um deus alienigena e desconhecido ?
Hein ??
A ciência humana e afins, vivem dizendo que estamos evoluindo, até concordo em certo ponto, só que a ciência na verdade está é matando a humanidade, pode ser por maldade ou pode ser por falta de conhecimentos de conceitos que ainda não descobriram e quando descobrir será um caminho sem volta…
Não.
É muita falta do que fazer, ler as colunas científicas para tentar explicar que aquilo foi um “projeto divino”
se houver deus, ele tem mais o que fazer cuidando da mentalidade de seus adoradores do que ficar criando cinturões invisíveis de proteção.
E’ de suma importancia que tais cinturoes (Van Allen) sejam estudados profundamente, em vez de se preocupar com verificar a existencia ou nao de agua em outros planetas para cogitar a possivel preexistencia de vida. Afinal nosso maltratado planeta pela humanidade tem 2/3 de sua superficie de tal elemento e as mudancas climaticas por aqui ocorridas com tanta velocidade pode dar-se, nao por um pseudo buraco na camada de ozonio, mas por maltrato interior que temos causado.
se tivessem um pouco de humildade esses cientistas, entenderiam que esta protecao, eh providencial, por que??
porque foi DEUS que a projetou em beneficio dos seres humanos
para protege-los…… como um pai faz para com um filho. eh simples assim!!!!
Sim! Da mesma maneira com que Ele projetou (e mal) nossos cérebros sujeitos a ilusões de ótica ou nossos corpos, com as doenças auto-imunes… Isso para não falarmos no maior bug de todos da existência: o pecado. Viva! Que programador e tanto esse, viu!!
Que raciocínio pífio, credo!
ele tbm projetou a vida alien? ! qto mais tribal, mais deus vê , e sente necessidade, i sso se chama medo de caminhar com as proprias pernas
je: há cinturões em outros planetas… a quem Deus estaria protegendo, nesses planetas? Todo fanatismo é pernicioso. Aliás, fanatismo (qualquer que seja) é o maior mal da humanidade: Gera intolerância, guerras e… permanência na ignorância.
Pena que esse seu Deus não pensa assim em relação aos famintos africanos.
Apocalipse 4:11 diz: “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”
Nao misture religioes, crendices e supersticoes com CIÊNCIA…!!
Como não ter dó desses crentes?
Lhes falta informação, cultura, conhecimento… como chegaremos ao seculo XXII, desse jeito ??
Como não ter dó de incrédulos?
O planeta possui tantas particularidades sem as quais não existiria a vida humana, que é quase impossível haver outro igual. Somos o laboratório de Deus.
Embora seja teísta, não colocarei Deus no meio, mas disse algo interessante que é uma coisa que sempre uso como contraponto dos que acreditam em vida inteligente fora da terra, baseado na improbabilidade de sermos os únicos em um espaço infinito (Curiosamente nessa hora, os argumentos que eles usam para rebater teístas não servem para aquilo que eles acreditam): Há muito detalhes, “pequenas” coisas que fizeram a vida inteligente ser possível, que não necessariamente a vastidão do universo sirva como “prova” de que não estamos sozinhos. Talvez a vida na Terra seja o número primo par. Apenas uma ocorrência no infinito.
Nao somos.
Quem alega isso, sao os criacionistas com a suas hipoteses vazias e sem provas que as sustentem.
EXCELENTE OBSERVAÇÃO.
ENGENHEIRO : DEUS
PEDREIRO : NATUREZA
MORADOR : SER HUMANO
Se deus existisse (não existe) ele precisaria mesmo de laboratório?
Que bobagem… são tantos bilhões e bilhões de estrelas com planetas por ai que é quase impossível que não haja milhões de plantes iguaisinhos ao nosso.
Inclusive com fundamentalistas religiosos e cientistas ateus materialistas… hehehe.
ISTO DEVE SER A MÃO DE DEUS.
Tá mais para o pum te teus.
Vai oferecer servico de manicure ?
É, deve ter sido o Maradona que projetou …
Só não entendo, como o cinturão de cargas protege da radiação do sol. E dentro dessa mesma dúvida, as cargas altamente energéticas, se, viajam a quase velocidade da luz, uma colisão não teria uma alta liberação de energia?
Não sei muito de física quântica haha
essa matéria cientifica e não um blog de “deus”. Se vc pode falar a favor de deus eu posso falar contra.
“mão de deus”, “foi deus”… mão de deus na sua bunda, assim como foi deus que meteu a mão.
Pois e! E deve ter sido o bumbum dele que colocou o esterco na cabeca de fanaticos religiosos que insistem nesse tipo de comentario em artigos sobre CIENCIA!
O maior mistério para mim é alguém não acreditar que o homem ultrapassou essa barreira. Aliás, o segundo maior mistério, porque o primeiro é saber como alguém que não sabe diferenciar Van Halen de Van Allen achar que pode questionar outra coisa senão sua própria ignorância. E a resposta é fácil. Se é invisível e tem campo de força, é a Violeta do “Os Incríveis”
Aos incredulos cientistas, uma mensagem : DEUS existe, e ele embora seja distratado pelos homens a todo momento, mesmo assim nos protege de um caos que poderia inviabilizar a vida em nosso planeta. Aos ateus e a todos aqueles que insistem em serem seus próprios deuses, está aí uma das respostas a uma constatação intrigante.
Sim, Deus existe e não estava namorando quando te desenhou.
O onus da prova é seu.
Alias, a sua resposta é bem boba e infantil. Um deus namorando pressupoe a existencia de uma deusa.
Ou seja, duas divindades mantendo relacoes sexuais.
É nisso que vc pensa, né ?
SERÁ ERRO DE PLANEJAMENTO?VERIFICA-SE APÓS A OBRA QUE ALGO PODE AFETAR A VIDA NA TERRA E POR ISSO NECESSITA DE UMA PROTEÇÃO?NÃO SERIA MAIS FÁCIL,PARA QUE DETEM TODO O PODER DO UNIVERSO, ELIMINAR A CAUSA EM VEZ DO EFEITO?
Thump! Podemos começar a contagem?
Resposta? Uma resposta só tem fundamento se tiver base científica, ou seja como provar!
Aos CREDULOS CRISTÃOS, uma mensagem:
SACI-PERERE existe. Embora ele seja destratado pelos humanos em todos os momentos, mesmo assim ele nos protege de um caos que poderia inviabilizar a vida em nosso planeta.
Aos CRENTES e a todos aqueles que insistem em serem seus próprios deuses, está aí uma das respostas a uma constatação intrigante.
SACI-PERERE existe.
Ou seja, a sua alegacao bizarra de que o seu deus existe so por causa da existencia de um campo magnetico é completamente invalida.
Melhor sorte da proxima vez, crente.
E o Monstro do Espaguete Voador? Ele também existe? Foi um imenso pum dele, ao sobrevoar a Terra, que criou o cinturão?
Funciona assim:No pricncípio criou Elohim Deus, os céus e a terra…e dai em diante, fora disso, é heresia, simples assim.
Isso é uma matéria científica, contenham suas opiniões religiosas pra vocês. Não misturem as coisas.
Ciência, meus amigos, é o que explica o que seus lideres religiosos não o fazem, e pior, atribuem a vontade de Deus. Lamentavel!
Tá, qual a proxima mitologia supersticiosa que vc vai recitar como “explicacao” ?
ou mitologia científica?
Essa não da! quanta bobagem numa frase.
“Elohim Deus”? Vão estudar a Bíblia pessoal!
A descoberta pode ajudar a construir alguma defesa contra radiações acidentais que venham a ocorrer em usinas nucleares, por exemplo?
Uma das possíveis aplicações talvez seja mostrar caminhos de como lidar com radiação.
Mistérios do CRIADOR.
Não.
Mistérios? Não
Criador? Sim
Sem provas concretas e solidas que comprovem a sua alegacao, nao há o que se falar em “criador”.
NAO, e CIENCIA mesmo! O unico misterio do “criador” e por que ele so colocou cerebros pensantes na cabeca de cientistas, enquanto privou milhoes de bitolados religiosos que insistem em comentar sobre religiao em artigos cientificos! Talvez os cientistas devessem estudar o cranio destas pessoas para saber mais sobre o vacuo e os buracos negros!
tem algo mais interessante? que belos mistérios!
A explicação é esta: Deus criou um mundo para ser habitado. Criou mecanismos para protegê-lo de perigos externos, por exemplo, o planeta Júpiter, que atrai cometas e corpos celestes que colocariam em risco a vida na terra. Perfeito!
E porque ele criaria os asteroides para por risco a terra crente?
faltou a vírgula depois da palavra “terra”.
Quando você sai à rua, corre o risco de ser atropelado por um carro, por exemplo, talvés com a mesma probabilidade de que um asteróide caísse em sua cabeça. Isto seria uma fatalidade. Mas, quantos de nós já viu uma cidade destruída por um asteróide? Quantas pessoas neste planeta morreram atingidas por um asteróide? Uma coisa é você estar exposto a algo sobre o qual você ou outra pessoa (um motorista imprudente) é capaz de controlar para evitar um acidente; outra coisa é algo que não podemos controlar (até o ser atingido por um raio pode ser evitado). Pense nisto. Observe bem a natureza e entenda que ela foi moldada por um ser superior, eternamente superior: Deus.
Que evidencia vc tem de que existe um ser chamado “deus” ?
“deus” não é nome, é título.
Já que gosta tanto de “ciência”, deveria estudar um pouco mais sobre método científico. Abraços!
Um ser chamado deus pode ser qualquer coisa, por exemplo, sua namorada, o dinheiro, a bebida, o cigarro, ou seja, tudo aquilo em que você põe seu coração. Um ser conhecido por Deus, porém, é um ser que está aquém de nossa compreensão, que criou o universo e fez lugares apropriados para conterem a vida. Quer que todos o conheçam por suas obras grandiosas e não por sua aparência. A evidência de sua existência está em toda a obra de sua criação. Basta você observar mais atentamente!
Deus é burro? Pq criar um planeta com mecanismos de auto-defesa? Não seria mais inteligente ter criado um universo que não ofereça perigos? Ou então…deus não existe.
“Deus, blablabla, criou a barreira para proteger a Terra dos perigos externos, blablabla”
Não seria mais lógico Deus simplesmente NÃO TER CRIADO os tais perigos?
Pois e, so que o tal Deus tambem criou um bando de fanaticos religiosos , distribuidos em tres principais religioes, que ha seculos vivem em guerras e ameacam a vida na Terra. Sem falar naqueles que sao inconvenientes e insistem em fazer comentarios religiosos em materias sobre ciencia.
Aliás, a propria reportagem confirma isso quando diz que o cinturão é uma proteção fundamental contra as letais radiações espaciais. Ou seja, sem p cinturão não haveria vida na terra.
Como conseguir sobreviver além dela?
Luis, na verdade, o cinturão não ajuda a vida. Ele concentra e acelera partículas, o que torna aquela região mais inóspita que o próprio espaço interplanetário.
Obrigado pelo comentario. Mas e alem do cinturão, como é a radiação no espaço aberto? E quais os efeitos esperados por quem passa por essa zona de alta radiação?Não seria normal que os astronautas desenvolvessem cancer, por ex? Abcs
O ambiente de radiação além dos cinturões é bem mais severo que na superfície da Terra. Recentemente a missão Curiosity mediu a radiação no trajeto até Marte e concluiu que uma missão tripulada de ida e volta chegaria perigosamente perto do limite tolerado pela Nasa para seus astronautas, que é o ponto em que a exposição a radiação aumenta em 5% a chance de a pessoa desenvolver câncer ao longo da vida. Para uma viagem à Lua, muito mais próxima, esse problema é bem menor.
Caros
O cinturão de Van Hallen praticamente prova que nenhum ser vivo conseguiria sobreviver às letais radiações espaciais sem morte instantânea ou ter tido câncer posteriormente.
Não se notou nada anormal neste sentido nos astronautas que “foram” à lua.
Muito suspeito…
Não, nada a ver. Como eu disse, tem muito mais radiação no cinturão do que além dele.
De onde você tirou isso amigo? Desafio a mostrar uma publicação SÉRIA que mostre isso! O pessoal delira e viaja no próprio delírio!
tem o tartígrado:
http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/vida-microscopica/411-tardigrado-o-animal-mais-resistente-do-planeta
Bom dia Salvador !
É impressionante como tudo se encaixa de forma minuciosa. Que matéria maravilhosa, começamos muito bem o dia ! 🙂
Bom dia Salvador!
Não sei o quanto de “abobrinhas” estou escrevendo, mas parece que o magnetismo da Terra gera as concentrações de partículas formando o cinturão de Van Allen, que como você escreve no final, as tripulações das Apollo atravessaram em 30 minutos e sentiram “sintomas” de flashes mesmo com olhos fechados; dito isto, será que o potencial letal das radiações além do cinturão seria menores, ou maiores? A resposta permitiria adequar proteções para futuras tripulações a Marte. Gostaria que numa futura matéria você pudesse escrever sobre as relações das radiações provenientes do Sol e os neutrinos, que não são bloqueados por dezenas ou centenas de metros de terra e/ou rochas, sendo detectadas por instrumentos em cavernas naturais ou criadas pelo homem. Não seriam os neutrinos os agentes causadores dos flashes? Muito obrigado pelo seu tempo e atenção.
Além do cinturão, o nível de radiação é menor. E neutrinos praticamente não interagem com a matéria, seriam incapazes de gerar os flashes.