Um muro invisível contra radiação

Salvador Nogueira

Um campo de força invisível e impenetrável, a cerca de 11 mil km da superfície da Terra, protege nosso planeta de doses letais de radiação. A descoberta surpreendente e até agora inexplicada foi feita por uma dupla de satélites da Nasa e reportada na edição de hoje da revista científica britânica “Nature”.

Misteriosa barreira entre dois cinturões de radiação protege a Terra de partículas nocivas!
Misteriosa barreira entre dois cinturões de radiação protege a Terra de partículas nocivas!

Lançadas em 2012, as Van Allen Probes tinham por principal objetivo estudar os chamados cinturões de Van Allen, dois anéis de radiação concentrada produzidos pela interação do campo magnético da Terra com a torrente de partículas carregadas emanada constantemente do Sol.

Os cinturões, aliás, foram a primeira descoberta da era espacial, feita em 1958 pelo cientista americano James Van Allen, da Universidade de Iowa, com dados colhidos pelo primeiro satélite ianque, o Explorer-1. A ambição original do pesquisador era estudar raios cósmicos, mas o satélite acabou fazendo a detecção de uma concentração anormal de partículas.

Originalmente foram detectados dois cinturões: um mais baixo, entre 600 e 10 mil km de altitude, concentra prótons de alta energia, e outro mais distante, entre 13,5 mil e 57,6 mil km de altitude, agrupa elétrons de alta energia.

A nova surpresa só foi possível agora, graças aos instrumentos mais sofisticados já usados para explorar o ambiente dos cinturões. Os cientistas liderados por Dan Baker, ex-aluno do próprio Van Allen e pesquisador da Universidade do Colorado em Boulder, perceberam que todos os elétrons com os níveis mais altos de energia, que viajam em velocidades próximas à da luz, eram barrados um pouco acima do primeiro dos cinturões. Nenhum deles conseguia passar a barreira dos 11 mil km.

Ainda bem para nós, pois essa seria uma radiação nociva, se chegasse à superfície da Terra. Mas a surpresa é que o bloqueio abrupto observado contraria a expectativa original dos pesquisadres. Eles imaginavam que esses elétrons fossem detidos gradualmente pela atmosfera terrestre, conforme aconteciam colisões entre eles e as moléculas de ar. Uma barreira distinta a 11 mil km é totalmente incompatível com essa premissa.

“É quase como se esses elétrons estivessem trombando com uma parede de vidro no espaço”, disse Baker, em nota. “É um fenômeno extremamente intrigante.”

MISTÉRIO
Os cientistas ainda não têm uma explicação clara do que daria origem à barreira, mas o campo magnético da Terra parece não ter nada a ver com isso. Para descartar essa hipótese, eles estudaram com especial atenção o comportamento dos elétrons sobre o Atlântico Sul. Por alguma razão pouco compreendida, o campo magnético do planeta é mais fraco naquela região — tanto que os cinturões de Van Allen chegam um pouco mais perto da superfície por ali. Se a barreira invisível fosse causada pelo magnetismo terrestre, seria natural que os elétrons conseguissem maior penetração por ali. Mas não. Mesmo naquele ponto o fim da linha é ao redor dos 11 mil km.

Por enquanto, a melhor ideia com que Baker e seus colegas conseguiram se sair é a de que as poucas moléculas gasosas presentes àquela altitude formam um gás ionizado chamado de plasmasfera, que por sua vez emite ondas eletromagnéticas de baixa frequência. Seriam elas as responsáveis por rebater os elétrons altamente energéticos.

Concepção artística de uma das Van Allen Probes, lançadas em 2012.
Concepção artística de uma das Van Allen Probes, lançadas em 2012.

Como testar a hipótese? O segredo é continuar monitorando os cinturões, em busca de novas pistas do mistério. E é exatamente o que as Van Allen Probes vão fazer. Uma das descobertas já realizadas pelos satélites é que, durante momentos de grande atividade solar, os dois cinturões se desdobram em três. Recentemente, os pesquisadores envolvidos com a sonda desenvolveram software para apresentar as condições daquela região do espaço praticamente em tempo real, o que facilita o acompanhamento dinâmico dos cinturões.

A compreensão desses fenômenos é fundamental para proteger nossos satélites em órbita, que podem ser danificados pela radiação concentrada dos cinturões. E também é importante para garantir a saúde dos astronautas que porventura viajem além da órbita terrestre baixa. Os tripulantes das missões Apollo, que visitaram as imediações da Lua entre 1968 e 1972, tiveram de atravessar os cinturões.

Como a travessia foi feita rapidamente, em cerca de 30 minutos, isso não afetou de forma adversa os intrépidos viajantes espaciais. Um fenômeno curioso, contudo, é que muitos deles reportaram a visualização de flashes luminosos durante a travessia. E eles viam isso até quando estavam com os olhos fechados. As tais “visões” eram resultado de partículas energéticas do cinturão colidindo diretamente em células da retina.

NA TV: Neste sábado (29), na GloboNews, o Mensageiro Sideral irá contar a história da próxima espaçonave americana destinada a levar astronautas além da órbita terrestre. O primeiro lançamento de teste da cápsula Órion acontecerá no fim da semana que vem, num voo sem tripulação. E um dos objetivos da missão será justamente avaliar o impacto do mais interno dos cinturões de Van Allen sobre o ambiente no interior do veículo. Tudo isso e muito mais, neste sábado, a partir das 22h, no “Jornal das 10” da GloboNews!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. O Jornalista Salvador Nogueira pesquisou referências bibliográficas robustas, trouxe informação bem redigida , ilustrou a matéria com a imagem da sonda e no que resultou este esforço? Uma coletânea de engraçadinhos expondo a própria ignorância no mais importante diário jornalístico do Brasil.
    Caro Salvador, obrigado pelos momentos de sabedoria e conhecimento. Felicitações. Hugo

  2. Vocês discutindo o embate religião e ciência é cômico.

    Todos deveriam saber, quem construiu este mundo foram os ratos e eles estavam preparados para isto com campos de força anti matéria.

  3. acho tudo isso fascinante! independente se foi um Deus, um ET ou um grupo de ETs entediados que resolveu brincar de deus, ou geração espontanea….o fato é que acho muito legal quando a ciencia descobre e comprova algo que explica um pouco as coisas desta nossa Terra.
    parece óbvio que algo nos protegia de morrer torrados pelo nosso sol. se é um ser superior ou não q idealizou tudo isso, que importa? é fascinante!

  4. Ué descobriram coisa nova, como é que pode, pois segundo o blogueiro gosta sempre de salientar já sabemos TUDO sobre o universo, kkkkkkkkkkk, a propósito e a tal sonda que desceu no cometa, não se fala mais nada????

  5. Será que é tão dificil crer que quem nos protege é o nosso senhor Deus em nome de JESUS????
    As catástrofes, guerras entre outros somente ocorrem porque está escrito nas escrituras e as palavras de Deus tem que se confirmarem.
    Cientistas NÃO SABEM DE NADA, INOCENTES!!!!!!

  6. Vou fazer um questionamento mais inteligente do que muitos comentários que me antecederam: Será que em Marte e em outros planetas também existe esse “ANEL”? Ou é por isso não há registro de vidas ‘humana’ nesses outros?

  7. Importante o assunto deste Artigo, caro Salvador.

    Os corpos celestes sempre nos impressionam com o seu vasto poder de emissão e concentração de forças.

    Visto o Sol com o seu gigantesco campo magnético que nos protege dos verdadeiros e mortais raios cósmicos de nossa galáxia e universo afora… Visto também os poderosos campos magnéticos de Júpiter, Saturno e dos outros planetas gasosos… E ate mesmo o da Lua Ganimedes, que possui um singelo campo magnético, isto nos leva a concluir que a maioria dos corpos celestes que possuem rotação superficial e de núcleo detém um campo magnético. Uma bela maneira que a natureza encontrou de proteger seus prováveis nichos ecológicos encontrados nos prováveis mundos habitáveis em todo o universo.

    Um ótimo dia a todos.

  8. A matéria estava indo até bem até enfiar as viagens das Apollos, o que parece ser uma fixação do autor, já que não existe nenhuma citação sobre elas no estudo em questão.

    Nesse momento algumas incongruências são citadas para justificar como esse imenso “microondas” pôde ser tão inofensivo a esses astronautas já que medições da radiação mostram até que a Apollo 9 (só orbital na Terra) absorveu menos radiação que a Apollo 11!!!
    http://www.digitalafterimage.com/radtable2.jpg

    Uma delas seria a necessidade de apenas 30 min para passar pelo cinturão, quando na verdade seriam mais de 2 horas mesmo na angulação de 30º pois apesar da velocidade de escape ter de ser de 40milkm/h ela só seria atingida nos primeiros minutos da queima do foguete, depois iria na banguela e desacelerando rápido pela gravidade da Terra, além do mais tem a volta que tbm demandaria mais um bom par de horas para atravessar todo o cinturão de radiação que a matéria diz que se entende até os 57mil km. (ainda não tinha visto esse valor)
    Outra justificativa é que tais astronautas ao atravessar os Cinturões viam “Shooting Stars”, porém esses relatos são feitos por quase todos os astronautas em missões em órbita baixa da terra, inclusive é um dos motivos de um estudo sobre a decorrência de cataratas nos olhos de astronautas. Se alguém atravessasse os VAB naquela lata de alumínio das Apollos não ia ver só “Shooting Stars”, iam ficar “french fries”, e não vou nem acrescentar o Bremsstrahlung, porque na verdade nem precisaria.

    A cada nova descoberta como essa sobre esses cinturões de radiação, esses cientistas em suas conversas reservadas devem morrer de rir da cara de pau da NASA. Mas a solução é apenas rir mesmo pois perder seus postos e suas carreiras sendo tachados de conspiratórios seria o fim para eles.

    1. Corrigindo, a Apollo 9 teria recebido MAIS radiação que a Apollo 11, um claro indicativo de que a 11 nunca saiu da órbita da Terra como a 9.

      1. Nada a ver, Alfredo. Note que as missões do Shuttle às vezes também recebiam mais ou menos a mesma quantidade das missões lunares. Por quê? Porque a radiação é concentrada nos cinturões, e as viagens em órbita terrestre baixa passam de raspão pelos cinturões quando sobrevoam a anomalia magnética do Atlântico Sul. Já os astronautas da Apollo cruzavam rapidamente os cinturões e estavam livres dessa região de doses cavalares.

  9. Descoberta realmente FANTÁSTICA! Se é para atacar de “filósofo de boteco”, serve para refletir o quanto sabemos: NADA, niente, necas, nothing… ou quase isso!

  10. Intrigante esse surgimento do terceiro anel durante alta atividade solar. Essa observação parece contradizer a teoria de que a barreira seja formada por moléculas gasosas, porque um adensamento suficiente para representar um terceiro anel implicaria em uma “ventania” de velocidades altíssimas…

  11. Assim como todos os seres vivos tem uma aura de proteção, já provada pela fotografia Kirlian, esta camada é a aura astral protetora do planeta, isto já é falado em literaturas espiritualistas já comentada há muitos anos.

    1. tá falando do calor gerado pelo corpo quando vivo e que desaparece quando morre, nada de anormal, exceto pela interpretação errônea que pseudo-cientistas fazem para ganhar dinheiro dos sem estudo.

      fugir da escola é prejudicial ao cérebro

  12. Independente de religão ou seita, o homem com seu conhecimento tem provado que não viemos do nada, temos uma origem definida. Porque será, que com todo esse conhecimento que temos, somos incapazes de dirigir nossos passos para o bem e felecidade de todos.

  13. Esses cinturões nao passam de ilusao de otica, um é exatamente o reflexo do outro, como num espelho. Sao um só! Na verdade, Urano e Netuno tambem tem esses hologramas para “enganar humanos tolos”. Os outros planetas do Sistema Solar, abrigam civilizaçoes inimigas e os humanos continuam querendo “explora-los”. Ah… nao. Q preguiça!

  14. Não há dúvida, este blog está se transformando numa versão pós-moderna do seriado “supernatural”. O número de comentários atribuindo o fenômeno à existência de Deus ou ao sobrenatural é impressionante. Certamente influenciados, mais uma vez, por um título sugestivo e enganoso. Lamentável.

    1. até nesse seriado o autor e os atores se esforçam para mostrar ao público que “supernatural” é mera diversão, NÃO HÁ realidade alguma e é uma brincadeira em cima das lendas urbanas, TODAS tolas e idiotas que, em geral, consideram que usando sangue humano pode-se fazer magia.

      das poucas pessoas podres que ainda existem nesse pais que já andaram comendo carne humana para fazer suas macumbas imprestáveis a justiça e o MP estão se esforçando para deixar essas carniças apodrecendo na jaula junto com suas crendices de moleques safados.

  15. Salvador Nogueira, Parabéns por sua missão de divulgar sempre uma nova descoberta científica. Além da divulgação, sua atividade tem também a função de despertar em muitos a curiosidade pela ciência e os conhecimentos.

  16. A Terra é um planeta excepcional dentro deste vasto Universo, é um sistema cuja obra parece ter sido inspirada de uma inteligência do qual não podemos enxergar, são muitas variáveis trabalhando em conjunto e em perfeita harmonia que dão a terra condições para vida. Ou será tudo isso obra do acaso?

    1. cara, é indução de campos, coisa que é usada até na eletrônica.

      tem que ser muito ruminante para acreditar no engenheiro divino.

      NUNCA que a indução de campos foi atribuída a deuses ou outro animal infeliz.

      para simplificar: o campo magnético induz uma corrente elétrica e uma corrente elétrica induz um campo magnético.

      os elétrons e prótons vem carregados eletricamente, a Terra já tem um Campo Magnético, pronto. Os televisores antigos de raios catódicos fazem desvio de elétrons para gerar a imagem, onde está a mágica divina? NÃO HA o que existe é a falta de estudo, só isso.

  17. A Terra é um planeta excepcional dentro deste vasto Universo, é um sistema cuja obra parece ter sido inspirada de uma inteligência do qual não podemos enxergar, são muitas variáveis trabalhando em conjunto e em perfeita harmonia que dão a terra condições para vida. Ou será tudo isso obra do acaso?

  18. Fascinantes, todos os seus artigos. O ponto negativo é a associação com a Globo-News: fonte inesgotavel de radiação maldosa.

  19. Incrível que esses cinturões nos protegem da entrada de radiações, mas não evitam que certos políticos entrem na terra. Falha grave do cosmo.

  20. Salva, só uma observação: no trecho abaixo, acredito que o número correto seja 6 a 10 mil e não 60 a 10 mil, certo?

    “Originalmente foram detectados dois cinturões: um mais baixo, entre 60 e 10 mil km de altitude…”

  21. Salvador, com estas últimas novidades “espaciais” tenho uma teoria:

    1. Matéria orgânica (bases proteicas) é mais comum no universo do que imaginamos e a investigação no cometa provou isto;
    2. O “milagre” da vida na Terra não tem a ver somente com a vida em si, mas com as condições excepcionais que a Terra reúne que permitiu a “evolução” da matéria orgânica.

    Assim, qualquer planeta que reúna estas condições terá chances de permitir o surgimento de organismos complexos e, quiçá, vida inteligente.

    Viva o Planeta Terra !!

  22. Salvador, como viajar nas especulações é de graça e não faz mal a ninguém, o que será que este cinturão pode nos dizer a respeito de matéria e energia escuras? E ainda mais, nestas regiões poderiam estar guardados os segredos de uma junção entre relatividade e modelo padrão e ao invés de lentes gravitacionais passemos para a expressão filtros gravitacionais…???

  23. ISSO SÓ PROVA A EXISTÊNCIA DE DEUS, NÃO ACHAM!? POIS ELE FAZ DAS COISAS SIMPLES, COMPLEXAS; AOS OLHOS DOS HOMENS. PARA SABEREM QUE DEUS É DEUS!!!

  24. Esta claro que os criacionistas vão dizer que é uma proteção divina. 🙂 Agora, estudar para desvendar os segredos do cosmos eles não querem, né.

  25. Discussões a parte eu não consegui entender um detalhe. A matéria cita dois cinturões detectados originalmente sendo que um situa-se mais baixo entre 60 e 10 mil Km de altitude. Se essa barreira foi detectada a 11 mil Km como é que o mais baixo pode ficar a 60 mil km? É flutuante? Se alguém puder me explicar por favor responda.

  26. Acredito que, a Ciência como todo ceticismo não está totalmente correta e nem pronta, como fatos religiosos. A diferença principal entre Ciência e religião, é que a primeira abre espaço para questionamentos, inclusive vemos religiosos nesse espaço falando da existência de deus na Ciência. Ao contrário, nenhum cientista te obriga a acreditar em algo que foi descoberto. Sobre o artigo publicado vemos que todos os dias são descobertas coisas magníficas e muitas vezes incompreensíveis sobre nossa existência. Cada dia fico mais impressionado com o que estudamos, descobrimos e o que ainda está por vir! FASCINANTE, amém hereges?

  27. isso e pra provar mais uma vez que e DEUS quem manda em tudo,os sábios estão confusos novamente,esse anel esta ai porque Deus colocou para nossa segurança,engraçado Deus da vários sinais e os que se dizem sábios não enxergam,e fato DEUS E DEUS E HOMEM E CRIATURA.

  28. Mais do que qualquer fenômeno, o que mais me impressiona é a miopia dos que não conseguem ver Deus nisso…

  29. Muito interessante! realmente sensacional!

    Mas também, por outro lado, quanta falta de respeito, ou de ter o que fazer, desse pessoal que vem questionar e por em dúvida tudo em nome do seu Deus. Cara, por que não ficar de boa? tudo o que já foi provado, está sendo ou será provado não interfere na sua religiosidade mano, façam o favor!!

    a ciência não proíbe o seu lado espiritual. vamos respeitar o blog e o autor, além da galera que quer vir aqui atrás de coisas interessantes e não de comentários completamente desnecessários.

  30. Parabéns por mais uma matéria que nos da a chance de melhorar nosso conhecimento do mundo em vivemos. Parabéns também pela paciência, aja!!

  31. Sou só eu que percebi ou um MESMO cara tá criando dezenas de comentários com nomes diferentes pra defender sua crença de design inteligente, ou seja qual for o nome? Deixa de chatisse cara :\
    Quanto ao post, incrível o fato e excelente texto sobre o mesmo. Pesquisarei mais!

  32. Salvador, O muro invisível é apenas mais um de vários outros elementos da natureza que ainda não foram descobertos ou explicados. Quem não a acredita que foi Deus que criou tudo isso, devem ter que se esforçar em ter muita fé em suas teorias tofos os dias, muito mais do que as pessoas crentes em Deus. Está na cara…veem mais não enxergam…

    1. De todas as explicações possivel, Deus tudo poderoso da bondade é a mais dificil de se acreditar.

      Pode até ser obra de um ser superior, um criador, mas a forma como os homens primitivos enxergaram e passaram isso a diante como se fossem divindades, nos distanciou da verdade.

      Olhando o mundo a nossa volta, o mal em todo canto, injustiça, fome, e vcs acreditando em magia da bondade?

    2. Rapaz é impressionante o interesse dos monoteístas pela ciência! A fé dos caras deve estar tao na meia boca que eles nao perdem uma matéria cientifica para evocar contos de fadas como explicação final.

    3. “veem mais não enxergam”. Amigo, “mais” é soma. Você quis dizer “mas”, não é? Fora isso, teorias não exigem fé, pois baseiam-se em evidências. Percebe-se pelo seu modo de escrever que você não estudou, que tal fazer isso primeiro, antes de vir comentar notícias de ciências?

    4. De fato, é mais fácil acreditar em algum Deus. A ciência requer esforço de pesquisa e compreensão, coisas muito difíceis para os ignorantes.

    5. pelo seu portugues, ja da para ver que voce nao sabe muita coisa, muito menos escrever e com ctz nao conhece a principio da Incerteza, descrita por heisenberg, que diz q um eletron nao pode estar no mesmo lugar sempre, porem, essa teoria é muito mais complexa partindo desse principio…dessa forma, ja esta comprovado que deus nao tem intervencao no universo.

    6. Salvador, quando os astronautas da Apolo 11 demoraram apenas 30 minutos para atravessar o centurião e chegar à Lua eles ficaram fora da área desprotegida por muito mais tempo. Quais eram os recursos da Nave para protegê-los de tais radiação.?

    7. Porquê criação de deus? Poderia ser criação da mula-sem-cabeça, do papai-noel, do chupa-cabras… tudo tem que ser criação de algum deus? A natureza tem suas leis e está sempre buscando o equilíbrio… simples assim!!!

    8. Cala sua boca! Pára de falar bobeira! Fé em teorias? Não tem nada a ver fé com ciência. Teorias são baseadas em FATOS, não em historinhas toscas escritas em um livro da era do bronze.

    9. MUITO CLARO E PROFUNDO O SIGNIFICADO DA SEGUNDA PARTE DO VERSO 9, DO SALMO 47: “… OS ESCUDOS DA TERRA SÃO DE DEUS. ELE ESTÁ MUITO ELEVADO”
      A CIÊNCIA AINDA CONCLUIRÁ QUE “SEM ADMITIR A EXISTÊNCIA DE DEUS, NADA PODE SER EXPLICADO”, COMO BEM DISSE ALBERT EINSTEIN…

    10. Claro que é Deus Todo Poderoso que faz isso, afinal de contas quem fez os átomos e a sua energia?
      Quem fez todo o tipo de energia que o ser humano usa,?
      É bom os descrentes responderem tudo isso antes de darem todos os méritos a ciência!
      O ser humano está a muito pouco tempo aqui neste planeta e acha que sabe quase tudo, vive e morrem como os outros animais e suas riquezas ficam de mão em mão.

    11. contando até 10 para aparecer algum pseudo-cientista dizendo queo homemnunca foi a luapor causa dessa descoberta

      10
      9
      8
      .
      .
      .

    12. Por outro lado, pessoas que têm muita “fé”, como você, devem fazer um esforço miserável pra conseguir perceber, e aceitar, que o ciência é a instituição humana mais capaz de bater o martelo com convencimento daquilo a que ela se propõe decobrir e explicar.

    13. Não faz sentido, criar um monte de perigos radioativos apenas para ter quer criar barreiras. Esse seu Deus não é muito inteligente.

    14. Deus nao existe! Isso tudo sao apenas condicoes extremamente especiais que culminaram na possiblidade de existencia da vida como a conhecemos hoje. De outra forma, alguem tem que explicar qual a necessidade que Deus tem de ter criado se ele, dendo Deus, nao precisa de nada…

    15. Pessoas como você vêem o que querem ver. No seu caso, como bom fanático, você quer ver deus em tudo, como criador de tudo, como força geradora de tudo. Pensamento simplório. Explica tudo, sem qualquer argumento racional. No passado, povos primitivos também acreditavam que os deuses produziam erupções vulcânicas, tempestades, terremotos, trovões. Hoje, explicamos todos estes fenômenos. No futuro, não muito longinquo, também explicaremos tais fenômenos, como este da matéria, sem necessidade de um deus como causa.

    16. A ignorância realmente é uma benção!

      Como já dizia Einstein:
      “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.”

      Até nisso ele foi gênio olha a prova ai descrita em cima.

    17. Basta a ciência não ter explicação pra algo que ja vem o BONDE DO SENHOR querendo aparecer.

      Que falta de humildade a sua!! Você tem tanto medo do desconhecido, que prefere acreditar numa história fantasiosa, de um ser invisivel que criou o homem do barro e a mulher da costela, uma história que possui cobra falante, morto que renasce, homem que abre o mar, que anda na água… o que que é isso???? Você prefere acreditam nesse monte de absurdo do que simplesmente ser humilde e dizer: NÃO SEI.

      Você não precisa de evidência nenhuma pra acreditar na sua historia maluca, mas quando é pra acreditar na ciência, exige os mais altos patamares de análise, testes e experimentações.

      SEJA HUMILDE E DIGA: EU NÃO SEI. Assim fazer os cientistas.

    18. Realmente, os “crentes” nao precisam se esforçar pra entender nada, e isso é muito cômodo, pois vivem em seu mundinho totalmente alienados. Está na cara que são enganados e roubados todos os dias pelos “pastores”, só não veem porque não querem. Acham tudo lindo, que o dízimo é bíblico, e que se os “pastores” estão podres de ricos, é porque são “agraciados” por Deus… Bando de coitados. Não sei se tenho pena ou raiva de vocês.

    19. Certo…agora vai pra um site religioso despejar seu conteúdo e deixa a gente lendo só coisas produtivas aqui, por gentileza…

    20. ja voce nao precisa pensar em nada, assim o cerebro atrofia, vira bosta, e voce despeja pela boca

    21. Claro, Deus explica tudo e ngm precisa explicar deus. Extremamente conveniente e irracional, mas como muitos humanos são passionais e extremamente carentes temos seres bizarros e tristes como vc.

    22. Somos a obra prima de Deus. Ele fez, faz e fará de tudo para proteger aos que o amam e guardam seus mandamentos. Nao precisa explicar tais coisas, apenas confiar e acreditar. Por amor aos humanos ele os proteje. Talvez seja misterio e espanto para os incredulos. Aos que tem fe e conhecem este Deus maravilhoso é apenas normal .

    23. Caros, sem querer ferir susceptibilidades ou crenças,
      quem assistiu ao filme “Mundo Cão” deve estar se recordando de uma passagem que vem bem ao que se está comentando aqui: uma tribo nos confins da África, certa vez, do nada, viu um avião passar rasante e desaparecer sobre sua aldeia… e nunca mais viram tal coisa de novo. Para celebrar o acontecido, construiram em galhos e palha uma ‘réplica’ tosca do que viram e passaram a adorá-la como um deus, na espera de sua volta. Para nós, isso é uma total ignorância deles!
      Em resumo e isso se aplicaria também a nós, seres ditos ‘mais esclarecidos’: TUDO QUE AINDA NÃO ENTENDEMOS ou PODEMOS EXPLICAR, atribuímos a uma divindade superior, até que os fatos sejam esclarecidos, quando a ‘divindez’ se afasta um pouco para mais longe.
      Abraços

    24. “Deus” é a desculpa que as pessoas usam por não saber Ciência. Estude sobre magnetosfera e você entenderá, mas nós dois sabemos que sua fé é frágil demais pra isso e você precisa acreditar que existe um deus ou sua vida não terá sentido.

    1. Isso mesmo. Foi o lula que fez esse anel de proteção. Já que em 500 anos ninguém fez nada. Essa é pra campanha do pt 2018.

    2. também acho, lançaram o bolsa planeta pela união dos poderes de Genoíno, palocci, Dirceu e Lula.

    3. Eu não sou fã do PT, mas acho lamentável que as pessoas venham infestar matérias científicas e interessantes com lixo politiqueiro.

    4. Sérgio Ribeiro Alves! Nunca li tamanha besteira como esse seu comentário. Bem se vê que você mora em outro planeta! O Brasil virou uma cloaca com o PArtido dos “trabalhadores” que não trabalham, dos estudantes que não estudam, dos “intelectuais” que nem esboçam um pensamento. Além disso é impossível escrever a palavra “corruPTo” sem PT. Cresça e desapareça com essas suas idéias de batráquio! O assunto é Astrofísica ô mané!

    5. Pessoas como vc deveria ler mais e se informar melhor antes de emitir opinões bobas como a sua, qual foi a graça que vc viu nesse seu comentário? eu não vi nenhuma graça.

    6. Me caro, não o conheço, mas penso que pessoas como vc deveria ler mais e se informar melhor antes de emitir opinões bobas como a sua, qual foi a graça que vc viu nesse seu comentário? eu não vi nenhuma graça.

  33. EU VINHA MANTENDO EM SEGREDO PRA NIGUEM MEXER NESSE ANEL, mas como o homem não é capaz de deixar um anel em paz, esse será mais um arruinado…

    1. Esse anel também foi criação do dos altos Elfos da terra média, para evitar que que senhor do escuro se apoderasse do planeta. Não deixem o Smigool sabe dele kkkk.

  34. Tudo muito bem organizado, embora surgido do acaso, da desordem, do caos… Interessante, não?!

    A cada dia percebo que nosso conhecimento não deve chegar a 1% da verdade sobre nosso planeta, mesmo em toda nossa arrogância.

    Será que existe mesmo um Criador?

    1. Um físico teria dito que acreditar no ACASO para explicar a evolução da vida na Terra é o mesmo que acreditar que um furacão passando por um ferro velho fabricaria um Boing. O que é mais fácil acreditar? Numa energia inteligente e criadora ou no acaso?

    2. Se a cada pergunta sem respostas, precisarmos recorrer ao sobrenatural, vamos voltar à idade das trevas.

    3. A cada dia que passa, novas descobertas mostram como o homem é pequeno, arrogante, prepotente, afirmando que tudo o que existe é obra do acaso, de uma grande explosão há bilhões de anos. Pobre homem! Não conhece nem a si mesmo, quanto mais esses detalhes do universo infinito, que certamente tem uma inteligência criadora e sábia organizando tudo. Como o homem ainda conhece tão pouca coisa!

    4. Marcelo Gleiser fala um pouco disso em seu livro “Criação Imperfeita”: o que faz o universo evoluir é o caos, não a perfeição. Se a natureza fosse perfeita, assim como a gente vê, tudo seria imutável. Tudo continua evoluindo exatamente porque é imperfeito.

    5. Se é necessário um criador, quem o teria criado? Se não é necessário que tenha sido criado, não é necessário um criador.

    6. Você acha que existe a possibilidade disto tudo ter se “auto-construído”, com tanta perfeição assim??

    7. Bom dia Lucas!
      Existe sim um Criador, ele criou todas as coisas e vou te apresentar a Ele.
      Gênesis Cap 1, No principio, criou Deus* os céus* e a terra* e a terra era sem forma e *vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz, e houve luz.
      Meu caro Lucas, te convido a fazer uma leitura Bíblica para que você possa conhecer melhor o seu criador. Deus te abençoe! Luciano Silva

    8. Você ainda duvida, escute os batimentos de seu coração e descubra quem o proporcionou com amor!
      Escute o ar que suas narinas respiram e pergunte-se quem o criou tão bom para nós vivermos!

    9. Trabalho com tecnologia e me fazia esta mesma pergunta por muitos anos. Li muitas matérias fantásticas sobre este tema. As melhores e que me ajudaram a desenvolver minha convicção eu encontrei no site jw.org, na guia Publicações – Livros e Brochuras. Fica a dica.

    10. Acho que não. É curioso como tudo convergiu para que existíssemos certo? Mas olhe para o universo e veja quão raro isso é. Ou seja, tudo teve que se alinhar para que nós existíssemos, mas se um ser tivesse criado isso não precisaria haver tantos planetas que “deram errado”. Muitas coisas convergiram para que existíssemos sim, mas isso só ocorreu pois havia a probabilidade para que ocorresse em um universo possivelmente infinito, só nos achamos extremamente especial pois temos uma ilusória impressão que somos seres transcendentais que fomos colocados aqui, qdo na verdade somos o produto dessa probabilidade de existirmos. É claro que muitos humanos querem se sentir especiais e únicos, amados e protegidos, por isso a necessidade de crer em um Criador que nos colocou aqui com um propósito e nos guia e protege. A necessidade da crença em um criador é apenas mais uma entre tantas fraquezas que o ser humano possuí, outros humanos mal intencionados exploram bastante isso. Bom, quem tem olhos para ver que veja…

  35. Por que esse Deus que protege tanto a vida, permite que dentro do planeta existam tantas pessoas diferentes em grau de evolução, inteligência e caráter e também tantos males catastróficos como furacões, vulcões, terremotos, tsunamis. Aliás, se Deus é espiritual, porque ele precisa de mundos materiais? Pra brincar de Deus?

    1. Por que Deus criou tudo, e todas as criaturas, inclusive as celestiais, mas somente à uma destas Ele dotou de livre arbítrio, nós os homens. As pessoas querem reputar a Deus as desgraças que elas mesmas criam, esquecendo de reputar as belezas e ofertas que Ele nos dá. Deus não cria guerras, nem desequilíbrio ambiental, nos corações humanos não cria inveja, ódio, racismo nem preconceito. Na mente humana Deus não cria impiedade ou incredulidade. Todas essas coisas podem ser superadas em e com Sua Palavra. Mas é mais fácil colocar nele a culpa de toda fome e morte que há no mundo, mesmo esquecendo que os homens escolhem ser ruins, maus e traidores, além de incrédulos e desobedientes às Suas ordenanças.

    2. São perguntas que a razão humana não consegue responder. É por isso que as religiões e as filosofias limitam-se a uma pequena fração do que é compreensível, ou tentam dar explicações para satisfazer pessoas em diferentes graus de compreensão.
      Partindo da premissa que diz existir um Deus de inteligência infinita, em sua totalidade Ele certamente seria incompreensível para as limitadas mentes humanas. Mesmo essas perguntas que surgem são absurdamente pequenas diante do infinito. A própria existência de Deus é uma questão infinitamente pequena.
      Mas nossa natureza é centralizada nesse instrumento poderoso porém limitado – a mente – e lá vamos nós, juntando argumentos a favor e contra nossos pontos de vista, porque nos condicionaram a acreditar que existe um Deus que é (ou deixa de ser) desta ou daquela maneira, ou nos “provaram” que não há uma razão lógica para acreditar em Deus – como se a razão humana fosse a medida perfeita e única para tudo que existe.

    3. Bom dia, caro Silvio Marcos!
      Não sei o seu conhecimento, e muito menos da sua crença. Qualquer um que foi catequizado, ou que tem um mínimo de interesse em conhecer as coisas, sabe que existe o livre arbítrio. Deus não criou tudo isso, para qe fosse destruído dessa forma. Porém, quem fez tudo isso chegar ao ponto que está, somos nós seres humanos. E pra que tanta preocupação? Isso tudo é passageiro, quem tem fé não liga pra isso!

    4. Leia a obra de Alan Kardec e entenderá tudo isso. Somos milhões de mundos habitados, vai entender a evolução dos espíritos. Que Deus te abençôe.

    5. Existe a graça comum que se estende a toda humanidade e independe de nossa vontade. A natureza, a chuva, o sol, a proteção recém descoberta e etc que Deus estende a todos os homens todos os dias. Porém esse mesmo Deus respeita a vontade do homem para lhe conceder a graça especial; essa depende de nossa vontade, submissão a sua vontade e fé. Se o homem crê, se submete e reconhece Deus como seu Salvador automaticamente ele passa a gozar de todas as suas bençãos e proteção; aos demais, porque mais que Deus queira, ELE respeita a vontade do homem que o rejeita e prefere viver de acordo com sua vontade, sem se submeter a divina; Se expulsamos Deus de nossas vidas ELE respeitosamente se afasta; Se convidamos Deus para nossas vidas, ELE alegremente se aproxima e nos guarda.

      “De que se queixa os homens viventes? queixe-se cada um de seus próprios pecados” Lamentações 3:39

    6. Porque só evoluímos com as dificuldades, e esse cinturão e só mais uma das infinitas provas do quão eficiente é se trabalhar com energia fluídica. Nada de mistério pra quem tem ciência do mundo etérico.

    7. não cara! furacões ; tsunamis , vulcões isso é natural na terra a gente é que tem que adaptar ao meio que a vida nos oferece . DEUS É VIDA!

    8. Deus deu a oportunidade das pessoas escolherem entre o bem e o mal. acreditar e não acreditar, isso se chama livre arbítrio, quanto as catástrofes da natureza, muitas delas são provocadas pelo mal que as obras dos homens causa ao ambiente, poluição você sabe, e Deus não precisa de mundos materiais, da mesma forma que não precisamos de carros pra sobreviver , mas sempre queremos um na garagem né, e você devia agradece-lo por ele querer ter mundos com vidas pq se não fosse por isso você nem existiria, mas enfim, cada um acredita no que quiser

    9. Silvio, permita-se palpitar, na boa, ok ?
      Não queira igualar um Deus Todo poderoso à mesquinhez do ser humano. Este Deus, em sua infinita bondade e sabedoria deu ao ser humano o livre arbítrio. Não é da vontade dELe que tanta injustiça impere na terra, mas esta injustiça é gerada pela desobediência do homem. Se você ler a Bíblia sem preconceito algum, descobrirá que todas as orientações divinas são exatamente os anseios do ser humano, como respeito, amor, perdão, honestidade, sinceridade e tantas outras coisas. É mais fácil crer num Deus assim, do que imaginar que tudo isso veio do acaso, de uma explosão do nada que gerou o universo.
      Já imaginou, jogar ovo, farinha, recheio, cobertura, fósforo, manteiga, leite, açúcar e fermento, numa caixa, esperar uma explosão aleatória e querer que saia um bolo delicioso, com cobertura ?. Alguém tem que saber usar os ingredientes né ?

      Deus é Deus, e isso é o que importa. Crendo ou não. Isso não o afeta. Mas afeta o ser humano.

    10. Primeiro a culpa de nossas mazelas não é de Deus, é nossa. Ele nos deu tudo inclusive conhecimento, se usamos errados a culpa é nossa. O fato de termos pessoas em vários níveis de evolução é justamente para evoluirmos juntos, tal como uma família em que irmãos mais velhos devem ajudar os mais novos e pais deve educar os filhos, quem ensina já evoluiu naquele ponto e ao ensinar ele evolui em outro, a responsabilidade de fazer é nossa e não de Deus, pois somos nós que temos que evoluir. Num mundo sem dificuldades não teríamos o que aprender. Um filosofo chamado Jonh Dewey disse uma vez…” Somente Pensamos Quando Confrontados Com um Problema”… Deus nos ama tanto que quer sejamos melhores, para isso ele nos deu o conhecimento e temos que usa-lo. E para responder a última, ele não precisa de mundos materiais, NÓS É QUE PRECISAMOS… ele criou tudo isso para nós com muito amor, somos nós que destruímos e assim somos nós que temos que assumir a responsabilidade ou você sai consertando tudo o que seu filho faz de errado? Se fizer isso que ser humano ele será? Deus é nosso pai e como tal quer o melhor para nós, mas quem tem que caminhar somos nós.

    11. O naturalismo e o materialismo são autodestrutivos, e é no campo da epistemologia que o tapete lhes é tirado. O argumento é o seguinte: de acordo com o naturalista, nosso ser por inteiro, incluindo as capacidades cognitivas que, para o naturalista são materiais, foi formado ao sabor do acaso. Dawkins deixa claro que entende as coisas assim: “Contra todas as aparências contrárias, o único relojoeiro na natureza são as forças cegas da física, ainda que organizadas de uma maneira muito especial. Um verdadeiro relojoeiro tem presciência: ele desenha as engrenagens, as molas, e planeja suas interconexões, com um propósito futuro em mente. A seleção natural, o processo cego e inconsciente que Darwin descobriu, e o qual nós agora sabemos que é a explicação para a existência e o propósito aparente de toda a forma de vida, não tem propósito algum. Se há um relojoeiro, certamente é um relojoeiro cego” (DAWKINS apud PLANTINGA, em , acesso às 21:51, 17 de set. de 2010-09-17). Como poderíamos dizer então que o acaso e a necessidade formaram mentes com capacidades cognitivas aptas para enxergar o mundo? Todos pressupõe isso, o cristão têm uma base para isso, o naturalista, não! Dessa vez, C. S. Lewis pode nos ajudar a compreender a questão: “Tendo como certo que a Razão é anterior à matéria e que a luz dessa Razão principal ilumina as mentes finitas, posso entender como os homens viriam, por observação e inferência, a saber muito sobre o universo em que vivem. Se, por outro lado, eu engolir a cosmologia científica [naturalismo] por inteiro, eu não só não me enquadro no Cristianismo, mas também não posso enquadrar-me mesmo na ciência. Se a mente é completamente dependente do cérebro, e o cérebro, da bioquímica, e a bioquímica (no fim das contas), do fluxo sem sentido dos átomos, não posso entender por que o pensamento dessa mente deva ter mais importância que o som do vento nas árvores. E isso para mim é a prova definitiva. É assim que posso distinguir o sonho da vigília. Quando estou desperto, até certo ponto consigo explicar meu sonho e estudá-lo. O dragão que me perseguiu na noite passada pode acomodar-se no meu mundo do estado de vigília. Sei que existem essas coisas que se chamam de sonho; sei que comi algo indigesto no jantar; sei que se podem esperar sonhos com dragões de um homem que lê o tipo de literatura que eu leio. Mas, enquanto estava tendo o pesadelo, não podia acomodar-me na minha experiência de quando estou acordado. O mundo da vigília é considerado mais real porque ele pode conter o mundo dos sonhos; o mundo dos sonhos é considerado menos real porque não pode conter o mundo da vigília. Pelo mesmo motivo, estou certo de que, ao passar dos pontos de vista científicos para os teológicos, passei do sonho para a vigília. A Teologia cristã pode-se acomodar à ciência, à arte, à moralidade e às religiões sub-cristã. O ponto de vista científico não pode acomodar-se a nenhuma delas, nem mesmo à própria ciência. Acredito no Cristianismo como acredito que o Sol nasceu, não apenas porque eu o vejo, mas porque por meio dele eu vejo o resto.” (LEWIS, p. 133,134). Interessante notar que essa dúvida residia na mente do próprio Darwin: “Uma terrível dúvida sempre surge em mim, qual seja, se as convicções da mente do homem, que se desenvolveram a partir da mente de animais inferiores, são de algum valor ou confiáveis. Qualquer um confiaria nas convicções da mente de um macaco, se é que há quaisquer convicções em tal mente?” Carta a Wilham Graham (Down, 3 de Julho de 1881) em The life and Letters of Charles Darwin. Ed. Francis Darwin (London John Murray, 1887) Volume I, p. 315-316 ( citado no final desse video: acesso em 18 de set. de 2010, às 21:09. Sugerimos, para quem quer se aprofundar no argumento, que leiam os seguintes artigos: (aqui o Dr. Jason Lisle mostra como o ateu materialista se contradiz ao pegar emprestado a lógica que só é possível na cosmovisão teísta);

    12. Para brincar não! A humanidade que prefere sofrer! Mas o tempo da nossa ignorância está acabando e Deus tomará as rédeas novamente no seu tempo.

    13. Meu caro, se você realmente quer respostas que façam jus à sua razão e raciocínio, leia André Luiz. Minhas perguntas sempre foram como as suas, mas eu sempre quis respostas, não somente perguntar criticamente. Consegui…

    14. É porque você quer que haja um Deus como livros e pessoas ensinam, onde Ele pode, e o é!, ser bem diferente. Um anel que protege um planeta “escolhido” para abrigar vida é obra do acaso? Jesus!

    15. Concordo com Vc !! e outra se Deus realmente protege tanto a terra assim, porq deixa tantas crianças serem torturadas e mortas ? a menina Isabela Nardomi por exemplo, pra salvá-la nao seria necessário fazer nada d tao espantoso como esse campo de força invisível( em volta dela) bastaria fazer q algm aparece-se! Pronto, tudo estaria resolvido

    16. Sinceramente sinto “pena” de você por essa postagem ridícula e pequena, Deus não precisa de “tudo isso”, e sim NOS que PRECISAMOS DELE, entenda isso….
      Ele não fez ninguém ruim, as pessoas que se tornam ruim. Quanto as pesquisas científicas, por mais que eles estudem anos e mais anos, nunca irá entender o surgimento da Terra, eles nunca conseguirão ser melhor que Deus, prova disso, foi o primeiro foguete enviado á lua para que milionários pudessem fazer viagens á lua, simplesmente pegou fogo…..Quer mais resposta que isso???
      Deus Existe, é poderoso e tem poder sobre tudo SEMPRE.

    17. Não acredito em tal existência de um Deus, acredito que Deus é o universo em geral, e não um ser que dita as regras da vida de cada um, isso seria meio que uma palhaçada, alguns tendo tanto, e outros não tendo nada, mas cada um co sua crença, essa descoberta é incrível!

    18. Salvador, obrigado por compartilhar esta notícia tão impactante e importante para nós. Eu tenho certeza de que o ser humano não compreende 0.5% da natureza que nos rodeia. Todas os seres e matérias obedecem leis, e a lei é imutável! As leis são baseadas em verdades absolutas, sendo assim as coisas são perfeitas, cada uma em sua esfera de existência! Nós, seres humanos, somos os únicos providos do poder de escolha, ou liberdade de escolha, por isso nobre Silvio Marcos Guerra existem tantas mazelas entre os homens. Não é obra de Deus, mas do próprio homem e suas escolhas. Podemos ver pelo texto acima de que Deus é perfeito em todas as suas criações e que elas obedecem perfeitamente todas as leis na qual foram baseadas sua criação. Ainda assim, para quem não acredita em Deus, a “Natureza” continua sendo perfeita e seguindo as leis que regem todas as coisas perfeitamente. Quiçá nós seres humanos pudéssemos viver assim em harmonia com todos os seres. Grande abraço Salvador e parabéns pelo blog!

    19. Amigo,
      Acho que sua suposição em relação a existência de Deus deve a mesma de um conto de fadas, tipo um deus bichinho de pelúcia, fofo, que cuida do homenzinho, não deixando ele a sorte de suas mazelas, sempre dando um final feliz pra todo mundo. Cara, busque um pouco de informação. Na Bíblia, você encontrará o porque de tudo que vemos e vivemos. Acho mais racional aceitar a existência de Deus e seus cuidados com a sua criação, do que negar e ainda criticar essa existência.

    20. Existe o mundo material e o imaterial. Deus criou tudo. Mas a sabedoria humana é ainda muito incipiente para conhecer todos os mundos. E esse nosso mundo material é apenas uma passagem, para uma longa jornada que ainda temos a percorrer e evoluirmos espiritualmente.

    21. Diz ai rapaz, percebo que além de ateu você tem um forte problema espiritual!!!! tenho certeza que alguém lendo o seu comentário como eu estou fazendo agora pediria a Deus, perdoai-o o Pai celestial ele não sabe o que fala…..

    22. Amigo, Deus criou o homem para viver e gozar de todo o bem que Ele criou! No entanto o homem virou as costas para Deus! Todo o mal que recebemos ainda é pouco para compensar o estrago que fizemos nesse mundo! No entanto, se voce pensar bem, verá que as bençãos que ainda recebemos de Deus (imerecidamente), são infinitamente maiores que os males que sofremos (merecidamente)! Veja por exemplo o objeto dessa reportagem! Voce acha mesmo que esse muro invisível, que protege o planeta contra a radiação, surgiu por acaso? Notícias como essa deveriam mexer com o coração daqueles que pensam que Deus não existe! Ele existe sim, e está regendo a história e o universo de forma soberana!

    23. “-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”Albert Einstein

    24. Meu caro amigo. JESUS disse assim: _Só DEUS é BOM. Significa então que a Bondade é DEUS. Ao invés de pensarmos num DEUS inexplicável, poderíamos imaginá-lo como sendo a Bondade, pois Ela é capaz de realizar o TUDO, e, de uma maneira Perfeita. Cada um de nós cria seu próprio Universo. Se há: guerras; fome; miséria etc…, certamente é devido aos demônios que existem dentro dos “seres humanos”.

    25. Silvio, para ter resposta a essas perguntas e muitas outras é só acessar o site jw.org

    26. Ah Silvio, me desculpe eu vou colocar minha opinião a respeito…

      Primeiro que você não conhece ninguém da sua família que morreu em função de um vulcão, terremoto ou tsunami. E os que morrem assim não representam nem 0,01% da população.

      Segundo que a natureza é tão complexa e precisa que, graças a Deus, quando um nasce outro morre. Se as condições de vida não são iguais para todos, ai é outra história. A propósito, isso está diretamente relacionado a qualidade do nosso genoma. Ninguém quer que aconteça a si e nem com o próximo, mas a realidade da natureza é essa: O mais bem adaptado é o que sobrevive.

      Se não fosse assim, devido as permutas de genes entre as espécies, uma hora o genoma humano, no caso, iria estar tão deteriorado que a especie não teria nem como se reproduzir.

      A minha crença em um criador é sim muito razoável. Todo este equilíbrio que acontece com toda a vida (e com o ser humano não seria diferente) é muito ajustado para vir do acaso. O cinturão protetor, quer seja do magnetismo da terra, quer seja de fontes eletromagnéticas é bem apropriado para uma terra viva e cheia de vigor. Acaso também? Mais um dos centenas de acasos para que a vida esteja por aqui…

      É difícil, mas não impossível acreditar que tudo é um acaso apenas acho teria muito pouco tempo para todos estes “acasos” pudessem acontecer de forma precisamente sequencial e existir tudo que existe.

    27. Acredito que essas coisa acontecem aqui dentro da terra pelo simples fato de que ele nos deu o livre arbítrio e se ele quiser brincar de Deus ele pode, estu maior que ele?…

    28. ele nao brinca.ele e DEUS.tudo esta escrito.cego aquele que nao quer ver.e sim.somos a criacao que DEUS abomina,mas por sua misericordia a descisao entre o ceu e o inferno e nossa…seria muito facil para as pessoas acreditarem em DEUS se o mesmo operace milagres a todo tempo.DEUS nao quer muitos,ele quer os melhores.

    29. …errais por nao conhecer as escrituras, nem o poder de DEUS”. INCRIVEL VER A VERACIDADE DA BIBLIA A cada passo dado,e especialmente ver como se cumpre na vida tambem daqueles que duvidam da existencia do ETERNO. DEUS O UNICO DEUS VERDADEIRO, ve todas as coisas e certamente sofre com nossa maldade sobre a terra, mas como nos deu livre escolha, espera o DIA DE JULGAR a todos e dar a cada um de acordo com seus atos e sua fe!

    30. …errais por nao conhecer as escrituras, nem o poder de DEUS”. INCRIVEL VER A VERACIDADE DA BIBLIA A cada passo dado,e especialmente ver como se cumpre na vida tambem daqueles que duvidam da existencia do ETERNO. DEUS O UNICO DEUS VERDADEIRO, ve todas as coisas e certamente sofre com nossa maldade sobre a terra, mas como nos deu livre escolha, espera o DIA DE JULGAR a todos e dar a cada um de acordo com seus atos e sua fe! VAMOS ESTUDAR A BIBLIA SAGRADA GENTE

    31. As pessoas são diferentes pelo livre arbítrio. Os males do homem está no coração do homem sem Deus. Ele não precisa de um mundo material para brincar de Deus. Está nos faltando conhecimento deste propósito. Eu não conhecia, hoje eu sei.

      Sobre a soberania e a criação de Deus, segue um texto antigo, muito antes do descobrimento de instrumentos para medir o céu:

      Livro de Jó – segundo os estudiosos o mais antigo livro da Bíblia, descreve neste capitulo um diálogo entre Deus e o homem Jó:

      Jó 38:2-41
      Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
      Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.
      Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
      Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
      Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
      Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
      Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre;
      Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa?
      Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos,
      E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?
      Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar;
      Para que pegasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela;
      E se transformasse como o barro sob o selo, e se pusessem como vestidos;
      E dos ímpios se desvie a sua luz, e o braço altivo se quebrante;
      Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo?
      Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte?
      Ou com o teu entendimento chegaste às larguras da terra? Faze-mo saber, se sabes tudo isto.
      Onde está o caminho onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar;
      Para que as tragas aos seus limites, e para que saibas as veredas da sua casa?
      De certo tu o sabes, porque já então eras nascido, e por ser grande o número dos teus dias!
      ……..
      A chuva porventura tem pai? Ou quem gerou as gotas do orvalho?
      De que ventre procedeu o gelo? E quem gerou a geada do céu?
      Como debaixo de pedra as águas se endurecem, e a superfície do abismo se congela.
      Ou poderás tu ajuntar as delícias do Sete-estrelo ou soltar os cordéis do Órion?
      Ou produzir as constelações a seu tempo, e guiar a Ursa com seus filhos?
      Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o domínio deles sobre a terra?

    32. Caro amigo, questionamento infeliz o teu! Deus é luz e você concerteza é inteligente o bastante para saber que a ausência de luz é escuridão, isso explica atitudes de pessoas que matam, roubam, etc… simplesmente decidiram viver uma vida sem Deus! Quanto às catástrofes naturais meu caro, ação gera reação… o homem destrói o planeta e este responde de alguma forma! Creia em Deus ele existe sim e reina sobre tudo e todos!

    33. Vc usou o verbo certo, permitir. Deus permite mas não é o causador. Entre no site JW.ORG e em biblioteca on line repita sua pergunta e encontrará vários artigos sobre este assunto.
      sucesso.

    34. Estude sobre o livre arbítrio na Bíblia e encontrarás as respostas. Somos livres para fazermos as nossas escolhas e estamos colhendo o que plantamos no passado. A Bíblia não diz que nesse mundo caótico não teremos problemas… Terás que entender toda a história da redenção para responder a essas perguntas. Mas te garanto uma coisa… esses problemas irão acabar. Apocalipse 21 nos traz essa promessa. Grande abraço!

    35. Tudo no seu devido lugar. Foi assim que as as coisas foram feitas por Deus. E o ser humano tenta entende-las. Acham absurdo que Deus tenha criado tudo mas não conseguem explicar de fato como as coisas que existem foram criadas. Daí criam suas teorias que de tanto serem faladas acabam virando verdades mas no final são só teorias.
      Continuem pesquisando, lançando satélites, criando cálculos e tantas coisas mais, até porque, a ciência é de Deus e mais; se pararmos pra pensar direitinho, a ciência nos aproxima de Deus e não o contrário. Pelo menos funciona assim comigo

    36. Oi… busque informações na codificação espírita, organizada e publicada por Allan Kardec… mas leia a codificação para depois opinar sobre ela, as pessoas costumam julgar sem ao menos tentar se informar…

    37. Ele é, não precisa de nada disso para demonstrar sua onisciência, sua onipotência e sua onipresença. As razões pelas quais tudo isso existe, não vamos entender por enquanto. Pois assim como nós adultos não podemos explicar a crianças o porquê detalhado de não colocar o dedo na tomada – já que as mesmas não compreenderão -, assim Deus não nos explicou. Logo quando as crianças se tornarem adultas e amadurecidas intelectualmente, poderão compreender. Dessa mesma forma quando Deus ver que for o momento certo, poderemos entender a lógica divina que a princípio nos parece ilógica.

    38. Deus deu um planeta em perfeita harmonia, porém o homem foi evoluindo e necessitando de ferramentas e bens para facilitar a sua jornada, e com isso vem destruindo a natureza e a deixando em desequilibrio, além disso ele nos deu o livre arbitrio, e só nos resta ser responsaveis com as nossas atitudes.

    39. Culpar a Deus pelos males que existem neste mundo é o mesmo que culpar um pai que educa e cria seu filho para ser uma pessoa de bem, mas ao crescer este mesmo filho escolhe fazer o mal.
      Deus poderia criar o homem incapaz de praticar o mal. Mas isso não seria perfeição, o ser humano se tornaria uma máquina programada ou um animal qualquer agindo pelo instinto.
      Segundo a bíblia Deus criou o homem perfeito para que ele cuidasse de toda a natureza, uma vez que o homem deixou de ser perfeito a natureza também deixou.
      A ciência ensina que as coisas passam de estados ordenados para estados desordenados. Isto está certo pois, no princípio as coisas eram perfeitas e hoje não são. Mas ainda assim vemos na natureza os traços da perfeição.
      A vida na Terra é algo muito frágil para ser explicada como sendo fruto do mero acaso! Acreditar nisso é muito mais trabalhoso do que acreditar própria na bíblia. Quem já estudou este livro sabe que um dos objetivos do homem é justamente descobrir toda a criação de Deus.
      Pensem bem, se o homem com expectativa de vida que tem consegue descobrir tantas coisas, imagine se ele fosse eterno? Nós já teríamos produzido muito, muito mais ciência..

      Deus não brinca de deus. Se Deus não criasse as coisas Ele seria egoísta, logo não seria perfeito.

      Mas o bom de tudo isso é saber que um dia Deus irá restaurar todas as coisas conforme o seu plano original.

  36. Ao ler os comentários tudo o que posso afirmar é que neste ambiente reunem-se astrofísicos, pessoas bem informadas, fanáticos e tantos outros mentirosos!!!

    1. …principalmente fanáticos… Fanatismo é o maior mal da humanidade, seja ele político, religioso, esportivo, racial, etc. Fanatismo gera intolerância, guerras e… aprisiona o indivíduo na ignorância.

    2. Gostei muito, eu não diria mentirosos, mas, “metidos” e lá vou eu ser metido também, ao dizer que, tirando a idiotice religiosa, mas, apesar do que se descobre aqui e acola, a única verdade suprema foi dita por Sócrates: “Eu só sei que nada sei”

  37. Ciência é isto. Novas descobertas, que serão estudadas e explicadas, assim como o foram tantas e tantas. Mas continuam existindo pessoas que preferem bater tambor, dançar ao redor da fogueira e, a cada trovão, rezar pela clemência de Thor – ou Jesus, ou Buda, ou qualquer um dos outros mais de mil deuses catalogados. Mas parece que acreditar é muito mais fácil do que pensar. Exatamente por isto existirem muito mais crentes do que pensadores.

    1. E quanto as que não foram explicadas, ou as muitas falsificadas… e as que ainda serão explicadas(exige fé) o que tens a dizer??

    2. Cara, você é tão inteligente!!! Agora prove que Deus não existe; Não consegue! Provar que Deus existe; Támbem não consigo. No entanto acho que as vezes é bom acreditar no que é invisível. De repente Deus é um grande cientista e você não sabe!

    3. A teoria do Big bang foi provada? E a teoria da evolução? Cadê o Elo perdido que confirma a evolução, mas pelo contrário só encontram esqueletos completos? Cadê os alienígenas nesses bilhões de galáxias? Uma vida animada pode surgir de uma vida inanimada?

    4. Exato. Crente não entende porra nenhuma e acha que sabe tudo. Depois acham que cientistas são prepotentes…

    5. Só uma observação , Buda não é nenhum Deus. É ,apenas, um ser humano de elevado estado de vida, que percebeu a forma de se viver a felicidade absoluta, independente de fatores externos.Pleno desta felicidade agiu de forma a ensinar todas as pessoas a fazerem o mesmo.

    6. Se vc para p/ pensar vai perceber que este complexo planeta demanda um projetista, caso contrário terá que ter mais fé no acaso.

    7. Lamentável esse seu pensamento recheado de preconceito. Olhando temas como a intrigada organização da matéria no universo, a precisão das forças da física, a complexidade do olho e do cérebro, o sofisticado código genético, a disparidade entre o registro fóssil e o tempo necessário para evolução, fica claro pra mim que “Um pouco de ciência nos afasta de Deus… Muito nos aproxima” (Louis Pasteur). O ser humano é muito insignificante para querer entender as obras do Criador. Falta aprender a usar os 90% restante…
      Grande abraço!

  38. Construção Alien, simples.
    As piramides são as protetoras contra essas radiações, criando essa defesa.

  39. Como sempre ótimas matérias Salvador parabéns. O John Lear em algumas entrevistas ao George Norry ( Coast to Coast am) sempre citava essa possibilidade relacionada ao cinturão Van Allen. Veremos na Globonews sem duvida. abraço.

  40. A Terra é um planeta muito especial, quando comparado com os demais do sistema solar. Mas o universo tem bilhões de sistemas solares e milhões de galáxias. Terá então trilhões de planetas semelhantes ou até melhores que o nosso. Precisamos despir as vestes do homocentrismo estúpido, que só limita nossa evolução intelectual.

    1. Concordo plenamente. Pensar que estamos sozinhos no universo (que podem até ser multiversos), além de extremamente arrogante (este, apenas mais um dos defeitos do ser humano), me parece uma imensa deficiência de pensar um pouco mais longe, ou seja, é burrice mesmo. . .

    2. Cadê os alienígenas nesses bilhões de galáxias? Estão com medo da gente? Não possuem tecnologia mais do que nós como presumem? Por que nosso planeta Terra têm trilhões de seres vivos, quer no mar, no ar e na terra, mas lá fora não encontramos um só alienígena?

  41. Muito interessante e nem tem uma explicação exata, é algo que emociona e que é ao mesmo tempo intrigante.

  42. Bom dia!

    Mais incríveis do que os artigos publicados nesse blog, são os comentários, com todo o respeito pelas crenças alheias, porém não vemos céticos em matérias religiosas desacreditando o conteúdo ou criticando tal idéia, acredito não ter visto se quer um artigo aonde não venha uma pessoa querer que a explicação seja alguma entidade.

    Somente um desabafo de quem um dia espera que nossa geração quebre a barreira que nos foi dada para podermos ter um futuro melhor.

    Novamente parabéns pelos ótimos artigos, como você estou ansioso pelas descobertas dos próximos 5-10 anos que estão por vir!

    1. Cara.. tão incompreensível a hipótese de existir um criador é a de não ter tido criador nenhum e todos sermos fruto da evolução de poeira espacial.
      Agora uma coisa a se pensar: Imagina se alguém consegue provar por A + B que realmente somos fruto da evolução… Acredito que em pouco tempo o mundo acabe. Quem vai deixar de matar, roubar etc sabendo que nenhum mal irá lhe acontecer por ter tido tais atitudes ? Abraços,

      1. Discordo!

        Sou criacionista. Contudo, saber que sou poeira estrelar (e isso eu tenho certeza que sou) não vai me fazer sair matando.

        Lembre-se: O meu valor moral está em “não fazer para os outros o que eu não quero para mim” e não “Deus castiga quem faz mal”

        Acho que este valor não deve ser só meu.

    2. Então, o engraçado é que cientificamente isso tudo foi obra do “acaso”.

      Se “alguém”, com conhecimento cientifico suficiente para criar vida dentro de um planeta, essa pessoa não poderia ser chamada de “Deus”??

      Imagino que nossos cientistas hoje façam uma espécie de “tecnologia reversa”.

      A parte mais brilhante, é quando os dois cinturões se desdobram em 3!

      Tem noção da tecnologia que isso carrega para ser chamado meramente de “obra do acaso”?
      não é mais fácil dizer que não fazemos a mínima ideia de quem criou tudo isso, com perfeita sincronia, atendo-se a mínimos detalhes, do que dizer que é obra do acaso?

      Se foi uma entidade onipresente, eu não sei, mas alguém deve ter pensado em tudo isso… algum alien…

    3. O seu foi o comentário mais sensato e imparcial que li. Que cada um tenha a sua crença e o seu Deus, mas abandonar qualquer outra explicação científica e querer dar explicação religiosa imediata, como alguns o fizeram, é menosprezar a própria inteligência. Sinto-me desapontado quando certas pessoas, na primeira dificuldade de compreensão, apelam para Deus.

    4. Tommy:
      Cara larga de ser PATÉTICO! voce levanta uma premissa historicamente mentirosa para dizer que o “Ateísmo ant religioso” é sinônimo de ciência/razão etc? voce e o ateismo militante é uma fraude desonesta!isso sim!

    5. Deus permite que as adversidades ocorrem na terra porque a Sua finalidade não está na matéria e sim na essência , que é espirito.

      A Matéria será destruída um dia. Não ficará pedra sobre pedra. Se morrer na guerra, ou afogado, queimado, destruído. Se praticamos o bem e servimos a Deus o espirito será salvo.

    6. Sério Tommy? Nunca viu isso? Você precisa se informar melhor. Está cheio de gente dos dois lados desdenhando uns dos outros. Aliás, é o que o ser humano mais gosta de fazer: tomar partido, se unir em grupos para “fazer parte de algo”.

    1. Para quem deu “Glórias à Deus” (sic), convém lembrar que o Deus é um ser da mesma natureza dos outros deuses, divindades, santos, fetiches, etc. Num certo momento histórico os judeus, que até então eram politeístas, adotaram o Deus Único como forma de se aglutinarem em sua luta contra tribos inimigas. As dezenas de deuses mencionados na Bíblia comprovam o politeísmo judaico. Todos os salvadores, messias, profetas e pregadores são os precursores dos atuais exploradores de nossa credulidade. Ainda assim, afastar de nossas mentes o Deus herdado desde o colo da mãe é uma tarefa impossível para muitos.

    2. O mesmo deus que mata 9 milhoes de criancas por ano antes dos 5 anos de idade? o mesmo que manda tsunami, cancer, pestes, fome, seca, guerras…etc?
      Gloria a isso?

    3. DEUS é feminino, segundo você. Só assim se explica a crase. Estou de pleno acordo: Deus tem esse problema sexual: é feminino. Seu nome verdadeiro é “natureza”.

    4. Nao há prova de existencia do ser chamado “deus”.

      Sem provas, nao há “glorias”.

      O correto é “Glórias aos cientistas que descobriram este fenomeno..!”.

    5. Obrigado filho, pode jogar na mega sena agora, porque vc vai ganhar. Lembre-se de doar um monte pra mim através da igreja.

      Agora eu vou embora, porque enquanto eu escrevia isso pra você, 3 criancinhas morreram de fome na Ãfrica e eu não fiz nada porque estou te respondendo.

      Beijo nas crianças, DEUS

    6. AMEN!

      Farei uso das palavras do Apolinário:

      “Todo joelho se dobrará e toda língua confessará!”

      GOING… RS… Adoro quando o Salvador faz isso…

Comments are closed.