Um muro invisível contra radiação
Um campo de força invisível e impenetrável, a cerca de 11 mil km da superfície da Terra, protege nosso planeta de doses letais de radiação. A descoberta surpreendente e até agora inexplicada foi feita por uma dupla de satélites da Nasa e reportada na edição de hoje da revista científica britânica “Nature”.
Lançadas em 2012, as Van Allen Probes tinham por principal objetivo estudar os chamados cinturões de Van Allen, dois anéis de radiação concentrada produzidos pela interação do campo magnético da Terra com a torrente de partículas carregadas emanada constantemente do Sol.
Os cinturões, aliás, foram a primeira descoberta da era espacial, feita em 1958 pelo cientista americano James Van Allen, da Universidade de Iowa, com dados colhidos pelo primeiro satélite ianque, o Explorer-1. A ambição original do pesquisador era estudar raios cósmicos, mas o satélite acabou fazendo a detecção de uma concentração anormal de partículas.
Originalmente foram detectados dois cinturões: um mais baixo, entre 600 e 10 mil km de altitude, concentra prótons de alta energia, e outro mais distante, entre 13,5 mil e 57,6 mil km de altitude, agrupa elétrons de alta energia.
A nova surpresa só foi possível agora, graças aos instrumentos mais sofisticados já usados para explorar o ambiente dos cinturões. Os cientistas liderados por Dan Baker, ex-aluno do próprio Van Allen e pesquisador da Universidade do Colorado em Boulder, perceberam que todos os elétrons com os níveis mais altos de energia, que viajam em velocidades próximas à da luz, eram barrados um pouco acima do primeiro dos cinturões. Nenhum deles conseguia passar a barreira dos 11 mil km.
Ainda bem para nós, pois essa seria uma radiação nociva, se chegasse à superfície da Terra. Mas a surpresa é que o bloqueio abrupto observado contraria a expectativa original dos pesquisadres. Eles imaginavam que esses elétrons fossem detidos gradualmente pela atmosfera terrestre, conforme aconteciam colisões entre eles e as moléculas de ar. Uma barreira distinta a 11 mil km é totalmente incompatível com essa premissa.
“É quase como se esses elétrons estivessem trombando com uma parede de vidro no espaço”, disse Baker, em nota. “É um fenômeno extremamente intrigante.”
MISTÉRIO
Os cientistas ainda não têm uma explicação clara do que daria origem à barreira, mas o campo magnético da Terra parece não ter nada a ver com isso. Para descartar essa hipótese, eles estudaram com especial atenção o comportamento dos elétrons sobre o Atlântico Sul. Por alguma razão pouco compreendida, o campo magnético do planeta é mais fraco naquela região — tanto que os cinturões de Van Allen chegam um pouco mais perto da superfície por ali. Se a barreira invisível fosse causada pelo magnetismo terrestre, seria natural que os elétrons conseguissem maior penetração por ali. Mas não. Mesmo naquele ponto o fim da linha é ao redor dos 11 mil km.
Por enquanto, a melhor ideia com que Baker e seus colegas conseguiram se sair é a de que as poucas moléculas gasosas presentes àquela altitude formam um gás ionizado chamado de plasmasfera, que por sua vez emite ondas eletromagnéticas de baixa frequência. Seriam elas as responsáveis por rebater os elétrons altamente energéticos.
Como testar a hipótese? O segredo é continuar monitorando os cinturões, em busca de novas pistas do mistério. E é exatamente o que as Van Allen Probes vão fazer. Uma das descobertas já realizadas pelos satélites é que, durante momentos de grande atividade solar, os dois cinturões se desdobram em três. Recentemente, os pesquisadores envolvidos com a sonda desenvolveram software para apresentar as condições daquela região do espaço praticamente em tempo real, o que facilita o acompanhamento dinâmico dos cinturões.
A compreensão desses fenômenos é fundamental para proteger nossos satélites em órbita, que podem ser danificados pela radiação concentrada dos cinturões. E também é importante para garantir a saúde dos astronautas que porventura viajem além da órbita terrestre baixa. Os tripulantes das missões Apollo, que visitaram as imediações da Lua entre 1968 e 1972, tiveram de atravessar os cinturões.
Como a travessia foi feita rapidamente, em cerca de 30 minutos, isso não afetou de forma adversa os intrépidos viajantes espaciais. Um fenômeno curioso, contudo, é que muitos deles reportaram a visualização de flashes luminosos durante a travessia. E eles viam isso até quando estavam com os olhos fechados. As tais “visões” eram resultado de partículas energéticas do cinturão colidindo diretamente em células da retina.
NA TV: Neste sábado (29), na GloboNews, o Mensageiro Sideral irá contar a história da próxima espaçonave americana destinada a levar astronautas além da órbita terrestre. O primeiro lançamento de teste da cápsula Órion acontecerá no fim da semana que vem, num voo sem tripulação. E um dos objetivos da missão será justamente avaliar o impacto do mais interno dos cinturões de Van Allen sobre o ambiente no interior do veículo. Tudo isso e muito mais, neste sábado, a partir das 22h, no “Jornal das 10” da GloboNews!
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmos 24:1
Acho muito hilário quando crentes vêm querer justificar a existência de um deus em algo que a ciência ainda não descobriu. Mas não é de hoje né, antes pensava-se que trovões representavam fúria dos deuses, que as estrelas eram não sei o quê…
Parabéns a ciência e a esses estudiosos por mais essa descoberta incrível, espero que consigam entender melhor esse fenômeno com o passar dos anos. O que mais me assusta é a quantidade enorme de comentários ridículos referente a Deus na noticia, povo mais idiota, Deus que segundo a lógica crista se comunica com a gente pela bíblia, tem em suas escrituras trechos afirmando que a Terra é plana, que esta no centro do universo, que criou tudo em nossa função e em 6 míseros dias, nunca falou nada sobre cura de doenças, sobre esses mistérios do universo (QUE DEMORARAM MILHÕES DE ANOS PARA SE FORMAR), todas aquelas escrituras são apenas misticismo e essas explicações mitológicas dos religiosos são reflexo da falta de vontade de estudar, preguiça mesmo de entender as coisas, vê um negocio complexo e da a simples explicação mitológica de que “é Deus”, se dependesse dessas pessoas a humanidade estaria ainda vivendo no meio do mato cheio de doenças e paralisia infantil.
Você sabia que a equação E = mc2 está no primeiro versículo do livro de Gênese? que os cientistas agora reconhecem que há um “desenho inteligente” na estrutura do DNA? que os maiores cientistas reconhecem a existência de um Criador? Nem todos que acreditam em Deus são ignorantes. E nem todos os cristãos são católicos romanos. Se você duvida de Jesus vá à Israel e ao Iraque e veja com os teus próprios olhos os milagres que Jesus e seus discípulos praticaram. E você sabia que estatisticamente os religiosos são mais saudáveis e vivem mais que os ateus? O mundo não seria melhor sem aqueles que acreditam em Deus, seria o contrário !!! Jesus te ama, irmão/irmã, viva melhor, você deve a tua vida a Ele !!!
Michael, o primeiro versículo do Genesis: “No princípio Deus criou os céus e a terra.”
Na minha cópia não veio a equação de Einstein. Falha da editora? 🙁
michael rouser, você é completamente alienado, afirma que religiosos vivem mais e melhor que não religiosos baseado em fundamento algum (tiro isso da própria cabeça preconceituosa), fica falando mentiras como de que cientistas famosos são religiosos mas não cita nomes, fala de ciência na bíblia que é um livro de fé e alias já em muito refutado por fatos comprovados cientificamente, eu li a bíblia inteira e não tem nada disso que você ta falando? Eu vivo num mundo em que tudo indica que se existe alguma divindade certamente não é a que as atuais religiões cultuam. Mentir como você mente não vai impedir o fato que Deus um dia só sera para pessoas céticas ou crentes de outra religião que vira, um personagem de historinhas bobas de videogames e desenhos animados como Zeus e Odin são para nós hoje, religiões são mitos e mitos surgem crescem, dão poder para alguns, entram em declínio e acabam. Toda mentira é assim.
Não acreditar que tudo tem um Criador por trás é mesmo que acreditar que seria mera coincidência uma pessoa ganhar na Mega acumulada dez vezes seguidas em dez tentativas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
Sr. Sulu, levante os ESCUDOS e reduza para velocidade de impulso! Quem sabe esta descoberta leve ao famoso campo de força da nave Enterprise.
Salvador, por que você tem barrado meus comentários? Seriam ofensivos? CARALHO!
Não, Jucapirama, eu estava ocupado e não pude passar o dia aprovando os comentários. Agora estou liberando todos de uma vez (uns 500 no total).
É culpa da SABESP.
Na verdade existem outros anéis, mas por enquanto não posso contar a eles. rs
Excelente matéria, como sempre!
Esses cientistas deveriam fazer o PRONATEC ai saberiam explicar essas coisas!
Excelente matéria! Vou assistir ao Globo News no sábado!
Agora, quanto aos religiosos eu digo. Se Deus existisse mesmo, não deixaria a Dilma ser nossa presidanta!!
Uai não foram a Lua – como passaram por essa – pelo cinturão de VAn Alen radiação que não passa nada e ainda esta em teste – Mentirinha QUE ja dura quase 50 anos da ida a Lua
Você leu? Tá escrito como passaram por essa.
No miiiiinimo INTRIGANTE!
A FEDERAÇÃO UNIDA DE PLANETAS FOI QUEM IMPLANTOU ESTE ESCUDO . EU VOLTEI NO TEMPO E INSTALAMOS ESTE ESCUDO PROTETOR CONTRA O V´’GER QUE FOI PEGO NUMA ANOMALIA TEMPORAL E VIRÁ ANO QUE VEM PARA A TERRA ….
Negar a existência de um projetista diante da evidência clara de um projeto.E há quem pense que há grande inteligência nessa postura.
Para os céticos, saibam que existe um criador que governa, não só o nosso planeta, mas todos os universos, um governo invisível aos olhos humanos, que não esta preocupado se nós acreditamos ou não na sua existência, porque não depende de nós, ao contrário nós é que dependemos dele. DEUS
Negar a existência de um projetista diante de evidências claras de um projeto.Que grande inteligência há nisto?
Ninguém nega a existência de um projetista. Negam-se apenas as evidências claras de um projeto.
Salvador, será que essa nova descoberta não aumenta a lista de quesitos necessários para acontecimento da vida?
Será que não é algo a mais para tentar explicar o Paradoxo de Fermi?
Rafael, tenho a impressão de que diminui, na verdade, porque mostra que a atmosfera pode rebater certas categorias de radiação cósmica sem ajuda do campo magnético.
Agora pergunto !!!!!
Como o homem foi a lua ?
Eles seriam queimados pela radiação do sol….
além do mais, naquela época não se sabia disso, então não me digam que as roupas ou o módulo espacial estava protegido…….
a maior mentira de todos os tempos……..
Não, não seriam. E os cinturões foram descobertos em 1958, 11 anos antes da Apollo 11.
Homem sofre por falta de conhecimento.
Quando leio os comentários, vejo o resplandecer da inteligência humana viajar a velocidade da luz na marcha ré.
Deus existe; a Terra é criação de Deus e toda é essa proteção que a ciência não explica provem de Deus. Da forma que desrespeitamos a natureza (= Deus) não merecemos isso mas Ele tem misericórdia de nós. Mais uma vez, Ele mostra a mão Dele, só não vê quem não quer…. Gloria a Deus!!!
Depois de ler alguns dos comentários tenho uma enorme vontade de rir kkkkkkkk quantas teorias kkkkkk
ARCNET?
Nossa galáxia tem pelo menos 100 bilhões de estrelas (embora há quem diga que ela tem até quatro vezes mais que isso). Entre elas, são pelo menos 20 bilhões de astros parecidos com o Sol. Se 22% deles têm um mundo potencialmente habitável, do tipo terrestre, estamos falando de 4,4 bilhões de planetas aptos ao surgimento da vida. Isso só na nossa galáxia. Agora considere a probabilidade de você acertar os números da Mega Sena. Apostando em seis dezenas, a chance de acertar tudo é de uma em 50 milhões. Agora imagine que a chance de um planeta habitável de fato desenvolver vida seja igualmente improvável. Ainda assim, teríamos 23 mundos habitados, só na Via Láctea. Se extrapolarmos para o total de galáxias existentes no Universo observável ? estima-se, grosseiramente, em 100 bilhões ?, temos aí 2,3 trilhões de biosferas no cosmos. E isso supondo que a possibilidade de a vida surgir seja tão pequena quanto a de ganharmos na Mega Sena. A maioria dos cientistas que estudam o assunto tende a crer que o surgimento de formas biológicas seja bem mais corriqueiro que isso.
Salvador, boa tarde.
Depois dê uma olhada neste post:
http://www.tudointeressante.com.br/2014/11/21-imagens-que-farao-voce-repensar-sua-existencia.html
Achei bastante interessante, bom também para os leitores que estão começando a se interessar por astronomia, para termos uma pequena noção da assustadora grandiosidade do universo.
Abraço, Fernando.
Nossa galáxia tem pelo menos 100 bilhões de estrelas (embora há quem diga que ela tem até quatro vezes mais que isso). Entre elas, são pelo menos 20 bilhões de astros parecidos com o Sol. Se 22% deles têm um mundo potencialmente habitável, do tipo terrestre, estamos falando de 4,4 bilhões de planetas aptos ao surgimento da vida. Isso só na nossa galáxia. Agora considere a probabilidade de você acertar os números da Mega Sena. Apostando em seis dezenas, a chance de acertar tudo é de uma em 50 milhões. Agora imagine que a chance de um planeta habitável de fato desenvolver vida seja igualmente improvável. Ainda assim, teríamos 23 mundos habitados, só na Via Láctea. Se extrapolarmos para o total de galáxias existentes no Universo observável ? estima-se, grosseiramente, em 100 bilhões ?, temos aí 2,3 trilhões de biosferas no cosmos. E isso supondo que a possibilidade de a vida surgir seja tão pequena quanto a de ganharmos na Mega Sena. A maioria dos cientistas que estudam o assunto tende a crer que o surgimento de formas biológicas seja bem mais corriqueiro que isso. Então o deus nosso é tão exclusivo que tem tempo pra isso tudo?
Espaço, galáxias, planetas, estrelas, tudo pode ser obra do acaso, talvez sim, mas porque surgiu a vida, se nada no universo necessita dela? E porque apenas uma espécie animal tem autoconsciência e capacidade de compreender e questionar isso tudo.
A resposta é simples, Deus precisava de alguém para contemplar suas criações.
Realmente. as melhores palavras que definem essa descoberta: emocionante e intrigante !!!
É o tal do Deus, mantendo o equilíbrio do Universo.
Num debate anterior, com o padre
jesuíta Frederick Copleston, Russell havia tentado outro caminho
a fim de contornar o obstáculo da moralidade objetiva e acabou
saindo-se mal. Quando Copleston lhe perguntou como diferenciava
entre bem e mal, Russell respondeu: — Não tenho nenhuma
explicação além da que dou para distinguir entre azul e amarelo
[…]. Eu vejo que são cores diferentes.
— Bem, é uma explicação excelente, concordo — comentou
Copleston — 0 senhor distingue o azul do amarelo enxergando-os;
então, distingue o bem do mal por meio de que faculdade?
— Pelo que eu acho — foi a resposta de Russel.
O padre Copleston foi generoso. A pergunta seguinte estava
encarando Russell, mas não foi feita porque ele já parecia muito
fraco nesse ponto da discussão. A pergunta que devia ter sido
feita era: “Sr. Russell, em algumas culturas as pessoas amam
o próximo; em outras, elas o comem. 0 senhor tem alguma
preferência? Se sim, qual?”.
O agnosticismo de Russell e a ambigüidade a respeito de suas
próprias opiniões sobre valores éticos eram pelo menos mais
sinceros que a moralidade de Harris, arquitetada por sua própria
cabeça — como se a moral fosse evidente por si mesma para
todos, não importa se Deus existe ou não. O antagonismo de
Harris em relação a Deus acaba por provar que ele intuitivamente
acha algumas coisas condenáveis. Entretanto, ele não consegue
explicar sua noção inata de certo e errado — a realidade da lei
de Deus gravada no seu coração — porque não há explicação
lógica de como essa intuição relativa à moralidade pode evoluir da
matéria e química puras.
“entre 60 e 10 mil km de altitude”, acho que tem um 0 a mais nesse 6… não sei se alguém já falou 🙂
600, você está correto!
Sempre haverá um detalhe desconhecido. A complexidade da natureza é infinita.
Ao ler esta reportagem, sentir grande gratidão ao nosso planeta terra que nos recebe, nos cuida, nos ensina e nos proporciona tudo que precisamos nesta caminha da vida. Acredito que seja um grande exemplo de amor. Devemos cada um de nós refletir o que estamos plantando em nossas ações, sentimentos e pensamentos diariamente para ajudar a transformar nosso mundo a se tornar melhor.
Deus é perfeito em tudo que faz ele sabe a razão de tudo, sabe até onde a inteligência humana é capaz ,os seres humanos a cada dia procuram fechar os olhos para toda sua criação desacreditando em suas palavras mas está escrito, passarão os céus e a terra mas as minhas palavras não ha de passar.
Interessante descoberta. Más a Bíblia no seu livro mais antigo, que é o de Jó, inscrito a quatro mil anos, Deus faz dezenas de perguntas geográficas a Jó. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? No dicionário do Aurélio, cordel chama-se cordão. Vemos aí um cordão de proteção sobre a terra, que a Nasa o chama de cinturão. (Jó:38:4,5) Neste capítulo Deus fala sobre as cadeias do Sete Estrelo, laços do Órion, constelação Ursa, etc… Tudo relacionado a Astrônomia. Confira mais curiosidades no site: http://www.apocalipsepr.com.br
Na verdade esses 2 anéis têm nome : Eddie e Alex . A radiação do primeiro anel ( Eddie ) é gerada a partir de uma guitarra elétrica e do outro ( Alex ) de uma bateria acústica. O resultado se resume em ondas sonoras que se expandem à partir da superfície da Terra evitando a colisão dos elétrons de alta energia vindos do Sol . Quando os anéis são desdobrados criando o terceiro ( David Lee Roth ) a barreira se torna ainda mais intransponível , ”Jump” seria o nome deste fenômeno .
Salve, Salvador.
Se você se quedar desempregado, basta abrir uma igreja. Nunca vi tamanha capacidade de congregar todo tantos tipos de fanáticos religiosos.
Se precisar de um “coroinha” (isso ainda existe?) ou de um “ministro”, conte comigo!
Abraços e parabéns pelos seus textos!
Por que meus comentários não são publicados?
Desculpe… apenas demorou mais que minha paciência.
Um campo de força, a 11 mil km nos protegendo das radiações Cósmicas, Fantástico.
Quanto mais a ser descoberto……….?
Entre milhões de galaxias, bilhões de estrelas e talvez, trilhões de planetas, o planeta Terra é o único (já descoberto), que tem as condições perfeitas para a existência de vida. Você acha que isso é coincidência?
Para os crentes, qualquer coisa que esteja além de sua compreensão é uma obra divina… assim fica mais fácil viver com a sua ignorância…
VAMOS DESCOBRIR COMO ACONTECE E MANDAR PARA PLANETAS DESABITADOS SEM PROTEÇÃO SOLAR.
Até quando vão dizer que o homem pisou na lua? Quanta mentira… prova disso é este cinturão. Ainda não é possível se afastar muito da exosfera.
Em momentos assim, nós percebemos a perfeição da criação de Deus.
Estamos em pleno século 21, e só hoje, que os cientista descobriram um “muro”construído no espaço que protege a Terra.
Deus é o criador de tudo, ele criou o ser humano a sua imagem e sua semelhança, então eu vejo que sendo nós a obra da sua criação, o homem vem bem depois de Deus, portanto, se Deus é bom e o sábio cientista que eu muito repeito, só tem essa sabedoria porque Deus assim o dá. Entendam isso!
Deus é bom.
E ainda as pessoas tem coragem de duvidar da existência de Deus, Jesus o Bom Pastor cuida de nós o planeta terra é unico no Universo, porque assim Deus quis, somos o povo eleito que Deus protege e conduz, seus anjos estão a nossa volta nos protegendo, no guiando…
Os cientistas bem sabem de quem é essa obra. Só não querem admitir. Simples assim.
O HOMEM NAO TEM E NUNCA TERÁ CAPACIDADE PARA SABER O FAMOSO “de onde viemos e para onde vamos”. Deus nos colocou no paraiso para que vivessemos em PAZ e deixou-nos por conta… Ele nao intertfere nos atos dos homens. E´como se ele tivesse dito: “AGORA É COM VOCÊS”. E está dando nisso – destruição!
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/11/bola-de-fogo-filmada-na-russia-causa-sensacao-na-internet.html
O que seria isto?
1- Um meteoro explodindo na atmosfera
2- Um teste nuclear
3- Um OVNI
4- Um sinal divino
para o polvo brazilero que gosta de ver a corrupção correr solta e acha graça, a resposta óbvia é:
5 – anjos celestiais descendo do céu para traçar umas barangas.