Um muro invisível contra radiação
Um campo de força invisível e impenetrável, a cerca de 11 mil km da superfície da Terra, protege nosso planeta de doses letais de radiação. A descoberta surpreendente e até agora inexplicada foi feita por uma dupla de satélites da Nasa e reportada na edição de hoje da revista científica britânica “Nature”.
Lançadas em 2012, as Van Allen Probes tinham por principal objetivo estudar os chamados cinturões de Van Allen, dois anéis de radiação concentrada produzidos pela interação do campo magnético da Terra com a torrente de partículas carregadas emanada constantemente do Sol.
Os cinturões, aliás, foram a primeira descoberta da era espacial, feita em 1958 pelo cientista americano James Van Allen, da Universidade de Iowa, com dados colhidos pelo primeiro satélite ianque, o Explorer-1. A ambição original do pesquisador era estudar raios cósmicos, mas o satélite acabou fazendo a detecção de uma concentração anormal de partículas.
Originalmente foram detectados dois cinturões: um mais baixo, entre 600 e 10 mil km de altitude, concentra prótons de alta energia, e outro mais distante, entre 13,5 mil e 57,6 mil km de altitude, agrupa elétrons de alta energia.
A nova surpresa só foi possível agora, graças aos instrumentos mais sofisticados já usados para explorar o ambiente dos cinturões. Os cientistas liderados por Dan Baker, ex-aluno do próprio Van Allen e pesquisador da Universidade do Colorado em Boulder, perceberam que todos os elétrons com os níveis mais altos de energia, que viajam em velocidades próximas à da luz, eram barrados um pouco acima do primeiro dos cinturões. Nenhum deles conseguia passar a barreira dos 11 mil km.
Ainda bem para nós, pois essa seria uma radiação nociva, se chegasse à superfície da Terra. Mas a surpresa é que o bloqueio abrupto observado contraria a expectativa original dos pesquisadres. Eles imaginavam que esses elétrons fossem detidos gradualmente pela atmosfera terrestre, conforme aconteciam colisões entre eles e as moléculas de ar. Uma barreira distinta a 11 mil km é totalmente incompatível com essa premissa.
“É quase como se esses elétrons estivessem trombando com uma parede de vidro no espaço”, disse Baker, em nota. “É um fenômeno extremamente intrigante.”
MISTÉRIO
Os cientistas ainda não têm uma explicação clara do que daria origem à barreira, mas o campo magnético da Terra parece não ter nada a ver com isso. Para descartar essa hipótese, eles estudaram com especial atenção o comportamento dos elétrons sobre o Atlântico Sul. Por alguma razão pouco compreendida, o campo magnético do planeta é mais fraco naquela região — tanto que os cinturões de Van Allen chegam um pouco mais perto da superfície por ali. Se a barreira invisível fosse causada pelo magnetismo terrestre, seria natural que os elétrons conseguissem maior penetração por ali. Mas não. Mesmo naquele ponto o fim da linha é ao redor dos 11 mil km.
Por enquanto, a melhor ideia com que Baker e seus colegas conseguiram se sair é a de que as poucas moléculas gasosas presentes àquela altitude formam um gás ionizado chamado de plasmasfera, que por sua vez emite ondas eletromagnéticas de baixa frequência. Seriam elas as responsáveis por rebater os elétrons altamente energéticos.
Como testar a hipótese? O segredo é continuar monitorando os cinturões, em busca de novas pistas do mistério. E é exatamente o que as Van Allen Probes vão fazer. Uma das descobertas já realizadas pelos satélites é que, durante momentos de grande atividade solar, os dois cinturões se desdobram em três. Recentemente, os pesquisadores envolvidos com a sonda desenvolveram software para apresentar as condições daquela região do espaço praticamente em tempo real, o que facilita o acompanhamento dinâmico dos cinturões.
A compreensão desses fenômenos é fundamental para proteger nossos satélites em órbita, que podem ser danificados pela radiação concentrada dos cinturões. E também é importante para garantir a saúde dos astronautas que porventura viajem além da órbita terrestre baixa. Os tripulantes das missões Apollo, que visitaram as imediações da Lua entre 1968 e 1972, tiveram de atravessar os cinturões.
Como a travessia foi feita rapidamente, em cerca de 30 minutos, isso não afetou de forma adversa os intrépidos viajantes espaciais. Um fenômeno curioso, contudo, é que muitos deles reportaram a visualização de flashes luminosos durante a travessia. E eles viam isso até quando estavam com os olhos fechados. As tais “visões” eram resultado de partículas energéticas do cinturão colidindo diretamente em células da retina.
NA TV: Neste sábado (29), na GloboNews, o Mensageiro Sideral irá contar a história da próxima espaçonave americana destinada a levar astronautas além da órbita terrestre. O primeiro lançamento de teste da cápsula Órion acontecerá no fim da semana que vem, num voo sem tripulação. E um dos objetivos da missão será justamente avaliar o impacto do mais interno dos cinturões de Van Allen sobre o ambiente no interior do veículo. Tudo isso e muito mais, neste sábado, a partir das 22h, no “Jornal das 10” da GloboNews!
O homem buscando tanta informação fora do planeta terra, tão distante (+ 11 mil km) e não consegue nem pensar em poucas soluções para os problemas que estão aqui no planeta terra.(Fome, Guerra, Miséria, Discriminação, Exploração)
São coisas que não dependem apenas de conhecimento, mas de boa vontade…
Quem fez esses anéis foi o MAluf…….
the truth is out there!
A evidencia de um projeto é gigantesca. A grande verdade é que a cerca das muitas teorias existentes… se exige fé…
Ninguém nunca viu um animal evoluir, porém, muitos afirmam haver diversas evidencias disso….
Ninguém nunca viu a Deus, porém, muitos afirmam haver evidencias que ele exista.
Ninguém nunca viu o big bang, embora muitos afirma haver evidencias de que ele ocorreu… estão gastando trilhões de dinheiro para repetir esse evento… mas, até hoje não conseguiram…
Tudo é uma questão de fé.. o que resta saber, é que fé esta alicerçada em fatos e não teorias. Julgar a fé de outros ou mesmo suas crenças não por dizer que a mesma baseá-se em mitos, é no mínimo tosco e pura ignorância.
Estou convencido de que existe um projeto inteligente no universo, desde as complexas e gigantescas galáxias, quanto a detalhes pequenos, como a teia de aranha por exemplo.
A Ciencia tem diversas teorias. Mas a verdade e que ela nao explica e nao prova nada. Tem que ter muita fe na ciencia para acreditar que ela ja tem ou um dia tera a resposta doque sera que sera, que nao tem resposta e nunca tera.
Ah, dia desses apareceu na televisao, um cientista brasileiro que representa uma organizacao cientifica inglesa, que junto a muitos outros cientistas chegaram a seguinte conclusao: A VIDA SURGIU POR CAUSA DE UMA MENTE MUITO SUPERIOR A NOSSA, a isso eles darao o nome a partir de agora, de TEORIA DO DESIGN INTELIGENTE. Perguntado pelo reporter se isso quer dizer que existe DEUS, ele se contorceu todo, mas…Sim, podemos dizer que e um ser extremamente evoluido e superior a nos, rsrsrsr
Tudo mentira isso aí. rs
Na atmosfera, sendo o hidrogênio o gás mais leve, este está em todas as camadas e também nas exteriores. Os raios cósmicos colidem com as moléculas de hidrogênio, separando os elétrons dos prótons. Então, pela gravidade, nas camadas externas aparecem as partículas de hidrogênio, depois, as partículas de prótons e depois, as partículas de elétrons…
Se voltassemos 1000 anos para a era medieval e escutássemos comentários sobre o Sol, planeta Terra e o Universo, não teríamos um cenário muito diferente do que estamos presenciando hoje aqui neste fórum.
Mais um fato a favor do projeto inteligente de nosso universo. Um fato somado a muitos outros. É preciso ter muita fé ou para usar a terminologia deles, ser muito fanático para acreditar que tudo é obra do acaso.
Se elétrons de alta energia são freados, certamente há produção de raios X. Gostaria de saber se os raios X produzidos atingem o planeta, porque estes, dependendo da sua energia, podem ser de alto risco para a vida.
O Sr. Salvador poderia nos dar maiores elucidações ou fornecer mesmo um “link” para pesquisarmos. Fica a sugestão.
No artigo publicado na Nature não se fala em geração de raios X, embora seu raciocínio faça sentido. De toda forma, gerados a 11 mil km de altitude, eles seriam absorvidos pela atmosfera, tanto quanto outros raios energéticos, como os ultravioleta.
Este campo poderia ser formado devido a velocidade com que a terra viaja no espaço? Assim como os objetos supersônicos fazem ao comprimir o ar a sua frente e ao seu entorno.
como vcs são uns “BURRO”
É verdade, crer é um conforto, pensar exige esforço.
Ainda bem que os cientistas pensam muito e creem pouco. Ao inverso do “Criador” que acreditou muito e pensou pouco, pois se tivesse sido ao contrário, talvez… talvez este universo nem tivesse surgido.
ESSE CINTURÃO QUE ENVOLVE A TERRA É PARA EVITAR QUE OS DESENCARNADOS REENCARNEM EM OUTROS PLANETAS. PORTANTO TODOS OS DESENCARNADOS OBRIGATÓRIAMENTE REENCARNAM DE VOLTA NA TERRA.
Infelizmente parece não proteger da radiação ultravioleta, sempre extrema – pelo menos aqui no sul do Brasi,l nos meses de verão e até mesmo agora na primavera.
São tempos do efeito estufa e destruição da camada de ozonio
Mas a existencia do supremo é inquestionável.
Quem fez o exigenio que vc respira, quem colocou os teus olhos lá em cima e não nos pés, pra vc ver melhor, que te gerou na barriga da sua mãe, quem manda a chuva, quem fez os animais do campo, que criou os metais sendo que cada um tem sua função, quem alimenta o sol todos os dias? e nem se quer pede sua ajuda.
Então foi o acaso que criou tudo isso. celebres cientistas coitado de vocês quando precisarem de Deus torça para que o acaso vos salve.
Estude para ser mais sábio e não deixe que teu estudo te deixe mais burro.
Sob o comentario das piramides do Egito. Nao tem prova cientifica nenhuma mas tais construcoes com grande massa (rochas) podem realmente produzir effeitos sob o campo de gravidade.
É mais uma coisa para se pensar……o homem REALMENTE foi a Lua????? Não!!!….Os Russos não são burros,por isso fez somente com que seu astronauta dessa voltas ao redor da Terra. Mas o americanos…ahhh…são super H !! Não acontece nada com eles, por isso podem ir ate a Lua!!! kkkk.
Mais uma prova que a viagem a Lua foi uma farsa. Mais um cinturao protegendo a Terra alem do Van Allen… Alguem vai querer dizer que as belezuras dos astronautas em um foguete primitivo tinham protecao contra radiacao em 1969 quando ninguem nem sabia direito o que era?
É impressionante como o ser humano é ingrato.
Pra fazer algo tão simples é preciso pensar é preciso estudar o que pode da errado até algo simples como caminhar vc pode tropeçar e cair.
Tanta perfeição, tanta sabedoria com que foi feita a TERRA e o que nela existe, ainda assim algumas pessoas que se acham inteligentes, questiona a existencia de Deus.
Seria mais inteligente se perguntar qual o proposito disso qual o proposito daquilo até aí eu entenderia.
Isso prova que homem nunca foi na lua!!!!!!! E quem voou mais alto foi os russos.
Como as pessoas por ignorância ou incapacidade de discutir ciência venha a colocar religião como desculpa para não aprender o que a ciência tem para lhes mostrar. É muito mais fácil abrir um livro e acreditar ou ter fé, que dá no mesmo, do vir a pesquisar e estudar teoria da relatividade geral e suas aplicações, a astrofísica, a cosmologia, mecânica quântica, termodinâmica estatística, física nuclear, e ter coragem de escrever numa área conceituada de ciências um bocada de asneiras.
É uma pena que nós, os seres humanos, estamos confinados no nosso planeta e pelo que tenho lido, sucumbiremos antes mesmo de conseguir chegar a marte.
“Os tripulantes das missões Apollo, que visitaram as imediações da Lua entre 1968 e 1972, tiveram de atravessar os cinturões.
Como a travessia foi feita rapidamente, em cerca de 30 minutos, isso não afetou de forma adversa os intrépidos viajantes espaciais”
1º- Então, as seis missões espaciais atravessaram, na ignorância de tantos fatos, esse brutal cinturão de energia e sobreviveram ilesos? E tudo há mais de quatro décadas?! Como?! Milagre?!
2º- Atravessaram essa imensa barreira em 30 minutos? A que velocidade essas naves viajavam?!
Mais uma prova da soberania de Deus e de que ele esta sempre no controle de tudo. Incrível as maravilhas criadas por ele provenientes de sua grande za e majestade.Glória a ti pai.
Nova descoberta???
Desde que era criança, sempre ouvi falar que os pólos magnéticos da Terra, protege a mesma das várias radiações existentes no universo, principalmente as emitidas pelo Sol. Que se não fosse o cinturão magnetico, jamais existiria vida na Terra.
Isso não é novidade, Nicola Tesla já fazia experiências sobre isso, no início do século XX.
Smith, você não entendeu. A nova descoberta não são os cinturões de radiação (que, como diz o texto, foram descobertos em 1958, bem depois de Tesla), mas sim a barreira aos elétrons de altíssima energia a 11 mil km de altitude.
Parabéns pelo artigo.
Por favor pessoal , não confundam fé com religião e/ou fanatismo , que são os sustentáculos da ignorância.
esse deus eh um pnc pq ele nao fez isso c os outros planetas tb, ele odeia o universo so ama o planeta terra!
a deriva continental e era do gelo e zumbis e invasao etc acontecera de 2014+-2099em diante tsunamis+-1500a9500pra cima, terremotos de 6.0a11.5erupçoes na alvorada no bairro umbue perto do gasometro em porto alegre rio grande do sul brasil
Independente das crenças de cada um aqui, temos que perceber o quanto é raro e frágil as condições para que a vida exista.
E por isso mesmo temos de valorizar e cuidar o máximo possível do nosso canto no universo.
Respondendo o Tommy lá embaixo!
Isso é notório em qualquer espaço sobre ciência.
É Intrigante realmente porém se pensarmos bem, muito compreensível visto que o “pacote” da religião é cada vez menor.
100 anos atrás esse “pacote” explicava tudo hoje para quem acreditava que a Terra era o centro do universo e que pessoas morriam de “infecções” causadas por demônios o mundo se torna cada vez mais dramático.
Com um pacote cada vez menor o desespero toma conta e então crentes se debatem como peixes fora d’água lutando contra o óbvio, “a morte”.
Simples assim.
Pensei que o quintal da Terra já tivesse sido mais do que revirado por sondas, satélites e naves tripuladas. Quase 60 anos de viagens espaciais e ainda temos surpresas gigantescas logo à nossa porta. E neste caso uma surpresa literalmente vital, que tem garantido a habitabilidade no planeta sabe-se lá há quanto tempo. Estou contente pela descoberta e ao mesmo tempo frustrado por esse “cochilo” dos pesquisadores.
Incrível esta descoberta! Parece que algo nos protege “propositalmente”…como se fôssemos algum tipo de experimento bem cuidado.
Eles não sabem é! Pois eu sei tudo obra do SENHOR DEUS que criou os céus e terras!!GLORIA ADEUS!
Meu comentário sutil:
Genesis 1.1: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.
Trata-se da ArcNet – basta perguntar para o K ou para o J – eles podem explicar em detalhes…
Sou estudante de Fisica, e consigo separar minhas crenças dos estudos sem nenhum problema, consigo respeitar qualquer tipo de crença, e também consigo discutir crenças sem ofender, sem chamar de ignorante, fanático, etc.
Aos camaradas que dizem que religião ou crenças atrapalham a pensar, vocês sabiam que grandes cientistas que marcou nossa história acreditavam em um criador?
como Albert Einstein, Alessandro Volta, André Marie Ampere, Carl Friedrich Gauss, Isaac Newton, entre outros.
vou finalizar deixando uma mensagem de Abert Einstein:
Não há oposição entre a ciência e a religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias que datam de 1880. Aos dezoito anos, eu já considerava as teorias sobre o evolucionismo mecanicista e casualista como irremediavelmente antiquadas.
Esse foi o comentário mais centrado que lí até esse momento.
Deus é maravilhoso!
Para os céticos, isso é mais uma das evoluções que o planeta vem apresentando.
Difícil para eles é acreditar que tudo isso foi projetado por um Deus maravilhoso que nos deu a vida.
Até o ar que estes descendentes de uma bactéria respiram, foi criado por Deus.
Glória seja dada ao Deus da vida.
Os crentes querem que eu acredite que eles conversam telepaticamente com o fantasma de um judeu, para que esse judeu fantasma os salvem de uma maldição lançada por uma entidade mágica a uma mulher feita da costela de um homem feito do barro, quando ela deu ouvidos a uma cobra falante e comeu uma fruta proibida do jardim mágico…
É a tal da “Evolução”!! No começo era um “grão” que explodiu (Big Bag) e daí começou à grande velocidade girar em torno do… aí depois de trilhões de anos-luz o cinturão começou a surgir porque sabia que haveria de ter vida no planeta Terra e assim se desenvolveu o super cinturão que protege a Terra de irradiações solares. Simples!
a explicação eh simples!!! A mão de Deus esta sobre essa terra!!! O QUE OS CIENTISTA ESTAO DESCOBRINDO HOMENS NA BIBLIA JA DESCOBRIRAM A MAIS DE 5 MIL ANOS!!! A PROPRIA CIENCIA COMPROVA A EXISTENCIA E O PODER DE DEUS
“Astronautas reportaram a visualização de flashes luminosos durante a travessia. E eles viam isso até quando estavam com os olhos fechados. As tais “visões” eram resultado de partículas energéticas do cinturão colidindo diretamente em células da retina.”
Tradução:Matando a célula da retina deles!!
Uma ou outra não fará falta. rs
É nesta hora que vejo a dúvida dos americanos terem ido a lua, na época, eles tinham uma tecnologia chinfrin, que com certeza, não impedia a radiação dos cinturões de Allen matasse os astronautas ao passarem por eles.
Os crentes piram com as noticias! E dá-lhe feno para essa gente.
No universo, certamente há lugar para toda gama de pensamento, desde o mais rude, ortodoxo, deslustrado, passando pelo mediano e até o perspicaz, inteligente, incorpóreo, de tal modo que é descabida a crítica insânia.
Que coisa incrível. Já foram detectados indícios de uma barreira semelhante em outros planetas?
o homem não foi a lua!!!!!!!!
por isso que não tiveram nenhuma moléstia cosmica.
Quanto mais se sabe, menos se sabe.
Sim. Deus existe, independente de você acreditar nele.
E onde entra a tal camada de ozônio nesse história?