Sinal de vida em meteorito marciano?

Salvador Nogueira

Cientistas encontraram significativas quantidades de compostos orgânicos num meteorito proveniente de Marte, reacendendo o debate sobre a existência de vida — pregressa ou presente — no planeta vermelho.

Meteorito marciano que caiu no Marrocos em 2011 pode ter sinais de vida extraterrestre.
Meteorito marciano que caiu no Marrocos em 2011 pode ter sinais de vida extraterrestre. Mas só pode.

Não é nem a primeira, nem a segunda vez que coisas estranhas aparecem em meteoritos ejetados de lá pelo impacto de asteroides. Até agora, apesar de algumas afirmações espalhafatosas ao longo dos anos (a mais famosa envolve o meteorito ALH 84001, que fez manchetes em 1996), o consenso é de que ainda não encontramos sinais inequívocos de vida marciana.

O novo trabalho, feito por cientistas da Suíça, da Alemanha, do Japão e da China, nem chega a afirmar que há traços biológicos indiscutíveis no meteorito Tissint, que aportou na Terra há apenas três anos, após despencar do céu e cair no deserto do Marrocos.

A análise de amostras atmosféricas no interior do meteorito de imediato demonstrou que ele era proveniente de Marte. Agora, uma avaliação mais detalhada da rocha, publicada no periódico “Meteoritics and Planetary Sciences”, encontrou os cobiçados compostos orgânicos, em meio a fissuras. E não foram quaisquer substâncias. Estamos falando de querogênio, uma substância que, ao menos na Terra, se forma a partir de lipídios, proteínas e carboidratos produzidos por seres vivos quando submetidos a ações geológicas de longa duração. É assim que a natureza fabrica, por exemplo, petróleo, gás natural e grafite.

Poderia o querogênio ser sinal de atividade biológica no passado de Marte? Segundo os autores do trabalho, sim. Eles apontam que a análise isotópica do carbono — ou seja, a contagem das proporções das diferentes versões atômicas do carbono, cada uma com um número diferente de nêutrons no núcleo — indica que o querogênio pode ter sido produzido por vida.

A proporção de carbono-13 na amostra é bem menor que a presente na atmosfera marciana, conforme medições feitas pela sonda Phoenix e pelo jipe Curiosity. Curiosamente, a diferença de proporções é exatamente a mesma que é vista na Terra entre um pedaço de carvão — produto de atividade biológica — e o carbono atmosférico. Mas nem todo mundo aposta que isso seja prova definitiva.

“Encontrar matéria orgânica mais complexa em material marciano é muito promissor, mas pode não ter nada a ver com a presença de vida”, comenta Douglas Galante, astrobiólogo do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), que não participou do trabalho.

Um dos locais em que se encontram compostos orgânicos com a mesma composição isotópica é em contritos carbonáceos — asteroides ricos em carbono. Portanto, essas substâncias poderiam ter sido levadas a Marte de carona em bólidos celestes, sem ter conexão direta com a vida. Os autores do trabalho consideram esse cenário improvável, porque meteoritos desse tipo têm concentrações muito baixas de matéria orgânica.

Alternativamente, eles acreditam que o mais provável é que os compostos orgânicos sejam de origem biológica e tenham fluido para dentro da rocha carregados por água. Isso em Marte. Sim, eles acreditam ter em mãos sinais de vida extraterrestre.

Ainda assim, uma coisa é certa: a se descartar contaminação posterior à chegada do Tissint ao nosso planeta, temos no mínimo uma razão para festa. Marte, ao que tudo indica, teve mesmo todos os ingredientes básicos para a vida.

MARTE HABITÁVEL
Ontem, a equipe responsável pelo jipe Curiosity divulgou novas informações sobre a exploração do monte Sharp, que começou recentemente. Ao analisar os depósitos sedimentares na encosta da montanha, os cientistas da Nasa concluíram que houve ali um lago que durou pelo menos algumas dezenas de milhões de anos. Ou seja, um caminhão de tempo.

Camadas sedimentares na encosta do monte Sharp indicam que ali houve um lago.
Camadas sedimentares na encosta do monte Sharp fotografadas pelo Curiosity indicam que ali houve um lago.

Essa é uma constatação importante, porque até hoje há uma discussão entre os cientistas se Marte teve água líquida apenas por curtos períodos, ou se houve durabilidade nessas condições. As evidências começam a apontar nessa segunda direção, o que sem dúvida aumenta as chances de que a vida tenha evoluído lá.

Por outro lado, água é só uma parte da equação. A outra parte é a presença de compostos orgânicos complexos, sem os quais a vida é impossível. Essa é justamente a missão principal do Curiosity, embora até agora ele tenha fracassado em detectar quantidades significativas dessas substâncias.

Se o querogênio detectado no meteorito Tissint realmente tem origem marciana, como parece, os cientistas em terra tiveram sucesso onde o jipe robótico até agora fracassou (se bem que é cedo para dizer, pois em meio aos sedimentos do monte Sharp estão as maiores esperanças da Nasa de encontrar os cobiçados compostos orgânicos).

Reconstituição 3D de como seria o lago na cratera Gale, em Marte.
Reconstituição 3D de como seria o lago na cratera Gale, onde está o Curiosity, em Marte.

De todo jeito, o Curiosity não está equipado a detectar substâncias mais complexas, como querogênio. “O instrumento SAM, que tem um cromatógrafo gasoso acoplado e poderia medir compostos orgânicos, só deve ser capaz de medir compostos orgânicos mais leves e voláteis, enquanto os querogênios são mais parecidos com um piche duro ou uma quase grafite”, explica Galante.

Ele aponta que a coisa deve esquentar mesmo com o jipe robótico europeu ExoMars, planejado para 2018. “Ele irá levar espectrômetros Raman e infravermelhos, que podem medir diretamente o querogênio, como foi feito no estudo com o meteorito. Acho que teremos de esperar mais um pouco, mas, enquanto isso, vale a pena continuar explorando nossas coleções de meteoritos marcianos.”

A resposta definitiva sobre vida em Marte, contudo, talvez só possa ser obtida quando conseguirmos trazer rochas novinhas em folha da superfície marciana para cá, sem travessias desagradáveis pela atmosfera terrestre. “Para mim, esse achado só reforça a necessidade que temos de uma missão de retorno de amostras”, afirma Galante.

Por ora, embora esse seja um objetivo de longo prazo de várias agências espaciais, nenhuma delas se arriscou a programar uma missão do tipo e começar a trabalhar nela. Entre outras preocupações, há a questão de contaminar inadvertidamente a Terra com microrganismos marcianos. Ninguém acredita que exista mesmo uma grande chance de isso acontecer — até porque, como já sabemos, rochas de Marte caem por aqui o tempo todo. Mas, ao lidar com o desconhecido, todo cuidado é pouco.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Eu me divirto vendo os cruzados modernos atacando aqui em seu blog, Salvador. Antigamente pensava que eles ficavam restritos os domínios apologéticos, debatendo a guarda do sábado, o uso de véu e outros assuntos não menos importantes. Mas fico feliz em saber que estão interessados pelos avanços científicos por você publicados, é sinal da relevância de seu blog.

    1. E para mim é muito mais divertido ver a tola arrogância, aliada à ignorância, de quem acha que o surgimento da Ciência foi independente do Cristianismo. Agradeça aos Filósofos Escolásticos que desenvolveram o pensamento crítico e utilizaram a filosofia e a teologia como método de aprendizagem criando assim as primeiras Universidades medievais européias no ano 1100. Podemos assim concluir que a Ciência moderna só foi possível graças ao desenvolvimento da arte da dialética desenvolvida por essas pessoas extraordinárias. Procure(m) saber quem foi Tomás de Aquino antes de balbuciar tolices.

      1. Cuidado, Apolinário.

        É de se estranhar muito que um só Deus nos tenha criado à sua imagem e semelhança e nos deixado tanto tempo na ignorância, só relativamente recente, com os avanços da ciência, graças a gerações + gerações de pessoas inquisitivas… Se realmente esse velho barbudo extremamente bondoso quisesse nosso bem, ele já teria deixado uma enciclopédia com pelo menos os conhecimentos mais básicos pra nossos antepassados não passarem por tanto perrengue pra chegar no nível que estamos hoje.

        Se ele existir e for um charlatão dos cosmos, como você vai saber se estás perdido em tanto fanatismo cego?

  2. Olá Salvador, saiba que admiro muito seu trabalho e procuro no futuro poder responder a questões diversas como está, mas até lá eu faço as perguntas rsrs…
    Gostaria de saber sua opinião caso realmente for encontrada algum sinal de vida não só em Marte mas no Cosmo em si, qual seria o próximo passo ou a atitude tanto governamental e cientifica deste grande feito?

    (Se poder responda)
    Obrigada 🙂

    1. Maristela, eu acho que qualquer descoberta nesse sentido revolucionaria a biologia. Saberíamos o que é circunstancial e o que é repetitivo nas formas que a vida pode assumir, além de confirmar a expectativa de que a vida é um fenômeno comum no Universo. Se encontrássemos vida próxima, como em Marte, teríamos uma motivação a mais para expandir nossa exploração do Sistema Solar e teríamos mais uma era de ouro das ciências naturais, com o estudo e a descoberta de espécies alienígenas (ainda que unicelulares). Se encontrássemos vida distante, fora do Sistema Solar, isso nos levaria a acelerar o desenvolvimento de tecnologias que pudessem permitir a travessia de distâncias interestelares. Acho que o impacto de médio prazo seria imenso.

  3. Salvador,

    Algumas perguntas:

    1- A teoria da relatividade teve alguma retificação desde que foi publicada ou continua inalterada até hoje?
    2- O mesmo vale para a teoria da evolução até hoje?
    3- Como eles sabem que o que encontraram na pedra de Marte não foi contaminado aqui na Terra?
    4- A bíblia sagrada é um manual confiável a se seguir para a vida?
    5- Há esperanças de dentro de 50 anos se poder ter fotos de planetas fora do sistema solar com qualidade comparável às do

    nosso?
    6- A teoria da evolução e a crença em um Criador são tão irreconciliáveis a ponto de nunca se chegar a lugar nenhum com um

    consenso?
    7- Se a evolução já foi exaustivamente comprovada por evidências, por que é tão difícil ser aceita?
    8- Se depois da grande explosão que formou tudo não sobrou nada que possa esclarecer o que veio antes, o Design inteligente

    não pode ter precedido o big bang?, de modo que ao desqualificá-lo, a ciência só estaria perdendo credibilidade?
    9- Se um velho barbudo realmente fez tudo e deixou as leis da física tomando conta do resto, e esse ancião fizer parte de

    uma civilização que já atingiu a singularidade, podendo, pois, brincar de Deus em nosso universo, e um dia se revelar pra

    nós, como deveríamos agir? Já que ele é Deus, e podendo não ser exatamente o ser benevolente que muitos esperavam, só nos

    restará seguir aquele sábio ditado?: manda quem pode, obedece quem tem juízo?
    10- Teoricamente é possível viajar no tempo e voltar pra época dos dinos ao se brincar com os efeitos da velocidade da luz?
    É tudo provado pelas equações mirabolantes da ciência ou é só uma coisa “cool” mesmo que até Stepen Hawking gosta de acreditar que seja possível?
    11- Neutrinos têm alguma aplicação útil já descoberta pela ciência? Já é possível manipulá-los?
    12- Quando a gente vai ter imagens em HD de átomos?
    13- Já existe evidência de que, ao irmos mais e mais longe, adentrando escalas extremamente minúsculas nos átomos encontraríamos universos parecidos com o nosso, num looping infinito de profundidade e escala?

    1. Putz, tava respondendo e perdi as respostas. Serei mais sucinto ainda na versão 2.0.
      1- Basicamente nenhuma.
      2- ela foi aperfeiçoada nos detalhes, mas o preceito básico – seleção natural como motor evolutivo – permanece inalterado.
      3- não sabem. Mas é improvável pelas circunstâncias (meteorito colhido logo após a queda, material no interior da rocha).
      4- depende de quem lê.
      5- não.
      6- a crença num criado individual de cada espécie é irreconciliável com a evolução. A crença num criador da vida ou do universo, não.
      7- ignorância e medo de perder a fé num sentido transcendente da existência.
      8- a maioria das ideias que falam sobre o que houve antes do Big Bang é impossível de testar, portanto, anticientíficas. Não quer dizer que sejam falsas. Apenas que a ciência não poderá dizer nada sobre elas.
      9- a julgar pela história humana, nem que quiséssemos poderíamos ser subservientes a um poder arbitrário. Ainda que nos custasse a vida, a liberdade é um anseio primordial do ser humano. Temos mártires suficientes para confirmar essa ideia.
      10- teoricamente sim. Mas talvez seja uma deficiência da teoria. Haveria um sério rompimento da conservação da energia se algo voltasse no tempo.
      11- não que eu saiba.
      12- temos já imagens de átomos. Não sei se vão ficar muito melhores, pois a incerteza quântica impediria registros arbitrariamente precisos.
      13- tudo indica que não.

      1. “10- teoricamente sim. Mas talvez seja uma deficiência da teoria. Haveria um sério rompimento da conservação da energia se algo voltasse no tempo.”

        Fiquei curioso com essa. Por que haveria um rompimento ? parece (para mim pelo menos, mas sou leigo) que não há perda ou ganho, apenas uma tranferencia: a quantidade de energia eh a mesma, apenas mudou o seu local no espaço-tempo.

        1. A lei da conservação de energia/momento sugere que o conteúdo total do Universo é o mesmo ao longo de todos os momentos do tempo. Se uma partícula viaja rumo ao passado, temos mais conteúdo no passado do que no futuro.

  4. “A análise de amostras atmosféricas no interior do meteorito de imediato demonstrou que ele era proveniente de Marte”

    O que nas análises de amostras atmosféricas demonstrou a procedência? Tipo, há determinados compostos que só existem em Marte, por conta de determinadas interações etc? Isso me leva a 2ª questão, a “travessia desagradável pela atmosfera terrestre” que você mencionou não influencia no que está no interior do meteorito?

    Ó, se o que perguntei já foi respondido nos 176 outros comentários, minhas desculpas, confesso que não tive paciência pra ler tudo.

    Meio fora do tópico (?), mas me encantaram demais as texturas do meteorito e da areia (poeira?) marcianas… Se é que correspondem com precisão ao que podemos perceber a olho nu…

    1. Gil, há bolhas de ar presas no meteorito que correspondem exatamente à composição de Marte. E a reentrada não afeta o interior da pedra. Abraço!

  5. Salvador, pegando carona no que o Galante disse (sobre enviar uma missão de retorno de amostras), quais foram os resultados do lançamento da Órion? Algo a salientar? 😉

    1. O mais bacana é que a radiação do Cinturão de Van Allen não afetou em nada os componentes eletrônicos da cápsula.

      Após a queda no Pacífico e o resgate, ela está a caminho da Florida (de caminhão!) e deverá chegar lá pro Natal. Aí sim as análises mais completas serão feitas – e divulgadas – sobre o resultado dos testes.

      😉

  6. Caro Salvador,
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo e agradecê-lo pelo ótimo blg, através do qual consigo manter-me informado de assuntos que muito me ineteressam. Também aprecio muito seu senso de humor, o que torna leitura mais agradável.
    No entanto, uma pergunta: onde você arruma tempo para responder a todos esses comentários?! Ainda mais aqueles de quem crê que ciência e religião são mutuamente exclusivos …
    Obs.: não precisa responder a este; é meramente retórico…

  7. Salvador, não seria mais viável economicamente comprar uma Bíblia, a custo muito baixo ou zero, em vez de gastar milhões com pesquisas que vão trazer as mesmas respostas? rs Abraços, parabéns pelo blog. É minha fonte diária e homeopática de ciência.

    1. Ou talvez, se parássemos de dar tanta importância a livros velhos, cheios de regras tolas e inadequadas ao nosso tempo, talvez se deixássemos de lado tanta intolerância por parte de praticamente todas as religiões do nosso planeta, talvez ai, ah como seria bom, já tivéssemos respostas como essas!!! ao invés de ter perdido tanto e tanto tempo…

    2. É irônico que uma pessoa chamada Daniel (nome de um dos grandes Profetas do Antigo Testamento) possa ter uma capacidade de análise tão infantil. Saiba, meu caro, que o domínio do Cosmos é o objetivo maior da raça humana. DEUS, o Todo-Poderoso, assim o estabeleceu! E para possamos atingir esse objetivo, Ele nos deu a inteligência que produziu as maravilhas da Ciência que nos levarão onde nunca ninguém esteve. Infelizmente, temos que conviver com cientistas pervertidos que insistem em procurar quimeras no espaço. Mas, paciência, em breve eles se calarão diante das evidências. O Homem foi criado à imagem e semelhança de DEUS para REINAR sobre o UNIVERSO.

      “O Senhor, o seu Deus, os fez multiplicar-se de tal modo que hoje vocês são tão numerosos quanto as estrelas do céu.”

      (Deuteronômio 1:10)

      1. Cuidado, Apolinário.

        É de se estranhar muito que um só Deus nos tenha criado à sua imagem e semelhança e nos deixado tanto tempo na ignorância, só relativamente recente, com os avanços da ciência, graças a gerações + gerações de pessoas inquisitivas… Se realmente esse velho barbudo extremamente bondoso quisesse nosso bem, ele já teria deixado uma enciclopédia com pelo menos os conhecimentos mais básicos pra nossos antepassados não passarem por tanto perrengue pra chegar no nível que estamos hoje.

        Se ele existir e for um charlatão dos cosmos, como você vai saber se estás perdido em tanto fanatismo cego? 🙂

  8. Olá, Salvador. Apesar do meteorito, considero a descoberta do curiosity mais legal. Se ele puder explorar por entre as camadas das rochas sedimentares quem sabe teremos algo fossilizado. Vamos aguardar.
    Abraço

    1. Ainda aguardo a “boa” do Curiosity. Essa foi só pra o jipe mostrar serviço… rs

  9. Se é verdade que o universo é em contínua expansão, Marte já esteve onde a Terra está agora.

    1. Não. O Universo está em expansão nas maiores escalas, mas o Sistema Solar permanece no mesmo tamanho de seu nascimento.

  10. E se o “povo” de Marte num passado muito distante fugiram de lá para cá? Se realmente la existiu vida, nao seria possivel eles terem tecnologia o suficiente para migrarem para a Terra? Sabemos que caso Marte fosse totalmente abitavel já seria possivel algum humano ir até la.

    1. Marte se tornou inabitável antes que a vida na Terra passasse de seres unicelulares. Então nenhuma supercivilização veio pra cá. Mas bactérias podem muito bem ter vindo, embarcadas em meteoritos…

  11. Boa tarde Salvador. Li alguns posts seu aqui pelo Uol e me interessei muito pelo assunto. Gostaria de tirar uma dúvida, aquela menina de 13 anos, esta mesmo estudando para ir pra marte, ou ela apenas é uma curiosa e tem esse desejo. Gostaria também de parabenizá-lo pela maneira como explana suas ideias, forma simples de qualquer leigo entender. Fico rindo bastante com alguns comentários pérolas, que, na minha opinião, deveria ser dado um “print” e publicado como humor. Parabens cara, acabou de ganhar um novo seguidor.

    Um grande abraço;

    1. Cleiton, ela tem esse desejo. Mas já tem gente estudando pra ir a Marte desde a década de 70… rs
      Abraço!

  12. Um meteorito da terra caiu em marte e tinha vida. Depois da mesma forma veio pra terra com resíduos. Estranho um meteorito da terra chegar em marte, não é? Mas de marte pra terra não, por que será?

    1. Meteoritos da Terra podem — e certamente chegaram — em Marte. Mas em quantidade menor, por duas razões. A gravidade da Terra é maior, dificultando a ejeção de detritos à velocidade de escape, e Marte está mais distante do Sol que a Terra (cair pra baixo é mais fácil que cair pra cima). Mas com certeza tem rochas da Terra em Marte.

      1. Cair para baixo é mais fácil que cair para cima, ora, creio que esse termo não se aplica para o caso em questão. No espaço não há que se falar em baixo e em cima, mas sim em efeito da força da gravidade não importando a direção.

        1. Foi força da expressão, né? Em tese, tendo como referencial o centro de gravidade do Sistema Solar, ir na direção do Sol é pra baixo, ir contra a direção do Sol é pra cima. 😉

  13. Que tal Orion …. como a gente perde tempo né …. tantas coisas pra descobrir e ainda estamos em Marte … ha outros sistemas solares outras dimensões… deixa pra lá ,td tem seu tempo.
    Gostei de vc achei legal l.

  14. otimo texto! seria possivel no futuro com pesquisas mais avançadas, e se for confirmada se houve ou se ainda existe vida em marte, e possivel calcular quando a vida foi extinta em marte? e se já não e hora de nos preocuparmos?

    1. Victor, talvez seja possível descobrir quando Marte se tornou inabitável. Mas a Terra ainda está muito longe desse limiar. Ela deve se tornar completamente inabitável em mais 1,1 bilhão de anos.

      1. Salvador Nogueira, me desculpe a “ignorância”, mas aos “passos largos que vamos em se falando de habitantes por metro quadrado no planeta terra, em 1,1 bilhão de anos não teria lugar sem presença do homem com moradias nem embaixo d´agua” estou certo ???

  15. Como se tem certeza de que um meteorito é realmente de Marte ou de qualquer outro lugar do espaço ?

      1. Mas como garantir que estes mesmos gases que são encontrados no meteorito não podem vir de outro lugar ? O que há de único em Marte que faz com que os cientistas consigam dizer que o mesmo é de origem marciana ?

        1. No Sistema Solar, não há outra atmosfera igual. E a hipótese de que o meteorito tenha vindo de fora do Sistema Solar é vastamente menos provável.

  16. Tenho uma dúvida.

    Se a atmosfera de Marte não tem hidrogênio, como lá poderia ter água?

    1. Água existe lá em estado sólido (gelo) e, no passado, líquido. Presumivelmente, naquela época, também havia água em estado gasoso (vapor).

      1. Mas é provado a existência de água em estado sólido em Marte? Qual seria este percentual de água lá quando comparado com a Terra.

        1. É provado. A sonda Phoenix escavou o solo e expôs o gelo. Tem foto. A quantidade, ao menos medida remotamente por sondas em órbita, é bem grande. Se derretida totalmente, daria um oceano global de 11 metros de profundidade.

    2. argumento totalmente sem sentido. a atmosfera terrestre também não tem hidrogênio (ou melhor, tem mas numa quantidade ínfima). Ainda assim 3/4 da superfície é coberta de água. cade a lógica desta sua dúvida?

      o hidrogênio, por ser um gás leve, é perdido para o espaço, não consegue ser mantido na atmosfera pela gravidade terrestre. quanto mais ainda em marte, de massa menor e consequentemente com uma fração da gravidade terrestre…

  17. Salvador, se for provado que Marte já foi capaz de abrigar vida, poderemos pensar em ‘religar’ o planeta para novamente abrigar vida? Sei que não há mais campo magnético lá, mas existe algum estudo sobre a possibilidade?

    E só para cutucar, onde estava o autor ‘divino’ das ‘sagradas escrituras’ durante os 14 bilhões de anos da formação inicial do universo até o surgimento da escrita entre a humanidade?

    Se bem que alguém que é capaz de crer ser possível uma esfera com quatro lados é capaz de crer em qualquer coisa.

    1. Mario, há criaturas na Terra que poderiam viver em Marte sem grandes adaptações. É mais uma questão de “devemos?” do que de “podemos?”

      1. Faz sentido. Os riscos envolvidos numa eventual ‘semeadura’ de Marte são consideráveis. E é bom lembrar que boa parte do capital investido em pesquisas é proveniente de empresas com grandes interesses nas possíveis riquezas minerais de Marte, não na sua capacidade de sustentar a vida.

        1. Pelo que entendo, a maior parte da verba para a exploração espacial e pesquisa básica no espaço é de governos e agências multi-governamentais, não de empresas.

          Empresas estão pesquisando a produção de veículos de transporte espacial, visando vendê-los às agências espaciais e explorar o turismo espacial.

    1. Nossa.. que site ruim de entrar esse tal de Vale dos Deuses…. demora vida toda para carregar, trava o navegador e ainda é preciso usar bola de cristal para encontrar algo que se procura….Quando alguém se propõe a fazer algo, tem que fazer direito.

  18. A Terra é o planeta Marte do futuro! Os alienígenas que lá habitaram, quando viram que o planeta entraria me processo de desertificação, ralaram peito com a tecnologia poderosa que já possuíam! (sic)
    Assistam ao filme Alien Abduction (abdução em português) que já está online. O filme é baseado numa historia real que aconteceu em 2011 na Montanha Brown, na Carolina do Norte – EUA!
    Os homenzinhos verdes estão aqui faz tempo!

  19. Acho legal pesquisar, estudar e descobrir sobre as coisas. Mas uma coisa que não entendo é pq os homens investem e se dedicam tanto em descobrimentos E.T. se dentro do Planeta Terra se faz necessário descobrimentos de como preservar a natureza, como acabar com a fome, como acabar com a sede, etc…

    1. Porque a Terra é um planeta e se queremos proteger este, vamos aprender mais sobre ele comparando com os outros. Por exemplo, o efeito estufa foi estudado primeiro em Vênus e depois descobrimos que ele era um elemento importante para compreendermos as circunstâncias da Terra.

    1. Você falou quem e Orion possui vida com tanta certeza que até me assustou! kkkkk Mas vamos a razão lógica de o porque Marte e não Orion… A distância entre a terra e orion é algo em torno de 1.500 anos luz. A distância entre a terra e marte é algo em torno de 6 minutos luz. Espero ter respondido.

  20. Levando em conta a atmosfera de Marte e todas esta descobertas que estão ocorrendo, será que já é realista falar em uma futura terraformação de Marte?

    1. Eu acho que, no futuro longínquo, isso pode ser possível. Mas só se Marte for completamente estéril, creio eu.

      1. Porque só se Marte for estéril? Se existir alguma forma de vida lá, hoje, isso atrapalharia a terraformação de algum modo?

        Uma outra duvida: Existe atividade tectonica em Marte??

  21. Não sei porque tanto medo de bactérias vindas do espaço, se isto também é bíblico, basta lembrar da passagem onde Jesus disse.
    Na casa de meu pai tem muitas moradas, logo se a casa do pai é o universo, portanto é lógico que teremos vidas, não se sabe como mas á teremos em outros planetas.

    1. Você estudo história das Américas? Os europeus trouxeram doenças que não existiam mas Américas, o que causou um genocídio.

      Existe uma teoria que uma epidemia vinda da Ásia fez o mesmo com o Império Romano.

      Agora algumas bactérias marcianas completamente diferentes soltas por aqui. Sim, existe a chance de serem tão alienígenas que não se encaixem por aqui, que nem sobrevivam, mas se sobreviverem podem causar grandes estragos, e ainda podem ser imunes aos antibióticos existentes.

  22. Salvador, qual a dificuldade de se levar à marte ou qualquer outro planeta ou lua, um módulo que se desloque e possa voar sobre o planeta/lua por longas distâncias? Seria um problema de combustível?

    1. Em Marte não seria tão difícil, porque tem ar. Seria possível fazer um avião, se bem que a densidade atmosférica não ajudaria. No caso da Lua, mais complicado. Seria preciso fazer um foguete que “saltasse” entre pontos da superfície.

  23. Salvador…Voce diz no texto que: “Análise demostrou de imediato que o meteorito é proveniente de Marte”…Me responda como seu eu tivesse 4 anos: COMO ELES PODEM TER TANTA CERTEZA DISSO? Como saber com certeza o local de origem de um meteorito?

    1. A rocha tem pequenas bolhinhas de ar presas em seu interior. Ao analisar a composição desse ar, ele bate exatamente com a composição da atmosfera de Marte, medida em detalhes por sondas que já estiveram lá. E não há outro lugar do Sistema Solar com a mesma atmosfera. Daí vem a identificação precisa. Mas não é com todo meteorito que se consegue identificar com facilidade. Os de Marte ajudam. 😉

  24. Deve-se ter cuidados nos dados pois devemos lembrar sobre a possibilidade de contaminação daqui, pois muitos meteoritos de centenas ou bilhões de anos por aqui, nesse tempo é praticamente impossível não terem sidos contaminados. A chance é zero, mesmo contaminação no sei interior levados por água, acidos e outros fatores quimicos que adentram a qualquer tipo de mineral neste planeta, atuando como esponja. No final, se poderá estar analisando ate vida primitiva terrestre no interior de algum meteorito, caso muito criticado internacionalmente sobre o meteorito da Nasa, o acima citado, deixando a Nasa em maus lençois. Eu particularmente, não acredito absolutamente em nenhum produto orgânico/biologico de fora em nenhum meteorito caido aqui. Mesmo em produtos inexistentes hoje aqui, pois podem muito bem ter existido no passado há bilhões de anos e adentrados a tal rocha.

  25. Salvador, fala-se muito da possibilidade de um grande meteoro atingir a Terra, mas o que aconteceria se um meteoro do tamanho daquele que acabou com os Dinossauros atingi-se a Lua? Você pode escrever um post sobre isso?

    Abraços e parabéns pelo seu trabalho.

    1. Essa é uma pergunta interessante. Decerto haveria uma chuva de meteoros e meteoritos aqui na Terra, além de uma explosão visível da Terra seguida pela abertura de uma enorme cratera. Mas nunca vi nenhuma simulação sobre isso. A chance de bater na Terra, pelo tamanho e pela gravidade, é bem maior…
      Abraço!

      1. Viu sim!
        Nos anos 80 tinha o desenho do Thundarr o bárbaro, amigo da feiticeira Areil, e o mutante Ookla. A lua tinha sido destruida por um cometa e dois mil anos depois a civilização resurgia…

    2. METEOROS TEM MUITOS, MAS TEM COISA PIOR, UM PLANETA 6 VEZES MAIOR QUE JUPITER SE DIRIGE PARA NOSSO SISTEMA SOLAR …

  26. Acredito que logo vão encontrar alguém resquício de vida la. Porem a questão do núcleo de marte ter parado sem ninguém ter nem ideia do pq desperta mais minha curiosidade do que alguma possível vida la. Afinal nunca se sabe o dia de amanha, vai que… hehe

  27. Quando mandaremos uma tripulação explorar o deserto da Cidonia em Marte e confirmar tudo aquilo que já sabemos?rss

      1. dinheiro de pinga pra NASA e INTERESSADOS!….Cydonia….ahhhh Cydonia….vamos fingir que são platôs comuns e efeitos de luz/sombra….

        1. O orçamento da Nasa é de US$ 18 bilhões anuais. Teríamos de cancelar tudo — todas as missões não-tripuladas, estação espacial, transporte comercial de carga e tripulações, Órion, SLS, investimento em pesquisas etc. — e gastar tudo só na missão a Marte, durante cerca de duas décadas, para fazer o seu voo até a região onde tem uma montanha que algumas pessoas que não viram as imagens mais recentes (1996) acreditam lembrar uma face humana. Liga lá pro Obama. Quem sabe ele tope… 😛

  28. Toda sabedoria vem de DEUS, nós somos apenas míseros insetos, desprovido de tudo, necessitamos de alguém muito superior a nós, para que sobrevivamos sobreviver planeta. Não obstante, o nosso progresso caminha na direção do espaço sideral. Isso tem uma explicação! qual seja, a necessidade de voltarmos para a casa do Pai. qual seja, a Jerusalém celeste. Cuja cidade está preparada para receber os “benditos do Pai”, ela tem 2 mil Km quadrados, elevado ao cubo. Toda feita de Ouro de primeiríssima qualidade. O resto, tudo é ilusão e fantasias hipócritas própria do homem sapiens.

    1. Porra João, não viaja caralho!
      Pra que Deus precisa de ouro se ele é o criador de tudo? Ouro é ostentação do homo sapiens, que você está classificado como tal. Deus não precisa de Ouro nem de riqueza alguma desta terra, só um alienado como você para escrever tanta besteira! Seu animal!

    2. Não quero ser irascível, todavia quem quiser conhecer o universo, primeiro tem que conhecer quem o criou. Não é ficar pesquisando pedras da Lua, de Marte, pedras são pedras em qualquer lugar do universo. Todavia, o CRIADOR de tudo, sabe o fundamento da sua criação. Marte, pode ter havido vida, mas a quem interessa isso agora? O importante é a nossa vida terrestre. Ninguém vai conseguir povoar MARTE, colocar água a vontade LÁ, florestas e todos os animais de todas as espécie. Isso, não cabe ao homem e sim a DEUS. Gente! existe muitas ilusões sobre as coisas do espaço. Nós não sabemos nem mesmo cuidar do nosso planeta, que mais faríamos em Marte? Acordem! somente DEUS tem o poder de fazer algo do nada. Nós? apenas sabemos destruir aquilo que DEUS faz. Vamos usar estes Bilhões de dólares, para salvar a TERRA! Deixe Marte para quem é de Marte e a Terra para quem é da Terra. Vamos agir conforme a vontade de DEUS. Vamos salvar os pobres da fome, os doentes das doenças, os viciados das drogas, as crianças das ruas, os presos das cadeias, os sedentos das secas. Assim, nosso mundo vai ficar bem melhor e DEUS vai ficar mais FELIZ conosco.

      1. Você jura que pra conhecer o Universo é preciso conhecer quem o criou? É meio como dizer que, para conhecer o futebol, você tem que conhecer quem o inventou. Eu adoro futebol, mas não faço a mais vaga ideia de quem o inventou, salvo a origem inglesa…

      2. João,

        Se Deus que é Deus tem o poder de mudar as coisas dar vida e fazer e acontecer pq que o mundo esta assim ? Pq ele deixa um estuprador violentar uma criancinha de 1 ano ? E pq ele deixa pessoas passarem fome ?Então isso q vc fala é muito relativo, pois já q é assim, Deus deu inteligência para o homem também e ele tem o direito de explorar as coisas e os planetas como bem pensar !!!

      3. HOMEM, CONHECE-TE A TI MESMO E CONHECERÁS O UNIVERSO E SEUS CRIADORES, SE NAO BUSCARES DENTRO DE TI O CONHECIMENTO, TÃO POUCO ENCONTRARÁS FORA…

      4. SABE DE NADA INOCENTE BOCÓ. VÁ CASSAR SUA TURMA. SUAS PALAVRAS SÓ FUNCIOMAM COM GENTE DA SUA ESTIRPE, OU SEJA, IDIÓTAS E COVARDES QUE TEMEM UM LIVRO.

    3. O Deus Único é um ser da mesma natureza dos outros deuses, divindades, santos, fetiches, etc. Num certo momento histórico os judeus, que até então eram politeístas, adotaram o Deus Único como forma de se aglutinarem em sua luta contra tribos inimigas. As dezenas de deuses mencionados na Bíblia comprovam o politeísmo judaico. Todos os salvadores, messias, profetas e pregadores são os precursores dos atuais exploradores de nossa credulidade. Ainda assim, afastar de nossas mentes o Deus herdado desde o colo da mãe é uma tarefa impossível para muitos.

    4. A JERUSALEN CELESTIAL NAO ESTA NA TERCEIRA DIMENSÃO, PODE PROCURAR NO ESPAÇO QUE NAO VAI ACHAR .

    5. Uma cidade toda feita de ouro??
      Eita coisa brega! Imagina o tanto de escorregão com aquele chão liso! E o frio? Tudo gelado… e haja saco pra só ver amarelo pra todo lado!
      Esse tal deus é um baita cara brega… ostentação!

    6. João, você nunca parou para pensar se o que aprendeu sobre Deus, religião e bíblia não são pura fantasia e ilusão?

      Não há nenhuma prova de que o que se afirma deles é real, enquanto que na ciência existem provas diretas e indiretas do que você considera “ilusão”.

      Se o conhecimento científico é ilusão, então pare de tomar remédios, usar computador, usar a tecnologia moderna, pois essas coisas são fruto dessas “ilusões científicas”. Na próxima vez que ficar doente, chame um padre.

  29. Aqui vai alguns pensamento que sao profundamente cósmico e outro que é fascinantemente perturbador, voces serao os jugadores disso, consideram alguns fatos fundamentais, que vislumbraram nos útimos sessentas anos.
    Se voce fosse um professor de quimica ha cinquenta anos atras, uma vez que olhasse aquela tabela misteriosa pregada na sala de aula, a tabela periodica dos elementos, e se perguntasse, de onde vieram todos aqueles elementos??? Aquele professor de quimica realmente nao teria uma resposta para voce, eles iriam falar que estava dentro da terra, e dai escavamos e ai estao eles, na realidade nao foi dai que eles vieram, Foi atraves da astrofisica moderna que determinou a origem dos elementos quimicos, Observamos as estrelas, sabemos o que acontecem no ceu núcleos, elas explodem, espalhando seus ricos conteúdos, e o que descobriram é que os elementos da tabela periódica, do qual somos feitos, SAO ORIGINADOS DAS ATIVIDADES DAS ESTRELAS, QUE MANUFATURARAM OS ELEMENTOS, QUE EXPLODIRAM, ESPLHANDO SEUS CONTEÚDOS ENRIQUECIDOS ATRAVÉS DAS GALAXIAS, ENRIQUECENDO NUVENS DE GÁS, ENTAO COM A AJUDA DA GRAVIDADE, JUNTANDO OS ELEMENTOS NOVAMENTE, FAZENDO A FORMAÇAO DA PROXIMA GERAÇAO DE ESTRELAS, POVADOS POR PLANETAS, E POSSIVELMENTE VIDA.
    Entao, quando olhamos o mais ambundante elemento no univerço, o igrediente numero um é Hidrogenio, logo, helio, oxigenio, carbono e nitrogenio, estes sao os ingrediente em maior quantidade no universo, Entao, voce disse, Ok, isso é bastante legal, e se voce olhar para terra, por que gostamos de achar que somos ESPECIAIS, ahhh olha somos especiais, de qual materia somos feitos??? Mas qual a molecula numero um em nosso corpo??? É agua, mas do que a agua é feita?? H2O, Hidrogenio e oxigenio… Ummm, de fato, se voce classificasse os elementos do corpo humano, com excessao do helio que é quimicamente inerte, inutil para voce, sem outra razao a nao ser inalá-lo para te deixar com voz de Michey Mouse, voce nao consegue morrer por Helio, ao menos caso isso seja a unica coisa que voce respira, O elemento mais ambundante do corpo humano é hidrogenio, = Correrspondente ao universo, numero 2 Oxigenio = Correrspondente ao universo, numero 3, carbono = Correrspondente ao universo, numero 4 nitrogenio = Correrspondente ao universo, e em cada um de nos, o quinto elemento qualquer um, é o mesmo em ambos os lugares, Entao, foi aprendido isso atravez dos ultimos 50 anos atraves da observaçao das estrelas, aprendemos tambem, nao é apenas existimos neste universo, é o universo em si que existe em nós, e se tivessemos sido feito de algum isótopo raro de bismuto, voce teria argumento para dizer que, Hey somos especiais????
    Porem, pessoas que ficam chateas por este fato, quando digo que nao somos especiais, penso que somos especiais de outra maneira, pois quando olhamos o ceu noturno, nao é apenas estou aqui e e o resto esta lá em cima, é algo como, ‘’ hey, somos parte daquilo ‘’ e esta associaçao para mim é algo meio, iluminadora, enobrecedora, enriquecedora, ate penso as vezes que isso é algo ate espeiritual, olhar ao ceu noturno e me sentir como pertecendo aquilo, se aprende muito olhando o ceu noturno, Ok, entao temos a nós, estamos sozinho no Universo? NOS SOMOS FEITOS DOS MESMO INGREDIENTE MAIS COMUM NO UNIVERSO, e nossa quimica é baseada no carbono, carbono é o elemento mais ativo da tabela periodica inteira, se voce encontrar uma quimica tendo como base algo muito tao complexo chamado vida, voce se baseará no carbono, o Carbono é o quarto elemento mais abundante no universo, e ainda tu me diz como somos especiais????? Podemos fazer mais moleculas de carbono do que todas as outras moléculas combinadas, Se perguntarmos a nós mesmo, Estamos sozinho no Universo??? Apesar de criticar e nao acreditar muito sobre avistamento de OVNIS, te digo no mesmo tom, que seria egocentricamente indesculpável ao sugerir que estamos sozinhos no universo, a quimica é muito rica para declarar isso, o universo muito vasto, há mais estrelas no universo, do que todos os grao de areia de todas as praias do mundo, ( nossa estrela possui 8 planetas girando em torno dele, ) há mais estrelas no universo do que todos os sons e palavras jamais proferidas por todos humanos já vividos ate hoje, pra dizer que estamos sozinho no universo, nao, nao encontramos vida fora da terra ainda, existem cientistas que estao buscando, talvez ainda nao buscaram sufucientemente longe, nossa galaxia é muito grande, imagine SP, ate agora so olhamos o espaço correspondente do tamanho de uma moeda no centro de SP!
    Entao, talvez, dado esta informçoes, tendo os ingrediente certos, que estao em todos os lugares, Vida é algo inevitavel, uma inevitável consequencia da complexidade da quimica que ainda nao entendemos!

    agora vai o pensamento perturbador,
    Se voce olhar os parentes mais geneticamente proximo dos seres humanos, os chimpanzes, do qual compartilhamos 98% de DNA IDÊNTICO, IGUAL, nós nos consideramos mais espertos do que os chimpanzé, Entao vamos inventar uma medida de inteligência que fazem dos humanos únicos, vamos dizer que, inteligência é sua habilidade de… digamos, compor poesias, fazer matematicas, sinfonias, arte, ciencia ok!? Vamos dizer que isso é a definiçao arbitrária de inteligência por um momento ( APENSAR DE ISSO NAO EXISTIR NA PRATICA ), Chimpazes nao conseguem fazer nada disso, e por sinal, compartimos 98,99% do mesmo DNA, O Chimpanze mais brilhante que já existiu, ( KOKO, Youtube ), conseguia fazer algumas linguagem de sinais humanas, bom, crianças podem fazer isso, crianças. Entao, isto é o que me inquieta profundamente, serio, profundamente, tudo aquilo que nos somos, que nos destigue dos chimpanzes, emerge desta diferença de 1% no DNA! Tem que ser isso, pois essa é a diferença, O telescópio Hubble, todas as piramendes, carros, avioes, todas esta diferencia emerge e esta apenas neste 1% de diferencia no DNA. Entao, Talvez, tudo o que somos, que nao é o chimpanze, nao é tao esperto comparado ao chimpanze como nos dizemos a nós mesmo que é, talvez, a diferença entre construir e lançar o telescópio Hubble, e um chimpanzé combinar dois movimentos dos dedos, em linguagem de sinais, talvez esta diferença nao seja assim tao grande ( pois construimos tudo isso atraves dos mesmos dedos dos chimps ) Nós dizemos a nós mesmo que é, da mesma forma quando rotulamos nossos livros como ‘’ ilusoes de ótica’’, dizemos a nós mesmo que é há bastante diferença, Porem talvez essa diferença nao seja assim tao grande, como decidimos isto? Imaginando uma forma de vida 1% diferente de nós, na mesma direçao que somos diferentes do chimpanzes, e seguindo o ramo da evolutçao de raciocino logico. Pense arrespeito disso por um segundo, nos somos 1% diferentes dos chimps e construimos o telescópio hubble, vá mais 1% pra frente no DNA, nos vemos nossos irmaos chimps como macacos inracionais, entao o que seriamos nós para eles ( OUTRA FORMA DE VIDA FORA DA TERRA ) Nós seriamos uns baboes totais idiotas em suas presença, é isso que seriamos, Eles iriam pegar Stephen Hawkings e os mostrariam aos seus princiapis pesquisadores, e diriam, Olhe, este aqui parece ser o mais brilhantes entre aqueles homos sapies, ele consegue fazer astrofisica em sua cabeça, entao eles diriam, ahhh que gracinhas, olhe, o meu filho joaozinho de 2 anos conseguiu fazer isso tambem, isso é o maximo, de fato, joaozinho conseguiu fazer isso na pre escola, Pense sobre o quao esperto eles seriam, Mecânica quântica, fisica quântica, seria algo intuitiva em suas crianças, Sinfonias inteiras seriam escritas pelos filhoes deles, Entao, a noçao que iremos encontrar alguma vida inteligente, e ter uma conversaçao com eles? diz ai, qual foi a ultima vez que voce parou para converça com um verme? ou um passaro, bom talvez voce tenha tentado uma converçao, mas nao acho que voce esperaria uma resposta certo?! Nos nao temos nenhuma conversaçao com nenhuma especie da terra, do qual compartilhamos quase o mesmo identico DNA para acreditar que alguma outra espeice inteligente estaria interessada em nos o suficiente para termos uma conversaçao? Talvez eles olhariam para o telescopio Hubble e diriam, Olha que gracinha vejam o que eles estao fazendo que bonitinho fofinho da mamae. Pois entao, eu desperto algumas veses pela noite, me perguntando simplismente se nós, como especies, somos simplismente tao estupidos e arrogantes, para entender o Universo que o estamos estudando e investigando, talvez nós realmente precisamos ver uma outra espeicie, 1 % mais esperto do que nos somos, para o qual Teoria das cordas seria intuitivas quando eles nascerem, e tambem, todos os grande misterios do universo, materia escura, energia escura, as origens da vida, e todas as fronteiras do nosso pensamento seria algo que eles simplismente auto intuiriam, como nos intuimos como fazer fogo, ou temer algo desconhecido. Eu Sou invesojo dessa possibilidade, pois gostaria muito de estar presente para ver isso com meus proprios ohos, obrigado a todos que leram:
    Neil diGrasse Tyson

    1. seu pensamento tem realmente muita lógica. Isso com certeza nos faz pensar se nós somos tão importantes assim, ao ponto de alguma forma de vida extraterrestre tenha o mínimo de curiosidade de fazer contato. muito bom, parabéns pelo texto.

      1. CERTAMENTE NAO SOMOS NADA DEMAIS, OS SERES DE OUTROS PLANETAS NAO TEM INTERESSE EM CONHECER UMA RAÇA TÃO DESTRUTIVA E VIOLENTA COMO A NOSSA . SERIA A MESMA COISA QUE VULCANOS QUEREREM CONHECER KLINGONS, NAO SERVIRIA PARA NADA !!!

    2. Confesso que nunca tinha parado pra pensar nessa hipótese de simplesmente sermos ignorados.

    3. Legal seu texto, mas seres inteligentes fazem pesquisas com cobaias humanas e cobaias não humanas e todos tem o ponto em comum: a comunicação. A comunicação pode ser uma resposta química, uma alteração visual, mudança olfativa ou comportamental na forma de linguagem. Uma ação resulta em uma reação e só isso por si só já é bastante instigante. Serem superiores a 1% da inteligencia humana estariam muito interessados em tudo que ocorre aos vírus, bactérias, vermes ou seres humanos pela curiosidade de todo pesquisador.

    4. Apesar de 98,9% do DNA do chimpanzé ser idêntico ao humano, existe uma grande diferença na ativação e desativação de genes entre as duas espécies. Por exemplo, imagine dois livros escritos com as mesmas palavras, porém cada livro foi usado uma tinta invisível especial. Para o livro 1 eu uso uma luz ultravioleta e as palavras começam a aparecer formando uma história. Para o livro 2 eu uso uma luz infravermelha e as palavras formam uma história completamente diferente (apesar de ambos terem as mesmas sequências escrita). Esse é o ponto que difere nós humanos dos chimpanzés.

    5. Rony de Moura! Achei esse pensamento muito instigante! Porém eu penso de uma outra maneira.
      Penso que nossa inteligência faz parte de nossa adaptação nesse mundo, ela é uma extensão do nosso corpo. Nossa inteligência foi o diferencial necessário para o nosso corpo sobreviver ao meio ambiente em que vive. Se você olhar para os tigres verá que eles tem força, velocidade, olfato, garras, presas, tudo isso num nível muito superior ao de nossos corpos. Porém o ser humano ao invés disso tem uma inteligência mais apurada.
      Então qual a função de nossa inteligência? É descobrir os mistérios do cosmos? Descobrir como surgiu nosso planeta? Não, a função é sobrevivência e ela cumpriu bem sua função.
      Eu acredito que há vida inteligente fora da terra, porém também acredito que essa inteligência seja apenas necessária para que esses seres sobrevivam em seus planetas. Não acho que eles seriam capazes de entender tudo com tanta facilidade assim, pois não foram preparados para a infinitude assim como nós. Então acho que eles também estão catando informações, experimentando e teorizando devagar e sempre.

    6. Que feio hein! Roubando os ditos do Neil deGrasse Tyson. Cria vergonha na cara e bota pelo menos o credito

  30. Salvador, o impacto de um meteoro em marte faz com que seus pedaços viagem pelo espaço? a atmosfera de marte é muito diferente a da terra?

    1. Sim, a pancada de um asteroide ejeta rochas circundantes para fora do planeta. A atmosfera de Marte tem um centésimo da densidade da terrestre e é majoritariamente (96%) composta de CO2.

      1. Salvador obrigado pela atenção e paciência, com relação as viagens tripuladas a marte, como seria as células de sobrevivência para o ser humano, com a falta de oxigênio e gravidade, pelo que li a viagem seria só de ida.

        1. A viagem de ida seria mais simples e econômica que ida e volta. Seria preciso produzir oxigênio e água em Marte, assim como alimento. Nada disso é impensável. Água parece haver, congelada no subsolo. Oxigênio será produzido já na missão do jipe de 2020, que testará um sistema para converter o CO2 do ar em O2. E alimento depende de instalações hidropônicas, similares às que existem na estação espacial. Nada surreal. Mas caro.

    2. Salvador, boa tarde. Eu adoro o tema e a forma de como você o aborda. Eu leio suas publicações a um tempo mas nunca cheguei a comentar nenhuma. Parabéns pelo ótimo trabalho. Uma pergunta; Uma vez, acho que foi aqui inclusive, eu vi uma publicação falando que o som que o big bang fez ainda ecoa pelo universo, sendo captado, recentemente, por uma das sondas e enviado para a Terra. E nisso, levantaram n teorias dizendo que o fato do big bang ter acontecido, mas a causa não ser conhecida, poderia ter sido uma civilização antiga e muitíssimo avançada a ter levado a isso, tendo me vista a entropia avançada que eles viviam. E se eles tivessem tecnologia para causa o big bang, recomeçar do 0, teriam tecnologia para, talvez, entrar no momento certo da explosão e sair junto com um universo totalmente renovado. Você leu alguma coisa sobre isso? Achou tão interessante quanto eu? kk

      Acredito ter mais do que nós mesmos ai fora. Só precisamos nos contatar da maneira correta.

      Abs

      1. Paulo Henrique, se não me engano, eu mesmo fiz essa especulação, comentando uma afirmação do Stephen Hawking sobre o poder do bóson de Higgs de rasgar o tecido do espaço-tempo. E apenas uma correção, o “eco” do Big Bang não é um som, mas uma tênue radiação na frequência das microondas emanada de todas as partes do Universo. O som (ondas acústicas) não se propaga no espaço.

    3. Qualquer pancada forte pode fazer com que estilhaços sejam espalhados, e, dependendo da força, eles podem escapar da gravidade de um planeta.

      Como Marte é menor que a Terra, a sua gravidade é menor, e isto aumenta as chances de algo escapar para o espaço em relação à Terra. E a densidade da atmosfera de Marte é bem menor que a da Terra, o que freia e vaporiza menos os objetos que entram nela em alta velocidade, aumentando as chances de impactos em relação à Terra.

      Em suma, devem ter mais pedaços de Marte espalhados pelo sistema solar do que da Terra.

  31. Salvador, uma dúvida que sempre me vem é COMO os cientistas podem afirmar categoricamente que determinada pedra veio do planeta X, Y ou Z? Que veio do espaço blz, até entendo por conta dos sinais de entrada na atmosfera, diferenças entre as demais rochas do local onde foi encontrado, etc., mas dai a ter certeza que tal rocha veio de Marte por exemplo, ainda mais que nenhuma missão TROUXE amostras de lá (diferente da Lua), ai que fica nebuloso pra mim, saberia me informar? Obrigado!

    1. Jackson, a composição atmosférica de Marte já foi medida com precisão por sondas e difere de todos os outros corpos do Sistema Solar. Os cientistas analisam pequenas bolhas de ar presas na rocha e constatam que ela tem exatamente a mesma composição da atmosfera marciana. Daí sai a identificação.

  32. Pena que marte perdeu seu campo magenetico por algum motivo, entao perdeu sua atmosfera devido ao vento solar, e virou esse planeta sem vida, o satelite grande da terra(lua) tambem ajuda que nao aconteça o mesmo conosco, deixando sempre quente o nosso nucleo (devido o efeito das mares no magma, formando calor, alem do decaimento radioativo)

  33. A análise que eles fazem com essas amostras de atmosfera no interior do meteorito para saber de onde ele veio é semelhante a análise que se faz em amostras de gelo ( retiradas aqui do nosso planeta e que contem partes da atmosfera da terra em milhares de anos atrás) com o intuito de conhecer a história das mudanças climáticas da terra?

    1. Sim, em essência é isso. Extrair pequenas bolhas de atmosfera do interior do material.

  34. Amigo Salvador,

    Primeiramente gostaria de parabenizar o amigo pelo blog.
    Faz algum tempo que acompanho suas maravilhosas postagens sobre um tema que fascina:
    “ De onde viemos, onde estamos e para onde vamos “
    Tenho acompanhado também suas matérias na Globo News.
    Buscar informações no seu blog para mim se tornou um atividade diária.
    Na semana passada, terminei de ler teu livro “ EXTRATERRESTRES “ e achei muito interessante.
    Ele é recheado de informações importantes que fazem com que nós, simples mortais, possamos entender um pouco mais sobre o Universo em que vivemos.
    Como disse, teu livro é maravilhoso e tomo a liberdade de destacar dois parágrafos que chamaram minha atenção quero compartilhar com você e com teus leitores:
    “ Acho que o sinal mais garantido de que existe vida inteligente lá fora, no Universo, é que ninguém tentou nos contatar. “
    (Bill Watterson)
    “ No sentido mais profundo, a busca por inteligência extraterrestre é uma busca por nós mesmos. “
    (Carl Sagan)
    ….Simplesmente maravilhosas…
    Eu por ser um apaixonado pelo tema sou suspeito em falar.
    Eu poderia ficar aqui o dia todo enumerando e falando sobre as várias informações maravilhosas que contemplam que tem a oportunidade de ler tua obra.
    Para finalizar, queria saber do amigo se as letras com símbolos que estão no início dos capítulos e os números das páginas cortados com um traço tem algum significado ou mensagem implícita?
    Nem todas as letras estão com símbolos.
    De onde saiu a ideia de simboliza-las e porque ????
    Vou dar continuidade lendo “Rumo ao Infinito” que devo receber nos próximos dias.
    Obrigado por nos brindar diariamente com tuas postagens.
    Parabéns pelo teu trabalho.
    Sigo a distância acompanhando teu maravilhoso trabalho e me divertindo com as “pérolas” de alguns dos teus leitores comentaristas.
    Obrigado.
    Saudações
    GILSON RECH

    1. Gilson, muito obrigado pelo seu comentário e pela leitura. Interessante você comentar esse negócio dos símbolos. Lembro-me de, numa primeira reunião com a Abril para discutir o visual do livro, propor exatamente isso: que os símbolos tivessem alguma mensagem embutida, para que os leitores mais atentos buscassem. Mas a ideia acabou descartada, pela cultura local de ser didático e explícito em TODO o conteúdo. (Vai que depois dizem que estamos passando mensagens subliminares ou querendo manipular leitores… :-P) Então, não, que eu saiba, os símbolos não carregam nenhum significado especial.
      Abraço!

      1. Salvador, quando eu li o livro eu me perguntei a mesma coisa, mas depois, esqueci-me de trazer a pergunta para aqui… Legal que perguntaram! 🙂

    2. Vida extraterrestre existe? Penso que exista uma vida extraterrestre inteligente, no entanto, acho que estão procurando no lugar errado. Neste Universo que conhecemos não há, com certeza. Essa vida E.T. está em outra dimensão que somente será alcançada com a velocidade da luz. Até que esta tecnologia esteja disponível, resta esperar e continuar a fazer conjecturas insanas. Teoria das cordas, etc…dimensões….

  35. Olá Salvador
    Acompanho suas publicações que são muito interessantes.

    Já foi considerada a possibilidade de serem enviados micro-organismos terrestres para Marte, por ex. os que vivem em condições extremas ( como os do vale da morte nos EUA), tentar “testar” a resistência da vida? e de alguma forma as Agências Espaciais monitoram os micro-organismos que com certeza acabam indo junto com as sondas?

    Abs.

    1. Divino, as agências têm cuidado para não contaminar Marte com vida terrestre, embora talvez uma ou outra bactéria já possa ter viajado até lá inadvertidamente.

        1. Levaram. Mas a Lua não é um bom lugar pra se viver. Contudo, bactérias que voaram numa sonda Surveyor até a Lua e retornaram trazidas pela Apollo 12 foram revividas sem problema, após alguns anos submetidas ao ambiente lunar.

          1. Eu tinha visto isso, achei curioso, mas não tanto. Afinal, a bagaça foi num voo suborbital. A energia de reentrada é bem menor nesses casos. Até aqueles cacarecos que a gente voa em Alcântara conseguem voltar pra contar a história… hehehe

  36. Maravilha, quantos mais dados, mais precisão nas inferências. A Rosetta e a Philae são sem duvidas o maior evento de exploração espacial dos últimos anos, o retorno de Marte com amostras pode se igualar a isso na próxima década.

  37. Bom dia!
    Sou fascinado por questões astronômicas… Adorei o artigo.

    Uma pergunta: Onde posso encontrar informações sobre todas as sondas enviadas a Marte e seus objetivos. Serve como sugestão de artigo…

  38. Bom dia Salvador.
    Sempre fui um entusiasta dos “marcianos”.
    Creio que somente com a ida do homem até o planeta vermelho é que tudo será esclarecido!
    Máquinas, ao menos por enquanto, ainda não substituem o homem! Grande abraço!
    César.

  39. Um reforço a possibilidade da panspermia e que podemos ser todos marcianos!
    O surgimento da vida pode ter começado mais cedo em Marte e contaminado a Terra. Em tese o planeta se resfriou mais rápido e ficou “habitável” em um período mais rápido do que a Terra. Fica a fantástica possibilidade de um planeta ter contaminado o outro ou a vida ter surgido em ambos os mundos de forma independente.
    Fico imaginando se a resposta da origem da vida na Terra não estará na Lua em rochas terrestres de mais de 4bilhões de anos!

    1. É a teoria que mais me intriga… se fosse para arriscar um palpite, seria algo proximo a isso mesmo!
      Acredito que Marte possa ter sido um planeta repleto de vida, não sei se como o nosso, mas que chegou ao seu fim, assim como tudo, com isso, talvez quem esteve la possa ter migrado para a terra e começado tudo por aqui… talvez estamos de fato buscando sinais de nossos antepassados beeeeeem distantes!

  40. Tem duas tartarugas ninja enterradas nesse lago. Só da pra ver o rosto. hauauau

    Alguém mais consegue ver?

  41. Sim, claro! Lá vamos nós de novo, com o famoso “conto do meteorito marciano”. Mais compostos orgânicos de origem “estranha” apareceram, vindos lá de longe. Não há dúvida de que está faltando criatividade para essa gente, eles podiam ao menos mudar a historinha. Me recordo das imagens do Presidente norte-americano Bill Clinton ao homenagear os “descobridores” do maior “feito científico de todos os tempos” (o tal ALH…) que mais tarde se mostrou uma farsa grotesca. Mas frases do tipo “é cedo para dizer”, “as evidências começam a apontar”, “ao que tudo indica” e “os pesquisadores acreditam que…”, dão um certo ar de credibilidade aos caçadores de lesmas espaciais e alimentam a fantasia dos incautos.

    “…fui formado desde a eternidade,
    desde o princípio, antes de existir a terra.”

    (Provérbios 8:23)

    1. A cautela é justamente porque a ciência não aceita explicação dogmática como fato. Há de admirar que eles estejam estudando e procurando as respostas na natureza, em vez de apostar em interpretações oblíquas de um livro antigo escrito por velhos barbudos que acreditavam que a Terra era plana. GONG!

      1. A descrição “velhos barbudos” é, sem dúvida, oriunda de um profundo preconceito e ignorância. Os apóstolos de Jesus eram todos jovens, brilhantes e entusiastas do conhecimento. Nenhum deles disse que a Terra era “plana”. Pelo contrário, eles nasceram pouco depois do sábio grego Eratóstenes descobrir que a Terra era esférica.

        1. Refiro-me aos autores do Velho Testamento. Ademais, dos autores do Novo Testamento, nenhum foi apóstolo de Jesus.

          1. Sendo que, como a vida em Marte, não há prova definitiva que os apóstolos ou Jesus, tenham mesmo existido ou seja apenas fruto da imaginação de escritores velhos e barbudos que acreditavam que a Terra era plana.

          2. O Novo Testamento é simplesmente a concretização dos eventos, personagens, leis, alianças e promessas do Antigo Testamento. Vários jovens apóstolos, como Paulo de Tarso, jamais conheceram Jesus pois nasceram muito depois de sua ida aos Céus. Mesmo Profetas Maiores do Antigo Testamento, como Isaías, receberam sua vocação profética aos 25 anos. Portanto, a idéia de que os apóstolos eram anciãos (ou a vulgaridade – “velhos barbudos”) vem do fato de que muitos deles viveram até os 90 anos, ou mais…

          3. Culpa desses filmes bíblicos paia que mostram todo mundo barbudo. Aliás, de onde veio a ideia de que Jesus era barbudo? Era o costume da época entre os judeus? Ou existe alguma passagem obscura do tipo “E o Senhor, após acariciar sua barba, disse a Tiago…”?

          4. Essa eu posso responder! Entre os judeus da epoca (e orthodoxos, hoje), os jovens raspam a barba ate se casarem, e a partir disso deixam a barba crescer como sinal de comprometimento.

            Entao, para as biblias vai a pergunta, Jesus raspava a barba ou era casado? De qualquer forma ele nao era europeu como gostam de pinta-lo e certamente nao nasceu de Dezembro, como ja ficou provado….

          5. Salvador, quanto a Jesus ser barbudo, é possível supor com base na história e na leitura da própria Bíblia: o Levítico, livro do Antigo Testamento que estabelece algumas regras de conduta para os judeus, determina no capítulo 19, versículo 27, que o homem não pode cortar o cabelo e nem “desfigurar os cantos da barba”, ou seja, aparar a barba.

            Sendo Jesus judeu e assim seguidor da Lei Judaica, é razoável estabelecer que ele fosse cabeludo e barbudo.

          6. Bem, então acertei ao menos parcialmente ao chamar os autores bíblicos de velhos barbudos… rs

          7. Rssssss….
            Ratifico o que eu disse antes:
            “” Sigo a distância acompanhando teu maravilhoso trabalho e me divertindo com as “pérolas” de alguns dos teus leitores comentaristas. “”

          8. A bíblia não dá muito destaque à aparência física de Jesus. O que importou foi a sua missão ao vir à Terra. Agora, esse outro jesus lindo de olhos azuis e cabelos loiros foi criação dos artistas renascentistas, adotado pela religião católica.

          9. Para mim o grande mistério é como Jesus vira assunto num post sobre vida em Marte. Não que eu ache o tema ruim. Poderia discutir Jesus por longas horas… mas me pergunto o que ele veio fazer aqui. 😛

          10. É como você. Eu admiro este blog (você) profundamente pela sua erudição, versatilidade, argumentação, e também pela grande erudição e conhecimento científico de muitos que aqui participam, (Inclusive do cara amassado do Eu), e não por causa de seus cabelos grisalhos, estilo hipster e óculos coxinha. Nada pessoal.

          11. Salvador, talvez você tenha se esquecido do Apostolo João Evangelista, não o batista, mas o primo de Jesus, autor também do Livro Apocalipse.

          12. A gramática sugere que o Evangelho de João foi escrito ao redor de 100 d.C.. Se foi mesmo João Evangelista o autor, ele foi bastante longevo…

          13. Gzuis, eu fico observando essas briguinhas do tipo cristãos vs ateus/cientistas, Battlefield vs COD, Windows vs Linux, homem vs mulher, Android vs iOS, PC vs console(…) a lista é grande. Farpas são trocadas aos montes e eu sempre me pergunto à que tudo isso leva de construtivo? Será q é tão difícil pessoas com crenças, escolhas, opiniões, conhecimentos, sexo, ou o q for, diferentes coexistirem de forma pacífica? Eu sou cristão, acredito em Deus, Jesus e tbm gosto de ciência. Considero a possibilidade de haver vida lá fora e isso em nada abala minha fé. Será q sou único no mundo?(desculpe minha arrogância por pensar nisso)

          14. Concordo inteiramente com o Michel… O problema é que aparecem pessoas aqui achincalhando a Ciência porque ela traz dados que conflitam com suas interpretações bíblicas, daí vai ter reação, é claro!

            Acreditar em deuses, na vida após a morte e no sobrenatural, cada um que acredite no que quiser, mas não aceitar, por exemplo, que a Evolução Natural é um fato científico comprovado ou que o homem foi à Lua e enviou sondas e robôs a planetas, asteroides e um cometa é teimosia ignorante. As provas são absolutas, não é questão de fé.

        2. O conhecimento grego da esfericidade da Terra não era muito difundido sendo impossível de se acreditar que um bando de pescadores da Galileia, um submundo romano, soubesse disso. De qualquer forma Jesus teria dito para irem pregar nos 4 cantos do mundo. Há até uma igrejola que se chama do evangelho quadrangular. Esfera não tem cantos. Há ouras passagens do novo testamento mostrando que pensavam que a Terra era plana. Mas fico aqui. A propósito, toda vez que vejo um pseudo-religioso vir com seus papos da sua suposta fé em sites científicos sempre noto a semelhança com o fariseu no templo. Querem mostrar para deus que são melhores que os ateus que aqui frequentam. São apenas sepulcros caiados.

          1. Temos aqui uma raridade, um caco de vidro, ou seja, sempre em cima do muro. “Há outras passagens do novo testamento mostrando que pensavam que a Terra era plana”. Me indique essas passagens por favor.

          2. Que a terra era “redonda” isso já está descrito 700 anos antes de Jesus no Livro de isaías 40.22 ” Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra……….”

        3. Já que vc mencionou este assunto, veja que muito, muito antes de qualquer um, ALGUÉM já disse que a terra era redonda: Isaias, 40:22. Claro que não foi o Isaías quem disse, mas ALGUÉM disse para ele.

          1. No fim, essa discussão só mostra como a Bíblia não serve como ciência. Podemos passar a noite inteira aqui debatendo se os escritores bíblicos pensavam que a Terra era redonda ou plana. E provavelmente houve os que achassem uma coisa e os que achassem outra, uma vez que foram vários os autores. Agora, note que ninguém discute o que pensava Eratóstenes sobre a esfericidade da Terra. Essa é a diferença entre a religião e a ciência. 😉

          2. Tobi, leia a página que o Eu indicou mais acima… Lá se mostra que, para o mesmo versículo, há muitas traduções diferentes. E de cada tradução, deve haver centenas de interpretações diferentes…

            A Ciência começa com muitas ideias que, após discussão, testes, comprovações, se reduz a poucas, ou a uma.

            Crença começa com uma ideia que vai sofrendo interpretações diversas com o tempo e se torna muitas idéias no final. Uma converge, a outra diverge (e divide), sempre.

            Exemplos claros disso: o sistema solar (Ciência) e as centenas de formas de cristianismo (Crença).

        4. Aliás, que cara mais estranho né? Andava de cabelos compridos e viva com 12 homens… sei… essa coca era fanta…

      2. Jó 26:7
        Ele estende o norte sobre o vazio,
        Suspende a terra sobre o nada;

        Isaías 40:22
        “Há Um que mora acima do círculo da terra”

        Sabe de nada, inocente.

          1. KKK sai dessa agora, seo umbigo (ou Apolinário “gong.super”, já que vocês são a mesma pessoa) mané!

          2. Algumas traduções vertem círculo por cúpula, por exemplo. Mas você entendeu. Isso é o suficiente.

          3. Cúpula é tridimensional, mas também não é esfera. É meia-esfera apenas. E lembre-se dos “quatro cantos da Terra”. 😉

          4. Quanto ao círculo você entendeu. Isso é o que importa. E quanto à terra estar suspensa sobre o nada? Jó não participava de nenhum meio científico. (em tempo, não sou o Apolinário Messias)

          5. Eu sei que não é. E o fato de a Terra estar suspensa no nada não me parece surpreendente, dado que até as visões mais sofisticadas do Cosmos na época, mais avançadas que as apresentadas de forma rudimentar na Bíblia, a colocavam no centro do Universo.

          6. E o “nascer do sol”, o “pôr do sol”? Quer mesmo alongar sobre os quatro cantos da terra? O número quatro muitas vezes é usado para indicar aquilo que está plenamente completo, por assim dizer, assim como temos quatro direções e, às vezes, empregamos as expressões “os confins da terra”, “os quatro cantos da terra”, no sentido de abranger a terra toda. Compare com Ezequiel 1:15-17; Lucas 13:29. Vamos lá. Leia na Bíblia.

          7. E aquele papo de Deus fazer parar o Sol em seu movimento? Você jura que quer pegar todas as imprecisões científicas da Bíblia e tentar nos convencer de que estavam certas, de um certo modo oblíquo?

          8. Quatro. Quatro é às vezes o número que expressa universalidade ou quadrangulação em simetria e forma. É encontrado três vezes em Revelação (Apocalipse) 7:1. Ali, os “quatro anjos” (todos os encarregados dos “quatro ventos”, prontos para a destruição completa) estavam em pé nos “quatro cantos” da terra (de onde podiam soltar os ventos de modo oblíquo ou diagonal, e nenhuma parte da terra ficaria poupada). (Veja Da 8:8; Is 11:12; Je 49:36; Za 2:6; Mt 24:31.) A Nova Jerusalém é “quadrada”, com todas as dimensões iguais, tendo realmente forma cúbica. (Re 21:16) Outras expressões figuradas que usam o número quatro são encontradas em Zacarias 1:18-21; 6:1-3; Revelação 9:14, 15. Experimente desenhar um quadrado dentro de um círculo.

          9. O Sol parar? (Josué 10:12-14) Ahhhhhh, sim, aí já estamos falando sobre a poderosa demonstração de poder de Deus. Poder semelhante foi empregado na concepção (criação) do universo. Em tempo, dei um tiro no pé, meu óculos também é coxinha. Peço desculpas.

          10. Cara.. que pena tudo isso.. sou cristão, mas definitivamente a bíblia não é um livro cientifico, nunca foi escrito pensando nisso.. a unica intenção dela é nos levar para próximos de Deus, o resto não importa, não da pra esperar confirmações cientificas ( apenas de existirem muitas ) de um livro escrito pro ”velhos barbudos” .. mas todos temos nosso livre arbítrio e ninguém vai enfiar goela abaixo qq TEORIA sobre o outro, seja ela Criacionista ou Evolucionista … antes de tudo ambas são teorias, que se confirmar de acordo com a experiencia pessoal de cada um..

          11. Concordo inteiramente. E a leitura equivocada do texto bíblico acaba jogando fora as lições ancestrais que ele contém junto com os erros científicos que evidentemente ele abriga.

          12. Tharloba, só se atente ao uso da palavra “Teoria”, no que tange a área da ciência:

            “2. Teoria

            O astrofísico Dave Goldberg tem uma teoria sobre a palavra teoria:

            Os membros do público geral (junto com as pessoas que brandem machados ideológicos) ouvem a palavra “teoria” e a equalizam com “ideia” ou “suposição”. Teorias científicas são sistemas completos de ideias que podem ser testadas e que são potencialmente refutáveis, seja por evidências ou por um experimento que alguém poderia fazer. As melhores teorias (entre as quais eu incluo a da Relatividade Especial, a da Mecânica Quântica e a da Evolução) resistiram a cem anos — ou mais — de desafios, tanto de pessoas que queriam se provar mais espertas do que Einstein como daqueles que não gostam de desafios metafísicos porque eles não se encaixam em suas visões de mundo. Por fim, teorias são maleáveis, mas não infinitamente. Teorias podem ser incompletas ou terem detalhes errados sem que todo o conceito caia por terra. A Teoria da Evolução foi sendo adaptada ao longo dos anos, mas não a ponto de ficar irreconhecível. O problema com a frase “é só uma teoria” é que ela implica que uma teoria científica real é algo pequeno — e não é.”

          13. O que? A Terra não é um bloco plano sobre o mar, sustentada por tartarugas gigantes? E Atlas, ele não fica ali, segurando a abóbada celeste para que ela não caia?

            E agora, o que digo para as crianças?

        1. De fato, os hebreus, na época de Isaías, tinham uma palavra pra globo/esfera: DUR. Mas Isaías usa a palavra HUG que se traduz por círculo. É difícil imaginar que ele falava de algo que não fosse realmente círculo. Especialmente, porque sabemos que na cosmologia Suméria, a terra era descrita como o circulo chato acima do qual ficava a abobada celeste (semi-esfera) com suas estrelas fixas. Algumas variações ainda colocavam tudo isso sobre quatro colunas. O velho testamento é claramente compatível com essa descrição, em vários pontos, incluindo as passagens citadas de Isaías.

    2. Até onde sei não existiu uma falha grotesca no ALH84001, apenas os resultados não foram considerados conclusivos. E ele não é o único. Existem outros com indicio também como o Yamato e o Nakhla.
      Não é definitivo que não são fósseis.

    3. A maior prova de que os apóstolos de Jesus existiram está em qualquer livraria, disponível para consulta: a Bíblia Sagrada! O produto final de gerações de seres humanos humildes, sábios, profetas e virtuosos. Só uma obra extraordinária como essa poderia resistir por milênios e influenciar toda a cultura ocidental.

      1. Você tá ligado que o Kama Sutra é mais ou menos da mesma época, né? Também está fartamente disponível hoje em dia…

        1. Comparar o LIVROS dos LIVROS, a BÍBLIA SAGRADA, O Santo EVANGELHO, a maior e a mais importante obra literária já concebida pela raça humana em TODOS OS TEMPOS com um patético manual acrobático de posições eróticas esdrúxulas é mais do que ignorância, é uma BLASFÊMIA! Não é a toa que o povo que produziu tamanha bobagem literária vive até hoje em plena miséria que só não é maior devido à influência anglo-saxônica, que legou Universidades e Ciência para os bárbaros.

          1. Mas você também está ligado que a Índia já foi muito mais desenvolvida que a Palestina, justamente na época em que o seu livro favorito foi escrito…
            E só quis demonstrar que não é a popularidade ou a durabilidade que torna uma obra particularmente valiosa. No caso, acho ambos de enorme valor histórico e cultural. E não sei por que se ofender com a comparação. Afinal de contas, a Bíblia fala dos egípcios e de seus membros que eram maiores que o de jumentos, e coisa e tal… rs

          2. Quatro. Quatro é às vezes o número que expressa universalidade ou quadrangulação em simetria e forma. É encontrado três vezes em Revelação (Apocalipse) 7:1. Ali, os “quatro anjos” (todos os encarregados dos “quatro ventos”, prontos para a destruição completa) estavam em pé nos “quatro cantos” da terra (de onde podiam soltar os ventos de modo oblíquo ou diagonal, e nenhuma parte da terra ficaria poupada). (Veja Da 8:8; Is 11:12; Je 49:36; Za 2:6; Mt 24:31.) A Nova Jerusalém é “quadrada”, com todas as dimensões iguais, tendo realmente forma cúbica. (Re 21:16) Outras expressões figuradas que usam o número quatro são encontradas em Zacarias 1:18-21; 6:1-3; Revelação 9:14, 15. Experimente desenhar um quadrado dentro de um círculo.

          3. cara to rindo muito com tudo isso, e como toda vez vc consegue calar a boca do Messias que vem sempre cheio de palavras biblicamente rebuscadas, mas o argumento…freun freun freun!! mto bom!!

          4. Caro Apolinário,

            Para debater sobre Jesus, favor dirija-se à área de ficção, ao lado de outras histórias em quadrinhos. Lá estará a bíblia, o Torá o Alcorão, a coleção completa do X-Men, Snoopy e Turma da Mônica, entre outros.

            Tem pra todo gosto!

            Aqui, no entanto, estamos tentando entender a natureza, fazendo perguntas importantes e buscando as respostas através de estudo e pesquisa. Quando não sabemos uma resposta, nós insistimos em estudar sem parar, ao invés de desistir de tudo e simplesmente dizer: deus que fez. Não, aqui não. Se nós tivéssemos desistido, ainda acharíamos que o universo gira em torno do nosso umbigo, acreditaríamos que as estrelas são pontinhos colados no teto e que eventualmente cairão na Terra.

            Aqui não aceitamos preguiça.

      2. A biblia nao tem nada de “sagrado”, se vc tivesse se dado ao trabalho de ler de forma crítica..

        1. o que mais me impressiona e esse povo que adora vir encher o saco com a biblia isso e aquilo, meu e um artigo cientifico se voce nao acredita nele não se de o trabalho de ler o mesmo!

      3. O livro Arte da Guerra é mais antigo que o Antigo Testamento, e se acha em muitas livrarias, e influenciou muita gente.

        O Pato Donald também se acha em livrarias, então ele existe? E Asterix, existiu?

      4. Amigos, leiam o livro “Testamento”, de John Romer. Ele conta do ponto de vista histórico a origem dos textos bíblicos, inclusive a seleção feita pelo Imperador Constantino do que seria incluso na bíblia, quando fundou a Igreja Católica e vai além, até as alterações feitas pelos evangélicos.

      5. Apolinário Messias bom dia!

        Em nome de todos que frequentam o blog do Salvador Nogueira, vou pedir que refreie suas redações sobre Bíblia, Deus e querubins. Sendo mentalmente e espiritualmente religioso, mas também uma pessoa do século XXI use e abuse dos recursos disponíveis na internet e seja seletivo nas fontes sobre a Bíblia e acesse textos e sites que esclareçam sobre como, quando e com quê propósito ela foi escrita, lembrando que atribuindo em nome de Deus, a igreja católica “julgava e torturava” àqueles que pensassem diferentes. Se você realmente se julga um bom cristão adote e exercite os Dez Mandamentos como palavras de Deus para a humanidade, o resto não passa de pensamentos de humanos, que necessitando obter valor ou credibilidade, dizem serem expressões de entidades divinas. Veja que até nas histórias bíblicas existiu uma personalidade, São Tomé, que somente acreditava vendo aos fatos.

        Caso queira pregar suas convicções religiosas, faça um curso de redação, formate bem suas ideias e crie um blog; agora, quanto aos números de seguidores dependerá única e exclusivamente de sua capacidade, mas novamente eu peço, não pegue uma carona em blogs alheios e com matérias tão diferentes das suas.

      6. SOMENTE INFLUENCIA QUADRUPEDES FEITO VOÇE. SABE DE BOSTA NENHUMA SEU INÚTIL. VAI PROCURAR SUA TURMINHA DE BITOLADOS QUE ACREDITAM EM LIVRINHOS.

    4. Uma coisa é certa, ninguém vai encontrar vida inteligente dentro de igrejas lotadas de fanáticos e nem em gente que passa a vida toda lendo livros sagrados acreditando que neles estão as verdades universais.

      1. Nem todo mundo que está em uma igreja é fanático. Também não se encontra inteligência em comentários tão generalistas assim. O monopólio da inteligência é o ateísmo? Isso não é só falta de inteligência. É ignorância e arrogância.

  42. Bom dia Salvador. Qual o evento que faz um meterorito de Marte cair na terra? É um pedaço de marte que se desprendeu do planeta por algum motivo, em alguma época, e ficou vagando pelo espaço até 2011 quando caiu por aqui?
    Mais uma vêz parabéns pela coluna, sou seu leitor diário. Abraço

  43. Bom dia Salvador!

    Mais uma matéria superinteressante e emocionante. Imaginando que num passado remoto tenha havido água líquida em Marte, o quê teria desencadeado a redução da gravidade para que os vapores se perdessem para o espaço? O quê será que mantém retida a tênue atmosfera e ventos, que já ocasionaram e foram fotografados pequenos vórtices? Será que os planetas internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) se constituem partes de uma escala onde Marte já teria seu “prazo de validade” para sustentar a vida? Nessa escala o próximo planeta a sofrer “marte formação” seria a Terra, isto se o Sol não começar a inchar e calcinar o planeta após absorver Mercúrio e Vênus.

    1. Tetsuo, a gravidade sempre foi a mesma. Mas com uma atmosfera mais densa teria sido possível reter o calor e a água. A sonda Maven está lá justamente para decifrar a história da evolução da atmosfera de Marte. A Terra, no futuro distante, deve se “venusformar”…

      1. Isaías 45:18
        Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

        venusformar?

        1. Com o aumento da radiação solar, em 1 bilhão de anos os oceanos da Terra vão evaporar e a temperatura atingirá centenas de graus.

          1. Salvador, não use da sua sabedoria para desqualificar a sabedoria de Deus, pois está escrito: ” ICo1.27 ” Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”. Assim será julgado o mundo.

          2. Aureo, eu jamais desqualificaria a sabedoria de Deus. Mas desqualifico completamente a sabedoria de alguns que julgam falar em Seu nome. 😉

  44. Uma curiosidade: dizem que parte da água terrestre foi trazida por cometas. Como esses corpos são pequenos e água aqui é abundante (daria uma lua só de água?), conjecturo que ela veio por meio do vapor de água presente na cauda? Se isso for procedente, se a Terra entrar na cauda de um cometa, poderia passar por uma espécie de dilúvio?

      1. A Terra já passou pela cauda de cometa (me parece Halley em 2010). Para todos efeitos é o mesmo que passar no vácuo, a densidade da cauda é extremamente baixa ainda que maior que o meio interplanetário. Como a cauda tem gases venenosos como o cianídrico, na época houve medo por razão mais forte que um dilúvio…

    1. A cauda de um cometa é muito, mas muito, tênue, mais tênue que um nevoeiro primaveril.

      Como disse P. Cuenca uma vez, na Folha, “A neblina é um pouco como a felicidade, só se vê de longe, nunca de dentro.”. 🙂

  45. Estamos, passo a passo, chegando lá! E discordo desse medo de trazer amostras marcianas… Nós as trouxemos da Lua, vamos buscá-las em meteoros, por que não de Marte? Que sejam guardadas em “cofres” especiais na nave, é possível!

    Excelente post, Salvador, já animou o meu dia! 🙂

    1. Poderiam colocar a nave com amostras em órbita da Terra e uma nave tripulada poderia ir buscá-la, colocando-a em outro container superprotegido… Tecnologia não falta! 🙂

      1. Também, uma boa possibilidade, mas haveria limitação de peso e tamanho dos equipamentos de teste, no estágio atual da tecnologia.

Comments are closed.