The Beagle has landed!

Salvador Nogueira

Após 11 anos, a sonda inglesa Beagle-2 foi encontrada repousando intacta na superfície de Marte, em novas imagens divulgadas pela Nasa. A espaçonave viajou ao planeta vermelho acompanhada pela orbitadora europeia Mars Express, mas quando ela tentou pousar, em 25 de dezembro de 2003, nunca mais se ouviu falar dela.

Imagem revela a sonda Beagle-2 pousada suavemente sobre a superfície de Marte. (Crédito: Nasa)
Imagem revela a sonda Beagle-2 pousada suavemente sobre a superfície de Marte. (Crédito: Nasa)

A imagem, obtida pela espaçonave americana Mars Reconnaissance Orbiter, revela após mais de uma década que fim teve a missão. Sem telemetria da descida, os engenheiros ingleses imaginavam que a sonda tivesse se chocado violentamente com o solo, depois de usar para-quedas supostamente insuficientes para freá-la na tênue atmosfera marciana.

Pelo visto, eles acertaram da primeira vez, e o pouso aconteceu exatamente conforme mandava o figurino. O que falhou foi a abertura dos paineis solares. O Beagle-2 era composto por quatro pétalas circulares que precisavam se abrir para revelar os equipamentos em seu interior.

Isso explica também por que nunca mais se ouviu falar dela. Sem a abertura correta dos paineis, a antena da sonda não fica exposta para transmitir dados.

Caso tivesse aberto inteiramente, a Beagle-2 teria ficado assim. (Crédito: ESA)
Caso tivesse aberto inteiramente, a Beagle-2 teria ficado assim. (Crédito: ESA)

Embora não haja meio de reativar a velha sonda, a descoberta tardia renova a confiança dos europeus, que pretendem voltar a levar um módulo de pouso a Marte na temporada 2016-2017, com o programa ExoMars. Curiosamente, alguns dos equipamentos da Beagle-2 foram incluídos no programa, mas somente chegarão ao planeta vermelho, em 2019, quando um jipe robótico europeu será levado à superfície.

Batizada de Beagle em homenagem à embarcação que levou Charles Darwin em sua célebre viagem de pesquisa, a sonda perdida em 2003 tinha por objetivo buscar sinais de vida em Marte. As espaçonaves do programa ExoMars — um orbitador, um módulo de pouso estático e um jipe — têm a mesmíssima meta, com o benefício de já contarem com todo o conhecimento construído ao longo da última década sobre o planeta vermelho.

O fato de que o Beagle-2, apesar de ter fracassado cientificamente, conseguiu pousar em segurança melhora ainda mais as estatísticas de pousos robóticos conduzidos pelos europeus no Sistema Solar. Em 2005, a sonda Huygens desceu com sucesso na lua Titã, de Saturno, e no ano passado o módulo Philae transmitiu dados direto da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Com o sucesso parcial da Beagle-2 em Marte, são três tentativas e três pousos suaves. Aproveitamento de 100%. Nada mal. Que sirva de bom agouro para as esperadíssimas missões ExoMars.

(A quem possa interessar, o avião da Malaysia Airlines continua desaparecido.)

NA TV: Neste sábado (17), na GloboNews, o Mensageiro Sideral faz uma visita à estrela HL Tauri, onde neste momento um novo sistema planetário está se formando. Tudo graças à tecnologia do ALMA, um grande conjunto de radiotelescópios instalados no Chile. Não perca, neste sábado, a partir das 22h, no Jornal das Dez da GloboNews!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Sem os religiosos, este blog não seria o sucesso que é! Diversão garantida… Na verdade, eles estão só esperando a ciência provar que Deus não existe para se libertarem dos grilhões do medo do inferno! Merecem nossa dó. Enquanto isso… vamos rindo, vamos rindo….

  2. Pô Salva, esse limite de 10 visualizações é pracabá né. Até entendo que pra ler notícias eles queiram cobrar, mas num blog ter limite de cliques? Quando vejo já usei toda minha quota percorrendo os posts e comentários pra me inteirar das novidades…

      1. Acho que pode fazer algo sim Salva, fazendo vista grossa pro meu comentário hehe

        Aqui está como ter acesso ilimitado ao blog do Mensageiro Sideral:

        Pra quem usa o navegador Firefox, baixe o complemento NoScript e bloqueie os seguintes sites: uol.com.br, folha.com.br !

        Agora podemos encher o saco do Salvador sem limite de cliques 🙂

    1. Fábio, Navegação Anônima na veia!

      (ou Guia Anônima, dependendo do browser)

      😉

  3. Salvador, sei que você respeita a liberdade de expressão, mas existem sujeitos que vem postando comentários absurdos desde que o blog foi lançado. São quase sempre os mesmos, negando a chegada do homem à Lua, a presença de sondas terrestres em outros planetas, etc, etc. No meio de tanto ruído comentários de valor se perdem, passam despercebidos para leitores comuns como eu. Ponha um ponto final nisso: comentários embasados em teorias científicas ou em fatos incontroversos ficam; os que se apegam a crendices, religiões ou à mera ignorância somem. Acho que você, em respeito a todos os comentaristas, não irá acatar minha sugestão, mas pelo menos me permita esse desabafo.

    1. Luiz, compreendo sua frustração e entendo que esses comentários atrapalhem quem está buscando discussões mais aprofundadas. Mas eu acho que esses comentaristas renegados são justamente os mais importantes para o blog. Pois são os seus autores os que mais precisam de conhecimentos científicos básicos, e só poderemos ajudá-los a chegarem lá se permitirmos que eles dialoguem conosco. Se queremos que nos ouçam, temos de saber ouvir também. Abraço!

      1. Não apague não, Salvador… Por favor. Este blog é perfeito: primeiro eu me informo sobre assuntos de que gosto muito, em seguida tenho uma sessão de comédia garantida, quando me farto de tanto rir com os “elos perdidos”.

  4. Só uma coisa os bons textos de Salvador não supera; Os comentários, são uma diversão a parte.

  5. Descobrir o Beagle2 foi muito importante pq mostrou que eles conseguiram pousar e conseguiram abrir 2 petalas (das 4) de bateria solar. Quase td certo. Mas pra entender mesmo a importancia na Inglaterra eh bom saber um pouco do contexto da historia, da saga do Beagle2.

    Essa missao literalmente existiu por conta da dedicacao e esforco de um cientista, Colin Pillinger. Ele foi certamente o maior promotor da exploracao e pesquisa espacial na Inglaterra. E o Beagle foi o projeto da vida dele, embora ele tambem tenha sido um dos grandes responsaveis pela existencia do Philae (a sonda que pousou em um cometa no ano passado).

    Ele passou anos pra convencer ao governo, pessoas, financiadores, educadores e quem fosse necessario sobre a importancia de procurar vida em Marte. Passou anos promovendo a missao de forma apaixonada, sem igual. E convencer a Inglaterra sobre uma missao como essa nao eh bem mais complexo que seria nos EUA, Russia ou Europa continental.

    Entao o pouso aconteceu e nunca se soube nada sobre a sonda. E por mais que se soubesse q um pouso em Marte eh dificil, para aquele grupo ingles liderado por ele foi um fracasso, do qual eles nunca se recuperaram. Nunca tiveram uma segunda chance.

    A comissao de avaliacao do projeto o culpou diretamente por má gestão. E isso foi terrivel pra ele :(. Em sua biografia, pouco antes de morrer, no ano passado, ele falou sobre o caso. Sobre todos os problemas com a ESA, que nunca forneceu a ajudou prometida e necessaria. O que eh ironico dessa historia toda eh que ele morreu em maio de 2014 e, assim, não viu o Philae pousar em um cometa e nem soube q o Beagle2, apos tantas criticas, pousou com sucesso em Marte.

    De qualquer forma, esses ultimos eventos limparam completamente a sua reputacao na Inglaterra. E, de certa forma, fez essa descoberta particularmente importante.

  6. Um míssil norte-americano Snark lançado de Cabo Canaveral em 1956 rumo ao Atlântico Sul extraviou-se. Só foi encontrado em 1982 por um fazendeiro da Amazônia brasileira. A FAB deu uma boa olhada no equipamento antes de devolve-lo, mas na época tudo já estava obsoleto. Um avião britânico sumido nos Andes chegou a render dezenas de artigos em revistas ufológicas, até ser encontrado no início deste século, prosaicamente abatido por uma nevasca. E tem muito téco-téco perdido nas Serras do Mar e da Mantiqueira há décadas. Uma busca com equipamentos de última geração poderia localizá-los, mas valeria a pena o investimento? No caso do avião da Malasian o imbróglio político inicial foi tão grande que as buscas acabaram sendo prejudicadas. Mas um dia alguém tropeçará com ele no fundo do mar. Tenham certeza disso.

    1. Ainda bem que você não é cientista de foguetes, como os da NASA. Senão já teria sido demitido! KKK

    2. Oi Jorge,

      Tenta ver nessa foto da BBC:

      http://www.bbc.com/news/science-environment-30784886

      Esta mais facil entender pq eles puseram uma ‘interpretacao’ da imagem. Ela ja foi encontrada ha alguns anos, mas foram necessarias varias passagens da MRO pra ter certeza que nao era artefato da imagem ou outra coisa. Eles tb identificaram a protecao de calor e possivelmente o paraquedas.

  7. Ah esta me esquecendo os caras são tão bons que fazem até calculos anos luz e que o planeta que decobriram tem água, tem internet, tem energia elétrica, e que se fossemos para levaríamos centenas de anos, como eles conseguem ver tudo isso só em uma foto kkkkk parece até comédia, inclusive a única coisa que acredito são satélites artificiais por isso fia uam homenagem ao Hubble que fica na órbita tirando fotos isso até acredito mas essas histórias de planetas anos-luz, mensagem de marte só se for de extra-terrestre.

    1. Ah sim, eles estudaram pra isso. Por isso são muito, mas infinitamente muito mais inteligentes do que você.

      KKK

  8. Salvador, achei interessante o comentário do leitor Juliano sobre o que teria acontecido com o módulo lunar Snoopy da Apollo 10 depois de ser abandonado em órbita lunar e cair. Graças a ele lembrei de que ao voltar o comandante Tom Staford disse aos jornalistas que fora difícil resistir à tentação de pousar, apesar das estritas ordens em contrário por parte da Nasa. Seria um caso interessante: um herói pioneiro preso por desobediência depois do seu feito. O problema quanto ao Snoopy é que o impacto deve ter reduzido a nave a migalhas indetectáveis pelos equipamentos atuais. Mas algum dia elas estarão no acervo do museu de “Luna City”. Apesar da descrença, da zombaria e da superstição a Ciência segue avançando por caminhos que nem eram sonhados apenas um século atrás. Parabéns por seu trabalho, Mensageiro!

  9. Gostei da foto ilustrada, e o texto então heim, rs: ”Caso tivesse aberto inteiramente, a Beagle-2 teria ficado assim”.

    Nazza e suas ilustrações artísticas, e supostas fotos, enfim fazer o que, tem humano que acredita em tudo, acreditam que o homem foi a lua tbm rs.

    Nazza agradeço por postar a foto original, mesmo o autor nos forçando a acreditar piamente que aquilo na 1º foto seja de fato o que se escreve, isso se não foi uma colinha não é rsrs.

    1. AHUAUHAUH QUE BURRÃO!

      E sim, o homem foi à Lua várias vezes. Não viu as provas?

  10. Será que existem outros planetas?
    Houve mesmo a segunda Guerra Mundial?
    Estamos mesmo no ano 2015, quem tem provas disto?
    Bom, parece isto que eu estou lendo em todas estas idiotices, então resolvi colocar a minha…

  11. A sonda tinha um objetivo irreal e inatingível. Portanto, a missão já estava fadada ao fracasso antes mesmo de sair da Terra. Não obstante, é admirável como a tecnologia que permite pousar objetos em Marte se desenvolveu.

    A propósito, achei a citação do avião da Malaysia Airlines de extremo mau gosto. Um acidente que vitimou centenas de pessoas e produziu tanto sofrimento não deveria ser utilizado como piada. Felizmente, meu Livro favorito nos ensina a ser tolerante com tais opiniões profanas, ao contrário de outros textos que existem por aí…

    “E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!”

    (Romanos 9:14)

    1. Seu livro favorito admitia escravidão com normalidade também. E desconfio que morreu mais gente pela escravidão do que pela queda de um avião. (Detalhe: a piada não foi com o avião. Você não reparou? GONG!)

      1. Cristão de meia tigela que convenientemente esquece aquela passagenzinha que diz: Olho por olho, dente por dentre… dentre tantas outras pregando o ódio, escravidão (como bem posto aqui) e tantas outras coisas vergonhosas.

        tsc tsc tsc

      2. As palavras de Jesus sempre pregaram o Amor e a Confraternização entre os homens. Nunca estimularam o ódio, a segregação ou a perseguição. Além disso, sua motivação para a anedota soa muito falsa. É o mesmo que dizer que se fez uma piada sobre o holocausto mas que não tem nada a ver com os judeus. Tenha a Santa Paciência…

        1. A piada não foi sobre o avião. A piada é sobre as pessoas que acham que não podemos achar mais nada no Universo enquanto não acharem esse avião. Mas eu entendo que você não tenha sacado. Normal. Você passou a vida inteira estudando a Bíblia, mas só cita os trechos que te interessam… Pra você ver que essa sua compreensão seletiva é um fenômeno comum. GONG!

    2. Tá vendo, Umbigo? Por isso que não respondo pro indivíduo, ele se puxa tanto pra tentar parecer legítimo, que acaba virando piada.

      Talvez se pensar em fazer Standup Comedy, seja mais bem sucedido.

      KKK

      1. Mas, mesmo assim, seria impossível de superar o “eu, original de verdade real” em estupidez…

        1. estupidez
          es.tu.pi.dez
          (ê) sf (estúpido+ez) 1 Qualidade de estúpido. 2 Falta de inteligência, de juízo, de discernimento. 3 Med Privação da sensibilidade. 4 Brutalidade, grosseria, indelicadeza. Antôn (acepção 2): inteligência.

          Cara, se você se refere a estupidez nos sentidos 3 e/ou 4, até concordo.

          O resto, infelizmente terei que discordar. Sou muito mais inteligente, tenho muito mais discernimento e juízo do que muitos dos que comentaram aqui.

          Especialmente aqueles que não “acreditam” na ida do homem à Lua.

          (coloquei entre aspas porque não é uma questão de achar ou não que foram, foram e pronto. É só uma questão de desinteligência mesmo, provando meu ponto).

          Beijo na bunda.

    3. não foi nesse livro que existia um cara que destruiu 2 cidades inteiras porque não gostava do jeito que os moradores se comportavam??

  12. Salva…
    uma pergunta rápida

    qual o caminho menos doloroso pro conhecimento pra quem não é nerd como vc? 🙂

    1. O único caminho doloroso para o conhecimento, por falhas graves de nosso sistema de ensino, costuma ser a escola. Todos os outros são bons. 😛

  13. É claro que os americanos pisaram na Lua no longínquo ano de 1969. Até mostraram na TV. E junto com os astronautas foram também o Papai Noel, a Mula sem Cabeça, o Saci, o Bicho Papão, o Pinóquio.
    Tudo coisa muita verdadeira.

    1. É, tudo verdade. Também é verdade que você é um astronauta aposentado. Baita credibilidade você tem. 🙂

      1. KKKKKK! “TERIA FICADO ASSIM” ME ENGANA QUE EU GOSTO. SALVADOR, PEGA O TELESCÓPIO HUBBLE E LOCALIZA A BANDEIRA ESTADUNIDENSE TREMULANDO NA LUA. KKKKKK!

        1. Ah sim, e lá na Lua a bandeira não tremula, pois não há vento. Física 101. Padreco, precisa voltar pro seminário pra aprender mais!

          KKK

    2. Tadinho, Astronauta louquinho mesmo! Esses seres são inventados, já os 6 pousos na Lua já foram provados! Não recebeu o memorando?

      Vai ver esqueceram seu endereço, já que você mora na Rua dos Bobos, número Zero!

      KKKK

      Bestão

    3. E não sei se você se lembra, “seo” Astronauta Cuco, que não foi apenas em 1969 que isso aconteceu! Tsc tsc, precisa tomar mais FOSFOSOL! KKKK

    4. Russos e chineses admitem que os americanos foram à lua e esses comunistinhas brasileiros ainda tentam conspirar contra…. Comunistas deveriam ser proibidos de usar internet… assim pelo jeito até passariam duvidar que a web existe… Pobres chapados comunistas… Sim… Foram à lua e ainda deixaram equipamentos que podem ser vistos através de telescópios aqui da terra…. Logo irão a marte sim… E vc vai ter que chupar.

    5. Mas tambem sou na mesma ideia de que homem na Lua e depois esses robôs em Marte isso esta mais pra filme americano Lucas Filmes kkk do que realidade mesmo. Esse Beagle 2 somente essas anteninhas seriam capazes de mandar informações até o nosso planeta se nem a vivo, a Tim, a Claro, kkkk consegue manter os sinais de celulares imagina mandar sinal de Marte pra Terra.

      1. Sinto dizer, mas você está errado. Redondamente enganado. Completamente equivocado. É uma pena, pois sua vida seria bem melhor se fosse inteligente.

        Boa sorte e tente se manter vivo.

    6. Podem vcs acreditarem mas até hoje concordo com o Alan os Americanos gostam de fazer sensacionalismo e aqui quem acredita é de cada um, mas pq não voltaram mais a Lua pq não tentam habitar a Lua, e Apollo 11, 12 e 13, somente aqueles astronauta conseguiu pisar na Lua vai com conversa da titia teteia pra acreditar

      1. AHhahah tá vendo? É tão ignorante que nem conhece sobre o que tá falando E ainda quer dar palpite. Volte pra casinha. Obrigado.

    7. KKKKK! ABAIXO DA FOTO: “TERIA FICADO ASSIM” KKKKK! SALVADO, PEGA O TELESCÓPIO HUBBLE E LOCALIZA A BANDEIRA ESTADUNIDENSE TREMULANDO NA LUA! KKKK E TAMBÉM AS PEGADAS DOS ASTRONAUDAS ONDE NÃO HÁ UMIDADE. KKKK

      1. Se apontar o Hubble pra Lua, ele queima. Detona o espelho. Mas você, claro, não sabia disso.

      2. Nossa, que anta.

        Quanta besteira junta. Sabe nem do que tá falando, tadinho.

    8. Se tu não fosse tão Tomé, e acompanhasse o documentário que passa sobre o inícios das missões da NASA ao espaço, por canal fechado. Teria certeza que eles foram lá.

    9. Um satélite geoestacionário como da rede GPS, está a cerca de 10% de distância entre a terra e a lua. Ou seja, cerca de 35 mil Km de distância. A lua está, mais ou menos há 340 mil Km da terra.

      Você acha que quem consegue o feito de lançar uma rede de satélites, com o controle tal qual sua órbita, em relação a terra, sempre acompanhe o mesmo ponto, também não seja capaz de lançar um satélite que orbite a lua?

      O que você me diz, então, das imagens que estes equipamentos que passaram perto da lua e comprovaram a existência de objetos deixados pela missão apolo?

      Vamos mais: E os espelhos deixados na lua que são constantemente utilizados até hoje? Quem colocou?

      Fotos de satélite são criatividade de pessoas que trabalham no photoshop. Homens na lua, é mentira…

      E o GPS…

      …bruxaria!

      Fogo no Salvador e seus fãs!!!!! AAAAAAA!!!!!

  14. Cada vez que leio um dos comentários do “acéfalo” alcunhado por EU ORIGINAL DE VERDADE REAL, fico pensando no meu cachorrinho… Dizem que os animais são irracionais, porém meu cãozinho pensa com mais clareza… Sorry!

  15. Gostaria de saber sobre a radiação que caí sobre Marte. Dizem que este planeta não tem campo magnético que o proteja das radiações solares e por isso não poderia haver vida lá. É verdade?

    1. Não, não é. Outro dia li que o nível de radiação é similar ao que incide sobre a estação espacial. Mas, claro, em tempos de tempestade solar deve piorar bem por lá.

  16. Se nem na Lua eles chegaram, em Marte é difícil a gente acreditar que alguma coisa chegue lá, mas como tu és especialista vamos acreditar nessa Aventura Sideral, que traga algo de Proveito pro nosso Planeta que está precisando de Água urgente, já que dizem que lá por estudos tem muita água.

        1. Aponte um laser para pontos específicos da Lua e capte os fótons refletidos em espelhos deixados lá pelos astronautas das missões Apollo 11, 14 e 15.

        2. A maior prova que chegaram na lua em 1969 com a Apolo 11 veio dos Russos. Em plena guerra fria um lado vivia buscando fracassos do outro e eles, os Russos assim como toda a URSS falaram Amém. Além do mais, basta procurar os artefatos deixados lá assim como os materiais trazidos de lá. Tem muita gente que acha difícil acreditar nessa viagem mas acredita cegamente que um homem com um gesto abriu o mar para seu povo passar.

        3. Se você provar primeiro que você é um Homo Sapiens Sapiens, eu te provo. Senão é a mesma coisa que tentar ensinar Cálculo para um cachorro. Você não vai entender a prova.

          Ah faça-me um favor… Não sei o que enche mais… Os metidos a teorias conspiratórias ou os metidos a procuradores de Deus.

    1. Nosso planeta não tá não, pelo contrário, tem cada vez mais água. São Paulo não é o planeta não, meu caro!

    2. Jane, vc pertence a alguma seita? Alguma religião? Se sim, de novo, pedimos que vá para o blog certo. Aqui é blog de ciência, assunto tangível, crível, evidenciável. A NASA envolveu mais de 50 mil pessoas nas épocas das grandes missões espaciais, entre colaboradores e fornecedores. Vc acha mesmo que uma farsa dessas sobreviveria com um time de colaboradores tão imenso e por tanto tempo?

    3. Devagar com andor, minha filha! E como é que vão transportar água de lá até aqui? Vamos ler, nos informar, e depois escrever posts, tá?

      1. Ué, simples! Com uma mangueira BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM grande.

        😀

  17. E´ tudo mentira… Eles inventam isto somente para nao cair no esquecimento.

    Balela pura …

    1. O “inteligente” ai abaixo estava lá… Por isso ele afirma isso com tanta convicção…
      Como ele mesmo diz: ” a ignorância é uma bosta”. E como tem gente ignorante por ai e que deveria estar isolado em marte… kkkkk

      1. Eu não estava, mas existem toneladas de provas que mostra que estiveram.

        E quais são as suas “provas” para dizer que não estiveram? Hein?

        Smartão

  18. Salvador, não vejo mais aquela promoção do seu livro anunciando que “o patrão enlouqueceu”. Acabou o estoque de livros em papel? O patrão está curado?

    Abraço,

    Paulo

    1. Os livros de papel nunca estiveram nessa promoção, só os digitais. D etoda forma, acabou a moleza. Agora só o preço cheio… 🙁

    1. Astrônomos e cientistas não procuram aviões sumidos. Precisa atualizar suas fontes.

      KKK

  19. Sem chance de algum robô chegar até ao Beagle 2 e destravar a encrenca?
    Quanto ao fundo do mar…ainda é mais distante que Marte.

    1. Se você for mandar outro robô, melhor mandar outro Beagle logo de uma vez… Pouso de precisão é complexo. E sabe-se lá o que mais não está funcionando…

  20. Puxa! ainda bem que acharam… Eu já não conseguia mais sobreviver com o desaparecimento desta sonda. Estava até em dúvidas se havíamos enviado ou não.

  21. Você leu “The Martian”, do Andy Weir? Tem uma história parecida com essa. É um livro maravilhoso!

  22. Caro Salvador, gostaria de te congratular pelo livro Extraterrestres. Achei interessantíssimo, especialmente a análise sobre a Equação de Drake e o devorei. Queria muito saber sobre seu próximo lançamento. Algo no horizonte?

  23. Grande Salvador!
    Seu texto é sempre simpático, limpo e claro.
    Parabéns pelo conjunto das suas habilidades

  24. Apesar de em última análise a missão da Beagle 2 ter sido um fracasso, não deixa de ser boa notícia que ela tenha pousado em segurança. Parece que os europeus precisam se concentrar agora em questões técnicas de suas sondas para que problemas como esse — e como os arpões que falharam na Philae — não tornem a atrapalhar futuras empreitadas espaciais.

    Falando em detalhes que atrapalham, não posso deixar de apontar que, após a confusa e controversa Reforma Ortográfica à qual fomos submetidos em tempos recentes, “paraquedas” é escrito sem hífen, ainda que outros termos semelhantes como “para-choque” e “para-raios” o tenham. Há uma explicação interessante aqui mesmo pelo UOL:

    http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u865.jhtm

  25. Enquanto isso, o ser humano começa a emporcalhar o planeta vermelho, antes de sua chegada oficial!

    1. Pois é, Laercio, nossa sanha emporcalhadora não conhece limites!

      Vale lembrar que a Lua abriga, entre centenas de outras quinquilharias, 96 sacos de fezes, urina e vômito das missões Apollo…

    2. Só para pensar que são equipamentos eletrônicos e painéis solares. Se alguma equipe humana chegar lá em Marte, poderá aproveitar/reaproveitar o material.
      (É diferente de lançar resíduos nucleares ou plástico não-reciclável)

      Todo bônus (conhecimento científico, no caso) tem um ônus embutido.

      Podíamos permanecer ignorantes (Afinal, ignorância é uma benção! Seríamos felizes, sendo ignorantes).

  26. Mais uma prova q nao existe vida em Marte, senão, “eles” já teriam encontrado esta sonda, afinal são 11 anos.

    1. Caro amigo quando se diz vida pensa-se vida “inteligente” como nos intitulamos, mas gostaria de lembra-lo que uma bactéria é considerado vida !!!
      Abraço

    2. Encontrar vida não significa encontrar vida inteligente, se encontrar um micróbio, já pode-se dizer que a missão foi um sucesso.

    3. Rapaz… talvez não vida inteligente… mas pode ter algo parecido com bactérias, unicelulares e outros…

      1. “Vida inteligente” é qualquer coisa que não torça para o pseudo-time de itaquera.

        Pronto, agora vai encher de gambá por aqui para dizer que “por isso o SMALL CLUB é grande”.

        KKKKKKKKKKKK

    4. Amigo….. eles estão vida em marte quando falam são bactérias por exemplo, esta ideia de vida inteligente em Marte foi descartada a muito temo.

    5. Que não “há” vida desenvolvida o suficiente para “encontrar” a sonda já era certeza antes de a enviarem. O ponto é pesquisar se “houve” pelo menos simples formas de vida ou pelo menos se quase foi possível que existissem.

    6. Meu caro: quando falamos em ‘vida’ em Marte (ou onde quer que seja) não se fala, necessariamente de vida inteligente. Bactérias, fungos, etc. são vidas…

  27. Salvador, existe algum link na qual eu possa acessar seus posts mais antigos ? Seria legal poder ler seus artigos publicados aqui desde o primeiro. Abraços !

    1. Que eu saiba, o único jeito é ir lendo “posts mais antigos” no pé da página principal. Mas aí a leitura é na ordem invertida.

      1. Eu queria saber uma forma de ir ao primeiro post sem ter que passar por todos os outros antes, mas acho que não tem jeito mesmo…

      2. Justamente o que tenho feito. Muito bom…Tenho aprendido muita coisa e também me divertido com os aloprados…rsrs..

  28. Era para eu estar vendo alguma coisa nesta foto da NASA? Mas como foi a NASA que publicou não há porque duvidar…

    1. Exato! Uma imagem analisada de forma independente pela Nasa, pela ESA e pela agência espacial britânica é mais confiável que você ou eu olhando despretensiosamente pra ela, não acha? 😉

        1. Dificil dizer em meia dúzia de pixels. De toda forma, sabemos que de tempos em tempos tempestades de areia limpam mesmo os paineis…

        2. A Opportunity também está lá operacional há uma década, recebendo a mesma quantidade de poeira.

          E daí?

  29. Poxa, nenhum OVNI foi verificar do que se tratava aquele material antigo na superfície de marte??? é tão desinteressante que nem chamou atenção para pesquisa…..

  30. Meio ironico o efechamento da reportagem
    “A quem possa interessar, o avião da Malaysia Airlines continua desaparecido”
    Como o homem ´consegue pousar uma sonda no solo Marciano e não consegue localizar avião da Malasya Air Lines??? Como conseguiu localizar uma sonda que pousou em Marte em 2003 e não localiza uma aeronave no fundo do oceano aqui na terra.??? Perguntasque precisam ser respondidas pela comunidade cientifica. Afinal a ciencia existe para os humanos terraquios ou para os alienigenas????

    1. A sonda está em Marte, que é menor do que a Terra, não está no fundo do mar como provavelmente está o avião, e principalmente, acima de tudo ASTRÔNOMOS NAO PROCURAM POR AVIÕES PERDIDOS!!!!!!!!!!!!

      Lembrando também que não faz nem 1 ano que o avião sumiu, se a sonda foi encontrada 11 anos depois, ainda há tempo!

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. E o que tem uma coisa a ver com outra?
      Acharam uma sonda e um avião caiu e ainda não foi encontrado… e daí???

    3. Se Marte tivesse florestas e oceanos, e a sonda caísse neles, seria impossível de achar tb.

      além disso, sabíamos onde a sonda deveria estar em Marte.

      Se o avião da Malaysia tivesse caído em um lugar conhecido mas inacessível da Terra (digamos, um vale entre montanhas altíssimas) e soubéssemos aproximadamente que lugar era, poderia ser facilmente achado por satélites.

  31. (A quem possa interessar, o avião da Malaysia Airlines continua desaparecido.)
    Pois então… lendo os comentários de outros post, foi dito que já tinham achado…. cara, procurei por tudo, achando que tinha perdido a notícia… hehehehe
    Quanto às sondas que se gastam milhões, será que não dava pra projetar um sistema de abertura sem tanto checktreck? ou pelo menos que a antena seja a primeira a ser aberta? Que desperdício ter uma sonda totalmente funcional mas inativa e sem chances de ativá-la …
    abs,

    1. Acontece. A Beagle-2 foi uma tentativa de sopetão e a baixo custo de chegar a Marte. Quando a grana é mais pesada, o investimento em segurança é maior.

  32. Quando chegarem em Marte, já terão um problema ambiental para resolver: o lixo. Eheehehehheh!

    1. Amigo….. eles estão vida em marte quando falam são bactérias por exemplo, esta ideia de vida inteligente em Marte foi descartada a muito temoi

  33. (A quem possa interessar, o avião da Malaysia Airlines continua desaparecido.)

    AUHhuAHUA
    Humor fino, humor inteligente.. humor para poucos.

    😀

      1. Isso, ando na tua flor. Não tá sentindo? Vish, tá mais laceado do que imaginei então.

        KKK

        Arrombado.

    1. Os EUA deviam deixar de fricote e dizer logo onde esse avião caiu. Eles sabem de tudo e vigiam tudo, afinal. Cada vez que eu mato um mosquito aqui em casa eles dão baixa lá no Pentágono!

    2. O comentário é engraçado, até me arrancou gargalhadas, mas falando sério, as condições são bem diferentes, se em Marte houvesse água e a sonda estivesse submersa tal qual o avião aqui na Terra será que a teriam encontrado? Certamente não.

      1. Claro que não. Astrônomos (e a NASA) não estão procurando por aviões submersos.

    3. Sei que um dos objetos mais procurados pelos astrônomos amadores é o estagio descendente do modulo lunar Snoopy da Apollo 10. Ele foi deixado em orbita após a aproximação e pela atração gravitacional da lua caiu em local desconhecido. Imagino que deva ter se espatifado, mas como o modulo era muito robusto partes grandes ainda devem estar por lá em algum lugar. Seria genial dar uma olhada para ver com ele está!

      1. Não, aqui só usamos os estagiários para escrever as matérias, não os comentários. Hehehe

      1. Na verdade, foi pra uns dois ou três que acham impossível que encontremos qualquer outra coisa em qualquer outro lugar do Universo antes de acharmos esse maldito avião.

        1. E mesmo assim não adiantou, pq uns 2 ou 3 já comentaram o mesmo aqui. Provavelmente nem leram o post.

          KKK

      2. Claro que não, eu sei que o avião não foi encontrado. E também sei que a NASA não procura aviões perdidos.

        😉

  34. poxa vida Salvador… um post mais emocionante q o outro… to quase assinando alguma tv a cabo pra assistir vc na globonews…

    consigo comprar seu livro “extraterrestres” pela internet com direito a dedicatoria??? hehe
    abraçaoo

    1. Cara, te falar que os vídeos do Jornal das 10 vc vê depois nas interwebs, precisa assinar não. 😉

Comments are closed.