Uma nuvem no meio do caminho

Salvador Nogueira

Astrônomos amadores descobriram estranhas nuvens em Marte, muito mais altas que as que costumam aparecer no planeta vermelho. Sua natureza até agora é desconhecida e intriga os cientistas.

Imagens revelam estranhas plumas a 250 km de altitude no planeta vermelho. Mistéééério.
Imagens revelam estranhas plumas a 250 km de altitude no planeta vermelho. Mistéééério.

O achado, publicado online ontem pela revista científica britânica “Nature”, mostra duas coisas importantes: uma é que os mistérios marcianos parecem não se esgotar nunca. Outra é que a astronomia amadora continua a ter um papel na linha de frente da ciência.

Marte é monitorado com atenção ao telescópio por centenas de anos. Contudo, ninguém havia visto nada parecido com o que diversos astrônomos amadores observaram em março de 2012. Eles notaram uma protuberância no limbo do planeta (a borda visível dele), algo como uma nuvem bem distante da superfície marciana.

O fenômeno só era perceptível desse ângulo. Não conseguiram notá-lo nem do outro lado do limbo, depois que o planeta dava meia volta em torno de si, nem quando a região sobre a qual a nuvem se projetava estava de frente para o telescópio — no caso, a área conhecida como Terra Cimmeria. Contudo, após uma volta completa do planeta, lá estava a nuvem novamente. Ela durou por vários dias, sumiu, e algo parecido voltou a ser observado em abril, durante outros dez dias.

EM BUSCA DE RESPOSTAS
Baseando-se nas observações feitas pelos amadores, a equipe de Agustin Sánchez-Lavega, da Universidade do País Basco, em Bilbao, na Espanha, passou a investigar o caso. Escarafuncharam antigas imagens feitas em observatórios profissionais, assim como em sondas enviadas a Marte, mas não tiveram sucesso em ver outras instâncias do fenômeno — salvo numa sequência de imagens do Telescópio Espacial Hubble obtida em 17 de maio de 1997.

Pela análise das imagens das ocorrências de 2012, Sánchez-Lavega e seus colegas concluíram que as estranhas nuvens aparecem a uma altitude de 200 a 250 quilômetros e passam por mudanças que as fazem desaparecer conforme transitam pelo lado não-iluminado do planeta, para depois voltar a se formar sob a luz do Sol.

A altitude é completamente inesperada. Para que se tenha uma ideia, 250 km não é muito diferente da órbita adotada pela Estação Espacial Internacional (que em sua aproximação máxima da Terra fica a 330 km do chão). Os pesquisadores testaram diversos modelos baseados em partículas de gelo de dióxido de carbono ou de água, e eles poderiam explicar o fenômeno (poeira não faria o mesmo serviço). Alternativamente, poderíamos estar vendo algum fenômeno ligado a auroras — há uma anomalia magnética forte naquela região do planeta.

Contudo, ambas as explicações não casam com o que sabemos da atmosfera superior marciana. Algo está fora da ordem. Agora é hora de os cientistas quebrarem a cabeça para compreender o que estão vendo.

Talvez para alguns isso soe frustrante — depois de décadas de exploração na superfície e na órbita de Marte, ainda somos surpreendidos por fenômenos desconhecidos que podem ser vistos do quintal de casa com um telescópio. Onde fica a tão badalada competência científica nessa hora?

Para o Mensageiro Sideral, é justamente o contrário. A ciência não é só a busca por respostas. É também a busca por novas perguntas. No que diz respeito a Marte, estamos com sorte: acabamos de encontrar mais uma.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Essas nuvens tão altas em Marte me lembram uma certa teoria.
    Existe quem acredite que o acumulo de água em nosso planeta possa ter vindo um dia de marte, talvez sob forma gasosa.
    A água contida no planeta teria escapado de alguma forma, essa formação teria perambulado pelas imediações e sido atraída pela nossa gravidade, o que provocou chuvas torrenciais, por, digamos… 40 dias?

    1. Não, com certeza isso é fantasia. Nos primórdios da Terra, quando ela ainda se resfriava, houve um período de chuvas torrenciais por muitos milhares de anos.

      Isso que você disse mais parece invenção para tentar explicar o dilúvio bíblico, que, se ocorreu, não foi em todo o planeta e não matou todos os “pecadores”. Se tivesse, não teríamos chineses, japoneses, aborígenes australianos nem africanos e nem outros povos europeus e nativos americanos, só haveria os descendentes de Noé, que era judeu.

        1. Por respeito à ciência histórica, “Noé” foi copiado de Utnapishtim, que aparece na lenda de Gilgamesh. Não era, portanto, o próprio Gilgamesh. Vide mesma referência acima (Wikipedia).

          Desculpe-me Salvador, por estender demais o comentário.

      1. Concordo. Não li muito a bíblia, mas diversas passagens e personagens parecem ter sido adaptadas de culturas bem mais antigas. Inclusive lendas de vários povos citam um período parecido com esse tal dilúvio. Porem, mesmo sem base científica, esta nuvenzinha bem poderia explicar o que teria acontecido com a água do planeta vermelho.

  2. cara, é a primeira vez q leio os comentários do seu blog. estou chocado. a galera falando de ET em marte, vidente e outras besteiras enquanto você fala de assuntos sérios e científicos.

    1. Ah, relaxa. No fundo, são manifestações diferentes da mesma curiosidade inata que todos partilhamos. 😉

  3. sabemos que as informações passadas pela nasa para o povo não são completamente distorcidas, eles nunca vão falar a verdade do virão em marte, mais de uma coisa tenho certeza: Marte pode ate ter condições de abrigar vida mais no momento la não existe nada, essa nuvem é simplesmente poeira que ganhou altura e vai ficar orbitando marte para sempre.

      1. Interessante observação. Suponho que sejam partículas de CO2 e/ou H2O, CH4, etc, que hajam sido ejetadas por uma fonte submarciana aquecida (geisers) pela luz solar em forma gasosa (invisível), mas que ao encontrar temperaturas mais baixas no limbo se cristalizem refletindo a luz solar (visíveis portanto) para depois se precipitarem durante a noite, recomeçando o ciclo no dia seguinte.

  4. ACREDITO NAS PREVISOES DE CHICO XAVIER EM 1969 QUE SE CONSEGUIRMOS EVITAR ATERCEIRA GUERRA ATE 2019 TEREMOS OS PRIMEIROS CONTATOS DIRETOS COM OUTRAS CIVILIZAÇOES QUE NOS OBSERVAO A CENTENAS DE ANOS

    1. Uma guerra nuclear está cada vez mais afastada, felizmente, nada impedirá que essa previsão se cumpra, se for verdadeira…

  5. Poderia ser a “trilha de condensação” de um meteoro ou cometa raspando a atmosfera marciana sem atingir a superfície? E Salvador, no caso de uma aurora austral como estão sugerindo alguns, eu gostaria de saber se existe em Marte campo magnético de magnitude considerável como o da Terra, visto que este planeta parece geologicamente bem mais estável e preguiçoso do que o nosso.

    1. Luciano, trilha de condensação não, porque durou por dez dias, e de forma dinâmica. Sobre a aurora, Marte não tem um campo magnético apreciável, mas parece haver uma anomalia magnética naquela região do planeta. De toda forma, também não passa de um palpite no momento.

  6. tem muita gente q acredita no conto da carochinha q em Marte existe civilizações, seres intramarcianos e tantas outras baboseiras. E q a NASA sempre esconde a verdade. O q existe é a ciencia com toda suas qualidades; e é ainda
    a que responde as perguntas a humanidade. Os desafios são grandes mas aos poucos os cientistas vão descobrindo os enigmas do Cosmos. O resto é mosca azul.

  7. Acho que seria possível descobrir de que são formadas estas nuvens atraves da espectroscopia da luz refletida por elas. Pelo menos se saberia de que elemento ou composto quimico elas seriam formadas.

  8. Já vem sendo investigada a possibilidade de esguichos de gás metano na superfície marciana , será que essas nuvens podem ter suas origens nesses gases ?

      1. Bom dia. Você sabe algo a respeito de um meteoro que passou sobre o Brasil em agosto de 1987? eu tive a oportunidade de vê-lo em MG e nunca havia visto algo tão grande e assustador, passou no sentido oeste-leste a baixa altitude no local que eu estava Brasilândia MG. Se usarmos a lua cheia como referencia de tamanho imagino que caberia no minimo 100 luas, ele aparentava ter mais de 1 metro de diâmetro e a lua cheia 2 centímetros de diâmetro. se souber de algo ficarei grato se esclarecer-me.

      1. Junte se a nós Rodolfo, venha conhecer como a NATUREZA É MARAVILHOSA e constatar a nossa insignificância, bem como nossa arrogância . Abçs

      2. Junte se a nós Rodolfo, venha conhecer como a NATUREZA É MARAVILHOSA e constatar a nossa insignificância, bem como nossa arrogância.Abçs

  9. Muito bom pessoal. Gostei muito do comentário do amigo que comentou que poderia ser água.
    Os cientistas comprovaram que tem a ver com luz, ou seja, o que vemos é reflexo de algo, e também disseram que pode estar ligado à forças intermoleculares, ou seja, uma polarização diferente nesse local que pode estar atraindo essas moléculas até uma “altitude marciana” gigantesca. O outro amigo que comentou sobre o meteoro também foi muito bem no comentário, pois pode haver uma possibilidade do impacto do meteoro expor água ou outras moléculas do interior do planeta marte e a água polar ou outras moléculas polares, com a inexistência de atmosfera igual à da Terra podem subir à alturas como esta. Não tenho certeza de nada, e também não me preocupei com o português, mas acho incrível discutir sobre todas as possibilidades e se houver algum físico e químico aqui seria perfeito discutirmos isso, o que acham?

  10. Eu acredito que tem gente sabendo demais e divulgando pouco, essa matéria deixa isso claro. Não quero acreditar que astrônomos amadores conseguem obter melhores resultados dos que a NASA que gasta bilhões por ano em pesquisas espaciais.
    Torço muito para que a India e a china entre de cabeça nesses projetos espaciais, ai sim teremos mais informações contundentes ou até mesmo contra provas de varias especulações planetárias.

    1. marcio, se vc soubesse o papel dos atrônomos amadores para a ciência, ficaria estarrecido. Talvez essa seja uma sugestão para um post do Salvador.

    2. marcio, essas “especulações planetárias” da NASA são divulgadas constantemente para a comunidade científica mundial, que analisa os dados e corrobora ou desmente ou apresenta outras alternativas de resposta ao fenômenos descobertos.

      Às vezes a NASA exagera, divulgando conclusões precipitadas, mas não sonega informações. Ela foi criada para buscar informações, seria mais fácil escondê-las se não as procurassem.

  11. o povo em geral acredita em tudo, a Nasa diz que o universo esta espandindo, como sabe se o universo é infinito? o que vem da nasa nao é confiavel, de repente essas naves que diz estar em marte nem esta por la, do mesmo jeito que disseram que foram para Lua podem ter ir para marte, pode ate ser verdade, mas quem garante?
    primeiramente tem que saber se tudo nao passa de uma grande farsa.

    1. Você “viaja” demais, você tem de aprender a diferença entre o possível e o provável. Para termos ideia do que é realmente provável precisamos ter uma penca de conhecimento, não ignorância.

      astropt.org/2012/10/11/possivel-vs-provavel/

    2. Quanto ao universo estar em expansão basta observar as trajetórias das estrelas: se estão se afastando de um ponto comum podemos supor uma expansão.

  12. Certa vez li uma reportagem com um famoso alpinista, que disse que num futuro não tão distante haverá uma corrida pra ver quem escala primeiro o monte Olimpo em Marte, nada menos que três vezes a altura do Everest, e isso partindo da base. Escalar este monstruoso monte marciano se tornou o maior desafio do alpinismo, acreditem.

  13. Pessimo comentario: “Onde fica a tão badalada competência científica nessa hora?”. Frase escrita sem pensar. Temos por volta de 6000-7000 anos de história documentada na Terra e estamos longe de entendermos tudo o que acontece por aqui. O que te leva a pensar que cerca de 40 anos de conhecimentos adiquiridos À DISTANCIA permitiria que conhecessemos bem Mrte ao ponto de não termos mais surpresas? Pessimo comentário, pessimo…

    1. Acho que você não leu direito. Disse que algumas pessoas poderiam pensar assim, e que isso é errado. Ou seja, concordo com você! 🙂

    1. Também pensei nesta hipótese, mas seria algo tão colossal que não passaria despercebido das agências espaciais e da própria imprensa científica.

      1. Penso que pode ser, na verdade, o mecanismo que faz Marte perder sua atmosfera gradualmente.

        Pode ser um imenso Geiser, coisa que acontece em Enceladus (lua de saturno). O problema ai é que provavelmente Marte não está sofrendo efeito de maré.

        Realmente muito intrigante.

  14. Eu já não vejo problema algum em surgirem novas perguntas vindas de Marte, ficaria até perplexo se fosse dito entender-se tudo de Marte. Se na própria Terra, onde habitamos a dezenas de milhares de anos, “vira e mexe” surgem novos questionamentos, o que dizer de um planeta sobre o qual mal temos informações obtidas “in loco”, de onde a maioria das informações vem de observações a distância?

  15. Parece que essas “nuvens” são formada por gêiseres de algum tipo de gás ou menos improvável, a água. Como Marte tem a metade da gravidade da Terra isso explicaria o porque dessa “nuvem” ficar tanto tempo sob a superfície e em grandes altitudes.

  16. Salvador, as auroras polares ocorrem no máximo 150 km da superfície da Terra, poderia a atmosfera muito mais rarefeita de Marte permitir o fenômeno geomagnético em altitudes tão elevadas, dado o menor tamanho do planeta em relação ao nosso?

  17. esse povo esta com falta de o que fazer, tentam enxergar chifre em cabeça de cavalo, procura ai uma lavada de roupa, isso sim é trabalho pra descansar a mente e corpo.

  18. Salvador

    Marte parece que tem sempre algo novo pra surpreender
    Pensei que já nao tivesse campo magnetico para a hipótese de auroras.
    Quem sabe nao estamos presenciando um dos mecanismos que contribuiram para a dispersão de sua atmosfera?

    grande abraço.

  19. E simples o que aconteceu foi uma nave entrando em “dobra” perto da atmosfera. Gerando um arrasto atrás dela.

  20. Excelente notícia, Salvador. Gostaria de saber sua opinião a respeito da “mancha” gigantesca que surgiu próxima ao Sol em março de 2012, pois pra mim essa foi uma das coisas mais incríveis que já ocorreram nos últimos tempos. 2012 foi um ano e tanto para a astronomia…

    Abs.

    1. 2012 rolou uma tempestade solar que, se tivesse vindo na direção da Terra, teria feito o maior estrago. Por sorte, não veio pra cá!

      1. Lembro dessa tempestade solar, teria causado muito estrago nas comunicações se tivesse vindo em nossa direção. Mas eu me referia a uma “bola” (não sei que outra palavra seria melhor pra explicar) que se aproximou do Sol e ficou durante 80 horas “sugando” uma corrente de plasma da superfície solar, e depois foi embora. Toda essa sequência pode ser vista através do HelioViewer, da Nasa. Vale a pena dar uma olhada!

  21. Bom dia Salvador e bom dia a todos. Apenas um pequeno questionamento, se me permite… O telescópio Hubble – a quem se credita imagens feitas de estrelas e galáxias que distam milhões de anos-luz de distancia nao teria a capacidade de observar melhor um planeta, tipo Marte, localizado ali por volta da penúltima esquina…? Ou sera que esse telescópio sofre de hipermetropia e só observa de longe? A propósito… Parabens pelo excelente texto.

    1. Kassio, o Hubble faz as melhores imagens de Marte que temos, salvo as feitas por espaçonaves in loco. Ainda assim, a observação desse fenômeno seja feito no momento certo (bem quando a nuvem está no limbo do planeta) e que faça parte de uma série que mostre o movimento de rotação, a fim de que se calcule a altitude da nuvem e fique demonstrado que ela não é usual. As imagens do Hubble não atendem a esses requisitos.

  22. Só não entendi se foi visto em 2012, porque agora isso foi chamar atenção . Guardaram isso por 3 anos ? Muito estranho

    1. Expliquei em outro comentário. O processo científico é lento, e fica ainda mais lento quando envolve observações bombásticas iniciadas por astrônomos amadores. É preciso ter a certeza de que não tem boi na linha antes de publicar.

      1. Faz todo o sentido, o que tem de picareta nessa Web querendo 15 minutos de fama, inventando teorias das mais infundadas; há uns anos circularam umas fotos de uma sonda da NASA nas proximidades de Júpiter ou Saturno, não me lembro, mostrando gigantescas naves alienígenas cilíndricas do tamanho de um continente, foi o que bastou para os nibirutas dizerem que a Terra estava prestes a ser pulverizada pelo misterioso astro oculto, e que uma civilização ultra avançada veio nos salvar da catástrofe iminente. Óbvio que era tudo montagem, bem feita por sinal.

    1. sério mesmo que vc é tão boçal que tem vir em uma notícia dessa despejar chorume? deve ser paulista que tá tomando volume morto do alckmim!!! Vai morrer de sede e sem banho seu animal!

      1. Oh Por VC é Burro, por que essa sua agressão sem sentido aos paulistas? Claro que o caro é babaca, mas por conta disso agredir assim os paulistas demonstra que vc é mais baçal que ele.

          1. O cara começou, tem que levar mesmo. Tá enchendo o saco o choro desse povo. Tente novamente em 4 anos.

            Voltando ao assunto:
            Marte, Marte, sempre surpreendendo. O cara está aqui ao lado e sempre tem uns truques na manga. Quando pensamos que não tem nada lá, me aparece um provável rio de água líquida (MRO), agora essa nuvem maravilhosa.
            Como eu queria fazer parte da equipe do Mars One!

    2. Imbecis à solta….. Se a intenção era chamar atenção, conseguiu….. Misturou ciência, política e estupidez. Da próxima vez, comente aqui sobre ciência, fale de política em blogs políticos e demonstre sua ignorância com uma melancia no pescoço dentro do “chopis center”.

  23. Salvador…Esse fenômeno não poderia ser uma espécie de “residual atmosférico” que Marte poderia ter possuído no passado e que eventualmente aparece?

  24. A pergunta é: com tantas naves e sondas caríssimas orbitando o planeta, como um fenômeno desa magnitude foi detectado somente por astrônomos amadores? Duvido que a NASA e a ESA não saibam ou não tenham tomado conhecimento.

    1. Engraçado que a NASA gasta bilhões e não ve essas coisas e quando ve é reflexo de venus bla bla
      tem um programa que ta passando discovery que fala segredos da nasa e quase tudo estranho que aparece é explicado, ontem falou de luzes no horizonte da lua e nasa disse oficialmente: é poeira da lua que reflete a luz… só que ela se ferrou nessa explicação… porque ai perguntaram: e oque esta fazendo tanta poeira levantar numa rocha que não tem atmosfera nem ventos

      1. Eletricidade estática é gerada conforme a Lua gira e partes dela vão para o lado sombra, levantando poeira.

      1. Legal o leitor ter levantado essa bola, “deu jogo”. E nada como quem leu o livro para desfazer o disse não disse típico do dia-a-dia noticioso.

  25. Eu arrisco um palpite: por estar próximo do polo sul marciano, acho mais plausível se tratar de algum tipo de aurora magnética austral, fenômeno muito raro naquele planeta e por isso visto em intervalos tão longos.

    1. Pois é. Uma possibilidade. Mas seria uma aurora muito mais brilhante do que as vistas na Terra!

  26. Em verdade a Ciência ainda esta engatinhando e os cientista não perdem a pose de passar a impressão que sabem tudo, sabem quase nada.

    1. E você usa um computador que usa elétrons, eletromagnetismo, luz, processamento digital, se comunica por cabos de fibras ópticas ou satélite com países de outro mundo, satélites que subiram ao espaço por conhecermos como funciona a gravidade, a relatividade, as órbitas, a atmosfera, a composição dela, etc. Realmente sabem do nada os cientistas, tenho pena deles.

    1. Existe aparelhos em Marte explorando não só o solo como também em orbita, segundo li, foi preciso que apenas astrônomos amadores, daqui da Terra, façam de fato uma observação inusitada. Porque aquele jipinho que roda ou rodou por lá apenas fotos de poeira e desolação nos tem mostrado.

    1. Se fosse, também seria sem precedentes. Mas creio que não. Isso não explicaria a observação apenas no limbo. Uma erupção desse tamanho teria sido detectada por algum dos orbitadores marcianos.

  27. Digo que MENSAGEIRO SIDERAL merece um site inteiramente seu. Uma simples coluna é muito pouco dada a grande leitura de seus textos e matérias.

    1. Se o Mensageiro Sideral fizer crowdfunding para construir um portal inteiro dedicado à Cosmologia, tenho certeza absoluta de que arrecada o suficiente para criar o maior portal da América Latina.

      Salvador, se vc precisar de ajuda para isso, é nóis!

  28. A minha primeira percepção é que fosse poeira. Lógico o texto esclarece isso, não é poeira. A falta de referencias de casos como esse tornam os estudos ainda mais desafiadores. Esperamos que, em breve, possamos saber do que se trata 😀
    Valeu pela matéria!

      1. Essa não! Essa já está no depósito, já tá muito velha! Já tem modelos bem mais novos e com aerodinâmicas bem mais arrojadas!

  29. Olá Salvador…
    Você mencionou a sequência de fotos do Hubble em 1997. Nessas fotos apareceram tais nuvens? Você saberia dizer se as fotos do Hubble de alguma forma são disponibilizadas para a comunidade astronômica amadora? Uma vez que vejo muito dizer que os amadores ajudam, penso na possibilidade de ampliarem o número de observadores dessas fotografias para com isso investigar ainda mais algo que lhe tenha gerado curiosidade.

    1. Sim, as imagens antigas do Hubble ficam disponíveis ao público. As de 1997 revelaram algo parecido, mas, acredite se quiser, as imagens dos amadores de agora foram mais importantes. Por representarem uma sequência enquanto o planeta gira, elas permitiram calcular a altitude da pluma.

      1. Uau, fico contente em saber dos avanços que vem ocorrendo nos últimos tempos, ainda por cima com a ajuda dos amadores. Empolgante!

  30. Acredito que houve a colisão de um pequeno meteoro e particulas do solo marciano foram projetadas para cima, de imediato isso pode não ter sido observado! possibilidade!

  31. Acredito que estudos “focados” no planeta vizinho, seriam de grande valia para nossa civilização. Serve como um plano B para uma necessidade de mudança emergencial de parte dos terráqueos. Com a devastação da Terra, logo estaremos em palpos de aranha, para nossa sobrevivência. Desregulação total do clima e de condições meteorológicas, incontroláveis. Acho que é por aí.

  32. Para mim, esta nuvem é sinal de que a vida inteligente de lá está fugindo para outro canto, as pressas , pois todo mundo sabe que os estranhos alienígenas do passado estão voltando. Os marcianos pegaram o taxi espacial que solta muita fumaça.

    1. Tudo teoria da conspiração. Não faz o menor sentido. Note que os astrônomos tiveram acesso às imagens do Hubble, que é da Nasa. 😉

    2. As agências espaciais estão com equipamentos em Marte que não têm condições de perceber esse fenômeno, cara-pálida. Da mesmo forma astrônomos amadores e o Hubble não têm condições de perceber o fenômeno de líquido escorrendo pelas encostas quando muda a estação, mas sonda que orbita o planeta do alto, tem.

    3. não entendo como as pessoas aceitam como verdade esses sites duvidosos. Milhares de pessoas tem acessos a telescópios , dezenas de cientistas não nutrem nenhum tipo de obediência a governos. A NASA não é onipresente na china, russia e outros países. E MESMO assim algumas pessoas vivem um mundo de teorias da conspiração que fica a dúvida se não o fazem apenas porque já virou um negócio para elas

      1. É verdade, muitos ganham com filmes, palestras sobre essas “conspirações”, sem provas reais. E muitos as aceitam. Uma vez li aqui que algumas pessoas se sentem engrandecidas por “saberem” coisas que os outros não sabem, assim caem como patos nessas teorias…

  33. Bom dia Salvador!

    Que tenha um ótimo final de Carnaval.

    Realmente uma foto instigante que irá requerer muitas outras observações; qual seria a matéria? A altura seria pela falta de camadas superiores com a ionosfera na Terra? Por que de uma localização definida?

    1. Todas perguntas sem resposta por ora, Tetsuo. É o momento para os modeladores atmosféricos trabalharem!

    2. Salvador, vou aproveitar esse meio para desejar boa sorte ao Tetsuo na construção do telescópio de 200mm.

      Ruy

  34. noticia velha de 2012 ja se passaram 3 anos e ainda tem a resposta do misterio?? toma vergonha na cara uol e publica noticias recentes ou as velhas mas aconpanhadas das respostas dos misterios …ta dificil viuuuu…

    1. João, em 2012 rolou a detecção. Depois vieram as análises de imagens antigas, as modelagens iniciais para tentar explicar o fenômeno e a redação do artigo à “Nature”. Submetido no ano passado, ele foi analisado por uma junta de cientistas, que deu sugestões e fez críticas ao trabalho. Uma versão modificada para atendê-los foi produzida e o material foi aceito para publicação. Saiu ontem online na “Nature”. Na edição impressa, ainda nem saiu. Assim funciona a ciência.

      1. Parabens Salvador! Infelizmente os piores ignorantes são aqueles que não sabem que são ignorantes. Sua resposta foi educada demais a este infeliz.

    2. 3 anos para a publicação de um artigo desta importância é pouco tempo. 3 anos em relação aos 4,5 bilhões de ano de idade de Marte é absolutamente insignificante! Portanto, parece que a notícia é extremamente nova!!!

  35. Esse mensageiro sempre trazendo notícias incríveis! Parabéns – inclusive pela forma apaixonante e clara como escreve. Obrigado!

    1. A ultima noticia é que novos estudos dizem que o big bang nunca existiu,na verdade ninguem sabe de nada,e muito doque se sabe é escondido porque a igreja não permite que se mostre a verdade,porque jesus e a bíblia são maquinas de fazer dinheiro.

        1. Galileu Galilei concordaria com o amigo marcos…

          O fato é que a Igreja também não sabe como o universo começou, como surgiu a vida… ninguém sabe, a Ciência tem boas teorias, como a do Big-Bang, mas empaca no que haveria antes dele. A Igreja usa dogmas, “respostas prontas” baseadas em lendas criadas por povos antigos que não tinham a menor idéia das respostas corretas e inventavam explicações que aplacavam suas angústias existenciais.

          Talvez nunca venhamos a saber as respostas com certeza, mas vale a pena continuar a busca, muito se aprende com ela.

Comments are closed.