Um mistério brilhante em Ceres

Salvador Nogueira

A espaçonave Dawn, da Nasa, está prestes a chegar ao planeta anão Ceres, maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. E um misterioso ponto brilhante detectado pela sonda, ainda sem explicação concreta do que possa ser, intriga os cientistas.

Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície. (Crédito: Nasa)
Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão, divulgada ontem, revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície do planeta anão. (Crédito: Nasa)

Na verdade, não um. À distância, parecia um só. Mas, conforme a sonda se aproximou mais do astro e obteve novas fotos, ficou claro que são de fato pelo menos dois focos brilhantes, ambos no interior de uma mesma cratera.

“O ponto mais brilhante continua a ser muito pequeno para detalharmos com nossa câmera, mas, apesar de seu tamanho, ele brilha mais que qualquer outra coisa em Ceres. Isso é realmente inesperado e ainda um mistério para nós”, disse Andreas Nathues, pesquisador-chefe da câmera de enquadramento da sonda e cientista do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha. O que será?

De início, imaginava-se que pudessem ser crateras recentes, com gelo exposto em seu interior. Agora, outra hipótese começa a emergir — vulcanismo. Mas não como o da Terra, com magma derretido, mas criovulcanismo, que envolve vulcões que expelem água!

Ceres, por outros dois ângulos, a 46 mil km de distância, fotografado em 19 de fevereiro (Crédito: Nasa)
Ceres, por outros dois ângulos, a 46 mil km de distância, fotografado em 19 de fevereiro (Crédito: Nasa)

Sabemos que Ceres tem grandes quantidades de gelo no subsolo, e o Observatório Espacial Herschel chegou a detectar plumas de vapor d’água emanando do pequeno planeta anão, com cerca de 950 km de diâmetro. Se bobear, o astro pode até ter condições para a existência de vida, se houver fontes de calor capazes de manter a água em estado líquido no subsolo — o que o criovulcanismo, se for confirmado, parece sugerir.

Contudo, ainda é cedo para fazer quaisquer afirmações. Logo saberemos do que se trata, conforme a sonda chegar ainda mais perto — ela está no momento a cerca de 39 mil km de seu destino, o que equivale a apenas um décimo da distância que separa a Terra da Lua.

O empolgante mistério é uma boa medida do quanto estamos entrando em território inexplorado com esta missão. A expectativa é grande para a inserção orbital da Dawn em órbita de Ceres, o que vai acontecer no próximo dia 6.

Fique ligado, pois a primeira grande aventura do ano dos planetas anões está apenas começando. E, em julho, teremos Plutão!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. tãn-tãn-tãn-tãããn…….Será finalmente um ET? Será finalmente uma cápsula espacial abandonada por alguma civilização alienígena? Nada disso. Pura bobagem midiática para entreter os incautos. Na certa, um reles fenômeno geológico fácilmente explicável…

  2. Eu imagino o que seria estes dois pontos brilhantes. São esconcerijos preparadas com o nosso dinheiro roubado pelo PT, para uma futura e próxima fuga de todos os integrantes do partido. Isto vcs. verão no segundo semestre de 2015.

  3. Para por alguma luz , sobre o porque dos gastos em procurar sustentabilidade fora da terrra :
    Daqui a 4.bilhões de anos quando nosso sol começar a morrer Marte poderá ficar dentro da zona habitável. isto quando nosso tornar-se uma anã branca e tiver gastando seus últimos recursos .poderemos viver ainda um bilhão de anos

  4. Vi sobre um buraco negro 12 bilhões de vezes maior que o sol e fiquei interessdo, fui acessar e já tinha saido da página… podeme mandar alguma coisa a respeito?: Obrigado

  5. Olá Salvador! Então, luz refletida apenas em um lugar circunscrito? Estranho! Se for refletida, ela precisa vir de um ponto mais alto. O que intriga é sua restrição a uma determinada área. Precisa saber, também, o tamanho dessa área. Me parece ser mais uma atividade luminosa emanada de um ponto fixo que gerou esta própria luz. O mistério é: o que ou quem gerou esta luz. A teoria do vulcão ou de algum gêiser com gases de efeitos luminosos é provável. Abraços.

  6. Versões da Nasa para isso:

    Oficial : Geyser de Agua, Amonia e silicatos, refletindo a luz solar.

    Secreta / Real : Maquinas mineradoras alienígenas

  7. Salvador, bom dia.

    Poderia ser algum mineral que brilha em contato com a luz? Cristais? Diamantes???? Quem sabe não estejam escondendo a possibilidade de ser algo com grandíssimo valor agregado!!

  8. Entendo que muitas pessoas critiquem os gastos em pesquisas espaciais. Porém, hoje, grande parte da tecnologia que temos no uso do nosso dia-a-dia veio em consequência de pesquisas na área espacial. O que parece sem muito significado hoje, é apenas o começo da geração de conhecimentos que nos ajudarão num futuro não muito distante. Quando chegar esse momento, pelo menos teremos feito o máximo esforço para chegarmos à solução de que a humanidade precisa. Caso não tivéssemos investido em pesquisas científicas como essas, ainda estaríamos na idade da pedra ou estaríamos extintos. O futuro da sobrevivência da humanidade será o espaço. Se chegarmos Lá.

  9. Poderia ser areia q com o calor do impacto do meteoro q fez a cratera e tenha se transformado em vidro. Dependendo da posição de incidência de luz ela pode estar voltando para as lentes da nave. Isso é factível?

  10. É CLARO QUE É O PLANO MINHA CASA MINHA VIDA DA DONA DILMA E ESTA REFLETINDO A LUZ PORQUE ELES ENTREGAM AS CASAS COM CERCA ELÉTRICA. KKKKKK

  11. Seria um “”novo reduto petista” em preparação, para possível debandada do Brasil?
    Percebe ao fundo, lado direito, um artefato minúsculo RED … atentem ao detalhe!…

  12. Prezado Salvador, bom dia.

    A tecnologia que nós humanos possuímos até o presente momento nos permite recursos limitados em termos de exploração, correto? então podemos deduzir que o que conhecemos seria ( bem menor) em termos de comparação á um formigueiro que só conhece os arredores de sua colonia?

  13. Salvador, poderia ser o resultado do impacto de algum corpo celeste (meteorito, cometa) com grande quantidade de metal que acabou se alojando na superfície de Ceres e (talvez) como tempo, literalmente após “baixar a poeira” , ficou aparente esse material? Sabe-se que rochas com grande quantidade de metais facilmente refletem luz.

  14. Enquanto isso, o Programa Espacial Brasileiro já programa uma visita à cidade de Ceres, em Goiás, de ônibus…

  15. Tenho umas fotos tiradas da Lua e constatei dois pontos brilhantes semelhantes ao mostrado na foto acima porém de cor azul e vermelho. Conversei com amigo que é físico e ele disse que se trata-se de efeito Hubble, mesmo assim fiquei na dúvida.

  16. Oi Salvador,

    Me parece que aproximação da Dawn com Ceres é extremamente lenta. Em um mês ela cobriu cerca de 300.000 km. É bem mais lenta até do que naves tripuladas. Por que ocorre ? .Isto tem haver com o tipo de propulsão da Dawn ?

  17. A localização desses pontos brilhantes coincidem com as manchas das imagens antigas de Ceres ? (como as do hubble de 2003-2004), logo que vi as imagens imaginei algo doido como uma camada gigantes de diamantes que foi exposta na cratera após o choque ou algo assim. Abraço

  18. São dois diamantes gigantes… Quem sabe, né? O que restou de um impacto que criou a cratera.

  19. Interessante, mas logo será mais uma teoria, porque se não acontecer “in-loco” uma inserção veicular na superfície de Ceres mais uma teoria fará parte do imenso glossário sideral das agencias espaciais do mundo todo.

  20. Parabéns pelo assunto, Salvador. Estas reportagens, que abrange, notícias de grande conhecimento, sobre o que se passa, fora de nosso sistema solar. Continue nos informando, sobre assuntos de interesse da humanidade.

  21. Lá vamos nós novamente gastar bilhões para mandar um robô cavar, cavar, cavar… esgotar a bateria e encontrar absolutamente nada…. só poeira!

  22. Salvador! Bom dia! Primeiramente parabéns por mais uma matéria com muito conteúdo de fácil entendimento. Porém, tenho uma dúvida, na verdade uma ideia:
    Se há água como dito na matéria em seu interior do planeta anão, é possivel que houvesse a possibilidade ou mecanismos internos (bolsões/cavernas) com a presença de oxigênio? Ou seja, mais ou menos inspirado no conto de Julio Verne. Confesso que não sou especialista no assunto por isso a pergunta e curiosidade.

  23. Olá Salvador,

    Ontem eu vi esta curiosa foto logo depois que Nasa a postou no twitter. O que poderia explicar o tal brilho?

    Repare são dois pontinhos luminosos, não apenas um.

    Há algum tempo astrônomos já haviam cogitado que o planeta anão poderia ter em sua superfície gigantescos geysers que jorrariam água para o espaço sideral.

    Será que este pontinho luminoso fotografado pela sonda Dawn confirmará tal observação? Em breve saberemos.

    No mais, não posso deixar de notar a semelhança de Ceres com a Estrela da Morte. Este pontinho luminoso no cetro de uma cratera esférica seria então o raio da morte.

    Mas tudo em Ceres tem o poder de nos surpreender e a viagem entorno deste curioso corpo celeste está a apenas começando.

    Outras explicações podem surgir, este pontinho poderia ser alguma formação geológica, até mesmo um gigantesco cristal de gelo ou rocha… vai se saber, o que daria uma aura profética à canção Lucy In The Sky With Diamonds dos Beatles.

    E dentre todas as viagens maionese que podemos até mesmo supor, seria a base alienígena, uma estação de mineração ET ou algo do gênero?

    Certo é que a realidade de Ceres já tem o condão de inspirar ótimos filmes de ficção científica.

    Spock com certeza: Fascinante! (a propósito, aproveito o ensejo e desejo uma rápida recuperação para o querido Leonard Nimoy! Uma vida longa e próspera para ele e todos nós, especialmente para ele)

  24. Salvador, qual seria a temperatura no Ceres? com a proximidade do sol, água em estado liquido seria quase impossível, ou não? abraço

    1. Sim, muito longe para água em estado líquido no solo. Ela vai de gelo a gás direto, por sublimação, ali.

  25. Salvador, ótima matéria! Que tal fosse instituída uma ‘bolsa de apostas’ a respeito dos intrigantes pontos?

  26. É bom explicar que estas imagens não foram feitas por telescópios ou por alguma nave próxima ao objeto, mas a milhares de km por câmeras de altíssima resolução, depois foram ampliadas e o brilho saturado, a vista desarmada a luz dificilmente seria percebida.

  27. Obrigado por acrescentar mais uma ao meu conhecimento: CRIOVULCANISMO. Entretanto seria bom lembrar, sempre que possível, que a existência de lençóis subterrâneos de água, num local tão frio, se explicaria pela DITLATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA.Nosso povo conhece Física muito mal.Dou aqui um link bem bom.http://www.infoescola.com/termodinamica/dilatacao-anomala-da-agua/ .Ou seja: lá no fundo camada gelada sobre toda a superfície de Ceres, pode haver água em estado líquido,que eventualmente jorre em erupções hídricas.Em relação à cobertura gelada ela seria muito mais “quente” e se comportaria como erupção do tipo gasoso.É preciso porém ter mais dados em termos de temperatura e pressão na superfície do planeta não para compreender melhor como isto realmente se dá.Ou não se dá.Desde coisas como as “falações ” sobre os famigerados canais de Marte, nunca existentes,é preciso ser cauteloso.

    1. Mas falando sério, esse planeta tomou tanta porrada que nem redondinho ele tá. Olha lá, parece um queijo suíço de tanto impacto recebido. Vai que um asteroide o atingiu com tanta velocidade e adentrou tanto na superfície do planeta que acabou atingindo seu núcleo e supondo que seja um núcleo como o nosso, esse brilho capturado é apenas o calor do magma, capturado pela camera. 🙂

  28. Bom dia!
    O artigo diz que a sonda está a 39.000 km do planeta e que vai orbitá-lo em 6/3 – parece muito pouca distância pra viajar ainda 8 dias. Descupe minha ignorância, mas pergunto: a que velocidade a sonda vai? Ela vai dar uma baita “freada”? É isso?
    PS: Parabéns pelos artigos… gosto muito.

    1. E é pouca distância mesmo. O segredo é aproximar devagarinho, justamente pra não ter de frear na hora de ser capturada em órbita. Coisas de propulsão iônica.

  29. Para mim a NASA já tem uma explicação científica. Se ela não tivesse, não mostraria essa foto. Quando não há uma explicação, a NASA NUNCA deixa uma foto assim ser mostrada publicamente.

  30. Como Ceres é menor que a Lua, a órbita de trabalho deve ser bem baixa, da ordem de 11 Km de altitude ou menos. Tanto Ceres quanto a Lua não têm atmosfera, logo a sonda pode “triscar” o planeta. Salvador, você tem detalhes sobre o tipo de órbita que a sonda terá? Eu acredito que a Nasa vai posicioná-la em órbita geodésica.

  31. Que façam o seguinte, mandem alguém lá para conferir se o homem já foi na lua em 1969 e ele (planeta) está entre Marte e Júpiter então é logo ali para a tecnologia de hoje (sqn)

  32. eu gostaria que estes pontos luminosos fossem alienígenas, e de preferencia “inteligentes” como nos somos, pelo menos julgamos ser! Quem sabe assim as religiões do mundo não evoluem a exemplo do que a ciência faz, em tempo eu acredito em “Deus” mais as religiões que proferem sobre Ele estão ultrapassadas e já a tempo tem que se atualizar para ajudar mais ao invés de matar como muitas fazem (sei que muitos podem pensar o que um ponto luminoso em Ceres tem que haver com Deus, mais sempre misturam essas coisas aqui, e tem outra eu não as separo e não acho que seja necessário).

  33. Poderiam ser luzes de lâmpadas ou algo do gênero… seria mais legal. Se não tivesse ninguém do PT por lá, me mudaria rapidinho.

Comments are closed.