Um mistério brilhante em Ceres

Salvador Nogueira

A espaçonave Dawn, da Nasa, está prestes a chegar ao planeta anão Ceres, maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. E um misterioso ponto brilhante detectado pela sonda, ainda sem explicação concreta do que possa ser, intriga os cientistas.

Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície. (Crédito: Nasa)
Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão, divulgada ontem, revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície do planeta anão. (Crédito: Nasa)

Na verdade, não um. À distância, parecia um só. Mas, conforme a sonda se aproximou mais do astro e obteve novas fotos, ficou claro que são de fato pelo menos dois focos brilhantes, ambos no interior de uma mesma cratera.

“O ponto mais brilhante continua a ser muito pequeno para detalharmos com nossa câmera, mas, apesar de seu tamanho, ele brilha mais que qualquer outra coisa em Ceres. Isso é realmente inesperado e ainda um mistério para nós”, disse Andreas Nathues, pesquisador-chefe da câmera de enquadramento da sonda e cientista do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha. O que será?

De início, imaginava-se que pudessem ser crateras recentes, com gelo exposto em seu interior. Agora, outra hipótese começa a emergir — vulcanismo. Mas não como o da Terra, com magma derretido, mas criovulcanismo, que envolve vulcões que expelem água!

Ceres, por outros dois ângulos, a 46 mil km de distância, fotografado em 19 de fevereiro (Crédito: Nasa)
Ceres, por outros dois ângulos, a 46 mil km de distância, fotografado em 19 de fevereiro (Crédito: Nasa)

Sabemos que Ceres tem grandes quantidades de gelo no subsolo, e o Observatório Espacial Herschel chegou a detectar plumas de vapor d’água emanando do pequeno planeta anão, com cerca de 950 km de diâmetro. Se bobear, o astro pode até ter condições para a existência de vida, se houver fontes de calor capazes de manter a água em estado líquido no subsolo — o que o criovulcanismo, se for confirmado, parece sugerir.

Contudo, ainda é cedo para fazer quaisquer afirmações. Logo saberemos do que se trata, conforme a sonda chegar ainda mais perto — ela está no momento a cerca de 39 mil km de seu destino, o que equivale a apenas um décimo da distância que separa a Terra da Lua.

O empolgante mistério é uma boa medida do quanto estamos entrando em território inexplorado com esta missão. A expectativa é grande para a inserção orbital da Dawn em órbita de Ceres, o que vai acontecer no próximo dia 6.

Fique ligado, pois a primeira grande aventura do ano dos planetas anões está apenas começando. E, em julho, teremos Plutão!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Muito intrigante esses pontos na superfície . É brilhante demais, mesmo para as teorias que estão criando.
    Só uma coisa que acho deprimente nessas últimas missões espaciais é a ausência de cor nas fotos. Tá certo que câmera monocromática permite maior resolução que câmera colorida, mas não dava para colocar nem uma câmerazinha colorida só para matar a curiosidade em relação ao aspecto visual desses corpos, para nós?!

  2. Pode-se imaginar, dada a rotação de Ceres, que não há somente dois pontos brilhantes. Nas fotos que mostram outros ângulos percebe-se indícios do mesmo fenômeno. Talvez, numa maior proximidade, vejamos dezenas ou centenas desses pontos desse provável criovulcanismo. Excelente matéria Salvador, como sempre.

  3. eu acho que seria uma grande base ou possivelmente algo bem alienigena como luzes e varias radiações ah , e vc poderia publicar de marte que acharam estatuas lá

  4. Qual a surpresa? Água, gelo ou algo parecido, E deverá ser visto tamb´m em outras crateras dependendo de sua posição com o Sol.

  5. Salvador, excelente matéria, estou acompanhando . e o que mais me encanta nisto tudo, são as perguntas, e os seus comentários, que são tão valiosos, uma verdadeira aula…Parabéns. estou atenta. Grata.

  6. Estou aguardando uma explicação absolutamente natural para isso, embora de qualquer forma extraordinária.

    Porém, não dá pra não imaginar a NASA anunciando ter encontrado a base dos alienígenas grey, ou um antigo templo da Atlântida, ou uma nave alienígena com o motor avariado, ou que Ceres é o Nibiru, ou………..

  7. Desculpe a minha ignorância do assunto, mas não poderia ser o fragmento de algum “meteorito” q atingiu o planeta?

  8. Intrigante será se esses brilhos forem estações parabólicas observatórias com recepção/transmissão de sinais e a menos ao lado uma geração de energia do tipo solar de alimentação.
    É mais fácil que máquinas ou robôs consigam vencer distâncias astronômicas que envolvem grandes espaços de tempos do que seres com algum tipo de vida orgânica inteligente.

  9. Nos humanos sao tao ruins que nao duvido nada se for nossos amigos extraterrenos da gente querer fazer querra e matar todos, e outra se Deus nao quis que descobri-se NADA ainda,, ficamos buscando coisas que nossas inteligencias ainda nao é capaz de similar

  10. Salvador, permita-me desviar um pouco do assunto:

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150223_brasileira_marte_cc

    A BBC Brasil entrevistou uma brasileira que foi selecionada para integrar o grupo de 100 finalistas do projeto Mars One. Embasbaquei-me.

    1) Ela (e quiçá os fundadores da “iniciativa”) realmente acham que podem fundar uma colônia em marte e começar um processo de terraformação com a tecnologia que temos hoje (!!!);

    2) “Os pré-selecionados para o projeto Mars One vêm de todos os continentes e têm perfis bastante diversos. Além de Sandra, o grupo têm um programador alemão de 36 anos, uma australiana de 45 anos especializada em vendas, uma estudante boliviana de 19 anos e até um polônes que começa sua apresentação dizendo ser ‘um dos primeiros marcianos a chegar ao planeta de vocês'” (!!!!!!!!!!!!!!!!).

    3) “BBC Brasil: O que torna você uma candidata forte para fazer parte da colônia em Marte? […] Quando não há facilidades na sua vida, você acaba desenvolvendo a capacidade de lidar com situações extremas. Acho que eu desenvolvi essa capacidade. Como eu era criança, não conseguia identificar que aquilo era uma situação extrema. Desenvolver coisas, criar ferramentas, era algo perfeitamente natural.”

    Comentário: será que só capacidade de adaptação é suficiente para ir para Marte?!?!??! Acho que a maioria dos brasileiros seria apta, então.

    4) “BBC Brasil: O que você espera de uma vida em Marte?
    Sandra Silva: Acho que vai ser muito divertido! Fazer pesquisa, poder ter experiências que nenhum outro ser humano vai viver.
    O fato de ter que se inserir em um ambiente completamente diferente, onde você terá necessidades completamente distintas das que tem agora, modifica a forma como você raciocina. Espero que inserida no ambiente marciano eu consiga até ser mais criativa. Vai ser fantástico.”

    Comentário: Quero ver alguém achar divertido, mesmo após superadas todas as complexidades técnicas da missão (não acredito que isso ocorra) e da viagem de ida, pousar num planeta completamente hostil à vida humana, onde a gravidade é aproximadamente metade da nossa e a pressão atmosférica é apenas 0.6% a da Terra, com níveis de radiação altíssimos incidindo sobre a superfície. E não para por aí: tempestades de areia que duram meses, temperaturas gélidas, etc. Com a tecnologia que temos hoje, a colônia não duraria muito mais que alguns dias, e há gente que acredita que pode viver lá sossegadamente! Um suicídio coletivo transformado em conto de fadas! 🙁

  11. A curiosidade somente parte do lado de cá para lá, sem reciprocidade…ou haveria supostos sinais ? rs

  12. Boa tarde galera,os pontos iluminados podem ser um fenômeno a ser desvendado mais para min são reflexo dos roubos do mensalão,lava jato,do juiz caso do ex bilionário e também o espelho da Dilma se vendo com o PT numa mina de PRATA e OURO

  13. Agora os PeTralhas vão dizer que, ao contrario do Alckmin, eles foram até Ceres e descobriram a água que irá salvar São Paulo, basta que se vote neles nas próximas eleições. E se não der certo, não conseguirem trazer a água de lá, a culpa certamente terá sido do FHC.

  14. Fico feliz em ver que o UOL tem dado destaque de “capa” às matérias do MS. É algo estimulante, particularmente em época que só se fala de BBB, receita culinária e “dicas de beleza”.

  15. Sei que é muito improvável, mas seria espetacular se a Dawn identificasse que esse ponto é nada mais nada menos que uma base alienígena !!! Seria um sonho realizado ter a certeza de que não estamos sozinhos, o que EU acho óbvio.

    Parabéns Salvador, seu blog é fantástico !

  16. Eu consegui enxergar um boneco (os pontos brilhantes são os olhos) jogando futebol…rs.. o boneco tá até olhando pra bola (que nem é de futebol, é aquela tipo a do Kiko, do Chaves…hehe)

  17. Considerando o ângulo da luz solar vista na foto e a distância da imagem, o brilho visto condiz com luz refletida?

  18. Bela matéria Salvador. Obrigado por seu trabalho e dedicação. Quanto ao que ser ou não ser, ser habitável ou não, prefiro, limitado à minha ínfima consciência, desejar que pelo menos não seja habitável, por uma razão simples: Se o ser humano ainda não aprendeu a cuidar nem da própria casa, acho que ainda não é hora de visitar a casa do vizinho. Abraço a todos e espero que essa luz dupla acenda, pelo menos, nossa consciência do mal que estamos fazendo diariamente ao planeta que habitamos.

  19. Parabéns! Poderia ser qualquer coisa: até uma superfície coberta com cristais de rocha que espelhariam a luz, não?

  20. Não seria alguns fragmentos metálicos de lixo espacial que estão refletindo a luz da estrela mais próxima?

  21. Vamos torcer para ser água pois assim o PT irá criar o Ministério de Ceres mais o IAC (Imposto da Água de Ceres) para que os problemas da seca no Brasil nunca mais existam. É o Pré-Sal da água potável minha gente!!!
    Podiam mandar a Dilma e o Lula para uma viagem de reconhecimento num avião da Virgin Galactic.

    1. Matou a charada! Só pode ser a nova campanha do PT para a eleição do Lula 2018; renasce uma Estrela – Lulalla!!!

  22. Meus caros, nesses tempos canábicos não seriam apenas dois rapazes queimando tranquilamente seus becks enquanto a proibição não chega por lá?

  23. O brilho me parece forte demais pra ser gelo.
    Poderia ser um erro da lente?

    De cara pensei que poderia ser uma sonda de outra civilizacao que se perdeu por ali,… seria muita sorte.

  24. Não seria um deposito de moedas dos

    PTralhas brasileiros ??????????????

    É bem capaz heim , não se surpreendam

  25. Observando a foto maior (a primeira do post) dá pra perceber (mais para a borda esquerda) outros dois pontos mais claros (e outros dois nem tanto) nos fundos das crateras, os quais, me parecem, não brilham para a lente da câmera em razão da posição angular da luz incidente…
    Meu palpite é que sejam realmente gelo.
    Abraços

  26. Essa foto foi tirada a uma distância equivalente a 10% da distância entre Terra e Lua? Economizaram na lente, hein?

  27. Salvador, tem alguma possibilidade do governo ocultar informações, pois eu nunc acreditei que o governo, tem a intenção de informar a mero mortais e primitivos seres algo, ao menos que essa descoberta aparecesse nos olhos das pessoas.

  28. Prezado Salvador,

    Sabe-se o diametro dessa luz? Qual o tamanho do planeta e qual o tamanho das misteriosas luzes em relacao ao mesmo? Me parece bem grande.

    Creio que sabendo essa informacao, ja pode-se eliminar alguns dos rumores.

    Grato.

    1. O planeta anão tem 950 km de diâmetro, mas o tamanho do ponto ainda não pode ser estimado porque ele está “estourando” na foto. É menor do que parece.

Comments are closed.