Um mistério brilhante em Ceres
A espaçonave Dawn, da Nasa, está prestes a chegar ao planeta anão Ceres, maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. E um misterioso ponto brilhante detectado pela sonda, ainda sem explicação concreta do que possa ser, intriga os cientistas.
Na verdade, não um. À distância, parecia um só. Mas, conforme a sonda se aproximou mais do astro e obteve novas fotos, ficou claro que são de fato pelo menos dois focos brilhantes, ambos no interior de uma mesma cratera.
“O ponto mais brilhante continua a ser muito pequeno para detalharmos com nossa câmera, mas, apesar de seu tamanho, ele brilha mais que qualquer outra coisa em Ceres. Isso é realmente inesperado e ainda um mistério para nós”, disse Andreas Nathues, pesquisador-chefe da câmera de enquadramento da sonda e cientista do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha. O que será?
De início, imaginava-se que pudessem ser crateras recentes, com gelo exposto em seu interior. Agora, outra hipótese começa a emergir — vulcanismo. Mas não como o da Terra, com magma derretido, mas criovulcanismo, que envolve vulcões que expelem água!
Sabemos que Ceres tem grandes quantidades de gelo no subsolo, e o Observatório Espacial Herschel chegou a detectar plumas de vapor d’água emanando do pequeno planeta anão, com cerca de 950 km de diâmetro. Se bobear, o astro pode até ter condições para a existência de vida, se houver fontes de calor capazes de manter a água em estado líquido no subsolo — o que o criovulcanismo, se for confirmado, parece sugerir.
Contudo, ainda é cedo para fazer quaisquer afirmações. Logo saberemos do que se trata, conforme a sonda chegar ainda mais perto — ela está no momento a cerca de 39 mil km de seu destino, o que equivale a apenas um décimo da distância que separa a Terra da Lua.
O empolgante mistério é uma boa medida do quanto estamos entrando em território inexplorado com esta missão. A expectativa é grande para a inserção orbital da Dawn em órbita de Ceres, o que vai acontecer no próximo dia 6.
Fique ligado, pois a primeira grande aventura do ano dos planetas anões está apenas começando. E, em julho, teremos Plutão!
É só uma luz no fim do túnel!
adoraria ser uma base alien ,sera que eles aceitariam abrigar os politicos do brasil la como lixo nuclear talvezkkkkkk
Deve ser o escritório da LAVA-JATO, bem loje e quando chegarem lá o dinheiro já estará em outra LUA e ai começa nova corrida para chegar nesta próxima LUA, KKKK.
o planeta terra tem vida sim,sim vida é uma planeta
que esta sendo mal vivido e sem remédios os rios e lagos são suas veias e nos bactéria que usamos seu corpo,só que poluímos seus rios cortamos suas matas que são a formação de rios digo sangue.
Ao não cuidando de nosso planeta polui-nos meios ambientes! somo um viruz tipo aids se acabando com as veias de nosso planeta azul aonde queremos ir se não cuidamos nem de nosso mundo
COMEU MERDA???? SABE DE NADA INOCENTE.
Misterioso é o pentágono de Marte, essas são apenas crateras de ovnis.
caramba…. descobriram a nave dos petistas que foi lá depositar grana desviada da Petrobrás, do BNDES, do BB, da CEF, do estádio do Curintias….etc….
Poderia ser um buraco em chamas esperando uma nave vinda da terra, sendo seus tripulantes único, A Dilma, o Lula, + boa parte dos políticos do Brasil!
Senhores, gosto muito de astronomia, mas não da tempo de colonizar um outro local, é melhor fazer algo para manter o nosso planeta inteiro, começando pelo Brasil, uma presidente que defende traficantes nem poderia mais anda nas ruas, deveria estar presa!
Obviamente é uma base alienígena…
Nada…nada… Iluminação do Ceres Stadiun em teste para possível candidato à Copa….
Deve ser onde o PT escondeu o dinheiro da PETROBRAS.
É o FHC que fugiu do Brasil após escândalo da Petrobrás
Sou totalmente leigo mas um ávido curioso e, por isto, segue meu breve raciocínio e uma pergunta.
Raciocínio: Se existe uma órbita para capturar a sonda, significa então planeta-anão CERES possui gravidade própria. (lembre que sou leigo) – Essa força gravitacional poderia aumentar com o aumento de sua massa em função dos impáctos que ele sofre e esse aumento gravitacional poderia fazer com que mais e mais massa fosse atraida a ele (proveniente do cinturão de asteróides) e ao longo de alguns milhões de anos, ele viesse a se tornar um “planeta não-anão”…
Pergunta: Esa grande massa, não mais distribuida no cinturão de asteróides, mas, concentrada em um único ponto com sua própria gravidade, não poderia bagunçar com as órbitas hoje existentes (hipótese de cenário catastrófico) ou na melhor das hipóteses, começar a arremessar corpos menores do cinturão em todas as direções, incluindo a Terra (pensando bem, isso é tão catatrófico quanto a primeira hipótese)?
Ok, meu texto não tem nada à ver com a matéria publicada, mas assuntos curiosos dão margens à mais curiosidade (eles tem sua própria gravidade).
Eduardo, Ceres responde por cerca de 30% da massa do cinturão de asteroides. E, claro, tem gravidade, embora bem fraca. Menor que a da Lua.
30% ?!?!?! Uau!
Então ele já deve causar bastante movimento em corpos menorres.
Sou engenheiro mecanico e não saco nada de astronomia, mas o assunto me fascina.
Muito obrigado!
Informção registrada.
Um grande abraço a você Salvador Nogueira e a todos os curiosos de plantão.
É tudo culpa do FHC…
Adoro o seu blog.
Boas leituras para quando estou no tédio do trabalho.
Pensei logo em um vulcão olhando a foto.
Espero que dia 6 seja divulgado mais detalhes do que possa ser.
Valeu, Myrian!
Nas ultimas décadas, pesquisas ufológicas (sérias) nos leva em uma direção de mão única, onde mais cedo ou mais tarde teremos como realidade o intercambio com outras civilizações que a meu ver já nos conhecem de longa data. Quem seriam os “anjos” da Biblia, com seus carros “voadores” que soltavam raios e faziam um barulho semelhante ao trovão?
Unicos elementos que nao prescindem de um Deus para existir, eis que sao 1)Tempo, 2)Espaco (vacuo), 3) Ausencia de luz. Alguma combinacao matematica os fizeram comecar tudo, antes do ‘Big Bang’. Poder ate mesmo estes, os responsaveis por criar Deus. Buscas por explicacoes de “pontos brilhantes” so estagnam a busca por respostas que de fato interessam: porque o Universo existe e o que existia antes do Big Bang. Isso e relevante o bastante para gastar-se tempo. “Baboseiras” so atrasam o processo em outros bilhoes de anos.
ESTOU NA FILA PARA SER SELECIONADO!!! CASO HAJA OPORTUNIDADE DE VIAGEM PARA ESTE PLANETA SEM ONUS.
OBRIGADO.
Putz… Esqueci a luz acesa!!
Vixe …. cuidado que se a Dilma for pra lá fudeu …
Com relação a diametro da terra. Qual e tamanho do Ceres, proporcionalmente falando?
Em relação ao Ceres, esse ponto brilhando pode ser um portal ou algo por exemplo uma roxa preciosa que caiu, por que está bem no meio de uma cratera, uma roxa bem preciosa caiu ali, um meteoro de diamante.
Ceres, 950 km. Terra, 12.756 km.
Então Ceres pode ser do tamanho do Brasil ou África? Obrigado pela resposta.
Sim! É relativamente grande!
Qual a massa do Ceres?
Pode ser nova invasão do MST!!!!
Olá Salvador. Se for água, ou gêiser, por que não se observam nuvens, ainda que em pequenas quantidades, na atmosfera de Ceres?
Outra coisa: parece que em outras crateras, observadas à esquerda, têm uma vaga luminosidade em seu centro também.
Porque Ceres não tem atmosfera. No máximo, uma exosfera muito modesta…
São uns etzinhos filmando a sonda com seus celulares.
Já já o vídeo tá no youtube.
ohhh impresionivel, q descoberta, fantastico, wonderful, sem palavras, sera isto a descoberta do seculo, quem sabe do milenio, o investimento de bilhoes esta valendo apena esses cientistas sao incriveis, inacreditavel, estamos salvos isto mudara o mundo q noticia extraordinaria, parabens.
o BRILHO É A GRANA E O OURO QUE O LuLLa e O RESTANTE DA QUADRILHA PETISTA ROUBARAM DO bRASIL
Não é meu perfil alarmar ninguém ou fazer comentários especulativos, infundados ou sensacionalistas, mas com certeza trata-se de uma nova formas de vida, apenas aguardando nossa chegada para mapear nosso DNA e vir á terra para matar todos os seres vivos… Após essa primeira fase, nosso planeta será invadido por outros seres gigantes que sugarão nossos mares e que é o combustível para manter essa luz brilhante… É isso…
Como esse planeta só tem crateras e mais nada, acho que o PT foi criado lá!
Salvador , gosto muito do seu blog , gosto do publico que frequenta e também pela informalidade do mesmo . Fiquei realmente surpreso com este ponto brilhante que pode ser gelo , para ter uma atividade crio-vulcânica acho que teria uma fonte interna de calor , isto me intriga muito , pois Ceres não esta perto de nenhum planeta para ter algum efeito de maré você enxergaria uma outra fonte de calor ?
Decaimento radioativo de minérios no interior dele. É o que teria.
É improvável que haja energia suficiente para tanto. Ceres teria que estar sob o efeito de maré gravitacional, tal qual o satélite Europa, para que seu núcleo fosse aquecido o bastante a fim de manter um oceano subterrâneo. Outra possível fonte de energia seria o calor residual da formação planetária e o decaimento de elementos radioativos, esse último que no caso da Terra responderia por cerca de 50% da energia liberada, conforme um estudo feito por uma equipe internacional de cientistas utilizando o detector KamLand, no Japão. Porém, corpos pouco massivos como Ceres tendem a se resfriarem bem mais rapidamente que aqueles maiores, como a Terra, e já teria perdido a maior parte desse calor depois de quase 5 bilhões de anos de formação de nosso sistema solar.
Márcio A. Silva – físico e astrônomo amador
QUERIDO Salvador! Bom dia! Primeiramente parabéns por mais uma matéria com muito conteúdo de fácil entendimento. Porém, tenho uma dúvida, na verdade uma ideia:
Se há água como dito na matéria em seu interior do planeta anão, é possivel que houvesse a possibilidade ou mecanismos internos (bolsões/cavernas) com a presença de oxigênio? Ou seja, mais ou menos inspirado no conto de Julio Verne. Confesso que não sou especialista no assunto por isso a pergunta e curiosidade.
Acho que não, porque oxigênio precisa de fotossíntese para ser gerado.
Espero que tenhamos novidades a curto prazo…. menos de duas décadas.
Pode ser dinheiro de campanha do PT, escondido lá pro Lula gastar em 2018.
Deixa eu falar a primeira coisa que veio à mente, que pode ser uma bobagem imensa, mas vai sem muita reflexão mesmo: é possível que exista areia de algum tipo conhecido na superfície de um astro desse, e um impacto de asteroide ou outra coisa transforme ela em vidro naturalmente, mas em escala bem maior do que já se viu na Terra?
Este mesmo fenômeno já foi verificado certa vez em uma das missões Apolo à Lua. Se ão não me engano Apolo XII. Até hoje, várias versões foram dadas para estas luzes em uma cratera da nossa Lua.
Salvador, fiquei intrigado com essa imagem (gif http://dawnblog.jpl.nasa.gov/wp-content/uploads/2015/02/Ceres_OpNav3_MPS_sm.gif) que vi no Dawn blog. A luz parece constante mesmo com a rotação de Ceres. Se a luz for refletida ela não deveria mudar conforme a angulação?
Obrigado.
http://dawnblog.jpl.nasa.gov/
Na verdade, o brilho parece mudar (aumentar) um pouco com relação aos primeiros frames, onde o ponto está no limbo…
É água. Pode até ser congelada, mas é água, refletindo luz.
Não poderia ser a jazida de algum metal refletindo a luz?
Acho que vem surpresa por aí…
Impressionante, chegando a beira de nossos rios sentimos o mau cheiro de esgotos, defensivos agrícolas, jogados lá de maneira criminosa. quando abrimos os olhos vemos beira de rios totalmente desmatados, nascentes infestadas de plantações de eucaliptos, assoreamento severo, etc. Enquanto isto, a preocupação maior é em investimento em tecnologia para espiar o quintal do espaço. Será que alguém vai morar lá. Cuide primeiro do seu quintal homem, para depois olhar o dos outros.
pela posição do sol deve ser apenas o reflexo do sol na superfície do gelo ou água
Acredito que Ceres será uma ótima base futura pra os humanos,com todo esse gelo sob a superfície, melhor até do que Marte, pena que falta atmosfera. Sem contar em sua posição estratégica, perto dos planetas rochosos (Marte) e gasosos (Júpiter).
Essa é a cratera de impacto da espaçonave do Prometheus. Ai ai ai… vão acabar libertando os Aliens.
É o monolito de 2001 uma odisséia no espaço srrsrs.
Todas as matérias apresentadas aqui são muito interessantes…O brilho deve se dar a alguns fatores combinados, como a luz do sol refletindo na atmosfera do pequeno planeta. Não dá para ter água em estado líquido a tamanha distância do sol sem outra fonte de calor.
Salvador seu blog é sensacional.
Não seria o Chapolin Colorado?
Só se for o Chapolin Alvo! 🙂
Tenho esperança que futuramente vamos colocar uma base em Ceres, acredito que com todo esse gelo sob a superfície,temos mais possibilidades do que em Marte.
Acredito que a expansão de nosso conhecimento em relação ao que nos cerca, é imprescindível para ultrapassarmos nossas tão impostas limitações. A cada passo que damos explorando o espaço, fica evidente e equilibrada a relação entre a prepotência e ignorância humana. Parabéns por suas publicações.
Vish Maria…Oia, eu num sei nao mai acho que isso ai nao eh vurcao di agua nem di Metanu..isso ai deve di se o monolitu negru dos firme 2001 uma odiceia nus espaco. O Kubrique e o Crarke tavao certus. Agora nois vai evolui pra uma raca superio.
Deveriam gastar bilhões em projetos para ajudar o nosso planeta e resolver os problemas mais básicos, o problema da fome, água, desmatamento e desigualdade social. Quando tudo isso estivesse pelo menos 95% feito, poderíamos pensar em brincar de explorar o universo. Acredito que projetos voltados para o espaço, deveriam focar em alerta de asteroides em colisão com a terra para tomarmos as providências necessárias para evitar tragédias.
A exploração é bem vinda, mas, como de praxe, se algo for encontrado, o tal governo capitalista não ira revelar e provavelmente pode ser uma nova arma militar de guerra, ou seja, o gasto com bilhões não para uma “exploraçãozinha” do espaço.
se houver vida alienígina neste planeta ve se podem levar os integrantes do PT,MASI SEUS MILITANTES E TODOS QUE VOTARAM NELES POR FAVOR.
Minha filha perdeu o aparelho dental. Mantenham-me informado.