Um mistério brilhante em Ceres

Salvador Nogueira

A espaçonave Dawn, da Nasa, está prestes a chegar ao planeta anão Ceres, maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. E um misterioso ponto brilhante detectado pela sonda, ainda sem explicação concreta do que possa ser, intriga os cientistas.

Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície. (Crédito: Nasa)
Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão, divulgada ontem, revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície do planeta anão. (Crédito: Nasa)

Na verdade, não um. À distância, parecia um só. Mas, conforme a sonda se aproximou mais do astro e obteve novas fotos, ficou claro que são de fato pelo menos dois focos brilhantes, ambos no interior de uma mesma cratera.

“O ponto mais brilhante continua a ser muito pequeno para detalharmos com nossa câmera, mas, apesar de seu tamanho, ele brilha mais que qualquer outra coisa em Ceres. Isso é realmente inesperado e ainda um mistério para nós”, disse Andreas Nathues, pesquisador-chefe da câmera de enquadramento da sonda e cientista do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha. O que será?

De início, imaginava-se que pudessem ser crateras recentes, com gelo exposto em seu interior. Agora, outra hipótese começa a emergir — vulcanismo. Mas não como o da Terra, com magma derretido, mas criovulcanismo, que envolve vulcões que expelem água!

Ceres, por outros dois ângulos, a 46 mil km de distância, fotografado em 19 de fevereiro (Crédito: Nasa)
Ceres, por outros dois ângulos, a 46 mil km de distância, fotografado em 19 de fevereiro (Crédito: Nasa)

Sabemos que Ceres tem grandes quantidades de gelo no subsolo, e o Observatório Espacial Herschel chegou a detectar plumas de vapor d’água emanando do pequeno planeta anão, com cerca de 950 km de diâmetro. Se bobear, o astro pode até ter condições para a existência de vida, se houver fontes de calor capazes de manter a água em estado líquido no subsolo — o que o criovulcanismo, se for confirmado, parece sugerir.

Contudo, ainda é cedo para fazer quaisquer afirmações. Logo saberemos do que se trata, conforme a sonda chegar ainda mais perto — ela está no momento a cerca de 39 mil km de seu destino, o que equivale a apenas um décimo da distância que separa a Terra da Lua.

O empolgante mistério é uma boa medida do quanto estamos entrando em território inexplorado com esta missão. A expectativa é grande para a inserção orbital da Dawn em órbita de Ceres, o que vai acontecer no próximo dia 6.

Fique ligado, pois a primeira grande aventura do ano dos planetas anões está apenas começando. E, em julho, teremos Plutão!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Fiz uns simples cálculos.No meu monitor a imagem salva de Ceres aparece com cerca de 16 cmm ou 160 mm.Seu diâmetro real estimado é de 950 km.Então cada milímetro da foto corresponde a 950/160=5,9375 km.A cratera onde as manchas aparecem tem =- 15,5 mm então equivale a uns 92 km lá em Ceres.Quanto as manchas não se pode dizer que o tamanho dos reflexos , na atual resolução, corresponde ao seu real tamanho. Mas vai lá: o maior = 2mm corresponde a cerca de 12 km. O menor com cerca de 1,4mm corresponde a cerca 8 km ou algo mais.Resumindo:
    Ceres =950 diâmetro.
    Cratera=92 km
    Mancha maior=12 km
    Mancha menor=8 km

  2. E aí? Já sabem o que eram os dois pontos brilhantes em Ceres? Já tem imagens mais próximas? A exploração espacial é fascinante, tô curioso para saber o que tem lá…

  3. Olá Salvador… Bom dia !!!! Parabéns pelo Blog…. Show de bola !!!
    Se é um tipo de vulcão que expele água, não teria que ter formado um lago ou algo parecido?, e se tivesse formado seria possível ver desta distancia?, ou a água evapora antes de voltar a cair na superfície?

  4. Nossa…olha quanta marca de pedrada… hmmm… mas isso “certeza” é agua !!! manda todos os nossos politicos pra morarem lá ! 😉

  5. Salvador, gosto muito do seu blog e dentro do possível sempre acompanho.

    Uma dúvida e pergunta recorrente.
    Poderia / haveria possibilidade dessa luz refletida (pelo que já falaram) ser de alguma sujeira espacial (placas, módulos) de nossa própria civilização e missões espaciais, que se desgarrou no espaço e acabou caindo no planetóide?

    Parabéns novamente.

  6. Bom Dia Salvador Nogueira,

    Queria tirar uma dúvida com você que manja do assunto, mas não tem a ver com essa sua postagem.

    Como é feita a reivindicação de uma descoberta? suponhamos que alguém descubra um novo cometa, talvez do outro lado do planeta alguém também o descobriu, como saber quem foi o primeiro, e como um observador amador poderia reivindicar? Obrigado.

  7. Me passou pela cabeça que pode ser um criovulcão ou criogêiser localizado mais para a borda da cratera, que foi ativado pelo impacto (o ponto menor) e cujas emissões deslizam até o fundo da cratera, onde se acumulam.

    Vamos aguardar imagens mais próximas.

  8. Para nós espíritas, é certeza a existência de extraterrestres habitando a estrela Capela na Constelação do Cocheiro. Inclusive, há alguns milênios, vários desses espíritos reencarnaram aqui na terra formando povos como os egípcios, por exemplo. Espíritas brasileiros renomados, já enviaram correspondência aos centistas que estudam as estrelas e deixaram pra lá. Sabem de nada, esses inocentes.

    1. o eterno desejo de imortalidade da humanidade não passa de sonho, deuses, se existirem, nos ignoram, e a imortalidade não é dada porque cultuamos deuses.

      não existem espíritos ou fantasmas e deuses. Já vi gente alegando que tinha visto uma sombra numa gravação de vídeo à noite e que tal fato seria um espírito andando nos corredores. Quando fui ver e testar, o espírito, como dizem, ficou com medo, daí percebi que era uma mariposa atraída pela luz da lâmpada, vai ver que ela tentava idolatrar algum deus inventado… coitada.

      inventar mentiras é fácil, quando verificamos com a mente aberta pela Ciência, os deuses fogem.

      1. Interessante ver a evolução dos mitos religiosos… Não muito tempo atrás havia gente que se comunicava com espíritos de marcianos ou até com marcianos mesmo. Como nos últimos 50 anos acharam vida inteligente em Marte e descobriram que estrelas ter planetas é algo comum, aparecem os que falam com espíritos que habitam esses outros sistemas estelares.

        A Astrologia segue a mesma evolução. Há milênios, apenas 5 planetas, o Sol e a Lua vagavam pelo céu visível, então só eles determinavam os destinos dos homens. Quando se descobriram Urano e Plutão, eles passaram, milagrosamente, a fazer parte das “cartas astrológicas”… E assim segue a humanidade.

    2. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!! Por isso que a religião deve se meter somente nos assuntos referentes a religião. Alegar que existem extraterrestres morando em estrelas, onde todos sabemos que devido às altas temperaturas é impossível a existência de qualquer tipo de vida, microbiana que seja, é algo do maior absurdo. Por isso que a religião, em sua grande maioria (principalmente o espiritismo) habita as mentes daqueles que expulsaram a lógica e a razão.

    3. Astrônomos, radioastrônomos, cosmólogos, exobiólogos e astrofísicos devem estar mesmo muito preocupados em contatar espíritos que vivem em Capela…

  9. Provavelmente seja uma marca de impacto na superfície do planeta, como a capa superior é bastante castigada pelos ventos solares fica bem mais escura que seu interior, assim sendo com o impacto o sub-solo ficou exposto mostrando a real cor do proto-planeta, o fato de estar tão brilhante se deve ao fato de haver uma compensação de exposição para fotografar algo bem mais escuro que a parte exposta assim sendo, a área mais clara se mostra muito brilhante!!! Minha opinião!!! kkk

    1. A fonte de luz na primeira foto está vindo da esquerda, para fazer tamanhã reflexão precisaria de ter um relevo brilhante com ângulo de aproximadamente 45º, porém o local onde está o brilho é uma cratera, provavelmente causado por algum impacto, dificilmente teria essa inclinação. O brilho vem exatamente do meio de uma cratera, o que demonstra que provavelmente o objeto que reflete pode ter sido o causador da cratera. Acredito que seja algum material metalico e torço para ser uma espaço nave rsrsrs

  10. Fico pasmo com tantos comentários inúteis acerca de política… o brasileiro esta com m… até o pescoço e fica fazendo graça. Com relação as imagens não notei os pontos brilhantes nas outras fotos se fosse energia emanada apareceriam como um feixe de lanterna… acredito que é apenas reflexo de luz solar!

    1. Mas o que é que reflete a luz solar é que é o mistério! A neve tem um albedo de 90% (o solo lunar tem um albedo de 0,11%, para comparação).

      (Albedo é a percentagem de luz que um corpo reflete)

  11. Impacto recente de um meteorito formado/constituído por liga de metal ou um pixel da câmera com defeito.

    1. Têm muitas imagens mostrando esse ponto brilhante, não creio ser um defeito das câmeras da nave). Com certeza análises espectroscópias vão mostrar melhor do que se trata. E fotos mais próximas podem confirmar ou desmentir a existência desse ponto. Aguardamos com vívida curiosidade! 🙂

  12. Boa noite, Salvador!

    Há algum tempo que acompanho seu blog, curto demais seus artigos e vez ou outra dou muitas gargalhadas com os comentários que leio!
    Mas a respeito desse brilho tenho uma pergunta: à distância que foi fotografada, a potência da emissão deve ser enorme (a não ser que fosse uma emissão concentrada de luz, o que é improvável – mas no fundo torço para que seja, heheheeh). É possível que um reflexo no gelo seja capturado numa fotografia tirada de tamanha distância?

    1. Gelo é um dos materiais mais reflexivos que tem. É branco! A luz do Sol batendo no gelo poderia aparecer clara assim.

      1. Sabe…

        Eu fico torcendo para que fosse uma sonda alienígena.

        Mas… Se fosse… Certamente iriam dizer que seria outra coisa…

  13. Se nos guiarmos pelos vários relatos e provas físicas – fotos e videos de ovnis, mensalmente anunciados e periciados por experts do ramo, evidentemente esses pontos brilhantes tem haver com outras formas de vida inteligente. Um detalhe chama atenção: só o brilho maior apresentada na foto tem entre 3-4 mm, a 46mil km de altura!! Ora, qual o tamanho real disso, dessa estrutura in situ? Teria de fazer os cálculos….centenas de metros? Até quando vamos resistir a ideia de que outros seres existem e nos visitam há milhares de anos. Assim como foi um choque quando Galileu provou pela ciência que era a Terra que girava ao redor do Sol e não o contrário; hoje muitos ostentam que todo um universo de bilhões de estrelas foram criados para somente os seres humanos! E muitos se chocarão quando “eles” fizerem os primeiros contatos olhos-nos-olhos; e ai não mais como a igreja enveredou queimar pessoas por discordarem do status quo daquela época; mas teremos atualmente que queimar vários livros e reescrever toda uma história…para choque, desconforto e pânico de muitos….

    1. não viaja no Star Trek, seres com tecnologia para viagens interplanetárias vão nos ignorar e evitar contato. Só para ter uma noção, é sorte não haver vida em Marte porque iríamos contaminá-la e extermina-la com nossos robozinhos enviados. Europa é uma lua que impõe desafios tecnológicos e espero que não mandem sondas perfuradoras para lá, não é nosso direito matar seres inferiores ao contaminarmos um habitat por conta da nossa ganância pelo conhecimento.

      já matamos muito de nossa fauna e flora.

      não leve Star Trek a sério, seres superiores têm mais coisas para estudar do que nossa civilização, certamente sabem que há grande chance de haver vida por aqui, mas para eles é mais importante encontrar formas de imortalidade do que dar um “oi” pra galera.

  14. Se confirmarem algo mais interessante em Ceres, Incluirei esse planeta anão no meu mobile do Sistema Solar.

    Se Encélado figurar positivo aos nossos olhos, terei de incluir outra órbita noutro brinquedo.

    … água no feijão que chegou mais um.

    Ruy Ney

  15. Boa noite Salvador!

    Acompanho a um bom tempo seu blog aqui, curto muito ler as considerações aqui dispostas! E dou boas risadas com muitos comentários que aparecem! kkkkk
    Mas tenho uma pergunta, à essa distância, qual seria a potência necessária dessa fonte de luz para que a sonda capturasse sua emissão? Penso que (a não ser que seja LASER, o que não acredito – mas torço, hehehehhe) devido à emissão não ser direcionada, a potência deva ser muito alta!

    Abração e continue a sua saga!

  16. Desculpem a baixa assiduidade e a demora na aprovação dos comentários hoje. Passei o dia todo fora em gravação e só pude fazer isso, na correria, agora. Abraços!

  17. Não seria um novo diamante que “não quebre” como os da novela da Globo? Seja o que for, afetará a população mundial em 0,000000001%. No mundo da ciência terá sempre a repercussão devida.

  18. Na verdade esse brilho vai surpreender os americanos, ele é muito mais que um vulcão que expele água, para ter esse brilho bem forte deve ser algo bem energético que não se conseguiria com a reflexão da luz. Os americanos não iriam enviar a sonda só pra ver um simples brilho, com certeza vai ser algo surpreendente, e uma nova concepção de energia, radiativa com certeza!

    1. Na verdade eles ja pretendiam enviar a sonda. só quando a sonda chegou perto do planeta que eles viram a misteriosa ”luz”…O possivel motivo de enviarem a sonda é que no planeta exista muita agua e as chances de vida são consideraveis……

  19. Provavelmente é alguém do PT que pra se esconder do Lava a jato viajou pra lá para armar um contra ataque e comunizar o planeta anão antes dos americanos. Com certeza os PTralhas estão envolvidos!

    1. Qualquer espaço,mesmo aqueles destinados à ciência do Universo ,são invadidos por seres de pouca inteligência,português sofrível, sem o senso do ridículo,e
      o pior de tudo ,se acham críticos,mas não passam de papagaios da mídia.

    2. PESSOAL QUE POSTOU COMENTARIOS SOBRE POLITICA, O ASSUNTO AQUI É SÉRIO, NÃO HÁ TEMPO NEM INTERESSE EM IDIOTICES.

    3. O cara lê uma matéria de astronomia e comenta sobre o PT. Nem Freud explica essa obsessão dos comentaristas coxinhas em culpar o PT por todos os problemas do universo…

  20. Não sei o que é, mas duvido que qualquer agência espacial ou governo que saiba ou suspeite de algum contato alienígena vai divulgar isso.
    Se considerarmos a evolução histórica da humanidade, há apenas 80 anos descobrimos Plutão, há 20 anos percebemos os primeiros planetas extra-solares e ainda há pesquisadores que sustentam haver outros grandes planetas habitando a região da nuvem de Oort ( embora seja apenas especulação, parece fato aceito pela comunidade científica que algo perturba a órbita das rochas existentes naquela região ) …. Parece muito provável que há muitas coisas ainda que não sabemos e certamente, não vão divulgar “ao vivo” …

    1. Desculpe-me, mas, são duas coisas: realmente não se sabe tudo, estamos engatinhando na exploração espacial e ninguém procura algo para escondê-lo depois. É mais fácil não procurar, se não se quer achar.

      A NASA divulga todas as suas missões desde a fase de planejamento até a conclusão. Tem um app muito bom dela em que você pode ler bastante coisa sobre todas as missões.

  21. De acordo com a estrutura do planeta supoe-se que debaixo existe gelo e agua,provavelmente em estado solido.O impacto de um asteroide poderia deixar a superficie exposta e refletir a luz.Acho que estão esperando muita coisa e não vai ser nada.
    ESTA É MIHNA PERGUNTA ISTO SERIA POSSIVELO,OQUE VC ACHA?

    1. Sim, poderia. Essa era a primeira hipótese. E ainda pode ser verdadeira, mas começaram a falar de criovulcanismo já, então desconfio que cratera não seja mais a favorita.

      1. Impossível ser uma reflexão, pois uma reflexão direta só é vista pelo mesmo ângulo da superfície no sentido oposto da fonte de luz, que neste caso está quase atrás do planeta, para que fosse uma reflexão o Sol deveria estar atrás da espaçonave.
        Creio fortemente que este é um efeito de Lens Flare, nada mais que isto…

        1. Não é lens flare. Já foi visto em múltiplas imagens durante a aproximação nas últimas semanas.

        2. Marcelo, você está enganado quanto à posição do Sol. Para haver uma reflexão detectada pela câmera, o Sol tem que estar do mesmo lado da câmera: a luz vai do Sol a Ceres, reflete e vai de Ceres à nave.

          Experimente num espelho de casa.

          Se o Sol estivesse atrás da nave, a luz estaria atravessando o planetóide, aí ou ele é transparente ou é um buraco que o atravessa reto por inteiro.

  22. Muuuito interessante e intrigante!
    Se precisarem de algum brasileiro (a) para ir até Ceres eu me candidato!!!

  23. Ceres e’ muito pequeno pra ter esse tipo de atividade geologica interna por si mesmo, sem a interferencia gravitacional de um corpo celeste maior.

    Eu nao acredito que Jupiter esteja perto o suficiente para causar esse tipo de efeito. Realmente um misterio a ser elucidado pela sonda.

  24. …eu só fico imaginando: foi descoberto em 1801… e só agora está chegando algo pra saber mais… aaafff que desperdício de tempo!!!! 214 anos depois… foi o tempo suficiente para os humanos acabarem com o planeta terra… é isso???? e ninguém pensar na água por exemplo??? agora ficam procurando outros lugares pora sairem da terra… espero que nunca consigam… que fiquem até a morte nesse planeta…
    kkkk

      1. Não necessariamente. Existe gravidade em Marte e Vênus, porém não tem mais água (ao menos não em estado líquido).

    1. Que comentário sofrível!!!! Total falta de noção e de gramática. Favor retornar ao ginásio. Obrigado.

  25. Olá Salvador,

    Descobri sua Coluna agora! Sensacional! Sou alucinado por novos conhecimentos e, desde muito cedo, intrigado com os mistérios que o Universo esconde. Temos histórias para bons livros de ficção aqui no seu blog. Parabéns pelo artigos e pela atenção dispensada aos leitores.

    Abraços,

    Fábio

  26. Da mesma forma que vemos Ceres com a sonda a esta distância, como um possível aliegínea veria a terra da mesma diatância? Brilhante ou escura?

    1. A 46 mil km? Não sei se daria para ver as luzes das cidades, não. Com superexposição, acho que sim. De resto, daria pra distinguir os continentes, os oceanos e as nuvens.

  27. Salvador! Seria possivel que no interior do planeta Anão, um bolsão que existisse oxigênio ou pelo menos condições para? No estilo “Viagem ao centro da Terra”?

    Um abraço.

  28. Tenho 3 coisas a dizer sobre o fato:
    1 – é o piano do Eike refletindo o sol
    2- detesto ironia
    3 – odeio listas

  29. Salvador, existem pontos luminosos assim em algum outro lugar do sistema solar ou do universo? Ou essa é a primeira vez que se deparam com esse tipo de situação?

  30. Salvador, usando uma regra de 3 baseando no tamanho do planeta anão e no tamanho apenas do brilho da esquerda cheguei a conclusão de que o emissor desse brilho possui aproximadamente 30km, não seria um tamanho muito grande para uma atividade vulcânica ou criovulcânica que seja?

    1. Difícil calcular o tamanho porque ele está “estourado” na imagem. Ainda não deu pra distinguir o objeto que gera o brilho.

  31. Imagens tiradas de uma rotação em 2003 e 2004 pelo Hubble mostraram um ponto branco enigmático, cuja natureza é desconhecida

  32. Pelo ângulo de visão seja provavelmente algo refletivo como um vidro na cratera, formado pela alta temperatura causado pelo choque com a superfície arenosa…

Comments are closed.