Adeus ao herói da geração geek
O ator Leonard Nimoy, eternizado por sua interpretação do sr. Spock, personagem da série “Jornada nas Estrelas”, morreu nesta sexta (27), aos 83 anos. Diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica, ele foi diversas vezes levado ao hospital às pressas nos últimos meses. A última foi no dia 19, que o levou a ser internado com fortes dores no peito. Mas ele estava em sua casa, em Los Angeles, quando morreu.
Foi impossível não derramar lágrimas ao saber da notícia. Nimoy cativou milhões com sua inesquecível interpretação de Spock, um personagem que ele ajudou a construir e eternizar, desde 1964, quando o primeiro piloto da série foi produzido, até a mais recente produção, dirigida por J.J. Abrams e lançada em 2013.
Nimoy deixou um legado incrível. Muitos cientistas e astronautas que hoje participam de missões espaciais descobriram sua vocação ao assistir às aventuras de “Jornada nas Estrelas”. É um personagem que antecipou em décadas a noção de que ser inteligente, nerd mesmo, podia ser interessante — hoje, depois de séries como “The Big Bang Theory”, ninguém mais questiona.
Isso sem falar no ser humano incrível que sempre demonstrou ser, não só com seus colegas atores (chegou a ameaçar se demitir quando cogitaram dispensar coadjuvantes do elenco da série, para a produção de um desenho animado) como com todos que tiveram a chance de ter contato com ele. Spock era vulcano, mas Nimoy sempre representou o melhor que há no ser humano.
Meu momento especial com ele foi em 2003, quando o ator esteve no Brasil para uma convenção. Consegui uma entrevista exclusiva com ele para a Folha, dias antes, por telefone, o que causou certo incômodo ao estúdio e aos organizadores. Afinal, não só usei meus contatos trekkers para fazer o pedido diretamente à secretária dele, sem passar pela “via-sacra” das assessorias de comunicação, como elas haviam prometido uma exclusiva para outro veículo de comunicação.
O primeiro choque foi quando ele retornou a ligação, na hora combinada. Eu atendi o telefone e ele pediu por mim. Eu, naturalmente, já sabia quem era. Meu lado fã gritava desesperadamente. “O sr. Spock acaba de me telefonar!” Por fora, claro, mantive (tanto quanto consegui) a serenidade e fizemos uma ótima entrevista.
Fiquei muito contente com ela, pois fiz uma pergunta entrelaçando ciência e ficção científica que Nimoy disse jamais ter ouvido antes. Você entrevista uma lenda viva e faz uma pergunta inédita! Eu já estava no sétimo céu trekker e pronto para aguardar na fila para pegar seu autógrafo dali a alguns dias, em São Paulo, quando Nimoy me deu uma terceira alegria. Durante sua apresentação aos fãs, no palco, ele mencionou a minha entrevista! Foi incrível.
E esse era Nimoy. Por menores que fossem os detalhes, ele sempre se mostrava atento aos outros e tratava a todos com respeito e delicadeza. Sem a arrogância de tantas estrelas de cinema. Não por acaso hoje é um dia triste para tanta gente, inclusive para mim.
A luz de Nimoy, contudo, é como a das estrelas mais distantes no espaço sideral, que ele tanto ajudou a explorar na ficção. Os astros que a originaram podem há muito ter desaparecido, mas sua luz continua a vagar pelo cosmos, inspirando pessoas do outro lado da galáxia a aprender mais sobre o Universo. O homem se vai, mas a lenda fica.
Vida longa e próspera, sr. Spock.
Vi essa frase em outro lugar e achei legal reproduzir: “Ele não morreu, a Enterprise lá do céu que o teleportou de volta”.
Ou no lugar de transportar, igual aquele episódio que ele faleceu em prol de todos e devido ao projeto nova gênese retornou ao nosso convívio.
De certo vai deixar saudades, porém, mesmo se teletransportando para onde nossos olhos não conseguirá mais vê-lo, fica a última lição: cuidar da nossa saúde neste século, pois a males que ainda não têm cura.
triste,,,,sempre gostei de assistir os filmes do jornada nas estrelas especialmente com ele que eternizou seu personagem ,,,isso é para poucos….
Muito triste fez parte da minha adolescência Jornada nas Estrelas, sr. Spock meio humano e meio vulcão. As series de hoje em dia não chegam aos pé da jornada. Vida longa e próspera, sr. Spock…………….
Salvador boa tarde , estive nesta convenção tb e foi uns dos dias mais emocionantes para nós fã incondicionais de Jornada nas Estrelas excelente pessoa e um ser humano(Vulcano) de 1º….gd perda
Os personagens de Star Treek fizeram parte da vida de muitos adolescentes e com seus debates éticos entre outros, contribuiram para a formação de caráter de muitos jovens. Nimoy, (Spok) fará muita falta pra todos nós.
Partiu para sua própria Jornada nas Estrelas.
Eu vi a matéria como se Leonard, fosse um parente proximo. Sim chorei, pois me lembro bem quando assistia aos Reprises de TOS na TV. Realmente o personagem de Leonard marcou muita gente. Spock era aquele irmão com quem você gostaria de ficar implicado por ser o Sabichão (como Kirk fazia), Muitas vezes incompreensível em suas atitudes que para muitos era calculista (como Mccoy muitas vezes falava) mas na verdade era um personagem que todos queríamos ser. Sou um daqueles que hoje se sou programador teve um toque de Spock. Sim, me sinto terrivelmente triste e tbm feliz pois ele permanecerá por um longo tempo em nossas memorias. Vida Longa e Próspera _\\//
Grande ator e ser humano também, fez parte da minha infância e de muita gente também, sentiremos sua falta spock e Nimoy.
Conhece bem o caminho do Céu.
Fez parte da minha infância também, lamento muito por este acontecimento, um dos poucos atores que não ficou pendurado na fama. Deixa saudade pelo trabalho e pelo seu comportamento fora das telas.
Vida longa e próspera!!!
A repercussão da passagem de Leonard Nimoy fala por si só.
Se eu pudesse ter 1 % do impacto deste homem sobre a Terra em que vivemos, poderia me considerar um homem realizado.
Vá em paz Leonard Nimoy, obrigado por tudo o que fez por Star Trek e pelos fãs.
Será sempre lembrado.
triste mesmo, saber que agora não teremos ele na telas nos próximos filmes, pois mesmo tendo aparecido tão pouco nos 2 últimos filmes dirigidos por jj abrans, deu um requinte a mais e fez com que o filme ficasse especial, ele era o ideal de qualquer que aspirada ser admirado tão somente pela inteligencia e lógica imbatível. Deixará saudades…
Uma referencia de toda uma geração. Deixa saudades. Voltou para vulcano. Live long and prosper.
Fiquei muito triste com o falecimento do Leonard Nimoy. Assisti ao primeiro filme onde ele aparecia no Star Trek – como robô que sorria! (e depois foi refeito o referido trecho). Posso dizer que sendo deficiente auditivo e com problema de visão parcial, mas engenheiro civil e analista de sistemas, devo muito ao seriado – e ao Spock. Meu pai me contava alguns detalhes dos episódios, quando criança, e depois ia dormir, apaixonado pro ele e pela “lógica”, sonhando em ser como ele ou Kirk… Cresci lendo tudo que era sci-fi e procurando livros e filmes com legenda, principalmente da Star Trek. E também adorando séries como “The Big Bang Theory”, com legendas, muito hilário, onde às vezes, copiava a “lógica lado humorístico” à la Spock… Ao meu ver, a melhor atuação dele como Spock foi no quarto longa metragem, “De Volta para a casa”, onde tem vários diálogos hilários com Dr. McCoy, Kirk e a bióloga… Descanse em paz, Leonard Nimoy, foi um símbolo e uma excelente pessoa, pois era filantropo também. Nunca será esquecida sua pessoa e seus trabalhos.
He’s dead, Jim! ;(
É… como diria aquela canção do Cazuza !nossos heróis já morreram…”. Isso não pode ser mudado. A diferença é que alguns dos que passaram pela vida aqui na terra realmente fizeram a diferença e jamais serão esquecidos.
O “Sr. Spock” segue o “Dr. MacCoy” e o “Sr Scott” que também já´se foram. Que pena. A não “trekie” esta de luto.
Que dia triste este, e que artigo pungente e apropriado, Salvador. Espelha a perda que todos os que cresceram recebendo as melhores influências do personagem e da pessoa devem estar sentindo hoje. Obrigado.
o melhor e maior ator de todos os tempos na ficção que ja assisti, ainda hoje revejo todos os episodios de jornada nas estrelas
vida longa e prospera a todos
“- O que é este quadro na parede?” / “- Ele representa um antigo mito humano, a Queda do Paraíso, Valeris.” / “Mas por que você o mantém em seus aposentos?” / “Ele é um lembrete de que todas as coisas chegam ao fim.” (Dialólogo entre a “aprendiz” vulcana Valeris e Spock, em “Star Trek VI: A Terra Desconhecida”)
VIDA LONGA E PROSPERA, NA SUA VIAGEM ALEM DOS DOMÍNIOS TERRENOS.
VAI EM PAZ, SPOCK, O HOMEM MORRE, NASCE O PERSONAGEM PARA SEMPRE.
R.I.P.
Personagem fundamental em meu crescimento pessoal.
Matéria SENSACIONAL ! Parabéns pelo texto !
saudades Sr. Spock….
que tristeza, o sr. Spock fez parte da minha infancia e absolutamente da historia do cinema, meus parabéns, descanse e fique com Deus !! te aplaudo de pé !!!!
Parabéns Sr Nimoy , cumpriu com Maestria dando Vida ao seu grande Personagem SPOCK. Jamais esqueceremos. Com certeza já esta entre as estrelas onde nenhum Homem jamais esteve.
Vida Longa e Próspera |V|/
“A vida é como um jardim. Podem ter momentos perfeitos, mas não preservados, exceto na memória” (“Vida e longa e próspera”, saudação de “Jornada nas estrelas”).
Uma singela homenagem ao homem que fez da sua interpretação pessoal, deu vida ao um personagem de ficção mais que o vai eternizar em sua morte. Morre o artista mais nunca mais vamos nos esquecer de voce SPOCK .
Realmente, difícil não chorar, acabei de ler a reportagem com lagrimas, … fez parte de minha adolescência
Bela homenagem Salvador Nogueira.
O personagem é meu ídolo, porém não conhecia seu lado humano.
Spock não descansará em paz, audaciosamente continuará indo onde nenhum homem jamais esteve.
Sou fã ardorosa desse Homem incrível, ainda mais do que do próprio personagem que ilustrou muitos dos meus sonhos de ser astronauta e viver “na fronteira final…”
Vai-se com Nimoy uma parte dos meus afetos, da minha adolescência e sobretudo, da grandeza desse ator que marcou gerações.
Descanse em Paz, Nimoy, o Espaço te aguarda de braços abertos.
Realmente uma grande perda que Deus o tenha.
Muito bom, Salvador . Somos feitos de poeira estelar , do pó viemos e ao pó retornaremos.
Vida Longa e Próspera ! A necessidade de muitos sobrepõe ‘a necesside de poucos ou de um !
Eis que Mr. Spock parte para sua última “jornada nas estrelas”. Descanse em paz, Leonard Nimoy!
Hoje e um dia muito triste para todos que gostam de jornada nas estrelas. O sinal de vida longa e prospera agora e eterno.
Foi se uma lenda. Admiro muito Leonard Nimoy. Spock fez parte de minha infância e juventude. Vida longa ele terá nas nossas memórias.
O trio capitão Kirk, dr. Spock e dr. Mccoy eram com se fossem os Beatles para mim. Infelizmente hoje perdemos mais um membro do grupo. Perda irreparável para o universo geek e para todos que gostam de arte.
Descanse em paz Leonard Nimoy!
Por cauda da influencia, que considero muito positiva, de personagens como Spock, estudei eletrônica.
Mais do que um personagem de ficção como tantos outros Nimoy, através de Spock, nos apresentou um bandeira de honestidade, verdade, ética, competência e dedicação. Tudo o que o ser humano, muitas vezes, não é. Se seguíssemos esse tipo de exemplo certamente moraríamos em um planeta e um pais muito diferentes do que estão aí.
Somos legiões de fãs tristes nesse momento.
Spock você foi onde não podemos alcançá-lo, mas imagino que agora você está viajando pelo universo, com suas orelhas pontudas, admirando novas estrelas e pensando consigo: fascinating…
Que saudade…
lamentável…. qdo criança ele era meu “marido” rsrs carinhosamente….. coisas de criança… amava o seriado, não perdíamos um, sempre o admirei e sempre o terei em meu coração… descanse em paz.
Foi ele (Nimoy) que terminou o filme “Star Trek” de J.J. Abrams com a frase ” O espaço, a fronteira final. . .” É indescritível a emoção de ter ouvido aquelas palavras. Paz e prosperidade.
descanse em paz senhor Spock. desde pequeno, sempre admirei o personagem, bom saber que o ator era tao bacana quanto.
Live long and prosper!
\\//_
;( Eterno Sr, Spock 🙂
Bonito. DEP, Spock.
Gostaria de deixar aqui meu agradecimento bela belíssima homenagem prestada ao nosso inesquecível personagem Sr. Spook, pois se tive uma infância tão rica foi por conta de seu personagem que me encantava com sua inteligência e cumplicidade quando se tratava de sua amizade com o Capitão Kirk. Realmente, o mundo trekker hoje perde um ícone mas seu legado fantástico sempre estará guardado em cada um de seus fãs.
Spock viajou em dobra espacial e certamente muitas galaxias se candidataram para recebê-lo.
VIDA LONGA E PRÓSPERA DR. SPOCK..
Indo aonde nenhum homem jamais esteve!!!!
Fã número um.Maior personagem da minha geração!
Vixi…Tá quase virando pó , também. rsrsrs. Brincadeirinha.
idiota se não gosta , pelo menos respeite
Realmente uma pena….
Pois é Salvador, Armstrong, Nimoy, e tantos outros. Parece que só não morre político brasileiro, adquiriram vida eterna, paga pelos contribuintes, of course. Vida longa e próspera, Sr. Spock.
ser fã é uma coisa inexplicável, triste pra caramba, morreu uma parte de mim tambem, fez parte da minha infancia . Fique com Deus !!!
Acho que é isso mesmo, Jordão, como se morresse uma parte da infância junto. Diferentemente do Salvador jamais tive oportunidade de interagir com ele, mas é como se fosse um amigo próximo que se foi.
Ficará para sempre o exemplo de integridade e racionalidade de seu personagem, um dos maiores ícones culturais do século XX. Jornada nas Estrelas inspirou muitas crianças a buscarem uma carreira científica ou tecnológica, e mesmo cientistas famosos se dizem grandes fãs da série e do Sr. Spock, e acho que Nimoy sabia claramente da contribuição que enorme que ele deu para isso. Foi uma vida longa e próspera. Obrigado, Spock!