Adeus ao herói da geração geek

Salvador Nogueira

O ator Leonard Nimoy, eternizado por sua interpretação do sr. Spock, personagem da série “Jornada nas Estrelas”, morreu nesta sexta (27), aos 83 anos. Diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica, ele foi diversas vezes levado ao hospital às pressas nos últimos meses. A última foi no dia 19, que o levou a ser internado com fortes dores no peito. Mas ele estava em sua casa, em Los Angeles, quando morreu.

color_nimoy_headshot

Foi impossível não derramar lágrimas ao saber da notícia. Nimoy cativou milhões com sua inesquecível interpretação de Spock, um personagem que ele ajudou a construir e eternizar, desde 1964, quando o primeiro piloto da série foi produzido, até a mais recente produção, dirigida por J.J. Abrams e lançada em 2013.

Nimoy deixou um legado incrível. Muitos cientistas e astronautas que hoje participam de missões espaciais descobriram sua vocação ao assistir às aventuras de “Jornada nas Estrelas”. É um personagem que antecipou em décadas a noção de que ser inteligente, nerd mesmo, podia ser interessante — hoje, depois de séries como “The Big Bang Theory”, ninguém mais questiona.

Isso sem falar no ser humano incrível que sempre demonstrou ser, não só com seus colegas atores (chegou a ameaçar se demitir quando cogitaram dispensar coadjuvantes do elenco da série, para a produção de um desenho animado) como com todos que tiveram a chance de ter contato com ele. Spock era vulcano, mas Nimoy sempre representou o melhor que há no ser humano.

Meu momento especial com ele foi em 2003, quando o ator esteve no Brasil para uma convenção. Consegui uma entrevista exclusiva com ele para a Folha, dias antes, por telefone, o que causou certo incômodo ao estúdio e aos organizadores. Afinal, não só usei meus contatos trekkers para fazer o pedido diretamente à secretária dele, sem passar pela “via-sacra” das assessorias de comunicação, como elas haviam prometido uma exclusiva para outro veículo de comunicação.

O primeiro choque foi quando ele retornou a ligação, na hora combinada. Eu atendi o telefone e ele pediu por mim. Eu, naturalmente, já sabia quem era. Meu lado fã gritava desesperadamente. “O sr. Spock acaba de me telefonar!” Por fora, claro, mantive (tanto quanto consegui) a serenidade e fizemos uma ótima entrevista.

Fiquei muito contente com ela, pois fiz uma pergunta entrelaçando ciência e ficção científica que Nimoy disse jamais ter ouvido antes. Você entrevista uma lenda viva e faz uma pergunta inédita! Eu já estava no sétimo céu trekker e pronto para aguardar na fila para pegar seu autógrafo dali a alguns dias, em São Paulo, quando Nimoy me deu uma terceira alegria. Durante sua apresentação aos fãs, no palco, ele mencionou a minha entrevista! Foi incrível.

E esse era Nimoy. Por menores que fossem os detalhes, ele sempre se mostrava atento aos outros e tratava a todos com respeito e delicadeza. Sem a arrogância de tantas estrelas de cinema. Não por acaso hoje é um dia triste para tanta gente, inclusive para mim.

A luz de Nimoy, contudo, é como a das estrelas mais distantes no espaço sideral, que ele tanto ajudou a explorar na ficção. Os astros que a originaram podem há muito ter desaparecido, mas sua luz continua a vagar pelo cosmos, inspirando pessoas do outro lado da galáxia a aprender mais sobre o Universo. O homem se vai, mas a lenda fica.

Vida longa e próspera, sr. Spock.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Já com quase cinquenta anos, mas até hoje vejo algo impactante, levanto a sobrancelha (apenas uma) e digo – “FASCINANTE!”.

    Abraço a todos os fãs…

  2. Salvador,

    Como membro da Frota Estelar também estava nesta inesquecível convenção no Anhembi.
    leonard Nimoy foi o coração e a alma da maior e mais influente série de ficção cientifica de todos os tempos!
    Mesmo tendo outras atividades, e, algumas vezes tentando mostrar que não “apenas” o Sr. Spok, ele sempre demonstrou muito carinho pela série e pelos fãs.
    Francamente prefiro não pensar em sua morte, apenas nas emoções que nos proporcionou .
    Vida eterna ao seu espírito e próspera!!!!

  3. Quanto mais assisto e olha que são poucas vezes me encanto mais e mais com o Sr. Spock. Muito do personagem estava no excelente ator. Vida longa ao Sr. Spock.

  4. Na ficção, como Spock teve vida longa, enfrentando os perigos e mistérios do espaço com Kirk e depois ainda ajudando Piccard (da nova geração) fazer a paz entre romulanos e a “Federação”.
    Como Leonard, uma vida não tão longa, mas que deixa órfãos aqueles que ainda sonhavam em vê-lo como Spock nas telas, com sua lógica perfeita. Spock sempre me inspirou a ver as coisas de maneira mais prática e objetiva, tentando viver a vida de maneira mais lógica e racional (sem exagerar, não quero ser Vulcano..).
    Vá em paz, alcançou a eternidade na memória de todos fãs e com certeza na memória dos que ainda virão a se tornar fãs.

  5. Como é bom termos herois, apesar do sentimento da perda, nos sentimos felizes por ter conhecido as peripercias daquele grupo. Voce tera vida longa em minha memoria e isso é muito logico.

  6. Ahhh…esqueci de parabenizar pelo seu belíssimo texto.
    Parabéns!!
    Você foi um privilegiado em ter conhecido o SPOCK.
    Fiquei com uma pontinha de inveja….devo admitir.
    Grande Perda….fiquei muitoooo triste….outro dia mesmo, li que ele estava mal….que pena
    Certas pessoas deveriam ser ETERNAS!

  7. No filme a Ira de Khan, Spock era capitão e Kirk almirante, mas durante os conflitos Kirk tem que assumir a capitania da Enterprise. Então se dirige aos aposentos de Spock, seu amigo, para lhe falar a respeito. Encontra Spock em meditação e no decorrer da conversa Spock diz.- Jim , você esta partindo de uma premissa falsa.Eu não tenho ego que possa ser magoado.- Não achei o dialogo na internet, mas é como me lembro.Outra frase do personagem:”As necessidades de muitos sobrepõem-se às necessidades de poucos… Ou a de um só”.Sei que provavelmente não foi Nimoy que criou estas frases, mas estão em minha mente e meu coração inextricavelmente ligadas a ele como homem e não ao personagem.Como nota de rodapé vale comentar ainda:Que tremenda carência de exemplos sofremos que temos que garimpar na ficção científica para achar algum.

  8. Grande perda para todas as pessoas de bem, e que cresceram assistindo os episódios dessa maravilhosa série. Agora mesmo, se tivesse em algum lugar, assistiria, com certeza!
    Fique bem Sr Nimoy.
    Vida Longa e Próspera SPOCK
    Vá brilhar junto com as estrelas do Céu.

  9. Estou com 46 anos, mas carrego até hoje a forte influência do Dr. Spock. Ainda hoje, quando encontro algo impactante, levanto apenas uma das sobrancelhas e digo: “FASCINANTE!”.

    Abraço a todos os fãs…

  10. Não poderia nesse momento deixar de comentar algo. Querido amigo e confidente Sr. Spock, continuamos nossa jornada indo aonde jamais estivemos. Vá e descanse em paz nos encontraremos novamente certamente.

  11. É pessoal, mais um “imorrível” que nos deixa! Mas, como diz um comentário acima, fiquemos triste não, voltou para Vulcano. Siga em paz, Sr. Spock e obrigado por todas as lições que nos ensinou.

  12. Isso também é “lógico”, só não o é, ficarmos órfãos!!! A eternidade é longa e próspera então, até breve SPOCK ! ! !

  13. Uma lenda que se vai deixando muitos orfaos. Descanse em paz porque sempre lembraremos de seu legado

  14. Meu sonho de adolescente era ter a inteligência do Senhor Spock.Escolhi minha carreira – Analista de Sistemas – pensando no personagem. O ator morreu mas o personagem continua vivo.

  15. Como é bom ser fã, ser apaixonado por algo e, neste momento triste. ..Triste?- poder exprimir com muitas lágrimas por alguém que teve muita importância e serviu com bom exemplo a ser seguido Ainda mais sabendo que ele foi fora das telas um grande sujeito. Obrigado por tudo cara!

  16. Que dia triste! Estive na convenção de 2003 e não me canso de ver o vídeo. Muito do que sou na vida, devo a esse homem…. os estudos, caráter, honra… Nos, trekkers, somos os únicos no mundo que lamentaremos, pela segunda vez, a morte de uma mesma pessoa…. Vida longa e próspera!!

  17. Fiquei muito triste com a noticia, ele fez parte da minha infância e adolescência. Grandes gênios deveriam ser imortais. Deus o abençoe.

  18. Ao saber da morte do grande Leonardo Nimoy me dei conta da realidade por trás da ficção que projetou Spock como um ícone do universo da ficção científica, que a todo instante insiste em se tornar verdadeira em nossas mentes, tamanha a vontade de que realmente fosse verdade tudo aquilo de vemos na série e nos filmes da franquia Star Trek.

    Vá Spock! Onde jamais a humanidade esteve.

    Daqui, continuamos a admirar as estrelas e sonhar com a possibilidade de visitá-las.

  19. Fui influenciado a raciocinar usando a lógica e me tornei analista de sistemas.
    Meu Muito obrigado ao Sr. Nimoy que de alguma forma direcionou meus caminhos na minha jornada.

  20. O ator Leonard Nimoy era tão sensível que ele mesmo “inventou” o gesto que marcou o personagem Spock . Uma vez ele disse que aquele gesto significa o nome de Deus, YHVH.
    Obrigado sr. Nimoy pelo excelente trabalho que marcou tantas vidas.

  21. Deixa um enorme buraco negro em nossa memória afetiva. Que tenha uma excelente e próspera jornada!

  22. Caro Salvador.
    Obrigado por traduzir tão bem um sentimento que é mutuo.
    Não tenho palavras…
    Mas tem uma frase dita por Spock em “Jornada Nas Estrelas – A Terra desconhecida” que cabe bem aqui.
    “A Lógica é o princípio e não o fim”.
    Nimoy ultrapassou a fronteira final e seu legado como Spock é imortal.

  23. Jamais me esqueço dos episódios marcantes dessa série histórica. Sr. Spock, Dr. Magro e Capitão James T. Kirk, para sempre serão lembrados pois deixaram muitos exemplos que sempre é possivel se chegar a uma solução. Vida próspera e longa Sr. Spock, que continue suas viagens estelares agora, no plano espiritual

  24. Hoje a noite irei rever o “Where No Man Has Gone Before” , em homenagem ao grande Herói Spock / Leonard !

    Life longer and Prosper!!

  25. Sem palavras para expressar minha tristeza pelo falecimento desse grande ser humano e grande ator, fez parte da minha infância,como gostava de ouvi lo falar “Fascinante e isso é ilógico” levantando as sobrancelhas, sentirei sua falta Mr.Spock e Leonard Nimoy.

  26. ESTOU VENDO ESTA NOTICIA AGORA, REALMENTE NÃO E UM DIA BOM PRA MIM, UM POUCO DO QUE TODOS COMENTARAM

  27. Fico muito triste dele ter morrido, pois é um ícone da minha infância, mas por outro lado, feliz, por ter a alegria de viver na mesma época na qual viveu Leonard Nimoy.. as futuras gerações de fãs da série terão o novo Spock como ídolo, mas Nimoy sempre será o mestre, que nos observa, de lugares onde nenhum homem jamais esteve… Um dia chego lá..

  28. Excelente seriado Jornadas nas Estrelas, tenho muita saudades, personagens marcantes principalmente de Spock e Capitão Kirk, que obra de ficção muito a frente de seu tempo.

  29. Realmente este grande homem nos fará uma imensa falta. Não apenas pela atuação em Jornada nas estrelas mas em todos os trabalhos que ele fez, deixando milhares de entusiastas, mexendo com imaginação das pessoas e até, por certa forma, as influenciando profissionalmente.
    Vida Longa e Próspera Embaixador Spock.

  30. Eu era fã do meio-vulcano (ou meio-humano) Spock. Quando conheci o ator, fiquei fã do 100% humano Nimoy. LLAP.

  31. pô ! esse cara não era humano, acho que realmente ele era de outro planeta, que DEUS tenha um lugarzinho bem gostoso reservado perto dele que ele mereceu ;

  32. Ao que me lembre, Spock na verdade era apenas 50% vulcano e o interessante é que ele trilhava essa fina fronteira entre a emocão e a lógica. “Lógica”, na verdade, significa “decisão educada”; lógica sem elementos não é lógica, mas silogismo.
    À Fronteira Final agora! RIP

Comments are closed.