Adeus ao herói da geração geek

Salvador Nogueira

O ator Leonard Nimoy, eternizado por sua interpretação do sr. Spock, personagem da série “Jornada nas Estrelas”, morreu nesta sexta (27), aos 83 anos. Diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica, ele foi diversas vezes levado ao hospital às pressas nos últimos meses. A última foi no dia 19, que o levou a ser internado com fortes dores no peito. Mas ele estava em sua casa, em Los Angeles, quando morreu.

color_nimoy_headshot

Foi impossível não derramar lágrimas ao saber da notícia. Nimoy cativou milhões com sua inesquecível interpretação de Spock, um personagem que ele ajudou a construir e eternizar, desde 1964, quando o primeiro piloto da série foi produzido, até a mais recente produção, dirigida por J.J. Abrams e lançada em 2013.

Nimoy deixou um legado incrível. Muitos cientistas e astronautas que hoje participam de missões espaciais descobriram sua vocação ao assistir às aventuras de “Jornada nas Estrelas”. É um personagem que antecipou em décadas a noção de que ser inteligente, nerd mesmo, podia ser interessante — hoje, depois de séries como “The Big Bang Theory”, ninguém mais questiona.

Isso sem falar no ser humano incrível que sempre demonstrou ser, não só com seus colegas atores (chegou a ameaçar se demitir quando cogitaram dispensar coadjuvantes do elenco da série, para a produção de um desenho animado) como com todos que tiveram a chance de ter contato com ele. Spock era vulcano, mas Nimoy sempre representou o melhor que há no ser humano.

Meu momento especial com ele foi em 2003, quando o ator esteve no Brasil para uma convenção. Consegui uma entrevista exclusiva com ele para a Folha, dias antes, por telefone, o que causou certo incômodo ao estúdio e aos organizadores. Afinal, não só usei meus contatos trekkers para fazer o pedido diretamente à secretária dele, sem passar pela “via-sacra” das assessorias de comunicação, como elas haviam prometido uma exclusiva para outro veículo de comunicação.

O primeiro choque foi quando ele retornou a ligação, na hora combinada. Eu atendi o telefone e ele pediu por mim. Eu, naturalmente, já sabia quem era. Meu lado fã gritava desesperadamente. “O sr. Spock acaba de me telefonar!” Por fora, claro, mantive (tanto quanto consegui) a serenidade e fizemos uma ótima entrevista.

Fiquei muito contente com ela, pois fiz uma pergunta entrelaçando ciência e ficção científica que Nimoy disse jamais ter ouvido antes. Você entrevista uma lenda viva e faz uma pergunta inédita! Eu já estava no sétimo céu trekker e pronto para aguardar na fila para pegar seu autógrafo dali a alguns dias, em São Paulo, quando Nimoy me deu uma terceira alegria. Durante sua apresentação aos fãs, no palco, ele mencionou a minha entrevista! Foi incrível.

E esse era Nimoy. Por menores que fossem os detalhes, ele sempre se mostrava atento aos outros e tratava a todos com respeito e delicadeza. Sem a arrogância de tantas estrelas de cinema. Não por acaso hoje é um dia triste para tanta gente, inclusive para mim.

A luz de Nimoy, contudo, é como a das estrelas mais distantes no espaço sideral, que ele tanto ajudou a explorar na ficção. Os astros que a originaram podem há muito ter desaparecido, mas sua luz continua a vagar pelo cosmos, inspirando pessoas do outro lado da galáxia a aprender mais sobre o Universo. O homem se vai, mas a lenda fica.

Vida longa e próspera, sr. Spock.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Parabéns Salvador Nogueira.
    Com tantos textos de pessoas que nasceram ontem é bom ver um texto de uma pessoa que viu a coisa toda em tempo real.
    Nós fãs “vivemos” Jornada nas Estrelas. Eu também cumprimentei o Nimoy em 2003 lá no Anhembi.
    Vida eterna e próspera.

    1. Eu também estive lá no Anhembi em 2003 e tive o privilégio de ver ao vivo aquele que interpretou tão bem um dos personagens mais marcantes na minha juventude. Todos nos fãs de Star Trek sentimos a perda de Leonard Nimoy como a de alguém muito próximo que esteve conosco durante tantos anos. Descanse em paz e obrigado por ter nos da Spock.

  2. UMA NOVA ESTRELA SURGIU NAS NEBULOSAS E GALAXIAS COM UMA LUZ SURPREENDENTEMENTE NUNCA VISTA IRRADIANDO UMA BELEZA INFINITA.
    E ELA É CHAMADA L.SPOCK N.
    VIDA LONGA A LEONARD NIMOY.

  3. se foi minha infancia minha jornada nas estrelas onde eu me espelhei, voce agora meu heroi esta onde nenhum homem teve que e a jornada espiritual. onde esta voce esta no reino do ceu, porque voce passou esta coisa pra gente aqui na terra. beijos do teu fa.

  4. O que dizer? Não tenho nem palavras para descrever o vazio que senti quando soube da morte desse cara incrível.. Para mim o Mr Spock era imortal,e parando pra pensar ele realmente é. Nimoy conseguiu marcar várias gerações e não duvido nada que a saudação vulcana será presente no futuro.

    1. O interessante é que foi Leonard Nimoy quem criou essa saudação, baseada, segundo diz, na cultura judaica. 🙂

  5. Humano, demasiadamente humano esse Sr. Spock.
    Sinto a perda de um tempo que chega ao fim. É uma nova dimensão da vida, sem uma referência que ajudou a compor o meu imaginário coletivo, junto com tantos seres humanos que viajaram juntos em tantas galaxias.

  6. O que dizer, quando alguém que nunca conheci pessoalmente, me leva aos prantos e me deixa praticamente inconsolável por tantas horas…é como se parte da minha infância, da minha própria vida tivesse sido tirado de mim. Passei, passo e provavelmente passarei boa parte da minha vida, vendo, ouvindo e admirando, o espaço, a fronteira final e viajando com a Enterprise, sua tripulação e com o Sr. Spock, o qual pra minha alegria este com certeza nunca ira morrer.

    one to beam up!

  7. Salvador, seu texto foi magistral, Uma bela homenagem.
    Quando li a noticia, desabei de tristeza.
    Hoje vou beber ate cair.

  8. foi um grande ator que conseguiu eternizar um personagem marcante, ao que já vi foi também um excelente pessoa.

    é uma pena que nossa realidade não é a mesma de Star Trek, nosso futuro é incerto e há muita gente preocupada em religiosidade xiita dando dinamite para criança explodir pessoas inocentes. Religião e seus deuses, até quando?

    mas as boas pessoas sempre nos deixam.

  9. Nem sei o que escrever, muito triste a notícia. Mas não é um belo sonho que ele deixou para nós que amamos a imensidão do Universo e as estrelas? Vá em paz para onde nenhum homem jamais esteve…
    Obrigado por tudo Spock.

  10. Com meus 56 anos de vida vi muito astros de primeira linha morrer, este HOMEM, ah ELE é diferente, mistura de ator com impressionista, quem não ficava vidrado quando a Enterprise estava sendo atacada e o escudo de defesa (os famosos DEFLETORES) estava pra ser rompido, lá esta Sr. Spock falando com o Oficial de comunicações Nyota Uhura mandar uma mensagem a Frota Estrelar, logo depois falava com o Pavel Andreyevich Chekov que é seu Navegador, Oficial Tático e traçar uma rota de fuga, mas o Sr Spock la testa sem um pingo de suor.
    Que mais falar dele O QUE MAIS, so nos resta agora ver alguns capítulos e rememorar tudo que o Sr Spock junto com os Tripulantes da Enterprise nos davam, nos levando juntos nas suas aventuras ……
    DATA ESTELAR 1513.1
    NOSSA POSIÇÃO, ÓRBITA DO PLANETA M-113. A BORDO DA ENTERPRISE, SR. SPOCK, TEMPORARIAMENTE NO COMANDO. NO PLANETA, RUÍNAS DE UMA CIVILIZAÇÃO ANTIGA E DESAPARECIDA HÁ MUITO TEMPO. O MÉDICO DA NAVE MCCOY, O TRIPULANTE DARNELL E EU SOMOS TELETRANSPORTADOS À SUPERFÍCIE DO PLANETA. NOSSA MISSÃO: EXAMES MÉDICOS DE ROTINA NO ARQUEÓLOGO ROBERT CRATER E EM SUA ESPOSA NANCY. SERIA ROTINA, NÃO FOSSE O FATO DE QUE NANCY CRATER É UMA MULHER IMPORTANTE NO PASSADO DO DR. MCCOY.

  11. Vida longa Sr Spock!
    Spock foi um elfo que, devido a suas orelhas pontudas, foi convidado a fazer parte do Star Trek. Ele é o oficial de ciências da nave, e, como tal, é seu dever ficar olhando no visor até alguma coisa acontecer. Também faz parte de sua obrigação falar coisas como “Fascinante” ou “Isto é ilógico” quando ele encontra qualquer coisa. Ele é extremamente forte e, para ele, basta dar um toque em um inimigo para ele morrer. Ele possui poderes telepáticos, devido à conveniência de roteiro. Spock é conhecido como Stone Face pelo Capitão Kirk, já que a face maquiada e brilhante de Spock fica estática 99,99% do tempo.

    1. Eu também assistia quando era criança, minha família se reunia na sala à noite. Eu sabia todos os episódios de cor! Tenho uma maquete da Enterprise aqui na minha bancada do computador… Nimoy fundiu-se com seu personagem e deixou um legado de admiradores, audaciosamente chegando onde nenhum homem jamais esteve.

  12. Salvador, eu também não consegui deixar de derramar lágrimas. Descanse em paz Sr. Spock, obrigado pela inspiração que nos deixou! Vida longa e próspera!

  13. Vamos envelhecendo e ficando sózinhos. nossos heróis se vão, um a um. Spock foi meu companheirão de infância e adolescência
    vou sentir saudades

    1. Sem comentar a enorme influência que teve nas vidas profissionais de tantos, assim como eu. Ser inteligente e dedicado passou a ser bem visto. Obrigado Leonard.

  14. SALVADOR,

    Parabéns pelo texto,
    Parabéns pela linda homenagem ao Sr. Spock.
    ” O homem se vai, mas a lenda fica.”

  15. Muito bonito e emocionante seu texto Salvador. Você resumiu o sentimento de muita gente sobre o ator e o personagem que ficará durante muito tempo na imaginação dos fãs de Star Trek. Hoje quando vejo as imagens de aproximação das sondas Dawn e New Horizons dos planetas Ceres e Plutão é impossível não lembrar de cenas similares da série quando a Enterprise se aproximava de algum planeta alienígena.

  16. falou tudo, ele realmente era único em muitos aspectos, ficara em minhas lembranças…e na historia do cinema.

  17. Linda homenagem, sou geração Treck, tenho 60 anos e minha vida é uma eterna lembrança desse personagem e pessoa que no meu ponto de vista levava a série com uma classe e perspicácia de um Vulcano.
    Criação magnífica de Gene Roddenberry e ator perfeito!! Saudades!! Vida longa e próspera sr. Spock.

  18. Me lembrei do Sheldon frustrado por ter encomendado o poster do Spock e ter recebido o Zachary Quinto ao invés do Leonard Nimoy rs

  19. Já era fã de Nimoy (apesar da pouca idade), sempre assistia Star Trek, logo me apaixonei por “The Big Bang Theory”.. hoje diria que Sheldon Cooper está inconsolável. Muito triste mesmo, realmente só a carne que se foi, mas o legado desse cara e a sua obra brilhante vão permanecer! “Life Longer and Prosper Sr. Spock.” 🙁

  20. Prezado Salvador, sou mais velho que você (tenho 55 anos), e cresci assistindo a “Jornada”, da qual Spock, na minha opinião, sempre foi o astro maior. Agradeço pelo seu belíssimo texto homenageando o grande Nimoy/Spock. Um texto à altura do grande ator e do ser humano que nos deixa hoje.

  21. Putz, que legal teu texto Salvador…
    É como você disse, ele inspirou milhares de profissionais ligados a ciências e tecnologia a serem o que são hoje.
    Chorei com a notícia… É, primeiro foi o Magro, depois o queridíssimo Scotty e agora nada menos que o Sr. Spock, só espero que as novas gerações ainda se arrepiem (assim como eu) toda vez que ouvirem a frase: “Audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve!”

  22. Sem duvida Nimoy foi muito importante na nossa juventude, com grande contribuição para nossa visão sobre princípios humanos. Digno também seria lembrar os primeiros autores da serie, como James Blish, que escreveram estes roteiros

  23. Cara, quando eu soube deu ate lagrima nos olhos. Tenho 57 anos e assisti toda a serie original de 1966 a 1968. Uma lastima. Adeus Sr. Spock e obrigado por tantos bons momentos que nos deste.

  24. Salvador, o projeto inicial foi idealizado em 1964, mas o primeiro filme piloto, “The Cage”, foi exibido em 1965. A série regular, que se iniciou com o episódio “Where No Man Has Gone Before”, foi ao ar em 1966.

    1. The Cage foi filmado no fim de 1964. Where No Man em 1965. E a produção regular, com a estréia, aconteceu em 1966. 😉

    2. “The Cage” foi rejeitado pela emissora, não gostaram de ver uma mulher em posição de comando e não gostaram do Sr. Spock!

      Gene Rodenberry fez novo piloto, sem a mulher no comando, mas insistiu com o Sr. Spock. Conseguiu convencê-los e o episódio “The Cage”, um dos melhores da série, senão o melhor, foi apresentado mais tarde, como “flashback” (recordação) num episódio em que Spock era julgado por desobedecer ordens e levar seu velho capitão para aquele planeta.

  25. NA ÚLTIMA VEZ QUE ESTEVE NO BRASIL, SPOCK, QUERO DIZER NIMOY, FOI CONVIDADO PARA SER ENTREVISTADO POR JÔ SOARES.
    ELE FOI. INFELIZMENTE.
    EU COMO TREKKIE MILITANTE ESPERAVA UMA ENTREVISTA COM UM MINIMO DE INTELIGÊNCIA POR PARTE DE JÔ SOARES.
    NÃO HOUVE.
    ACHO QUE ATÉ NIMOY ESTRANHOU.
    ENTREVISTINHA VAGABUNDA, SEM NENHUMA PERGUNTA INTERESSANTE, NEM SOBRE “STAR TREK”.
    AINDA BEM QUE VOCÊ, SALVADOR NOGUEIRA, O ENTREVISTOU, AINDA QUE PELO TELEFONE.
    PARABÉNS !! E TOMARA QUE AS T.V.s VOLTEM A PASSAR A SÉRIE CLÁSSICA, REMASTERIZADA, COMO JÁ VÍ EM ALGUMAS MADRUGADAS. O VISUAL DA “ENTERPRISE” E O ESPAÇO SIDERAL E DOS PLANETAS FICOU MUITO BONITO.
    MELHOR QUE OS EFETIOS ESPECIAIS DOS FILMES MODERNOS.
    “STAR TREK” FOI/É A MELHOR SÉRIE DE T.V. DE TODOS OS TEMPOS.
    UMA LÁGRIMA PARA LEONARD NIMOY.
    VIDA LONGA E PRÓSPERA PARA O SENHOR SPOCK !!

    1. Também achei bem fraca mesmo, já vi o Jô Soares entrevistar um gari com perguntas mais inteligentes do que as que ele fez ao Nimoy!

      1. Pessoal aí falando do Nimoy no Jo Soares: o Jô é um cara erudito e eu esperava que se identificasse com personagens intelectuais como Spock ou Sherlock Holmes. Mas se vocês leram seu livro “O Xangô de Baker Street”, é justamente o contrário: ele desce a lenha no pobre Sherlock, a começar desfazendo o mito de que fosse um detetive genial, mas sim um adivinho trapalhão kkkk

        Espero que ele não publique um livro sobre Spock rs

        1. O JÔ SOARES UM “CARA ERUDITO” ??
          O “PONTO” NO OUVIDO DURANTE AS ENTREVISTAS É QUE ERA ERUDITO. O FALECIDO MAX NUNES É QUEM FALAVA TUDO PRO JÔ SOARES, NO “PONTO” E O JÔ LEVAVA A FAMA. SE SE QUER MEDIR ERUDIÇÃO PELO “PONTO”(DO MAX NUNES) OU POR FALAR MAL DE SHERLOCK HOLMES…O SONHO DE JÔ SOARES É ENTRAR PARA A TUMBA FARAÔNICA DE MITOS PARALISANTES CHAMADO “ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS”. POR ISSO ESCREVEU TANTA BESTEIRA.
          JÔ SOARES ERA — ERA — CONTRA O PT.
          MAS, COMO JÔ SOARES QUER FAZER UM NOVO FILMECO E PRECISA DA APROVAÇÃO DO GOVERNO DO PT, COMEÇOU A AMACIAR AS CRÍTICIAS AO PT…OS ELOGIOS E DEFESAS VÃO COMEÇAR JÁ, JÁ.
          SOU FÃ DO SPOCK. S-P-O-C-K. DESDE CRIANCINHA. MAS SEUS LIVROS, MELHOR DIZENDO, DE NIMOY, SÃO UM LIXO, SEM ASPAS. EM MATÉRIA DE LITERATURA NIMOY E JÔ SOARES DISPUTAM UM PÁREO DÚRO.
          NÃO CONFUNDIR NIMOY COM SPOCK.
          ELE MESMO ESCREVEU “EU NÃO SOU SPOCK”, DEPOIS “EU SOU SPOCK”.
          ILÓGICO…

  26. Impossível compreender a extensão desta morte ou reduzir o seu significado em palavras. Espero que o elo mental deixado por Spock em McCoy, em Star Trek II, seja o mesmo que Nimoy tenha deixado a todos os Trekkers de ontem, de hoje e aos que ainda vão ser, para que continue vivo, em nossas lembranças, no momento que alguém reveja algum filme ou episódio destes eternos 50 anos de Star Trek….Vida Longa e Prospera \\//!

  27. A geração que teve a honra de ter pessoas tão abençoadas como a nossa, perde hoje com a morte do Sr Nimoy, más nunca deixará de crescer porque alem da vida longa e próspera, o Sr Nimoy conseguiu fazer com que todos nós de alguma forma nos tornássemos cientistas em nossas áreas, seja estudando, seja criando, seja conhecendo..!
    Mr Spock, obrigado!!!

  28. O espírito de Leonard Nimoy foi encontrar-se com o do Jonathan Harris, o Sr Spock está agora junto ao Doutor Smith.
    Vida Longa e Próspera a esses dois ícones das melhores séries de Ficção Científica da década de 1960! Perdidos no Espaço e Jornada nas Estrelas

  29. Sem comentários. Uns de meus maiores ídolos na infância. Vida longa e próspera Sr. Spock. Aos que tiveram a honra de poder assistir a entretenimento de qualidade… fica a tristeza.

  30. No episódio Mirror Mirror, Kirk fala para Spock que ele era um homem íntegro nos dois mundos. Realmente Leonard foi um homem íntegro em seus dois mundos……na vida humana e na “vida” Vulcana.

  31. Definitivamente era um mundo melhor onde humanidade era uma palavra ampla e STAR TREK uma visão do progresso e da divisão impossíveis. Isso é fato e inconteste. Ficam as memórias e porque não minha coleção de vídeos aonde ainda é possível acreditar que algo possa dar certo. Enquanto a memória e a humanidade existis a vida será longa e se as lições forem minimamente aprendidas próspera!

  32. A fronteira final… Audaciosamente indo…
    Onde todos iremos um dia!

    Estou triste, mas ao mesmo tempo feliz de ser conteporâneo ao grande ator e personagem.

    Vida eterna e próspera Mr. Spock

  33. “Necessidade de muitos superam a necessidade de poucos”. Frase tão simples, mas pouco entendida até hoje.

    Sr. Spock, vida longa e próspera.

    1. Eu a uso diuturnamente e não sou entendido é nisso que transformamos o mundo A minha necessidade é absoluta … PERDEU BACANA!

Comments are closed.