5 provas de que o Big Bang ocorreu
Não se deixe enganar: o Big Bang é um fato consumado. Aconteceu mesmo. Tudo que vemos hoje no Universo observável é resultado dele. Mas não pense você que foi fácil para a comunidade científica aceitar essa ideia, gestada e aprimorada durante quase um século. Ela só foi devidamente assimilada depois que muitas evidências, obtidas de modo independente, a confirmaram, de forma conclusiva. Hoje, o Mensageiro Sideral apresenta cinco provas que acabarão com todas as suas dúvidas.
Antes, contudo, é importante definir exatamente o que foi o Big Bang. A teoria, apelidada assim justamente por um de seus antigos adversários, sugere que tudo que vemos hoje no Universo já esteve, no passado, reunido numa região muito compacta, extremamente densa e muito quente. E isso inclui o próprio espaço! O Big Bang não é uma explosão convencional, em que a matéria se espalha de um ponto central para regiões circundantes. Ele é mais parecido com o inflar de um balão. Imagine que a superfície de uma bexiga é o próprio espaço. Ao inflá-la, você está meramente esticando a superfície que já existia. É por essa razão que não faz sentido falar de um lugar específico em que o Big Bang aconteceu. Ele aconteceu em toda parte, inclusive onde você está hoje. A diferença é que o espaço que hoje abriga você confortavelmente, há 13,8 bilhões de anos estava amontoado junto com o espaço que é ocupado por todo o resto do Universo — e toda a energia que compõe o cosmos estava lá também, espremida.
Isso tudo pode parecer maluquice, mas é a mais pura verdade. O que ainda é objeto de discussão entre os cientistas não é o fato de o Universo tal qual o vemos hoje ter começado num estado extraordinariamente comprimido e quente há 13,8 bilhões de anos. O que ainda se pode discutir é se esse estado em algum momento correspondeu a uma condição extrema conhecida como singularidade, em que a densidade e a temperatura atingem valores infinitos, e se esse foi de fato o princípio absoluto do Universo ou se havia algo antes desse nosso (re)começo. É justamente por isso que o cosmólogo Mario Novello, do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), chama o Big Bang de “o mito científico da Criação”. Não por que ele não tenha acontecido, mas por que não há nenhuma confirmação de que ele tenha sido de fato o começo do próprio tempo e tenha partido de uma singularidade. O Big Bang é com certeza um princípio claro para as condições prevalentes no Universo observável hoje, mas isso não exclui a ideia de que houve outra instância do cosmos antes da atual — possivelmente se estendendo pela eternidade na direção do passado. E não são poucos os cosmólogos que defendem isso, inclusive Novello.
Essa ressalva é importante porque diversos grupos pseudocientíficos querem apresentar essas dúvidas e especulações legítimas como evidências de que o Big Bang, tal como definido dois parágrafos atrás, nunca passou de uma ideia disparatada. E nada poderia estar mais longe da verdade, como ficará claro pelas cinco provas que começaremos a apresentar agora.
A propósito, os mais atentos talvez queiram criticar meu uso da expressão “provas”, lembrando o filósofo da ciência Karl Popper, que sugere que observações só podem refutar teorias, mas nunca prová-las. Concordo com Popper. Mas uso aqui o termo “provas” no sentido jurídico. Imagine que estamos num tribunal, que julgará a veracidade do Big Bang. O Mensageiro Sideral se apresenta como promotor, apontando provas circunstanciais conclusivas. Decerto os opositores apresentarão seus argumentos de defesa nos comentários abaixo. E o juiz do caso? É você, caro leitor. Leia, reflita e julgue os fatos.
Vamos lá?
1. Galáxias em fuga
Você certamente já ouviu falar do Telescópio Espacial Hubble. Mas talvez ainda não saiba quem foi o homem homenageado pelo venerável satélite da Nasa. Edwin Hubble foi um dos astrônomos mais importantes do século 20 e sua descoberta mudou para sempre nossa compreensão do Universo. Ele estudou a luz vinda de um sem número de galáxias e fez uma constatação literalmente bombástica: quando mais distante uma galáxia está, mais rápido ela parece se afastar de nós.
Sua descoberta foi feita ao constatar que a assinatura de luz das galáxias — o chamado espectro — é tão mais avermelhada quanto mais distante ela está. Esse chamado desvio para o vermelho tem dois componentes. Um deles é o conhecido efeito Doppler, que percebemos com clareza em ondas sonoras. Sabe quando uma ambulância passa por você e o som da sirene muda de tom conforme ela se aproxima e se afasta? Pois bem, isso acontece porque as ondas sonoras são comprimidas quando ela está chegando perto e esticadas quando se afasta. E o mesmo acontece com ondas de luz. Ao serem esticadas, elas ficam mais avermelhadas. Ao serem comprimidas, ficam mais azuladas. Então, uma galáxia se afastando de nós terá seu espectro de luz mais avermelhado.
Contudo, o efeito mais importante para a cosmologia é o que acontece pela expansão do próprio espaço, um fenômeno descrito pela teoria da relatividade geral. Imagine você que uma onda de luz atravessa o espaço enquanto ele mesmo está se esticando. A onda acaba esticada junto. Maior comprimento de onda, mais vermelha ela fica. Hubble notou que as galáxias mais próximas podiam ter distorções variadas. Andrômeda, por exemplo, sofre desvio para o azul, porque está se aproximando da Via Láctea (vamos bater em alguns bilhões de anos!). Contudo, quando vamos para as maiores escalas, a distâncias superiores a alguns milhões de anos-luz, o Universo parece bem mais uniforme, obedecendo à hoje famosa lei de Hubble — quanto mais longe a galáxia, maior o desvio para o vermelho e maior o afastamento. Moral da história: o Universo está em expansão. Salvo pela escala local, tudo está se afastando de tudo mais.
Não é preciso ser muito criativo para imaginar que, se hoje o Universo comprovadamente está em expansão, no passado ele deve ter sido mais compacto. Levando isso às últimas consequências, chegamos à conclusão de que ele já foi radicalmente compactado no passado. Na verdade, essa já era uma implicação natural da teoria da relatividade geral, que foi primeiro notada por Georges Lemaître, um padre e físico belga, em 1927. Quando Hubble apresentou sua descoberta, dois anos depois, ela foi tratada como evidência de que de fato o Universo observável começou num ponto muito quente e denso que se expandiu.
2. O eco de radiação do Big Bang
A partir da descoberta da expansão cósmica, não tardou para que os cientistas começassem a modelar o que aconteceria num Universo muito quente e denso que gradualmente se resfria. Uma das previsões mais arrepiantes é a de que ainda hoje ele não teria se resfriado completamente. Conforme ele foi se expandindo e se diluindo, as partículas de luz pararam de trombar e puderam transitar pelo Universo. Essa radiação suave deve ter começado com altíssima energia, perdida gradualmente pelo próprio processo de expansão cósmica. Como ela reflete algo que aconteceu na época em que o Universo ainda era bastante compacto, seus resquícios devem hoje parecer vir de todas as direções — um fundo de radiação. A primeira sugestão de que o Big Bang teria deixado algo assim foi feita pelo físico russo-americano George Gamow, em 1946, e depois acabou modelada com mais detalhes por Ralph Alpher e Robert Herman, em 1948. Caso a radiação pudesse ser detectada, teríamos aí um eco deixado pelo Big Bang na época em que o Universo tal qual o conhecemos tinha apenas cerca de 400 mil anos!
Legal. Saltamos para 1964. Arno Penzias e Robert Wilson trabalhavam nos Bell Labs, nos Estados Unidos, e estavam com um problema. Uma antena que eles pretendiam usar para radioastronomia e experimentos de telecomunicações parecia detectar um ruído constante. De início acharam que era cocô de pombos. Mas, depois de tanto limpar a antena, notaram que o zumbido ainda estava lá. E era detectado não importava para que direção eles apontassem a antena. Por acidente, eles encontraram a radiação cósmica de fundo prevista pela teoria do Big Bang.
A análise da radiação derrubou a única alternativa ao Big Bang, a chamada teoria do estado estacionário, desenvolvida principalmente pelo físico britânico Fred Hoyle. Em vez de presumir que o Universo teria tido um começo quente e denso, Hoyle preferiu postular que a expansão era um estado perpétuo e que matéria é constantemente criada nos vazios gerados pela expansão, mantendo o Universo eternamente com o mesmo jeitão. Jocoso, Hoyle desdenhou da teoria rival, cunhando a expressão “Big Bang”. Só que o padrão detectado da radiação cósmica de fundo não era compatível com a ideia do estado estacionário. Só mesmo o Big Bang para explicá-la. Mas calma, tem mais.
3. A fantástica fábrica de elementos
Outro efeito de ter um início quente e denso é que aquela fornalha primordial teria sido capaz de produzir elementos químicos. Do mesmo modo que o interior de alta pressão das estrelas induz um processo de fusão nuclear, colando núcleos de hidrogênio (os mais simples que existem, com um próton) e formando assim hélio (o segundo mais simples, com dois prótons), o Universo primordial ultradenso também teria esse poder — pelo menos até resfriar.
Mais uma vez, George Gamow foi o “pai” da matéria aqui. Em 1948, ele escreveu com Ralph Alpher um trabalho histórico, modelando o efeito do esfriamento pós-Big Bang na capacidade de produzir elementos químicos. É basicamente o que explica por que o átomo mais comum é o hidrogênio, respondendo por cerca de 75% de toda a matéria bariônica do cosmos, e em seguida temos o hélio, respondendo por cerca de 25%, e por fim uma pitadinha de lítio, o terceiro elemento mais pesado. Todos os demais elementos conhecidos não podem ter sido fabricados pelo Big Bang e acabaram surgindo mais tarde, cozidos na fornalha das estrelas e nas explosões conhecidas como supernovas.
O fato de a teoria ser capaz de explicar as proporções dos elementos primordiais é considerado uma das evidências mais conclusivas em favor de um Universo que começa compacto, quente e denso, como sugere a teoria. Não há outro caminho conhecido capaz de explicar a atual composição observada no Universo. O Big Bang reina sozinho.
4. O gás primordial
Hoje, as nuvens de gás interestelar já estão altamente enriquecidas com elementos pesados, como carbono, oxigênio, ferro, enxofre, flúor etc. Ainda bem, aliás, porque sem esses elementos nada mais interessante que estrelas poderia se formar. Para a vida, dependemos do hidrogênio primordial, mas também precisamos da rica diversidade da tabela periódica, fabricada mais tarde no Universo pelas estrelas.
Contudo, se a teoria do Big Bang está certa, ao olharmos para as profundezas do cosmos com nossos melhores telescópios — e assim enxergarmos condições tais quais elas se apresentavam poucos bilhões de anos após o início do cosmos como o conhecemos –, encontraremos nuvens de gás cuja composição lembra a da nucleossíntese original.
Pois bem. Em 2011, um grupo de astrônomos encontrou nuvens de gás cuja luz observada partiu delas 12 bilhões de anos atrás. E a composição delas era praticamente livre de elementos pesados — só hidrogênio e hélio. Isso mostra conclusivamente que o Universo foi gradualmente enriquecido por elementos pesados, como sugere a teoria do Big Bang. Mesmo que cientistas rebeldes encontrassem alguma outra formulação teórica que explicasse a atual distribuição dos elementos, eles teriam dificuldade em explicar o fato de que há nuvens sem elementos pesados sem evocar um começo quente e denso para o Universo.
5. Reprodução em laboratório
Por fim, o poder de uma teoria só pode ser devidamente apreciado quando se pode replicar o fenômeno que ela descreve de forma controlada e confirmar sua veracidade. Claro, ninguém criou um novo Universo em laboratório (ainda bem, aliás, porque, caso seja possível, duvido que fosse seguro). Mas já criamos algumas simulações incríveis da evolução do Universo em laboratório, do Big Bang aos dias atuais.
E é impressionante como essas simulações, munidas apenas da teoria, seis parâmetros pré-definidos e o poder computacional dos supercomputadores, conseguem reproduzir com exatidão a evolução do Universo. O projeto Illustris, concluído no fim de 2013, chegou ao cúmulo de produzir imagens “simuladas” do Telescópio Espacial Hubble que são praticamente indistinguíveis das reais produzidas pelo satélite.
Elas mostram que entendemos com razoável sofisticação e precisão a evolução do Universo desde seu início quente e denso, 13,8 bilhões de anos atrás, até seu presente estado. É verdade que os modelos fazem uso de coisas como matéria escura e energia escura — que ainda não compreendemos exatamente o que são, apesar de conhecermos seus efeitos –, mas o fato de que tudo funciona não deixa de impressionar. Um sinal de que realmente conseguimos reconstruir a história pregressa do Universo de forma consistente e compatível com as observações.
Importante ressaltar que não há incompatibilidade entre o Big Bang e concepções metafísicas da origem do Universo. Com nossas teorias atuais, só conseguimos ir até um determinado ponto — uma fração de segundo após o surgimento da instância do espaço-tempo que hoje ocupamos. No intante t=0, em que tudo começou, nossas teorias se quebram. Podemos especular sobre singularidades, um passado anterior ao Big Bang, uma pré-existência eterna ou mesmo a existência de outros universos, desconectados ou não do nosso próprio espaço-tempo. Mas não temos (pelo menos hoje e possivelmente nunca) instrumentos para verificar essas ideias mais arrojadas e transuniversais, por assim dizer. Um mistério, talvez indecifrável, ainda paira sobre nossa existência. Apesar disso, não há motivo para não nos admirarmos com nossa capacidade de recontar a história do cosmos até onde a ciência nos permite chegar.
É demais para mim, tudo isto…. 5 provas de o big bang ocorreu..
Me sinto como se tivesse com 7 anos de idade, em que eu também acreditava em Papai Noel, Fada do dente, etc… enfim uma grande utopia, admiro pessoas que gastam sua vida, tentando provar e auto acreditam em mero achismo….
quer argumentar, pesquisa a bíblia e de fato teras um resultado mais satisfatório do que o BIg Bang…
Papai Noel comemora um evento bíblico ou científico? Só checando… rs
Prove que a bíblia está correta.
Deus castiga, sabia? Desfazendo do trabalho tão bem feito do Salvador – e que trabalho! fico só imaginando as toneladas de livros que esse cara já leu!
Tudo que tá aí escrito no texto já foi muito bem provado e é fato, mas claro, se você acredita que isso invalida sua crença em Deus, sai dessa enrascada que ainda é cedo!
“Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.”
[Lucas 23, 34]
Espero do fundo do coração que um dia você seja apresentado à luz, meu amigo…
Parabéns pelo artigo e pela paciência com os comentários muitas vezes ignorantes.
Sugiro fazer um artigo detalhando mais o impacto da teoria inflacionária na aceitação da teoria do Big Bang.
E o “nada absoluto”? Ou seja, a região ou espaço ocupado pela matéria primordial confinada que se expandiu teve origem onde? Antes dela, o que existia?
A Teoria do Big Bang não abrange, conforme o texto diz, o que havia antes. Cada coisa no seu lugar.
Como o articulista vê a seguinte afirmação?
“Pesquisadores descobriram o SDSS J0100+2802, um quasar que contém um buraco negro com uma massa de 12 bilhões de sóis e que seria 900 milhões de anos mais jovem do que o Big Bang. O problema é que buracos negros demoram bastante até acumular massa – e 900 milhões de anos não seria tempo suficiente para que este se formasse. Será que ele é mais antigo do que o período estimado do Big Bang?”
Ou:
“Outro exemplo é a poeira feita de elementos pesados em uma galáxia que seria apenas 700 milhões de anos mais nova que o Big Bang. Esses elementos se formam quando uma estrela se aproxima do final de sua vida, processo que demora bilhões de anos. Mais um caso de elementos mais velhos do que o início do Universo?”
Essas medições são interessantes porque desafiam a nossa compreensão. Mas note que, se você tem toneladas de evidências sólidas em favor de uma teoria, e aparece uma evidência fraca e nova que parece contradizê-la, é importante você analisar bem os métodos usados para a obtenção da evidência e tentar entender onde está a contradição. Hoje, isso foi feito para as duas evidências que você cita e elas já foram compatibilizadas com o resto, reveladas as falhas metodológicas que levaram à estimativa inicial.
Paulo, uma correção. As estrelas de grande massa vivem pouco tempo, na casa dos milhares ou milhões de anos. É sabido que existiram estrelas gigantes nos primórdios do universo e que explodiram com poucos milhões de anos. Portanto 700 milhões de anos é tempo suficiente para que uma galáxia possua elementos pesados, não precisa deslocar a seta para antes do Big Bang.
O universo é infinito?
Até onde podemos ver. 🙂
Para alguns povos antigos a terra ser plana também era um fato consumado.
As verdades, assim como os deuses, são teorias limitadas à compreensão de cada época.
Ampliando horizontes compreendemos mais, mas ainda estamos muito longe de qualquer verdade.
Sabemos mais do que ontem e menos do que amanhã. Porém, o que sabemos hoje já é suficiente para entender o que aconteceu ontem.
Salvador
Seria possível esse universo conhecido entrar em colapso em poucos segundos, à semelhança da criação pelo Big Bang em bilionésimos de segundos?
Não no seu atual estado, mas lá no começo poderia ter acontecido. O fato de que não aconteceu é um dos motivos pelos quais se evoca a hipótese da inflação.
Gente, pare de pensar que aconteceu o BIG BANG, o que aconteceu foi a queda de lucifer, Todos esses cientistas são Ateus,só defendem sua tese, mas é só pegar a biblia escrita a varios anos atrás e ver que tudo o que aconteceu e vai acontecer esta escrito.
Genesis a Apocalipse
Prove isso que está falando. Mas tem que ser com argumentos sólidos, e não “tá na bíblia”. Pq a bíblia é só um livrinho de historinhas inventadas pra controlar os de mente fraca, como você.
Essa história do Big Beng é uma farsa, mentira total, pois temos provas de que a criação do mundo veio de um ser maior, Deus onipresente, onisciente e onipotente, as pessoas tem inteligencia mais a sabedoria que é um dom supremo nada tem, pessoas que aceitam essa teoria estão negando a sua própria origem, para que fim então existimos? E para onde vamos? A Bíblia fala com clareza sobre o mundo em que vivemos e para onde vamos. De nada vale apenas nascer, viver e morrer sem tem algo melhor a nos esperar após a morte. Gênesis 1 fala do Deus maravilhoso que criou todas as coisas para o ser humano e muitos não enxergam a sua grandeza, preferem acreditar em crenças humanas do que na divindade do Senhor!
Apresente as provas que acreditaremos em você. Caso contrário, apenas falácias e historinhas inventadas.
Só por “curiosidade” ou “provocação”… Onde entra o Cristianismo e outras religiões neste contexto ? Deus criou o céu e a Terra em 6 dias…. rs…. Na minha opinião.. não entra… tudo uma estorinha… que seja na melhor das boas intenções .. para justificar a(s) Igrejas
Olá Salvador, blz?
Gosto muito dos seus textos, são didáticos, com uma linguagem de fácil assimilação. É a primeira vez que escrevo e gostaria de tirar uma dúvida, se possível. No exemplo da bexiga, ao passo que a expansão do espaço acontece em velocidade gradual e constante em todos os sentidos, Via Láctea e Andrômeda deveriam se afastar na mesma constância que ocorre o ‘inflar’ desta superfície, correto? Nesse caso, não deveríamos nos aproximar e, sim, nos afastar. Por essa lógica, ainda que as duas galáxias mantenham-se alinhadas para o derradeiro choque, ainda há a situação de que a velocidade da expansão está aumentando, ou seja, é como se meu golzinho em uma rodovia reta esteja em rota de colisão com uma gallardo, porém, andamos em mesmo sentido e a gallardo é mais rápida (supondo que a rapidez da gallardo seja pelo motivo de estar em zonas mais periféricas da mesma rodovia, tal como o universo – não riam ainda, por favor). Nesse caso, nunca deveria haver o choque. Caso meu exemplo esteja correto, evidentemente, trata-se de outro fenômeno que não pode ser explicado pelo exemplo da bexiga. Gostaria de saber um pouco mais a respeito.
Grande abraço Salvador.
Renan
Renan, usei uma metáfora aqui em outra resposta e vou repetir aqui. Você precisa se lembrar que, no caso da Via Láctea e de Andrômeda, a gravidade atua fortemente para aproximá-las. Então, é como se duas formiguinhas estivessem andando na superfície da bexiga enquanto ela infla. Se a velocidade de caminhada delas for superior ao ritmo de inflação da bexiga, elas vão se encontrar. E claro que isso está muito ligado à distância entre elas, pois, estando próximas, a porção de bexiga que infla entre elas é menor, facilitando a travessia. Abraço!
Se conseguir me dizer quem criou a bexiga ou de onde ela veio….acredito em você…mas duvido !!! o único fato e que não sabemos de nada. Mas e difícil aceitar isso e procuramos resposta para algo que nunca vamos compreender…..
Pior que isso é só botar tudo na conta de um ser imaginário que ninguém nunca ouviu, viu ou pode provar que existe!
KKK
Ok. Tudo foi criado à perfeição. Tudo foi criado por alguém. Quem criou o alguém?
Essa é fácil! O homem criou! Uma hora ficaram cansados de se sentirem sozinhos e sem rumo, então falaram “vamos inventar um ser invisível e chamar de criador, para que possamos explicar tudo o que não conhecemos e nos sentirmos importantes, mesmo que sejamos o vice-treco do sub-troço”.
😉
Quando Moisés teve a revelação de como Deus criou o universo, Deus permitiu que ele escrevesse isso do jeito dele, era propósito de Deus que o homem não compreendesse a bíblia (a letra mata, mas o Espírito vivifica, II Coríntios 3:6), em gênesis, dias significa fases, e sim, Deus criou o universo através do Big Bang, ele não é mágico, é cientista, o problema é que os religiosos acreditam que Deus é mágico e a ciência não acredita em Deus pois existe explicação cientifica, afinal, se fossemos umas 40 vezes mais inteligentes, seriamos capaz de criar um ser humano a partir do barro, agora só Deus pode dar espírito. Deus é infinito, esta em todo lugar ao mesmo tempo, conhece até quantos átomos existe no universo, seu conhecimento é infinito, ele não advinha o futuro, mas faz as coisas acontecer da forma que ele quer, em gênesis quando ele disse haja luz, ele planejou como seria o planeta terra, inclusive a sua localização no universo e definiu quase tudo o que iria acontecer aqui na terra, disse quase porque há um certo livre arbítrio do homem, e antes que diga tolices, não, Deus não criou o homem e lhes deu um fruto para condena-los, o pecado original veio de outro lugar que já vivemos lá por 62 bilhões de anos e muitos trairão Deus, e digo mais, não vai décadas e não existira ninguém mais que não acredita em Deus, e mais ainda, estamos com um pé na casca de banana e outro no fim.
Deus é amor, justiça, bondade e misericórdia, se muitos que o odeiam soubessem quem ele realmente é e o que fizeram com ele, se derreteriam em lágrimas de arrependimento.
Tudo invenção pra controlar mentes fracas. E deu certo, tendo em vista seu comentário!
Sheep
KKK
Rapaz, quando o espírito de um ser humano esta convicto de algo é realmente difícil, se não impossível reverter a situação, tentam refutar tudo que não esta dentro de suas visões limitadas, são tão convictos que chegam até se usar de falácia ad hominem. Estão tomados por uma ignorância tão forte que nem em suas mente há lugar para se pensar um pouco a respeito de algo que não concordam, já vão logo descartando furiosamente todas as possibilidades que tem chance de contradizer seus ideais. Eu acho que nem se vissem Deus criar um homem a partir do barro em suas frente, acreditariam que é Deus. Realmente satanás foi bom de argumento, é por isso que conseguiu contaminar a terça parte do céu.
Essa terra é só um teste, aqui Deus vê quem realmente o ama, acredite se quiser, ou melhor, não acredite, verás.
Israel, veja o que o Xan escreveu.
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080328212425AAkTmKy
Eu acho que você nunca leu o Livro. Porque você escreve coisas tão irreais e falsas que só quem não leu ou não sabe o quê lê pode escrever.
Vamos, aprenda a ler.
“”A bíblia atribui à Deus ter amaldiçoado toda a humanidade e a criação devido ao ato de duas pessoas, Adão e Eva (Gênesis 3:16-23 e Romanos 5:18); Ter afogado mulheres grávidas, crianças inocentes e animais na ocasião do Dilúvio (Pereceu toda carne que se move sobre a terra – Gênesis 7:20-23); Ter atormentado os Egípcios e seus animais com pragas e doenças por ter o Faraó se recusado a deixar os Israelitas deixar o Egito (Êxodos 9:8-11,25); Ter matado crianças egípcias na época da Páscoa (No meio da noite Deus feriu todos os primogênitos na terra do Egito… e houve grande clamor no Egito por não haver casa onde não houvesse um morto); Depois do Êxodos ter ordenado aos Israelitas aniquilar sem piedade os homens, mulheres e crianças de sete nações e roubar suas terras, demolir seus altares, despedaçar seus postes sagrados e queimar seus ídolos (Deuteronomio 7:1-2); ter matado o filho do Rei David por causa do adultério de David com Betsabéia (Samuel II 12:13-18); ter solicitado a tortura e o assassinato de seu próprio filho (Romanos 3:24-25) e ter prometido enviar para o sofrimento eterno todas as pessoas que não aceitassem o Cristianismo (Revelações 21:8).
Em Números capítulo 31, o Senhor indica sua aprovação para a ordem dada por Moisés, nos versículos 17 e 18, no que diz respeito a maneira pela qual os soldados israelitas deveriam tratar mulheres e crianças capturadas na guerra: “Matai portanto todas as crianças do sexo masculino. Matai também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e elas serão vossas.”
Isaías 13:9,15-18 contem esta mensagem do Senhor: “Eis o dia do Senhor que vem implacável e com ele o furor ardente da ira… Todo aquele que for encontrado será trespassado… As tuas crianças serão despedaçadas sob os seus olhos, as suas casas serão saqueadas e as suas mulheres violentadas… Os arcos prostrarão os meninos; eles não terão pena das criancinhas, os seus olhos não pouparão os filhinhos”.
O Deus da Bíblia também apresenta outras tendências sádicas com diversos outros métodos para atormentar o inocente. Ele abre a terra para soterrar famílias inteiras (Números 16:27-32); lança o fogo para a destruição das pessoas (Leviticos 10:1-2; Números 11:1-2); manda animais selvagens tais como ursos (Reis II 2:23-24), leões (Reis II 17:24-25), e serpentes (Números 21:6) sobre as pessoas; autoriza a escravidão (Leviticus 25:44-46); ordena a perseguição religiosa (Deuteronomio 13:12-16); causa o canibalismo ( Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas – Jeremias 19:9); e exige o sacrifício de animais como meio de expiação dos pecados de seus proprietários (Exodus 29-36).
Além de causar o sofrimento de inocentes, outro tipo de crueldade que a o Deus bíblico pratica é o de infligir castigos totalmente desproporcionais aos atos pelos quais tais castigos são aplicados. Em nosso sistema de direito atual, extrema desproporção dentre castigo e ato cometido é considerada uma violação dos direitos humanos. Alguns atos triviais são punidos com a pena de morte:
No velho Testamento, o Senhor prescreve a execução como punição para o “crime” de se trabalhar nos sábados (Exodus 31:15); por praguejar contra os pais (Levíticos 20:9); por adorar outros deuses (Deuterenômio 17:2-5); por ser um bruxo, médium ou mago (Exodus 22:18, Levíticos 20:27); por envolver-se em atos homossexuais (Levíticos 13:6-10) e não ser virgem no dia do casamento (Deuteronomio 22: 20-21). Certamente, pedir a pena de morte para tais atos é rejeitar a noção de que a severidade de um castigo deve manter alguma proporção com a ofensa praticada.
Quer mais ou já deu para satisfazer sua curiosidade???
Um abraço…
Xan · 7 anos atrás””
Você chegou a ler meu último comentário na qual eu digo o quão justo Deus é e porque estamos aqui?
A bíblia só pode ser entendida se Deus revelar o que tudo aquilo significa.
O fruto da ciência do bem e do mal era o querubim chamado Satanás que ia no jardim do éden, a árvore da vida era Jesus Cristo, todos os seres do céu que quisessem vinham no jardim do éden que ficava no Iraque para conversar com o homem.
Este mundo teve que ser feito por culpa do diabo, Adão e Eva foi a porta de entrada para o pecado no mundo, porem eles eram PURAMENTE ANIMAIS, Deus não os deu espírito, pois seria injusto dar espirito e depois condena-los, já o nosso espírito tem 62 bilhões de anos.
Os animais são almas viventes, exemplo:
E o segundo anjo derramou a sua salva no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.
Apocalipse 16:3
E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de reses, e de todo o animal
Da terra convosco; desde todos os que saíram da arca, até todo o animal da terra.
Gênesis 9:10
Adão e Eva também o eram, os que tem espírito são chamados de espíritos vivificante:
Assim está também escrito: o primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Coríntios 15:45
Mais alguma coisa?
Vish, a pregação continua!!
Só me responda uma pergunta sobre esse trecho:
“E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de reses, e de todo o animal”
Nessas aves, os morcegos estavam incluídos também?
KKK
Rapaz, quando o espírito de um ser humano esta convicto de algo é realmente difícil, se não impossível reverter a situação, tentam refutar tudo que não esta dentro de suas visões limitadas, são tão convictos que chegam até se usar de falácia ad hominem. Estão tomados por uma ignorância tão forte que nem em suas mente há lugar para se pensar um pouco a respeito de algo que não concordam, já vão logo descartando furiosamente todas as possibilidades que tem chance de contradizer seus ideais.
Argumentum ad Ignorantiam? A diferença é que ao contrário do que você “diz” – na verdade você não apresentou um argumento plausível sequer pra refutar o texto do post -, o que está escrito aqui é embasado pelo método científico, já suas historinhas da carochinha do Joquei de Jegue – que sequer existiu – e do Javé que mata criancinhas inocentes e controla o povo pelo medo, não passam disso: historinhas pra controlar mentes fracas.
Eu acho que nem se vissem Deus criar um homem a partir do barro em suas frente, acreditariam que é Deus. Realmente satanás foi bom de argumento, é por isso que conseguiu contaminar a terça parte do céu.
Ao menos acreditamos no que podemos evidenciar. E você que acredita numa historinha que foi contada por alguém que por sua vez foi contada por outro, que por sua vez foi contada por um terceiro, que foi lá e escreveu num livro velho há milhares de anos, numa época em que acreditavam que raios eram ira divina e que doenças eram coisa de “espiritos ruins”… sem falar que burros e cobras falantes são BEM plausíveis, né? KKK
Essa terra é só um teste, aqui Deus vê quem realmente o ama, acredite se quiser, ou melhor, não acredite, verás.
Acredite no que quiser, ninguém está te obrigando a acreditar deixar de acreditar. Só não venha querer impor sua crença aqui, e principalmente, não venha com Argumentum ad Baculum. Sem falar que se quer rebater o post, o faça com argumentos críveis, publicados em periódicos indexados e revisados por pares. Não com fábulas criadas para controlar e botar medo nas pessoas que precisam se apegar à milagres e esperar que haja vida após a morte. (dica: Não há)
Não sei se você percebeu mas eu não sou contra o post, afinal, eu sei que Deus criou o universo usando o big-bang.
Eu sei que essas coisas que eu digo, para você é loucura, mas sinceramente cara, se você soubesse o rolo na qual estamos envolvido, ficaria pasmo. Na verdade eu tenho é dó pelo que o diabo fez com vocês, fomos feitos para sermos felizes eternamente, não aqui, mas em outro lugar, isso aqui é só um teste, e graças a ele, por causa de argumentos mentirosos contra Deus, muitos se revoltaram contra Deus sem o mesmo ter culpa, os vossos fim é sombrio, digo isso não com raiva, mas com pena.
Eu não conseguirei provar nada disso, mas todos se lembram do que aconteceu quando morrem e muitos já vão para os seus destinos eterno, e todos estarão lá no dia do juízo final.
Para finalizar, vou te informar algo que esta na bíblia e você vera o acontecimento em breve, antes que essa década se termine:
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado Sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado o poder para MATAR A QUARTA PARTE DA TERRA, com espada, e com fome, e com pestes, e com as feras da terra.
Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremoto em diversos lugares, e haverá fomes. Isto sera o principio de dores.
Se isso não acontecer, por favor, volte aqui e deboche de mim.
Boa sorte.
Não sei se você percebeu mas eu não sou contra o post, afinal, eu sei que Deus criou o universo usando o big-bang.
Não é o que parece. Além do mais, como dito antes, a Teoria do Big Bang existe para explicar o que aconteceu após o t=0. O que aconteceu antes você pode achar que foi Javé, Odin, Amaterasu, ETs, os Homens de Preto, Gandalf ou Sauron, tanto faz. Não é isso que está em discussão no tópico, o que está em discussão é o Big Bang em si.
Eu sei que essas coisas que eu digo, para você é loucura, mas sinceramente cara, se você soubesse o rolo na qual estamos envolvido, ficaria pasmo. Na verdade eu tenho é dó pelo que o diabo fez com vocês, fomos feitos para sermos felizes eternamente, não aqui, mas em outro lugar, isso aqui é só um teste, e graças a ele, por causa de argumentos mentirosos contra Deus, muitos se revoltaram contra Deus sem o mesmo ter culpa, os vossos fim é sombrio, digo isso não com raiva, mas com pena.
Cara, tenha raiva, pena, dó, o que quiser. Deixa que com “deus”, eu me entendo. Só não queira vir pregar em nome dele, porque pra mim você falando de deus, rolo, diabo, e o caralho a quatro, e eu cagando, é a mesma coisa. Se você acredita em vida após a morte, alma ou o cacete que for, good for you. Mas não venha vomitar sandices crentelhas num blog que fala puramente sobre coisas que existem e que podem ser provadas pela ciência.
Eu não conseguirei provar nada disso
Claro que não, não dá pra provar algo que está apenas na sua imaginação. Igual ao dragão invisível que mora lá na minha garagem
mas todos se lembram do que aconteceu quando morrem e muitos já vão para os seus destinos eterno, e todos estarão lá no dia do juízo final.
Você já morreu? Como pode dizer isso? Existem evidências que mostrem que haverá um juízo final? Quem disse? Onde estão publicados os estudos, revisados por pares? Falar por falar é fácil, “No juízo final vai ter sorvete de creme e bolo de chocolate!”. Tá vendo? Qualquer um pode inventar qualquer coisa!
Para finalizar, vou te informar algo que esta na bíblia e você vera o acontecimento em breve, antes que essa década se termine:
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado Sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado o poder para MATAR A QUARTA PARTE DA TERRA, com espada, e com fome, e com pestes, e com as feras da terra.
Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremoto em diversos lugares, e haverá fomes. Isto sera o principio de dores.
Se isso não acontecer, por favor, volte aqui e deboche de mim.
Cara, você acabou de descrever todas as guerras, surtos globais de doenças e movimentos tecnônicos (que ocorrem desde a formação do planeta Terra) que já aconteceram até hoje. Tá parecendo aqueles “videntes” que vão na TV todo final de ano e dizem “Ano que vem alguém importante vai morrer um dia” ou “Algo de grande irá acontecer nos próximos 5 anos”. Mais genérico que isso, impossível. Tente de novo.
Boa sorte.
Se realmente acredita em amigos imaginários que se dizem amorosos e misericordiosos, mas que deixam criancinhas inocentes morrerem de fome e de doenças pelo mundo todo, todo o tempo, e tem certeza que vai pagar a conta quando (se) encontrar com ele, e mesmo assim prega usando o nome dele para ameaçar seus “filhos queridos”, sinto muito, quem vai precisar de sorte é você!
Ah sim, e cavalo AMARELO?
http://thumbs.dreamstime.com/z/walking-horse-8851976.jpg
KKK
E mais:
“Nessa justificativa o religioso apela para reduzir a raça humana inteira como fosse incapaz de compreender os panos de alguém superior com conhecimento ilimitado e acima de todos nós juntos…
Bom, todo esse glamour do poder divino, sua onipotência e tudo o mais pode parecer muito bonito no papel, mas esse argumento tem um efeito colateral bem nocivo ao que o religioso está buscando te convencer: “Se ele é tanto que eu nunca vou conseguir compreender, porque eu deveria me importar então?”
A descrição de um deus completamente fora dos padrões de vida humana que conhecemos o torna inválido, pois julgamos a existência a partir de nossa perspectiva de vida e do que temos como importante e valioso. Isso é o que a raça humana tem para analisar e compreender a vida, conseqüentemente e, principalmente, nesse caso os valores não deveriam ser alterados por motivos que não são explicados de forma alguma.
Ou seja, se alguém ordena o extermínio de pessoas do mundo inteiro, como no dilúvio e apocalipse, isso ainda caracteriza um ato de crueldade imperdoável para o que damos valor. Se existem “motivos que não somos capazes de compreender”, bom, eles não nos importam nada se o que compreendemos é ver uma pilha de cadáveres de conhecidos, amigos e família, além de termos de contar e enterrar corpos depois da “TPM divina”.
Nós podemos não compreender deus, segundo os religiosos fazem crer, mas compreendemos o que é certo ou errado. Compreendemos que crueldades como essas são extremamente desnecessárias e se um deus as exige, então nós não precisamos desse deus.
Esse argumento torna Deus, não só inútil, mas perverso e digno de desprezo para qualquer pessoa com um mínimo de bom senso.”
Hahhaaha “Eu”: cada dia que passa, fico mais seu fa! heauehaueha
“No juízo final vai ter sorvete de creme e bolo de chocolate!”.
Hahaha ri demais
“Igual ao dragão invisível que mora lá na minha garagem”
Não tá fácil não, De. E o pior é que eles surgem do nada igual a barata em dia quente, rastejando pra fora dos esgotos da ignorância.
Eh… To vendo voce com o chinelo na mao, acertando uma atras da outra. Mas ao que parece elas se multiplicam mais rapido do que se pode acerta-las
Israel,
Quem criou o MAL?
Em Isaías 45:7, Deus diz: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.”
“Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?” (Amós 3:6).
Jeremias apresenta a pergunta: “Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?”
Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem? Lamentações 3:38
E muitas outras passagens.
Pare de empurrar o mal para entidades outras, como você escreveu acima.
E comece a ler e interpretar corretamente.
Monstro do Espaguete Voador, não direi mais nada aqui, mas se gostares de uma conversa via skype ou outro meio de comunicação, é só avisar, vejo que você não entendeu nada do que eu disse, ou nem prestou a atenção nos meus comentários.
Você não acredita que Deus existe e para você, caso ele existisse, ele seria mal, não vou te provar que Deus existe, mas te provo que se ele existisse ele seria um conjunto de coisas boas e perfeitas.
Boa noite.
Sinceramente, eu não iria mais perder tempo com esses comentário, mas você disse algo contra alguém que eu sou um assíduo defensor.
“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe”
-Epiteto
Um preâmbulo: o reino de Deus é um reino de amor, o senhor Jesus veio aqui na terra para morrer por muitos e pagar os pecados que o homem comete antes de conhecer o evangelho e como homem venceu mais de 700 milhões de demônios, ou seja, ele veio por amor, foi ele quem se ofereceu, não foi Deus quem pediu, Deus não impõe nada a ninguém, nós que nos sujeitamos a lei, porem Deus se agrada de quem colabora, e por isso ao senhor Jesus foi dado todo o poder na terra e no céu e a chave da morte e inferno, como eu disse eu ajudaria no que fosse possível, fico triste com tudo isso que o diabo fez, diferente do reino de Satanás que é cheio de ódio, aqueles que o seguem quando vão para o inferno são levados por ele, e lá ele debocha do sofrimento deles, a maldade dele é horrível.
Se realmente acredita em amigos imaginários que se dizem amorosos e misericordiosos, mas que deixam criancinhas inocentes morrerem de fome e de doenças pelo mundo todo, todo o tempo, e tem certeza que vai pagar a conta quando (se) encontrar com ele, e mesmo assim prega usando o nome dele para ameaçar seus “filhos queridos”, sinto muito, quem vai precisar de sorte é você!
Ou seja, se alguém ordena o extermínio de pessoas do mundo inteiro, como no dilúvio e apocalipse, isso ainda caracteriza um ato de crueldade imperdoável para o que damos valor. Se existem “motivos que não somos capazes de compreender”, bom, eles não nos importam nada se o que compreendemos é ver uma pilha de cadáveres de conhecidos, amigos e família, além de termos de contar e enterrar corpos depois da “TPM divina”.
Nós podemos não compreender deus, segundo os religiosos fazem crer, mas compreendemos o que é certo ou errado. Compreendemos que crueldades como essas são extremamente desnecessárias e se um deus as exige, então nós não precisamos desse deus.
Esse argumento torna Deus, não só inútil, mas perverso e digno de desprezo para qualquer pessoa com um mínimo de bom senso.”
Eu também estarei no apocalipse, amo Deus, e todos os que o amam de um sincero coração pouco serão atingido, é o tempo de viver da fé, os que amam a Deus e estarão no apocalipse são o povo que veio da grande tribulação, e mais, logo ouviremos:
E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.
Apocalipse 18:4-5
O dilúvio foi para os filhos de Deus, foi um castigo por terem desobedecido e pegado mulheres dos filhos dos homens, todos eles serão salvos e aqui sera um paraíso para eles e viveram eternamente aqui e Deus é tão bondoso que nem das vidas passadas de sofrimento se lembraram, isso é para eles:
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
Apocalipse 21:1-5
Não vou te explicar isso em detalhes, mas vou te explicar algumas coisas, para que fique claro que Deus não é injusto.
Toda criança que morre até 7 anos é ANJO, vão para o céu imediatamente, elas só vem na terra para morrer e pagar o pecado original (Este grupo esta dizimando loucura, não de ouvidos a eles, quem dar ouvido, é pecado, e pecado, gera morte), mas como não traíram Deus, apenas deram ouvidos, só passam por uma pequena purificação do espírito (porque deram ouvido), morrem e vão para o céu.
Existem 3 motivos de sofrimento:
O SONHO (Forte desejo de ter o que não temos)
Em Ezequiel 28:12, o perfeito, justo e bom Deus Jeová chama satanás de aferidor da medida. Tudo o que Deus faz é perfeito, e nos anjos, serafins e querubins foi colocado uma balança de justiça e todos viviam felizes a nível máximo e sem necessidade de querer ter o que não tem. Acontece que um querubim chamado lúcifer por causa de seu poder e formosura, se envaideceu, se sentiu melhor que os outros e invejou do filho de Deus o senhor Jesus, queria ser semelhante a Deus e construir um reino para si nas bandas do norte do céu, através de palavras mexeu nessa balança e foi enxertado no espírito dos anjos e serafins que lhes deu ouvido a impressão de estarem injustiçados e com isso foi criado a ILUSÃO, ainda através de palavras com bajulação lúcifer enxertou na alma deles uma oitava necessidade: o ORGULHO. Ele pensou, orgulho+ilusão=SONHO.
OS AMALDIÇOADOS
Quando lúcifer terminou a merda que ele estava aprontando, Deus chamou todos em juízo, os amaldiçoados simplesmente enfrentaram Deus defendendo o diabo, com isso Deus lhes disse: a é assim? Só que vocês vão para a terra com a maldição do sofrimento.
OS QUE SÃO PURIFICADOS
Acontece que muitos vem para este mundo com a salvação garantida mas precisão passar por uma forte purificação na alma e isso é feito através do sofrimento, um exemplo são os BONS que estão morrendo de fome na África e os judeus do holocausto.
Certo é que todos nós sofremos, infelizmente a nossa alma esta com esses defeitos e tem outros, quem vai retornar para o céu Deus purifica com o sofrimento, outros que não voltaram o sofrimento é pela revolta lá no céu ou pela maldade aqui na terra. Resumindo: o sofrimento é culpa do diabo, ele descontrolou muitos as almas, é por isso que existem bons, ruins, etc, o mundo jaz no maligno, e não é como te contaram, ou como você concluiu que é.
Deus não tem prazer no sofrimento de ninguém, terrivelmente se engana quem pensa isso, afinal, a alegria dos anjos era a alegria de Deus, por isso que no céu é felicidade em nível máximo, bom para os outros, bom para Deus. Mas muito se indignou Deus com o que muitos o fizeram, Deus os amava de uma certa forma que jamais imaginou que o trairiam tão fortemente. Imagine que você ame muito sua mulher, um amor tão grande que o prazer dela é o seu, a alegria dela é a sua, imagine que um dia você pegue ela com outro te traindo maldosamente, você a perdoaria? Provavelmente não, e Deus? Sim, teve muitos traidores que pediram perdão e Deus os perdoou, afinal, o perdão é sublime, mas teve que provar seu amor por Deus aqui na terra, muitos se salvam, outros não.
Deus não advinha o futuro, Deus não sabia que muitos o iriam trair, por isso se indignou muito, e por isso que quando viu lúcifer pensando em fazer merda Deus o deixou fazer pois lúcifer disse uma coisa que poderia deixar outros anjos em dúvida, além disso no céu todos tem liberdade total.
Baseado no que eu disse, eu te pergunto, que culpa tem Deus do nosso sofrimento? Que injustiça há em Deus? Não expliquei que fomos criados para sermos felizes eternamente? Deus não nos amava? A alegria de Deus não era a nossa? O céu não tinha liberdade total? Quando um laço de amor é forte você desconfia de traição? Deus não nos avisou?
ZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz….
Me acorde quando acabar a pregação. OPS PREGAÇÃO! JÉzuIs, cruz.. pregos.. KKKK
Piada pronta.
Serio que vc escreveu isso tudo?
Parei no primeiro paragrafo…
Zuar, zombar e desprezar, só isso você sabe???
Agora que me caiu a ficha que estou lidando com adolescente, tem ateus que dá gosto conversar pela ética que tem, mas você…
Cara, você só está copiando e colando o que está escrito num livrinho!! Se for assim, peraí:
“Quanto mais você se importa, mais você tem a perder.”
Significa que quanto mais você se importa, você tem mais a perder!
Sem dizer que:
“Afinal, aquilo que amamos sempre será parte de nós”
Claro que será parte de nós aquilo que amamos!! Tá escrito!
Tem também:
“Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver.”
Aqui está claro que se mergulhar nos sonhos e esquecer de viver, não vale a pena.
Ou até mesmo:
“As consequências dos nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil.”
Tá vendo? Não dá pra prever o futuro com facilidade, pois todos os atos tem consequências, e elas são sempre complexas!
E, acima de tudo:
“Preciso de você agora mais do que nunca”
Essa é auto-explicativa.
Fonte: O Livro dos Livros
😉
Isso aí de citar trechos e mais trechos da Bíblia (talvez no intuito de fazer com que a gente “se deslumbre com a beleza dos textos”), mas fugindo completamente do cerne da questão, tem um nome: Déficit de Atenção. Tem remédios pra isso, sabia?
Agora voltando às vacas frias, conte-me, quais são seus argumentos científicos para refutar as 5 provas cá apresentadas pelo articulista Salvador Nogueira??? Porque se for pra continuar citando contos da carochinha e fábulas sobre jegues e árvores falantes, prefiro ler o Harry Potter, já que dragões e elfos ao menos soam mais plausíveis!
Abraços.
Agora sim você se acalmou.
Numa boa cara, eu não estou necessariamente “copiando e colando o que está escrito num livrinho”, estou apenas dizendo a interpretação desse “livrinho”.
Seus exemplos como:
“Afinal, aquilo que amamos sempre será parte de nós”
Claro que será parte de nós aquilo que amamos!! Tá escrito!
Não é como:
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado Sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado o poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com pestes, e com as feras da terra.
Isso se refere a terceira guerra mundial, nela sera dizimado a quarta parte da população das terra, aproximadamente 1,75 bilhões de pessoas. Provocada por Deus? Não, pelo diabo, afinal o poderio econômico, político e religioso da terra esta nas mãos dele.
Ou isso:
Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremoto em diversos lugares, e haverá fomes. Isto sera o principio de dores.
Os terremotos serão provocados por uma arma artificial chamada HAARP, pela natureza? Não.
Ou isso:
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
O fruto da ciência do bem e do mal era o querubim chamado Satanás que ia no jardim do éden, comer do fruto significava dar ouvidos as palavras.
Ou isso:
E não perdoou o mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete
pessoas, ao trazer o diluvio sobre o mundo dos ímpios;
II Pedro 2:5
O dilúvio foi apenas na região do jardim do éden, e foi para os filhos de Deus, que como já foi informado, aqui sera um paraíso para eles.
Ou ainda:
Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro, e as suas unhas de metal; que devorava, fazia em pedaços e pisava a pés o que sobrava;
Daniel 7:19
A Rússia.
Agora voltando às vacas frias, conte-me, quais são seus argumentos científicos para refutar as 5 provas cá apresentadas pelo articulista Salvador Nogueira??? Porque se for pra continuar citando contos da carochinha e fábulas sobre jegues e árvores falantes, prefiro ler o Harry Potter, já que dragões e elfos ao menos soam mais plausíveis!
Não estou aqui para refutar os argumentos científicos do Sr. Salvador Nogueira.
Eu já disse que acredito em ciência, acredito no Big Bang, acredito em Universo paralelo (o nosso, o do Céu, o do inferno), acredito que há outras dimensões (Céu e inferno. e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êxodo 3:2. Fogo em outra dimensão), porem com o detalhe de que todos foram feitos por Deus através da sua onipresença e conhecimento infinito, no caso do Big Bang, foi a forma no qual Deus quis fazer o universo, porem ele com sua onipresença modelou aquelas pedras para ficarem arredondas, etc.
…fugindo completamente do cerne da questão, tem um nome: Déficit de Atenção.
Concordo, meu comentário fugiu um pouco do contexto em questão.
Na verdade eu nunca tinha comentado nada sobre Deus em site nenhum e nunca tinha debatido com ateu, já vi muitos debate e percebi que tem uns, principalmente filósofos, que sempre argumentam contra o que a gente fala e de uma forma bastante educada e ética, outros são maria vai com as outras como um tal de “DE” que nem parou para ler meu comentário, outros começam a querer fugir do assunto e outros são sem educação.
Agora, debate tendo a justiça e a bondade de Deus em questão, pode me chamar que eu estou dentro, Deus é um conjunto de coisas boas e perfeitas e sou admirador dele, e você tentando usar hipóteses de dentro da própria bíblia de que Deus é um monstro eu lhe dei a resposta, você só soube falar que era piada pronta.
Não estou querendo diminuir sua inteligência, talvez você seja muito mais inteligente do que eu, porém, para mim, as informações em seu banco de dados estão corrompidas, não sou perfeito e nem santo, essas coisas que eu disse, para muitos Deus já revelou muito mais, só estou lutando para voltar para o céu, afinal tive problemas lá, todos somos pecadores, Deus ama muito quem aqui na terra faz a sua vontade, e quem lá no céu não traiu Deus voltara para lá garantidamente (já disse o porque tem que vir aqui viver e morrer), lá no céu Deus não impõe vontade a ninguém, lá não precisa orar, glorificar Deus, se ajoelhar diante de Deus, visitar Deus, e nem lei tem, aqui se sujeitamos a lei para poder vencer Satanás.
Achei legal esse debate, um abração cara.
–Tópico Encerrado–
Não é, e nunca foi, uma questão de inteligência. E sim de acreditar em contos da carochinha. Você tem todo o direito de acreditar, só não venha pregar aqui tentando convencer outros a acreditarem, porque não vai rolar. Aqui é um blog sobre ciência, e qualquer coisa além disso será desconsiderado.
Abraços e boa sorte.
Curioso seu comentário, mas de onde tirou esse 62 bilhões de anos? Acho mais fácil colocar Deus num contexto mais simples, e gostei quando vc diz q Deus é um cientista e não mágico. A natureza em sua essência é simples, com poucas leis fundamentais o Universo funciona maravilhosamente bem. Pensando assim, Deus é esperto, criou o básico e deixou rolar, o resultado é esse aí que nós vemos.
Sim, Deus é cientista, é como um computador com processador com infinitos núcleos, memória infinita, armazenamento infinito e o sistema operacional mais avançado, se levarmos nossas tecnologias para uma tribo que nunca viu o homem e dissermos que somos Deus, com certeza seremos venerados, é mais ou menos isso.
Observe nos comentários acima que dei a resposta.
E quem criou esse “computador”?
Eu. Mas de vez em quando ele trava e quebra tudo. Tudo.
—
Salvador,
Continua apenas um curioso, do micro ao macro. E constatando dolorosamente que a minha ignorância aumenta a cada dia. Cada vez sei menos de cada coisa.
Mas desconfio que a hipótese/teoria do Big Bang encontra respaldo nas palavras do cosmólogo Mario Novello, que chama o Big Bang de “o mito científico da Criação”. Explica tudo e não explica nada. Na minha maneira de pensar, é um dogma. Assim como é dogma a criação/existência de Deus.
Crê-se… Ou não se crê.
Os agnósticos desconfiam.
Abrs.
—
Correção: Continuo…
Elcio, o Novello faz uma crítica ao Big Bang como origem do Universo, mas não como origem da atual instância do Universo. Ele defende uma hipótese segundo a qual houve um passado — possivelmente eterno — antes do “nosso” Big Bang. Por isso ele considera dogmático e obtuso tratar o Big Bang como “A” origem absoluta.
Me incomodou muito o seu comentário sobre ser “fato consumado”, como sendo algo realmente comprovado e que fosse algo que pode-se ser refeito pelos cientistas hoje. Se formos analisar os “fatos”, a ciência não consegue comprovar o big bang e por essa razão continua sendo considerado “teória”. Se o Big bang foi o responsavel pela existencia de “tudo que existe”, qual foi a “matéria” que explodiu para criar as galaxias, estrelas, planetas, etc…? Por fim se não podemos refaze-lo não passa de uma teoria como afirmam a maioria dos cientistas. Mal conhecemos a composição da Terra, da Lua, Marte, do Sol e até poucos meses acreditavamos que a água tinha vindo de cometas. Há a mesma necessidade de “fé” na teoria do Big Bang como de um Deus que criou todas as coisas. Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia ) é a adesão absoluta a uma hipótese, a qual a pessoa que tem fé, passa a considera-la como sendo uma verdade , sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. (Wikipédia).
E você, consegue refutar o que foi apresentado no post?
Tem coisas que ciência explica, outras ela nunca conseguirá explicar, porque as coisas de Deus para homem é loucura.. Assim como a ciência nunca conseguirá por si só a formação de uma vida com todos seus orgãos dentro de útero. Tem coisas que Deus se revela ao homem, outras não. portanto é pela fé que cremos que tudo que existe foi criado por Deus, criador de tudo em todos.
E quem criou deus?
Eu.
Parei no big bang é um fato consumado. Não acredito que em pleno 2015 ainda tem gente que acredita em big bang, duende, gnomo, fada, saci perere……..é muita inocencia
Obrigado pela audiência! Seu clique foi registrado! 🙂
“Não acredito que em pleno 2015 ainda tem gente que acredita em deus, igreja, religião, Jesus, dilúvio……..é muita burrice!”
KKK
Vivemos num mundo de ilusão, literalmente. Nossos sensores de realidade são extremamente limitados. O que conseguimos apreender da chamada realidade concreta é uma parcela ínfima do que ela comporta já fisicamente falando. Um cão tem uma percepção sonora muito mais acurada que a nossa. Uma galinha tem uma visão mais abrangente que a nossa. O mapa perceptivo de realidade do homem é imensamente tacanho. E é sobre essa migalhinha que a ciência se deita e se ufana. E para perceber o que não pode perceber se vale de instrumentos que pretendem amplificar a sua gama freqüencial acessável pelos seus sensores de realidade, e têm dela uma captação sensorial de segunda mão, que ele não tem meios de validar objetivamente. O que é o Big Bang em face da Realidade? O homem se ufana do pouco que pode entender da realidade, e se esquece do fator equacional fundamental, que se prende, não ao visível, mas ao invisível. O mesmo visível, sendo sombra do invisível, tem também o selo da inescrutabilidade. O homem chegou ao neutrino, aos bósons, e sempre poderá chegar mais além, mas nunca chegará ao primordial, que se oculta através de infinitos véus, até mesmo naquilo que chamamos de concreto. É o entendimento dessas coisas que dá a devida magnitude do homem em face da Realidade. Só entendendo a ciência como Sabedoria é o que o homem pode ter um conceito mais adequado da Realidade, e nela se situar não como quem define, mas como quem é definido como parte integrante e indissociável dela. E isso requer uma atitude de humildade. E de louvor, e de adoração. DEUS É! Fora de Deus só há ciência, a arte mesquinha de cortar, de analisar, de reduzir, que pela sua própria índole não pode dar uma visão de síntese, de unificação da Realidade. Deus é o Um, o único Um. O homem, assim, para se harmonizar como isso, deveria adotar uma lógica mais unária. O binarismo da visão científica só pode levar a uma eterna cadeia de dúvidas sucessivas, e nunca à Certeza.
News for you: Deus não existe!
Ótimo post. Parabéns Salvador, texto muito bom.
Sigo tentando compreender a origem. É incrível como tudo se encaixa. Mas ainda falta muito. Abraço
SENHORES, TUDO QUE FOI DITO, TODAS AS HIPÓTESES OU TEORIAS ADOTADAS, LOGICAMENTE BASEIAM-SE NAS CARACTERÍSTICAS PECULIARES AO UNIVERSO CONHECIDO E NAS COINCIDÊNCIAS LÓGICAS DE SUA EXISTÊNCIA, O QUE ESTÁ CORRETÍSSIMO, CONTUDO ATENTEM PARA O FATO DE QUE É INCONCEBÍVEL ATÉ MESMO PARA O DELÍRIO DA MENTE MAIS PROMISSORA DENTRE NÓS TENTAR EXPLICAR O QUE VAI ACONTECER, POIS ATENTEM PARA O DETALHE DE QUE O UNIVERSO ESTÁ CONSTANTEMENTE EM EVOLUÇÃO NA BUSCA DA ” PERFEIÇÃO ” , PORTANTO TUDO É RELATIVO, ATÉ MESMO PORQUE ESTAMOS RACIONALIZANDO NESTA FASE A PARTIR DE UM ” COMEÇO ” (BIG BANG) COM REGRAS PRÓPRIAS ONDE JAMAIS SABEREMOS SE SERÃO ETERNAS. ENFIM, A IMAGINAÇÃO DE CADA UM AINDA ME PARECE SER O POSICIONAMENTO MAIS COERENTE, POIS NELA TUDO PODE E TUDO ACONTECER NO PRESENTE, NO PASSADO E NO FUTURO.
Salvador, bom dia. Em primeiro lugar, parabéns! Muito me fascinam as suas postagens, pois são de um brasileiro; quem disse que não temos bons estudiosos. Acho intrigante tudo isso. Pra ser sincero, passei mais de 5 anos de madrugadas em frente ao computador, pesquisando os planetas, as galáxias, as luas, buracos negros, etc… Isso representava uma fuga deste “mundo” superficial, grotesco e destinado ao fracasso criado pela mente dos povos poderosos. Mas lá fora, no Universo, tudo é tão bonito e natural, sem interferência humana. Nossa mente aconteceu naturalmente, ela parece uma singularidade, pois, coisas que existem desde o início não pensam; mas em nós os elementos ganharam vida, porque somos sua evolução. Mas não conseguimos nos salvar de nós mesmos, criar condições de vida onde todos sejam amigos e compartilhem tudo. Muito pelo contrário, temos a necessidade de aparecer mais que os outros, de sermos mais belos, de nos vestirmos melhor, de termos melhores carros, etc…
Se as galáxias estão me movimento, então nossa galáxia também não estaria em movimento no espaço?
Salvador, algumas perguntas : A maioria das galáxias esta se afastando ou se aproximando de nós ? Poderíamos pressupor que o grupo local e consequentemente a Via Láctea estão no centro do universo ? Ou há algum outro local de onde toda esta energia se “afastou” ? Com o Big Bang, haveria um grande vazio em algum ponto onde tudo começou ?
A maioria das galáxias está se afastando, mas não há um centro. Ou melhor, todo lugar é o centro. Onde quer que você esteja, a imensa maioria das galáxias parecerá estar se afastando. E não, não havia um grande vazio em que houve um ponto onde tudo começou. O próprio ponto ERA o vazio imenso que vemos hoje.
Nada aparece por acaso, Quando observamos a harmonia que há no universo, as estrelas, planetas se locomovem de forma precisa, isso mostra, que nada disso obra do acaso, como falam que tudo isso apareceu de uma explosão (big bang)
Isso pra min fica claro que houve um criador de tudo, deixe um aparelho, liquidificador, desmontado e volte depois de alguns anos e veja se ele está montado,e claro que não, há menos que alguém monte. Da mesma forma o universo com toda a sua complexidade, houve um criador, e esse criador é o Nosso Deus todo poderoso cujo nome é JEOVÁ.
Se nada é obra do acaso, quem criou o criador?
Na minha imensa ignorância gosto de ciência e conhecimento, embora não seja do ‘ramo’. Algumas dúvidas sempre pairam nesta minúscula cabacinha dura minha:
Um simples lápis e papel exigem um criador inteligente. Uma placa de PARE exige um legislador inteligente que visou evitar o caos. Por que então o projeto das coisas vivas e as leis precisas que regem o universo, de átomos a aglomerados galácticos, podem ser obra do acaso não dirigido..???
E quem criou o criador?
Explicar o inexplicável é o que todos tentam. Minha curiosidade continua pela grandeza do universo, mas satisfeito e seguro com a revelação bíblica quando diz: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos.” Deus não fez o universo pra nada. O universo existe para mostrar o quanto Ele é grande e o quanto fomos limitados por causa do pecado. É muito provável que sem o pecado e sem a capacidade de morrer, habitaríamos esse universo. O Senhor, criador dessa grandeza falava diretamente com o homem na sua criação, mantinha contato direto e passaria para o homem, conhecimentos ainda não revelados. Há grandezas que não estão sendo usufruídas pelo homem e que facilmente nos colocaria em contato com as galáxias nos mundos desconhecidos, isto sem dizer ainda do lugar onde Deus habita. Pra você que não crê em Deus, achará que neste post não pode ser admitido um toque religioso. A rejeição de Deus nessa história, só atrasa o conhecimento que tantos desejam alcançar. Porque desprezar o autor e criador, pedindo para Ele a revelação desses mistérios? A ciência implora que os cientistas vejam que o Criador a fez. As respostas virão como consequência. É impossível diante da grandeza da criação não ver o Criador dela. Não tente explicar o inexplicável. Creia, somente creia pois isso me satisfaz.
E o quico?
KKK
Prove que deus existe.
Sr. Salvador,
Como se calcula: a estrela está a …. bilhoes de anos luz?
Grato
Rapaz, isso é complicado, porque você tem de levar em conta o desvio para o vermelho e extrapolar a distância com base no quanto o espaço foi esticado depois que a luz partiu. Sinceramente, não sei fazer essa conta.
Retirado de outro site: “Pesquisadores descobriram o SDSS J0100+2802, um quasar que contém um buraco negro com uma massa de 12 bilhões de sóis e que seria 900 milhões de anos mais jovem do que o Big Bang. O problema é que buracos negros demoram bastante até acumular massa – e 900 milhões de anos não seria tempo suficiente para que este se formasse. Será que ele é mais antigo do que o período estimado do Big Bang?”. Você poderia comentar a respeito? http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2015/03/teoria-do-big-bang-pode-ser-extinta.html
Não preciso; leia o UPDATE no pé desse texto. 😉
O título dessa matéria, parece com os títulos sensacionalistas do Ego, algo pra atrair o leitor, se de fato a teoria do big bang fosse algo “consumado” não necessitaria ser chamado mais de teoria. O universo foi criado porque do contrário, não estariamos aqui. E dizer que tudo que existe só existe pelo “acaso” é muita descrença não em Deus, afinal ninguém é obrigado a crer, mas é não crer na propria realidade ja formada. Li alguns comentários sobre a bíblia, Gesnesis éperfeitamente plausivel se e somente se entendermos que o “conto” foi feito para um povo a cerca de 3 mil anos e ele foi contado para compreensão daquele povo. Nossas teorias e “pseudo fundamentações” daqui a 3000 anos (se é que estaremos aqui) será tão inconcebível como o Gênesis para muitos hoje, já refletiram? E por falar Gênesis tem dois pontos de vista diferentes MAS sobre o mesmo fim, a Criação. Assim como as próprias teorias tem “n” formas de se explicar a mesma coisa.
Eu acho a Bíblia bem sensacionalista também. rs
Hehe.. a diferença é que o que está escrito no blog realmente aconteceu, já o que está na “bíbra”, não. Tudo invenção pra controlar mentes fracas.
😀
Mais um que nao sabe o real significado da palavra teoria.
Big bang é uma teoria, porque nao é diretamente observável, mas foram reunidas inumeras provas (leia-se observacoes, calculos, estudos) que direta ou indiretamente apontam para ela.
Deus é uma hipótese, porque nao eh diretamente observavel, nao existem provas, estudos ou observacoes (photo, anyone?) que levem a crer que este exista (ou estes, caso voce seja politeista…). Algo que algum grupo de bebados durante um papo numa taverna da idade antiga inventou.
Esse negócio de espaço sideral, de que se Deus criou o mundo então quem criou Deus? é tudo besteira porque o presente é aqui na Terra, no Brasil e na minha cidade ….. (não quero dar o nome). Quando eu tinha entre 15 e 20 anos pensava exatamente assim. Quem sou eu e para onde vou? Quem controla o mundo? Estou sozinho? E ao mesmo tempo que questionava estes mistérios me sentia vazio e apavorado. Era horroroso. Depois tive uma experiência com Deus numa igreja que não quero denominar. Bom, aí eu já me senti com o pé no chão. Agora eu já sei que tem um piloto no volante dessa geringonça. Poxa vida, fiquei feliz e consegui desfrutar melhor a vida. Agora com trinta anos fui privilegiado com 5 visões. Uma de Jesus e quatro de Maria. Aí o negócio ficou bom demais. Não sinto mais medo de morrer, tenho uma mulher boa, um filho, faço sexo com tesão e gozo a vida bastante sem sentimento de culpa.
Mas tudo isso são suposições
E eu tenho um dragão invisível na minha garagem!
Amigo… Larga as dorgas, nao leva a nada…
Salvador qual é a sua opinião sobre a hipótese do multiverso, e que o choque de universos geraria os big bangs?
Não sei em que pé está o desenvolvimento matemático dessa hipótese, mas que ela é interessante ela é.
Continue com o bom trabalho de divulgar ciência.
Salvador: algumas dúvidas:
1- logo após o BB as particulas viajaram em velocidades superiores as da luz. Existe uma teoria que nada pode ser mais rápido. Como é possivel?
2- Energia e materia escuras: dá a entender que já existiam antes do BB; neste caso também já existia espaço? Pela teoria do BB o espaço foi criado neste momento.
3- se os corpos estão sendo acelerados por materia escura em todas as direções fica a impressão que ela tem o formato de uma esfera e estamos dentro dela.
4 ruido de fundo: a energia se dissipa ao longo do caminho(atenuação).Dá pra calcular qual a quantidade de energia a 14 bilhões de anos atrás?
5- Vamos ter uma colisão dos corpos celestes quando se encontrarem com a materia escura? Há alguma teoria a respeito?
1- Nada viajou mais depressa que a luz. Apenas o espaço se esticou mais depressa que a luz, o que não é proibido pela relatividade.
2- Na verdade, não sabemos o que são a matéria e a energia escuras, então não podemos dizer se já existia ou não. Se considerarmos matéria escura feita de partículas e energia escura a energia do vácuo, nenhuma delas estava lá antes do Big Bang.
3- Na verdade, é a energia escura que acelera os corpos, e ela parece estar associada à quantidade de “vazio” no Universo. Quanto mais ele se expandiu, mais a energia escura aumentou seu domínio, até sobrepujar a gravidade e “assumir o comando”, acelerando a expansão.
4- Dá. Essa radiação, hoje em micro-ondas, começou como raios gama de altíssima energia.
5- Se estivermos na trilha certa sobre a matéria escura, ela é ainda mais sutil que os neutrinos — só interage pela gravidade. Deve ter um monte de matéria escura te atravessando agora. 😛
É verdade que a existência da matéria escura com o seu campo gravitacional tende a impedir o retorno da matéria, tornando a expansão do universo irreversível?
Energia escura. Se ela continuar tendo esse comportamento, sim. Mas difícil dizer, uma vez que não sabemos o que ela é de fato.
Prezado Salvador
1.Qual a participação de Stephen Hawwking na teoria do Big-Bang?
2.Qual a importância da busca da “partícula de Deus”no LHC para essa teoria?
3.Qual a correlação da dessa teoria com a do Buraco Negro?
1. Hawking estudou a singularidade que teria dado origem ao Big Bang e comprovou alguns teoremas a seu respeito. Mas como não sabemos se a singularidade realmente existiu, a contribuição dele não afeta a imagem consolidada que temos do Big Bang.
2. Pouca. O bóson de Higgs só mostra que entendemos o mundo das partículas bem, mas a evolução do Universo parece ser ditada pela gravidade.
3. O Big Bang é um buraco negro às avessas. O primeiro explodiu de um ponto denso e quente, o segundo implodiu num ponto denso e quente.
Muita gente, talvez a maioria, ainda prefere acreditar na historinha contada na Bíblia. É mais fácil de entender, e a gente não tem que ficar pensando… Pra leitores da Bíblia, pensar dá dor de cabeça…
Prezado Salvador, leio sempre seus artigos e os considero excelentes. Também sou um apaixonado por comologia e com eles consigo me manter sempre atualizado. Grande abraço.
O que acho incrível é que, ante toda a liteteratura disponível, experimentos e observações confiáveis, simulações computacional, avanços na matemática, a ignorância e a incredulidade ainda permaneça de maneira tão forte, como se nota na maioria dos posts. Infelizmente, só posso atribuir isso a duas coisas: falta de um pouco mais de leitura e fé cega em religiões. E mais, não adianta tentar convencer pessoas assim, pois suas verdades são “verdadeiras” demais, imbatíveis. Mas é assim que a humanidade é. Infelizmente. O artigo de Nogueira relata a atual realidade científica atual. Nada mais. Parabéns para ele e que continue com esse trabalho de divulgação honesta e embasada.
Resumindo, é burrice e ignorância dos crentelhos religiotários!
vcs precisam crer em Deus
Você precisa cair na real e ver que deus é um mito.
Mas eu sou verdadeiro. Creia em mim!!!!!!!
Em você eu acredito!
Ramén!
Filhinho, sentarás à minha direita e governarás, junto com o Radoico e o José do Egito.
Bom dia,
Ao meu ver, os cientistas atuais acreditam sim que o Big Bang é uma realidade e não vejo como isso possa ser comprovado de forma contrária.
O que me intriga é se todo o universo estava comprimido em um espaço do tamanho aproximado de uma cabeça de alfinete, o que estava ao redor desse pequeno espaço? O que que existia além dessa “cabeça de alfinete”?
Nada, o espaço ERA essa cabeça de alfinete.
De algum modo precisaria ser essa criação, e foi dessa forma, ok. Mas ha tantos buracos nessas teorias e explicações… Pois Deus faz coisas inexplicáveis… Assim como outras coisas acontecem e ninguém sabe explicar.
Qual deus? Tem tantos, cada civilização inventou o seu.. Fica difícil saber de qual você está falando.
Antes de tudo é preciso honestidade. TODOS que duvidam do Big Bang não o fazem por um motivo honesto ou científico. Simplesmente o fazem porque ACREDITAM em Deus e a teoria do Big Bang detona o MITO da criação. Simples assim. Podem posar de céticos informados, mas são apenas CRENTES que não tiveram ou não quiseram ter tempo de investigar seriamente o quanto é VERDADEIRA a teoria do Big Bang.
Uma pergunta,Salvador.
Onde é o destino do Universo? Onde ele está indo?
Como ele vai acabar? ou não acabará ?
Não sabemos. Há três cenários. Ou ele se estica tanto que rasga, ou ele continua se expandindo de forma não-destrutiva, ou ele inverte o sentido e se comprime.
Por que Vênus, Urano e possivelmente Plutão giram em sentido contrário dos demais planetas do sistema solar?
Por que Júpiter, Saturno e Neptuno possuem 2 luas girando em ambos os lados ao mesmo tempo?
Por que o sol tem 98 % de Hidrogénio e Hélio e os demais planetas possuem menos de 1%?
Por que todos os planetas são diferentes um do outro se todos surgiram do Big Bang?
Por que algumas Galaxias giram em sentido contrário?
Em 1770 George Buffon disse que a idade do planeta terra era 70,000 de idade;
Em 1905 a idade do planeta terra era de 2 bilhões anos;
Em 1969 o planeta era 3.5 bilhões de anos.
Fato consumado?
Não sabemos o que levou-os a esse comportamento com certeza. Vênus parece ter sido travamento gravitacional com o Sol + efeito da atmosfera sobre a rotação. Urano talvez tenha simplesmente se inclinado com o passar do tempo por alguma interação gravitacional. Plutão, quem sabe a New Horizons esclarece? Fato é que tudo isso ainda é bem debatível.
Sobre a pergunta das luas, não entendi. Mas a maior parte das luas desses planetas é composta por asteroides e cometas capturados.
Sobre a composição do Sol versus dos planetas é pelo fato de que, quando o Sol surge e “acende”, o vento solar “sopra” o gás para o espaço interestelar, deixando-o indisponível para a formação de planetas. Ainda assim, se você olhar para Júpiter, ele é basicamente uma bolota de hidrogênio e hélio com um núcleo rochoso.
Os planetas não surgiram no Big Bang. Eles surgiram quando o Sol surgiu, no colapso de uma nebulosa num disco protoplanetário. Não tem nada a ver com o Big Bang.
A rotação da galáxia, imagino, dependa de sua formação. Não sei se há uma rotação preferencial, creio que não. Deve ser distribuição aleatória.
Sobre as idades da Terra, estamos aprimorando nossa capacidade de estimá-la com instrumentos cada vez mais precisos. A barra de erro tem diminuído constantemente. Acho difícil que vá flutuar muito mais, com relação aos 4,6 bilhões de anos atuais.
Realmente tem que ter muita fé para crer, que tudo veio de uma explosão a bilhões de anos…de nada que surgiu todas as coisas. Se Hidrogénio e Helio foram produzidos pelo BB como surgiram os outros 105 elementos?
Estrelas e supernovas. Você não leu o texto? 😛
“Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia ) é a adesão absoluta a uma hipótese, a qual a pessoa que tem fé, passa a considera-la como sendo uma verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão.”
Tá confundindo, fio. Quem faz isso são os crentelhos religiostras. Gente séria evidencia através do método científico. É completamente diferente.
KKK
KKKKK Gente séria evidencia através do método científico. Como que algo que ocorreu a 13,8 bilhões de anos pode ser observado e sequer testado? A religião do Big Bang, temos que imaginar e crer que ocorreu.
Você leu o texto? A resposta está lá.
Resumidamente, nada disso que você citou tem alguma relação com a Teoria do Big Bang.
Cito abaixo algumas razoes práticas para nao acreditar no Big Bang.
– Simulacoes de computador sempre darao o resultado que o programador do computador quer que de.
– A inteligencia por trás dessa teoria é a mesma que dizia que a Terra estava aquecendo por causa da acao do homem. A Terra está esfriando.
– Nao consegue curar a gripe que contamina seus próprios pulmoes.
Entao, humanidade, aceite que sua inteligencia nao é suficiente para saber a origem do Universo. Sao apenas teorias. Se quiserem posso criar uma teoria nova para a semana que vem.
Caramba, você conseguiu mostrar que não compreende como as simulações do Universo são feitas, negar o aquecimento global e rechaçar tudo que aprendemos sobre a gripe (e por que é difícil curá-la) num post sobre o Big Bang! Parabéns! Fiquei até curioso para saber que teoria você vai “criar” na semana que vem… rs
Faltou um item:
– Pqp, como você é desinformado!
kkk
Sua bunda deve estar com inveja de sua cabeça, de tanta merda que tem nela.
Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor. Mas, apesar da ciência gerar muita compreensão sobre o mundo em que vivemos, sobre a existência do tudo, ela também gera muitas incertezas e dúvidas; eu, neste momento, estou com mais dúvidas e perguntas do que antes. rsrsrs
Quem ou o que causou o Big bang? o Dr. Willian Lane Craig inclui este “fato” nos seus argumentos teístas. Não devemos nos esquecer das demais áreas de conhecimento, que também nos edificam
O Big Bang é uma teoria que parece impressionante na superfície, mas simplesmente não realizar-se a um exame extensivo.
Geralmente o Big Bang é muitas vezes apresentada como:
Em algum lugar entre 18 e 20 bilhões de anos atrás, toda a matéria no universo foi comprimida em um pequeno espaço não maior do que o ponto em uma página. Este ponto girava mais rápido e mais rápido até que ele explodiu, criando, assim, o universo e tudo que nele há.
No entanto, até para um leigo, existem diversos problemas com esta teoria. E a própria teoria e seus idealizadores ainda não respondem a muitas questões importantes e fundamentais – como de onde é que toda a matéria no universo veio?
Se toda a matéria no universo foi comprimida em um pequeno ponto, o que causou o que isso aconteça? E de onde é que vêm a gravidade que manteve toda matéria junta?
Se este “ponto” girou rapidamente até que ele explodiu., Então de onde veio a energia a partir de começar o giro?
Além disso, em um ambiente sem atrito que supõem-se, você teria esse ponto girando indo tão rápido que, então, rompeu-se. Se isso aconteceu mesmo, em seguida, todas as partículas e matéria a ser expulsa deste “ponto giratório” todos teriam que girar na mesma direção que o ponto que explodiu. Ok?!
Esta é uma lei conhecida da ciência, que aqueles que acreditam em evolução não podem fazer com a distância. É conhecida como a conservação do momento angular.
Segundo os adeptos da teoria do Big Bang, esses que proclamam-se serem os donos da verdade, creem que toda a criação dos planetas, astros, galáxias e estrelas que vemos, tudo veio a partir desse compacto e único ponto giratório, assim, tudo precisaria necessariamente girar na mesma direção que partiu o objeto.
Assim, portanto, todos os planetas deveriam estar girando na mesma direção.
No entanto dois deles só no nosso sistema solar já não são. Vênus e Urano giram para trás. Porque?
Alguns planetas ainda têm luas que não só giram para trás, mas viajam para trás em torno de seus planetas. E porque?
Outra coisa intrigante é que a teoria do Big Bang, também ignora a primeira lei da termodinâmica, que diz:
“A matéria não pode ser criada ou destruída”
Aqueles que acreditam na teoria do Big Bang, também não têm conhecimento de, ou ignoram a “Segunda Lei da Termodinâmica”, que diz:
“Tudo o que tende para a desordem”
Então, ao invés do caos (big bang) tornando-se ordenado (nosso universo), justamente o oposto seria verdade .. E é. Nosso universo complexo está cada vez mais fluidificado e caótico …
Então poderia a teoria do Big Bang estar errada? Um novo modelo proposto do universo argumenta que o universo não teve ponto de origem. Por exemplo.
Na ciência, as teorias com maior poder e as que ficam são as únicas que explicam o que nós não sabemos com mais lógica, simplicidade e elegância. E, surpreendentemente, a mais simples e nova teoria da física quântica pode ser aquela que é mais difícil para envolver nossas cabeças em torno: O universo existe desde sempre.
Até agora, a teoria que teve feito maior sentido lógico para explicar como o universo começou foi realmente o Big Bang, que afirma que o universo veio a existir a cerca de 13,8 bilhões anos atrás, como resultado de um único evento que lançou o universo em um contínuo estado de expansão. Embora esta teoria há muito tempo ultrapassada ela realizou seu papel próprio e significativo na história e de como entender a teoria da relatividade geral de Einstein, contudo, como os cientistas já mergulharam mais profundamente no fascinante mundo da física quântica, o modelo do Big Bang tem sido um pouco mais frágil.
Agora, pesquisadores que trabalham no Egito e Canadá propuseram um novo modelo com uma ideia muito mais simples do início do universo: Não havia um. Ahmed Ali Farag, da Universidade de Benha and the City Zewail de Ciência e Tecnologia no Egito, juntamente com Saurya Das na Universidade de Lethbridge, em Alberta, no Canadá, apresentaram suas pesquisas em um artigo chamado ” Cosmologia de potencial quântico “, publicado em Physics Letters B . O novo modelo faz correções quânticas a uma previamente conhecida equação que usou uma teoria da trajetória quantum originalmente proposto pelo físico lendário David Bohm. Usando a equação corrigida para caber na teoria da relatividade geral de Einstein, os pesquisadores surgiram com um modelo que implica que a singularidade do Big Bang nunca aconteceu.
O maior problema com a teoria do Big Bang é que nenhuma das equações que explicam o que aconteceu na singularidade pode nos levar todo o caminho de volta para o momento em que a singularidade realmente aconteceu. Em vez disso, as leis da física só pode explicar o que ocorreu a partir do momento em que o universo alcançado o que é conhecido como a temperatura de Planck, que aconteceu após a singularidade teórica. Outro problema básico é que se o universo está em expansão, que deve ter se expandido a partir de uma área que foi, em um ponto, incrivelmente pequeno e denso, talvez até mesmo infinito.
O novo modelo afasta-se da teoria “universo de expansão”. Ele também evita a questão do tamanho do universo anterior de densidade infinita, que o jornal chama de “problema pequenez”, baseando-se em um termo “constante cosmológica”, que põe o universo em um tamanho finito. Em outras palavras, em vez de, proveniente ter um único ponto em uma singularidade, o universo sempre existiu. Em declarações à Nature Oriente Médio no mês passado, Ali disse que a teoria ajudou a unificar a mecânica quântica e a relatividade geral:
“Nossa teoria serve para complementar a relatividade geral de Einstein, que é muito bem sucedido quando descreve a física sobre grandes distâncias … Mas os físicos sabem já hoje que para descrever distâncias curtas, a mecânica quântica melhor se acomoda.”
Alguns cientistas há muito tempo já vem investigando a fundo e dizendo que um modelo mais preciso do universo pode deixar de fora o Big Bang inteiramente. Mas as implicações deste novo modelo são bastante radicais em que não só descartam o Big Bang, mas também evitam inúmeras outras problemas e teorias que os cientistas têm trabalhado por décadas para explicar partes da teoria quântica que não se encaixam no modelo Big Bang e de como a teoria da inflação cósmica se explica, o rápido crescimento exponencial do universo a partir de seu ponto pequeno anterior.
Enfim o modelo também evita a utilização da existência teórica de energia escura para explicar por que o universo começou a acelerar rapidamente cerca de 7000 milhões anos de existência. O modelo de Ali-Das propõe que o universo é cheio de fluido quântico, talvez feito de partículas sem massa teóricas chamadas grávitons, que são pensados para ajudar a mediar os efeitos da gravidade. Em vez de a energia escura causar a aceleração e expansão dos objetos como imaginam , a nova teoria afirma que em vez disso, o fluido quântico exerce uma leve, mas constante vigor em objetos para fazer com que a expansão do espaço.
Finalmente, o modelo também explica, potencialmente, um fenômeno chamado de Lei de Hubble , que há muito tem sido visto como prova da expansão do universo, em termos que não , na verdade, dependem de espaço-tempo.
Os pesquisadores disseram Phys.org que foram motivados a explorar a teoria depois de perceber os problemas relacionados com o Big Bang e suas implicações. “É gratificante notar que tais correções simples podem potencialmente resolver tantos problemas de uma só vez,” Das observou.
Sem dúvida, esta teoria, como todas as teorias boas, fornece mais perguntas do que respostas. Não é bem uma teoria completa da gravitação quântica, embora possa realizar-se sob teorias futuras. Mas também, infelizmente, livra-se da ideia que o universo surgiu de um buraco negro gigante .
Ainda assim, em uma ciência em que os atuais visões padrão do universo envolvem conceitos como anti-matéria, supercordas, 10 dimensões (ou mais), universos de membrana, e multiversos, uma teoria como esta parece refrescante como um retorno ao básico.
Em qual periódico indexado está publicado este paper a qual se refere? Tem o link?
Caso contrário mais um caso de falácia vazia.
Olá, Salvador. Gostei muito do artigo! Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha.
Eu poderia perguntar algumas coisas meio bobas, mas que eu não compreendi direito?
1-O estado inicial do universo, com massa infinita, não seria semelhante a um buraco negro de onde nada pode escapar? Por que o universo começou a se expandir?
2-As condições de pressão e calor no início do universo não seriam muito superiores às dos núcleos de estrelas ou às geradas por explosões de supernovas? Não compreendo o pq do universo não ter gerado elementos mais pesados.
Obrigado e outra vez parabéns pelo blog. Gosto muito de astronomia!
1- Seria, mas não sabemos como seria esse estado, nem no buraco negro, nem no Universo.
2- Seriam, mas de dissipação rápida também. As estrelas têm bilhões de anos para fabricar elementos, o Universo teve alguns minutos.
Abraço!
Salvador ótima explicação, nunca li algo tão claro, principalmente para pessoas leigas como eu, bacana você ter respondido esses comentários, alguns que na minha opinião nem mereciam, enfim:
Essa bexiga tem um fim? Se sim o que se especula ter depois dela? Se ela tiver um formato parecido com a ilustração da segunda prova, é provável que tenha uma direção mais curta para nossa galaxia chegar a ponta da bexiga, que seria o fim do espaço, porém seria ou teria vestígios do começo ou seja o inicio de tudo espaço tempo é o centro ou a extremidade dessa bexiga?
já li alguns comentários e suas respostas, meio que entendi que o espaço não tem um fim… o infinito é possível? Se algo parte do zero para todas as direções, um dia tem que ter um fim isso é que não faz sentido para mim!!
no inicio, T0+, a densidade tende para o infinito, um volume 0+ e uma temperatura em que escala, mensuravel?
se P= T/v, termodinamica, essa pressão, entao?
Se o espaço se contraia a 0+, o tempo vai ao infinito?
ou seja perde se o sentido em falar se de tempo, pois espaço tempo estão fechados; é só supor uma estrela, e teoricamente, crescer lhe a massa e fazer volume tender a 0, zero, temos espaço tempo fechando em raio que tende a 0+, ou não?
Ora à medida que a desidade aumenta, no limite o espaço tempo, curvatura se fecha, em um espaço 0+.
Se não há, um continente para este “conteudo ”
Isto em To-, seria correto dizer se de um buraco negro abissal? mas como buraco negro, se o “nada” é que contém a bexiga murcha; é que contém o “pto” em T0-? Não se pode falar no efeito gravidade, correto?
Se a ideia do nada é instigante, o que é o nada?
Se o espaço era 0+, não há o ambiente, campo, para que haja materia, teoria higgs, boson! há que ter boson e “tecido-campo” dai materia !
Nesse tempo 0-, com “nada”, universo que contém o ponto/bexiga, o efeito gravidade não faz sentido, correto?
Com espaço fechado impoe tempo super hipertrofiado, T.Relat,mas pela teoria a materia está concetrada em 0+ volume, como conciliar com a teoria boson? A materia só existe com a particula boson em um campo, mas um campo em espaço 0+?
Não ha um contrasenso, posto que espaço tempo fechado;
A curvatura espaço tempo se fechou, em raio 0+?
Mas não havia o espaço circundante, esta colossal densidade então não deformava “nada”.
NADA é instigante desafio! como é isto? Gravidade interna, não faz sentido?!
Em T0-, não há espaço cosmico. O conceito tempo perde sentido, pela teoria boson higgs, a materia existindo, não seria contra senso?
tempo não faz sentido, espaço = 0+, o que produziu o startup? mas startup pressume linha de tempo, para situar a singularidade, mas T0-, tempo não faz sentido… que evento produziu STUP, mas ebento presume ocorrencia, mas tempo em T0-??
como conceber inicio diante do que está posto? Se há tempo, 13,7 bilhoes.. neste cronometro…
Simples, o tempo, a matéria e o espaço sugiram a partir de T0… nada disso estava “confinado”, estas entidades surgiram após o T0.
O Big Bang não explica o tinha antes, mas os efeitos após o T0, não existe contra-senso nisso é só colocar os fatos no devido tempo e lugar.
Ninguém sabe o tinha antes, mas existem outras teorias que tentam explicar, escolha uma 😉