Sinais de supercivilizações?
Um estudo recém-concluído por pesquisadores americanos identificou 50 galáxias que podem conter sinais de uma supercivilização atuando nelas. Contudo, os resultados preliminares não são conclusivos, e é bem possível que as anomalias encontradas sejam meramente fruto de algum processo natural.
O trabalho faz parte da pesquisa G-HAT, sigla para Glimpsing Heat from Alien Technologies, ou Detectando Calor de Tecnologias Alienígenas, e será publicado na edição de 15 de abril do “Astrophysical Journal Supplement Series”. Ou seja, é pesquisa séria mesmo, não coisa de maluco.
O estudo foi conduzido com base nos dados do satélite Wise, da Nasa, que fez uma varredura completa do céu em infravermelho, e por ora o resultado é que nenhuma evidência óbvia de uma supercivilização foi encontrada, após uma análise da luz de cerca de 100 mil galáxias.
“A ideia por trás da nossa pesquisa é que, se uma galáxia inteira tivesse sido colonizada por uma civilização espacial avançada, a energia produzida pelas tecnologias daquela civilização seria detectável em comprimentos de onda do infravermelho médio — exatamente a radiação que o satélite Wise foi projetado para detectar, para outros propósitos astronômicos”, disse, em nota, Jason Wright, astrônomo da Universidade Estadual da Pensilvânia e criador do projeto.
BUSCA INCOMUM
Talvez pareça estranho procurar sinais de inteligência extraterrestre desse modo, em vez de seguir a linha mais tradicional da pesquisa SETI, que tenta ouvir sinais de rádio de civilizações próximas habitando sistemas planetários em nossa própria galáxia, a Via Láctea. Mas é uma linha de pesquisa sugerida há décadas. Em 1964, o astrofísico russo Nikolai Kardashev propôs que civilizações avançadas pudessem ser classificadas de acordo com seu nível de consumo de energia. As de tipo I seriam aquelas que usufruem do equivalente energético da radiação que chega a seu planeta emanada de seu sol. As de tipo II teriam à sua disposição a energia equivalente à produção toal de sua estrela. Finalmente, as de tipo III teriam energia compatível com a produção em escala galáctica.
O G-HAT buscou exatamente essas poderosas supercivilizações de tipo III. A premissa é que a produção de calor combinada das máquinas operadas por essa sociedade e espalhadas por uma galáxia inteira pudessem aparecer como uma anomalia da emissão de infravermelho médio. O grupo começou com 100 milhões de objetos catalogados pelo Wise e então restringiu a análise às 100 mil galáxias que tinham imagens com qualidade suficiente para uma possível detecção.
“Encontramos cerca de 50 galáxias que têm níveis incomumente altos de radiação no infravermelho médio”, afirma Wright. “Nossos estudos subsequentes dessas galáxias poderão revelar se a origem dos resultados vem de processos astronômicos naturais ou se poderiam indicar a presença de uma civilização altamente avançada.”
De toda forma, já está claro que uma supercivilização que use a maior parte da energia produzida pela galáxia (85% ou mais) para seus próprios fins não habita nenhuma das 100 mil estudadas. “Isso é interessante porque essas galáxias têm bilhões de anos, o que é tempo mais que suficiente para que elas ficassem cheias de civilizações alienígenas, caso elas existam”, diz Wright. “Então, ou elas não existem ou não usam energia suficiente para que nós as reconheçamos.”
O objetivo agora é refinar as técnicas de medição para investigar se as 50 galáxias com anomalias no infravermelho médio podem ser resultado de civilizações poderosas para os nossos padrões, mas que ainda não chegaram ao tipo III. A propósito, usando a escala de Kardashev, a humanidade não chegou nem ao tipo I ainda. (Segundo Carl Sagan, seríamos do tipo 0,7, ou algo assim.)
O QUE ISSO QUER DIZER?
Diante da ausência de sinais claros, há quem possa tomar uma rota pessimista e imaginar que supercivilizações não existem porque se auto-destroem antes de chegar nesse estágio. É uma resposta possível. Mas o Mensageiro Sideral prefere pensar que todo o conceito da escala de Kardashev é, em si, meio ultrapassado. Ele vem de uma época em que só se pensava em aumentar o consumo e a oferta de energia, numa escalada incontornável. Hoje a tal civilização 0,7, portanto modesta em termos de dispêndio energético, discute com afinco o conceito de desenvolvimento sustentável, que se resume basicamente a fazer mais com menos.
Claro que a expansão de uma civilização pela galáxia, ainda que ela seja fã desse conceito, exigirá níveis consideráveis de energia — como dizia Scotty, “você não pode mudar as leis da física, capitão!” –, mas ainda assim talvez a demanda não seja tão grande a ponto de levar uma sociedade galáctica a deixar um sinal de sua conta de energia na assinatura de luz de sua galáxia natal para que astrônomos bisbilhoteiros o encontrem.
De toda forma, é sempre divertido ver os cientistas pensando fora da caixinha para responder a essas questões. No fundo, a discussão é sobre nós mesmos e nosso futuro. Pode a humanidade eventualmente se tornar a civilização galáctica da Via Láctea? Estamos condenados à auto-destruição? Ou chegamos tarde para a festa e outra civilização já tomou conta do nosso canto do Universo?
Tudo se resume a fé, gente acredita em planetas e possíveis civilizações outros em Deus e sua criação, mas a matéria é boa…..
Salvador, parabéns pela matéria!
Você acredita que a NASA tenha realmente conhecimento verídico de vida alienígena?
Não, acho que estão tentando descobrir, mas não têm nada ainda.
Acho maravilhoso que questões desse teor sejam aventadas, pois certamente todos os planetas são habitados. Deus como Poder Supremo não nos escolheria como Filhos únicos, não somos privilegiados e sim parte de uma imensa Criação ainda em evolução.
“Há muitas moradas na Casa do meu Pai” …..
Já há achados convincentes de vida microscópica fora da terra, isto é como uma certeza matemática nos dias de hoje. Mas e nos o que de fato sabemos sobre a vida exógena ou alienigena? acho que ainda muitíssimo pouco, grande mesmo é a presunção, quando negamos este fato. Dada a idade do universo comparada a idade da humanidade, se estabelecermos uma escala em que o universo tenha apenas 24 horas, nós seres humanos teríamos algo com três segundos de existência. Então todo o tempo universal anterior aos humanos foi um tempo de total esterilidade? Vejam quão absurdo é isso, é uma afronta descomunal até mesmo a nossa mediocridade intelectual. Vidas inteligentes além da humana? é provável que sejam muitas, supercivilizações? algo muitíssimo plausível. O fato de haver vida em outros recantos do universo já é amplamente aceito pelas grandes mentes da astrofísica, já existem disciplinas cientificas muito específicas que tratam do tema, como a exobiologia por exemplo, acrescentando-se a isso a existência de grandes projetos de identificação destes possíveis nichos vida, poderemos concluir com boa margem de certeza que já se reconhece a vida como um fenômeno, não só terreno, mas universal.
O nosso físico teórico Marcelo Gleiser diz que, se houver algum ser inteligente em algum lugar no universo é provavel que esteja tão distante que levaria até séculos para chegar aqui. Então este estudo da NASA vem corroborar a sugestão dele e é provável que o povo da terra não tenha contato com algum desses seres por pelo menos 100 ou 200 anos. E vai, também, de encontro aos possíveis avistamentos de OVNIs que são divulgados por alguns pesquisadores.
a biblia é clara sem deixar nenhuma duvida, não somos os unicos em todo o universo, tem muitas outras civilizações na imensidão do cosmos, tem gente que nem lê e muito menos estuda e já esta com a resposta pronta digitando por ai que somos exclusivos, para ohh.
adoraria, tôrço, para um dia, o quanto antes, olhando para o horizonte, e assim do nada ELES aparecendo, chegando. Porque caps lock? superiores; não é possivel que haja piores que os terraqueos.
Só me resta concluir, usando as palavras de JESUS:
“Ha muitas moradas na Casa do Meu Pai”.
Um abraco
se tivesse um botão de LIKE aqui nesse site eu o apertaria pra vc!
Nossa mas que pesquisazinha mais furada essa, quer dizer que eles tem a tecnologia tão avançada para captar a energia de uma galáxia inteira, mas não conseguem resfriar as máquinas e essas emitem tanto calor que é visível até daqui, e outra quem disse que as máquinas deles (se existirem claro) precisam produzir calor??? Será que nenhum desses brilhantes cientistas pensou que eles podem ter reduzido o “desperdício” a zero. Putz, só rindo mesmo de uma besteira desse tamanho.
É interessante ver esses estudos e ver como o homem é obcecado pela busca de outras civilizações. Eu mesmo sou um que sou doido pra saber, mas como o universo é grande demais fica impossível ver em todo canto, logo temos que apontar para algum lugar e ter a sorte desse lugar ter alguma civilização. Quando li sobre o paradoxo de Fermi pensei que podemos não ser raros, mas sim os únicos, então se isso for verdade a nossa busca será eterna e não vamos encontrar nada, um universo tao grande em algum lugar deve ter alguma coisa. Vamos ver se com a evolução de tecnologia o ser humano consiga achar algo. Tomara que seja uma civilização pacifica porque se for pra achar algo ruim o silencio ate hoje foi bom!!
Os conceitos fundamentais dos meus estudos são:
Universo: o único lugar existente, sem começo nem fim, sem paredes, sem limites, provavelmente com infinitas realidades e dimensões.
Panteísmo: Deus identifica-se à Natureza (física, química e biologia, não o significado do senso comum), onipresente, com algum tipo de atributo onisciente (mentes que às vezes pensam juntas ou, quem sabe, vicissitudes ou pseudo-coincidências) e onipotente por questões de autocriação da matéria com vida e, também, vida inteligente. Também o poder de criar tecnologias super poderosas.
Panspermia: a Natureza semeia todo o Universo de vida, mesmo que a vida seja insignificante. E várias formas de vida, de acordo com o meio ambiente local.
Fontes: Com ajuda de Melisso de Samos, Giordano Bruno, Baruch Spinoza e Ernest Haeckel.
Att.
é puro egocentrismo imaginar a imensidão universal apenas com a civilização humana, aquele que ocupou um pouco de seu tempo olhando para o infinito sabe da existência de outras civilizações, pois o universo esta em constante expansão, se usarmos a matemática pura a probabilidade nos dara a resposta, porém o ser humano insiste na teoria de são tomé de ver para crer, o ceticismo atrasa o conhecimento e o fanatismo o barra, mas no fundo de nosso consciente todos sentimos que não estamos sozinhos e que não somos os melhores e mais evoluídos, porém aquele sinal característico chamado ego sempre nos eleva ao imaginário mesquinho.
Gostaria só de comentar que ET’s existem sim, ou vcs acham que a Dilma e o Lula são deste planeta?
Desculpe Paulo. Apenas um reparo.
Ceticismo é a alma da ciência. Não há possibilidade de desenvolvimento do conhecimento sem ceticismo.
O não ceticismo é caminho livre para o fanatismo.
Voce ja parou p/ pensar o que é um ano luz?
R: é um ano na velocidade da luz, então se a estrela mais perto de nós fica 7,78 anos luz da terra, isso daria 115 mil anos na nossa tecnologia, então quando os astronomos avistam um planeta, fora do nosso sistema solar, eles estão vendo a 200 mil anos atras. derrepente ele nem existe mais. poderia ate ter devorado por um buraco negro. pense nisso….
Um ano-luz equivale a 9,5 trilhões de km, e a estrela mais próxima está a 4,2 anos-luz.
Meu amigo, se a estrela mais próxima está a 4,2 anos/Luz de distância, estamos vendo ela exatamente a 4,2 anos atrás. pode ter certeza que ela ainda existe.
Prezado Paulo,
Ótimas, precisas e inteligentes suas considerações sobre o caso. Imagine o tamanho deste Universo, que não sabemos o fim, por que Deus habitaria somente um planeta, entre milhões existentes? A Terra é um grão de poeira diante do cosmo,não se deve analisar somente pelo aspecto religioso, é preciso ter a mente aberta para compreender a lógica da criação. Como você disse, há um grande ceticismo, infelizmente.
Meu amigo, se existe ou não outras civilizações não é aqustão deste texto aqui, mas sim uma forma de PROVAR que elas existem. A ciência sempre está em busca de provas. Acreditar por acreditar eu prefiro assistir Star Wars que é um excelente exemplo de onde a nossa imaginação pode chegar.
É como o velho continente no tempo das caravelas em que se achava que a Europa era o MUNDO e que tudo acabava no oceano em um precipício e ai se tira a conclusão de que estão literalmente perdidos no ESPAÇO.
Como os caras perdem tanto tempo com isso !
A bíblia nos diz que NÃO EXISTE VIDA FORA DAQUI!
Vão morrer loco procurando e nunca vão achar nada
Qual parte da Bíblia esta escrito isso?
que esteja registrado o que disse, pois, se for detectado um sinal de vida inequívoco a porcaria desse livro deverá ser queimado em praça pública.
já adianto que tenha logo em mãos o querosene e o fósforo.
então é pq. vc não leu o Livro de Jô.
LIVRO DO JÔ???? É O XANGÔ DE BAKER STREET??SABE DE NADA INOCENTE.
Não existe vida fora daqui, mas você acredita em uma cobra falante e um ser vivo construído do barro e da costela de outra pessoa? Quanta inteligência oras!
Por favor cara pagina cristã é outra
Você realmente acredita que só existe vida aqui na terra? Ou prefere nem querer acreditar na hipótese de vida extraterrestre?
E se houver vida fora, você não vai mais acreditar na bíblia?
Me aponte aonde a Bíblia diz que “não existe vida fora daqui”.
Já “a Casa do Pai tem muitas moradas” me parece bem sugestivo, não?
É impossível ir a Lua. Se o homem se pegasse nisso não teria ido até la. É mais fácil dizer que a bíblia não fala nada sobre isso e se conformar. ainda bem que tem pessoas que nao se conformam porque se nao talvez estivessemos na idade media ainda!!
Putz….Você conhece pouco a Bíblia hein!!! Lá não existe tal afirmação…..
amigo eu escrevo pouco portugues mas acho absurda e ate ignorante a sua colocacao de dizer que a biblia diz que nao existe vida la fora… leia a biblia direito de genesis a apocalipse e mais os evangelhos ocultados pela igreja catolica,,,
Voce que vai morrer louco e não vai achar nada após a morte haha. Que dó, vc ainda acredita na bíblia? Pobre ser… Mas sua ignorância deve ser comoda. Eu entendo que tem gente que realmente precisa de religião p/ se sentir bem. Só sinto pena de ti… E não venha com a velha história de que irei p/ o inferno e etc…essa já ta saturada. Arruma outra. Thanks 🙂
Me dá vontade de vomitar ao ler um comentário desse. Ainda bem que o Aedes não transmite ignorância, burrice mesmo, se você não sabe o que é.
Marcelo, onde que está parte na bíblia me diz ?
acho que você nunca a leu inteira pra antes falar isso, pois em várias citações se diz que Deus criou todas as criaturas da Terra e do Universo;
Acorda bitolado , respeito tua religião , mas parece ser um islamita com o Alcorão na mão!
Olha o preconceito
Se houver uma civilização avançada em outros planetas ela não virá aqui por aqui existem crenças que impedem a nossa de compreender outras civilizações. Vendo por outro lado, vida inteligente fora do planeta Terra só não existe por que existe a Bíblia e quem acredita nela.
Marcelo…infelizmente a Bíblia em que vc se baseou para escrever sobre vida fora do planeta esta equivocada…a Bíblia esta cheia de indícios de vida fora da Terra e João 3:16, quando se lê a palavra mundo…no original ela quer dizer Cosmo.
Marcelo, Leia o Livro de Jó com atencao e vc vai se surpreender… A Biblia fala muito sobre outros mundos e outras civilizacoes… Um abraco!
NA BIBLIA TAMBÉM NÃO FALA QUE AQUI NO BRASIL EXISTIAM INDIOS.
Diz sim, lá em Jó!
A bíblia não fala nem que existe o fora daqui, e já provamos que existe.
A pesquisa é válida como pesquisa. Mas ela foge das premissas cosmológicas básicas que são a ocorrência do Big Bang há 14 bilhões de anos e a lei das probabilidades, pela qual não seria possível muitas civilizações mais adiantadas que a nossa.
Mas não são muitas, de 100 milhões de estrelas pesquisadas, separaram 100 mil, e destas apenas 50…. ou seja, 0,000.000.5% (acho que é isto se não fiz a conta errada).
100 mil galáxias! Cada uma delas deve ter uns 100 bilhões de estrelas. 😉
Grande Salvador… Cara, como você escreve bem. Consegue deixar um assunto extremamente técnico numa leitura super agradável e ‘entendível’, rs. Parabéns. Vendo o comentário do Apolinário, rs, o que você acha da teoria dos Astronautas Antigos? Acha que é simplesmente uma ‘viagem’ ou tem algum sentido lógico? Abraços.
Acho que faz sentido, mas não temos evidências. Então fica como mais uma hipótese que não podemos provar, do mesmo jeito que os OVNIs modernos…
engraçado é que TALVEZ os alienígenas chamados de cinzas realmente existam, mas é ainda um GRANDE TALVEZ.
temos de observar também que nós tivemos um grande avanço na área da computação gráfica. Seres poderosos e suas máquinas incríveis se tornaram cada vez mais presentes em filmes por conta de NOSSA imaginação e capacidade técnica, NÃO pela existência real dessas criaturas.
já viram o filme “o sinal, frequência do medo” ? pois é um filme que mostra como podemos ser enganados por criaturas superiores e nos tornar ratos de laboratório. Outro filme, os escolhidos, tem a mesma ideia.
Desculpe Salvador mas, a não ser que eu esteja muito enganado com relação a conceitos, não se trata de hipótese. É pura especulação.
Uma hipótese sem evidências é especulação. 😉
acompanho seu blog e sempre chego a essa conclusão…..parabéns….
Prezado Salvador, astronomia e astrofísica são fascinantes, mas penso que no Brasil não é acessível o conhecimento e estudo sistemático dos fundamentos e princípios destas ciências, mesmo com o advento da informação digital. Divulga-se muitas matérias interessantes, mas as pessoas continuam a olhar o céu com admiração romântica, de muitos sentidos, mas ainda com ignorância, como eu. Você pode sugerir literatura, combinada com observação e experimento, com base na posição dos astros vistos do hemisfério sul? Do hemisfério norte há muita coisa, mas não vivemos na parte de cima do equador. Obrigado por seus textos.
concordo, a falta é por conta da grande massa do conhecimento estar em língua estrangeira, notadamente o inglês. Apenas a China vem desenvolvendo tecnologia na sua própria língua nativa.
não há muita coisa em termos de abertura do conhecimento no brasil, felizmente é possível encontrar algumas aulas sobre física e matemática superior no youtube. Precisaria haver uma grande ampliação nessa parte para acesso gratuito e universal, nos EUA tem muito mais aulas gravadas disponíveis online.
Esse papo está dando uma vontede de tomar CAipirinha. Vai uma aí Manu.
Digamos que o homem foi feito para habitar o Planeta Terra e que existe outros planetas habitados com outros tipos de vida. Se eles possuíssem inteligencia como a do ser humano, eles já teria se interessado em nos encontrar. Acredito que eles não se interessam pelos humanos.
os seres humanos , não tem nada que lhe interessam.É como vc passar por um formigueiro…
vc já foi pegar algumas formigas para entrevista-las ?
Acredito que, no universo, existem muitos palanetas habitados por civilizações mais atrasadas e mais desenvolvidas do que as da Terra. Acredito que os seres humanos nelas encontrados certamente terão relacionamentos com Deus diferenciado dos nossos, mas o Deus é o mesmo. Os terráqueos continuamos presunçosos e se colocando como centro do universo. Geraçoes futuras aprenderão que não é assim e passaraão a ter mais abertura para crer e pensar.
o deus que na Terra é reverenciado vem do contato com os Egípcios da antiguidade, em especial o deus Sol. Os hebreus, para evitar que seus deuses desaparecessem e com isso a sua cultura, perceberam que precisavam criar um mito forte capaz de superar o deus sol egípcio, então, veio moisés. Mas se pesquisar por moisés em estudos sérios, perceberá que não há registro algum dessa figura que deveria ter sido marcante, então, ele não passa de um mito inteligentemente construído para evitar que os hebreus migrassem do seu estado de origem para o Egito antigo que, aliás, era muito próspero.
perceba o truque, a terra do “leite e mel” foi um mito inteligente para ludibriar quem pensasse em sair da terra prometida. Ainda deram aos Egípcios o título de escravagistas sendo que, na verdade, os hebreus não foram escravizados e nas escrituras sagradas (mentirosas) eram tantos hebreus em número superior aos Egípcios que poderiam até derrubar seus “senhores”. Veja que na fantasia mitológica, os hebreus de moisés ainda partiram para a batalha contra outros povos. Mas tamanho crescimento e influência do povo hebreu jamais apareceu em registros históricos sérios dos povos da região.
mas indo ao passado dos hebreus e antes da influência exclusiva dos Egípcios, os deuses eram em maior número, o próprio deus hebreu tinha uma esposa e não havia diferença entre o mito de deuses gregos com os dos demais povos, inclusive dos hebreus.
os mitos sobre deuses surgiram para tentar entender o mundo que se abria ao olhos da humanidade, mas hoje, permanecer nesses mitos nos aprisiona ao passado e atrasa nossa cultura.
josé, tenho uma curiosidade…
vc não se sente mais assustado conforme estuda a história da humanidade mais a fundo?
Concordo.
Isso GAroto.
Seres humanos em outros planetas ? O mesmo Deus ? Não né amigão, leia mais sobre astronomia, biologia e principalmente historia da humanidade, só um detalhe existem mais de 5000 religiões no planeta.
Nossa composição material básica acredita-se ser oriunda da poeira das estrelas. Mas somos um composto de matéria e energia. Essa energia se alocaria com mais facilidade em outras galáxias. O nosso biotipo acredito, ser exclusivo do nosso habitat. Porém para melhor entender essas evoluções, precisaríamos nos conhecer melhor, para que sejamos merecedores de conviver com o nosso ambiente, podendo assim almejar nossa expansão.
A NASA mente (ponto)
Salvador,
Matéria muito interessante e empolgante… Porém sei que a ciência tenta provar aspectos físicos da matéria. Hoje em dia existem muitos cientistas que creem no espiritismo. Vendo algumas matérias sobre alienígenas, percebo que a telepatia é muito constante, seria uma possível conexão, para definitivamente entrarmos em contato com esses seres? Não sei se é viagem minha, mas também mexe com a religião de muitos. E porque não está tão evidente?!
Acho que se telepatia entre civilizações espalhadas pelo espaço existisse não precisaríamos de tanto esforço para procurar sinais de extraterrestres…
Seria mais barato se ao inves de tentarmos achar simplesmente ser recepitivos pois acho que ja somos observados.
Olhar para as estrelas é olhar para o passado. Andrômeda que está aqui do lado está a 2,5 milhões de anos-luz da terra, o que significa dizer que quando olhamos para ela estamos vendo fatos de, no mínimo, 2,5 milhões de anos atras.
Imaginem o que 2,5 milhões de anos de evolução não fariam a nós mesmo.
Redescobrindo a pólvora ???…
bom dia. que artigo excelente, com argumentações precisas sobre a pesquisa. Entretanto se são SUPER CIVILIZAÇÕES com tecnologias avançadíssimas,não seria prudente tbm pensar que eles possuem sistemas intrínsecos de defesa a pontos de não serem notados por civilizações tipo 1 ? Continue com seu excelente trabalho
Sim, talvez elas sejam discretas. Embora eu não consiga imaginar com que objetivo civilizações do tipo III (ou seja, conquistamos a galáxia!) precisariam de discrição…
Acredito que civilizações tipo 3, caso existam, chegariam a conclusão lógica que a eternidade só pode existir dentro de um sistema entrópico fechado e não aberto, porquanto se tornariam indetectáveis independente de quanta energia gerassem.
Qualquer civilização que atingisse uma capacidade tão ostensiva quanto a galática e ainda vivesse de um sistema entropico aberto, se tornaria, irremediavelmente, predadora de outras galáxias.
Acho que não vamos encontar ninguem mais avancados do que nós, simplesmente porque se existissem e quizessem, eles nos encotrariam antes, e se nao quiseram, estão encondidos atras de um escudo de invisibilidade total – desde gravitacional como em qualquer faixa do espectro de radiaçoes visíveis ou detectaveis.
Exeto numa hipotese: pode ser que FORAM mais avancaçados, ou seja, que pelo menos em ALGUM momento foram mais inteligentes do que nós, mas neste momento so tinha ameba aqui nesta humilde terra, e então as gerações subsequentes eram de ETs mal educados, que nao podiam nem ouvir falar em castigo, quanto mais em palmadas…., que o pai-mae era enviado para um planeta prisao, “pai-mãe” pois seriam seres assexuados, afinal sexo é coisa de animal… E assim, entraram em decadência e hoje, como diz a palavra, “voltaram o pó” e na gíria, “ficou só o pó”…
E por que acredito que eles não vieram? Simples: porque todos os sinais que sao supostamente de seres mais ‘avancados’ que se ve nos discoverys da vida sao pedras muito grandes que estão de pé, pedras muito grandes perfeitamentes esféricas, pedras muito grandes com proporcoes áureas, enfim, pedras… Nao tem um canivete de metal, uma faca, quanto mais, uma lanterna atômica pra caçadas noturnas,nada… nada, nada, que poderia ser indício de uma tecnologia que os ET deixaram pra ignóbil humanidade que a ajudasse a evoluir mais rapidamente. Lasers quanticos, então, bom, eles sendo super-hiper-mega inteligentes, saberiam que aqueles “macacos” não saberiam usar e iam acabar se matando, mas nem um metalzinho? Pô, sacanagem!!
Enfim, se eles vieram, se teletrasnportaram ou vieram em uma espaconave feita de pedra, pois foi o único rastro de tecnologia que deixaram… hihihi….
Mas ainda assim, sinceramente, fico muito curioso sobre cada hipotese analisada pelos cientistas. Pelo menos, temos imagens belíssimas do universo, o que em sí só já me enche de deslumbre pelo cosmos. E o gostoso da vice é se divertir, e eles estão se divertindo, como todos nós aqui neste fórum.
Abraço e como já disse antes, sou admirador do seu entusiamos e das fagulhas dele que voce compartilha aqui. PS: sobre aquelas rajadas superfortes, com precisao matemática, lí num lugar que um cara disse ter desvendado ser do microondas da cozinha perto do telescópio, isso era papo ou foi realmente o fim do mistério? Nâo acreditei muito pois era uma página sem muito peso de credibilidade.
Se uma super civilização deseja comunicar sua existência deve se utilizar de um meio de grande alcance, como sinais de rádio, e a mensagem deve ser matematicamente compreensível, para separá-la dos fenômenos naturais. Penso que estarmos sozinhos no Universo é praticamente impossível. Só ingênuos e crédulos acreditam que a raça humana é algo especial nesse Universo Infinito. A vida existe por todo lado, apenas ainda não atingimos o estágio para reconhecer isso.
De novo essa história de ET’s. Vergonhoso. Subjornalismo científico da pior espécie. Alimentando a ignorância da massa…
Obrigado pela audiência!
JR… seja sempre bem vindo… não obrigamos que você acredite em tudo o que é postado aqui, mas, se você entrou no site, leu e teve tempo para escrever algumas palavras, já nos alegra… afinal, jornalismo é isso mesmo… tem que chamar a atenção!!!
Parabéns Salvador !!! Matéria muito interessante. Gostei !!!
Meu caro, vai ligar a TV!
Os caras nao tem o que fazer. Mesmo que achassem algo vao fazer o que? Dizer que Deus nao existe ou algo assim. Temos de desenvolver novas tecnologias e nos aprimorarmos como civilização antes de sair viajando por ai. Ainda estamos “presos” e dependentes de nosso planeta , imagine sistema solar e galaxia. Nosso esforços tem de ser por aqui . Se tem alguem super avançado certamente ja nos viu e claramente nao quer nos ajudar, pelo menos nao abertamente.
Aí é que está. Deus não tem nada a ver com isso. Eles vão dizer apenas que há um futuro para nossa civilização, porque outras pelo Universo conseguiram florescer e se tornar imortais, ao colonizar sua galáxia.
pois é, uma supercivilização pode ser imortal e o conhecimento do universo permite gerar uma física revolucionária.
descobrir como a matéria escura funciona pode gerar uma série de máquinas capazes de realizar diagnósticos muito mais precisos. A ressonância magnética veio dos estudos para se aperfeiçoar o conhecimento sobre a natureza, então, cada estudo desses leva sim a uma grande revolução.
Isso poderia servir como um bom argumento para ! NÃO EXISTÊNCIA DE ALIENS ou qualquer coisa que o valha e muito menos das ABSURDAS “supercivilizações”.
Uma raça com essa capacidade tecnológica e com esse domínio sobre a Natureza simplesmente NÃO EXISTE pois, caso contrário, já teriam chegado aqui na Terra HÁ MUITO TEMPO e já teriam dominado todo o Universo!
É simplesmente uma questão de pura LÓGICA!!!!!!!!
Tá precisando de umas aulas de lógica, colega. Isso aí que você descreveu é uma probabilidade.
Tá…mas e se foram eles que trouxeram a vida para cá??? Então eles já teriam passado por aqui!
antes do microscópio existir até o mais influente cientista acreditava não haver nada menor que uma formiga. Era considerado imbecil quem dizia que poderia haver uma criatura de dimensões tão pequenas que fosse capaz de ser invisível aos nossos olhos e ainda pudesse ser considerado um ser vivo. Hoje sabemos que há mais bactérias no ambiente do que seres de tamanho igual ou maior que uma formiga.
a química que nos permite existir é vasta no universo e a Terra é resultado de um jogo de bilhar dos mais caóticos, tal fato é confirmado pelas observações. Mas se um outro planeta conseguir se tornar estável, ter clima como o nosso e água na superfície é quase impossível não haver vida.
Ganimedes e Europa, luas de Júpiter, tem grande chance de serem habitadas, mas a vida lá só não evoluiria mais por limitação de habitat. Já encontraram aqui na Terra colônias de bactérias e outros seres vivos em lagos abaixo do gelo e que estavam isolados do mundo por milhões de anos.
Não podemos ensinar passarinho a a voaar com com proprias asas seria mesma coisa com civilização desenvolvida sobre ao nosso respeito talves essa civilização podem ser nos mesmo amilhares de anos ja que daque 200 anos podemos viajar pelo espço com mais clareza..
Por que já teriam chegado aqui?
Uma coisa é explorar o sistema solar, outra coisa bem mais complicada é explorar outra estrela.
Uma coisa é colonizar sua galaxia, outra coisa beeem mais complicada é colonizar outra galaxia…
concordo com a análise final, a escala de Kardashev é ultrapassada e precisa ser atualizada. Hoje em dia se pensa muito mais em economizar recursos do que gastá-los de modo descontrolado, isso, pois, há limitações quanto a um crescimento de consumo que é afetado por vários fatores.
outra coisa a se pensar é que, no caso de máquinas, nem sempre maior é melhor e muitas vezes o avanço tecnológico permitiria uma miniaturização tornando os equipamentos mais eficientes para o trabalho. Antigamente na própria IBM se pensava em computadores do tamanho de um continente para haver algum ganho de performance e com tremendo crescimento de consumo, então, PC doméstico era fantasia ridícula. Hoje um smartphone de última geração é tão bom quanto um desktop e o próprio mercado de computadores de mesa vem caindo por conta dessa característica.
até mesmo os avanços na área de telecomunicações busca redução de consumo e ganho de performance. Ao invés de sermos cada vez mais visíveis para os alienígenas, estamos mais silenciosos.
ao que se sabe até agora, tirando o conhecimento que o telescópio james webb trará, temos que uma civilização capaz de evoluir é um evento raro. Aqui mesmo na Terra somente depois de várias extinções em grande escala é que uma geração de mamíferos resultou em uma espécie capaz de se tornar um grupo em crescimento tecnológico e se separar dos ditames naturais.
algumas ideias de consumo, como a esfera de Dyson, tendem a reduzir o brilho da estrela-motor, não a aumentar. E o uso de radiação tem seus limites, afinal, é preciso usar uma forma de resíduo radioativo menos contaminante ou mais controlado, ou seja, no mínimo um reator portátil tem de ser capaz de conter a energia sem que a tripulação de uma nave seja afetada significativamente.
talvez uma supercivilização sejam máquinas com IA avançada, daí é possível que a radiação nem seja um problema até certo ponto e isto permitira um consumo mais alucinado. Quem sabe o uso de wormholes seja capaz de deixar um assinatura?
Que há vida em outros lugares do cosmos não há dúvidas, os conhecimentos atuais de biologia aliados a qualquer projeção estatística básica nos leva a essa conclusão. Os problemas são: Vida é uma coisa, vida complexa como a nossa é outra, de todo modo considerando a escala de tamanho do cosmos é bem provável que haja. Aí temos o segundo grande problema já aventado por Carl Sagan, as entidades vivas não reúnem condições de atravessar as distâncias estelares, ou seja, há vida mas morreremos sós, ou como dizia Scotty, “você não pode mudar as leis da física, capitão!”
Muito bom. Vou continuar acompanhando o resultado desta pesquisa.
Uma super civilização que consegue colonizar toda uma galáxia extraindo o máximo de energia que essa possui, muito provavelmente conseguem ir de um ponto a outro no espaço, certo?
Mantendo o pessimismo sobre o que acontece aqui na terra e o que buscamos explorar, se mandarmos um sinal até tal galáxia pode ser perigoso, não?
Dentro da galáxia, sim!
seres muito evoluídos podem nos detectar facilmente, se tiverem computadores quânticos capazes de fazer simulação precisa de dados para gerar futuros prováveis da evolução do nosso sistema solar, certamente já saberiam que haveria em algum momento neste nosso planeta uma raça capaz de evoluir e gerar uma civilização.
da mesma forma que podemos usar um telescópio para estudar planetas distantes ou sondas, seres muito evoluídos podem evitar de aterrizar na Terra e, menos ainda, vão aparecer em um reality show.
geralmente vejo as pessoas imaginarem que criaturas superiores a nós obedeceriam a nossa vontade para dar um alô. O melhor de tudo, um alienígena superior dando “oi” dentro de uma jaula. Até os filmes de Hollywood costumam retratar tais criaturas como aliens superiores com jeito de animal desengonçado.
Incrível como pesquisadores gastam seu tempo e nossos recursos há décadas para pesquisar o impesquisável. Apenas para gerar uma notícia inconclusiva de algo que nunca terá resposta. Enquanto isso seres humanos morrem por falta de recursos e de vontade política em todo o planeta. Ciência deveria ter autocrítica.
Levi, eu pagaria para eles continuarem nessa linha de pesquisa. E tenho certeza de que muitos outros também. Então considero válido. E o custo foi baixíssimo. O satélite foi construído para outros propósitos. Os dados brutos já estavam lá. Tudo que foi “gasto” foi o tempo dos pesquisadores, pago na forma do salário deles — e eles também fazem outras pesquisas, dão aulas etc. A ciência tem autocrítica e procura gastar os recursos da forma mais eficiente.
Parabéns pela análise, é muito dinheiro jogado fora mesmo. Esses pesquisadores inventam essas coisas para “justificar” as verbas que recebem.
Levi, pesquisas são fundamentais, pagaria por elas! Já a questão política temos que aprender a votar e cobrar dos escolhidos educação, saúde, e segurança publica, pois cobrando podemos lutar por um Brasil ou mundo melhor!
Ciência é ciencia meu jovem, ou vc não entendeu ainda?
Esse documento não prova nada
Fui eu que pus esse documento aí.
Acredito que, poderá haver super civilizações, todavia, DEUS está no controle. O criador do universo é perfeito, como é perfeita as leis que regem tudo a nossa volta. Cada átomo de nosso corpo, está intrinsecamente ligado ao todo, quer dizer que, somos conectados universalmente. Toda ciência vem de DEUS, que é PAI de toda matéria. Assim, não nos preocupemos, com o que há além de nossas vistas. Pois temos algo muito poderoso, ou seja, o PAI DE TODA CIÊNCIA, que disse chamar-se: JAVÉ, SENHOR, DEUS, CRISTO, ALTÍSSIMO, CRIADOR, JEOVÁ, EU SOU QUEM SOU, HOMEM, ou seja, é nele que tudo posso, é ELE que me dá e tira o sopro da vida, aqui na terra e em qualquer lugar desse belíssimo espaço sideral.
“Muito perfeito” o seu Javé, que manda matar e saquear. Leia Números 31 entre outras passagens horríveis do “livro” antes de sair falando tolices por aí.
Mente vazia, moradia do pastor :>)
Concordo com a Miriam lá em cima. Quanto à percentagem do cérebro, pode até ser, mas e quanto à Mente?
Por mais que pesquisas como essa sejam impressionantemente criativas e interessantes, ainda vejo todo o pensamento geral meio limitado quando falamos de vida e civilizações pelo universo.
Os pesquisadores procuram água, elementos favoráveis à vida como conhecemos, e até essa pesquisa agora: procurando consumo de energia.
E se existir vida baseada em um isótopo de um elemento totalmente não biologicamente terráqueo? E se não esses seres precisarem de uma substância que nunca ouvimos falar pra viver, e não água? Essa pesquisa, por mais que aponte pra uma direção interessante, não deixa de ser direcionada e arbitrária. Alto consumo de energia é um sinal da civilização como conhecemos, e só. O espectro é muito mais amplo do que isso.
Toda vez que vejo uma pesquisa que anuncia “encontrado planeta que pode conter água” eu penso “e daí?”… Água é essencial para a vida como nós conhecemos, mas as formas de vida que existem no universo certamente utilizam bases biológicas diferentes das que conhecemos.
De qualquer jeito, estamos no caminho certo, gostei bastante da pesquisa que pensou fora da caixinha, hehe.
Olá Salvador, gostaria de tirar uma dúvida que pode parecer tola, queria saber como funciona o controle das sondas espaciais. Por exemplo a Voyager que que está vagando pelo desconhecido a anos, como é feito seu trajeto? Ela é controlada manualmente? Muito fã da coluna aliás!
A essa altura ela viaja por inércia, não muda mais seu curso. Vai seguir adiante indefinidamente, numa órbita em torno do centro da galáxia, controlada apenas pela gravidade.
Opaaa, não sei se sou só eu, mas o que eu tenho visto de notícias sobre estudos e hipóteses de vida alienígena nestes últimos meses… sei não, tem alguma coisa rolando por aí.
É obvil que os astrônomos que trabalham; Nasa e na Agencia espacial Europeia, tem certeza absoluta que existe vida em outra galáxia não na nossa, eles vão divulgando aos poucos, para não causar tanto impacto. Se possível eu quero estar vivo depois de 2018 depois de lançar o novo telescópio, vai ser o maior divisor de águas da humanidade. quem estiver vivo verá! capice!
Rapá, eles sequer tem certeza se tem água em marte…
Se existe uma civilização alienígena avançada, pq ela deveria se utilizar de energia da mesma forma que nós? Creio que essa busca vai ser em vão não pq não exista vida lá fora, mas pq estamos nivelando a tecnologia alienígena pra baixo, tentando aproximar ela da nossa. Exemplo? Naves. Quem precisa de naves se consegue se tele-transportar? Pq as fontes de energia dos alienígenas teriam que ser iguais às nossas e teriam que emitir tanto calor? Tenho certeza de que eles conseguiram alguma maneira de criar energia em grande escala sem dissipar a mesma em forma de calor. Além do mais, é muito mais provável que essas civilizações estejam nos observando há centenas, talvez milhares de anos e, ainda assim, preferem manter distância pq nós somos tão idiotas, nos matando, destruindo nosso planeta, causando tanta desgraça a nós mesmos, jogando lixo na terra, no espaço, não sabendo gerenciar nossos recursos… Eu não gostaria de conhecer uma raça como a nossa e tenho certeza que eles, que são muito mais avançados que nós em todos os sentidos, também não querem contato conosco, nem que seja pra satisfazer nossa curiosidade.
Concordo com vc . Edno na parte que se refere ao uso de energia. tive a oportunidade de observar um tipo de nave alienígena, dentre as muitas que nos visitam, uma em especial , a descarga dos gases usados na propulsão me pareceu frio por não condensar como os gases quentes expelidos por nossos aviões. OBS …até agora só tive oportunidade de fotografar , em ocasiões diferentes as naves que emitiam gases frios.
“Há muitas moradas na casa de meu Pai”
Isso é fantástico. Jesus é demais cara
se observar a história de vários povos que viveram na época do tal jesus, perceberá que não há menção alguma a existência de alguém com qualquer dom especial, no máximo, mais mitos ridículos para mentes fracas.
o que existe mesmo é insanidade, crueldade e um desejo de superioridade da própria raça humana.
Somos arrogantes, mandamos até nos deuses que inventamos.
Tal Jesus!?
não, mitos se escrevem mesmo com letra minúscula. Então é um tal de jesus mesmo e bem safado, por sinal.
Exatamente. Esta frase de Jesus já resume tudo!
Seu pai é do ramo imobiliário?
Será que tem dengue lá no planeta dos ETs?
não, não há. Nossa história não se compara a própria existência da Terra, temos algo que não passa de 10 milhões de anos de evolução, isso já considerando ancestrais próximos a um lêmure. A Terra tem 4,5 bilhões de anos e somente depois de muitas extinções é que sobrou espaço para que as espécies sobreviventes pudessem evoluir.
não somos privilégio algum da Terra, há dinossauros que prosperaram por mais de 50 milhões de anos e certamente há espécies que viveram ou vivem na Terra a mais tempo que isso.
então, quem idolatra deuses, coitado, é minoria intergalática.
Se Ele tava errado, ok, vc venceu e eu nao perco muita coisa agora, alem de ter paz e tranquilidade, mesmo que enganado. Mas se Ele tava certo, eu ganho paz e tranquilidade sem ter sido enganado, mas vc estará ferrado…. hihihi….
Ferrado por que? Caso o cético esteja errado, e Deus exista, ele vai ser impelido por um sentimento mesquinho de “vingança por não ter acreditado em Mim, agora te mando pro inferno?”.
Aliás, porque um Deus onipotente, onipresente e onisciente precisa de fiéis e veneração? Ele é um popstar cósmico, por acaso?
Um Axl Rose arbitrário e vaidoso?
Resolvam as contradições de seus deuses, crentes, e depois saiam para debater. Senão, vocês só enchem o saco, poluem o ambiente e atrasam a vida de todo mundo ao redor.
Sim, isso mesmo. Se o da biblia existe, será assim, ferro e fogo nos incrédulos. Ou senão, ele ditou uma mentira pros caras que estavam escrevendo…. mas como lá diz que ele nao mente, fica duas hipoteses: ou ele nao mente e será brabo mesmo, ou ele mente, e entao tudo é mentira, inclusive sobre ele. Nesta hipótese, eu levei fumo, enganado. Só isso…
quem não crê está ferrado ou seria: o homem é tão estúpido, cruel e arrogante com o próximo que usa o que acredita ser uma criatura superior para fazer mal a outra pessoa e ainda tem certeza de que está corretíssimo, conforme a palavra do “pai eterno celestial cheio de maldade infinita no coração”.
certas pessoas estão crendo, conforme o próprio mito, mais em seres malévolos do que em algo bom. Sempre querem distorcer fatos e inventar mentiras. Não bastasse tudo isso, ainda dizem que se não acreditar em um ser superior então você deve se dar mal, morrer, ser acometido por uma grave enfermidade e torturas infinitas até a hora em que vai se ajoelhar e acreditar nessa criatura malévola chamada Javé ou Deus. Aliás, Javé tinha uma esposa, agora, como esses deuses não têm poder algum, a esposa de deus morreu e até a figura bíblica de Madalena virou prostituta.
nem jesus salvou Madalena de ser condenada e deus algum se opôs à escravidão ou a crueldade humana. E por que as cruzadas e a Santa Inquisição são hoje fortemente “esquecidas” pelo lobby da santa igreja?
Salvou da morte por apedrejamento, só. Mas o ‘salvar’ que se fala lá, o mais importante, é sobre salvar o espírito (depois de bater as caçuletas, e virar mandioca). Ja cagadas da igreja, sempre existiram, e pelo que vejo hj, padres pedófilos, e pastores enganadores, sempre existirão. Um coisa nao tem nada a ver com a outra.
COMEU COCÔ É????????
Eu? Só quando era crianca, acho…
Oras, nao devo ser muito bom de lógica, mas acho que, se supomos que o Deus da biblia existe, entao quem toca a música é ele, e assim, danca-se conforme ela. E lá diz-se que Ele diz que existe ceu e inferno. Nada alem disso. Entao, se aquele deus existe, é conforme ele falou, oras balls…. Agora, se ele nao existe, e sim outro, é conforme o outro falar… o da bíblia fala que é assim, e é nele que eu creio. Mas isso é aposta minha… cada um com suas escolhas, so estou fazendo uma pretensa análise lógica…
Tu é :
Invejoso.
Egoista.
Mediocre.
Prepotente.
Injusto.
Grosseiro.
Só se for nas terras arrendadas que até hoje te sustentam e que eram do teu pai. Vc precisa ate hoje do teu pai para viver. Isso é que ser mediocre!
Já pensou que a energia usada por eles não se baseia em nenhuma das premissas apresentadas? Nós usamos apenas 10% do nosso cérebro e eles podem usar os outros 90% para gerar essa mesma energia. Somos absurdamente medíocres ao pensar que somente o que nós conhecemos seja tudo o que existe.
Temos água, ar, terra e fogo e somente conhecemos uma parte muito ínfima de seu poder e de sua utilização. Como já dizia nosso amigo Shakespeare: “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”. Mente aberta para tudo e todas as possibilidades tem que ser a tônica mais usada e ela não é.
Na verdade usamos todo o nosso cérebro. Essa história dos 10% é mito. 😉
essa história de 90% não é para qualquer um, meu caro.
Eu qdo uso 10% fico um bagaço! E à noite, eu nao uso não. Sleep like a stone.
seria correto dizer que 90% das pessoas não têm o devido acesso à educação e, por conseguinte, acabam marginalizadas.
isso é fruto da ideia de que é sempre bom ter um subalterno por perto, um escravo quieto e que aceite sua condição subumana.
pena que não há movimento algum para acabar com isso, mas há muito esforço para que nada mude, exemplo desse fato é essa angustia em se afirmar sem parar a existência e predominância da cultura da religião X.
Olá! Eu concordo com a linah de raciocinio, no entanto, você foi rasa demais. vc pensando em formas alienigenas de energia e achando que eles tem um cerbro como o nosso? Não. Eles podem ser totalmente diferentes.
Falou tudo, Miriam! Em idades remotas, o homem já chegou a crer que o centro do nosso sistema solar era a própria Terra. Põe egocentrismo nisso. Falta humildade nesses cientistas em considerar que não é porque não conhecemos diferentes materiais, formas de vida, energias, que elas não existem e que não sejam superiores a nós.
tenho certeza que depois deste comentario vc so use 10% do seu cerebro, usamos 100% dele e somente ele consome 25% de toda energia que produzimos,
Sou fã de filmes e séries de ficção científica, mas as evidências até agora mostram que estamos só no universo. Por isso, que cuidemos bem de nosso belo lar, a TERRA.
Abrçs, Salvador.
Pelo sim, pelo não, concordo que temos de cuidar muito bem da Terra. 😉
Não seria mais interessante ao invés de pesquisarem raios infra vermelhos médios, fazerem uma sondagem nas radiações ultra violetas?? Nosso sol emite ondas ultra violetas, acredito que a maioria dos sóis em outras galáxias também… fontes de energia baseadas no sol seriam bastante comuns…
A questão não é o que eles consomem — é o que emitem. Toda máquina, inclusive o seu computador, quando consome energia, gasta um pouco dessa energia na forma de calor — e o calor pode ser detectado em infravermelho. A ideia é enxergar o que a civilização desperdiça de energia, com base no que ela consome.
E se a tecnologia deles for tão avançada que até mesmo o calor emanado pela energia gasta, seja reaproveitado num ciclo constante?
Eles podem reaproveitar o calor, mas se ele for gerado, precisa ser detectado. Mas, de novo, eu acho que nem uma supercivilização se sentiria impelida a consumir pelo menos 50% da energia de sua galáxia inteira (que é mais ou menos o que indicariam as 50 galáxias detectadas, caso não haja explicação natural para o sinal em infravermelho).
já vi pesquisas em busca de transformar o calor gerado em trabalho de volta, apesar de ser difícil um controle completamente eficaz nesse sentido, não é impossível gerar um reaproveitamento.
mas, quem sabe, pontes estelares intergaláticas permitam esse tipo de detecção. Outra hipótese que podemos aventar é de um buraco negro se desmanchando.
Eu ainda pensaria em limitações de entropia, o que levaria a uma limitação na utilização da energia dessa forma. Nem todo o calor pode ser transformado em trabalho.
Salvador bom dia, detectar sinais de radio em uma determinada frequência; Estas supostas civilizações poderiam se utilizar de frequências diferentes as que nós conhecemos, tornando difícil nossa captura.
Sim, mas hoje em dias os programas SETI ouvem em muitos milhões de canais individualmente.
A humanidade tem apenas algumas dezenas de milhares de anos (aqui na Terra) e já lançamos naves para outros planetas. Bilhões de galáxias com bilhões de anos certamente já produziram civilizações mais avançadas.
Penso que a questão realmente parece ser a de dar conta da nossa própria humanidade, mas não aquela que especula se chegaremos a ser esta supercivilização, se estamos condenados a autodestruição ou se chegamos tarde para a festa. A questão, talvez seja responder as incomodas perguntas Quem somos? De onde viemos? Para que? Para onde vamos, se é que vamos? Enfim, entender nosso próprio papel neste imenso Universo.
Ótimo artigo. Acho muito boa essa forma descontraída de abordar assuntos tão complexos e interessantes. Parabéns e um abraço!
Aldo Lobo
Olá Salvador. É muita “viagem”, parece ser coisa de malucos sim. Proponho a seguinte simulação: Quantas “Terras”, com sua energia gerada hoje, seriam necessárias para que a tal radiação infravermelha média seja detectável a partir da galáxia mais próxima…. Ou ainda, por quanto a energia gerada na Terra hoje deveria ser multiplicada para esta mesma detecção ocorrer…
Desconfio que teríamos de construir um monte de esferas Dyson — estruturas que envolvem estrelas inteiras para colher energia — distribuídas pela galáxia de modo que fôssemos detectados por essa técnica.
robôs precisariam de tanta energia, se não for um fenômeno natural, uma galáxia dominada por máquinas é uma hipótese.
outra, se a super civilização tiver necessidade de usar wormholes aos montes. Um outro aspecto seria uma tremenda batalha entre super civilizações, daí o gasto de energia seria uma forte necessidade.
posso estar enganado, mas talvez seja possível comparar as faixas de rádio detectadas nessas galáxias mais aquecidas com as faixas de rádio das demais para avaliar se há emissões que pudessem sugerir transmissão de dados.