Sinais de supercivilizações?

Salvador Nogueira

Um estudo recém-concluído por pesquisadores americanos identificou 50 galáxias que podem conter sinais de uma supercivilização atuando nelas. Contudo, os resultados preliminares não são conclusivos, e é bem possível que as anomalias encontradas sejam meramente fruto de algum processo natural.

Imagem infravermelha feita pelo satélite Wise de Andrômeda, uma das 100 mil galáxias estudadas. (Crédito: Nasa)
Imagem infravermelha feita pelo Wise de Andrômeda, uma das 100 mil galáxias do estudo. (Crédito: Nasa)

O trabalho faz parte da pesquisa G-HAT, sigla para Glimpsing Heat from Alien Technologies, ou Detectando Calor de Tecnologias Alienígenas, e será publicado na edição de 15 de abril do “Astrophysical Journal Supplement Series”. Ou seja, é pesquisa séria mesmo, não coisa de maluco.

O estudo foi conduzido com base nos dados do satélite Wise, da Nasa, que fez uma varredura completa do céu em infravermelho, e por ora o resultado é que nenhuma evidência óbvia de uma supercivilização foi encontrada, após uma análise da luz de cerca de 100 mil galáxias.

“A ideia por trás da nossa pesquisa é que, se uma galáxia inteira tivesse sido colonizada por uma civilização espacial avançada, a energia produzida pelas tecnologias daquela civilização seria detectável em comprimentos de onda do infravermelho médio — exatamente a radiação que o satélite Wise foi projetado para detectar, para outros propósitos astronômicos”, disse, em nota, Jason Wright, astrônomo da Universidade Estadual da Pensilvânia e criador do projeto.

BUSCA INCOMUM
Talvez pareça estranho procurar sinais de inteligência extraterrestre desse modo, em vez de seguir a linha mais tradicional da pesquisa SETI, que tenta ouvir sinais de rádio de civilizações próximas habitando sistemas planetários em nossa própria galáxia, a Via Láctea. Mas é uma linha de pesquisa sugerida há décadas. Em 1964, o astrofísico russo Nikolai Kardashev propôs que civilizações avançadas pudessem ser classificadas de acordo com seu nível de consumo de energia. As de tipo I seriam aquelas que usufruem do equivalente energético da radiação que chega a seu planeta emanada de seu sol. As de tipo II teriam à sua disposição a energia equivalente à produção toal de sua estrela. Finalmente, as de tipo III teriam energia compatível com a produção em escala galáctica.

O G-HAT buscou exatamente essas poderosas supercivilizações de tipo III. A premissa é que a produção de calor combinada das máquinas operadas por essa sociedade e espalhadas por uma galáxia inteira pudessem aparecer como uma anomalia da emissão de infravermelho médio. O grupo começou com 100 milhões de objetos catalogados pelo Wise e então restringiu a análise às 100 mil galáxias que tinham imagens com qualidade suficiente para uma possível detecção.

“Encontramos cerca de 50 galáxias que têm níveis incomumente altos de radiação no infravermelho médio”, afirma Wright. “Nossos estudos subsequentes dessas galáxias poderão revelar se a origem dos resultados vem de processos astronômicos naturais ou se poderiam indicar a presença de uma civilização altamente avançada.”

De toda forma, já está claro que uma supercivilização que use a maior parte da energia produzida pela galáxia (85% ou mais) para seus próprios fins não habita nenhuma das 100 mil estudadas. “Isso é interessante porque essas galáxias têm bilhões de anos, o que é tempo mais que suficiente para que elas ficassem cheias de civilizações alienígenas, caso elas existam”, diz Wright. “Então, ou elas não existem ou não usam energia suficiente para que nós as reconheçamos.”

O objetivo agora é refinar as técnicas de medição para investigar se as 50 galáxias com anomalias no infravermelho médio podem ser resultado de civilizações poderosas para os nossos padrões, mas que ainda não chegaram ao tipo III. A propósito, usando a escala de Kardashev, a humanidade não chegou nem ao tipo I ainda. (Segundo Carl Sagan, seríamos do tipo 0,7, ou algo assim.)

O QUE ISSO QUER DIZER?
Diante da ausência de sinais claros, há quem possa tomar uma rota pessimista e imaginar que supercivilizações não existem porque se auto-destroem antes de chegar nesse estágio. É uma resposta possível. Mas o Mensageiro Sideral prefere pensar que todo o conceito da escala de Kardashev é, em si, meio ultrapassado. Ele vem de uma época em que só se pensava em aumentar o consumo e a oferta de energia, numa escalada incontornável. Hoje a tal civilização 0,7, portanto modesta em termos de dispêndio energético, discute com afinco o conceito de desenvolvimento sustentável, que se resume basicamente a fazer mais com menos.

Claro que a expansão de uma civilização pela galáxia, ainda que ela seja fã desse conceito, exigirá níveis consideráveis de energia — como dizia Scotty, “você não pode mudar as leis da física, capitão!” –, mas ainda assim talvez a demanda não seja tão grande a ponto de levar uma sociedade galáctica a deixar um sinal de sua conta de energia na assinatura de luz de sua galáxia natal para que astrônomos bisbilhoteiros o encontrem.

De toda forma, é sempre divertido ver os cientistas pensando fora da caixinha para responder a essas questões. No fundo, a discussão é sobre nós mesmos e nosso futuro. Pode a humanidade eventualmente se tornar a civilização galáctica da Via Láctea? Estamos condenados à auto-destruição? Ou chegamos tarde para a festa e outra civilização já tomou conta do nosso canto do Universo?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Para as autoridades divulgarem algo afirmativo sobre vida alienígena, nos primeiro precisamos endender a vida terrestre,as certezas seram sempre divulgadas como prováveis,e verdade ou não, apesar de tanta guerra causada por radicais religiosos,esses conceitos ainda nos põem o calcanhar no chão,pois eu temo não em saber que exita uma civilização altamente evoluída mas sim como uma civilização arcaica altamente evoluída no mais alto grau da ignorância como a nossa reagiria,a quebra de velhos conceitos,assim como tenho plena consciência que a vida alem dos nossos muros,também sei que a medo entre eles de serem descobertos por nos,assim eles nos estudam nos observa guase sempre sem serem vistos.perdoem a minha ignorância.

  2. Essa historia de sinais de ESTRA TERRESTRE não é nada mais que marketing pra ganhar dinheiro. É um absurdo dizer que a VIA LACTEA foi civilizada antes de nós humanos se nem capacidade de vida existir nos planetas a nossa volta foi comprovada. Os doidos que acreditem! Se é que existe vida estra terrestre, essa vida está tão alem da nossa capacidade de aproximação mesmo por telescopios que durante mais de um seculo os cientistas não acharam nada. cHEGA DE MARKETING!

    1. Jhon você não leu o texto com atenção . Ele não fala de nenhuma civilização na Via Láctea . E sim em outras galáxias . Nos podemos ser a primeira inteligência se desenvolvendo na Via Láctea .

  3. Prezado Salvador, talvez em uma delas esteja se desenrolado os eventos criados por George Lucas em Star Wars. Um império galáctico, já imaginou? Só de pensar nessa hipótese fico fascinado.
    Quem sabe um dia não receberemos uma mensagem de boas vindas do imperador Palpatine? Talvez uma galáxia seja pouca para a ambição de um lorde do lado escuro da força.
    Abraços. E desculpe pela brincadeira frente a um tema tão sério.

    1. As questões ainda não respondidas pela ciência sempre despertam nossa imaginação. E a imaginação é livre! 🙂

      A imaginação fica ruim se, a partir dela, criar-se “leis” que todos são obrigados a respeitar, obedecer, sob pena de sofrimentos em vida e ameaças de sofrimentos pós-morte. Aí é uma imaginação nociva.

      O fato é que existe probabilidade de haver vida em outros sistemas estelares aqui e em outras galáxias. Se chegaram a se desenvolver como na Terra e até mais, como sonhavam Isaac Asimov, Gene Rodemberry e George Lucas, entre outros, talvez nunca poderemos ter certeza.

  4. A ESPÉCIE HUMANA VAI SE AUTO DESTRUIR, ANTES DE SABER COMO É A VIDA EM OUTROS ASTROS OU GALÁXIAS. PAREM DE LER A BÍBLIA, POIS ELA FOI FEITA PARA ENGANAR OS FRACOS.

  5. Salvador, imagino que as respostas para estas questões estariam além de nosso conhecimento, até agora. Seria possível supercivilizações gerarem energia a partir de matéria escura? (justamente um assunto que nossa civilização não tem como detectar por não conseguir provar que existe?)

  6. Esses astrofísicos podem falar a abobrinha que quiserem pois não existe meio de verificar se o que eles dizem é verdade ou não, pois a porra da galáxia está a milhares de anos-luz daqui. São uns charlatães, comparáveis à um beato de porta de Igreja.

    1. Na verdade, os astrônomos estão sempre checando os resultados uns dos outros. Essa é a mágica da ciência, verificabilidade.

    2. perdeu a chance boa de não falar merda…

      milhares de anos luz de uma galáxia pra outra? o cara fala uma barbaridade dessas e ainda quer ter credibilidade… se liga

        1. Q isso tem a ver com o post do colega estimando distâncias em milhares de anos luz entre galáxias?!

          1. as distâncias estão, teóricamente, corretas, apesar de não concordar com o dito.

          2. erraste feio

            a galáxia Andrômeda, a mais próxima de nós, está na ordem de MILHÕES de anos, enquanto nosso amigo disse milhares, imagina as outras…

          3. oswaldo gil de souza comentou em 17/04/15 at 9:15 am

            “sim são milhares de anos luz.”

            é verdade, corrigindo pra vc aqui:

            “sim são milhões de anos luz.”

    3. cara, pega o livro do RESNICK / HALLIDAY / KRANE volumes de 1 a 4 e para lhe ajudar vou passar um link com resolução de muitas questões desses livros:

      http://inaesp.org/ENSINO/

      para poder avançar no assunto vc precisa estudar Cálculo 1, depois o volume 2 e o 3. No primeiro aprende a derivar e as regras de integrais básicas, no segundo vai ampliar o leque de equações diferenciais e derivação implícita, além da integração dupla, ao mesmo tempo vai estudar Equações Diferenciais Ordinárias, ao fim vem a Integração por Revolução que vai gerar figuras geométricas precisas e ao mesmo tempo precisa aprender Métodos Matemáticos onde vai usar várias regras de equações diferenciais e suas resoluções.

      vc ainda vai precisar estudar eletro magnetismo, mecânica clássica e física quântica, há livros com esse nome na capa. Para esses assuntos precisa decorar e aprender bem a usar Métodos Matemáticos. Ao menos com isso vc já vai começar a entender o assunto e pode opinar com maior segurança.

      detalhe é que vc vai pular uma série de outras matérias que os estudantes precisam ter para ganhar créditos. Mas se precisar, pode também verificar algum livro de Química superior para compreender como os elementos podem reagir entre si.

      http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/superior.htm

      e uma leitura muito fácil
      http://www.mtm.ufsc.br/~ebatista/Eliezer_Batista_arquivos/Metodos_de_Fisica-Matematica_-_28-jul-2010.pdf

      1. José, muito bons os links! Valeu!

        Caramba, o que é a internet… Sempre quis ver as resoluções dos exercícios desses livros, para ter certeza que acertei os que fiz onde errava nos quando chegava na resposta…

        Um professor meu de Termodinâmica só fazia os exercícios ímpares em sala e os pares ficavam em aberto…

        Há alguns anos, li que os autores (Resnick e tal.) processaram um site americano porque divulgavam as resoluções e assim, atrapalhavam o uso em aula e impediam o uso em provas, e achei errado. Exercícios são “quebra-cabeças” a serem resolvidos por qualquer um e não tem sentido proibir a publicação!

        1. Aixe! Desculpem-me pelos erros de digitação e até de português, escrevi muito rápido! 🙁

        2. Resnick e Halliday devem ter reclamado da grana que deixaram de ganhar com as soluções apresentadas. Esses livros deles nem são os melhores, tem o Paul Tipler e outros autores bons, já Resnick e Halliday resolveram piorar sua obra, até a última versão que vi. Não vejo lógica em dificultar a vida do estudante, reinventar a roda não ajuda muito e eu até adquiri um livro de respostas que na verdade não respondia tudo e pulava algumas questões mais difíceis. O melhor de tudo é que uma Doutora em física que deu aula pra gente reclamava e muito da dupla Resnick e Halliday porque colocavam muitas questões exageradamente ferrenhas para serem resolvidas sem a devida explicação, além disso, havia problemas sem solução e um desses casos o livro com respostas fazia uma “forçada de barra” para chegar ao resultado. Mas já encontramos muitos erros em vários livros e isso atrapalha muito o aprendizado, ficamos perdendo tempo em um tipo de conhecimento básico que só serve de treino.

          há muitas falhas no aprendizado em física, uma delas é não focar o pensamento grupal para debater as questões e exercitar a mente. Daí o pessoal tem de fazer uma força exagerada para se tornar mais um estudante médio ou então provar que é um super mega gênio que não precisa de ninguém, evolui sozinho. Muitas vezes a pessoa vira um ótimo resolvedor de questões que não compreende o que cada equação quer dizer, exemplo disso foi de um Doutor em física brasileiro que fazia a pós junto a um estudante americano que era considerado mediano, enquanto o brasileiro tinha fama de sempre tirar a maior nota e ser muito elogiado na tese que apresentou, então, o americano mediano que sempre passou raspando conseguiu ganhar um nobel da física, enquanto o brasileiro apenas se manteve como mero professor numa universidade.

      2. Estudos acadêmicos me propiciaram participar de congressos em Universidades Federais na década de1970-80 onde físicos, geógrafos e demais (pois a nossa vida se resume em números),elementos químicos dosados ou não! A História ainda não tem interesse em revelar acontecimentos dessa ordem para a humanidade não se estarrecer. Que tal estudos sobre os “SOIS”?

  7. Se nós (uma civilização 0,7), já estamos à caminho da autodestruição, por analogia, nem haveriam grupos II nem III. Talvez o conceito já muito defasado fosse atualizado para o inverso: quanto mais avançadas as civilizações, menos energia seria detectada.

  8. E na boa, com todo respeito ao pensamento do Salvador (li no perfil) que sonha com o Brasil mandando um veículo para o espaço. Gente, se nem a Linha 4 amarela do metro foi concluída, nem o monotrilho da V. Prudente…se nem uma rua esse “país”, o Estado ou prefeitura conseguem “recapear direito”, imaginem lançar alguma coisa por conta própria? Nós temos que ver que o país é subdesenvolvido, de terceiro mundo! Enquanto a educação não for prioridade por aqui, esquece. Sem evolução…continuaremos a ser dinossauros em tudo.

      1. Verdade, que todos possamos. É que fico e estou tão desanimado com esse país, que onde deveríamos ter apoio e crédito desse governo, simplesmente somos abandonados. É como eu disse. A educação é tudo, mas…

  9. esse é mais um tipo de pesquisa que sempre vai ser inconclusiva, por que pois mais gritante que fosse o consumo de energia a variação no infravermelho seria sutíl, e fica o eterno dilema. o caminho não é por aí

  10. acho muita pretensao,nossa acharmos q estamos sos com uma galaxia que nos nem sabemos a sua verdadeira extençao e falo mais com toda minha ignorancia tenho certeza q paises como estado unidos ja sabe que nao estamos sos a muito tempo

  11. Em matéria de vida ET, acredito mais nos ufólogos.

    Essas supercivilizações,caso existam mesmo,talvez,nem precisem de tecnologia.Portanto,a ciência está fazendo papel ridículo.

  12. Será que vida só existe na terra por algum motivo? Será que o homem, nesta busca de vida alienígena, na verdade não é o vetor que levará a vida para o resto do universo? Como é quase impossível fazer um material oriundo da terra 100% estéril, será que o homem já não espalhou a vida pelo universo com suas sondas perdidas no espaço?

  13. Odeio evangélicos e seus comentários irrelevantes!
    Existe coisa mais contraditória q a bíblia?É a verdadeira prova a a civilização da terra é de longe a mais atrasada e ignorante existente nesse ” universo ” !

    1. Querida Andrea,
      Tenha um pouco de paciência com aqueles que intelectualmente não estão tão “adiantados” quanto você. Será que existe alguma coisa mais atrasada do que o ódio? Eu garanto para você que se todos aqueles que hoje fazem mal
      para o seu semelhante estivessem hoje seguindo os ensinamentos do mestre Jesus, essa humanidade não estaria tão deteriorada. Seja em que dimensão for, eu acho que o sinal maior da evolução será o amor. E que haja mais civilizações, se tiverem sido criados pelo mesmo Pai, são nossos irmãos e que um dia nos abracemos fraternalmente.

      1. típica ameaça. Sempre o desejo do pior ao próximo. Vergonhoso ou sua total falta.

      2. É assim que a religião controla a consciência das pessoas: por ameaças, pura chantagem.

        Uma coisa certa já disseram: a vida é uma doença transmitida sexualmente, com índice de mortalidade de 100%.

        E pode ter certeza: morreu, tá morto, volta-se à mesma condição anterior ao encontro entre o espermatozoide e o óvulo: a não existência.

    2. Seu comentário só mostra que vc nunca leu a Bíblia. Procure ler e meditar a respeito, e não vá no pensamento de outros, que tb nunca leram, só pq é “moderno” não acreditar na bíblia.

      1. Não sei a quem você se refere, mas já li a Bíblia inteira várias vezes. E vi nela muita incoerência. Ela serve para qualquer um tirar qualquer conclusão do que desejar.

        Se você quiser justificar a escravidão, achará lá, se quiser justificar o domínio do homem sobre a mulher, idem. Se quiser até matar aqueles que não tem a sua religião, a Bíblia chega, em algumas passagens, a ordenar isso!

  14. EXISTE VIDA FORA DA TERRA,A GALAXIA ESTA A BILHOES DE ANOS LUZ,,,OS SERES SAO BEM EVOLUIDOS,SE COMUNICAM POR TELEPATIA,SAO IMORTAIS E NAO RESPIRAM OXIGENIO…SAO IGUAIS A SAPOS VERDES E ROXOS….EXISTE UM REI DOMINANTE LÁ QUE É VENERADO POR SER CRIADOR DELES,ESTE SER TEM SUPERPODERES…ESTE PLANETA SABE QUE A TERRA EXISTE POIS TEM VISORES COSMICOS,IGUAIS A TV S E ACOMPANHAM OQUE OCORRE NAS GALAXIAS,MAS TEEM MEDO DE SE APROXIMAR DA TERRA,POIS NAO QUEREM GUERRA…FONTE:UMA MENTE BRILHANTE.

  15. Eu penso que a vida em outros locais é altamente provável, para não dizer 100% certo ( falo de microorganismos ).
    Sobre vida inteligente ou muito inteligente, realmente não sei o que pensar, Salvador ….
    Li seu mais recente livro, aliás bem interessante, mas toda vez que penso em uma civilização que tenha começado sua existência há 10 milhões anos de atrás, em um local 20 milhões de anos-luz distante do nosso pequeno planeta, bate um desanimo sobre nosso capacidade de que um dia qualquer sinal seja captado por nós. Temos apenas algumas dezenas de milênios e já estamos matando nosso lar.
    Se estendermos isso para uma civilização de 500 milhões de anos atrás, em um ponto distante daqui 1,5 bilhão de anos-luz, o que parece ser mais provável em termos evolutivos, pior ainda.
    A questão sobre a qual eu sempre penso não é tanto SE existiram, mas SE ainda existem simultâneamente conosco.
    Embora eu seja entusiasta do tema, acho pouco provável que uma civilização consiga existir por bilhões de anos sem enfrentar um evento de extinção repentina, de causa natural ou não, interrompendo abruptamente sua existência.
    Eu creio que os seres humanos um dia saberão ( se é que já não sabem ) que o universo é cheio de vida, mas antes precisamos ter a sabedoria de passar por esse período crítico que estamos impondo ao planeta, acelerando a morte dele e por consequência, a nossa própria.

  16. A comprovação de vida simples fora da Terra é uma questão de tempo; a existência de uma civilização tecnológica no nosso raio de alcance (tempo e espaço), é uma questão de fé.
    Dito isto, acredito que nossa espécie será extinta sem que jamais consigamos qualquer tipo de contato, vislumbre ou confirmação de outras civilizações.
    As civilizações mais avançadas que existem no universo já chegaram à conclusão de que os terráqueos, se ainda existem, estão irremediavelmente fora de alcance e portanto são irrelevantes.
    Há até uma piada contada pelos Hienes, uma civilização de humoristas:
    – O que é um pontinho azul perdido no céu?
    – Quem se importa?

    1. Eu não sou tão pessimista como você, mas também acho difícil qualquer contato com civilizações em outros sistemas estelares (imagine, então, em outras galáxias).

      Quanto ao fato de sermos irrevelantes, é isso, afinal o universo não se preocupa com nada, nem tem consciência para se preocupar. O universo não é bom, nem mau, é apenas indiferente.

  17. Um desses deve ser o planeta Vegeta. Ficaria explicada a enorme dispersão de energia.

  18. Salvador, você acredita que se estas civilizações possuírem tecnologia para utilizar supercondutores e fusão a frio sua existência pode se mais difícil de ser percebida? Existem outras formas de geração e aproveitamento de energia mais atuais e viáveis?

    1. Carla, a hipótese de detectarmos ETs por seu consumo de energia parte do pressuposto de que a forma mais eficiente seria encapsular estrelas numa estrutura conhecida como esfera Dyson, proposta pelo físico inglês Freeman Dyson. Seria como transformar a estrela num imenso reator nuclear e absorver toda a energia com a esfera em volta. Isso naturalmente geraria calor na própria esfera, que seria detectável no infravermelho. Contudo, o que eu realmente acho é que ninguém nunca vai se dar ao trabalho de construir uma esfera Dyson (um empreendimento muito além das nossas capacidades) porque isso não é realmente necessário. Precisaria ser uma civilização com recursos ilimitados e mente megalômana para fazer algo como isso. Então, tentar detectar civilizações do tipo III com base nessa premissa não vai resultar em nada, na minha modesta opinião. E, no entanto, lá estão 50 galáxias bem esquisitas, numa amostra de 100 mil. 😉

      1. seria uma civilização muito estranha, tanto consumo de energia significaria haver um grande crescimento de máquinas em uso, talvez uma civilização de androides com seus equipamentos, naves e sei lá mais o quê.

  19. eles não conhecem nem a própria terra que habitam, quanto mais o universo, investem esta grana alta nestes caras para ficar iludindo o povo com filosofias vans.coitados

    1. Nossa, bem verdade mesmo. Eu venho ler aqui como forma de passar o tempo e dar risada, porque cada coisa viu. Esses lunáticos precisam parar de ficar o dia todo em laboratório feito ratos, e saírem de vez em quando pra tomar um ar, uma cervejinha….ver pessoas, sei lá. Tudo loucos com filosofias piores.

      1. Uma cervejinha cai bem, com um blues tocando, melhor ainda, resolvendo contas de calculo 3, lendo Kant ou um Voltaire, melhor ainda. gosto é gosto parceiro. Trabalhar em um laboratório, por conta de um satélite, procurando vida fora da terra, me parece melhor que muito emprego por aí… certo?

  20. Há tantas coisas para serem melhoradas no nosso minúsculo planeta, que é até utopia querer entender as coisas fora dele. Se não temos ainda capacidade para agirmos com dignidade e moralidade, características de uma civilização, com que autoridade queremos falar de supercivilizacões?

  21. No que você acredita Salvador?
    è possível ter civilizações nível III ou II?
    Estou doido para ler o seu livro Extraterrestres.
    Parabéns pela matéria.

    1. Eu acho que pode haver civilizações nível II no sentido de que o uso combinado de energia de todas as suas colônias pode atingir a produção de uma estrela. Já nível III eu acho realmente improvável. Fico imaginando que motivação uma civilização teria para precisar de mais energia a ponto de sair encapsulando estrelas a torto e a direito…
      Depois que ler o “Extraterrestres”, me diga o que achou! 😉

      1. Salvador do Céu as vezes penso que seus escritos, por sinal muito bons e coerentes, para criarem tais devaneios, só podem ser escritos baseados em baseados da madrugada ou estados de parassonia. Todavia, parabens, conseguiu colocar em ação dezenas de comentários, uns bons, uns horripilantes, outros religiosos, mostrando aquilo que em meus 70 anos vai se alicerçando: ninguem sabe nada de nada.

        1. é uma pena que caras como Salvador são exceção, isso poderia ser diferente se educação de qualidade fosse prioridade no nosso país, né?

  22. Segundo Messias 13:2, “Tudo que vemos nesse mundo é somente nosso e feito para nós desfrutar-mos ao nosso bel prazer. Assim, desfrutei-vos o que nos foi dado e não olheis para o céu que nada encontrarás..” . Ou seja, só existe o nosso planeta e nada mais, assim foi dito…bjs, Giovanna

      1. Tô fora.

        “Nunca discuta com um idiota, ele te rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência”

        🙂

        1. Messias 13,2: Tome tudo o que quiseres do planeta, acabe com ele e jogue o resto fora.

          E sobreviva, se conseguir, depois de realizar esse feito.

    1. Bella comentou em 16/04/15 at 2:00 pm Responder
      Este fato não é uma surpresa, é só uma constatação.
      Jesus se havia nos contado a mais de 2.000 anos que ” HÁ MUTAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI”

    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, não me faça rir.
      Existe muuuuita coisa lá em cima, caso ainda ache o contrário me prove sem ser com palavras bíblicas!

    3. Aqui na terra, chamamos esse argumento de ad ignorantiam. Vá ler algum livro de ciência, querida, ele é quem traz conhecimento.

    4. Concordo! Bora encher a cara no bar, #rioporquetonorio, #moroondevocetiraferias, e dançar funk, pagode e axé! Esse negócio de estudar física e astronomia não leva ninguém a lugar nenhum! Para que resolver o problema de matemática que os adolescentes de Singapore resolvem? Para que ganhar prêmio Nobel? Pra que estudar! O negócio é jogar futebol (mal, pergunte a Alemanha), ser assaltado em uma cidade afogada em uma guerra civil (mas que a gente finge pros gringos que nos seguem no Instagram que é “maravilhosa”) e ser roubado por políticos como o prefeito que mora em Paris… Esse negócio de estudar não tá com nada! Bora curtir! #errejota huhu! Sempre vai ter um emprego público pra eu me encostar né? E aí eu viro funcionário público e vou mamar nas tetas do Estado. Estudar pra que?

      1. Que ciúme de quem tem inteligência e dedicação o suficiente para alcançar um cargo público… tsc tsc pra você…

    5. Messias 13:2 ?!?!?!??…

      Que livro sagrado é esse? E porque contém tantos erros de português?

        1. desfrutarmos, não “desfrutar-mos”,
          desfrutai, não “desfrutei-vos”

          O livro “Messias” não existe na Bíblia, mas você tem razão, no fundo, o que a Bíblia diz é isso: tudo foi feito para o homem desfrutar, até as mulheres.

    6. O que Giovanna comentou beira o ápice do fanatismo religioso. O Messias deixou claro que “Há muitas moradas na casa de Meu Pai”. Muitas interpretações podem ser feitas, mas com certeza ninguém irá deixar de pensar que o universo – a Casa do Pai, tem muitas moradas habitáveis – galáxias e seus planetas.

      1. Como em Coríntios 08:01, “Recebemos a morada para convivermos uns aos outros, e esta morada há de ser eterna e única no universo…” – Quer dizer, só temos esse mundo criado, o resto´é especulação, assim foi dito…Bjs, Giovanna Evangelista

    7. E a Bíblia diz que nada encontrarás, mas com a tecnologia que temos hoje descobrimos um sistema solar, será que realmente nada encontraremos?

      1. so pra contribuir:
        isso q o cara escreveu nao tá na biblia nao… tem muita coisa nela, mas isso nao ta.

    8. Sem comentários. Olhando pelo lado religioso é menosprezar demais a capacidade de Deus achando que ele faria só um planetinha tipo o nosso cheio de gente ignorante feito você.

      1. Wow, legal o tema e a galera abrindo a caixa de ferramentas… kkkk
        Se o que a gente vê é a luz emitida no passado, há bilhões de anos,
        Se o universo está em franca expansão – e acelerando – há outros zilhões de anos…correto supor que a coisa a ser vista já teria ultrapassado a própria luz emitida e, portando, já não seria vista???
        Há … tem outras regrinhas…
        Sempre os senãos…
        Divertido…
        Quanto mais longe, mais antigo…
        As letras do teclado quando escrevo, esse texto, quando vc lê o mesmo texto (se é que alguém o fará) na realidade, as vemos no passado. Trilhonésimo de fração de segundo no passado. O tempo que a luz levou na viagem entre o teclado ou a tela e os nossos olhos nos seus fantásticos 300.000km/segundo!! + ou – a distância entre a Lua e a Terra, em 1 segundo.
        Se o Sol tivesse apagado agora, só ficaria escuro daqui há uns 8 minutos na terra…sei lá!
        Pena que não conseguimos ir “longe” o bastante, o suficiente para ver o PONTO de partida, se é que ele existe!
        Se existe, em qual direção? E o que não era o ponto, ou estava fora do ponto era o quê?
        Que NADA era esse TUDO além da singularidade do PONTO??
        Tão fascinante quanto uma amebinha entendo o I-Phone 6 aonde está alojada…
        Se dando conta dos fenômenos físicos, textura, cor, forma, gosto, cheiro, sei lá…
        Ainda assim, totalmente alheia a chamada em curso com outro I-Phone do outro lado da linha em que habita…
        Um interlocutor humano, num lugar qualquer do planeta, observando o universo através de um super telescópio…
        Entender só isso, já seria exigir um pouco demais da amebinha…!!!
        Bora tentar!!!

    9. Imagine um mundo sem pessoas QI baixíssimo seria uma imensa chatice, ainda bem que religiões e religiosos existem 😉

      1. Só pq acredito numa instituiçao “religiosa” que vez ou outra mata milhoes de homens, mulheres e crianças e acho mais importante o jeito como o “Comendador” vai morrer do que a vida fora do universo eu sou ignorante?

    10. Giovana,

      Quer dizer que Deus criou bilhões de Galaxias…contendo bilhões de estrelas e que cada uma dessas estrelas pode conter planetas,tudo para pra gente só ficar olhando?Não seria um enorme disperdício de Deus esse universo todo?

      1. Pois é, criar bilhões e bilhões de galáxias, com bilhões de estrelas, uma infinidade de planetas, para só existir vida por aqui… isso que seria um trabalho com péssimo custo benefício!

    11. A Ciência tem que pesquisar e procurar mais conhecimento. Ficar estacionado na biblia é pouco.

    12. Messias 13,2: Tome tudo o que quiseres do planeta, acabe com ele e jogue o resto fora.

      E sobreviva, se conseguir, depois de realizar esse feito.

  23. Acho que confundimos entre buscar por civilizações e vida extraterrestre.
    Imaginem se no planeta terra não houvesse a humanidade. Isto não significa que não houvesse todas as demais formas de vida contidas nela. Portanto com a tecnologia aplicada, devido a estas formas de vida animal e vegetal não consumirem ou irradiarem energia, este planeta também não seria detectada.

  24. Este fato não é uma surpresa, é só uma constatação.
    Jesus se havia nos contado a mais de 2.000 anos que ” HÁ MUTAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI”

  25. Li numa outra matéria a respeito que os Fast Radio Burst, pulsos de energia captados dos confins cósmicos e c/ um padrão não natural, tem um poder energético equivalente a energia produzida pelo sol em 500 mil anos, a pergunta é: como uma civilização por mais avançada que fosse, conseguiria manipular uma descomunal quantidade de energia sem virar churrasquinho de E.T.? Muito intrigante, não?

    1. Pois é. Eu acho isso aí poderoso demais para ser sinal de inteligência extraterrestre, mas para uma civilização do tipo III, quem sabe?

    2. Os caras descobriram que o sinal de rádio era do microôndas do cafezinho.
      Concordo com o comentário do mensageiro sideral: civilização inteligente é aquela que não desperdiça energia, não suja o meio ambiente, não emite sinais eletromagnéticos potentes porque tem meios mais eficientes de recuperar o sinal e, provavelmente só poderá ser detectado pela sua pegada de vida (ou seja, pelos sinais de respiração na atmosfera do planeta).
      Se eles quisere entrar em contato, provavelmente vão enviar um sinal em um espectro que sabem que chegará aqui, provavelmente como forma de um laser óptico.
      Paz do Senhor.

  26. Vc está de parabéns Salvador.
    Nunca tinha visto um tema ser tão comentado.
    Tá certo que existem “comentários” e cometários”, Mas todos são comentários…

  27. Com o conhecimento que possuimos atualmente, sobre galaxias e descoberta de outros sistemas solares, é inconcebível não acreditar em outras civilizações existentes. Falta muito ainda….o LHC é só o começo.

  28. Com a atual tecnologia que temos (fora a arrogância) não vamos encontrar tão cedo vida fora do sistema solar.Eles é que vão nos encontrar primeiro. Se é que já não encontraram…

  29. Para que todos estes conceitos estejam conceitualmente corretos, é necessário que pelo menos, o principio de dobra do espaço-tempo esteja correto.

    Como seria possível usar a energia de uma super nova, por exemplo, se tratando que a própria luz, energia mais elementar, precisa percorrer por milhares de anos?

    Reflito.

  30. Ola Salvador,

    Pergunta de leigo, vc poderia por favor explanar brevemente de como as frequencias de radio funcionam? Por exemplo, como que conseguimos comunicar como uma sonda a milhoes de Km da Terra. Tem-se um limite para o alcance das frequencias de radio?

    Grato.

    1. As transmissões de rádio nada mais são do que ondas eletromagnéticas — luz, só que num comprimento de onda maior do que conseguimos enxergar. Essas transmissões viajam à velocidade da luz no vácuo e, em tese, viajam até serem interrompidas. A questão é que, com a distância, aumenta a dispersão, o que significa que precisamos de transmissores e receptores maiores a fim de separar o sinal do ruído. Por isso conseguimos transmitir vários MB por segundo numa rede wi-fi doméstica, mas só uns poucos bytes numa comunicação com a sonda que está chegando a Plutão. Para captar sinais vindos das estrelas mais próximas, temos de usar coisas imensas como o radiotelescópio de Arecibo.

      1. falou tudo, precisa copiar e colar isso numa próxima matéria para explicar o motivo da dificuldade de achar algo concreto e a facilidade de se enganar com falsos positivos.

        Arecibo é enorme mas é cega demais para achar um sinal vindo de muito longe.

  31. Nossa! Pensei que tivesse entrado no site daquelas revistas de ovnis tipo UFO e congêneres! Que apelação!!!!!!!

  32. O cara que pensa que só existe vida na terra, com milhões de galáxias semelhante a nossa, tem que abrir mais a mente.a Bíblia não diz que não existe vida fora daqui, ao contrario Jesus diz que “na casa de Meu pai tem muitas moradas”. a Casa de Deus é tudo isso.

  33. querem ver ETs, em brasilia está cheio deles, e todos, ofencivos para a especie humana de bem. É O FIM DOS TEMPOS!!!!

  34. meu amigos existe seres em outros planetas pode ate existir quando Deus perguntou a lucifer por onde ele andava ele disse que andava por rodear a terra, estar em jó capitulo 1, versiculo 6 e 7, pois Deus criou o homem a imagem e semelhança, por tanto meus queridos vcs estão dando murros em ponta de faca, Deus pode até feito outros seres mas não caidos como nós e agente nunca vai chegar a esses seres que ele criou pois nós estamos contaminados pelo pecados ok, o melhor e tomar o nosso tempo pra cuidar uns dos outros, fiquem com o nosso Deus

  35. Essas pesquisas rumo ao desconhecido são muito importantes. Descobrir o que existe lá fora é altamente positivo. Se não fosse os exploradores em caravelas não estaríamos aqui. Será que na época deles também não tinham alguns ignorantes dizendo que era tudo besteira? Temos que procurar evoluir sempre.

  36. Paradoxo de Fermi:

    O paradoxo de Fermi é um conflito entre um argumento de escala e probabilidade e a falta de evidências. Uma definição mais completa poderia ser apresentada como:

    Os aparentes tamanho e idade do universo sugerem que muitas civilizações extraterrestres tecnologicamente deveriam existir.
    Entretanto, esta hipótese parece inconsistente com a falta de evidência observacional para suportá-la.

  37. pobre do homem que pensa que há vida só na Terra, há em profunsao pelo éter, ou pelo espaço, seja ele há bilhão de anos distante de nos ou perto, só Deus o sabe, e pode ter certeza de uma coisa, Deus não colocaria milhões e milhões de estrelas só para o nosso deleite.

    1. não é para nosso deleite é para morrermos de curiosidade e não podermos fazer nada.

      1. claro, ninguém nunca saiu da terra

        nenhuma sonda foi pra outro planeta, inclusive nunca um objeto feito pelo homem já saiu do sistema solar

        1. saiu para onde? para a Lua. E o que aconteceu? ficaram lunáticos. Sabe o que ano luz?

          1. E em jornada nas estrelas ela volta, após ser resgatada pelo planeta das máquinas.

  38. Acho que, dadas as distâncias envolvidas, o primeiro parágrafo poderia ficar assim:

    “Um estudo recém-concluído por pesquisadores americanos identificou 50 galáxias que podem ter contido sinais de uma supercivilização atuando nelas.”

    Afinal, estamos vendo “agora” os sinais emitidos há um tempo mais do que considerável e até que se descubra uma forma de contornar o limite da velocidade da luz (se é que há esta forma) não há muito o que fazer a respeito… 🙂

    1. De fato, a luz que se vê hoje aqui, teoricamente, teria saído de lá a milhões de anos, MAS (sempre tem um “mas”), na velocidade da luz, parece inexistir tempo… Também há a incrível suspeita que, em física quântica, inexiste espaço (ou distância), o que permite deslocamentos instantâneos, MAS se isto ocorrer, o que acontece com o tempo? Quase maluco – ou quase normal. Depende do ponto de vista.

  39. Por mais que nossa imaginação aventure nos caminhos dessa fantástica imensidão do espaço, talvez sejamos um pouco imaturos ainda para compreender a vida em outros mundos. Os conceitos da física clássica que explora os estudos do espaço tempo e a mecânica quântica do universo microscópico, trouxe um paradoxo no entendimento da ciência, onde precisaremos de mais tempo para desvendar esses mistérios. Talvez exista bem próximos diante de nossos olhos, mas não conseguimos alcançar, como se fosse estar próximo de uma outra dimensão.

  40. Acredito que os lideres que controlam o mundo já sabem e já se comunicam com algumas civilizações do espaço, só q é claro que não será divulgado tão cedo pela mídia.. pois imagine o impacto q as pessoas e varias religiões sofreriam.. hj viraria um caos, pois a humanidade alienada ainda não está preparada para isso.. mais creio q daqui a algumas décadas as pessoas já estejam prontas.

    1. Você “acredita” baseado em que? Só no achismo conspiracionista?

      “…pois imagine o impacto q as pessoas e varias religiões sofreriam…” Quais são os impactos? Todos se matariam se soubessem disso?

Comments are closed.