A Nasa quer saber: o que você acha que são os pontos brilhantes em Ceres?

Salvador Nogueira

Faça suas apostas! A Nasa está promovendo uma enquete entre os internautas para saber o que eles imaginam que sejam os misteriosos pontos brilhantes detectados em Ceres, o planeta anão que reside no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

E aí, o que você acha que é? A Nasa quer saber o que você pensa!
E aí, o que você acha que é? A Nasa quer saber o que você pensa!

Para isso, o JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) criou um hotsite, intitulado “What’s the spot on World Ceres?” (“O que é a mancha no mundo Ceres?”). Lá, o usuário pode escolher entre seis opções: vulcão, gêiser, rocha, gelo, depósito de sais e outra coisa.

Todas as seis opções são ainda plausíveis, mas os dados divulgados pela agência espacial americana até agora sugerem gelo ou depósito de sais como as duas alternativas mais prováveis. Contudo, o mistério só será desvendado com mais informações — que já devem estar a caminho.

A sonda Dawn, gerenciada pelo JPL, entrou em órbita de Ceres no último dia 6 de março e andou manobrando suavemente com seus motores iônicos para se posicionar na primeira órbita científica. Pois bem, isso aconteceu no último dia 24 e agora a espaçonave está orbitando o pequeno mundo a uma altitude de 13,5 mil km.

Imagem de Ceres capturada pela Dawn de sua órbita de trabalho, a 13,5 mil km da superfície (Crédito: Nasa)
Imagem de Ceres capturada pela Dawn de sua órbita de trabalho, a 13,5 mil km da superfície (Crédito: Nasa)

Então, agora o trabalho começa para valer, com o mapeamento completo do planeta anão e de sua composição. Quatro novas imagens foram publicadas na internet nos últimos dias, mas nenhuma delas ofereceu uma visão melhor dos misteriosos pontos brilhantes.

Interessante será a correlação das imagens com as assinaturas espectrais da superfície, que darão pistas da composição do misterioso material reflexivo no fundo da cratera.

Até agora, o resultado mais esperado pelos internautas que visitaram o hotsite da Nasa, com 36% dos votos, é justamente o inesperado — uma explicação que nenhum cientista até o momento propôs. (Tomara.) Na segunda posição vem gelo, com 30% dos votos (esse é também o modesto palpite do Mensageiro Sideral). O que você acha que é? Vá até lá e deixe seu voto, pois esse é um enigma que está com os dias contatos. Em breve, saberemos a resposta. Fique ligado!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

        1. Agora você quer decidir como os outros devem chamar seus países? Deixa os caras pra lá, meu. Cada um cuida do seu país. 😉

        2. Qual Estados Unidos? Não sabia que tinha dois? Melhor estudar mais antes de formular suas perguntas.

        1. Cara, qual o problema com os EUA? Cuida da sua vida que eles cuidam da deles.

          1. Destruiram o Japão, a Coréia, o Vietnan, o Iraque, a Libia, o Líbano, etc., tudo para terem onde colocar sua produção bélica e dar serviço para a maior força armada mundial e depois financiarem a reconstrução colocando para funcionar a máquina de fabricação de dolares. são os maiores devedores e possuem uma dívida impagável com o mundo.

          2. Até aí, as grandes potências europeias todas se destruíram umas às outras em algum ponto da história, e no mesmo século da hegemonia americana a Rússia demoliu o Leste Europeu, grande parte da Ásia e Cuba. O Brasil destruiu o Paraguai no século 19. Achar que os EUA detêm o monopólio da filha-da-putice é uma visão enviesada pra caramba. Eles só são os mais poderosos do momento. E você há de convir que há algum mérito em estarmos há 70 anos sem uma guerra mundial. Nunca antes na história desse planeta passamos tanto tempo sem um grande conflito entre as maiores potências globais. Estamos coletivamente melhorando enquanto civilização planetária. E pensar que há um “malvado favorito” decerto não ajuda a apagar os rancores do passado e construir um futuro próspero para toda a humanidade. 😉

          3. quebrado na década de de 1930 e potencia após a 2ª guerra com a reconstrução e financiamento global, com quais recursos (dono da máquina do dinheiro mundial)

          4. Oswaldo,
            Com sua mentalidade anti americana, mas principalmente por esse seu modo notável, educado e fino no trato com os outros, voce vai longe. Pisa fundo.

    1. Não me lembro de uma estimativa concreta da Nasa. Lembro de gente estimando com base na resolução das fotos.

      1. Também tive essa curiosidade ontem. Dando um chutão sem uma régua que eu não tinha a mão e tomando o diâmetro de Ceres de uns 1000km, pelo diâmetro aparente por volta de 10km +/- 100% eu diria. Coberto de diamantes!

  1. Apesar da crítica de alguns, eu particularmente acho muito mais divertido votar na enquete de Ceres do que num BBB da vida.
    Vou lá votar.

  2. É uma área extensa pulverizada com diamantes, resultantes do choque de Ceres com Plutão.

          1. Não. Nesse caso, diamantes soa bem mais interessante. Já tem muita cidade alienígena por ai…

          2. Kkkkk com bom humor é mais divertido. Pensa bem, cada missão leva uns dez anos pra chegar em algum ligar, precisa passar o tempo de alguma maneira…

  3. Oi! pessoal!, tudo bem?!, com voces!. A meu ver, os pontos luminos que aparecem na cratera de Ceres e agua!, nao sei se em estado solido ou líquido, mas que e agua!, disso eu nao tenho a menor duvida!. Um forte! abraco deste amigo de sempre!. Murilo.

  4. Salvador . Uma pergunta . A NASA esta realmente pesquisando os motores EmDrive ? Esse motor é sério ?

        1. Eu digo que os resultados ainda são preliminares e confusos, além de não terem sido publicados em nenhum periódico científico com peer review. Ainda assim, são animadores. Vamos torcer para que sejam corroborados de forma independente.

    1. André, vale lembrar também que o estudo atual trata apenas da – possível – propulsão via EM Drive, qualquer coisa além disso (Warp Drive, “bolhas”, Wormholes e afins) é pura especulação.

      1. Caro Eu . Os motores Warp Drive, “bolhas”, Wormholes e afins, nunca foram construido . O motor EmDrive foi construido e vários laboratórios disseram que ele apresentou um pequena força o empurrando .

  5. Essa maldita NASA que vive dissimulando. Por certo, eles já sabem que se trata de algo bem sem graça e estão tentando criar suspense para esconder o fracasso…

    1. É sim. Como eu disse abaixo essa NASA é feia e fedida.
      Bando de fracassados!!!! Não fazem nada que dê certo.

      1. A NASA é uma grande instituição, está repleta de programas e missões de grandes êxitos, as viagens à Lua, as sondas em Marte e tantas outras em vários pontos do Sistema Solar. Pesquise e verá como a NASA é uma instituição espetacular.

  6. Salvador,

    Vi outro dia uma reportagem sobre Titã em que a sonda Cassini identificou areas como lagos, que seriam de metano (liquido ou solido, nao me recordo)…nas imagens o tal lago é escuro…em Ceres o comportamento de agua solida nao seria de apresentar imagens escuras? Imagens de satelite de lagos na propria Terra podem ser escuros tambem…e o gelo?

    Abraço!

    1. Hidrocarboneto é escuro, água é clara. Veja o gelo na Antártida! 🙂
      Abraço!

  7. Sou apreciadora de tudo que se relaciona ao espaço, e esse brilho magnífico no planeta anão pode ser o brilho de um grande diamante.

  8. Salvador,

    Os cientistas e/ou a NASA sabem do que é formado CERES? Sua composição?

    E se sim, isso ajuda a entender o que são esses pontos brilhantes?

    1. Ph Nino, eles sabem a densidade (baseada na massa e no tamanho) e, com isso, conseguem criar modelos de diferenciação e composição interna. Estima-se que 25% de Ceres seja água. A composição superficial geral deve ser rochosa, mas diferenças locais de terreno só serão mapeadas agora. Plumas de água foram detectadas pelo Observatório Herschel, então não seria completamente inesperado encontrar algum gelo exposto na superfície, embora estima-se que ele fosse instável à distância que Ceres tem do Sol, logo vaporizando, pela ausência de atmosfera.

      1. Salvador, o fato de não apresentar atmosfera estaria correlacionado ao(s) tipo(s) de metal de seu núcleo, ou até mesmo da ausência destes?

        1. É o tamanho. Massa muito pequena, gravidade pequena, não segura atmosfera.

      2. estimativa de tamanho vá lá, o resto é forçar a barra, não concorda meu salvador?

        1. Acho que dá pra saber bastante coisa já. Mas o quadro ficará mais claro mais adiante. 😉

  9. Olha, a Nasa gasta milhões de dólares dos contribuintes para nos fornecer respostas. Há um grande número de cientistas em todos os continentes habilitados a nos explicar até onde é possível aquilo que as sondas nos mostram.

    Conjecturar sobre hipóteses não nos leva a lugar algum. Acredito que é só uma questão de tempo a elucidação dos pontos brilhantes, assim como se elucidou os canais em Marte. Não sei o que moveu a Nasa publicar uma pergunta que no momento só pode intrigar a classe científica.

    1. Intrigar o cidadão comum, levar mais gente a se interessar por essa missão e outras missões espaciais. Afinal, a NASA não existe só para os cientistas, mas para a população em geral e é sustentada pelo contribuinte norte-americano.

  10. Salvador, leio sempre sua coluna. Parabéns pelas ótimas matérias.

    Acho legal essa iniciativa da NASA de convocar a população a se inteirar das suas pesquisas. Sobre os pontos brilhantes, creio que sejam gelo ou alguma formação de “cristais”. Estou torcendo para que seja algo desconhecido, algo surpreendente. Adoraria presenciar isso.

    A respeito das imagens, eu tenho uma dúvida, essas são as cores reais de Ceres? É assim que nossos olhos o veria? Cinza?

    1. Não, essas imagens são em PB. Em cor verdadeira, a maior parte da superfície seria de um marrom acinzentado. Saiu uma imagem com cores exageradas outro dia, eu publiquei por aqui.

      1. Mas ainda existe a questão de temperatura. Se os pontos brilhantes têm temperaturas diferentes, então é provável que existam duas respostas. Acredito que a maioria pode ser gelo. Mas um deles é algo inesperado!

        1. Sim! A enquete diz respeito ao mais brilhante deles, que ficou famoso! Esse em particular não é mais frio que o terreno circundante. Então pode não ser gelo mesmo!

  11. Ceres é uma “Estrela da Morte” do Império acabada (a do filme ainda estava em construção, lembram-se) e posta em órbita para espionar a Terra.

    Mas escrevendo sério, como se observou que a luminosidade está no fundo de uma cratera, talvez a explicação venha dai.

  12. O que diabos vale a opinião de alguém nesse caso? Ou é ou não é! Quem deve decidir o que são esses pontos são aqueles responsáveis pela análise técnica fornecida pelos dados da sonda. Essa NASA está ficando populista demais para o meu gosto.

    1. Acho muito legal eles engajarem o público desse jeito. Aumenta o interesse pela ciência, e isso só pode ser bom!

      1. Quando escondem, “sonegam informação”. Quando abrem, vira “populista”.

        Ô povo chato do caralho.

          1. Galera, tenho uma filha de 12 anos que gosta de ler o mensageiro assim como eu, o que acho muito legal. Sinceramente, humor e gozação sou 100% a favor, mas palavrão e baixaria, sinceramente, acho de uma pobreza de espírito e de respeito que não carece… vamos mostrar nosso lado civilizado? Moro fora do Brasil a alguns anos, e só então notei como brasileiro é boca suja. Não precisa. Valeu o parenteses aqui. Na boa.

          2. Mochileiro, pessoas que se distanciam de seu ponto de origem, ao meu ver, são pessoas que não conseguiram sucesso ou serviço onde nasceram, ou seja, vão entregar pizza, ou ser pedreiro, jardineiro, cuidador, etc., isso com diploma superior e trabalhando de 10 a 15 horas por dia, serviços a que não se sujeitam no seu país, quanto ao boca suja lá voce não vai ver porque ninguem vai te dirigir a palavra, ou olhar para voce, que é do terceiro mundo.

          3. Correndo o risco de cometer o mesmo erro, não esperava nada menos vindo do oswaldo gil de souza sabe-tudo (exceto o que é uma teoria científica).

            KKKK

          4. não estou julgando ninguém, estou dizendo o obvio do que vejo e tenho conhecimento, mochileiros sonegadores e ilegais, existem exceções que interessam para eles, quando a pseudos conhecimentos para te apresentar é só consultar o Google.

          5. Oswaldo, sou engenheiro, MBA pela FGV, tenho dupla cidadania bras e alemã, falo fluentemente 4 linguas, ganho nem queira saber quanto, ando de Audi S3, e sou respeitado, como brasileiro, por todos meus colegas alemães pelo que já provei ser capaz, como também os respeito, incluindo a faxineira, que é alemã.
            Mudei para cá pela mentalidade proativa da Europa. Meritocracia. Coisa que voce, quem sabe um dia, venha a entender. Por isso mudei.
            Voltando ao assunto, por aqui ninguém fala palavrão, nem mesmo a faxineira ou o entregador de pizza. Porque também não gostam de ouvi-los vinda da boca de outros. Questão de educação. E responsabilidade com as novas gerações.

            E você? Seria o tal entregador de pizza por aqui?

          6. O problema é mais sério que o avençado, sinto mais não posso adjudicar em seu favor, mas poderia sugerir psiquiatria.

          7. resumindo para te explicar porque não deu certo por lá: meritocracia = para voce atingir um gestionamento precisa ter mérito, quanto a proatividade, quando trabalhava, antes de aposentar, há mais de 20 anos, o termo usado era capacidade.

    2. Desta vez tenho que concordar com o Jose. Muito boba essa iniciativa. Parece uma técnica de programa de auditório. Muito chinfrim…

      1. Eu acho impossível chamar de chinfrim qualquer coisa que use “Ceres” no título. Quantas pessoas sabem o que é Ceres? Se saírem de lá sabendo ao menos isso, acho que já valeu.

          1. Adoro estado-unidense. Então vamos abolir brasileiro. A partir de agora somos repúblico-federativos. Afinal de contas, o país se chama United States of AMERICA, do mesmo jeito que nos chamamos República Federativa do BRASIL. 😉

          2. Por acaso está errado a denominação? Americanos são todos os que moram nas américas. Por acaso só os estado-unidenses são americanos?

          3. Salvador, não tenho culpa se esses gringos não tiveram a capacidade de escolher um nome unico e belo “Brasil” e usaram a denominação do continente. O nome do país deles é Estados Unidos, América é a localização, que por sinal bate com a nossa.

          4. O nome do país é “United States of America”. Não sei onde que se proibiu dar a um país o mesmo nome de um continente. Não pode repetir, é isso? Tem essa regra? Os americanos costumam chamar seu país de “America” com frequência, e não se referem ao continente, e sim aos Estados Unidos. O país deles se chama “America”, goste você ou não, ainda que esse também seja o nome do continente. 😛

          5. O grande problema é que se acham donos não só do país, mas do continente.

          6. Não, do mundo. Então deveria ser Estados Unidos do Mundo…?
            Resumindo, para de encher, o nome é esse mesmo, e eles fazer um monte de coisas ruins mas também um bocado de coisa legal, como todos nós. Aqui o tema é ciência, e está do lado bom da força, então vamos nos concentrar nisso? Fico oswaldo, foco…

          7. Oswaldo, seus conhecimentos são tão parcos. Deixo uma pergunta para você: Qual o nome do México?

    3. Legal quando a ciência se aproxima das pessoas comuns. Isso é democrático!

  13. Um homenzinho verde com uma lanterna procurando o fuzil queimado de um buraco negro.

  14. Os pontos brilhantes não existem. Trata-se apenas de um golpe publicitário da maquiavélica, feia e fedida NASA. 🙂

  15. Primeiramente parabéns pelo espaço, tão raro nesse mar de notícias ruins que nos impregnam o tempo todo.
    Na minha opinião é Sal ou alguma composição que tem cristais, entendo que gelo deve ter também em muitas outras partes e teríamos mais reflexos.
    Gostaria, e muito, que fosse algo novo e extraordinário, mas também imagino que dependendo do que for, a informação não chegaria ao público em geral.
    abs

    1. Chegaria, sim. A NASA só esconderia informação que afetasse a segurança dos EUA, informação científica é o que eles buscam e não teria sentido procurar e esconder.

      Se o objetivo fosse esconder, nem teriam divulgado a missão.

      1. como essa certeza, já não houve problemas com um forno de micro-ondas.

        1. Porque o brilho se move junto com Ceres. Se fosse um artefato na lente da câmera, o brilho ficaria parado em apenas um ponto, independente da rotação.

          Essa é básica, hein filhão? Pra QI de ostra em coma, como o teu.

  16. A Petrobras afirma que são as luzes de uma refinaria super lucrativa que ela tá pensando em comprar por apenas 500 bilhões de dólares, as serem depositados na conta do PT, até que determinem que é o dono da refinaria.

      1. Tem essa opção (outra coisa) e como as fotos são pb só temos o brilho e não cores, se verde pode ser o túmulo do Hulk semi enterrado pelos gringos.

  17. Sal e água não brilham na sombra; ademais, o gelo apenas reflete a luz que no caso é muito pouca para a intensidade de brilho em questão. Não conheço a localização assim posso falar que se trata de Nibiru.

    1. Não estão na sombra… Além disso, gelo reflete 90 % da luz que o atinge.

      No momento é um mistério, mas, quando tivermos os dados, muita gente vai ficar decepcionada, “puxa, só isso?” 🙂

  18. Au aposto que seja algum depósito mineral. Fico na dúvida de como o gelo poderia ser estável sem nenhuma atmosfera.

  19. Analisando a foto parece ser uma camada do solo que esteva coberta e que apareceu apos um grande impacto.

    1. pode ser ,ais eles estão omitindo tantas coisas que se for falar aqui aja o senhor de tudo ” tempo “

      1. Seja como for, em alguns dias todos saberão o q é. Por enquanto vamos nos divertir com aquilo que nos é falado.
        Gosto da estratégia da NASA, fazer uma brincadeira onde todos podem participar. Ciência, curiosidade, especulação… tudo isso faz parte da nossa vida, então devemos aproveitar as oportunidades e divertir!

  20. Para mim são depósitos de sais. Se fosse gelo observaríamos uma variação a medida que se altera a temperatura No caso vemos sempre a mesma image.

  21. É o diamante do “comendador” que por alguma razão saiu do monte roraíma.

      1. brincadeira coisa nenhuma estão buscando mentes brilhantes para elaborarem uma teoria com muitos adeptos.

  22. Ao meu ver, um deles é provocado por ter uma substância mais clara, podendo ser cristais de gelo. Me lembra o caso da suposta calota polar em Plutão. Enfim, veremos em breve, em menos de três meses, em ambos os casos.

  23. Uma possibilidade seria vitrificação do solo arenoso por impacto de meteorito.

  24. Pensei em algum geiser provocado talvez por um impacto grande em Ceres ou algum tipo de atividade radioativa.

  25. Quando saimos de Marte, Ceres era tão promissor quando a Terra, e esse brilho vem dos escombros da nossa fracassada tentativa de colonizá-lo. Os terrestres conseguiram, os Cerestres não.

    (melhor eu parar de inventar senão alguém vai começar a acreditar e levar isso a sério, vide todas religiões do mundo.)

    1. O pessoal de Nibiru ficou extremamente triste com a morte dos colonizadores de Ceres… Tudo por causa do pessoal da Galáxia de Andrômeda!

    2. As luzes do estádio ficaram acessas devido aos geradores de fissão. O povo não sobreviveu.
      Como a FPF não concordou que jogassem o paulistão 2016, o próximo fla-flu será lá. Passagem só de ida…

  26. Sou leitor assíduo da coluna do Salvador, gostaria apenas de parabenizá-lo pela coluna e pela Ciência que nos tem trazido. Já votei, no geiser…..

Comments are closed.