Pôsteres para suas férias em Marte!

Salvador Nogueira

A empresa americana SpaceX não disfarça suas ambições marcianas. Embora no momento seus contratos com a Nasa se resumam a transportar carga e — a partir de 2017 — tripulações à Estação Espacial Internacional, a companhia diz estar desenvolvendo uma arquitetura para levar a humanidade de vez ao planeta vermelho. E, enquanto isso não acontece, ela não hesita em nos provocar, divulgando, em sua conta no Flickr, três pôsteres retrofuturistas de turismo marciano!

"Descubra o Valles Marineris", aconselha a Associação de Turismo e Colonização de Marte (Crédito: SpaceX)
“Descubra o Valles Marineris”, aconselha a Associação de Turismo e Colonização de Marte (Crédito: SpaceX)

Um dos pôsteres se dedica a divulgar as maravilhas do Valles Marineris, um desfiladeiro enorme que recorta a superfície marciana. O texto diz: “Descubra o Valles Marineris, terra das crateras e dos abismos marcianos.” O estilo retrô é maravilhoso e acerta na mosca ao transmitir a ideia de que Marte é um mundo, cheio de lugares diferentes a serem visitados.

O segundo deles se concentra nas duas luas marcianas, Fobos e Deimos. Elas não passam de pedregulhos de forma irregular com poucos quilômetros de diâmetro, mas dão toda pinta de que serão o primeiro ponto de parada numa expedição humana ao planeta vermelho. O cartaz diz: “Fobos e Deimos: Faça um cruzeiro da era espacial a bordo das luas de Marte.”

Fobos e Deimos -- talvez um alvo possível, já que a Nasa pensa numa visita a Fobos como prelúdio de um pouso tripulado em Marte (Crédito: SpaceX)
A Nasa já pensa numa visita a Fobos como prelúdio de um pouso tripulado em Marte (Crédito: SpaceX)

O terceiro é o mais intrigante deles e se concentra na maior montanha de todo o Sistema Solar: o Olympus Mons, um vulcão gigantesco e extinto com 25 km de altura! Ele é quase três vezes mais alto que o modesto Everest, ponto mais alto da Terra. Na imagem, vemos um teleférico que leva visitantes diretamente até o topo. O texto? “Cume do Olympus Mons, o pico mais alto do Sistema Solar.”

A maior montanha do Sistema Solar, visitada via teleférico (Crédito: SpaceX)
A maior montanha do Sistema Solar, visitada via teleférico (Crédito: SpaceX)

As cenas, supostamente endossadas pela “Associação de Turismo e Colonização de Marte”, lembram o visual que a ficção científica tinha nos anos 1950, quando a conquista do espaço ainda não havia se consumado. Sendo completamente honesto, essas cenas não são mais realistas agora do que eram antes do Sputnik. Ainda assim, quem acompanha o setor espacial sabe que mudanças radicais estão logo ali na esquina. A SpaceX, com seus designs de foguetes e espaçonaves confiáveis e reutilizáveis, está na fronteira dessa transformação. Quem sabe em mais 50 anos essas cenas não se tornam realidade? O que você acha?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Salvador, bom dia

    Essa viagem no planeta Marte tem algum proposito alem de tentar colonizar-lo ? Sou um grande fã de você, e fico me perguntando, Teria como de alguma forma tentar plantar algo no solo de marte ? Posso ter uma opinião que para muitos é loucura, mas é no que eu acredito. No que vem escrito na historia que os Deuses desciam em suas carruagem para escolher com qual mulheres ele iriam se relacionar, Pois bem, pra mim pode ser algo de E.T. . Sera que em algum momento já não aconteceu isso com a gente ? Poderíamos ter vindo de algum lugar do Universo para colonizar a terra ?

    1. Bruno, temos boas evidências de que evoluímos aqui na Terra mesmo. Sobre Marte, há múltiplos propósitos para ir até lá. Em primeiro lugar, a missão é científica — vamos atrás de sinais de vida passada ou presente. Num segundo momento, poderíamos colonizar aquele mundo, criando um “backup” para a humanidade caso algo dê errado por aqui. Por fim, caso Marte seja mesmo desabitado, podemos implantar vida lá, modificando geneticamente criaturas da Terra para se desenvolverem por lá.

      1. Nossa, muito legal, a cada dia que passa mais fico apreensivo para saber mais sobre as descobertas dos planetas.

  2. Salvador, do céu, lendo seu artigo foi criado uma curiosidade, que só você como autor, é capaz de elucidar: donde apareceu essa matéria? Para ser do Flash Gordon você é jovem, para revistas em quadrinhos idem. Adorei as figurinhas. A do Borges foi genial (entende de futebol?). Você é nerd? Esses devaneios de seus leitores o coloca em transe? abraços.

    1. Não entendi muito bem. A matéria surgiu de uma visita minha ao Twitter do Elon Musk, que apontava para os pôsteres da SpaceX, que eu particularmente achei muito legais e dignos de menção no blog. Sobre futebol, gosto. “Entender” é uma palavra forte em se tratando de futebol. E, sim, me julgo nerd, mas no bom sentido. E não, não saberia nem descrever como é estar em transe. Nunca fui hipnotizado, por exemplo. Abraço.

  3. Delícia de matéria. Recordou os livros dos anos 60, sejam os científicos ou de divulgação barata de pseudociência… . Excelente visual, art deco… Que saudades, pois naqueles anos mal se sabia sobre a física quântica e as reais dimensões do Universo, bem como dos perigos… Era o sonho de todos nós, já sexagenários ou mais, de irem ao espaço e contemplar como nesses posters. Torço bastante pelo sucesso do SpaceX, que é uma firma para além da imaginação em qualidade..

  4. Prezado SALVADOR,
    LINDA REPORTAGEM. O RETROFUTURO É MUITO LEGAL !! (VIDE “BRAZIL”, O FILME (no fundo uma paródia de NINETEEN EIGHT-FOUR, de ORWELL). BRILHANTE A IDÉIA DA EMPRESA EM RETROFUTURAR SUA PROPAGANDA.
    AGORA, ESTOU MORRENDO DE CURIOSIDADE, ESTOU FICANDO HISTÉÉÉÉRICO ESPERANDO FOTOS DE PLUTÃO !!! ONDE ESTÃO ? QUANDO CHEGARÃO ??
    RIMOU.

  5. Admirável Mundo Novo, não ? O livro, embora não seja ficção espacial me veio à mente na hora.

  6. Peça publicitária ridícula e mentirosa. Ridícula porque Marte seria o último lugar do mundo que alguém usaria para fazer turismo – qualquer deserto terrestre é um oásis perto daquilo. A propaganda é também mentirosa simplesmente porque só para levar um ser humano até Marte já será uma odisséia que, certamente, produzirá muitas baixas entre os astronautas envolvidos. Mesmo supondo que essa etapa seja vencida (talvez daqui a uns 70 anos), tem ainda a dificuldade de se construir alguma coisa em Marte: não conseguiram fazer isso nem na Lua que é logo ali…

    1. Agora, não entendo onde é mentirosa. Ela não diz quando vai acontecer. Não diz como vai acontecer. Ela só encoraja que aconteça. Sugerir é mentira desde quando?

        1. Só que o Apolinário é mais inteligente, dá mais gosto de rir das coisas que ele diz..

    2. Não estão vendendo nada. É só uma campanha, bem humorada, de divulgação. Nenhuma tentativa de enganar ninguém.

  7. Nogueira ,
    sei que não é o tema aqui , mas lembro que no mes de Maio teriamos uma proximidade do cometa Churyumov-Geramisenko em relação ao sol e então quem sabe com sorte a philae poderia ter suas baterias solar recarregadas e enviar imagens …….alguma novidade ?

  8. Eu acho que o ser humano é determinado o suficiente para tornar realidade essas visões futuristas. É tudo questão de tempo. 🙂

  9. é realmente fascinantes a ideia de ir a outros planetas, claro que se isso um dia acontecer muito poucos de nós que agora sonhamos vai poder realizar essa façanha talvez quem sabe pra uma próxima geração……..assisto
    a muitos documentários sobre o assunto o mais completo de todos ‘SPACE TIME ODYSSEY’ “NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL” .. . . .

  10. Um grande negócio para quem possui tecnologia para uma viagem até Marte. Aos turistas que possuem dinheiro sobrando para uma viagem até o planeta vermelho dou minhas condolências pois é viagem sem retorno para humanos. Existem robôs que executam tarefas extremamente complexas em ambientes adversos a custo zero se comparado com a vida de um humano.

    1. Ninguém faz turismo por que não há robôs que fizessem de forma mais barata e eficiente. Já viu alguém dizer “Não vou escalar o Everest, porque um helicóptero poderia ir direto ao cume…”?

      1. Bom, de minha parte, não vejo por que alguém queira ainda escalar o Everest. Não tem nada lá. Já Marte, Lua, Io, esses sim, atiçam a curiosidade científica e a natural dos humanos.

        1. Ainda há quem queira escalar o Everest por duas razões — porque a experiência se sobrepõe à destinação e porque muitos seres humanos sentem prazer em desafiar seus próprios limites. Não é para todos, mas sempre haverá aqueles de nós que sentirão esse ímpeto.

          1. Um alpinista responderia que o Everest deve ser escalado simplesmente por que está lá!
            AAM

        2. O importante não é chegar ao cume, mas todo o percurso desde a preparação até o cume.

          Por que vivemos se vamos morrer? Para percorrer todo o trajeto do caminho chamado VIDA.

          🙂

  11. Grande Salvador…

    Eu realmente duvido que algum dia o homem possa tirar férias em Marte.

    Considerando-se o custo astronômico e a situação da economia mundial, acho muito pouco provável que mandemos uma missão tripulada até lá, mesmo que seja daqui a 50 anos.

    Creio que – se a humanidade não se autodestruir nos próximos 50 anos – iremos enviar robôs/sondas cada vez mais avançados para Marte.

    Já acho isso muito bom!

    1. Roberto, eu também achava isso — até começar a ver os foguetes da SpaceX irem ao espaço e pousarem de volta para novas missões. Isso tem o potencial para baratear SIGNIFICATIVAMENTE o custo de acesso ao espaço. E aí, meu amigo, o céu é o limite.

      1. Meu caro Salvador.

        Você é um otimista!!! : )

        Acho que vamos ficar mesmo com os robôs. Poderíamos fazer uma aposta… pena que nenhum de nós estará vivo em 2065 para ver quem tinha razão!! : )

          1. Bem, em 05 de abril de 2063 a humanidade irá fazer primeiro contato com uma forma de vida alienígena depois do histórico voo em velocidade de dobra feito por Zefram Cochrane. Isso se os Borges não estragarem a festa! kkkkkkkkk 😛

          2. Não se preocupe, Victor, os intrépidos homens e mulheres da Federação Unida de Planetas voltarão no tempo para assegurar o grande feito! 🙂

    2. Elon Musk, dono da SpaceX, já mostrou que não é de brincadeira. Para ele as coisas se tornam realidade com uma facilidade incrível. Dono da Tesla, fábrica de esportivos totalmente elétricos, está agora lançando uma série de baterias que permitirão uma casa ser autônoma em termos de energia, alimentada exclusivamente por energia solar. A SpaceX é um sucesso a parte e diga-se de passagem, outras empresas americanas tentam trilhar o mesmo caminho mas sem tanto sucesso.
      E acho ainda interessante o espírito positivo ao lançar estes posteres, mostrando que a realidade pode não estar tão longe assim.

      Se o homem tiver tempo, ainda veremos muitas inovações saídas da cabeça dele.

    3. Quem sabe o marciano deixe de ser ficção, isto é, se lá não tiver vida subterrânea , com a colonização e procriação humana em Marte.

  12. É muito lindo!
    É Salvador, nós conseguimos ver beleza em um lugar desértico e inóspito como Marte! Somos malucos? Não, somos apaixonados pelo Cosmos!

    1. E é bonito mesmo. O deserto do Atacama também é um desertão e é lindo demais! 🙂

  13. Tanta doença para ser curada e/ou controlada. Tantas pessoas passando fome, sede e tudo mais e eles preocupando com algo que é quase impossível de se fazer.

    Deixem de sonhar e vão trabalhar. Façam alguma coisa útil para o Planeta.

    1. Você não se tocou de que eles estão trabalhando? Esse é o trabalho deles! E o seu, qual é? Sommelier de iniciativas espaciais?

      1. Aliás o trabalho deles é muito mais inspirador do que o meu. Infelizmente o mais longe que o meu trabalho me levará é para alguma audiência na comarca do interior. rsrs

      1. Não é porque um cientista vendeu seu peixe que todo mundo é obrigado a engolir.

    2. Há gente e recursos no mundo suficientes para tudo. Os gastos em pesquisa e exploração espacial trazem desenvolvimento tecnológico útil para todos.

      Temos equipamentos médicos, comunicação rápida, remédios e tudo o mais que a humanidade possui graças a um bando de malucos que queria entender o que são estrelas, planetas, cometas e dedicaram suas vidas à solução desses mistérios.

    3. É simples. Olhando pro céu e trabalhando com Ciência + Tecnlogia = melhores condições de vida na Terra. Se pesquisar sobre o assunto vai ver do que tou falando…

    4. Se todos pensassem como você não teríamos nem mesmo o Teatro Municipal de São Paulo.

  14. Acho tudo isso uma bobageira, mas você escreve duma maneira tão simplesmente bonita que até dá vontade de ir.

    1. Antes das missões Apollo era uma bobageira pensar em ir à lua. E olha no que deu? 😉

    2. Ivânia,

      Assista ao filme Interestelar e verás que estes trabalhos não são tão tolos assim. Nós temos que, no mínimo, colonizar o sistema solar se quisermos estender a existência da raça humana.

  15. Eu acredito que dentro de uns 50 ou mais anos, isso tudo será uma realidade.

  16. Nos anos 50 dos século XX a humanidade sonhava com a conquista do espaço, laçaram-se os primeiros satélites no espaço. Nos anos 60 o homem foi ao espaço e alcançou a Lua. Parecia que Marte seria um alvo fácil de se alcançar. No entanto, a corrida espacial se arrefeceu, o homem nunca mais se aventurou para além da órbita terrestre.

    É compreensível que a humanidade adiado os planos de colonização de Marte e do sistema solar, postergando tal tarefa para os nossos descendentes. A tecnologia do século XX e início do XXI ainda são insuficientes para levar um homem com segurança para Marte e trazê-lo de volta.

    A realidade dos mundos vários mundos do sistema solar, magistralmente revelados pelas sondas e robôs espaciais, também representam um obstáculo para a ocupação humana, mesmo que temporária.

    Faz mais sentido que as máquinas herdarão a colonização destes planetas e luas, ao contrário de nós, os robôs podem viajar longas distâncias, podem resistir ao frio e ao calor.

    A humanidade é transitória, um dia as máquinas herdaram o mundo, elas serão mais inteligentes e eficientes do que nós, os robôs serão os nossos descendentes, eles poderão colonizar e extrair recursos naturais não só de Marte mas de todo o sistema solar.

    É impossível prever quando será, de onde virá e no que consistirá o próximo salto da ciência, essa revolução é sempre silenciosa e inesperado, no entanto, aposto minhas fichas não numa nova forma de propulsão espacial, mas na inteligência artificial. A humanidade nas últimas décadas revolucionou os meios de comunicação, a computação deu um salto gigantesco, as máquinas estão próximas a superar o “horizonte de eventos”.

    Terão as máquinas compaixão pelos criadores? Skynet is comming! rsrs

    1. 🙂 Ontem mesmo eu revi o episódio “O Computador Supremo ” da série Jornada nas estrelas clássica (a do Capitão Kirk).

      Bem a propósito do que você coloca aqui.

      1. Sou um grande admirador de jornada, esse conceito é amplamente difundido na ficção científica, jornada não poderia deixar de jogar uma luz neste tema.

        Ele também foi muito bem explorado no livro “O Universo Inteligente – Inteligência Artificial, Extra Terrestres e a Mente Emergente dos Cosmos” recomendo a leitura! 😉

    2. Só não foi pra frente por causa de ganância da NASA, de querer abocanhar toda as verbas para tecnologia espacial, comprou briga direto com os militares, na Década de 80.

    3. É lamentável para mim, como Cristão e como ser humano, ver alguém dizer que o homem, a obra máxima da Criação Divina, será superado por um servomecanismo (criado pelo próprio homem) e que, eventualmente, este tomará o seu lugar na conquista do Cosmo. Isso é uma demonstração de como a Sociedade involuiu e demonstra o quanto essa pérfida cultura ateísta é nociva à nossa sobrevivência.

      O efeito mais deletério do ateísmo é exatamente este: o de nivelar o ser humano por baixo e coloca-lo no mesmo patamar de uma TV ou de uma máquina de lavar. Nada pode ser comparado ao homem, pois fomos feitos à imagem e semelhança do Criador para colonizar o Universo.

      Sim, os computadores serão melhorados e serão capazes de proezas impressionantes mas jamais terão consciência disso pois eles não possuem nenhum vínculo com o Criador, serão sempre apenas robôs produzidos pela nossa engenharia de software e vão fazer apenas aquilo que foram programados para fazer.

      O Homem é a medida de todas as coisas. E não existe outra medida!

      1. Apolinário, acho salutar que você consiga fazer a distinção entre ser humano e ser cristão, o que demonstra que nem todos precisam seguir sua ideologia e religião para preservarem sua humanidade. Aproveitando o ensejo, uma vez que nos despimos da religião, de onde podemos tirar a ideia de que o homem é obra máxima de qualquer coisa? Eu sou fã da humanidade, acho que somos incríveis mesmo, mas não idolatro a humanidade, nem acho que Deus, caso exista, tenha em nós sua mais bela criação. Mas, vamos supor por um momento que Deus exista e que tenha criado o homem à sua imagem e semelhança, como você professa acreditar. “Imagem e semelhança” é um conceito vago, que pode ser interpretado de diversas maneiras. Agora, se o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, o que impede o próprio homem de agir como criador e criar algo à sua própria imagem e semelhança (digamos, um androide inteligente) que seja tão bom quanto ele, ou até melhor, caso assim se proponha a fazer? Por fim, se o homem é a medida de todas as coisas, como mensurar Deus a partir dele?

      2. Até Apolinário há de concordar que há coisas muito mais belas que o homem quando olhamos pra cima…

      3. Eu gostei que o Apolinário considera como missão humana a colonização do Universo. Ele era do tipo que abominava nossa busca por outros planetas,luas que podem ser habitáveis. 🙂

  17. é o caos do caos e c/ctza nunca sera possivel a fixaçao do ser humano em marte, ainda bem, pois sera a degradaçao total do meio ambiente local

    1. Poucas centenas de pessoas não degradarão assim um planeta desértico e inóspito… Pior é o que fazem 8 BILHÕES de pessoas na Terra, isso sim é que é degradação de um ambiente riquíssimo em vida!

  18. DESDE JÁ VOU ECONOMIZAR O MAXIMO DE DINDIM PARA PODER COMPRA UMA PASSAGEM PARA MARTE E TENTAR FICAR POR LÁ, O PLANETA O TERRA JÁ DEU O QUE TINHA QUE DÁ.

  19. Sensacional o marketing e a ideia da SpaceX. O sonho humano de conquistar o espaço é muito antigo, tão antigo quanto a própria humanidade que já imaginava o que havia lá fora desde a antiguidade (Demócrito de Abdera e outros que o digam, não?). Se, no final de tudo, não tornarmos possível uma viagem e a vida em Marte, pelo menos a diversão de imaginar como seria já está garantida!

    1. É, eu tinha visto esses dos exoplanetas (e gostado!), mas eles têm o inconveniente de que pouco sabemos a respeito desses mundos distantes. Já Marte é bem conhecido, de forma que dá para fazer um trabalho de divulgação “turística” mais eficaz.

  20. Acredito que em 50 anos estaremos em Marte, mas para ser sincero, em tudo que eu já li sobre o planeta,não vejo grandes vantagens em ir para lá a não ser o fator científico, da curiosidade humana.É um mundo inóspito com temperaturas extremas e atmosfera mortal para a vida que conhecemos.Quanto aos pôsteres, realmente são de uma beleza simples e remetem a nostalgia.Sou fã de carteirinha dos livros e ilustrações dos anos 50, uma época de ouro da ficção científica.Gosto muito de romances deste gênero e um dos meus autores preferidos é Ray Bradbury..Valeu Salvador.

Comments are closed.