A superfície zoada de Plutão
Novas imagens colhidas pela sonda New Horizons mostram uma rotação completa de Plutão, com a maior quantidade de detalhes já vista até hoje. E o que eles estão vendo é um mundo complexo, em que terrenos escuros e claros se combinam e produzem uma superfície muito heterogênea. Por quê? Mistéééério.
“Podemos ver também que cada face de Plutão é diferente e que o hemisfério norte apresenta terrenos substancialmente escuros, embora tanto as unidades de terreno mais escura e mais clara estejam ligeiramente ao sul do, ou no, equador. Por que isso é assim é um mistério”, diz Alan Stern, o sempre empolgado cientista-chefe da missão.
Ah, e os pesquisadores continuam jurando de pé junto que Plutão é aproximadamente esférico e que esse formato irregular é resultado do processo de “deconvolução” que eles aplicam às imagens para extrair o máximo de detalhes delas — afinal, embora essa seja a reta final de uma longa viagem, a sonda ainda está a pouco menos de 40 milhões de quilômetros de seu sobrevoo histórico de Plutão, marcado para 14 de julho.
Os cientistas da Nasa continuam desconfiados de que o planeta anão tem uma calota polar de algum tipo — só não sabem do que é feita. Dê uma olhada no vídeo acima para ver a rotação de Plutão em movimento, enquanto a lua Caronte gira ao seu redor. Ambos se mantêm com a mesma face voltada um para o outro, com período de 6,4 dias terrestres. (Ah, e a imagem foi centralizada em Plutão, mas já comentamos por aqui que na verdade tanto Plutão como Caronte giram em torno de um centro de gravidade comum, formando o que poderia ser definido como um “planeta anão duplo”.)
As imagens recém-divulgadas foram colhidas entre o fim de maio e o começo de junho. E prepare-se porque, na semana que vem, a coisa vai começar a esquentar. A Nasa está planejando atualizações semanais da missão. A partir do dia 7 de julho, updates diários. Você, é claro, não perderá nada aqui no Mensageiro Sideral. Fico arrepiado só de pensar. Plutão, meu querido, ‘tamos chegando!
Salvador, quando dois objetos celestes giram em torno de um centro de gravidade comum, como Plutão e Caronte por exemplo, é porque tem algo ali, uma matéria escura, sei lá? Como se explica um centro de gravidade comum nesses sistemas binários? Outro dia li que o nem o sol é o centro de gravidade do sistema solar … Fiquei intrigada
Não é preciso nada especial. Na gravidade, a atração entre os corpos é mútua, e proporcional à massa. Então o movimento resultante do corpo menor é maior, mas não quer dizer que o maior também não se mexe, atraído pelo menor…
É Salvador …as coisas estão começando a disparar né /! A philae acordou…. novas fotos de Ceres… agora plutão no pedaço !!!Ta ficando bom !!Pena que meus creditos ja estão acabando .Acho que vou ter que assinar a folha pra acompanhar tudo isso n mensageiro.Mas teu blog é 10 e vale a pena .Abraços
Fico muito honrado só de saber que você cogita a hipótese! Abraço!
O Salvador Nogueira já é notícia… Ao falarem do despertar da Philae, a Folha citou palavras do Mensageiro Sideral. 🙂
Teve isso, é? 🙂
Olá Salvador! Parabéns pelos seu blog, sempre uma boa leitura…
Eu sou só um mero apreciador desses assuntos, muito encabulado com o que a ciência descobre…e feliz!
Eu li uma reportagem aqui do próprio uol e fiquei com uma dúvida absurda. É sobre o anel Phoebe lá de Saturno.
A reportagem diz “Além de ser invisível, o anel Phoebe é inclinado em relação aos outros e provavelmente gira no sentido contrário do planeta.”
Salvador…meu pobre intelecto tentou vislumbrar alguma teoria..mas como gira contrário?! kd a gravidade e aquelas outras coisas juntas…jejus ajuda…rs
Estou mais próximo de um apreciador de star trek do que um pesquisador no assunto…pensei em vc pra me ajudar a ter uma resposta confiável! SEeee puder muito Obrigado!
Att.
Ítalo, nem todas as luas giram no mesmo sentido… algumas delas, capturadas gravitacionalmente, giram no sentido contrário. Da mesma maneira, um anel pode girar no sentido contrário. É menos provável, porque indica que ele não se formou junto com o planeta, e foi formado depois, por algum evento cataclísmico, mas acontece. 😉
Poxa muito obrigado!! Entendi perfeitamente!!
No link da folha a matéria é sobre elevador espacial, que não tem nada a ver com assunto (com exceção do espaço …).
Salvador, uma dúvida… como no seu comentário ali em cima que tipos de objetos existe no cinturão de Kuiper ? Outro planeta anão ?
Abraços
Tem um monte de planetas anões e tem um monte ainda maior de cometas permanentemente congelados, pois nunca se aproximam do Sol.
Salvador, qual será a maior aproximação de Caronte? Sera que teremos boas imagens dela também?
Sim, teremos. Será um pouco mais longe que de Plutão, mas teremos boas imagens também!
Estranho. Ninguém ainda veio louvar Jesus pela maravilha de Plutão nos comentários.
O UOL meio que desencanou de me chamar na home, de forma que temos só os leitores habituais. 😉
Acho que eles divulgam na home apenas temas polêmicos e que sugerem vida em outros planetas.
Típico.
Bem, de vez em quando tenho isso, mas se só tivesse isso seria um desperdício. 😛
Mas por quê? Como está sendo feita a divulgação? Através do boca a boca dos leitores já existentes? Isso seria muita pressão para nós! hehehe!
Conto sempre com o boca a boca… é o que funciona melhor e é o que produz audiência cativa. As chamadas do UOL geram audiência momentânea, mas estou aqui para mostrar aos powers-that-be que a ciência empolga muita gente aí fora!
Nem pense em diminuir as postagens, Salvador. Ainda que os page views tenham caído, você ainda tem muitos leitores que acessam seu blog diariamente, como eu. Além disso, decidi manter minha assinatura UOL por causa deste blog.
Abraço!
Paulo, jamais! Estamos aí! O espaço tem cada vez mais novidades empolgantes e não vou parar enquanto ainda tiver pelo menos mais um aí fora querendo ler e trocar ideias!
Pois eu já esperava isso. E também esperava que mais uma vez quem falasse de religião seria justamente um ateu!
Salvador a New Horizons vai ter o msm destino das Voyager ou ela pretende tomar “outra rota” dps do fim da missão? e se tomar essa “outra rota” ela(sonda) pode ter um tempo de vida e taxa de transmissão superiores às das Voyager? e outra, é possível ela continuar fazendo registros de imagens fora do Sistema Solar, seja tirando fts do msm ou até de objetos que possam estar além do Sistema conhecido ?
Ela seguirá para fora do Sistema Solar, como as Voyagers, e poderá receber uma “missão interestelar”, a exemplo das Voyagers. Mas é menos provável, pois não sei se há o que ela possa cobrir que as Voyagers já não cobriram. E topar com um objeto por acidente no espaço é muito improvável!
Ela tem duas vantagens que , acho, fazem com que valha a pena continuarem: é mais rápida e tem instrumentos mais modernos… Será que tem energia suficiente para décadas de transmissão?
Salvador, no início dos ano 60 se mediu a rotação de Plutão pela variação de seu brilho, o que já mostrava que ele tinha uma distribuição irregular na sua superfície. Assim o que vemos agora confirma algo esperado há muito tempo e não surpreendente. Pelas medidas antigas é de esperar que tais “manchas” não sejam muito estáveis. Veremos.
O que eu considero surpreendente é a distribuição. E a história da calota polar também — a confirmar. Mas o Hubble também já mostrava claramente a superfície “malhada”. Fico a me perguntar se há relação entre as manchas e o possível colapso parcial ou total da atmosfera no afélio…
Salvador, neste sobrevoo de 14 de julho será possível observar se há água ( ou gelo) ou algum indício de vida biológica? Sobrevoo significa, mais ou menos, qual distância? Obrigada!
Olha, ninguém espera ver vida em Plutão, e os instrumentos não são focados nisso. Então, a não ser que tenha uma floresta inteira lá, a resposta é não. Já gelo poderá ser identificado pela assinatura espectroscópica. A distância mínima entre a sonda e Plutão será de por volta de 10 mil km.
Uma vez planeta, sempre planeta!
Como diria Cazuza. Plutão, Mostra a tua cara!!
Plutão e Caronte, não sei qual dos dois é mais interessante conhecer.
O mais bacana é que estamos todos na janelinha da nave, viajando com ela. Bem diferente das antigas Voyager e outras, que só pudemos acompanhar a posteriori! 🙂
Fantástico, o ser humano chegando gradativamente mais longe. Porém qual será o limite?
Com Plutão já chegamos praticamente no limite da tecnologia atualmente disponível. Somente uma revolução, algo que ainda consideramos ficção científica para irmos mais longe do que isso.
Salve, salve, Salvador!
Ao que parece, Plutão e caronte já foram um mesmo corpo, há muito tempo, separado por algum tipo de evento cósmico. Por esse motivo giram ao redor de um centro de gravidade comum sempre com a mesma face um pro outro, a verdadeira “lua dos amantes”. É possível, professor?
Abraços!
Lauro, na verdade, acham que o sistema surgiu de uma colisão gigante, do mesmo jeito que o sistema Terra-Lua.
Abraço!
Salvador, quanto tempo uma fotografia da New Horizons leva para chegar de Plutão aqui na terra? O sobrevoo será único, ou a sonda vai entrar em órbita e ficar estudando o planeta? A sonda tem um novo destino, depois?
Um sobrevoo só. Hit and run! Depois, talvez visite mais um objeto do cinturão de Kuiper que esteja ao seu alcance. A transmissão leva várias horas (cerca de 4) pra chegar aqui, mas o tempo de download é bem longo também, porque a taxa de transmissão é baixíssima.
Vou acompanhar de perto as transmissões, assim como a passagem do 1566 Icarus, e novas imagens de Ceres. Nossa! Quantas emoções. Obrigado pelas informações e bom fim de semana.
Salvador, empolgante sabermos a velocidade com que chegarão novidades sobre Plutão nos próximos dias…
Já que se trata de um planeta anão, e que essa classificação é polêmica, isso me suscitou a seguinte curiosidade: supondo objetivamente verdadeira a hipótese do Big Splash, antes da colisão Theia e a “Proto-Terra” eram planetas anões, considerando-se o conceito atual?
Zé, essa é uma boa pergunta. Mas desconfio que, por ter se dado ainda nos estágios finais de formação planetária, o mais justo seria chamá-los todos de “protoplanetas”. Desconfio que a classificação planeta/planeta anão só faz sentido depois que o sistema se assenta em sua configuração final.
Esta sonda pode tirar fotos em infravermelho? Fotos em infravermelho tirariam a dúvida sobre a forma do planeta rapidamente.
Pode, mas a resolução é diferente. E eles não têm dúvida sobre a forma do planeta anão — é aproximadamente esférico, segundo eles.
Superfície “zoada”? Tantos adjetivos mais interessantes para serem usados. Mas superfície “zoada”? Folha, foooolha…
Eu sou editorialmente responsável pelo blog, o que quer dizer que publico diretamente, sem qualquer interferência da “Folha, fooolha…”. O certo seria você terminar com “Salvador, salvadooor…” 😉
Tóin, tóóóin!
KKKK
Salvador é de casa(blog) e a gnt tb cara 🙂
Salvadoooooor! Fica oarecendo alguém clamando Jesuuuuusss! e achei uma boa a “zoada” superfície. Simpático.
🙂
Desculpe-me, mas “zoada” parece um termo ótimo para o caso 🙂
Quer um abraço?
Nada como começar o dia com uma boa notícia:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=espaconave-grafeno-impulsionada-apenas-luz&id=010130150612#.VXrLv_lViko
AAM
Grafeno, germaneno, dissulfeto de molibidênio… esses materiais bi-dimensionais são fantásticos!