Russos duvidam dos pousos lunares?

Salvador Nogueira

Em um artigo publicado nesta terça-feira (16) pelo jornal russo “Izvestia”, e traduzido em inglês pelo “Moscow Times”, um porta-voz do governo russo sugere a abertura de uma investigação independente sobre os pousos lunares americanos realizados durante o Projeto Apollo, entre 1969 e 1972.

Buzz Aldrin à frente do módulo lunar em julho de 1969 -- há 45 anos!
Buzz Aldrin à frente do módulo lunar em julho de 1969 — há quase 46 anos!

Vladimir Markin faz parte do Comitê Investigativo da Rússia e indica em seu texto que um estudo desse tipo poderia revelar novos lampejos sobre as jornadas espaciais históricas. Ele reclama do apagamento acidental da fita que continha a transmissão original de TV do pouso da Apollo 11, em 20 de julho de 1969, e do paradeiro das rochas lunares.

“Não estamos dizendo que eles não voaram [à Lua] e simplesmente fizeram um filme disso. Mas todos esses artefatos científicos — ou talvez culturais — são parte do legado da humanidade, e seu desaparecimento sem deixar vestígios é uma perda comum. Uma investigação revelará o que aconteceu”, disse Markin.

Não pense você que é um real questionamento sobre as missões lunares — os russos *sabem* que elas aconteceram. É apenas mais um tiro midiático na miniguerra fria que travam atualmente Estados Unidos e Rússia. Isso tem incluído bravatas espaciais.

Recentemente, os russos já ironizaram a dependência americana das naves Soyuz para levar astronautas até a Estação Espacial Internacional, e numa entrevista ao Mensageiro Sideral, o administrador da Nasa, Charlie Bolden, deu o troco, dizendo que não sabemos quantos cosmonautas de fato morreram no desenvolvimento do veículo espacial soviético (oficialmente foram quatro).

O artigo de Markin, que tem o cuidado de não desacreditar as missões Apollo (de novo, os russos *sabem* que elas aconteceram), serve como provocação. E não se surpreenda em saber que, no mesmo texto, o porta-voz do governo russo protesta contra as investigações do FBI sobre a Fifa pela escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 (Rússia!) e 2022 (Qatar).

Sobre as dúvidas levantadas dos pousos lunares, a Nasa já esclareceu ambas, há tempos. Em 2009, a própria agência espacial americana admitiu o apagamento acidental da fita original que registrou os primeiros passos americanos na Lua — era apenas uma fita entre cerca de 200 mil que foram apagadas para reutilização. Mas desde então a própria Nasa fez uma restauração das mesmíssimas imagens, com base em material registrado pelas emissoras de TV que transmitiram o sinal original, e nada de fato foi perdido.

Quanto às rochas lunares, elas estão em sua maioria armazenadas no Centro Espacial Johnson, em Houston. Tenho certeza de que os russos, se quiserem fazer uma visita, não terão problemas em agendá-la.

Aliás, adoraria ler um relatório investigativo russo sobre as missões Apollo. Quem sabe com uma publicação oficial como essa, vinda de um país adversário, as pessoas não param de defender teorias conspiratórias de que os pousos lunares nunca aconteceram?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

    1. Acredite no que quiser, não vai deixar de ser verdade. Só porque é ignorante não significa que esteja certo.

  1. Interessante que todas as atividades tecnológicas continuaram se desenvolvendo da década de 1960 pra cá. Basta comparar um computador de quando o homem supostamente pisou na lua para o computador de hoje. Os custos caíram abruptamente. Sendo assim, hoje seria infinitamente mais barato, seguro e simples voltar lá e calar a boca dos conspiradores. Então por quê não fazem, se é tão óbvio que já foi feito? Serei o primeiro a aplaudir quando fizerem, mas ainda não fizeram.

    1. Pense um pouco, você acha que só porque seu celular já é mais barato do que antes, ir para a Lua ficou baratinho?

      O custo do Projeto Apollo foi da ordem de 170 bilhões de dólares de hoje e duvido que fosse muito mais barato hoje.

  2. É impressionante como os metidos a inteligentes, conseguiram não cair ou se desvencilharam do conto pré histórico de deus e o diabo, mas, caíram no conto do homem na lua! ahshsahsahsahashashashhashashsahhashsahsahsahhsahsahassahhsahashsa São tantos detalhes contra essa farsa, mas, os lunáticos siderais kkkkkkkkkk ainda se tornam grandes advogados dessa grande farsa capitalista! Os Russos tinha mais de 5000 mil horas a frente dos Norte Americanos, Os erros bisonhos em muitas fotografias, O traje espacial que não teria qualquer condição de proteger contra a radiação ao redor da terra, os trens de pouso LIMPÍSSIMOS da apolo, Fotos na escuridão com perfeita visão kkkkkkkkkkkkkk Caros advogados lunáticos, é sempre um grande prazer rir de vocês ahahhahahahahahahshashashsahashashashash

  3. Esse artigo me esta parendo muito puxa saco
    parece que ele ta tomando as dores da nasa
    querendo defender os cara e impor que foram a lua e todo mundo acredito e ponto.

    falta imparcialidade, e se nao foram msm quem sabe?

    vamus assistir o jogo
    mais se torce pra niguem podece?

  4. Dear Salvador Nogueira,

    Research conducted more than a decade ago by ThArIn mainly focused on technologies used by ancient civilizations on Earth related to issues concerning survival, support and maintenance of human life. ThArIn looks forward to rescuing them in order to apply or use them in present days.

    Basically, our archaeological projects seek to collaborate positively with valuable contributions in various areas or specialties, such as mining, metallurgy, materials, tools, food production, climate, medicine, defense and energy production, among other topics considered essential for human existence.

    ThArIn believes that the rescue of the technologies of the past, in addition to providing a better quality of life in the present and improving the condition of millions of people worldwide will ensure our future, on Earth or elsewhere. Today, we are looking into space and working on projects of colonization of the Moon and Mars. This is real, just as real as the problems we face to meet these challenges.

    If technologies of the past, many now unknown or forgotten by us, have allowed man to overcome essential problems and settle as a species on this planet we surely will help ensure our future wherever on Earth or away from it. The keys to our survival are in the past and ThArIn’s mission is to bring them to light.

    For more information and how to contribute to this initiative, please visit http://www.tharin.net. Thank you for your time and consideration.

    Best regards from the navel of the world,

    ThArIn Team
    info@tharin.net

    ThArIn | The Archaeological Intelligence
    P.O. Box 616
    Cusco – Peru
    http://www.tharin.net

    For secure encrypted communication, please contact: tharin@protonmail.ch

    The information contained in this transmission is privileged and confidential information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it.

    1. Fui na praia em Santos e não encontrei a Ilha de Páscoa. Tá vendo? Não é só porque está no mar que é fácil de achar. Tem que ir no lugar certo.

      1. Tentei ver o Havaí lá da praia do Gonzaga e não achei nada…

        Duvido que o Havaí exista!

  5. Não, não, senhores soviéticos, deixem-nos continuar acreditando que as imagens do pouso são reais e não foram produzidas num estúdio de fundo de quintal, aqui mesmo, na Terra, tá?!…

  6. Negacionistas, desconhecem a metodologia científica, física, astronáutica, mecânica celeste, não sabem pensar, ignorantes, conspiracionistas, intelectualóides de facebook.

  7. Essa polêmica é recorrente…o Hubble não teria fotos dos materiais deixados na Lua?

  8. Não sei se pousaram ou não…

    Só não entendo por que, sendo tão fácil ir, pousar, andar a pé, andar de carro, voltar, etc, precisamos instalar uma estação espacial na órbita da terra e não em solo lunar.

    A propósito, por que, sendo tão fácil chegar a lua, meia duzia de vezes desde 1972, jamais o homem conseguiu por os pés lá de novo desde então?

    Só para terminar, apesar de continuar acreditando que o homem conseguiu ir a lua diversas vezes, pergunto: por que os russos, que estavam a frente da corida espacial, jamais conseguiram pisar na lua? E por que os chineses, copiando coisas mais modernas, ainda não conseguiram pousar na lua?

    Quem sabe daqui a uns 20-30 anos o homem volta a pisar na lua?

    1. Custo. Instalar uma estação a 400 km é MUITO, mas MUITO mais barato do que uma a 400 MIL km.

  9. Particularmente não acredito que o homem tenha pisado na lua em 1969. Acredito, sim, que os norte-americanos pisaram na lua antes dos russos (na época URSS) trapaceando a corrida informando ao mundo que pisaram na lua naquela viagem de 1969 para pôr um fim à corrida espacial e continuar correndo desonestamente por fora. Eles (os norte-americanos) precisavam mostrar ao mundo (que era seduzido por duas correntes econômicas) que o lado capitalista seria vitorioso, para ser vitorioso o seu pensamento econômico. O fato dos russos saírem na frente com a cadela Laika e com Gagarin preocupou o governo norte-americano. O mundo inteiro acompanhava aquela corrida espacial como quem, nos anos 70, acompanha novela pela TV. Nada de teoria conspiratória, nada de fantasias. Tudo muito possível quando interesses econômicos estão em disputa. Acredito que nunca saberemos a verdade, mas temos o direito de discordar da versão oficial apresentada, afinal de contas a história das guerras não é contada pelos derrotados, mas sim pelos “vencedores”.

  10. Heisenberg no projeto Manhattan? Infelizmente ele estava do lado nazista também tentando fazer a bomba A

  11. OLHA OS NORTE AMERICANOS PODEM ENGANAR QUEM QUISEREM, MAS ELES NUNCA PISARAM, VISITARAM A LUA E ISSO É FATO.
    DE UMA OLHADA NAS FOTOS, ESTÃO DE BRINCADEIRA NÉ, UM FOGUETE DAQUELES TINHA MENOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DO QUE UM CELULAR ATUAL. E DIZER QUE FORAM A LUA, ESTÃO DE BRINCADEIRA COMIGO.

  12. Santa ignorância!!!
    O povinho é atrasado, ignorante, e acha que pode nivelar o resto do mundo pra gloriosa cultura tupiniquim.
    Pois é, enquanto o homem pisava na lua, o Brasil estava começando a produzir TV branco e preto, e levou quase meio século pra dar um barraco tecnológico com aquela carniça em Alcântara.
    Ignorância é contagioso, tô fora

  13. Lendo os comentários e debates sobre o homem ter ido ou não para a lua, me corrijam se eu estiver errado, para provar então de uma vez por todas que realmente isso aconteceu não bastaria só apontar para a lua o telescópio Hubble que consegue fotografar galáxias a milhares de anos-luz e tirar algumas fotos nítidas do que foi deixado lá tipos jipes lunares, a bandeira americana, etc?

  14. EU NUNCA ACREDITEI NISSO, NUNCA !!! Jamais alguém pisou na Lua, jamais !!

  15. EU NUNCA ACREDITEI NISSO, NUNCA !! Jamais alguém pisou na Lua, jamais !!

  16. segundo o comentários dos idiotas a prova é que os russos não reclamaram
    estes retardados mentais são uns faz-me rir da vida.
    sempre lambedores dos estadunidenses.
    é mais uma vaca desenhar um quadro e ser exposto no Louvre que esta falácia ser verdade.

    1. E qual a SUA prova que eles não foram? Prove, que eu faço questão de expor uma vaca no Louvre.

  17. Não tenho dúvidas quanto ao pouso lunar. Tenho dúvidas quanto ao filme e as fotos. Deles, lá no solo. Devem ter filmado, a qualidade ficou tão ruim que refizeram aqui na terra mesmo, com ajuda do Kubrick, Estúdios Disney e afins. Meu palpite, e só meu. hehehehe!

  18. Salvador, para você qual foi o motivo dos EUA nunca ter voltado a fazer uma visita na lua? para mim com certeza não foi por falta de investimentos, apoio etc. E PRA VOCÊ?

    1. Pra mim com certeza foi falta de investimentos, apoio etc., combinado ao fato de que o governo mandou a Nasa fazer outra coisa — desenvolver um veículo reutilizável capaz de ir e voltar da órbita terrestre para colocar satélites e realizar missões civis e militares. O ônibus espacial. Não dava para bancar isso e continuar indo à Lua.

  19. ….”Nunca foram, nunca irão…..isto não passa de palhaçada……Naquela época não tinha tecnologia, grana e expertise Humana para conquistar um feito deste (de pisar na Lua)….agora então, com toda tecnologia existente e com a Grana que rola no mundo, porque que nunca mais foram para lá pesquisar?????????? Esta história é igual o ditado: Há vida após a morte????? Alguém já morreu e voltou para nos dizer…..Passa amanhã que hoje não tem pão seco não camarada….

  20. eu nunca acreditarei porque e uma farça desses americanos eles sao especialistas em cinemas os russos estavam bem avancados na corridas espaciais ai eles montaram essa mentira e a humanidade caiu de patinho feio e uma vergonha da humanidade que a historia nao vai esquecer vai ser desmascarada a qualquer momento da historia a naçao americana nao tem culpa, a culpa maior sao desses presidendentis corruptos chefis de estados sao uns ratos.

  21. Salvador gostaria que vc me explicasse o
    seguinte: O modulo que fez a alunissagem
    não é pequeno demais, para caber um l
    jipe, todos aqueles equipamentos, tanque
    de oxigeno, motor de propulsão e os dois
    astronautas?

    1. Não, não é. Você pode ver diagramas que mostram como tudo cabia. Não é um segredo. Se você pesquisar, vai ver como era. 😉

  22. Bom o homem ja fo a Lua 6 vezes no total. Nao sei porque só se fala da primeira visita. E as outras 5 visitas?
    Segue abaixo a lista dessas visitas:
    Apollo 11, 20 de julho de 1969.

    Apollo 12 (Charles Conrad, Richard Gordon e Alan Bean) – novembro de 1969.

    Apollo 13 (James Lovell, Fred Haise e John Sweigert) – abril de 1970 – um acidente impediu o pouso na Lua.

    Apollo 14 (Alan Shepard, Stuart Roosa e Edgar Mitchell) – fevereiro de 1971 – experimentos científicos.

    Apollo 15 (David Scott, James Irwin e Alfred Worden) – julho de 1971 – uso do rover lunar.

    Apollo 16 (John Young, Thomas Mattingly e Charles Duke, Jr.) – abril de 1972 – ficou 3 dias na superfície da Lua.

    Apollo 17 (Eugene Cernan, Ronald Evans e Harrison Schmitt) – dezembro de 1972 – último vôo do projeto Apollo para a Lua.

    Agora me pergunto? Se nessa epoca no espaço de 3 anos foram tantas visitas a Lua, porque hoje com tecnologia muito mais sofisticada, as viagens nao continuam?

    Se eu estivesse no ano de 1972 imaginaria que 20 anos depois essas viagens fossem corriqueiras, como se pegar um voo viajando de um país a outro. Imagina entao 30 anos depois ou 40 anos depois? Ja sao mais de 42 anos e nunca mais se foi a Lua, é algo para se pensar, nao acham?

  23. Boa noite Salvador

    Gosto muito de suas colunas e sou leitor assíduo, mas voce acredita mesmo que as fitas do maior feito da humanidade realmente foram tratadas com tanto desleixo? Mesmo depois da NASA ter afirmado que 50 anos depois dos pousos na lua elas seriam divulgadas? Alem do mais, as fitas originais tinham qualidade superores às transmitidas da Lua, pela simples razão de que a quantidades de dados na epoca era bastante limitada. Portanto as imagens foram “empobrecidas” para serem transmitidas. Ou seja, as imagens das fitas eram muito melhores que os borrões que temos “restaurados” e vc sabe disso. Abcs!

  24. Meu comentário não foi aceito só porque eu disse que não acredito nessa história de o homem ter ido à Lua? Se é esse o critério, então esse espeço não merece mesmo a minha participação.

    1. Você tá brincando, né? Não tem censura aqui. Todos os comentários são aceitos.

      1. Salvador, você tem que ficar 24 horas por dia de plantão para aceitar, na mesma hora, os comentários do mal educados incrédulos.

          1. kkkkk, Vc é um figura Salvador, mas traz muita informação legal e interessante sobre o Cosmos , estou sempre por aqui.

          2. Se por um acaso do destino extraterrestres aqui recém chegados encontrarem o Astronauta Incrédulo e lhe pedirem para que os levem a presença do seu líder terráqueo, ele, provavelmente, lhes apresentará o Silas Malafaia.

          3. Brincadeira censura?Sobre o mensageiro sideral não posso falar nada, mas a foía,este folhetim da estrema direita não aceita nada que não seja critica radical contra o atual governo, se você se cadastrar e falar a verdade dos fatos. ou seja falar bem do governo, a sua senha fica inválida, como sempre foi e será um típico representante do P.I.G., ah, sim, foi uma temeridade a ida á lua, devido a tecnologia envolvida na época, mas pelo menos metade das viagens devem ter sido autênticas.

          4. O pior não são os mal educados, são os puxa sacos que vem falar abobrinhas por aqui, tipo esse carinha ai que se incomodou com o comentário do rapaz reclamando de censura, em tempo existe sim, e eu sou a prova, já tive meus comentários censurados, basta não concordar.

          5. O “Astronauta Incrédulo” tem razão parcialmente:

            Investigações recentes realizadas por mim mostram que o americanos foram a lua mas andaram o tempo todo plantando bananeira (Armstrong e Aldrin tinham facilidade para isso pois eram exímios capoeiristas, Collins não tinha esta habilidade por isso ficou a bordo do módulo de comando), portanto eles realmente não “pisaram” na lua.

            Os americanos acharam que ninguém ia acreditar em astronautas plantando bananeira e por isso a fita original foi destruída e substituída por montagens feitas em estúdio.

            A famosa frase de Armstrong que fala de “um pequeno passo para um homem” também foi um “chiste” do comandante para brincar com o fato de que não iam realmente colocar os pés em solo lunar.

            Esta é a verdade agora revelada com exclusividade no nosso Mensageiro Sideral !!

          6. Salvador eu vou te ajudar, fico doze horas de plantão e você as outras doze. rs Cada um tem o direito de questionar se houve ou não o pouso. Aos poucos a ciência vai melhorando o cotidiano de cada um e vamos descobrindo o melhor caminho para viver. Um abraço a todos.

      2. Só pq vc acha q é aceito!!!Aqui só tem pilantragens,quando falava a real sobre o futebol,me proibiram,tive q fazer um fake…

        1. Aqui neste blog, a democracia e a liberade de expressão são plenas. Fique à vontade!

      3. Os `moderadores`censuram comentarios que não agradam ao sistema, não so os mal educados e os com palavras de baixo calão. Se aqui isso não acontece, para mim e uma novidade

        1. “Os moderadores” sou eu. E eu estava na festa junina da minha sobrinha na hora em que você postou e não podia aprovar o comentário. Mas quem visita aqui sabe que não rola censura. Nem de palavrão, que dirá de asneira. 😛

    2. Você não leu o artigo ? Os russos acreditam sim que o homem foi a lua ,eles questionam os artefatos que desapareceram ,você acha que em plena guerra fria os soviéticos iriam aceitar uma farsa calados ,eles iam ser os primeiros a divulgar a farsa para o mundo . Tenha dó!!!

    3. essa história do homem ter ido a lua, já ta ficando estranha até demais. Essas pedras lunares mesmo, só vemos nas fotos as antigas de lá pra cá não , vemos foto nenhuma mais dessas pedras, será que os americanos jogaram no mato. Também não acredito nesses pousos não, naquela época menos evolutiva em tecnologia o homem ia a lua, e porque não foram agora, com a tecnologia em alta, só manda robos, pareçe mentira, infelizmente ou será mentira???

    4. Eu não teria nenhum problema em acreditar que pousaram na lua, mas isso esta parecendo a bíblia! cheia de contradições e tendo que ter fé pra aceitar. E no caso do pouso lunar é mais fácil! basta mandar um veículo Curiosity igual o de marte ou um telescópio potente varrendo a superfície lunar e mostrar pro mundo os detritos desses pousos, afinal de contas comparado a Marte a lua é logo ali;… Eu estou disposto a acreditar! desde que me de bons motivos, pois de falcatruas e conversa fiada estou de saco cheio.

      1. Não há contradições. Há estupidez e ignorância apenas, da parte dos idiotas que não acreditam. Mas se não houvessem abobrinhas não seriam teorias da conspiração, né?

    5. Eu nunca acreditei nessas missões, e continuo não acreditando. É de fato a maior farsa da história. Mas essa guerrinha fria entre russos e americanos já tá ficando ridícula.

    6. ELES devem ter ida a Lua isso é Fato ,mas as Missões de 1969 a 1972 foram uma farsa, fizeram um filme apenas pra se colocar em Vantagem na guerra fria.

    7. Vocês sabem, que a lua tem um lado as escuras e outro bem claro. Vale apena discutir por assonto lunar quando passamos por crises diversas nesse país. Tenho certeza que os votos de vocês são bem macianos.

      1. Está errado. Todos os lados da Lua ficam claros e escuros, dependendo da posição dela na órbita.

    8. Concordo com voce. Eu ja consegui contar ate quantas galinhas vivem la depois que deixaram uma g. gravida la, contei 7. Acho que nao se adaptaram com o clima de la. Poderiam aproveitar as tecnologias modernas para irem la de verdade e trazerem as coitadinhas de volta, quem sabe fazer uma escada, talver um elevador.

    9. eu acho que foi a mentira mais bem preparada da guerra fria. E se foram mesmo nos tempos em que a tecnologia era diferente e porque não foram mais

      Francisco Cunha

    10. to contigo, tambem quero saber onde esta o painel de acionamento dos motores do saturno V, cade ele???????, só acredito vendo ele, o modulo lunar (o que ficou lá) não precisa me mostrar eu vi ele em uma fotografia recente que mostra o local do pouso,mas o painel de acionamento dos motores do saturno V tem que aparecer só acredito vendo.

    11. Sugiro ao Sr. “Astronauta Incrédulo” “Ignorante Inculto” já que deve ter muito tempo disponivel em sua vida sem leitura e cultura que visite um museu pessoalmente em DC – Smithsonian National Air and Space Museum 600 Independence Ave SW, Washington, DC 20560, Estados Unidos

    12. Não fique chateado por isso. Quem conhece um mínimo de ótica (matéria da física), jamais conseguirá acreditar nesta balela. Se eles pousaram do lado visível da lua, não haveria penumbras, se pousaram do lado escuro, não teriam iluminação natural e não teriam como enviar sinal para a terra. Dada a precariedade das câmeras da época, com a parca iluminação na penumbra, não haveria como fazer a filmagem e por aí vai, as evidências de que não houve pouso na lua são tantas que precisaríamos de pelo menos umas 1.000 linhas para descrevê-las.

    13. Rá! Os russos, se investigar só um pouquinho, vão encontrar um mooooonte de mentirinhas. Mas serão tantas, mas tantas, que até vai ser difícil acreditar que um monte de mentiras estadunidenses sejam mesmo verdade.

    14. Finalmente encontrei pessoas que tem a mesma pinião que eu, não creio e jamais vou crer que alguem foi á lua, pura lorota dos tempos da gerra fria…..ainda tem gente que acredita…..meu saudoso pai morreu sem nunca acreditar

      1. Ih, aqui no blog tem um monte de gente que não acredita. Não basta mostrar as fotos dos cacarecos deixados lá na Lua, os caras continuam não acreditando… Refestele-se! 🙂

    15. Meu amigo, a imprensa fala em liberdade de expressão, mais isso so para eles, os nossos comentarios vão para os `moderadores`, que verificam o que pode ser publicado e o que não pode, e, se o mesmo não agradar o `sistema` não sera publicado.

      1. Já falei, não tem censura aqui. Pode falar o que quiser. Só precisa ter paciência com o único moderador, que tem outros compromissos às vezes. 😉

    16. É facil saber se é verdade ou não,é só os russos mandar alguem lá e ver se a bandeira americana esta realmente lá,simples assim.

      1. Já tiraram fotos com sondas. As coisas da Apollo estão todas lá. Uma sonda americana e uma chinesa já registraram as coisas deixadas pela Apollo. Mas nem isso basta!

    17. Tudo é questao de bom senso. Depois do projeto apolo, nunca nenhuma missao passou a mais de 400 km de altitude devido a Radiacao do Cinturao de Van Alllen. O proprio site da NASA posta uma reportagem sob pesquisas para conseguir vencer a radiacao. Ora se passaram varias vezes com Apollo , qual eh a preocupacao?
      A tecnologia nunca anda para tras e sempre bararateia seus custos com o passar do tempo. Essa conversa que seria muito caro voltar eh besteira.
      Os modulos lunares eram extremamamente finos nunca iriam resistir aa radiacao espacial quanto menos as altissimas e baixissimas temperaturas no espaco. Muito menos os filmes das cameras. Nao existia na epoca nem hoje baterias capazes de manter temperaturas constantes na cabine contra -200 C ou + 200 C por varios dias. Nao havia espaco para se levar nenhum jipe. Nao se mostra como o montaram na Lua. A volta do modulo lunar aa capsula qque orbitaria a Lua eh impossivel ate hoje. A capsula estaria orbitando a 20,000 km , a precisao de um modulo Lunar alcançasse a capsula nessa velocidade seria impossivel. O trajes espaciais nao sao compativeis com a radiacao do espaco nem nos dias de hoje ( veja site da propria NAsa) Ao menos que esteja abaixo do cinturao de VAn Alen.. Se fossem tao eficientes os teriam usados em vazamentos nucleares como Chernobyl, cuja radiacao eh bem inferior.
      Vamos usar o bom senso, deixando politica e interesses economicos de lado. A technologia sempre avanca, um feito ha 40 anos atras seria algo muito simples hoje, como TODOS os feito tecnologicos, sem exceção. O Proprio Von Braun diz em seu livreo que para vencer a radiacao espacial necessitariamos de astronaves maiores que 4 Empire State, mas a ficou calado nessa farsa, talvez para se manter seu staus americano e apagar seu passado Nazista.

        1. Conquest To The Moon’ (published in 1953).
          it would be impossible to send anyone to the Moon because of the sheer size of craft needed to make the trip. In fact, taking Von Braun’s calculations into consideration, a spaceship that needed to travel that distance would have had to be 266 times larger than the Saturn 5.

          1. Mais fácil que alguém tenha se atrapalhado com os cálculos do Von Braun do que ele mesmo tenha feito essa conta. Afinal, sondas foram à Lua com muito menos que um único Saturn V. Alguém deve ter se esquecido de levar a gravidade em consideração, e certamente não foi Von Braun.

          2. Nao confunda missao tripulada com sonda nao tripulada. Muito diferente. Sondas, russos e chinese ja enviaram. O grande problema no espaco eh sobrevivencia humana. Vc sabe disso como jornalista de tecnologia. Por favor nao seja parcial e atente aos fatos da Fisica. Vcs como jornalistas teriam que investigar a fundo principalmente pela fonte ser soh uma a NASA em um periodo nebuloso geopoliticamente. A propeia NAsa se contradiz e seu site varias vezes.

          3. Já falei com cientistas chineses que trabalharam nas sondas chinesas e tiraram fotos dos artefatos da Apollo na Lua. Tá bom procê?

          1. Sim, a NASA diz que a Órion precisa ser resistente à radiação. Veja bem, quando desenvolve-se um novo veículo (seja carro, moto ou cápsula espacial) devem testá-lo antes de mandar humanos. Foi o que aconteceu com as Apollo e agora com as Órion. Agora, pra você ver como está desatualizado, a Órion voou no final do ano passado, foi através do cinturão de Van Allen e voltou, incólume. E os níveis de radiação medidos dentro dela não apenas são completamente toleráveis como não afetaram em nada os componentes eletrônicos. Espere mais uns anos e verá o teste tripulado, e toda essa falácia cairá – mais uma vez – por terra.

            Ou seja, atualize suas fontes.

      1. Aí é que você se engana, a Órion foi e voltou no fim do ano passado e correu tudo bem. kkk

        Precisa atualizar suas fontes.

        1. sim, mas sem astronauta. Eu sou fa da NASA mas essa historinha tem que acabar. Nao temos tecnologia nem hoje para ir para Lua. Fato. Entre no site da NAsa e veja as pesquisas que estao fazendo para enfrentar o perigo do espaco alen do cinturao de Van Alen. Informe-se , nao apenas acredita na unica fonte que existe sobre o assunto : NASA do gov Nixon.

          1. E realmente você precisa se atualizar. Leia sobre o teste da Órion no ano passado, e deixe de sandices.

          2. Vou repetir meu comentário:
            “Sim, a NASA diz que a Órion precisa ser resistente à radiação. Veja bem, quando desenvolve-se um novo veículo (seja carro, moto ou cápsula espacial) devem testá-lo antes de mandar humanos. Foi o que aconteceu com as Apollo e agora com as Órion. Agora, pra você ver como está desatualizado, a Órion voou no final do ano passado, foi através do cinturão de Van Allen e voltou, incólume. E os níveis de radiação medidos dentro dela não apenas são completamente toleráveis como não afetaram em nada os componentes eletrônicos. Espere mais uns anos e verá o teste tripulado, e toda essa falácia cairá – mais uma vez – por terra.

            Ou seja, atualize suas fontes.”

    18. Eu também dúvido que tenham ido a lua, pois a NASA mesmo se contradiz dizendo que na lua não há gases e no vídeo dos astronautas você vê a bandeira dos EUA tremulando como se houvesse um ventilador, ou uma ventania na lua, muito estranho, e se não há gases e atmosfera, como eles conseguiram decolar da lua para retornar a terra, sei que existem outras formas de propulsão que não dependem de comburentes como oxigênio, mas tenho certeza que não conseguiriam levar tanto combustível a ponto de fazer uma decolagem a partir da lua mesmo sabendo que a massa da capsula espacial a ser decolada na lua pesaria 70% menos.

    19. Acho que qualquer um pode duvidar daquilo que quiser. Os Russos tem o direito de questionar e duvidar. Os Estados Unidos deve provas à humanidade não só de que realmente o homem pousou na lua, mas também de que sua superioridade econômica deve-se unicamente ao seus próprios esforços, sem fraudes e trapaças.

    20. Acho que qualquer um pode duvidar daquilo que quiser. Os Russos tem o direito de questionar e duvidar. Os Estados Unidos deve provas à humanidade não só de que realmente o homem pousou na lua, mas também de que sua superioridade econômica deve-se unicamente ao seus próprios esforços, sem fraudes e trapaças…

  25. Além de não haver na época uma tecnologia suficientemente desenvolvida para essa viagem, também os russos não tinham uma tecnologia de monitoramento capaz de detectar a grande mentira. Jamais vou acreditar nessa história de que os americanos pisaram na Lua. A farsa montada pelo governo Nixon conseguiu ludibriar muita gente. Até eu naquela época acreditei, até cair na real.

    1. Huahuahuha, não tinham tecnologia pra detectar as transmissões dos astronautas americanos vindas da Lua, mas tinham tecnologia para detectar as transmissões das sondas soviéticas vindas da Lua! Faz-me-rir Futebol Clube!

      1. O maluco aí tem que mudar o nome de “Astronauta Incrédulo” pra “Ignorante Inculto”… KKK

          1. Claro que não. Livre arbítrio. Você pode acreditar que pode voar, inclusive sugiro que tente, vá até o topo de um prédio de 30 andares e pule, pensando “eu acredito que posso voar”. Depois vc conta como foi.

            O divertido é que com você acreditando ou não, eles foram e o choro é livre.

    2. E qual seria essa “tecnologia”, que eles “não tinham na época” a que você se refere?

      1. é complicado acreditar se atualmente a nasa nao consegue nem pousar uma sonda (nao tripulavel) em marte, a cada 10 missoes uma da certa e engracado q no caso da missao da lua foi de primeira… sao bons mesmos hahahahah

        mas ate que me provem o contrario vou continuar acreditando nessa fabula…

        1. é complicado acreditar se atualmente a nasa nao consegue nem pousar uma sonda (nao tripulavel) em marte, a cada 10 missoes uma da certa e engracado q no caso da missao da lua foi de primeira… sao bons mesmos hahahahah

          Acho melhor você parar de inventar estatísticas, é feio mentir. Todas as últimas sondas, satélites e rovers enviadas não só pra Marte como também para Ceres e Plutão, foram com sucesso e estão transmitindo imagens e fazendo ciência. Não é só porque você acredita num número que ele é verdade. KKK

          mas ate que me provem o contrario vou continuar acreditando nessa fabula…
          Já foi provado inúmeras vezes com fotos, vídeos, rochas trazidas de lá entre outras centenas de provas (E FOTOS https://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/revisited/). Agora quem tem que provar que NÃO foram, são os que afirmam isso. Você consegue provar? Duvido.

      2. Por exemplo: O filme da máquina fotográfica Hasselblad, utilizada na missão, não podia resistir à intensa variação de temperatura da lua. E tem muito mais.

        1. Podia sim. E eles estavam do lado de dentro dos trajes espaciais, que tinham controle térmico! Engraçado falar do filme, mas ninguém fala do astronauta. Ele vai até a órbita terrestre, está exposto ao frio do vácuo do espaço e não congela. Por quê? Porque o traje o protege. As câmeras e o filme estavam acoplados ao traje nas missões Apollo.

    3. Ah sim.. “Jamais vou acreditar nessa história de que os americanos pisaram na Lua”.

      Acreditando ou não, não mudará a realidade. Eles foram, e o choro é livre!

      kkk

      1. É que não foram os americanos que pisaram na lua, foram o Pelé e o Maradona e ainda disputaram um gol a gol para ver quem era melhor!!!

      2. Boa…….De conspiratórios esse planeta tá cheio já, bando de otários..!!

    4. “Astronauta”, você não tem conhecimento de tecnologia suficiente para dizer que a tecnologica da época era insuficiente.
      Eu perdi algum tempo lendo o livro “A Farsa do Século”. É de chorar. O autor comete erros infantis em várias áreas de conhecimento.
      Você acha que está “desafiando o conhecimento estabelecido”, pois é um “livre pensador” que não cede à “propaganda midiática” e outros chavõees do gênero. Minha sugestão: estude. Estude física, engenharia, astronomia, fotografia, geometria e um monte de outras coisas que o autor da “Farsa do Século” não estudou. Depois venha discutir.

      1. Pois é. Fala que “quem acredita é manipulado” mas esquece que quem inventou a farsa é tão manipulador quanto os governos. E eles caem direitinho no papinho desses caras que só querem ganhar dinheiro vendendo livros pros trouxas que se acham “os espertos” por terem “desvendado a farsa”, porém só fazem papel de ridículos e ignorantes.

        Pena, é só o que sinto desses conspiraciotários.

    5. também acho que é a maior mentira que os americanos ja passaram para a humanidade… ainda hoje não tem tecnologia suficiente para ir a lua, e naquele tempo então??? jamais

    6. Também me sinto no direito de questionar os pousos lunares. Não entendo a “obsessão” em acreditar piamente neles; principalmente contextualizando-os no ambiente paranóico da guerra fria da época. Kennedy havia prometido que os americanos chegariam à lua até o final da década (60), portanto se não o fizessem seria uma grande derrota, como foi o fato do Sputnik.

    7. Não deve acreditar também na mentira de duas bombas atômicas lançadas no Japão alguns anos antes. Kkkkk

    8. eu também não acredito que houve de fato essa viagem para a lua , considerando a evolução que tiveram com as tecnologias por que não houve outra viagem, deveriam conhecer caminho para o próximo passo. , por que não deram?

      1. Houve várias viagens, entre 1969 e 1972. Depois o projeto foi cancelado e gastaram a grana da Nasa no desenvolvimento do ônibus espacial, que voou até 2011. Agora pegaram a grana e colocaram numa nova nave, que vai voltar à Lua na próxima década. Mas só se pode pagar, quando muito, um projeto de cada vez. 😉

  26. E isso é novidade? Esse pouso na Lua é a maior das fraudes já cometidas. Nunca jamais em tempo algum os americanos ou quem quer que seja pisaram na Lua. Tudo foi forjado no tempo da verdadeira guerra fria para dar uma “vantagem” aos criadores da lorota.

    1. Engraçado que os russos engoliram a “lorota” bonitinho, né? Por que será?

      1. Com dólares, os russos corruptos engolem as lorotas facilmente. Nunca acreditei nesta tamanha besteira americana. É uma viagem sem volta, um verdadeiro suicídio alguém querer entrar no hiperespaço. Que isto fique apenas nas películas de Star Trek e Star Wars.

      2. George Orwell disse uma vez: “A história é escritas pelos vencedores”. Mesmo que a frase acima não se aplique de forma integral, lembremos os casos dos mísseis intercontinentais de brinquedo, feitos pelos russos, interessantíssimo, (https://www.youtube.com/watch?v=aih_qkXKwvQ) além do “blefe” de escala atômica, como a ameaça de um novo bombardeio como o de Hiroshima e Nagasaki pelos aliados. Não havia mais Urânio enriquecido para novas bombas e o tempo para beneficiamento seria demasiado demorado.

        1. Não é verdade. Já havia novo bombardeio agendado para dali uma semana se o Japão não se rendesse. As bombas ainda precisavam ser montadas e levadas para a base de onde partiam os B-53, mas existia a ordem para realizar novo ataque nuclear no dia 17 de agosto.

      1. O astronauta incrédulo é mais um daqueles comunistinhas frustrados com o colapso da união soviética! Hellooou!!! Aquele monte de comunistas corruptos, torturadores, terroristas e mentirosos destruíram a vida de duas gerações de milhares de pessoas. Não gostou. Vai para a Coreia do Norte! Lá eles são muito felizes, e também devem ter um monte de provas de que os americanos não pousaram na lua. Vai lá comer cachorro, seu alienado!

      2. Lorota sim! Pois os americanos nunca mais voltaram a “pisar” o solo lunar e não fizeram a colônia que tanto prometeram na propaganda deles… Minha colônia, minha vida. To esperando até hoje…

        1. Nunca fizeram uma colônia no fundo do mar que tanto falaram. Pela sua lógica então ninguém nunca foi no fundo do mar.

          #logicafail

          KKKK

    2. Como não foram? o Chapolim até venus e ainda curtiu uma viagem em uma pedra voadora, imagina na lua q é mais perto? Kkkkkk….

    3. vc nao assistiu transformes e o lado oculto da lua nao assisti que vc vai acreditar… kkkkkkkk

  27. Muitos ingênuos duvidam ate hoje do homem ter pisado na lua. Mas não são capazes de comprar um bom telescopio, potente, e ver o jipe deixado lá, parte das sondas e o espelho que é usado via raio laser daqui para fazer medições. Isso além das bandeiras fincada. Ou seja, só sendo cego pra não querer ver.

    1. Sinto lhe desapontar, mas mesmo com o melhor dos telescópios é impossível avistar os “cacarecos”.

        1. Sim, eu sei. Acredite, eu sei que não foi uma farsa. Mas sejamos honestos, não dá pra ver nada com telescópios. Usemos outros métodos, como já fizeram algumas vezes.

      1. AHAHSHASHSAHSAHSAH Até quem defende esse conto, quer aumentar um ponto ahshahsahsahsahsahhsahsahsa Já ouviram falar no filme Capricorn One, é um bom retrato dessa farsa!!

        1. Sim, e Harry Potter é uma ótima descrição de como os bruxos existem.

          A semelhança aqui é que ambos são FICÇÃO!

          KKK

      2. Confesso que cheguei a acreditar na teoria da conspiração.
        Mas faça uma busca no Google (moon landing site through telescope). Vai encontrar muita coisa interessante na parte de imagens. As fotos foram feitas pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter).
        Há dois sites interessantes, com linguagem alcançavel, que podem adicionar mais luz ao assunto:

        http://www.space.com/13485-moon-skywatching-craters-apollo-landing-sites.html

        http://blogs.discovermagazine.com/badastronomy/2008/08/12/moon-hoax-why-not-use-telescopes-to-look-at-the-landers/

        Há também um terceiro, com fotos da LRO e muita informação. Compensa dar uma olhada:
        http://www.space.com/12030-moon-photos-nasa-lunar-reconnaissance-orbiter.html

        Todos em inglês.

        Mas isto não vai resolver a questão pois vão dizer: “Fotos feitas pela NASA?”

      3. Não sei se dá pra ver… mas o teste em que se joga um feixe de laser mirado no espelho deixado lá e ele devolve a sequencia é real e já vi acontecer

      4. POR ISSO QUE O BRASIL É COMO CARANGUEJO… SOH COPIAMOS O QUE O RESTO DO MUNDO CRIA!!!

      5. Olhem só,

        Com o meu telescópio, vi sim parte dos artefatos deixados na lua pelos astronautas da missão Apollo.

        Vi ainda intacto, um despacho feito por eles, que consistia em uma galinha morta (diga-se de passagem ainda bem magrinha), com velas vermelhas e também muita farofa espalhada ao redor.

      6. Você se esquece que nos EUA tem um telescópio que consegue ver uma cabeça de alfinete, a uma distância de 10 milhões de quilômetros. Foi neste telescópio que um amigo dele viu os cacarecos e contou pra ele.

    2. Alem de nao haver telescopios potentes o suficiente para detectar nada menor que 1 km, as bandeiras (se foram mesmo levadas) teriam se desintegrado em semanas. O que eu gostaria é que explicassem porque as sondas japonesas não conseguiram detectar nada dos restos das missões americanas mesmo tendo passado a poucos km da superficie lunar.

    3. Olá,
      Para conseguir ver um dos jipes lunares, que media cerca de 2 metros quadrados, seria necessário ter um telescópio com um espelho com mais de 100 metros quadrados de diâmetro.
      Para calcular isso, considere a resolução ótima do telescópio como 139,7 arcos de segundo (esse é um numero aceito para um telescópio com qualidade otimizada). Para a lua, 139,7 arcos de segundo equivalem a quase 1,93 Km. Isso significa que cada 1,93 Km da lua vão formar um pontinho no espelho de um telescópio com essa resolução.
      O maior objeto que um telescópio vai conseguir distinguir na lua vai ser dado por 139,7 /(Tamanho do espelho) * 1.93 Km
      O maior telescópio já construído tem um espelho de 11 metros. Fazendo a conta acima 139,7”/ 11.000 milimetros * 1,93 = 24,5metros
      Ou seja, usando o maior telescópio do mundo, se o jipe medisse 24 metros quadrados você o veria como um pontinho….
      Fazendo a conta inversa, você pode determinar qual seria o tamanho do espelho necessário para ver o jipe com 2 metros quadrados:
      (139.7 / x) * 1,93 = 2
      2x= 139,7 * 1,93
      2x=269,6
      X= 134 metros
      Um telescópio desse tamanho seria inútil pra ser usado na atmosfera terrestre e custaria muitos e muitos milhões de dólares… Imagina como seria você conseguir fazer um espelho ligeiramente curvo com uma superfície e curvas perfeitas com 134 metros de diâmetro… E manobrar essa coisa então…
      E, mesmo se alguém construir um formando um array de espelhos e desperdiçando milhões de dólares, os ignorantes iam continuar não acreditando e dizendo que as imagens são falsas. Tenho um site que ensina construção domestica de telescópios amadores. Não sei se pode ser colocado link aqui, mas se você pesquisar no Google por construção de telescópio, meu site, o turminha, costuma ser a primeira ou segunda opção mostrada.

    4. Interessante é que na lua não existe ar e nos vídeos e filmes mostram as bandeiras tremulando.

    5. Antônio, comprar um telescópio não é para todo mundo. Agora me explique o motivo de os Estados Unidos mostrarem em vídeos e filmes as bandeiras tremulando (balançando como se tivesse vento) se na lua não existe ar. lá é vácuo, não se respira.

    6. Então quer dizer “o especialista aí” que dá pra ver os equipamentos via telescópio? rss…. Diz a marca e o modelo ae….

    7. Concordo com voce. Ate ja consegui contar quantas galinhas estao la depois que deixaram a primeira galinha gravida la, obs: la a galinha nasceu primeiro que o ovo. Alias, contei so 7. Sera que nao se adaptaram la? Poderiam aproveitar agora com essas tecnologias modernas irem la de verdade e trazer as coitadinhas de volta.

    8. Gosto muito do tema e tenho telescópios dos mais diversos. Um telescópio muito bom, de 150mm, consegue dar definição de menos de 1,0 arco-segundo. Isso, considerando o tamanho da lua, significa que o menos objeto que ele consegue ver na superfície tem 1800 metros de extensão. Um telescópio bem sofisticado, com o dobro de lente, enxerga objetos com a metade disso. Mesmo o maior telescópio da terra só tem definição para objetos com 25 metros na superfície, e isso porque ele tem 11.000 mm…

    9. Os pousos ocorreram no lado oculto da Lua. Então! Por mais potente que seja o telescópio é impossível a observação dos materiais deixados lá.

  28. Eu não sei se os americanos foram à Lua. Mas eu fui. Encontrei lá um santo montado num dragão. Eles ficam no lado oculto da Lua por isso não dá para ver daqui. Vi também uns decepticons, eles estavam disfarçados de jipes lunares. Estão tentando invadir a terra, mas não sabem como derrotar o Axé music e o sertanejo. Ouviram dizer que Deus é brasileiro, queriam conhecê-lo, mas têm medo da violência no país, esse negócio de bala perdida e arrastão.

  29. Obviamente não haverá nenhum saldo positivo a favor da verdade e contra o conspiracionismo. Muito pelo contrário. Vão dizer que a Rússia questionou a veracidade da missão Apolo e que depois abafou a investigação.

  30. Prezado Salvador,

    Dei muita risada agora… ao escrever o artigo você, certamente, antecipou a enxurrada de comentários malucos que receberia – por isso enfatizou (em mais de um trecho) a ciência dos camaradas sobre as visitas americanas ao nosso satélite.

    Confesso que de todas as explicações/provas apresentadas para contestar a famigerada teoria conspiratória, essa é mais decisiva…

    Pode-se discutir exaustivamente os detalhes sobre a iluminação das fotos, a dinâmica do pouso etc, porém, todos haverão de concordar: OS RUSSOS NUNCA QUESTIONARAM O EVENTO, e eles poderiam ter feito isso, pois monitoram o espaço e os americanos com razoável atenção – portanto, esse é, sem sombra de dúvida, o argumento mais relevante de todos.

    Minha primeira impressão, ao ler o título do artigo, foi de espanto, me perguntei se algo havia mudado nesse aspecto, ainda bem que não.

    Parabéns pela qualidade do blog – sempre que possível acompanho as novidades.

    Abraços,

    HD

  31. Conheço algumas pessoas que não acreditam e alegam que não havia tecnologia para tal.Agora imagina o mimimi quando o homem for a Marte.

    1. Olá Salvador, tudo bem. Eu acredito que os americanos estiveram na lua sim, afinal os fatos estão aí e os russos à época nunca contestaram isso. Os chineses estão com um projeto – para a década futura – de um missão lunar também, só espero que quando chegarem em solo lunar, essas mesmas pessoas que defendem de pés juntos que os EUA foram a lua digam que, no caso chinês, tudo não passa de uma fraude, um engodo de computação gráfica. Aliás Salvador, pelos comentários podemos perceber como a guerra fria participava do nosso dia dia e como ainda hoje rola uma vaidade política uma espécie de egocentrismo ideológico. Me lembro que quando rolava um estresse mais sério entre os dois países, na escola só se falava em bomba atômica e radiação. A guerra fria se misturou à nossa infância/adolescência. Abraços!

  32. Eu também tenho algumas dúvidas! Há coisas que não batem certo… e muita contra-informação! Outra dúvida, é porquê os Russos nunca lá foram? Ou seja, nenhum cosmonauta pôs la os pés… Quanto a recuperação das fitas, a qualidade é tão má, que pode ser qualquer coisa! Não há nenhuma fita com qualidade, só borrões a preto-e-branco, de baixíssima definição!

    Abraço

      1. Boa tarde Salvador

        De facto, são surpreendentes as imagens do site que você me enviou! Tudo imagem Full HD.

        Mas este meu comentário resposta é extensiva a todos os outros que me fizeram o favor de responder, e que agradeço as opiniões e contribuições para tirarem-me da escuridão.

        Antes de partirmos da premissa errada, e de fazermos juízos de valores, deixem-me lembrar-vos que os extremos tocam-se!
        Eu não sou adepto de nenhuma teoria da conspiração, mas alguns factos (ou ausência) deixam-me a pensar!

        Da mesma forma não posso dar como garantido explicações pouco demonstradas, só porque quero ser um crente militante!

        Por exemplo, o desembarque do homem na Lua até o final de 1969 exigiu uma explosão repentina de criatividade tecnológica, e o maior comprometimento de recursos (US $ 24 bilhões) já feitos por qualquer nação em tempos de paz – que hoje seriam a +/- equivalentes a 170 bilhões de dólares.
        No seu auge, o programa Apollo empregava 400.000 pessoas e era necessário o apoio de mais de 20.000 empresas industriais e universidades, e você vai-me dizer que se esqueceram de prever os registos audiovisuais, e estes foram os filmes conseguidos?
        Você já viu os filmes que existem neste site?
        A soma astronómica envolvida nas modificações das câmaras Suecas Hasselblad para APENAS isso?

        Nos momentos cruciais, como a descida de Neil Armstrong, que seria ou é um feito para a posterioridade, ficam estas sombras (existe melhores registos das peliculas dos irmãos Lumière!? O meu filho diz que não distingue nada, por exemplo!

        Eu até dou de barato estas teorias que questionam a ida a Lua, pródigas na Internet, mas subsistem alguma algumas dúvidas, e alguns factos estão envoltos em nevoeiro e nem as explicações da NASA contrapõem (e não é porque é a NASA, que temos de dar como garantido).

        Enquanto as fotos são de extrema qualidade, as películas…é o que se vê!

        Com isto não significa que deixaram de por lá as botas, mas que alguns mistérios continuam por explicar, lá isso continuam!

        Penso que Stanley Kubrick comporia lago melhor e mais barato!

        Depois na NASA, não é um mar de rosas, e alguns problemas de probidade e técnicos, acompanham o percurso da NASA, assim como o dos Russos!
        Tanto que hoje precisam de foguetes Russos para ir para o espaço!

        Alguns vídeos interessantes que recomendo que os vejam até ao fim:
        https://www.youtube.com/watch?v=XtW72nT7cYQ
        https://www.youtube.com/watch?v=Zj5r3jXhV2Q
        https://www.youtube.com/watch?v=yo5w0pm24ic
        https://www.youtube.com/watch?v=Gem10A4yt5w

        Abraço

        1. Zé, antes uma correção: quem te mandou os links foi o Eu, não eu. 😛
          E a “pobreza” de registros se dá pelo estado da arte da computação na época. Para fazer registros de qualidade, era preciso levar rolos de filme para as câmeras 8 mm — não havia câmeras digitais capazes de filmar em Full HD e registrar em formato digital o conteúdo, sem ocupar espaço físico significativo. Então, não é questão de não terem pensado em como conservar os registros — pensaram e fizeram o melhor que se podia na época. Tanto que temos fotos maravilhosas e alguns clipes maravilhosos também. Agora, dentre esses registros o menos importante é o que supostamente foi apagado, porque ele não servia a propósitos históricos de arquivamento, e sim para a transmissão AO VIVO, em baixa qualidade. E para isso ele cumpriu sua função há muitas décadas.

          1. Caro Salvador,

            O que desapareceu não foi apenas “esses registos o menos importante”, foram as fitas que estavam entre mais de 700 caixas de fitas de dados magnéticos gravados ao longo do programa Apollo, que não foram encontrados [Sarkissian (2006), pp. 11-12.].

            Em relação a qualidade, as Hasselblads gravavam em formato de alta qualidade, e as películas com maior qualidade do que foram apresentadas! Aqui suscita uma questão: Porquê? Qual o interesse que fossem a Black&White, e tão ruim, as imagens mais importantes e comprometedoras?

            Há películas feitas dentro das naves, com bastante qualidade, e na altura já havia resoluções bem interessantes, e a prova esta no filme 2001: A Space Odyssey, Filme de 1968.

            Não pedimos que fosse HD 2K, digital, mas resoluções piores que no cinematógrafo, também é demais!

            É que apesar de acompanhado de perto pela URSS, há algo no programa Apollo que não está bem explicado, e das teorias dos conspiradores nem tudo é tolice, há que saber filtrar!

            Depois levanta-se questões técnicas que a própria NASA prefere remeter-se ao silêncio.
            Sendo um programa directo do Governo Americano, e não propriamente da NASA, tudo pode acontecer…

            Mas o que mais intriga é o porquê da URSS não ter tentado o mesmo feito, sendo que foram os 1ºs a entrar no espaço, e o seu programa mais avançado do que os americanos!

            Na altura a possibilidade de um pouso tripulado na Lua bem-sucedido foi calculada como sendo 0,0017% [Braeunig, Robert A. (November 2006); Robert Braeunig. Retrieved May 3, 2013, Galuppini, Albino Retrieved May 3, 2013].

            Acho que algo demoveu os Russos, mas continuam os enigmas!

            Em todo o caso, fica a história, e o que reza a historia é que eles lá estiveram, entretanto, pode ser que mais tarde as coisas se clarifiquem!

            Abraço

          2. Zé, os dados das fitas magnéticas perdidas de um dos experimentos foram encontrados! Leia o texto aqui: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/11/25/nasa-acha-dados-perdidos-de-missoes-a-lua/

            Sobre as câmeras e máquinas fotográficas, os filmes coloridos em 8 mm foram divulgados, masterizados em HD, assim como as fotos em altíssima definição. As imagens ruins PB eram da câmera de TV instalada do lado de fora do módulo para transmissão ao vivo — essas eram bem ruins, porque se destinavam a gerar um sinal passível de transmissão direta da Lua ao vivo, e foi justamente a cópia da recepção dessas imagens que foi perdida — mas como elas foram distribuídas para as TVs do mundo todo, a Nasa fez uma restauração da fita perdida,de forma que nada está faltamos.

            Você já viu o tamanho da câmera e do filme usados em “2001”? Não se esqueça que essas coisas precisavam caber dentro das naves!!! Se tivéssemos vídeos da qualidade do “2001”, seria prova cabal de que foi fraude! Se não me engano, “2001” foi filmado em filme de 35 mm (talvez 70 mm!), e as câmeras que foram pra Lua, por questão de espaço, usavam filme de 8 mm. Resolução naturalmente inferior, mas ainda assim o equivalente a um blu-ray hoje. E essas imagens estão todas disponíveis! 🙂

            Sobre as teorias dos conspiradores, é tudo tolice sim. E se um pouso bem-sucedido na Lua era tão improvável, por que tantas sondas já fizeram isso, sem nem ajuda de piloto a bordo??

            Abraço!

          3. Mas o que mais intriga é o porquê da URSS não ter tentado o mesmo feito, sendo que foram os 1ºs a entrar no espaço, e o seu programa mais avançado do que os americanos!

            Mas quem disse que eles não tentaram?

            Desenvolveram a cápsula, o módulo de pouso, o traje e treinaram cosmonautas para irem à Lua! Porém devido ao fracasso do foguete lançador (N1) e o pouso dos Americanos (encerrando assim a “corrida” espacial), os Soviéticos resolveram focar em desenvolver e lançar “estações espaciais”, já que não valeria a pena continuar investindo rios de dinheiro para ser apenas o “segundo colocado”.

          4. Caro Salvador,

            A questão não é se eles foram a Lua ou não, mas algumas situações de autenticidades duvidosa.

            Do material desaparecido, e segundo as declarações do conselheiro científico Richard C. Hoagland, informou sobre as cerca de 700 caixas de dados e fitas de vídeo desaparecidos sobre o Apollo 11, “alguém roubou nossa herança”, declarou ele.
            Estas gravações foram feitas usando televisor com varrimento lento (SSTV) e eram de maior qualidade do que o que foi visto em transmissões de rede do pouso na Lua.

            Eu não falo de dados apenas. Será que já encontraram tudo?

            Eles transportavam camaras, e inclusive usaram e filmaram dentro da cápsula, com qualidade, logo põe de lado a tua teoria de caber ou não na nave.
            Algum material foi “deixado na superfície lunar” por uma questão de peso, reportou a NASA.

            Qualquer filme super8 tem melhor qualidade do que apresentado na TV.

            Ao regressar poderiam ter utilizado estes filme e terem publicado, só que… desapareceram.

            Fico contente que tu tenhas tantas certezas, eu, conforme vou apendendo, somam-se as dúvidas!

            “E se um pouso bem-sucedido na Lua era tão improvável, por que tantas sondas já fizeram isso, sem nem ajuda de piloto a bordo?”; simples, os Russos foram primeiros a lançar a sonda em Janeiro de 1959, (cerca de 6.000 km) da Lua com sucesso (Programa Luna (1958-1976)), e não puseram lá os pés; Lunik 12 foi lançada em 22 de Outubro de 1966 (programa Russo), programa Lunokhod (1º de Novembro de 1970) colocaram um veiculo na Lua, e continuaram sem lá por os pés; Temos sondas em Marte e nem por isso temos ainda condições de lá por os pés.
            É mais fácil colocar Sondas do que homens, acredite! O espaço não é o nosso habitat.

            Abraço

          5. Zé, você já leu a “ficha corrida” desse Hoagland? É o mesmo que diz que tá cheio de ruínas de uma civilização perdida em Marte… O que seria mais uma teoria da conspiração para ele?
            Não tenho conhecimento de nada perdido, salvo a gravação da EVA da Apollo 11, que, como eu disse, se prestava à transmissão ao vivo — o registro para a posteridade eram os filmes de 8 mm, que NÃO FORAM PERDIDOS.

            Filmaram com qualidade dentro da nave, e eu já vi e postei esses vídeos aqui no blog. E você? Acho que você não viu, porque tenho a impressão de que você acha que as únicas imagens da Apollo 11 são aquelas chuviscadas em PB, com resolução medonha…

            E você sabe por que os russos não colocaram os pés lá? Porque o foguetão deles, o N-1, deu chabu. Só por isso. Eles tinham o módulo tripulado de pouso, chegaram a mandar uma sonda tripulável (mas não tripulada) ao redor da Lua… faltou só o foguete para a arquitetura dar certo e eles pisarem na Lua. Como os EUA chegaram primeiro, eles perderam o interesse e preferiram fingir que nunca tentaram. Mas os documentos já revelados hoje em dia contam outra história.

          6. Você esta confundido Salvador. Eu sei que não são as únicas imagens, mas as imagens mais importantes, saída do módulo, junto aos módulos, etc., são a preto e branco e com baixíssima resolução.
            Mesmo no site da NASA não existe outro.

            Se não foram perdidas, manda o link das imagens.

            Não, não penso que as únicas imagens do “Apollo 11 são aquelas chuviscadas em PB”, mas não existe nenhuma melhor (que eu conheça), com qualidade, e que substitua as “chuviscadas”…

            Eu sei dos desaires e das tentativas de construir o Rocket que permitisse colocar na Lua uma nave tripulada ( Soviet N1 Moon Rocket – https://www.youtube.com/watch?v=BLg1QUq5GQM ), bem como os desaires o projecto americano Saturn V rocket, mas o que me espanta é os russos terem cancelado o programa sem tentar a última versão dos motores, que hoje sabemos, são a base dos programas Americanos!

            Provavelmente é como diz, “gastar dinheiro para ficar em 2º”?

            Abraço, encontrámo-nos na 2ª ronda!

          7. A saída do módulo também foi filmada em 8 mm. Só não dá para ver o “small step” porque o ângulo da janela não permitia. Mas dá para ver o Armstrong caminhando lá embaixo depois.

          8. Zé, já tinha visto esse vídeo, e achei muito legal. E a cada novo veículo eles vão ter de estudar como passar pelos cinturões de Van Allen. E sabe por quê ficou mais difícil? Porque os computadores de hoje são muito mais miniaturizados, e isso significa que as partículas que incidem sobre os chips podem afetar seu funcionamento de forma muito mais severa do que os toscos computadores da Apollo. Mas note que não há dificuldade nenhuma. É só o caso de projetar o veículo para isso, lançá-lo e verificar se tudo deu certo. A propósito, a Nasa já fez isso com a Orion no ano passado, e deu tudo certo. A nave passou pelos cinturões, o computador de bordo funcionou lindamente, e estamos prontos para fazer uma viagem tripulada além dos cinturões de Van Allen, como fizemos entre 1968 e 1972. Falta só o foguetão ficar pronto. 😉

        2. Divirta-se. Veja o vídeo até o final.

          gizmodo.uol.com.br/video-por-que-o-pouso-lunar-nunca-poderia-ter-sido-forjado/

          🙂

          1. Zé, e aquelas fotos da LRO mostrando os artefatos deixados pelas Apollos na Lua? Você já viu? rs


          2. Com todo o respeito, qualquer pesquisa mais aprofundada mostra que URSS tentou sim chegar na Lua antes dos americanos. Mas a partir de 1967 colecionaram diversos fracassos nas naves destinadas para tal, inclusive com a morte do cosmonauta Vladimir Komarov, que deveria ter entrado em órbita da Lua em 1967 (quase dois anos antes dos americanos).
            Note que em termos de realizações em órbita da Terra os soviéticos mantiveram a dianteira até meados da década de 1980.

          3. Já vi Salvador! Tranquilo!
            As minhas dúvidas estão em outros cenários, como alguém que se põe de pé, quase na vertical, como se fosse içado, imagens de qualidade “zero”, etc. Eu não questiono, e volto a reiterar, a chagada a Lua, mas como dizem os nossos amigos espanhóis, ““No creo en brujas, pero que las hay, las hay” equivalente em portugues: Não creio em bruxas mas que elas existem, existem.”

            Abraço

          4. Victor Castro, acho que não deves ir por aí, não entres em teorias da conspiração. A ciência vive de falhas, e o Space Shuttle é um exemplo contemporâneo. O que o cosmonauta Vladimir Komarov tem a ver com isso?

            Abraço

          5. Companheiro, já vi! E depois? O que prova ou o que deixa de provar?

            Prova que era impossível forjar os vídeos com a tecnologia da época. Se era impossível forjar os vídeos, então as imagens transmitidas eram reais, ou seja, estiveram na Lua 6 vezes. Conforme, inclusive, os vídeos – todos eles – do Nasa Archives.

            Aqui tem mais (Apollo 11)
            https://www.nasa.gov/multimedia/hd/apollo11_hdpage.html

            Apollo 17
            https://www.hq.nasa.gov/alsj/a17/video17.html

            Apollo 16
            https://www.hq.nasa.gov/alsj/a16/video16.html

            Apollo 12
            http://www.hq.nasa.gov/alsj/a12/video12.html

            Se são falsos, a NASA se esmerou em fazer uma reprodução tão fiel de todos os pousos que nem os soviéticos (nem outras nações com um programa espacial equivalente ao americano) jamais “desconfiou” de uma possível farsa.

            Apenas motoristas de táxi e escritores de manuais técnicos desconfiam e dizem que é uma fraude, contra centenas de milhares de CIENTISTAS DE VERDADE, que nunca duvidaram desta façanha.

            Em quem acreditar? Em comentaristas da internet que têm convicção que é uma fraude ou em cientistas reais que têm como tempo de carreira mais do que eu e você temos de tempo de vida????

            “Difícil” essa, hein?

    1. É muita contra informação de conspiracionistas malucos, você quer dizer. A União Soviética nunca foi lá porque não tinha nada lá para ver que os EUA já não tivessem visto. O objetivo de chegar à Lua era provar supremacia na corrida espacial, e isso eles não conseguiriam mais.

    2. Os russos pensaram em ir para lua, mas cancelaram o projeto depois do sucesso dos americanos, pq? Simples. O risco de fracasso da missão deles era enorme, os americanos conseguiram na primeira, então pensaram: se falharmos vai ser uma derrota humilhante, se deixarmos quieto ninguém pode falar nada. Além do mais o projeto russo era para apenas um astronauta, já perdiam para os americanos mesmo antes de decolar.
      Quanto aos vídeos, “borrões em preto-e-branco”? Como assim? Nunca viu nenhum vídeo das missões lunares?
      Não existe contra-informações, só se foi beber na fonte dos sites de conspiração, o problema que tudo nestes sites é sandice.

    3. José, por que os russos nunca lá foram? Por causa dos enormes custos e os problemas que eles tinham na época com o foguete lançador. Se os americanos não tivessem ido, eles se sentiriam motivados a continuar e acabariam enviando alguém, por maior que fosse o custo.

      Como os americanos foram, eles perderam a motivação, a vantagem ideológica não justificava os custos.

      E lembre-se, duas décadas depois a União Soviética ruiu devido às suas incoerências e aos problemas, justamente, econômicos!

  33. Muitos duvidam ate hoe do home ter pisado na lua. Mas não são capazer de comprar um bom telescopio, potente, e ver o jope deixado lá, parte das sondas e o espelho que é usado via raio lazer daqui para fazer medições. Isso além das bandeiras fincada. Ou seja, só sendo cego pra não querer ver.

  34. Não é uma “miniguerra fria” entre os EUA e a Rússia. Trata-se de um perigo real! Putin é um saudosista dos tempos da KGB e pode levar o mundo para uma 3ª Guerra mundial. Isso sem falar na China, que já considera inevitável um confronto armado com os EUA. Parece que o espaço sideral pode, afinal, ser uma boa opção de sobrevivência…FUI!!!!!!!

    1. Eu ainda não acho inevitável a escalada prum conflito armado, mas realmente não está bom. E não despreze uma “guerra fria”. Foi o estado que imperou entre EUA e URSS durante boa parte do século 20 e significava basicamente a iminência de uma guerra nuclear total.

    1. Estaria se eles quisessem realmente falar dos pousos lunares, em vez de incomodar os americanos. 😉

  35. Será que o Salva está chorando de arrependimento ou morrendo de rir? Qual terá sido o objetivo do post? Mera informação? Acordar as vacas sagradas do conspiracionismo? Humor negro? Teste de paciência?
    Da minha parte, estou me divertindo muito; tanto com o Vlad (Markin), quanto com os comentários. Mas Salva, quero ver você responder um por um. O do Andre Teixeira é hilário. E ainda aguardo o desenvolvimento do raciocínio do Oswaldo Gil: imagine a pérola.

    1. Nem chorando, nem rindo. Apenas aprovando os comentários e respondendo quando julga apropriado. Mas tudo aqui anda numa paz depois que o UOL desistiu de chamar o blog… 🙂

    2. Espera só aparecer na home do UOL. Olha que chamada mais sensacional pro pessoal vir aqui sem nem ler o conteúdo.

      Salvador, mandou muito bem 😛

  36. Salvador.

    Depois de tanto tempo…Por que não há mais missões Lunares? Por causa dos Custos ou Por que “não tem nada de incrível” pra explorar lá.?

    1. Certamente por causa dos custos. Tem muitas coisas incríveis para explorar lá — inclusive água em crateras nos polos, que viabilizariam a colonização do Sistema Solar inteiro. Cedo ou tarde voltaremos à Lua. A julgar pelos esforços recentes, em menos de 10 anos humanos com certeza terão voltado pelo menos a orbitar a Lua. Anote aí.

        1. Sim, no Sistema Solar. Lua, Marte, habitats no espaço, quem sabe um posto avançado em Ceres, outro em Ganimedes ou Calisto… Eu fico imaginando se meio século depois do início das Grandes Navegações alguém poderia imaginar que viagens ao redor do mundo seriam absurdamente comuns e corriqueiras. Então também não o culpo por achar essas ideias desvairadas. Apenas peço que dê tempo ao tempo. Ao contrário do que você pode ter ouvido, o mundo não vai acabar amanhã… 😉

      1. Du-vi-do.

        Continuam voltando lá, contudo, não nos informam, sejam quais forem as razões para tal.

        E vou além, sabe-se muito mais da lua e de marte do que nos é informado. Tenho certeza disso…

        Bacana o blog. Não conhecia, embora adore o assunto. Abraço a todos!

  37. O que acontece, de fato, e de que Americano e bur-ro. So estao na posicao que estao pelo dinheiro que tem e da influencia doe Judeu. Nao desenvolvem, por si so, technologias. A NASA, por exemplo, e seivada de cerebros Indianos, Alemaes e ate brasileiros. Desde o projeto Manhattan em que fora desenvolvido massivamente por caras de fora, seja Heisenberg, Fermi, Teller, Einstein com aquele tonto do Oppenmeier levando creditos gracas aos de meios de imprensa da terrinha dele. Boeing, General Dynamics espionando a Rolls-Royce e Pratt-Whitney. Eletronicos Chupando da Samsung e por ai vai. O fato e que o grande povo Russo, quando mandou a cadela Laika ao espaco, seguido de Gagarin, o tio Sam veio com essa conversa mole de conquista da lua. Levar-se-ao DECADAS para os qringos equiparar aos russos em materia de espaco e technologia belica, mesmo com estes estagnados pela saude financeira desde Gorbachev. Nos USA tem sim, technologia para o fabrico de saboneteiras de plastico. Ate comprei uma deles, e bonitinha. Se voce acredita em coelho da Pascoa, Papai Noel e na captura americana de Bin Laden, tens ai outra coisa aa acreditar.

      1. kkkkk. “Çerto”. Mas essa eu queria ver o Salva responder. Argumentos de encostar na parede!

    1. Já acabou de ler?… Empresta esse gibi para mim?… Aproveita e dá um gole dessa marafa que você anda bebendo…

    2. Confesso que é muito difícil responder a um comentário desses. Primeiro que generalizar características para todos os membros de um povo parece nazismo. Aí você cita judeus e eu não tenho mais dúvida de que soa muito nazista. E aí você festeja as tecnologias russas, e eu começo a pensar, nazista ou comunista? Em termos de horror, dá praticamente na mesma. E no fim só posso agradecer por vivermos numa democracia, em que todo mundo pode dizer o que quer, mesmo que soe preconceituoso e não faça o menor sentido.

        1. “” E no fim só posso agradecer por vivermos numa democracia, em que todo mundo pode dizer o que quer, mesmo que soe preconceituoso e não faça o menor sentido. “”
          SENSACIONAL AMIGO SALVADOR !!!!
          ASSINO EM BAIXO….
          TÓIN !!!!TÓIN !!!!

      1. Como os estudiosos já detectaram, falta ao brasileiro cultura e civilidade. O André Teixeira mostra bem em seu comentário o resultado desta combinação. Ele critica a nação mais desenvolvida do mundo, adicionando muito preconceito. Diga-se de passagem, um dos méritos dos americanos é reconhecer um talento seja ele de onde for, sem bairrismo e sem nacionalismo despropositado. Por isso estão onde estão.

    3. Cara, olhe em volta de você: lâmpada elétrica, toca-discos, gravador, transistor, circuitos integrados, fabricação por linha de montagem, máquina fotográfica portátil (Kodak), computador, microcomputador…

      Que sorte que eles são burros e não investem em pesquisa básica e tecnologia!

      Imagine se investissem!

      1. Só não inclui a televisão porque foi um inglês que a inventou, mas aproveito e pergunto: quem levou a televisão a ser o que é hoje? Não foram os russos, amigo, foram os americanos!

    4. Percebi uma coisa em comum neste comentário com os MAV´s que estão sempre defendendo um determinado partido político. Aliás, duas. A primeira é que há um sem-número de erros de ortografia, concordância, falta de acentuação (será devida à mesma configuração dos computadores dos diretórios?) além de outras barbaridades contra o coitado do português. A segunda é que sempre baixam o porrete nos EUA.

    5. Olha para seu computador, o que tem de tecnologia russa nele? E o que tem de tecnologia americana?
      Se estiver usando um tablet, piorou mais ainda.
      Se os americanos nada fizeram de bom, pq o povo russo derrubou um governo socialista decrépito para ter um pouco que o mercado americano oferecia?
      Esse discursinho dos anos 60 bancado pela propaganda russa não cola mais em lugar nenhum, a não ser para aqueles q ficaram com a cabeça no século passado.

    6. André Teixeira para você o sucesso alheio te incomoda mais que seus (ou nossos) fracassos. Filei-se ao PT e seja feliz com suas asneiras.

    7. E no final da segunda guerra levou todos os cientistas famosos para aquele país quebrado.

    8. As únicas coisas que são possíveis de extrair do seu texto absurdo:
      1) Você tem preconceitos contra judeus, acredita que são todos milionários que mandam nos EUA;
      2) Você acha que não existem judeus russo;
      2) Você não consegue entender que é uma enorme vantagem ser um páis que procura atrair os “melhores cérebros” possíveis
      3) Você acha que na Russia só tem Russos;
      4) Você parou nos anos 70 e repete frases de efeito da época da guerra fria;
      5) Você acredita que o mundo é maniqueísta, e que todos os maus estão nos EUA e todos os bons estão na Russia.

      Enfim, você é um tosco

      1. Salvador, mandei um texto que era uma resposta para o André Teixeira. Sei lá porque ele ficou como sendo algo que postei normalmente.
        Ai, além de ficar sem sentido, vai paracer que eu estou me dirigindo a você.
        Assim, por favor, não vá achar que eu me estava me dirigindo a você.

    9. Heisenberg no projeto Manhattan?? Infelizmente ele estava na equipe nazista tentando fabricar a bomba A primeiro…

  38. Ora, os russos estavam recebendo estes sinais de TV, além das de comunicação, e sabiam, muito bem, de onde estavam vindo. Afinal, já possuiam equipamentos para tal. Alegar desconhecimento desses sinais é como o resto do mundo alegar que a emissão feita pelo Sputnik I era falsa… Tudo guerra fria, talvez os russos não queriam perder os americanos como clientes das Soyuz…

  39. Essas rochas possuem elementos que as diferenciam de rochas terrestres, ou são iguais?

    1. São marcadamente diferentes em nível de hidratação, por exemplo, o que por sua vez altera sua composição mineral com relação a rochas terrestres. Elas também não contêm bolhas de atmosfera terrestre, como as da Terra. Mas, claro, você pode encontrar terrenos terrestres mais ou menos parecidos com os lunares, e vice-versa. Estou falando só de diferenças fundamentais.

      1. trocando em miúdos, são praticamente iguais e, teoricamente, mesmo por essas diferenças citadas, nada impede que esses cabeças apresentem uma perspectiva cientifica explicando a inclusão ou exclusão de quaisquer elementos.

          1. E, assim sendo, baseado nos baseados, cada um viaja por onde sua mente e devaneios os leva, uns fé demais, outros fé de menos, existindo até aberrações que se comparam e tecem teorias sobre moluscos.

        1. oswaldo, os geólogos e os químicos podem te dizer com 100% de certeza, se um fragmento é terrestre ou não. Eles até identificam asteróides vindos de Marte!

          Há diferenças materiais suficientes para eliminar qualquer dúvida, pode ter certeza!

          1. Pelo que consta, desconhece-se qualquer elemento que não seja conhecido na terra.

          2. Sim, mas o segredo está nas proporções. Se você encontra gás cheio de dióxido de carbono (que tem na Terra), mas nada de oxigênio ou nitrogênio (que tem na Terra), sabe que aquela não é a atmosfera da Terra.

          3. Assisti há muito tempo um documentário sobre como se sabe a origem de rochas e minerais em geral, e pelo que entendi não tem só a proporção. Há marcadores específicos até nos elementos químicos, em nível realmente molecular. Dá para saber se água, mesmo depois de destilada, veio da Terra ou de outro lugar no espaço. Ademais, o que se sabe dos minerais da Lua é que permitiu saber que a Lua é uma parte da Terra, que se desprendeu há muito tempo.

          4. Claro que sim. Tudo é factível de manipulações. Porém a partir do momento que vários CIENTISTAS do mundo todo analisam e chegam ao mesmo veredito, isso dá a credibilidade necessária para manter as afirmações. Uma coisa é um cientista com anos de estudo falar, a outra um tio velho de internet que provavelmente não sabe nem onde fica o botão Scroll Lock do teclado querer opinar.

          5. O duro é quanto a ciência e método científico entram em cena. Manipulações e e fraudes não duram mais que devaneios nibirutas.

          6. Tsc tsc além de burro é mal educado.

            Acho melhor perguntar pra dona Nádia Botter, né não? Ela tá morando em Bauru ainda?

            😉

          7. Moramos em Bauru e não quero ser seu amigo, nem no facebook e nem em lugar algum, seu chato.

  40. Sinceramente, não engulo até hoje essa história da fita apagada pela Nasa. Os caras não fizeram backup do vídeo mais importante da história da agência e ainda por cima apagaram a única fita que existiu? Ou seja, em mais de 40 anos os caras jamais pensaram em ter o minimo de cuidado que se espera do vídeo mais importante que já fizeram?

    1. Milton, esse NÃO ERA o vídeo mais importante da história da agência. Muito mais importantes eram os filmes 8 mm feitos pelos astronautas DURANTE OS MESMOS EVENTOS e que registraram tudo em ALTA DEFINIÇÃO. Nada disso foi perdido. O vídeo perdido era uma transmissão horrorosa de televisão de baixa definição, cujo principal objetivo era meramente transmitir a caminhada lunar ao vivo. Cópias e mais cópias dele existem nos arquivos das televisões do mundo todo. Por isso não surpreende que a fita original da Nasa tenha sido apagada — foi um erro, claro, mas nada imperdoável ou difícil de entender.

    2. Não duvide, pois aqui a Rede Globo apagou as fitas originais da Copa de 70, que é sem dúvida o feito mais importante da terrinha desde o descobrimento até a presente data. Não há NADA com as imagens e narrações originais do pool de emissoras que transmitiram aquela Copa.

  41. “Aliás, adoraria ler um relatório investigativo russo sobre as missões Apollo. Quem sabe com uma publicação oficial como essa, vinda de um país adversário, as pessoas não param de defender teorias conspiratórias de que os pousos lunares nunca aconteceram?”

    Eu também Salvador!

    Tomara q façam logo e, por favor, coloque o relatório aqui no blog 🙂

  42. Mimimimimi eterno dos perdedores comunas!
    Rússia merece mérito no programa de tripulação continuada no espaço (vide MIR).
    Mas, como o Mensageiro disse, eles não são loucos de dizer que os (vários) pousos tripulados na Lua não ocorreram.
    Tais alegações os Russos deixam mesmo para os ignorantes e invejosos dos EUA, que são muitos.
    Méritos têm que ser dados aos EUA. Montaram um baita programa, com dinheiro e inteligência. E cumpriram!

  43. Tomara que investiguem mesmo! Eu tive o prazer de ver uma rocha lunar no museu da NASA em Washington e milhões de turistas as viram.

    E que eu saiba, os americanos deram a muitos países, algumas rochas para estudos, será que o russos não foram contemplados?

      1. Assim como existem rochas lunares trazidas pela ex-URSS nos EUA. Eles trocaram material nos tempos de guerra fria.

        Ou seja, como foi bem dito, apenas um tiro midiático para acordar os retardados que ainda acreditam em conspirações estapafúrdias.

      2. No Planetário de UFRGS, em Porto alegre, vi uma rocha lunar, também. Deve estar lá ainda.

    1. A Universidade de Bagé/RS possui uma amostra de uma rocha da Lua.
      Foi um presente do presidente dos USA, Richard Nixon, para o presidente brasileiro, Medici, dado em 1973. Aliás foi dado o mesmo presente para uns 130 países, portanto, tem pedaços da Lua espalhado por todo o mundo.
      Fora outros tantos distribuídos para institutos de pesquisa.

      1. O Museu Nacional da Holanda descobriu que uma de suas peças, uma pedra que, imaginava-se, foi trazida da Lua em 1969, não é nada mais nada menos que um pedaço de madeira petrificada. O museu, abrigo da obra de mestres da pintura como Rembrandt e Vermeer, herdou a peça em 1991, depois da morte do primeiro-ministro holandês Willem Drees, que a recebeu de presente das mãos do embaixador dos EUA na Holanda, William Middendorf.

        1. Sim, a peça ficou durante 20 anos num acervo particular, e pode ter sido trocada por qualquer um durante esse tempo. Só porque houve UM caso de fraude ANOS depois da pedra ter sido dada pela NASA não quer dizer que TODAS as pedras sejam falsas, principalmente porque já foram exaustivamente analisadas por cientistas e geólogos do mundo todo.

          Seu argumento além de inválido, é estúpido.

  44. Basta ignorar!
    Quando são criados boatos ou falácias, quanto mais se dá atenção, mais se encorpam tais boatos. Ao se ignorar, e quanto mais se ignoram tais boatos, mais eles perdem força e chega uma hora que tudo passa a fazer parte do passado, se é que algum dia cheguem a ser lembrados e se percam no tempo mesmo.
    Aos conspiracionistas, vamos responder com silêncio!
    Quem sabe, daqui uns 10, 20 ou 30 anos, eles deixam de existir!

    abs,

      1. Povo inocente. O ser humano na sua incapacidade não conseguiu nem resolver problemas simples aqui na terra, nem mesmo em anos recentes, e voces imaginando que tiveram capacidade de ir para a Lua e voltar em segurança. E porque só foram aquela epoca? Com a tecnologia atual nao seria mais proveitosa uma missao hj? Porque só os EUA foram para la? Paises mais inteligentes nao foram? Gente acorda , a NASA , como qualquer agencia do governo é mentirosa , falsa, e com fins lucrativos.

        1. Custo. E a china está indo, daqui a uns anos volte aqui pra gente poder rir de você e da sua ignorância.

          KKK

    1. Conspiradores? o titulo é mesmo hilário, só vindo de quem acredita numa farsa tão sem pé nem cabeça como a do homem na lua” Aos lunáticos siderais, Eu só posso dizer que vocês ajudam e muito nessa grande piada ahshashhsahshsahsahsahsahsah

Comments are closed.