Ufa! Sonda retoma a saga plutoniana
Depois de entusiastas ao redor do mundo passarem as últimas horas roendo as unhas, a Nasa finalmente dá uma palavra de conforto: o problema que levou a New Horizons a entrar em modo de segurança foi identificado, e a sonda deve voltar ao trabalho científico na terça-feira (7). Ela fará seu encontro apoteótico com Plutão e suas luas dali a uma semana, no dia 14.
Aparentemente, não foi nenhum defeito de software ou de hardware. Diz a nota da Nasa: “A causa subjacente do incidente foi uma falha cronológica difícil de detectar na sequência de comandos da espaçonave que ocorreu durante uma operação em preparação para o sobrevoo próximo.”
É basicamente uma forma sutil e elegante de dizer que o problema foi aquela pecinha que costuma se sentar na frente da tela do computador e estabelecer a sequência de comandos da sonda. Oops. Mas não priemos cânico. Complementa a agência espacial americana: “Nenhuma operação similar está planejada até o final do encontro com Plutão.”
A única perda real da pifada momentânea foi a coleta de dados entre os dias 4 e 6 de julho — essencialmente uma dúzia de imagens distantes de Plutão e suas luas. “Em termos de ciência, isso não vai transformar um A+ nem mesmo em um A”, disse Alan Stern, cientista-chefe da missão, comparando o prejuízo em termos de notas escolares.
Legal. Crise debelada, problema resolvido, e o episódio tem seu lado educativo: mostra como exploração espacial é difícil — cheia de processos intrincados e de altíssima precisão. Não há como evitar falhas humanas no processo, mas a rápida solução num momento crítico da missão mostra como a equipe da New Horizons está preparada para lidar com os desafios.
Agora, por favor, sem mais surpresas, exceto as científicas, hein?
Quando vi a noticia pela primeira vez meu coração quase parou… mas dei o comando certo e voltou a funcionar 🙂
Ufaaaa… Ia ser muito triste se perdessem a nave, o mundo ia chorar… pelo menos os leitores daqui iriam.
Maravilha de notícia, Salvador, muito grato pela atualização! A cortina da nossa janelinha na nave reabriu! 🙂
E espero que o governo americano se toca e caia na realidade. Como tudo pode acontecer em uma longa viagem como esta, espero que eles pensem melhor e liberem uma verba adicional para que haja pessoal operacional mínimo para o segundo alvo do New Horizons. Imagine mandar uma daqui a 20 anos e simplesmente dar problemas? Até agora, foi muita sorte os Pionners, Voyagers, e, agora, a New Horizons não darem dado problemas mais sérios – haja vista ao alto índice fe falhas das missões enviados a Marte, por exemplo (mais de 30%!). Uma pequena verba, grandes resultados, é o que eu acho. É quase como um amigo seu viajar aos EUA, oferecer-se para tarzer um Iphone e v. dizer que não, obrigado, por falta de grana. E depois acaba-se arrependendo… A propósito, se não me engano, houve uma missão da antiga URSS,que, já perto de Marte, foi enviada uma sequência equivocada de comandos, que acabou por perder o contato em definitivo. E aquela americana, onde programaram unidades de medidas conflitantes? Desta vez, muita sorte por não acontecer algo similar…
Ufa! Ufa! Mil vezes, um bilhão de ufas! Ainda bem que foi apenas uma sequência equivocada de comandos… mas acho que deveriam evitar tais operações quando da proximidade do alvo e com longos “delays” na comunicação. Pelo menos a Nasa frisou que até o alvo não será executada operação semelhante… ai já dá para perceber o medo (o pânico) que causou… imagine se houvesse uma sequência que colocasse fora de ação o mecanismo de orientação automática da soda, por exemplo? Ai seria leite derramado e não adiantaria chorar… Agora, boa sorte até o dia 14! Por precaução, como nada custa, haja figa!
Control + ALT + DEL … e tudo se resolve
Resolve, mas o duro é quando os botões estão a 4.5 horas-luz de distância.
Foi TENSO.
Plutão, sorria! Finalmente você poderá mostrar sua face, após ter esperado pacientemente por bilhões de anos, a uma espécie que pode aplaudi-lo e que quer começar a entendê-lo.
Ótimo! Eu já estava agoniado. Bem que poderiam mandar a Plutão uma sonda com motor de íons para ela chegar mais rápido lá e ainda poder desacelerar entrando em órbita.
Na verdade, uma nave com motor iônico até poderia chegar um pouco mais rápido, mas também não teria como frear.
Estranho pra cacete para a coleta depois de imagens intrigantes. Mas, vá lá.
Agora nos resta esperar terça-feira que vem! Ansioso por mais imagens e mais perguntas que respostas.
Ótima notícia.
Isto é que é o estado da arte da tecnologia!
Já a pecinha deve ter tomado uma bronca e tanto…
Ola Salvador, esta aqui um bom tema para explorar: https://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/news/mag-portals.html . Espero que não se importe com a sugestão.
Abraço
Jose Da Silva
Valeu!
Só uma suposição, não me interprete como lunático.
Se houver civilizações extraterrestre milhares de anos ou milhões de anos á nossa, em nível de tecnologia, seria possível eles terem nos achado ou até mesmo terem chegado em nosso Sistema Solar e deixado indícios?
Depois de nossas atividades extra-planetárias, deixamos vestígios de nossa presença fora da Terra.
Eu acho possivel, mas não se encontrou ainda nenhum indício que corrobore a tese. Como o Salvador disse uma vez, enquanto OVNIs continuarem NI (não identificados), são um nada em termos de conhecimento. Os que foram identificados mostraram-se prosaicos (balões, aviões, efeitos atmosféricos) ou fraudulentos.
Excelente. Será um momento ímpar.
Alívio! E obrigado pelo update!
Boas noticias!
Aeee! Mas que bom saber disso! Nossa intrépida viajante segue seu rumo. Muito bom!