Sobrevoe Plutão com a New Horizons
Quer passear com a New Horizons pelas planícies congeladas de Plutão e suas cadeias de montanhas de gelo? A Nasa acaba de divulgar um vídeo mostrando como seria sobrevoar essas regiões, baseada em dados colhidos pela sonda durante sua histórica passagem pelo planeta anão, na última terça-feira (14).
A variedade de terreno continua a encantar. As planícies recém-reveladas fazem parte do famoso “coração” de Plutão, batizado (por ora informalmente, mas pode apostar que a União Astronômica Internacional vai oficializar) de Tombaugh Regio. Elas revelam uma história intrincada de erosão, provavelmente fruto da sublimação de gelos e interação com a atmosfera do planeta anão.
Essa planície em particular está sendo chamada de Sputnik Planum pelos cientistas da New Horizons, em homenagem ao primeiro satélite artificial, lançado pela União Soviética em 1957. Ela fica logo ao lado da cadeia de montanhas divulgada na quarta-feira, batizada provisoriamente de Norgay Montes, em homenagem a Tenzing Norgay, o primeiro homem ao chegar ao cume do Everest e o primeiro nepalês a virar nomenclatura no Sistema Solar.
Dados espectroscópicos também revelaram que o centro da Tombaugh Regio tem grande concentração de gelos de monóxido de carbono, mas ninguém sabe se há uma fonte ali ou se o material apenas se acumula naquela região.
Começam a aparecer os primeiros dados atmosféricos colhidos durante o encontro, conforme a sonda passou por trás de Plutão e observou a ocultação do Sol pelo planeta anão. Eles já permitem discriminar entre vários modelos da atmosfera plutoniana, feita principalmente de nitrogênio e, mais perto da superfície, ganha uma participação maior de metano. Aparentemente, ela é mais compacta e densa perto do chão, talvez um pouco mais fria do que o esperado.
E uma novidade intrigante é o acúmulo de material escuro observado em algumas das fissuras poligonais em Sputnik Planum. O que seriam eles? “A ideia menos maluca é que sejam hidrocarbonetos produzidos pela irradiação de metano”, disse Jeff More, um dos cientistas da missão, durante a coletiva realizada nesta sexta-feira (17).
A essa altura, temos também imagens, em baixa resolução, das luas Nix e Hidra. Elas são interessantes, mas muito pequenas para oferecer muitos detalhes. A essa altura, tudo que dá para dizer delas é o tamanho (Nix tem 40 km, Hidra tem 43 km por 33 km), e o fato de que há variações de cor em sua superfície, predominantemente dominada por gelo.
Importante lembrar que os resultados até agora apresentados, por mais espetaculares que pareçam, são apenas o começo, menos de 2% do total colhido pela sonda, estimado em cerca de 6 gigabytes — o material completo só estará no chão após um download de 16 meses! “Parece que o Sistema Solar reservou o melhor para o final”, brincou Alan Stern, cientista-chefe da missão.
MENSAGEIRO SIDERAL NA TV: Aproveitando o embalo, nesta sexta-feira (17), estarei no “Programa do Jô”, falando do meu último livro, “Extraterrestres”, e da busca científica por vida alienígena. Não teremos nada sobre Plutão (a entrevista foi gravada bem antes da chegada da New Horizons), mas no sábado (18), no Jornal das Dez, da GloboNews, a partir das 22h, minha coluna abordará as principais descobertas sobre Plutão, com todas as sensacionais imagens colhidas pela New Horizons. (Nem preciso mencionar o próximo episódio do programa “SP Pesquisa”, da TV Cultura, sábado, às 16h, que falará sobre Amazônia, né?)
E NO CÉU: No mesmo sábado, se você se cansar do Mensageiro Sideral, pode cortar o intermediário e olhar para o céu. Teremos a Lua num fino crescente compondo uma cruz com Júpiter, Vênus e a estrela Regulus, na direção do poente, além dos dois “cruzeiros” que estão sempre disponíveis — o verdadeiro Cruzeiro do Sul, a constelação, e sua versão “falsificada”, entre as constelações de Carina e Vela, muitas vezes confundida com o original. Mais informações, aqui.
E diz aí quando veremos um motor quântico funcional nas naves para longas viagens?
É minha imaginação? Ou o Salvador Nogueira está menos cético quanto a existência de extraterrestres inteligentes! É Salvador o Bilu não existe mas, existe uma eternidade de fatos para se desenrolarem, não é mesmo?
Nunca achei que não houvesse inteligência extraterrestre. Já o Bilu…
Salvador, seria muito difícil pousar essa sonda em Plutão? Qual é a maior dificuldade? Fico curioso pra saber o pq não projetaram um módulo na NH para descer em PLutão e ficar explorando em solo, como a Curiosity, como se fosse uma forma de manter uma referência monitorável à distância..não existe interesse algum nisso? Abraços!!
Difícil frear, a atmosfera é muito tênue.
Creio que o que os europeus fizeram ao pousar num cometa tenha sido pelo menos tão difícil quanto. O que pesou no caso de Plutão deve ter sido o financiamento. Os próprios cientistas da missão aparentaram surpresa com a graça do planeta anão, a priori não dava para justificar os gastos de uma missão com exploração em superfície. Tanto é que ainda se fala em ter verbas para finalizar o resto da missão a partir de agora.
De fato, a Rosetta foi mais cara que a New Horizons. E a viagem foi mais longa, embora a distância a percorrer fosse muito menor! 😛
Devido a Nave Rosseta abordar o cometa quase que numa rota paralela de encontro, na mesma forma que fazemos para chegar em Marte, agora para chegar a plutão com a velocidade que a NH estava deveria ter ido com um enorme tanque de gás para frear, o preço ficaria substancialmente grande, a trajetória da NH é quase um angulo de 90 graus em relação a sua orbita do sistema plutoriano ou seja, seria como se vc tivesse crusando uma esquina e viesse um outro carro na outra rua e pegasse vc de lado. Acho que é isto. Abraços.
Sobre o material acumulado nas fissuras da Sputnik Planum, para mim está claro que as hipóteses mais malucas incluem coisas vivas. Foi a primeira coisa que pensei quando vi a imagem. Um pergunta, existem imagens em cores desta região?
Presumivelmente o instrumento Ralph fez espectroscopia dessas regiões, assim como imagens em cor. Acho que não “desceram” da sonda ainda.
Obrigado pela resposta e parabéns pelo blog!
Salvador, muito bom o programa de ontem na Globo News. Além de mostrar as fotos maravilhosas de alta definição vc mostrou as fotos ruins e os gráficos de medição, isso educa e esclarece muito. Afinal, dessas fotos ruins e dos gráficos chatos é que o pessoal tira o conhecimento.
Se bem me lembro vc falou que os dados chegam aqui a 125 Bps é isso? Achei 18 meses 6000000000/(125*60*60*24*30) deve estar dentro da margem de erro rs. Ainda tenho meu primeiro modem de 2400bps (300Bps) o dobro da velocidade da sonda. Se a Nasa quiser posso emprestar kkkkkk
Hehehe, o problema é transmitir lá dos cafundós no Sistema Solar. É na verdade é cerca de 1.000 bps, ou 1 kbps. Mas aí é quilobits. Dividindo por 8, temos quilobytes: 125 bytes/s. 😉
Salvador sou completamente leigo no assunto ,mas uma coisa me intriga .Cade as crateras !!??Pode ate existir algumas por la (e com certeza tem ) mas neste video e nas fotos não vemos NENHUMA !!!Outra coisa… como pode ter se formado objetos maciços tão longe do sol!? E esse vento que falam que existe la como se forma ?se a temperatura é sempre uniforme (ou não ) sera que Plutão e seu sintema foi formado ali mesmo ? Ou ele foi formado no interior do sistema solar e foi ejetado apos uma “trombada ” e dai surgiu os dois cinturões de asteroides ?Muitas perguntas né não ??Quanto aos E.T.s eles estão em algum lugar do nosso sistema solar mesmo ….aqui no nosso quintal.porque la fora as distancias são muito grandes mesmo para uma supercivilização.Ate porque temos muitas coisa na nossa terrinha vehla de guerra que são misterios tb.
abraços jmingo
Bem, vamos à la Jack, por partes.
Sobre crateras, essa é a surpresa de Plutão! Isso significa que processos geológicos estão constantemente renovando a superfície. É o que acontece em Vênus e na Terra, onde se vê pouquíssimas crateras com clareza.
Formar objetos maciços longe do Sol é mais fácil, porque o gelo de água age como rocha. Então aumenta a quantidade de material disponível para acreção.
A temperatura não é uniforme em Plutão. Ele rotaciona a cada 6,4 dias e tem estações do ano — um ano lá dura uns 250 dos terrestres.
O vento tem a ver com a atmosfera de Plutão. Tendo atmosfera, pode ter vento.
Sobre a formação, ele pode ter se formado mais para dentro, mas não muito mais para dentro — como no cinturão de asteroides. A composição não bate. E, claro, ele não tem nenhuma relação com o cinturão de asteroides.
Sobre viagens interestelares, não subestime o poder de possíveis supercivilizações. Nós mesmos já começamos a sonhar com isso hoje em dia. 🙂
Abraço!
Prezado Salvador. Parabéns pela entrevista no Programa do Jô. Sem dúvida, um merecido reconhecimento pelo seu trabalho de divulgação científica.
Porém, eu achei que o Jô meio estranho, talvez seja a idade, o cara tá meio gagá. Não quero ser maldoso mas você não sentiu um cheirinho de álcool perto dele? As perguntas que ele fez, aquela história dos planetas do sistema solar trocarem de posições (!) nunca ouvi falar daquilo. Tem também aquela história dos “reptilianos” (!!). Citações da Bíblia (!!!) e do programa do Jesse Ventura (!!!!!!!!)
Bom, talvez seja o jeito dele. De qualquer forma, parabéns.
Ele estava meio devagar mesmo. Já é um senhor e esteve muito doente no ano passado, perdeu filho recentemente. Tem que levar tudo isso em conta. Ainda assim, foi extremamente amável comigo — em todas as três vezes em que estive lá.
Prezado, Vi que você está escrevendo sobre os extras. Eles já estão aqui. Isso é minha crença. Em especial a você procure sobre os Pleiadianos. Você irá achar uma conexão bem pessoal e muito importante. Se quiser achar mais, e qualquer um pode perceber isso, ache a conexão dos tipos de rostos, (que é uma extensa pesquisa de Alexander Todorov) em especial as sobrancelhas, e as raças descritas por Ufólogos. Você irá se surpreender assim como eu. Acha-los e vê-los é o menor de nossos futuros questionamentos. Para mais conhecimento, aí em São Paulo, Existe o professor Laércio da Fonseca, Astrofísico. Talvez você o já conheça, mas vale a pena revisitá-lo sobre outro olhar. Isso vale para todos. Muita luz e paz a todos!
Salvador, os seus textos são de ótima leitura e fácil influência. Seu trabalho me fez interessar por todos os assuntos tratados por você blog. Parabéns! E digo mais: nunca leio os comentários de nenhum blog, mas aqui leio todos. Então, peço que por favor mantenha sua forma de também trabalhar, pois pra mim é um lazer, com o benefício do conhecimento (seus textos já me ajudaram em muitas rodinhas de conversa), acompanhar suas postagens e comentários. Não quero puxar saco. Escrevo pois li você dizer que as vezes é chato e cansativo moderar os comentários. Mas deixo aqui meu relato dos benefícios do seu esforço. Acredito que outros leitores pensam assim também. Parabéns pela cobertura da “descoberta” de Plutão!
Valeu, Marcus! Abraço!
Salvador,
Faço minhas as palavras do Marcus, está sendo muito proveitos e divertido ler todas as postagens do seu blog.
Não me importo que alguns possam me incluir no famoso ” E o cordão dos pucha saco cada vez aumenta mais”
MÉRITO SEU!!!
Só não entendi o porque das fotos da festa a fantasia.
Eu também não fiquei muito animado com isso — fiquei com medo de tirar a credibilidade da entrevista. Mas a produtora do Jô ficou sabendo por meio de uma amiga em comum que esteve na festa e pediu as fotos. O que eu ia fazer, negar? No fim, acho que não prejudicou. Ficou divertido.
O Batman com batom era você ?
Era eu. Mas eu não tava de batom. Sei lá que cazzo de tratamento deram na imagem para realçar a cor dos lábios. rs
não seria melhor fantasia de jedai (mas sem batom).
Como a festa é todo ano, pode variar. Neste, Jedi é uma boa pedida. No ano anterior ao do Batman, estava de Indiana Jones. E em todas, claro, sem batom. Quando me vestir de Coringa, aí vou usar o batom. rs
Conheceste a Valesca Popozuda?
Conheci. 😛
Assim…
Produção da Globo: Vamos chamar aquele jornalista que tá lançando um livro sobre Extraterrestre, o Salvador Nogueira…. poxa legal tem que entrevistar junto com alguém pertinente ao tema Universo… hum… ah já sei a Valeska Popozuda!… putz tudo haver, uma SUPER ESTRELA! e que de quebra tem uma bunda que mais parecem dois planetas! Pronto uma mulher Sistema Solar! Hahaha… brincadeiras à parte gostei muito da entrevista, se eu tivesse na platéia com certeza eu puxaria o famoso AAAAHHHHH!!!! ao final….
Ah e sobre a fantasia do Jô para sua festa, poderia ter sugerido ele ir de “Capitão Gay”… bom sei lá, você tava de Batman…. eh…. bom deixa ele ir de Reptiliano mesmo…. rsrsrs.
Cara, eu pensei no Capitão Gay, personagem engraçadíssimo do Jô noutros tempos! Mas fiquei com medo de sugerir e ele ficar puto. Pensei um pouco antes de achar o reptiliano… rs
Que nada, o Jô gosta que lembrem do Capitão Gay e adoraria ir fantasiado a uma festa como ele.
Essas ondulações são iguais as de Tritão, será que Tritão é um KBO capturado por Netuno? É assustador pensar wue um objeto desse tamanho possa vagar pelo sistema solar. Sslvador, Recomendo o canal Thunderf00t no youtube que fez um excelente vídeo sobre Plutão e Tritão. Acho que a hipótese que tritão é um KBO vai se confirmar.
A hipótese de que Tritão é um KBO é forte, há tempos. Mas Plutão, surpreendentemente, está se saindo bem diferente de Tritão, apesar de terem a mesma composição superficial.
Para nós normais: KBO – Kuiper Belt Object = Objeto do Cinturão de Kuiper…
Salvador, acho errado dizer que Plutão É um KBO, ele pode ter vindo de lá, mas saiu e só volta uma vez a cada órbita… Ele ERA um KBO, assim como, talvez, Tritão, que capturado pelo malvado planeta Netuno, não pode mais visitar a família…
Estou muito errado?
Plutão é um KBO. Ele não faz parte do que os astrônomos definem como a “população clássica”, aquela cujas órbitas originais não foram influenciadas por Netuno. Mas Plutão é sem dúvida o primeiro dos KBOs a ser descoberto.
Cara, na hora que começou o vídeo eu ouvi mentalmente a musica de Uma odisseia no espaço. Pelas imagens tudo parece tão perto, que dá até pra imaginar uma missão tripulada.
Mas Salvador, voltando a uma pergunta que eu fiz ontem. Se caronte é mais antiga, como Plutão conseguiu se formar? Pela proximidade caronte não deveria ter “devorado” plutão durante o processo de formação deste?
E outra, olhando para a NH e as Voyager´s voando sem rumo no espaço…..será que algum dia alguma civilização vai encontrar alguma dessas sondas? E será se vamos achar alguma sonda dessas vinda de outra civilização. Daria um bom livro (quero meus 10% =D)
A idade dos objetos é a mesma, provavelmente ambos resultados de uma colisão do tipo que formou Terra e Lua. A superfície de Caronte que é mais velha que a de Plutão — porque tem mecanismos geológicos que o renovam mais que a ela.
Achei que a medida que fossem envelhecendo iam ficando mais estáveis e sofriam menos mudanças.
Edit.: Acabo de ligar a TV e vejo sua entrevista no Jo. E vacas p…. em marte? Foi quase boa a piada kkkkkkkkk
Ah, foi boa, vai? rs
isso parece mentira ou a name estava mega vleoz para as imagens passarem tão depressa, não acreditei
Essa é a beleza da ciência, com você acreditando ou não, ela funciona.
Como em Star Trek não existe a categoria planeta anão, penso que o Sr. Spok ao analisar os dados obtidos pela sonda espacial, classificaria Plutão como sendo um planeta L.
Classe L – Geo-Inativo Normalmente são encontrados planetas desta classe na zona ou fria de uma estrela. Eles têm aproximadamente mil a dez mil quilômetros em diâmetro. Baixa radiação solar e calor interno mínimo normalmente resultam em uma atmosfera congelada.
Mas ele é ativo geologicamente! Acha outra categoria aí! rs
Data estelar 25478. O oficial de ciências da Enterprise, Sr. Spock, encaminhará um relatório para a frota estelar explicando a necessidade urgente de se incrementar mais uma letra na classificação planetária para que a Academia de Ciências da Federação venha a adequar corretamente Plutão ante as observações obtidas pela sonda espacial. Pelo visto até no século XXIII Plutão parece causar controvérsia entre os cientistas. rsrs Em nota Spock referiu-se ao ocorrido como “Fascinante”. Para maiores estudos designei um grupo avançado de red shirts para explorar a superfície congelada de Plutão, uma ótima oportunidade para testar os novos trages espacias, com certeza eles suportarão bem as intempéries da superfície do planeta.
Eu… Talvez não tenha me expressado corretamente. Referi-me aos detalhes dos satélites pequenos. Plutão e Caronte, ultrapassaram todas as expectativas. Me fiz entender agora?
Ah sim, agora sim! Realmente, seria melhor se fossem imagens mais definidas, porém como não eram o objetivo primário da missão, e eles são muito pequenos, até que dá pro gasto!
😉
Para nós são horrorosas, mas os cientistas piram. Dá para medir o tamanho, a forma, a variação de cor na superfície… trabalho pra mais de ano nesses pixels aí. rs
Sim, foi o que eu quis dizer com o “dá pro gasto”. Pro “povão”. 😉
EU .. povão quem cara palida? voce é superior a quem, o que o faz superior aos demais. talvez um pouco de humildade lhe esteja fazendo falta.
A carapuça serviu, é? Kkkkk
Tenzig Norgay foi o guia sherpa que auxiliou Sir Edmund Hillary a atingir pela primeira vez na historia, em 1953 o cume do Everest. Mas a homenagem é muito legal !
Isso é bom para renovar a história. O sherpa chegou junto. Tão herói quanto o Hilllary. E o pico dweveria retomar seu nome tradicional, dado pelos nepaleses historicamente: Sagarmatha (Deusa Mãe do Céu). Everest é o nome de um dos governadores impostos pelos ingleses. Ficou, mas deveria haver a renomeação: Sagarmatha.
Olá Salvador! Pode me esclarecer uma dúvida:
Li algumas reportagens relatando que o combustivel nuclear fornecerá energia para a sonda até por volta de 2030. A pergunta é: após finalizado o envio dos dados coletados sobre Plutão para a Terra, qual será a função dessa sonda?
Aproveito também a oportunidade e deixo uma sugestão: escreva um artigo abordando os objetos mais velozes lançados pelo homem e quais suas localizações atuais…
É uma boa sugestão. A sonda tentará visitar outro objeto do cinturão de Kuiper — se a Nasa pagar — até 2020. Depois disso, se optarem por mantê-la em operação, ela poderá fazer uma missão de estudo da esfera de influência do Sol (heliosfera), a exemplo das Voyagers…
Olá, Salvador.
Passei a me interessar por cosmologia recentemente e passei, também assim há pouco tempo, a acompanhar seu blog. Parabéns pelo conteúdo! Seus textos são muito interessantes e bem escritos e me impressionam suas explicações técnicas e, ao mesmo tempo, bastante acessíveis sobre um tema tão complexo.
Valeu, Gustavo!
Vai na TV falar sobre aliens…de novo. Depois critica o Apolinário…
Sabe como é, quando a gente escreve um livro sobre um assunto, as pessoas querem ouvir mais o que você tem a dizer. Veja o Apolinário, que é de uma turma que ainda divulga um livro escrito há 2.000 anos! 🙂
TÓIN!
Eu = Salvador Nogueira………..não me engana!
Nossa, como você é brilhante. Já pensou em fazer pós na Sorbonne?
Ou melhor, se graduar em matemática no estrangeiro, como o papai Apoliotário Merdias, digo, Messias!
KKKK
TÓIN DUPLOS!
JR = Apolinário Messias………..não me engana!
Salvador, olha eu defendendo o Apolinário: guarda, daqui a alguns anos pessoas vão ler o SEU livro! En passant: Platão, Demócrito e outros também têm 2000 anos. Certo, não são como aquele do Apô….
Claro! E se podemos discutir livros de 2.000 anos, seria um absurdo eu discutir o meu, que nem um fez? 😛
Cê tá certo…
O que se tem a dizer é infinito. A mente humana é muito criativa e fantasiosa. Realmente, um livro de 2.000 anos, com a atualidade diária e com as cópias editadas é … . P.S. O Eu (marca registrada) e o Messias não são as mesmas pessoas, só a alma Salvador se parece com o Eu.
Exato, podemos ter um jeito parecido de pensar. Mas ele é muito mais desbocado e impaciente com trolls.
Salvador, alma negra?
Que comentário preconceituoso.
SE a alma realmente existisse, a minha seria não apenas
negraafro-descendente, como também hipertricótica, assim como meu coração.Só assim pra aguentar malas como o oswaldo.
Lobisomem, só na lua cheia. Dreadlock (ouça).
E, vaga-lume aprenda.
Daqui a 2000 anos, quando Harry Potter estiver na sua 1950a edição, é capaz de existir uma religião que acredite na fantasia escrita nos livros e ache que realmente existiu Hogwarts, Trolls (os de “verdade”, não os no-life que vivem enchendo o saco nos comentários), bruxos e quadribol.
Só porque é velho não quer dizer que é real.
Gostaria de fazer uma votação pela volta do Apolinário ao blog do Salvador. Quem for a favor diga SIM!
Eu voto SIM, contanto que seja para falar de ciência. Ainda estou aguardando a opinião dele sobre o rebaixamento de Plutão.
Eu voto SIM, mas pelo motivo oposto ao do Salvador: chega de aturar puxa-sacos do blogueiro. É repugnante!
Não entendi seu voto. Só por curiosidade, como a volta do Apolinário eliminaria os puxa-sacos do blogueiro?
Não se trata de “eliminar” mas de “contrapor”. Como esse mala do “fábio” aí embaixo…
Uma alternativa também seria eu me ausentar dos comentários. Aí eu deixo vocês se virarem sozinhos. O que você acha?
O blog é seu!
Mas os comentários são um espaço para vocês, não para mim. Eu gosto de participar porque acho que blog tem que ser via de mão dupla. Eu converso frequentemente com os comentaristas, tiro dúvidas, compartilho dúvidas, discuto questões, pego sugestões e gosto de pensar que estamos criando aqui uma comunidade virtual irmanada por interesses comuns da qual eu gostaria de participar.
Por outro lado, é meio desgastante ter de ler algumas coisas. E eu tenho de lê-las todas, pois sou eu quem aprova os comentários. Você acaba de dizer, noutro comentário, que eu não me enxergo. É chato. Cansa. Foi uma semana especialmente cansativa. Gastei muitas e muitas horas tentando trazer as novidades de Plutão assim que a Nasa as divulgava. Até por isso demonstrei paciência menor com certas babaquices. Peço desculpas por qualquer excesso. E espero voltar pronto, zen, na semana que vem..
Salvador, o fato de você participar dos comentários, resolvendo nossas dúvidas, aumenta a eficácia do seu blog.
Deixa os trolls de lado, sem resposta, que a gente dá conta deles. Na verdade, o ideal é eles não terem resposta alguma, pois nossa reação é ponto para eles…
Algumas vezes, um troll fala algo que pensa ser provocativo, mas lança uma dúvida e, essas sim, merecem ser respondidas em respeito aos não-trolls que estão aqui para aprender.
Os Trolls e o Apolinario, nos ajudam entender como o é o mundo Energúmeno. É interessante saber o que pensam. Assim minha auto estima aumenta.
Que burro
dá 0 zero pra ele…
É, aí vamos ter que aturar puxa-sacos do Papailinário Messias, como você, Junior!
KKK
“JR comentou em 17/07/15 at 7:45 pm
Não se trata de “eliminar” mas de “contrapor”. Como esse mala do “fábio” aí embaixo…”
Se a carapuça serviu, perfeito.
Contrapor o quê, cara pálida? Vocês que fazem esse tipo Apolinário *bitolado* messias não tem conteúdo nenhum pra rebater nada. SÓ comentam quando o assunto é vida extraterrestre e ainda por cima não apresentam nada de contundente. Só mimimi + mimimi do tipo “É assim pq eu QUERO e ponto” , nunca discutem os outros assuntos interessantíssimos desse blog.
haha faça-me rir
Crianças tsc tsc tsc…
Eu respeito o blog do Salvador e voto não! O Apolinário e seu seguidores gostam de avacalhar e fugir do contexto do blog. Não têm argumento mas insistem em impor a própria ideia.
Abaixo o que a bíblia fala sobre estupro:
“Se 1 mulher for estuprada na cidade e não gritar suficiente, deve ser apedrejada até morrer” (Dt 22:23-24)
“Se 1 mulher for estuprada no campo, então ela deve viver” (Dt 22:25)
“Se o estuprador for apanhado, ele deverá pagar uma quantia ao pai e casar com a estuprada” (Dt 22:28-29)
É este livro que devo usar como referência para entender o universo?
Eu voto SIM. Porque ele dizia muitas verdades.
Dizia mesmo. Principalmente quando defendia que a casa do pai tem muitas moradas. Aquela defesa que ele fez de vida extraterrestre foi incrível. Fiquei emocionado. Como não pensei nisso antes? Lamentei não ter incluído no livro.
Eu voto NÃO. O Apolinário quer apenas fazer certas pessoas incrédulas da ciência deixar de acompanhar o blog do Salvador rejeitando as explicações científicas das descobertas da Astronomia e de possíveis sinais de vida extraterrestre, descoberta esta que desmoralizaria a Bíblia como fonte científica e histórica e que afirma que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. Uma descoberta destas faria muita gente neste mundo questionar os religiosos cristãos (não sei o que as outras religiões pensam sobre o assunto) e acabaria por enfraquece-la.
Estou com você. Voto NÃO.
O blog é democrático e não censura nem bloqueia ninguém, postagens religiosas pouco acrescentam aos demais leitores que estão aqui para questões mais científicas.
Eu voto fodam-se você e o Apolinário, esse é meu voto.
Esse é um que poderia ser banido do blog. Só escreve abobrinha!
Não acho. Nunca vi ele evocar argumentos não científicos sobre questões científicas. Na pior das hipóteses, ele demonstra impaciência com idiotices. Mas quem pode culpá-lo?
Eu = Salvador Nogueira. Por isso vai ter que aturar…
Eu e o Eu não somos a mesma pessoa. (Para provar que ele não sou eu, tenho uma foto com ele, feita no lançamento do “Extraterrestres”.)
Agora, vamos supor por um momento que eu e o Eu fôssemos a mesma pessoa. E daí? Eu também acho que JR, Jose e Apolinário são a mesma pessoa, e mesmo assim libero os comentários de todos. Para piorar, os IPs parecem corroborar a minha tese, mas refutam a sua, o que torna tudo mais sinistro. (Embora isso não seja conclusivo, devo admitir. É possível que os três sejam pessoas diferentes, ou pelo menos duas pessoas, em vez de uma só.)
De toda forma, seja qual for o seu apelido, pode continuar postando. É mais audiência. 😉
Quem me dera ter a grande erudição do Apolinário…
Bom, pelo menos o IP você já tem. 😉
O Apolinário já está aprontando das suas no blog Darwin e Deus do Reinaldo José Lopes. Tudo para ele é patético. Ô cara chato!
Bem, se tudo para ele é patético, quem deve ser patético, tudo ou ele mesmo? 😛
Descobri!
O Apolinário é pai do JR, que é pai do Jose. Logo, o Apolinário é avô, o que faz sentido já que existe uma peça teatral sobre ele!
Teatro Jaraguá
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E, lentamente, as peças se encaixam…
😀 🙂 😀 🙂
Ps.: Jose, peço por gentileza que se mate e vá pro inferno. Grato.
Eu voto para que todo leitor que deseja contribuir com o blog trazendo dúvidas e ideias próprias para discussão sejam bem recebidos. Infelizmente, Apolinário, JR, oswaldo e outros só têm o objetivo de prejudicar, não de contribuir. São apenas pichadores de blog, trolls.
Pensando bem, eles até ajudam a aumentar a audiência do blog, trazem discussão, apesar de parecer que nem leem o post, que é o que realmente interessa nisso tudo.
Obrigado pelas imagens de Plutão e sua luas . Mas quero voltar ao assunto de Ceres . Eu formulei uma hipótese para seus ponto brilhantes . Não sei se alguém já teve a mesma ideia que a minha. Eu acredito que os ponto brilhantes são diamantes . Naquele local deveria existir muito carbono na forma de grafite . Quando houve um impacto com um asteroide , ocorreu condições de pressão e temperatura para a formação de diamantes . E justamente no pico central da Cratera de Impacto complexa .
Salvador,
Seu blog é ótimo. Parabéns.
Mas a razão desse meu post é a comparação dos dois cruzeiros; um original, o outro “paraguaio”. Penso que esse tipo de colocação tem cada menos espaço e denota, talvez, dado que não pensamos muito quando falamos, algum grau de xenofobia ou preconceito. Deixemos de usar essa expressão, sim?
sdçs,
É um argumento a se respeitar. Adoro o Paraguai, não tive a menor intenção de ofender. Trocarei no texto. Abraço!
Vai trocar por chinês? Kkkk
😀
Não. Nem xing-ling, que foi meu impulso imediato. rs
Zero para os dois preconceituosos. Como se ambos vivessem num país exemplar…tem gente que não se toca…
Note que eu pensei, mas não escrevi. Muito pelo contrário. Reconheci a expressão inapropriada e mudei no texto. E não há fã maior do programa espacial chinês do que eu. Mas a piada, eu acho inofensiva. Meio como contar piada de português. É politicamente incorreta, mas não chega a ser um grande problema, vai…
Vai chorar no colinho do papai Apolinário, vai, Júnior.
KKKK
Portugueses não são burros, aliás… Mas que o Paraguai falsifica, ah!, falsifica! Que os chineses ainda fabricam muito xing-ling, fabricam! Então, a China, Portugal ou o Paraguai não vão ser menores por isso, é só humor. Os “portugueses” dos gringos são os canadenses, os dos franceses, são os belgas. E assim caminha a humanidade. O mundo gira e a Lusitana roda!
E os “portugueses” dos portugueses são os alentejanos. 🙂
Quem sabe um dia nós seremos os “portugas” dos jupiterianos. Legal, isso. Mas voltando à vaca fria, acredito que Caronte não seja resultado de uma trombada espacial, pois sua diferença em relação a Plutão é muito grande, em todos os aspectos. Que aliás volta a curiosidade para a enorme diferença entre os satélites, sejam de Saturno ou Júpiter. Como surgiram assim, tão diferentes.
A hipótese mais aceita é a da colisão. Aliás, pelo fato de todos os satélites estarem exatamente no mesmo plano orbital, especula-se que a pancada tenha gerado o sistema inteiro de uma vez.
Os “portugueses” dos gregos eram os capadócios, povo que já não mais existe, mas cujo nome é sinônimo de “burro” até hoje!
capadócio
adjetivo substantivo masculino
1.
relativo à Capadócia, província central da Ásia Menor, ou o que é seu natural ou habitante; capádoce.
2.
pej. que ou aquele que é pouco inteligente; ignorante; burro.
Já estou tentado a comprar o o livro! HAHA
Sou entusiasta por vida extraterrestre, exoplanetas, astrobiologia e qualquer coisa do gênero, mas sou bastante cético com relação a quase tudo o que vejo por aí sobre ETs.
Uma discussão sóbria e realista sobre o tema, longe da ufologia e da pseudo ciência é algo que me agrada e anima o espírito! 🙂
As fotos são espetaculares. Plutão um superfície lisa com montanhas de gelo salpicadas.
Vendo as imagens me pergunto: Quais as chances dos supostos hidrocarbonetos que vemos nas imagens estarem ligados a algum processo biológico?
Já me respondendo: Menos de 1% (na previsão mais otimista) :/
Muito, muito, muito baixas. Acho 1% otimista. 😛
Grande sobrevoo heim? Fantástico saber que mesmo tão longe nós conseguimos chegar até Plutão. Isso lembra-nos das grandes navegações e suas descobertas que modificaram toda ciência.
Sem dúvida. São os feitos de que são feitas as lendas! 🙂
Salvador, essas fissuras por si só já são super intrigantes! Uma pergunta…desculpe se for muito absurda… É possível que haja ventos em Plutão?
Isso é meio conclusivo a essa altura! HÁ VENTOS em Plutão. 😉
Gracias Salvador, o que seriamos de nós, brazucas, sem você para auxiliar na divulgação, de forma didática, desse grande acontecimento, um marco para a História da humanidade.
Tamos aí. Agora é correr pra Globo pra fechar a coluna de sábado! 🙂
Um dado interessante
Custos
Missão para Plutão – US$ 720 milhões
Estádio Mané Garrincha – US$ 830 milhões
Brasil il il
Acho que o estádio é em reais, não? Mesmo assim, é uma comparação válida. Em vez de fazer elefantes brancos, podíamos explorar o Sistema Solar. Podem argumentar que ambos não melhoram a qualidade de vida, mas enquanto um vai inspirar nossos jovens a serem jogadores de futebol, outro vai inspirá-los a ser engenheiros, físicos, astrônomos, biólogos, geólogos, médicos…
Fica a dica.
Infelizmente nao. Doletas. http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/mane-garrincha-e-3o-estadio-mais-caro-do-mundo-veja-ranking
Pior que pelo que pesquisei é em dólar mesmo 🙁
Olha aqui: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/mane-garrincha-e-3o-estadio-mais-caro-do-mundo-veja-ranking
“Caçarola!”
MAFALDA, Vovó
Não Salvador. O estádio de Brasília beirou os 2.000.000.000,00 de reais mesmo.
É, então com ele dava para pagar uma New Horizons mesmo. E sobrava um troco.
Missão plutão acabou, estádio, pouco uso, mas está lá.
Está lá, dando prejuízo todo ano na manutenção, já que não tem quem jogue lá numa frequência adequada. E quem está pagando o prejuízo? Tenta adivinhar… 😛
Joana Havelange (neta do velho Havelange)sobre a Copa: “O que tinha que ser roubado já foi”. Só isto já é bastante motivo para uma investigação dos gastos com a Copa e para odiar este pessoal que se locupleta com o futebol. Mas em vez de inspirar jovens a gostar de ciência, pode ser qualquer uma que não seja pseudociência, se inspira os jovens a serem malandros ou corruptos e aqueles mais conscientes, mas desinformados sobre política, a odiar a democracia que permite tantos roubos.
Discordo no ponto sobre a democracia. O que propicia tantos roubos é a fraqueza das instituições, a lerdeza da Justiça, a impunidade…
Eu quis dizer que alguns jovens conscientes, mais desinformados sobre a política, acabam por odiar a democracia de tanto ouvirem falar em corrupção, Radoico. A democracia pode ter muitos defeitos, mas as alternativas são muito piores do que ela, pois não permitem que o governo seja exercido com transparência e com direitos assegurados pela Constituição. Alguns jovens mais radicais, inspirados pelos saudosistas da ditadura, andaram a pedir a volta dela, como se nela nunca tivesse havido corrupção, quando na verdade todos os esquemas corruptos que hoje tanto ouvimos nos noticiários nasceram naquela época, provocando uma crise econômica de proporções monstruosas e que nos assombra até hoje. Todas as empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobrás se fortaleceram de negócios suspeitos com a ditadura, apenas continuando a operar do mesmo jeito após o término dela e até hoje.
Pela primeira vez discordo do Salvador. Em primeiro porque o uso de dados deturpados torna inválida a comparação. E depois porque uma coisa tem pouco a ver com a outra.
Sou amante tando de esportes (em particular o futebol) quanto das ciências. Para mim inspirar um jovem a ser um atleta tem o mesmo valor que inspirar outro jovem a ser cientista, e uma coisa é complementar à outra. Ma concordo que erguer um Mané Garrincha ou demolir um Maracanã (que era quase perfeito) e erguer outro no mesmo lugar é um desperdício de dinheiro que poderia ser usado no fomento do esporte… ou da ciência.
De qualquer maneira acho que estamos diante de um pequeno ruído de comunicação que não diminui em nada minha profunda admiração pelo trabalho do Salvador.
Victor, o problema que eu vejo de vender o esporte em demasia, e a ciência em falta, é que o sucesso no esporte depende muito mais do talento do que do esforço. Claro, esforço é fundamental, mas sem talento não tem esforço que resolva. Por outro lado, quando você investe em educação, o retorno é muito mais seguro. E o Brasil carece mais de cientistas e professores qualificados que de jogadores de futebol (embora a safra atual, vou te falar, esteja um horror).
Agora, é óbvio que uma coisa não exclui a outra. E também é óbvio que construir um estádio de R$ 2 bilhões onde não tem time da primeira divisão é um jeito bem idiota de estimular a molecada a virar atleta. O discurso é tão hipócrita que os nossos atletas olímpicos são uma piada. Com um país desse tamanho, nosso desempenho beira o ridículo.
Se pegassem R$ 2 bilhões para criar centros de preparação de atletas de todos os esportes e obrigassem todos a estudar também para treinar, aí sim. É uma coisa que o meu time do coração. Todo mundo na base tem que estudar lá. Aí, se o cara não vinga, pelo menos tem um plano B.
Agora, a cultura de idolatrar jogador ignorante e encorajar a molecada a matar aula para jogar bola, eu não suporto. (Embora já tenha matado muita aula para jogar bola quando eu era moleque. rs)
Totalmente de acordo.
Grato pela imagens dos satélites. Pena não haver resolução suficiente para ver os detalhes. Mas melhor isso do que nada.
Oloco, mais resolução que essa só se o cara estivesse lá na superfície fotografando os objetos!
Ele se referiu aos satélites: Hidra e Nix.
Sim, depois ele corrigiu. Tá perdoado.
Incrível Salvador!! Imagina agora as novas teorias ufológicas que vão surgir? kkkk ou que é tudo uma farsa feita em photoshop kkkk
Aproveitando, conhece que tipo de programa eles usam para fazer essa simulação a partir das fotos? Eu até já fiz umas simulações em 3D de Júpiter, a partir de fotos que tirei, utilizando o Winjupos, mas esse programa aí deve ser bem mais complexo…ou não?
Abraço!
Não faço ideia do software que eles usam. 😛
Abraço!
hoje como o computador faz tudo parecer real tudo que vejo por um monitor eu desconfio, eu não acreditei nesse vídeo não
E com razão. O vídeo é uma simulação com base na foto. O terreno é real, mas o vídeo não. 😉
O melhor de tudo é que ninguém se importa com você acreditando ou deixando de acreditar! Olha que bacana!
Você precisa de óculos urgente!