Astronomia: Três anos em Marte
O jipe Curiosity acaba de completar três anos de operações em Marte. O que ele descobriu até agora?
SEM ESTEPE
Uma das revelações mais bombásticas feitas por ele, pelo menos para o planejamento da Nasa, é que rodas de alumínio são um lixo para passear por Marte. O terreno cheio de pedregulhos tem feito várias perfurações nelas, e o estepe mais próximo está a vários milhões de km de distância. Ops.
QUÍMICA DA VIDA
O principal objetivo do jipe não era fazer test-drive, claro. Sua missão primordial era buscar sinais de compostos orgânicos, a matéria-prima da vida, em Marte. É a boa e velha caça aos marcianos, com a Nasa comendo pelas beiradas.
SUPERFÍCIE TÓXICA
Manja aquele pó vermelho que recobre toda a superfície de Marte? Ele contém percloratos, moléculas que, quando aquecidas, basicamente comem química orgânica no café da manhã. E aí complica tudo, porque o Curiosity mede a composição do solo ao esquentar amostras num forno.
O JEITO É CAVAR
A solução foi usar uma perfuratriz para tirar amostras de poeira do interior de rochas, livres de percloratos. Em dezembro de 2014, os cientistas da Nasa anunciaram sucesso: detectaram compostos orgânicos após furar uma rocha batizada Cumberland. Mas foi um tiquinho de nada.
QUE CHEIRO É ESSE?
O achado mais relevante do Curiosity, contudo, foi a detecção de uma emissão esquisita de metano que durou dois meses. A presença desse gás na atmosfera marciana subiu e depois caiu. Na Terra, a principal fonte de metano são microrganismos. Em Marte, pode ser um processo sem ligação com vida. Vai saber?
TOCANDO EM FRENTE
Apesar dos danos nas rodas, o jipe avança, cautelosamente, na direção do monte Sharp. Trata-se de uma encosta que tem várias camadas de rochas sedimentares expostas recentemente. Se houver moléculas orgânicas complexas se escondendo em Marte, é lá que vamos achá-las.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Salvador,
Gostaria saber o que foi descoberto sobre os satélites Phobos e Deimos. Eu sempre imaginei que um terceiro satélite foi quém deixou a Marte do jeito que ele está hoje caindo na superficie do planeta alguns centos de milhôes de anos atrás.
Sou seu fan.
alejandro
Valeu, Alejandro. Fobos está decaindo por arrasto atmosférico! Não tem a ver com um possível impacto!
Salvador, por gentileza, acabe logo com esse impasse, o eu marca registrada é o seu lado negro e desrespeitoso e o fabio seu fiel escudeiro? Essa pergunta teve quem ser feita por preocupação, única e simplesmente. Se por acaso, realmente não forem, evite tomar banho de imersão ou de banheira.
Tanto não é que estou no Alasca, usando internet via satélite e mal posso responder comentários. Mas ele continua atirando pra todo lado, como de costume, diretamente do patropi!
Salvador, boa estada e estudos. Aproveite bem e, nessa imensidão gelada, reflita: se esses micronismos atingidos deixam você feliz, quão grande será seu júbilo ao redescobrir seu Criador e Grande Arquiteto do Universo. Mesmo em sua incredulidade, que Deus te abençoe e proteja.
Com certeza para ver alguma pesquisa astronômica ou ambiental! Boa estadia e retorno, com novidades!
Desculpe a ignorância do veinho, porque “evite tomar banho de imersão ou de banheira”
Porque mata os dois afogados.
Para não afogar certas pessoas que estiverem ali… puxando…
Aliás, até deve-se procurar não demorar no chuveiro…
abs,
Certamente alusão pueril a uma forma bisonha e escatológica de “puxar o saco”.
Ao oswaldo, enfatizo a sugestão de vazar fora daqui. Defenestre-se. Escafeda-se.
E ainda: o que me garante que o oswaldo não é apenas mais um alterego do Salvador, ativado quando ele acha que nós, leitores, estamos meio enfadados?
PS. Salvador, desculpe-me por essa… só falta alguém achar que você é também o Apô.
Expressão que indica que puxas saco morreriam afogados, uma vez que estão pendurados lá….
Pelo lado bom o oswaldo não morreria nunca afogado, afinal, merda boia.
😀
Torça para não chover, sua comida será arrastada pelas correntezas.
3 anos com muitos erros, descobertas próximo a zero, foi bom que verificaram as falhas pro próximo Curiosity ter sucesso, foi um fracasso uma vez que foi lá pra tentar verificar micro-organismos mas se tornou impossível verificar isso com as aparelhagens enviadas..então virou brincar de carrinho por crianças grandes como passear por controle remoto verificar composições e tirar fotos.. uma pena. Embora acho que conseguiram uns sucessos que estão escondidos por fatores ocultos a nós.
Argumentos completamente inválidos. Tudo o que foi programado para ser feito, foi feito. E agora estão fazendo ALÉM do esperado, como aconteceu com a Opportunity, que foi planejada para operar durante 90 dias e já está ativa e mandando dados há mais de 4000 dias. Cada rover é uma evolução ao rover anterior, projetado para fazer mais do que o anterior. Mesmo as “falhas” são uteis para melhorar o desenho do próximo rover.
Levando em consideração que estão operando em um planeta a mais de 200.000 km de distância, conseguiram fazer sim MUITA coisa.
Na verdade está operando a uma distância de mais de 80 milhões de kilometros.
🙂 Tecnicamente, você não errou a distância, mas acho que você quis dizer “a mais de 200 milhões de km”
Isso, esqueci dos zeros extras. Pior que depois que comentei voltei pra corrigir e esqueci. Kkk
Nada a ver… A missão foi um sucesso tecnológico, o robô está funcionando muito além do previsto inicialmente e não encontrar microrganismos não é insucesso, é apenas resultado de pesquisas.
E a NASA não está escondendo nada, ao contrário, dá enorme publicidade sobre todas as missões.
Pelo visto Marte é apenas um planeta deserto e estéril mesmo. E pensar que Percival Lowell tinha convicção que havia uma civilização avançada por lá. Se estivesse vivo para ver essas missões dos jipes robóticos, ficaria profundamente decepcionado.
Ainda há esperanças. Não civilização, mas vida, simples e rara, mas vida.
Acho que realmente precisaremos da presença humana pra descartar ou não isso.
Sem dúvida uma expedição humana conseguirá, em 3 dias, muito mais informações que os robôs em toda a sua história.
O feeling é muito importante nesse tipo de jornada.
Tem como mandar um Jepe desse para a Paulista na próxima manifestação…
talvez encontre vida inteligente por lá…
Tá difícil de encontrar vida inteligente em qualquer lugar desse planeta aqui. Especialmente na Internet. 😛
RESUMINDO EM 3 ANOS NADA FOI DETECTADO!! PERDA DE TEMPO, DE DINHEIRO E O NOSSO PLANETA CONTINUA SENDO O ÚNICO HABITÁVEL E O ÚNICO COM CONDIÇÕES PARA HABITAÇÃO!!
Nada? Na verdade, tudo que o Curiosity estava equipado para procurar, ele já achou.
Tanto tempo lá, e só essas coisinhas.
Hum… Não™.
KKK MINI GREY NADA,DEVE SER O LULA QUE JA MANDARAM PRA LA KKK
Hum… NÃO™.
muito tempo perdido pra descobrir o que a biblia já encina… nao tem vida e so aqui q nosso senhor jessus deu o sopro da vida e o resto é tudo seco. o senhor fezx esse planeta pra dar a adao e eva e nao existe nada desses outros planetas que inventam pra tirar o foco da biblia do nosso senhor! amem
Nunca vi tamanha bobagem. Acredita, realmente, em fadas, duendes, fantasmas e mitos de tudo quanto é espécies? Vá estudar, meu amigo!
Pelo jeito a bíblia não ensina como escrever corretamente. Tá dose a quantidade de erros em apenas um comentário! KKKK
Que eu saiba, a bíblia diz que Deus criou a vida, não o “senhor jesus”…
Além da bíblia, leia um livro de gramática da língua portuguesa.
Caro Jesus, até a Bíblia fala em outros mundos.
Eu sou Cristão e não há nada na Bíblia que anule essa possibilidade.
Preciso de um jipe desses p enfrentar os buracos de são paulo
As rodas não aguentariam nem por uma semana.
Parabens pela materia e as informçoes!!!
Salvador, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho que tem feito. Gostaria de saber se existe a possibilidade de enviar um tipo de Drone com grande autonomia de voo para explorar uma área bem maior que a Curiosity ? Abraço.
Edvaldo, essa eu também posso responder! Hélices (como as que os drones terrestres possuem) não são performáticas na atmosfera rarefeita de Marte. Por isso o melhor modelo de explorador, por ora, são rovers como o Curiosity.
Porém estão testando alternativas, dá uma olhada aqui:
http://www.wired.co.uk/news/archive/2015-07/01/nasa-mars-drone
Mas até se tornarem realidade (se é que um dia irão) ainda tem muito chão.
🙂
Eu(TM), será que vale a pena tudo isso para apenas 10 minutos de voo? O rover me parece mais eficaz…
Abraços! Grato pelo link!
Radoico, pelo que entendi o objetivo seria fazer o mapeamento aéreo de forma mais detalhada que os atuais satélites que orbitam Marte, para planejamento de pousos futuros. Assim como as sondas que mapearam a Lua antes da chegada dos astronautas da Apollo.
😉
A baixa densidade da atmosfera complica bastante o uso de drones. Pelo menos estes convencionais. Eles não conseguiriam voar.
Taí uma dúvida que eu tenho também.
Um drone movido a energia solar.
Não vejo como ser tão difícil.
Mas eu tb não sei de nada né.
Já foi respondido. É impraticável devido à atmosfera rarefeita de Marte.
Posso estar enganado, mas acredito que a atmosfera bem mais rarefeita de Marte precisaríamos reprojetar tais drones. Acho que um drone projetado para funcionar aqui não conseguiria levantar voo lá…
Exatamente.
Olá Salvador … e quanto à água em forma de gelo no subsolo??
Deve estar lá. A Phoenix chegou a escavá-la.
Salvador, em todo esse período na superfície do planeta, tem-se uma ideia do campo (metros, km, etc…) percorrido pelo Jipe ? A pergunta é pra se ter uma idéia concreta do que mais podemos esperar. Pois, com uma área tão grande se ater somente a um pequeníssimo território…
http://mars.nasa.gov/msl/mission/whereistherovernow/
Jailton, acredito que pouco mais de 1km:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/curiosity-1ano-em-marte/curiosity-1ano-em-marte-capa.htm
Já a Opportunity, uns 40km:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/robo-da-nasa-bate-recorde-de-distancia-percorrida-em-marte
A curiosity já rodou mais de 11 km até agora. 🙂
Em tempo, 11km…dica do “EU” :
http://curiosityrover.com/tracking/drivelog.html
Bem… o metano É uma molécula orgânica. Aliás, o famoso ‘caldo’ do experimento que tentou recriar a origem da a vida na Terra contava com o metano, como uma das muitas substâncias que compunham o tal ‘caldo’.
moléculas orgânicas são necessárias para que eventualmente possam surgir organismos ao longo de MUITO TEMPO. mas não quer dizer que são produzidas por organismos.
Exato. Não confundir orgânico de Química orgânica com produzido por organismos. Móléculas orgânicas são parte da vida mas não necessariamente a vida.
Amo estes assuntos e fico muito feliz de termos recursos para procurarmos vida em outros planetas. Mas temo que estes estudos sejam utilizados por pessoas sem escrupulos que vão acabar destruindo outros planetas como tentam destruir a terra….
Abraços e ate a proxima segunda 🙂
Tem que temer mesmo, pq o negócio é comê, bebê e amá que o mundo vai acabá!
Fiquei com medo 🙁
E você vai se calá… kkkk
Só se você se matá!
Boa!!!!!
Eu só queria que a Nasa enviasse um jipe desse na cratera Occator em Ceres,e outro jipe em Calisto (Das luas de Júpiter, é o que eu acho que deve haver melhores condições para bases humanas futuras, devido a baixa radiação).
Deve custar baratinho,baratinho enviar eles..hehe.
É O FUTURO PRESENTE!
Putz, que bela reportagem, falou das rodas e ….. voltou a falar das rodas……
Não é uma reportagem. É uma coluna. 😉
Salvador, parabéns como sempre, ótimas postagens e ótimas respostas!
Gostaria que existissem mais Salvadores por aí..
Resposta na lata ! KKKKK Tem futuro esse jovem se fosse menos cético seria perfeito, fazer o q né ninguém é perfeito ! As vezes nem a idade consegue mudar isso!Quem sabe em outra dimensão ou em outro universo paralelo rsss rss
Putz, que belo comentário, falou merda e ….. voltou a falar merda……
Como sempre.
Também esperava mais da “coluna”, UOL também deveria esperar!
A coluna não é do UOL, é da Folha. 😉
TÓIN!
Não tem o que falar, faça um favor a todos; Fique quieto!!
Isso foi “pra Eu™” ou pro beócio do Smith?
Reação do Salvador ao ler o comentário crítico do John Smith: #SóQueNão
http://1.bp.blogspot.com/-fk3M0sLCFGI/U7ItLcb2lkI/AAAAAAAAEW4/vRKGdYuUWfM/s1600/pc-meme-enforcar.jpg
As rodas são o problema principal, aquilo que mais está atrapalhando a Curiosity, mas ela já superou de muito o tempo de vida calculado para a missão!
Ainda que o Salvador tivesse falado apenas das rodas do Curiosity (que não foi o caso) já teria escrito uma excelente coluna. Eu não sabia de nenhuma destas informações que ele nos contou neste post e, com certeza, me trouxe mais conhecimentos e curiosidade para querer saber mais. Obrigado Salvador!
Para você ver como são as coisas, e como o pessoal critica sem noção alguma, a Emily Lakdawala publicou uma matéria inteira SÓ sobre as rodas!
http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2014/08190630-curiosity-wheel-damage.html
Vida longa para o jipe!
Torcendo para as rodinhas dele aguentar o tranco!
Parabéns pelas suas explicações, mas poderia tirar uma duvida? As fotos de Ceres e de Plutão estão muito nítidas e bem iluminadas, como isto é possível na distância que estão do Sol e a luz ser escassa?
Na verdade, apesar da distância, há bastante luz solar. E para captar detalhes, basta aumentar o tempo de exposição da câmera.
Mas aumentar o tempo de exposição funciona, viajando a enorme velocidade que a sonda passou?
Sim
A NASA explicou à nossa luminosidade no final da tarde, lá pelas 17:30, 18:00h… Nesses momentos, é bem iluminado, fiquei surpreso!
Ops, saiu truncado…
A NASA explicou que a luminosidade ao meio-dia em Plutão é igual à nossa, aqui, lá pelas 17:30, 18:00h. É bastante, fiquei surpreso!
Salvador,
Marte me interessa desde criança, mas uma dúvida sobre a aparência da atmosfera.
A pressão atmosférica é de cerca de 1% da terrestre, né? Mas isso não significa que tenha 1% da espessura, certo? Pergunto, pois já soltei balões de hélio até a estratosfera e o céu é negro a esta pressão. Em Marte ele não deveria ser mais escuro também?
1% da pressão não indica 1% da espessura. Tem a ver com densidade, não só a coluna de ar. A rigor, a atmosfera de Marte produz o mesmo espalhamento que deixa o nosso céu azul. Mas a presença de muita poeira no ar dá esse tom salmão.
Pressão atmosférica = Massa da coluna de gases, multiplicado pela gravidade / área de superfície.
Exemplo na terra:
Pressão ao nível do mar = 1,033 Kilograma.força da gravidade(9,8m/s2) / 1 cm2.
Em Marte a pressão é apenas 0,6% dessa, o que significa dizer que lá existem cerca 16,5 gramas de gases sobre cada cm2, enquanto na terra temos 1033 gramas.
A gravidade lá é de 3,7m/s2.
Quanto à espessura da atmosfera, isso é uma conta mais difícil de se fazer, porque depende também da temperatura.
Dê uma olhada na Wikipedia: Atmosfera de Marte.
Salvador. Então o que se presume é que depois de 3 anos e bilhões em orçamento, as descobertas foram pífias ?? Em que, então, essas descobertas foram importantes para a ciência atual ?? Fora o Marketing, é claro.
Elas fazem parte de um plano de longo prazo para investigar a história de Marte e sua possível relação com a vida. Você acha que é pouco? Mas e se esse metano for achave para encontrar colônias ativas de bactérias em Marte?
Concordo. seria uma grande descoberta colônias de bactérias como fonte geradora de metano. Mas, esse “longo prazo” já não teria aspirado ? Visto que, a sonda, se quer foi construída para durar todo esse tempo e também levando em conta que enviaram outras duas (Spirit e Opportunity) para fazer o mesmo trabalho. Sabe-se que o metano também pode ser formado de forma abiótica. Considerando os custos x benefícios, você acha que já é hora de jogar a toalha ou pode vir alguma coisa que nos surpreenda por aí ?
Desculpe, na verdade me expressei errado. Quis dizer que outras foram enviadas com o mesmo objetivo, não só duas outras. Foram onze se não me engano (em solo).
Acho que pode rolar algo mais no monte Sharp. Mas a sonda só pode detectar o que está equipada para detectar. Ela não tem experimentos de detecção de vida…
Recomendo que leia: “Plutão e seus reflexos na ciência, tecnologia e nossa existência.” ->
https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/07/16/plutao-e-seus-reflexos-na-ciencia-tecnologia-e-nossa-existencia/
Além disso, está colhendo informações para uma futura visita de astronautas…
Pesquisa básica é isso. Do que se aprende, cria-se as aplicações.
Sabemos que o governo americano não permite a Nasa contar ao mundo o que já achou de fabuloso em Marte. Nunca ficaremos sabendo. Mas em setembro, a Terra terá algo com que se preocupar, vai ter assunto pra falar pro resto das suas vidas, se existir alguém por aquí. Cuidade, vamos para o espaço en quanto “eles” vem de volta para o que já é seu de direito por milhões de anos… Nós os aniquiladores de planetas não somos nem temos nada nessa vida.
Tchau!
Em outubro a gente conversa! Hehehe
Quero só ver, Chico, digo, Claudio! Duvido que você volte com o rabinho entre as pernas pra dizer que estava errado e pedir desculpas por existir.
KKK
Seremos invadidos? Ótimo!
Já não aguento mais notícias sobre petrolão, Dilma ou impeachment. Uma invasão alienígena tornaria os jornais interessantes de se ler! haha
Se formos escravizados por algum império galático do mal, quero trabalhar em um outro planta alienígena.
Não vejo razões para não aproveitarmos o cativeiro, uma viagem espacial para uma colônia de trabalhos forçados no sistema Beta Gama II, seria uma experiência única vida.
Queria viajar nas ideias assim que nem você. Pena que o senso critico me impede. kkkk
Beba um litro de Varsol que tu viaja igualzinho o Chico.
Talvez tenhamos uma bela notícia em setembro: a queda do governo do PT!
(Imagino que o Eu(TM) não vai me perdoar por essa…) 🙂
Tenho certeza que serás perdoado, você tem status de membro ativo! rsss
Sim, eu e o Radoico somos membros ativos. Mas tem muitos passivos aqui procurando assunto…. Né?
🙂
Grato, mas não devo abusar… 😀
Será? Tão falando sobre essa queda aí desde o começo do ano, e até agora necas. Mais fácil o Nibiru aparecer ou o mundo acabar em Setembro.
😀 🙂 😀 🙂
Radoico, tecnicamente, ainda há crime de responsabilidade pelo qual a presidente possa responder. O impeachment é pouco provável, tanto na questão jurídica como na seara política, principalmente com PMDB apoiando o governo.
Desta triste história restará apenas a lição cívica. Quem sabe assim o brasileiro pense melhor antes de reconduzir ou levar ao poder um presidente descaradamente incompetente.
Que 2018 chegue logo, até lá vamos sofrer um bocado.
ainda não há*
Fazendo apologia ao fim do mundo? Isso é terrorismo barato, Claudio Bento!
Terrorismo é a especialidade de alguns, especialmente de alguns membros da “ala religiosa”.
“Joelhos dobrarão”, “dentes rangerão”, “abram os olhos”, “mimimi”, “cócócó”.
E até agora… NADA.
Falácias, apenas falácias.
Salvador, bom dia.
Olhando detalhadamente, tive a impressão de ver a cabeça de uma pequena criatura, com 2 olhos negros, boca e um topete, pegando carona na Curiosity. Localizada abaixo e ao lado esquerdo do suporte da câmera, em uma superfície aluminizada de formato quase triangular. Para criar um pouco de polemica na foto, parece um mini-grey.
Abraços, adoro sua coluna.
Sim, isso se chama pareidolia. E acredite, você não está sozinho.
Seria a carona mais lenta da história… o Curiosity se move numa média de 1 metro por minuto…
Seria isso aqui no círculo vermelho?
Se for, não é mini-grey nenhum. É apenas um dos instrumentos metereológicos do rover!
ENHANCE!
The Rover Environmental Monitoring Station (REMS)
http://www.wired.com/images_blogs/wiredscience/2012/11/curiosity.jpg
De outro ângulo:
http://www.wired.com/images_blogs/wiredscience/2012/11/curiosity.jpg
kkkk
Algumas pessoas conseguem ver Jesus em torradas tb!
Então…
Pelo aqui exposto, nãp foi descoberto nada de útil!
O que você esperava de “útil” em Marte?
José Antônio ????? Só não atendeu as expectativas, mas foi um sucesso…
http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2014/08/06/robo-curiosity-completa-dois-anos-em-marte/
Foram encontrados apenas pistas inúteis que apontam para a possibilidade de existência de vida inútil Afinal, as bactérias marcianas não fazem nada na maior parte do tempo, são umas inúteis!
Tem mais células de bactéria em você do que células de você em você. Elas mandam no mundo e você nem notou… 😉
Tava apenas brincando no meu comentário acima em resposta ao outro. Aliás, 50% da massa do nosso coco são bactérias! (Só não tente visualizar essa informação não muito agradável) Elas estão em toda parte!!!
E lá em Marte talvez habitem o subsolo, que processos biológicos elas fazem lá? Isso são outros quinhentos.
A coisa mais difícil do mundo é colocar ironia num texto escrito… Até eu estranhei seu comentário… Pensei “será outro Victor?” 🙂
TÓIN!
Victor, inútil foi teu comentário…
Qual dos dois comentários! hahaha
Salvador, que energia toca o funcionamento desse veículo? Porque três anos rodando sem reabastecimento vou querer um desse na minha garagem… mesmo com roda de alumínio !
RTG. Plutônio. 😉
Plutônio! Meu Delorean necessita de plutônio para alimentar o “Capacitor de Fluxo” com 1,21 Gigawatt de energia. Mas com a crise energética atual, o preço do plutônio disparou! 🙁 Vou ter que pegar “emprestado” com os Líbios.
E, infelizmente, não vende em farmácia. 🙁
MELHOR NÃO.
Com todo o respeito, não acredito na Nasa e nessas informações “inéditas” que ela traz…
Azar o seu. Hehehe
Ta na cara que essa fotinha foi tirada em algum deserto rochoso aqui pela terra mesmo.
E as de Saturno eles tiram onde? 😛
É mesmo? E eu consigo voar e solto lasers pelos olhos. Me chame de SuperEu™!
A semelhança entre as duas afirmações é que, sem provas, são apenas falácias.
E aí. Você apresenta alguma evidência que as fotos foram tiradas em “algum deserto rochoso aqui pela terra”?
“A coisa boa sobre a ciência é que ela funciona, você acreditando ou não” – Tyson, Neil DeGrasse
Fiquei curioso para saber em que mais você não acredita rsrsrsrs
Melhor não, cara. O que você ler não pode ser “deslido”. Não provoca! 😀
Besteira…kkkk
você acreditando ou não acreditando, isto simplesmente não altera em nada os resultados das pesquisas…
Nunca vao achar vida em outro planeta, a cabeça do homem é tão oca que não cabe essa lógica, nosso planeta é o único a ter seres humanos, entendam isso, milhões estão sendo jogados fora ao invês de investirem e vida de milhares de pessoas passando fome em outros paises.
Nunca vao achar vida em outro planeta
Prove
a cabeça do homem é tão oca que não cabe essa lógica,
É, seu comentário exemplifica bem o quão oca é a cabeça do homem.
nosso planeta é o único a ter seres humanos,
Prove
milhões estão sendo jogados fora ao invês de investirem e vida de milhares de pessoas passando fome em outros paises.
Quanto você doou hoje pra ajudar os famintos?
procurar tudo bem, podemos, não deveríamos com tantos problemas no planeta natal, mas podemos
mas com tamanha probabilidade pro não de vida do jeito que a conhecemos…
vai que o cara tá certo… nos matamos e matamos a outros pra ganhar muito pouco em troca. Se é que ganhamos…
não doar nada para outros não tira a razão de não ser ético se gastar tanto com algo que não terá impacto imediato em problemas reais. Não ter meios de ação significa não ter poder para a ação. E quem financia e monta uma expedição dessas tem poder e meios de ação… Acaba que a critica do cara tem razão…
Não, não tem razão. Exploração espacial traz resultados diretos e indiretos que auxiliam no tratamento dos problemas apontados pelo indivíduo.
Sem falar que o montante investido é insignificante frente aos valores gastos com manutenção militar, por exemplo, que traz MUITO MENOS RESULTADOS para a população faminta. Então se há um lugar de onde o dinheiro “deverá ser tirado para alimentar as bocas famintas, pobres coitados”, seria do orçamento militar e não da exploração espacial.
Inclusive recomendo o seguinte texto:
http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/por-que-gastar-em-exploracao-espacial-com-tanta-gente-passando-fome/
Já que essa falácia do “tanta gente morrendo de x em y com tanto dinheiro sendo ‘gasto’ em exploração espacial” é velho, mais velho do que muitos imaginam.
PAra realizar uma missão como essa houve a necessidade de desenvolver tecnologias que, já ou mais tarde, serão utilizadas aqui na Terra para melhorar a qualidade de vida humana.
Se não fossem os gastos com “ciência inútil”, estaríamos na Idade Média, ou pior…
Essa conversa de que dinheiro investido poderia ter sido revertido para sanar a fome aqui é pura “balela”.
Veja: https://www.youtube.com/watch?v=quhfy7BM7EA
“nosso planeta é o único a ter seres humanos, ”
provavelmente sim. mas de onde você tirou esta ideia de que estão procurando outros seres humanos?? ah tá, deve ter vindo de dentro de sua cabeça oca…
“milhões estão sendo jogados fora ao invês de investirem e vida de milhares de pessoas passando fome em outros paises.”
errou de novo, são alguns bilhões… se estão sendo jogados fora, aí é algo a se discutir…
Seres humanos iguais a nós é difícil, a vida se desenvolve conforme o ambiente permite. Mas vida, sim, deve existir lá fora.
Realmente a cabeça do homem é oca, e a sua é um belo exemplo disso.
Sucesso à NASA e ao “jeepinho”!!
Nada com nada.. muito interessante
Bem mais interessante do que esse seu comentário. Isso é certo. E não precisa ser cientista pra notar.
Na minha opinião, Salvador, nós teremos confirmação de vida fora da terra se alguma civilização nos visitar e fazer contato. Se é tão complicado ter esta certeza em um planeta tão perto ( levando em consideração o tamanho do cosmos ) Quem dirá se esperar ter tecnologia para visitar outra estrela.
Se não acharmos vida aqui nosso quintal (sistema solar), há várias alternativas, temos o programa seti e uma nova geração de supertelescópios espaciais que serão lançados nos próximos anos. Estes telescópios poderão analisar a luz e atmosfera de exoplanetas rochosos e encontrar traços em sua superfície que indiquem a presença de formas de vida como a conhecemos. Assim, não necessariamente, termos que esperar por uma visitinha deles.
Qual a previsão de tempo de operação do Curiosity?
O fator limitante a essa altura são as rodas. Mais uns 2 anos pelo menos.
Este robozinho tá sozinho em Marte, e pelo jeito tá difícil de encontrar alguma outra coisa que nao seja poeira e pedras….tomara que ele encontre um lago cheio de peixes, daí vão dizer que tem vida em marte.
Tá sozinho não, tem um monte de outros “robôs” e naves humanas por lá.
E o Matt Damon.
😛
Grande Eu™,
Eu já tinha redigido a resposta “E o Mark Watney”, mas googlei antes pra não passar vergonha…
sds!
Hehe.. Mark Watney, esse é o cara. 😀
Preferi citá-lo como o Damon, pois como muitos não leram o livro e só viram o trailer do filme, a piada fica mais fácil de ser compreendida.
🙂
Ansioso pelo filme 8-D
Matt Damon!!! hahahahaha
Osvaldo…pesquise mais:
http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/sondas-em-marte/
Interessante, a curiosidade do ser humano é grande, o universo é vasto. Que essa “curiosidade” venha trazer benefícios para todos nós.
Já trás, e muita, leia a parte sobre spinoff’s:
https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/07/16/plutao-e-seus-reflexos-na-ciencia-tecnologia-e-nossa-existencia/
É isso aí! Até aqui, tem trazido, basta comparar nossa qualidade de vida com a dos que viviam na Idade Média, por exemplo…
Ou seja, cada planeta do sistema solar tem sua composição familiar. Na Terra, uma complexa receita de ingredientes formou a vida, algo extremamente frágil, sutil e raro. Com isso podemos dizer que a probabilidade de encontrarmos vida em estágio avançado no universo será remotíssima.
Não sei de onde você tirou isso. Os ingredientes da Terra são comuns. A receita pode não ser tão comum. A conferir.
Desculpe Salvador, mas o amigo de cima tem razão. O que a Terra tem, outros planetas também tem, mas não tudo ao mesmo tempo. A Terra não só tem elementos que tornam a vida possível como também de proteção, suas colunas tem mostrados isso (sou ávido leitor seu). Nada indica que outros planetas tenham o que a Terra tem de forma combinada. A disposição em relação ao Sol, os escudos invisíveis, a vegetação, os elementos químicos… tudo isso combinado num único planeta não é comum nem de longe! Nosso planeta é único! O problema são os inquilinos, com ressalvas.
Peter,
Com a quantidade de estrelas, (quase impossível de calcular), presentes no universo, e de planetas que se estima muito mais, a probabilidade de que todos os fatores que simultaneamente encontramos na terra possa se repetir em outro astro é muito grande
Sim, temos camada de ozônio que nos protege, atmosfera respirável, placas tectônicas, vida vegetal e animal, grandes oceanos, temperatura viável, polos magnéticos, etc. Não encontrarão jamais algo igual.
esqueceu da lição do Salvador, fica a dica
“Com a quantidade de estrelas, (quase impossível de calcular), presentes no universo, e de planetas que se estima muito mais, a probabilidade de que todos os fatores que simultaneamente encontramos na terra possa se repetir em outro astro é muito grande”
Como o Salvador falou, a receita é a mesma em todo o cosmo…as condições é que casaram e demos “sorte” de aparecer… mas é muito provável que a “sorte” tenha batido em outras portas…
é exatamente o contrário, Laercio! tudo o que temos aqui encontramos em inúmeras outras partes do universo. e mesmo a receita parece não ser única, pois encontramos vida em locais extremos de nosso próprio planeta que aparentemente se desenvolveram usando ingredientes e receitas diferentes daquelas que acreditávamos antes serem as únicas possíveis.
de certa forma, pelo que se conhece do processo da vida hoje em dia, não seria surpresa nenhuma descobrir que ela se desenvolveu em outro lugar. o que surpreende, na verdade, é ainda não as termos encontrado! mas acredito ser só questão de tempo e paciência… 🙂
Salvador,Afinal que pontos luminosos são aqueles em
CERES
Gelo ou sais ou os dois.
É engraçado pensar que podemos terraformar Marte em um tempo de vida útil como gostamos de pensar à vezes.
Isso porque a “terraformação” da Terra demorou alguns bilhões de anos. A Terra só se tornou um mundo respirável para nós humanos bilhões anos depois que a vida surgiu aqui.
Não existe vida em nossa galáxia e nunca existiu a não ser em nosso planeta. isso é bíblico e ponto final. fora de nosso sistema sim, mas nunca chegaremos lá com nossa vã tecnologia. se acreditássemos mais na bíblia, menos dinheiro seria desperdiçado nesses projetos e investiríamos mais na melhoria das condições de vida do planeta que vivemos.
isso é bíblico e ponto final
Segundo a bíblia, morcego é uma ave, a Terra é plana, é o centro do universo e cobras e jumentas falam.
Seu argumento é inválido em muitos níveis.
Pq não vai falar asneiras no culto?2015 e tem gente falando na bíblia…
Essa foi pra mim ou pro macedo?
Segundo a bíblia, a escravidão é aceitável e as mulheres não devem ter ideias próprias, apenas seguir o que seus maridos dizem…
Leia um pouco mais o livro, não fique só nos mesmos versículos que seu pastor ou padre mandam…
A bíblia é um conjunto de lendas, algumas copiadas de lendas de outras religiões, escrito há mais de 3500 anos. Quando a bíblia foi compilada (sabe-se lá por quem…) os sábios da época achavam que a terra era plana, ou era sustentada nos ombros de Atlas, ou por um elefante, ou por tartarugas gigantes… Não faz o menor sentido levar a bíblia ao pé da letra. Poderia escrever um compêndio maior do que a bíblia, só apontando erros absurdos que constam dos relatos.
O Novo Testamento foi compilado no concílio patrocinado pelo imperador Constantino, na fundação da Igreja Católica. Juntaram-se todos os livros existentes, incluindo a Bíblia judaica, retiraram-se alguns que não interessavam aos poderosos do momento e montaram um documento para embasar a nova igreja. Isso 300 anos DEPOIS do aclamado nascimento de Cristo.
Sim! E a Terra fica no centro do universo e tem só 6 mil anos!
hummff….. SABE DE NADA INOCENTE.
Macedo, comece distribuindo o dízimo da igreja…alias, os líderes religiosos bem que podiam doar tudo né? Aí sim, a fome daria uma diminuída.
Não existe vida em nossa galáxia, mas fora do sistema solar sim, oi?
Não sabia que a via-láctea ficava todinha inserida dentro do nosso sistema solar.
Achava que era o contrário! Vai ver é a “versão cosmológica” do dilema de Santo Agostinho, que originalmente falava sobre colocar toda a água do mar num reles buraco.
“É mais fácil colocar toda a galáxia dentro do sistema solar do que compreender os mistérios de Deus.”
Maravilha, vou ler a bíblia e parar de acompanhar o blog do Salvador, afinal, todo o conhecimento do universo tá lá, enquanto o Salvador só nos dá pitadas deste conhecimento! kkkkk
Se todos acreditassem na Bíblia, estaríamos, ainda vivendo na idade média. Se a humanidade evoluiu ao que é hoje, deve-se e muito aos que não acreditam em fadas, duendes e fantasmas.
Macedo, devagar. Eu NÃO acredito (isso é uma questão de fé, eu não posso provar nada que não são reais ou que são) que os aparecimentos de ovnis atuais que realmente são ovnis, se são realmente vida inteligente de outro planeta. Pra mim são manifestações demoníacas e vão dar as caras daqui a pouco, pra todo mundo ver e crer que fizemos contato, fechando o ciclo completo do plano de satanás de enganar a humanidade e jogá-la no grande engano profetizado do fim dos tempos. A única coisa que pode unir o planeta inteiro em torno de um governo global é uma ameaça externa real, onde se justifique a dissolvição dos estados e soberanias nacionais, com um único líder para comandar a desgraceira que vem depois. Mas nós NÃO podemos afirmar o que a Bíblia NÃO DIZ. A Bíblia NÃO fala nada sobre existencia de vida em outros mundos, inteligente ou não. Logo, NÃO afirme aquilo que a Bíblia NÃO diz. Pesquisas científicas são constatações. Se existir atividade biológica em outro planeta, existe e ponto, acabou.
Sabe aonde estão os demônios, MAXWEL? Em todo lugar procurando diversas maneiras ardilosas para fazer o ser humano regredir em sua evolução. Sabe como eles fazem isto? Dizendo para todo mundo que tudo o que o ser humano pensa e faz não serve para nada e que todo mundo deveria permanecer o tempo todo aceitando as verdades ditas pelos demônios. Eles contam com a falta de capacidade intelectual de muita gente e a desonestidade intelectual de alguns picaretas para conseguirem sucesso no seu intento.
Pelo que sabemos hoje, uma bactéria comum aqui na Terra, da espécie “Serratia liquefacienser”, poderia em tese sobreviver em Marte em condições privilegiadas aonde exista pouca água escondida da radiação ultravioleta, ou seja, em partes do subsolo marciano. Ela é bem resite ao frio, a baixa pressão e a grande concentração atmosférica de dióxido de carbono.
Também há indícios que outras bactérias mais resistentes, inclusive, poderiam sobreviver no vácuo do espaço, já que algumas culturas de bactérias parecem ter se desenvolvido no casco exterior da Estação Espacial Internacional.
Minha aposta é que as bactérias marcianas são bem resistentes e estão lá, escondidinhas a nossa espera. Infelizmente os robôs têm um alcance de pesquisa e observação bem limitados, já que só fazem aquilo que foram projetos e programados para fazer.
É importante que a humanidade vá ao planeta vermelho até para provar a nós mesmos que podemos sim, viajar para outro planeta, de forma a inciar uma nova era na exploração espacial.
E uma vez que pisarmos lá em Marte, as descobertas científicas pipocarão igual grãos de milho dentro de uma panela quente besuntada de manteiga.
Os “micro-marcianos” estarão lá, por toda a parte, escondidos no subsolo, sobrevivendo em condições duras e inóspitas há 4 bilhões de anos, desde que água do planeta vermelho se foi a nossa espera. E se pudessem dizer alguma coisa, diriam, humanos porque demoraram tanto a nos visitar? rsrs
Salvador, além do Curiosity tem outro robozinho andando por Marte há mais de uma década, não? O que ele descobriu também?
Salvador, qual a previsão para chegar ao Monte Sharp?
O monte “Sharp” não é nenhuma “Brastemp”! Tum-dum-tsss…
A NASA sacaneou os astronautas que “foram à lua”, levou-os do lado escuro da lua. Todas as fotos e vídeos de robôs que já pousaram na lua, marte, cometa etc, o fizeram do lado claro, (onde bate sol). Este último, levou até “pau de self” para fazer fotos. Que sacanagem fizeram com os heróis americanos que “foram á lua”.
Não faço ideia do que você está falando. Todas as missões Apollo foram no dia lunar.
Que sacanagem fizeram com você, ao impedi-lo de estudar e saber detalhes sobre o Programa Apollo. Isso seria o suficiente pra você não precisar passar vergonha ao comentar sobre o que não sabe.
Não existe lado escuro, amigo. O que existe é o lado “oculto”. O lado que não podemos ver devido ao sincronismo da rotação da lua com a rotação da Terra é iluminado durante a fase de Lua Nova (quando a Lua esta lá mas não a vemos).
Cleiton, sacanagem é ter que ler essas suas baboseiras…
quanta asneira!!! não existe nenhum “lado escuro” da lua. existe um lado visível para nós e outro invisível, mas ambos ficam claro e escuro ao longo de um dia lunar (que dura 28 dias nossos). a propósito, quando o lado visível da lua está escuro para nós (lua nova), é dia no lado “invisível”.
pra completar: todas as missões lunares aconteceram do lado “visível”, caso contrário não seria possível enviar e receber as comunicações ao vivo dos astronautas enquanto eles exploravam a superfície do satélite.
Cleiton, você está certo.
Veja, o céu é escuro e sem estrelas. Então, claro que é noite lá! Aquela iluminação, ouvi dizer, é do Stanley Kubrikck.
A bandeira tremula, e lá não tem vento. As sombras estão em direções opostas.
Sabe como fiquei sabendo disso? De um livro que pedi de natal pro Papai Noel.
Obs.: não conte pro papai que eu estou usando o computador dele.
A bandeira não tremula.
Salva, o mc estava sendo sarcástico. 😀
Ô Salva… pra ele, tremula, sim. Afinal, para ele os astronautas só “foram” à lua…
Bom, a lua gira em torno do próprio eixo em um movimento de rotação.
Só que o movimento de rotação da Lua coincide com o movimento de revolução dela entorno da Terra, por isso a Lua sempre mostra a mesma face para nós.
Com esse exemplo fica fácil entender:
É como se você circulasse ao redor de uma cadeira, mas sempre procurando olhar fixamente para a cadeira enquanto movimenta ao redor dela. Nesse processo você acaba girando ao redor do seu próprio eixo (rotação), enquanto circula a cadeira (revolução).
No entanto, o lado que não vemos não é o lado escuro, é o lado invisível, simplesmente porque não está voltado para nós.
Não existe isso de lado escuro da lua. Durante o movimento de revolução da Lua ao redor da Terra, todos os lados recebem luz solar a media que a lua vai orbitando a Terra.
Quando é Lua Cheia, o lado da lua voltado para nós recebe toda a luz do Sol.
Já quando é Lua Nova, o lado invisível (que não está voltado para nós), recebe toda a luz.
😉
A Lua não tem “lado escuro”, ela gira em torno de si mesma e, com isso, toda ela tem dias e noites, como nós.
Ocorre apenas que sua rotação coincide com a translação em torno da Terra e, por isso, ela tem a mesma face voltada sempre para a Terra.
Não entendi o seu comentário, pode ser mais lúcido? Será que faltou conhecimento sobre o assunto?
Salvador, alguma previsão de quando ele chega no monte Sharp?
Depende de acharem um caminho bom… Mas vai mais de ano.
Como todo aprendizado humano é recheada de erros e acertos em processos cumulativos. Certamente as empresas que forneceram partes e peças do jipinho se desenvolvem com os resultados colocando-os anos-luz em tecnologia à frente dos outros países e que num futuro próximo estarão à disposição dos consumidores.
triste mesmo é saber que os russos já mandaram jipinhos e robos desde a década de 60 pra lua se não me engano. Atrasados atrasados esses americanos.
Quantos jipinhos os russos já mandaran para Marte?
Resposta: 0
TÓIN!
Salvador, quanto tempo leva para chegar lá no monte Sharp?
Homem de pouca fé. Descobriu-se, isso se não for achismo: que o terreno é irregular; que não existe compostos orgânicos (sumiram); que a superfície é tóxica e as perfurações também; que tudo que sobe cai; que não vamos encontram nada fora o óbvio (porque não existe nada a ser encontrado). Aguardemos as próximas descobertas.
Oswaldo, você exala inteligência. Alguém já te disse isso? 😛
Não só exalo, como transpiro e repasso.
Ô.
inteligência = pum?
E otimismo! E uma visão clara e brilhante sobre a beleza do universo!
Oswaldo para você que acha que a bíblia é o único do universo, já dizia o Tomás de Aquino, que inclusive foi canonizado e virou santo da igreja católica (o que não deixa de ser uma doce ironia):
“Timeo hominem unius libri.” Ou seja, “Temo o homem de um livro só”
Se forcar o seu conhecimento apenas naquilo que falam da bíblia será eternamente o temível homem de um livro só!
único livro*
Focar*
não foi muito bem só isso, embora seja muito investimento para pouco retorno, também acho, mas de fato o dinheiro seria bem melhor empregado se fosse usado para alimentar os famintos no mundo. Descobrir um único fóssil de uma proto bactéria num passado muito remoto de um planeta que não é a terra é mais importante que aliviar o sofrimento de milhões e amenizar a fome no mundo. Desde que o sofrimento não seja meu, e o estomago com fome também não, uma proto bactéria em outro mundo, nem que seja de outra galáxia, é mais importante que milhões vivos. Triste triste, muito triste
Você está enganado. Para onde você acha que vai o dinheiro do Curiosity, pra Marte? Não, ele é gasto aqui na Terra, alimentando milhões que trabalham na indústria, na ciência e na engenharia. Se você pegar o dinheiro e gastar em comida para os famintos, vai deixar quem depende do programa espacial faminto no lugar. Com o agravante de não desenvolver tecnologias que pudessem no fim das contas diminuir o número total de famintos.
Salvador, às vezes eu sinto você pregando a um auditório repleto de samambaias. Tem as tais pérolas aos porcos. Haja pérolas. Enfim, queira ele ou não, você vai para o céu do Apô.
ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE???? HÉIMM???
Certeza que bactérias são mais importantes que você. Morra de fome.
é a velha história de dar o peixe e não ensinar também, todos que vem falando nesse assunto dos famintos parecem ter um bloqueio mental e se esquecem do mais importante
não se esqueça que o programa espacial fomenta a curiosidade e forma cientistas, quer bênção melhor que essa? estes que vão melhorar nosso futuro, e não simplesmente dando esmolas sem atacar o problema pela raiz
Apesar de tudo, o JIPE vem se mostrando bastante resistente e versátil. 🙂
Não sei se encontrarão,em um futuro próximo,algum tipo de vida em nosso próprio sistema solar,como,por exemplos,em algumas luas jovianas e saturnianas ou mesmo em Marte ou Vênus(por quê não?),porém,a descoberta de algum tipo de vida em nosso “próprio quintal”,calariam as vozes de muitos que não acreditam em existência de algum tipo de vida fora de nosso pequeno planeta azul.
Abraços para você,Salvador!
Uma voz que eu adoraria ver se calar seria a do Apolinário Messias hehe 😛
Iran, ao ler seu comentário, tira-se uma conclusão sobre esses “crentelhos”: Eles acreditam em fadas, duendes e fantasmas, e não acreditam em vida alienígena. É uma grande incoerência dessa turma. Tenho a ligeira impressão, que em duas décadas, teremos a resposta para o famoso Paradoxo de Fermi: Onde estão os outros? Teremos a resposta sim, nem que seja em forma de bactérias e outras formas de vida.
Salva, quanto já esta marcando o hodômetro do Curiosity? Abs…
Não sou o Salvador, mas essa eu sei!
http://curiosityrover.com/tracking/drivelog.html
Até o momento pouco mais de 11 km.
Show!!! Valeu….
Mas ainda acho que a NASA apostou errado na estrutura das rodas.. uma espessura um pouquinho maior não iria acrescentar tanto peso a mais… mas isso é palpite, agora é torcer para elas aguentarem bem mais que o ano que falta até o monte Sharp…
Pois é, Leo. E olha que elas foram testadas exaustivamente. Mas na Mars 2020 vão corrigir essa falha.
BÔNUS: pra quem acha que as rodas são “rodinhas”, olha o tamanho delas!
http://www.garrettbelmont.com/blog/wp-content/uploads/2012/08/PIA13384_crop_1-1024×893.jpg
http://img.gawkerassets.com/img/17v2ba0l1wmx5jpg/original.jpg
http://www.nasa.gov/sites/default/files/images/673116main_ED12-0250-03.jpg
Eram 2 jipes não eram?
São vários, mas o último (e um dos que ainda estão ativos) é o Curiosity, citado no post.