Astronomia: O lado oculto da Lua
Conheça seis curiosidades sobre a face lunar que nunca podemos ver da Terra, o misterioso lado oculto da Lua.
TRAVADA
O lado afastado da Lua traz um fascínio todo especial. Afinal, não importa quanto tempo olhemos, jamais conseguiremos vê-lo da Terra. Influenciada pela gravidade do planeta, a Lua mantém a mesma face voltada para nós o tempo todo.
LADO “ESCURO”?
Olha só, o lado é afastado, mas não é escuro. Esse papo é culpa do Pink Floyd. Os caras lançaram um disco em 1973 e popularizaram a expressão “Dark Side of the Moon” — lado escuro da Lua. Só que não existe esse lado! A Lua gira com relação ao Sol, de modo que todas as partes dela recebem luz, exceto…
CRATERAS POLARES
…alguns buracos escavados por impactos nos polos lunares. No fundo dessas crateras, nunca bate luz. Lá, é sempre muito frio — e há indícios de que exista gelo de água no fundo. Pode ser uma mão na roda um dia, para a futura colonização da Lua.
OBRIGADO, CAMARADAS!
A primeira imagem que tivemos da face oculta veio da sonda soviética Luna-3, em 1959. E desde então toneladas de sondas já o fotografaram. Então esqueça aquelas teorias da conspiração de que agências espaciais escondem coisas do lado afastado. Mentira.
O MISTÉRIO VERDADEIRO
Uma coisa realmente estranha sobre o lado afastado é que ele não tem quase nenhuma daquelas manchas cinzas escuras — os “mares”, que não são de água, mas de lava solidificada. Os cientistas acreditam que tenha a ver com o fato de que o calor da Terra manteve o lado próximo mais quente e, com isso, mais suscetível a erupções.
O SOM DO SILÊNCIO
Por fim, o lado afastado da Lua é o único lugar do Sistema Solar em que não se pode ouvir o ruído de nossas próprias transmissões! Para quem quer estudar o Universo com radiotelescópios, a face oculta lunar é o melhor lugar do Universo. Falta só instalarmos uma antena lá. Quem sabe ainda neste século?
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Existe muitas conspirações não apenas no “lado escuro” mas na própria Lua. Caro Salvador já teve a curiosidade de usar o site do Google Moon, entre na aterrissagem da Apollo 11 que vai ver varias manchas artificiais com um baita Interrogação em cima delas, pois tem varias assim … muitíssimo estranho e ninguém comenta nada! ….seria isso alguma mensagem sublinar que existe algo errado?
Não, tudo isso é apenas falta de conhecimento e gente querendo ver coisa onde não existe.
Não.
Porque tem um sinal de x ou de + na cratera que esta localizada próximo ao meio da lua
São cruzes estampadas na imagem por um Réseau plate, e servem para estimar a escala dos objetos fotografados. Pode ver que elas se repetem em intervalos regulares por toda a imagem.
O lado escuro da lua relativo à música diz respeito ao desconhecido. Estagiário.
popularizaram a expressão “Dark Side of the Moon”
Leia de novo, desta vez prestando atenção.
popularizaram a expressão
Parabéns, como sempre um ótimo material!
O lado “ESCURO” da Lua é totalmente iluminado quando da ‘lua nova’ para o terráqueo. Ou seja, a ‘lua nova’ é a ‘lua cheia’ para o lado ‘ESCURO’, assim como quando para o chamado lado ‘ESCURO’ for ‘lua nova’, para nós é a ‘lua cheia’. É só aí que o lado ‘ESCURO’ fica totalmente ESCURO.
Certo, Salvador Nogueira? Abs.
Também há uma lenda de que o lado oculto da lua serviu como escudo de asteróides que vieram rumo ao planeta Terra, e por intenção ou pura coincidência ela recebeu os bombardeios. Por esta razão há tantas marcas que podemos ver na foto.
Como é o movimento da lua em torno do sol?
Há sinais de impactos de meteoros no lado oculto?
Dá uma olhada na foto… Aquelas crateras ali são resultados de impactos. E não foram poucos.
A Lua orbita a Terra, a Terra orbita o Sol, logo, a Lua leva 365 dias para dar uma volta em torno do Sol…
A Lua gira em torno da Terra e, com isso, a acompanha na trajetória em torno do Sol. Como ela gira em torno de si mesma, tem seus dias e noites lunares, como os daqui.
Veja a foto, todas aquelas cratera são sinais de queda de meteoros. A Terra também tem crateras, mas a erosão apagou os sinais da grande maioria delas.
Douglas: http://astronomiareal.blogspot.com.br/p/porque-vemos-so-o-mesmo-lado-da-lua.html
É verdade que a lua tem forma ovoidal e não arredondada, como imaginamos? E que a base maior do ovo está sendo voltada pra terra?
“O satélite natural da Terra não é totalmente esférico. É ligeiramente achatado e deformado por um ligeiro inchaço na face visível a partir da Terra e por outra protuberância no lado escuro, que não é visível do nosso planeta.”
Leia o porquê aqui: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/07/a-lua-tem-a-forma-de-um-limao-diz-estudo.shtml
Salvador Nogueira, pensei que você entendesse mais do assunto lua…
cliver camilo rey, pensei que você soubesse pensar.
Vou responder pelo Salvador: a coluna Astronomia na Folha tem o objetivo de divulgar informações básicas e curiosas sobre o Universo, despertando no leitor o interesse pelo assunto.
Nesse blog do Mensageiro Sideral você tem mais detalhes sobre tudo, continue acompanhando!
Thank you, man! 🙂
Salvador, desculpe-me, mas vou me abster de comentar. Seu assunto é excelente, mas falar de coisas que não possuo total conhecimento não faz parte do meu currículo. Sou adepto do “as claras” e frontal.
mas falar de coisas que não possuo total conhecimento não faz parte do meu currículo
E, ainda assim, o faz com frequência. Quanta ironia.
Obscuro, fico feliz em contatá-lo novamente, estava preocupado com seu sumiço, passaram que pudesse ter se afogado, bem vindo poule de la lune.
Rapaz… Por que será que, antes da desativação do projeto Apollo, ninguém teve a idéia de instalar uma antena de rádio no lado oculto da Lua? Confesso que eu mesmo nunca tinha pensado nisso, mas é uma p. idéia!
Salvador, existe alguma sonda atualmente orbitando a Lua?
Acho que a antena de rádio nem precisaria ficar no solo lunar, poderia ficar em órbita, de modo que, quando se esconde do “barulho terrestre” atrás da lua, faz suas pesquisas e, quando sai de trás da Lua, transmitiria os dados para a Terra. Claro, seria possível instalar no solo, para poder captar dados 24 horas por dia, de qualquer forma precisaria de uma sonda em órbita para retransmitir à Terra, mas desse jeito evidentemente ficaria MUITO mais caro do que só com o orbitador.
PS.: “Obrigado camaradas” foi muito boa… kkkk
Nenhuma Apollo foi no lado afastado.
Existe sim, tem uma sonda orbitando a lua com intenção de estudar sua atmosfera. (Sim, ela tem)
Este blog tem sempre coisas interessantes para se aprender.E de longe um dos melhores blogs de todo o Sistema Informativo UOL .Parabens Mr. Nogueira.
JR (Ottawa / CA)
A Lua mantém sempre a mesma face voltada para a Terra influenciada pela gravidade do planeta? Não é porque está em rotação sincronizada com a Terra (o período de rotação é igual ao de translação em volta da Terra)?
Quando a sonda soviética Luna 3 fotografou o lado escuro da Lua, em 1959, todos os jornais citaram o feito em manchete. Da mesma forma, o programa espacial dos EUA Appolo fotografou o lado escuro e, especialmente, a Apollo 8 permitiu aos astronautas observá-lo diretamente em 1968.
Assim, é pouco provável que a denominação “lado escuro” seja culpa do disco do Pink Floyd de 1973.
Foi a influência gravitacional da Terra que fez com que a rotação da Lua ficasse sincronizada com a sua translação em torno da Terra.
O mesmo ocorreu com Plutão e sua lua Caronte, só que lá isso travou o movimento de Plutão também, fazendo com que os dois objetos sempre se olhem com a mesma face.
Ok mas, só não me fale que o homem pisou na Lua pois isso nunca aconteceu. Fora o teatro.
Prove que não. Duvido. D-U-V-I-D-O
Essas babaquices cansam… Salvador, você devia deixar um botão fixo para esse post:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/23/cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
É, teve uma época que eu linkava direto. Cansei. rs
A maior curiosidade sobre a Lua é que o homem ja pisou mais de 10 vezes lá com um foguete da época que se compararia a um Fusca com as naves de hj e não instalaram nenhuma base na mesma até o momento. Não seria muito estranho com um custo bem menor o homem fez tudo isso há 40 anos atras e hj com tanta tecnologia não conseguimos ir até a Lua novamente. Tem duas verdades nesta historia: O homem não foi realmente para a lua ou alguns “ETs” moram lá e não deixam mais irmos explorar o local . Como o próprio autor deste artigo disse ” Quem sabe ainda neste seculo?”
Você está errado em vários níveis, mas vamos lá
A maior curiosidade sobre a Lua é que o homem ja pisou mais de 10 vezes lá com um foguete da época que se compararia a um Fusca com as naves de hj e não instalaram nenhuma base na mesma até o momento.
O homem pisou na Lua apenas 6 vezes. Os foguetes da época possuiam a mesma tecnologia dos foguetes de hoje, assim como o Fusca da época possui o mesmo tipo de motor de carros modernos (combustão interna, explosão). Primeiro saiba do que você está falando, pra depois poder criticar. E fomos ao topo do Everest várias vezes mas também não há nenhuma base no cume. Argumento inválido.
Não seria muito estranho com um custo bem menor o homem fez tudo isso há 40 anos atras e hj com tanta tecnologia não conseguimos ir até a Lua novamente.
Não. O custo hoje é tão grande ou maior do na época do Programa Apollo. Não houve nenhum avanço tecnológico significativo que diminua a conta. O que diminuiu foi o orçamento da NASA.
Tem duas verdades nesta historia: O homem não foi realmente para a lua ou alguns “ETs” moram lá e não deixam mais irmos explorar o local .
Nenhuma delas é verdade.
Como o próprio autor deste artigo disse ” Quem sabe ainda neste seculo?”
Sim, outras nações como a China ou até mesmo a Rússia podem mandar gente pra lá ainda neste século. E quando o fizerem, possivelmente irão documentar os objetos deixados pela NASA. E ainda assim muita gente vai duvidar, afinal ainda tem gente que acha que a Terra é plana, não dá pra duvidar do tamanho da estupidez humana.
Anta, o princípio é o mesmo, mas a tecnologia é infinitamente superior, isso com relação ao fusca e os carros modernos,
Não houve descoberta nenhuma, ou avanço que justificasse, salvo que não existe nada. Correto. Como não há na ida a Marte, Júpiter, etc.
Outras nações vão enviar gente a Lua, para que? Você mesmo subentendeu que não compensa. Pare de ler ficção pois vai ficar mais xarope que é.
MIMIMI MIMIMI MIMIMI MIMIMI
O custo do Projeto Apollo foi astronômico, amigo, e a principal motivação do projeto foi a disputa política com a então União Soviética, perdendo-se o interesse depois de alcançado o objetivo, justamente por causa dos custos…
Esperamos que a China recomece a “corrida”, levando astronautas à Lua, incentivando assim os americanos a irem a Marte.
Não tem ET nenhum na Lua, nada foi visto até hoje, pelo menos.
Excelente comentário sobre o lado escuro, opa oculto da lua. Boa lembrança do álbum do Pink Floyd, uns dos melhores disco já feitos…
Flavio Gilmour Mason Waters Wright
Salvador,
Não ser geologicamente ativa quer dizer que a Lua é atualmente uma esfera sólida de rocha? Sabemos a quanto tempo ela está assim?
Total-Off
O nome certo do disco do Pink Floyd seria “The Occult Side of the Moon”. Mas seria estranho o uso da palavra “occult”, alguém poderia associar a banda a práticas ocultistas e não seria de bom tom para eles, ainda mais porque na cada do disco há um prisma decompondo a luz, uma alusão científica ao teatro onde eles gravaram o material dele, o Teatro Rainbow.
Mas eles desmentirem que o álbum nada tem a ver com o filme Mágico de Oz não me convenceu até hoje, mas falando nisto, vou furar mais um pouco o CD do álbum, porque o LP eu já furei lá na década de 80.
Desculpe entrar aqui para fazer meu comentário! Pensei que era para falar do outro lado (o escuro) do LULA…
Seu assunto é pra revista Veja, aliás, tá mais fácil acreditar em ET morando na Lua que na Veja.
Olá Salvador. Sempre tive uma curiosidade, mas não sei se você consegue responder-me. Lá da lua eu consigo ouvir as rádio AM-FM-OM que estão aqui no planeta terra?
Olá Salvador. Sempre tive uma curiosidade, mas não sei se você consegue responder-me. Lá da lua eu consigo ouvir as rádio -AM-FM-OM que estão aqui no planeta terra?
O Lado oculto do LULA…KKKKKK
Uma pergunta: A Terra no movimento de translação com o Sol, passa por tráz do Sol?
Ou, volteia o Sol na translação? E se assim for, conhecemos os dois lados do Sol?
Sim e sim.
O Sol, por ser gasoso, tem períodos de rotação diferentes conforme a distância ao seu equador. A rotação varia de 25 a 36 dias terrestres. Isso foi comprovado acompanhando-se as manchas solares.
Leia mais aqui: http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2474:o-sol-tem-movimento-rotativo&catid=28:artigos&Itemid=120
Mais sobre o Sol:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol
Suas postagens são sempre muito esclarecedoras. Será que a Nasa não pensou em instalar uma antena no lado oculto? Deixando de lado os custos astronômicos, seria fantástico! Parabéns pelo artigo.
Nenhuma missão pousou do “lado oculto” até hoje.
Porque o lado “oculto” é “bombardeado” por asteroides?? A incidência parece ser grande devido ao grande número de crateras. Porque não existe essa incidência tão grande na Terra que é muito maior, portanto proporcionalmente deveria receber mais impactos. A lua funciona como uma especie de escudo? Em tempo…. adoro o Blog
Ambos os lados foram bombardeados, mas, como o Salvador explicou, cientistas acreditam que graças ao calor terrestre, o lado lunar voltado para nós acabou criando derramamento de lava e o “apagamento” de muitas crateras… Vide o item “O Verdadeiro Mistério” no texto.
Calor da Terra… Quando a Lua estava em formação e geologicamente ativa, expelindo lava e criando seus mares, sofrendo ação do “calor da Terra”… De acordo com essa teoria, a Lua encontrava-se mais ou menos a que distancia da Terra?
Boa matéria, como sempre!
Entendi que o lado oculto é “silencioso”, mas o único?
Tá certo se considerarmos um mundo onde se possa pisar, e que não tenha ruído de rádio da própria Terra.
Mas do outro lado do Sol também não recebe esta “sombra”? Note que não me refiro à superfície do sol, que está sempre girando, mas me refiro à sombra do sol em relação à Terra.
abs,
Gostei de ver o lado oculto, mas olhando direito acho que para a Terra ficou o melhor lado para observarmos
Foto muito boa! Dá pra ver a quantidade de meteoróides que a Lua evitou que caíssem na Terra.
Salvador, boa tarde.
A explicação para “ausência” de mares na face oculta da Lua não seria por estar mais propensa a impactos? Uma vez que a Terra teria servido como “escudo”?
Boa Tarde,
Apesar de ser um pouco leigo no assunto astronomia, gostei da matéria. Sempre que posso entro em site da nasa e procuro saber o máximo sobre explorações e pesquisas no tema, muito legal!
Att.
Chagas Freire
Péssima matéria, qualquer um escreveria melhor.
Então escreva, duvido.
Quanta bobagem, você já viajou de avião? Já ouviu algum comandante falar sobre a temperatura a 40.000 pés de altura? Quanto mais longe está a lua? E como o calor da terra poderia influenciar nela? O calor que sentimos aqui na terra emana da incidência de luz do sol.
A lua não tem movimento de rotação e o lado que vemos daqui, é sempre o mesmo lado, sofrendo variação em função do balanço dela em relação ao sol.
Temperatura interna, atividade vulcânica, há milhões de anos.
E veja que curioso, você citou a temperatura a 40.000 pés, porém a temperatura do solo Lunar, durante o dia, pode chegar a 120 graus Celsius. E está bem mais longe de nós do que um avião a 40.000 pés.
E aí? Sai dessa agora.
1. A Terra era uma bola de metal derretido no início, extremamente quente, e foi esfriando aos poucos. O seu núcleo ainda é quente.
2. A Lua tem, sim, movimento de rotação, que está sincronizado com o de translação. Ela dá uma volta em torno de si no mesmo tempo em que dá uma volta em torno da Terra, por isso é que só vemos um lado dela.
Salvador, você já achou no youtube alguns dos Segredos da Nasa que nos escondem que há construções na Lua e naves espaciais que não as nossas. Abra os site Segredos da Nasa, Hangar 1 que você como astrônomo ou ficará chocado ou morrerá de rir pois já sabe mas também se omite em divulgar o que nos escondem há 45 anos, fotografado pelos próprios astronautas. Saudações…
Tudo mentira.
Não acredite em besteiras, amigo, estão te fazendo de bobo…
E eu achando que os vampiros vinham do lado escuro da lua! kkkkk Então o filme Transformers 3 mentiu ao colocar aquele robô congelado no lado escuro da lua? Que decepção!
Salvador, você me explicou, outro dia, que a lua ficou travada devido ao efeito da maré. Entendi que o movimento das massas acaba transformando a energia cinética de rotação em calor, até que um dia o satélite se imobiliza. Se assim for, significaria que um satélite pequeno e rochoso, cujas massas não fluem, conservaria a quantidade de movimento e não perderá o movimento de rotação ?
Por que nunca vemos um desses impactos na lua acontecerem?
Quem disse que não?
http://www.space.com/24789-moon-meteorite-impact-brightest-lunar-explosion.html
Eles ocorrem em grandes intervalos de tempo, nosso intervalo de vida é minúsculo em relação ao tempo de existência do sistema solar e do intervalo desses impactos. Recentemente assistimos ao impacto de um asteroide (ou cometa, não me lembro), com Júpiter. Foi filmado pelas naves que lá estão orbitando o planeta.
existem fotos comprovando construções no lado “escuro”, e que os astronautas foram expulsos de lá, tanto é que da década de 70 até agora (7-2015), a lua foi abandonada….
Tudo montagem.
Amigo, não acredite em besteiras…
Olá Salvador. Assisti sua participação ontem no Canal Livre da Band. Foi muito bacana. Parabéns. Gosto muito de suas publicações.
Salvador,
Como sempre, seu blog continua sensacional.
Moro em Mendoza, na Argentina, e já estou pedindo para me comprarem seu último livro, rsrsrs…
Li uma noticia sobre um argentino que ganhou um concurso da NASA para construir um prototipo de hábitat para astronautas em Marte:
http://www.lanacion.com.ar/1820813-un-argentino-gano-un-concurso-de-la-nasa-y-trabajara-en-el-primer-viaje-tripulado-a-marte
Marcelo.
A lua é nosso escudo salvador, Salvador?
“All that is now. All that is gone. All that’s to come and everything under the sun is in tune but the sun is eclipsed by the moon. “There’s no dark side of the moon really. Matter of fact it’s all dark.”
“https://witness.theguardian.com/assignment/557aebafe4b0e706bc8bda9f/1574342
Licença poética. Este é o lado visível. Só uma foto bonita de um eclipse. 😉
Gostaria de saber se o fato de não podermos ver o lado oculto da Lua se deve ao fato do mesmo estar voltado para o Sol apenas durante a “lua Nova”.
Exato! A rotação da Lua em torno de si mesma leva o mesmo tempo em que ela dá uma volta em torno da Terra. Na “lua nova”, o lado oculto é que está plenamente iluminado pelo Sol, na “lua cheia” é o nosso lado. Nas outras fases, seguem ambos ficam parcialmente iluminados.
Como é possível caracterizar que este lado oculto da lua nunca pode ser visto da terra? Ela não tem, como a terra um movimento rotacional? Portanto , todas as suas faces seriam visíveis da terra.
Gostaria de uma resposta. Luiz.
Ela gira no mesmo ritmo da sua translação.
Quanto ao silêncio, ele é quase total. Mas temos de nos lembrar das muitas sondas em outros planetas do sistema solar. As transmissões dessas sondas podem ser captadas do lado oculto da lua.
Caro Salvador Nogueira,
Peço a gentileza dos seus conhecimentos para sanear minha dúvida.
Todas as marcas dos impactos sobre a superfície lunar (crateras) são circulares, indicando que os meteoros se chocaram num ângulo próximo à linha normal. Porém, a exemplo das “estrelas cadentes” a probabilidade de um corpo se aproximar em ângulo tangencial é muito maior que num ângulo reto. Então, porque não temos marcas de impactos elípticas?
Obrigado!
Tanto a interação térmica quanto a gravitacional, mas acredito que principalmente a última tenha provocado um deslocamento do núcleo lunar, formado de material mais pesado que a crosta, causando também a diminuição da espessura da crosta no lado virado para a terra, o que favoreceu o afloramento de lava do nosso lado e dificultou o mesmo processo do lado oposto.
Olá, Salvador! Te vi ontem no Canal Livre. Uma questão, seria possível um planeta com as mesmas condições de Plutão e as mesmas coisas que vimos lá, mas maior, com atmosfera mais densa e com nitrogênio líquido formando oceanos e rios, numa conformação semelhante à Terra. E, se sim, seria possível pensar numa forma de vida alternativa, que beba nitrogênio e se alimente de algo diferente, por exemplo?
Vamos ser corretos com a linguagem: “…crateras, nunca bate luz,”. A luz não “bate”, ela incide.
Salvador,será possível algum dia colonizarmos a Lua? É que sempre acreditei que por causa da gravidade menor isso seria impossível ou ao menos improvável.
Eu™ acho provável. É só uma questão de tempo (e dinheiro). Não tem nada que impeça, o que sabemos hoje é que vários fatores podem dificultar, mas não impedir uma futura colonização.