Veja uma perseguição espacial hoje!

Salvador Nogueira

Se você está no Brasil, olhe para o céu no fim da tarde desta quinta-feira (3). Entre as 18h15 e as 18h25, você poderá ver uma literal perseguição espacial. E nem é ação promocional do novo filme de Star Wars.  É apenas a nave Soyuz TMA-18M levando três tripulantes até a Estação Espacial Internacional (ISS). Você verá o complexo orbital como um ponto bastante brilhante (mais que qualquer outra estrela!) atravessando o firmamento rapidamente, seguido de perto por um ponto menos brilhante.

UPDATE, 18h36: Meu singelo registro da ISS, em meio às nuvens, sobre São Paulo (SP). A Soyuz não estava suficientemente brilhante para aparecer na imagem. Você viu?

iss

Imagem de uma Soyuz se aproximando da Estação Espacial Internacional. Está rolando algo assim agora, lá em cima. (Crédito: Nasa)
Imagem de uma Soyuz se aproximando da Estação Espacial Internacional. Está rolando algo assim agora, lá em cima. (Crédito: Nasa)

O mapa abaixo tem como centro a perspectiva de São Paulo. Mas a estação espacial passará praticamente por cima de grandes cidades, como Curitiba (PR) e Joinville (SC). O segredo para encontrá-la é começar a observar na direção do pôr do Sol e então acompanhar seu movimento. (O início e o fim da visualização depende do lugar exato em que você está, mas para Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, a coisa deve começar entre 18h15 e 18h18. Aqui neste site da Nasa você pode encontrar informações precisas.) A travessia deve durar uns três minutos.

Trajetória da ISS hoje, com horário local (de Brasília) e a indicação de São Paulo no mapa.
Trajetória da ISS hoje, com horário local (de Brasília) e a indicação de São Paulo no mapa.

Se você conseguir vê-las, tenha em mente que há nove astronautas lá em cima. Na estação, estão Scott Kelly (EUA), Mikhail Kornienko (Rússia), Oleg Kononenko (Rússia), Kjell Lindgren (EUA) e Mimiya Yui (Japão), comandados por Gennady Padalka (Rússia). Na Soyuz, que partiu da Terra ontem e está quase chegando ao complexo orbital, estão Sergey Volkov (Rússia), Andreas Mogensen (Dinamarca) e Aidyn Aimbetov (Cazaquistão). Originalmente, essa nave levaria a cantora Sarah Brightman para uma visita à ISS como turista. Mas ela arregou, fazer o quê? Teremos de nos contentar com o conterrâneo do Borat…

E, clicando aqui, você pode ver transmissões ao vivo de câmeras HD instaladas do lado de fora da ISS.

Obrigado a Marco Aurélio Esparza pela dica.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Salvador,

    Que legal….li a noticia as 17:58 e fiquei bem atento, estou na região de Osasco num prédio bem alto e vi perfeitamente ele passando…..parece que tem um rabo e passou muito rápido. Visualizei do inicio ao fim sua passagem.

    Obrigado!

  2. Que legal! Vi a notícia as 18h13, corri pra fora e uns 3 minutos depois vi a nave cruzando o céu! Parecia uma estrela só que em movimento… Precisão impressionante!

  3. Consegui ver muito bem daqui de SP! Deu pra acompanhar a saída da nave da atmosfera! Show!

  4. Olá Salvador! Moro em São Paulo, SP, e acabei (18h22) de ver um ponto muito brilhante cruzando o céu mais para o Sul, ou seja, em direção ao Paraná. Porém, me pareceu em uma velocidade não tão rápida e não vi nenhum outro ponto atrás. Será que vi o módulo? Era um ponto muito brilhante! Abs.

    1. Vc deve ter visto a ISS. No céu de SP, estava mais difícil ver a Soyuz, bem menos brilhante…

  5. Ual!!!!!!!! acabei de ver, que maravilhoso que foi. Fui pra fora as 18:18, olhei pro por do sol, e imediatamente já vi o ponto bem brilhante cruzando o céu, cruzou por aproximadamente uns 4 ou 5 minutos até sair do meu ponto de visão. è muito legal ter visto isso.

  6. Daqui de São Caetano – SP deu pra ver, ela apontou um pouco ao norte do por-do-sol. Mas já se foi

  7. Sobre Ribeirão Preto/SP, acabou de passar, muito rapidamente e no meio de nuvens. Mas foi possível ver!

  8. Caros, acabei de ver. E foi incrivel. Acredito ter visto um ponto menos brilhante atras mas pode ter sido meu astigmatismo kkk.

    Valeu, Salvador!

  9. Acabei de ver aqui, mas vi uma só, não sei se foi a ISS ou a Soyuz.

    Foi a primeira vez que consegui ver (se for a ISS), foi muito bacana!

  10. Acabo de clicar e acompanhar a ISS. Uma delícia de passeio. Obrigada pela dica.
    Pena ainda não existir tecnologia para acompanhar ao vivo o Curiosity…

  11. Nos EUA e na Europa ISS é uma estação espacial, mas aqui no Brasil ISS é um imposto que tem cifras muito mais astronômicas !!!

  12. ai meu deus que emoção! será que vai dar pra ver de todas as regiões?? to na faria lima, será que vai dar pra ver? ai meu deus que emoção.

  13. Acompanho as magníficas imagens de nosso incomparável planeta Terra feitas pela ISS.

    Como alguém pode achar que existe algum outro planeta similar ao nosso no Universo? É impossível.

    Tamanha beleza só pode ser a Obra-Prima do Criador!

  14. ‘a coisa deve começar entre 18h15 e 18h18’. A coisa??? Fenomenal!!! Onde foi para o nosso Português??? Triste fim

  15. Que legal!
    Aqui em Joinville está chovendo o dia todo, mas seria uma ótima oportunidade!!

    Não esperem um grande flash (iridium) mas é bem legal!

    1. Que coisa! Já corrigi faz tempo! Por que a atualização não aparece pra vocês? Obrigado pelo aviso!

  16. Salvador,peço desculpas se faço a mesma pergunta que fiz na reportagem anterior,pois não dá para eu saber da resposta acessando o título da reportagem.A pergunta é a seguinte:a Nuvem de Oort fica antes ou depois do Cinturão de Kuiper?Desde já agradeço pela resposta.
    Mais uma vez,desejo sucesso para o seu mais novo livro.
    Abraços para você,Salvador!

    1. Não. A nave está no sul da África, vai dar a volta no mundo e chegar aqui. Ela completa uma volta inteira em 93 minutos!!!

  17. Acompanho sua coluna, sempre em busca de oportunidades como esta. Mas, ‘pra’ variar, tempo nublado, em Santos!!!

  18. Pelo mapa, vai passar “perto” de casa, aqui na região oeste do Estado de São Paulo, bem no Pontal do Paranapanema. Como o seu está mais que claro por estas bandas, no ponto de colocar a temperatura certa de fritar ovos no asfalto (incrível que possa parecer, mas não fez frio nesta parte do Estado neste ano, 1ª vez na vida, desde 1978, que usei roupas leves o ano todo) valerá a pena ver.

    1. Pelo trajeto mostrado no mapa, deverá passar sobre outras duas grandes cidades paranaenses, Londrina (550.000 hab) e Ponta Grossa (350.000 Hab).

  19. Salvador, tenho uma dúvida:

    Sabemos que tem muito lixo espacial na nossa atmosfera, alem de centenas (ou milhares) de satelites nos rodeando.

    Como sao feitos todos os calculos para evitar que uma Nave (como a Soyus) não atinja nenhum desses objetos em sua perseguição rumo à ISS? Ok, a ISS deve estar numa altura adequada longe de riscos. Mas o caminho para chegar lá é tranquilo ou arriscado?

    Abraços!

    1. Os detritos são todos rastreados por radar e as naves precisam mudar de curso para não bater com eles. Vira e mexe alteram a órbita da estação espacial para evitar colisões.

  20. Sou de Campo Grande – MS, no app iss spotter fala que amanhã passará sobre a cidade e Joinville, etc, ali aparece que hoje passará sobre o nordeste. Alguem sabe explicar se o programa está errado???

    1. É dificílimo ver de telescópio, porque ela se mexe muito depressa. O bacana é ver a olho nu mesmo.

  21. Pessoal do c. estão preocupados mais com a correção gráfica que com o assunto, valeu Salva.

    1. Já corrigi! Pensei certo, escrevi errado. Eu sei que é em SC, não SP. (Pra digitar SC aqui, de novo escrevi SP, mas depois corrigi. É o hábito. Sorry.)

        1. Não haverá fotos nítidas disso. São dois pontinhos no céu. Agora, os astronautas sempre fotografam a Soyuz chegando lá em cima…

          1. É legal tentar fotografar a ISS, mas tem que saber mexer nas configurações manuais da câmera. Só é preciso apontar a câmera (em um tripé ou base fixa, de preferência) pra direção onde vai passar o satélite e configurar o tempo de exposição para alguns segundos (recomendo a partir de 15). Daí na hora da passagem é só colocar pra capturar. Na imagem vai aparecer um longo risco, fica legal.

  22. Eu costumo ficar observado a ISS (a olho nu) sempre que possível. Para isso eu uso o o aplicativo ISS Detector.
    Aqui onde moro a previsão é que a ISS tenha magnitude de -1,8, não é das melhores mas vai dar pra ver direitinho.
    Pena que a previsão do tempo diz que o céu estará nublado :(.

  23. Salvador, recebo de um site as coordenadas da IIS por email, mostrando onde observá-la aqui no Brasil. Certo dia olhei e eis que realmente apareceu um ponto, quase um travessão, muito brilhante e se deslocava muito rápido, no sentido informado no email, mais veloz que os aviões comuns, deve ser a estação, não é? Agora, não abuse dos cazaks, são gente muito boa, principalmente dormindo ou indo pro espaço.

Comments are closed.