Veja uma perseguição espacial hoje!

Salvador Nogueira

Se você está no Brasil, olhe para o céu no fim da tarde desta quinta-feira (3). Entre as 18h15 e as 18h25, você poderá ver uma literal perseguição espacial. E nem é ação promocional do novo filme de Star Wars.  É apenas a nave Soyuz TMA-18M levando três tripulantes até a Estação Espacial Internacional (ISS). Você verá o complexo orbital como um ponto bastante brilhante (mais que qualquer outra estrela!) atravessando o firmamento rapidamente, seguido de perto por um ponto menos brilhante.

UPDATE, 18h36: Meu singelo registro da ISS, em meio às nuvens, sobre São Paulo (SP). A Soyuz não estava suficientemente brilhante para aparecer na imagem. Você viu?

iss

Imagem de uma Soyuz se aproximando da Estação Espacial Internacional. Está rolando algo assim agora, lá em cima. (Crédito: Nasa)
Imagem de uma Soyuz se aproximando da Estação Espacial Internacional. Está rolando algo assim agora, lá em cima. (Crédito: Nasa)

O mapa abaixo tem como centro a perspectiva de São Paulo. Mas a estação espacial passará praticamente por cima de grandes cidades, como Curitiba (PR) e Joinville (SC). O segredo para encontrá-la é começar a observar na direção do pôr do Sol e então acompanhar seu movimento. (O início e o fim da visualização depende do lugar exato em que você está, mas para Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, a coisa deve começar entre 18h15 e 18h18. Aqui neste site da Nasa você pode encontrar informações precisas.) A travessia deve durar uns três minutos.

Trajetória da ISS hoje, com horário local (de Brasília) e a indicação de São Paulo no mapa.
Trajetória da ISS hoje, com horário local (de Brasília) e a indicação de São Paulo no mapa.

Se você conseguir vê-las, tenha em mente que há nove astronautas lá em cima. Na estação, estão Scott Kelly (EUA), Mikhail Kornienko (Rússia), Oleg Kononenko (Rússia), Kjell Lindgren (EUA) e Mimiya Yui (Japão), comandados por Gennady Padalka (Rússia). Na Soyuz, que partiu da Terra ontem e está quase chegando ao complexo orbital, estão Sergey Volkov (Rússia), Andreas Mogensen (Dinamarca) e Aidyn Aimbetov (Cazaquistão). Originalmente, essa nave levaria a cantora Sarah Brightman para uma visita à ISS como turista. Mas ela arregou, fazer o quê? Teremos de nos contentar com o conterrâneo do Borat…

E, clicando aqui, você pode ver transmissões ao vivo de câmeras HD instaladas do lado de fora da ISS.

Obrigado a Marco Aurélio Esparza pela dica.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Salvador, repassa para a galera, em especial aos que moram no rio, que estava havendo a exposição da maior coleção de meteoritos do Brasil, no museu nacional do Rio de Janeiro !

  2. Salvador, dois dias atrás houve uma passagem dela muito melhor (pelo menos para minha localização geográfica).

    Pelos mapas tipo “spot the station”, ela passou quase literalmente a 90o de onde estou — Monte Carmelo/MG. E como o tempo anda extremamente seco, não havia uma única nuvem no céu. A isso, ainda se junta o fato de ser uma cidade pequena, com pouca poluição luminosa, e eu morar numa “ponta” especialmente vazia da cidade, com o horizonte exposto em praticamente 360o.

    Se não me engano, a magnitude foi -3.6. Não sei se por auto-sugestão, achei que dava pra ver até um relativo “alongamento” no brilho, denunciando a forma da estação.

    Como saldo positivo, consegui fazer várias pessoas da cidade se interessarem pelo “fenômeno”, principalmente uma linda menina de 9 anos (ôpa! pai babão detected!) que agora não se cansa de me perguntar sobre as coisas do espaço.

    Você ganhou mais uma leitora!!!

  3. A NASA tem um serviço que envia alertas por e-mail com algumas horas de antecedência de quando a IIs vai sobrevoar a área que você está. Fica no site http://spotthestation.nasa.gov/index.cfm

    Infelizmente, apesar de ter colocado alarme, eu estava no trânsito e não consegui ver 🙁

    PS: incrivelmente é bem melhor de observar quando ela passa de dia do que de noite!

  4. Quase toda semana é possível vê-la. A página do facebook “O que ver no céu” sempre posta antecipadamente a região que terá visão e o horário.

    É só um ponto brilhante no céu, mas vale a pena ver sempre.

  5. Certa vez eu estava olhando para o horizonte quando me deparei com uma luz que passava rapidamente, logo imaginei que não era um avião. Então eu tinha um programa no computador chamado Stellarium, que mostra a posição das estrelas, dos planetas e satélites, em tempo real. Foi ai que descobri que era a ISS. Foi muito interessante.

        1. Eu sou péssimo com fotografia, o que faz de mim pior ainda com astrofotografia. Só tenho a câmera do celular… rs

          1. Idem aqui, Salvador hehehe..

            No entanto, consegui umas boas fotos da conjunção Lua, Júpiter e Vênus, que ocorreu no dia 09/06/2015. Isso do centro de BH e utilizando câmera de celular.

            Agora, minha foto da super lua ficou parecendo um sol escuro. Mesmo com zoom, parecia que raios de luz saíam dela. Muito estranho, não sei porque na foto ficou assim.

          2. Leandro, cuidado! Não diga isso. Tem uns caras por aí que vão dizer que os raios que saíram na sua foto são prova que o Nibiru está se aproximando por trás do sol (o fato de vc mencionar a lua não tem muita importância pra eles).

  6. Bom dia, Salvador e pessoal!

    Aproveitando o post alguém tem uma boa dica de binóculo para primeira compra?

    1. 20 x 50 Field (campo) 3 graus

      Não é caro. Mas sugiro comprar junto um tripé que siva nele. Tenho um binóculo, mas o tripé faz falta, ele amplia bastante, mas a imagem muito distante “treme”, pois a gente não tem firmeza ao ficar olhando para cima por muito tempo (30 segundos, um minuto…)

  7. Aqui em Laranjal Paulista deu para ver perfeitamente.Espetáculo emocionante para toda a família.Obrigado pela orientação.

  8. Eu e meus filhos pequenos,aqui em Jundiaí SP, vimos a ISS, rápida e brilhante! Não deu pra ver a Soyuz, mas foi show!! Os meninos (e eu, claro!) adoramos!!! Obrigado.

    1. Minhas filhotas, esposa e eu vimos de Atibaia! Também vimos só a ISS, não conseguimos ver a Soyuz. Em frente de casa temos uma visão totalmente aberta do céu, e vimos a passagem por toda a extensão, numa tarde bonita e sem nuvens. Quando a estação estava em 1/3 de sua passagem aproximadamente, um reflexo especial a fez brilhar mais intensamente, por uns 2 segundos. Show de bola! Todo mundo aqui acho o máximo!

      Salvador, minha família e eu agradecemos a dica!

  9. Puxa vida… Não vi… Passou!
    Salva, quando tiver outro evento legal como esse não deixe de nos informar.
    Valeu:)

  10. Eu consegui ver às 18h23. Perfeito, muito obrigado pelo aviso amigo Salvador, estou satisfeito até agora de ter visto esse feito =)

  11. Da região de Campinas observei uma luz só,mas foi legal,será que alguém filmou para postar aqui?

  12. Avistei antonti em Pirapora-mg por volta das 18:30 a ISS. Uso um app para android que monitora a passagem da iss e de vários satélites. No mesmo momento em que olhava para a ISS, avistei mais dois pontos brilhantes, cruzando os céus lado a lado, (não era avião) que não consegui descobrir do que se tratavam e pasmem, no mesmo campo de visão, passava também um satélite Iridium. Pena que nesse dia não filmei.

  13. Sou de Londrina, PR … Deu para ver bem os dois pontos brilhando no céu … Muito bom! Obrigado pela dica Salvador!

  14. Sou de Jaú interior do Estado de São Paulo, consegui ver perfeitamente do local onde eu me encontrava. Muito legal, para nao dizer magico.

  15. Acabei de observar aqui em três corações/mg… Muito legal.. A olho nu só se via um objeto caminhando..bem luminoso e variando pouco a intensidade…com Binóculo 7×50 vi nitidamente 2 objetos… o da frente mais brilhante e o de trás menos… Realmente um fenômeno muito legal de observar. Nota 10 o alerta.. Obrigado por nos lembrar Salvador…..

  16. Salvador, eu vi só a ISS daqui de São José do Rio Preto-SP, muito legal! Até que deu pra ver bastante, não foi tão rápido. Não vi a Soyuz

  17. Salvador,

    Acho que consegui ver. Da minha localidade (Itajubá, MG), percebi dois pontos como descrito no seu texto, numa “rota de colisão” (é a descrição mais próxima que eu encontrei para explicar). Acertei?

  18. Salvador, li essa matéria as 17:58 e comecei a ficar bem esperto. Estou em Osasco, num prédio bem alto e vi todo trajeto dele passando perfeitamente muito rápido, parece até que tinha um rabo…rs. Legal saber que naquele momento tem 9 pessoas cruzando o céu.

    Obrigado

  19. Conseguimos ver! São Paulo 18:22 hs.
    O ponto menos brilhante atrás não conseguimos ver.
    Muito Legal!

  20. Quando coloquei a imagem em full scream, parecia que eu estava dentro da nave olhando para essa maravilha que é o planeta terra, que imagem fantástica, e tem gente ainda poluindo os oceanos, não dá pra acreditar. VIVA A TERRA, Essa obra de DEUS.

  21. Acabei de observar aqui em três corações/mg… Muito legal.. A olho nu só se via um objeto caminhando..bem luminoso e variando pouco a intensidade…com Binóculo 7×50 vi nitidamente 2 objetos… o da frente mais brilhante e o de trás menos… Realmente um fenômeno muito legal de observar. Nota 10 o alerta.. Obrigado por nos lembrar Salvador.

Comments are closed.