Astrônomos dizem que nono planeta do Sistema Solar existe e calculam sua órbita

Uma dupla de astrônomos nos Estados Unidos tornou ainda mais quente a busca pela existência de um nono planeta no Sistema Solar, ao dizer que sabem exatamente em que órbita ele estaria. Não são dois malucos, mas o menino-prodígio Konstantin Batygin (de quem já falamos aqui) e o renomado Mike Brown (também conhecido como “o homem que matou Plutão”), ambos do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia).

“Se você disse, ‘temos evidência para o Planeta X’, quase todos os astrônomos dirão, ‘Isso de novo? Esses caras são claramente malucos’. Eu diria isso também”, brincou Brown, em entrevista à revista “Science”. “Por que isso é diferente? Isso é diferente porque desta vez nós estamos certos.”

O planeta estaria numa órbita bem elíptica (nibirutas se arrepiam), mas que nunca chega realmente perto do Sistema Solar conhecido (nibirutas desanimam). Seu periélio — a aproximação máxima do Sol — se daria a 200 unidades astronômicas de distância, pouco mais de seis vezes a distância entre Netuno e o Sol. Seu afélio o levaria tão longe quanto 600 a 1.200 unidades astronômicas. Sua massa seria estimada em coisa de 10 vezes a da Terra — o que o colocaria numa escala intermediária entre o maior do rochosos (nosso planeta) e o menor dos gasosos (Netuno) no nosso Sistema Solar. Uma superterra ou, mais provavelmente, um mininetuno. Para completar uma órbita em torno do Sol, ele levaria entre 10 mil e 20 mil anos. (Para efeito de comparação, Netuno fecha uma volta em 165 anos, e Plutão, em 248 anos.)

Os pesquisadores propõem a localização de sua órbita (com inclinação de cerca de 30 graus com relação ao plano das órbitas dos outros planetas), mas não sabem exatamente em que ponto dela o planeta pode estar. Ao publicar seu artigo, no “Astronomical Journal”, eles invocam outros astrônomos a iniciar a busca — assim como eles mesmos já estão fazendo. Brown é especialista em achar objetos distantes no Sistema Solar, tendo descoberto Éris, o objeto transnetuniano que levou ao rebaixamento de Plutão da categoria de planeta.

AS PISTAS
“Embora estivéssemos de início bem céticos de que este planeta poderia existir, conforme continuamos a investigar sua órbita e o que ela significaria para o Sistema Solar exterior, começamos a ficar cada vez mais convencidos de que ele está lá”, disse Batygin em nota divulgada pelo Caltech. “Pela primeira vez em cerca de 150 anos, há evidências sólidas de que o censo planetário do Sistema Solar está incompleto.”

A órbita do Planeta 9, como eles o estão chamando, e dos objetos estranhos além do cinturão de Kuiper (Crédito: Caltech)
A órbita do Planeta 9, como eles o estão chamando, e dos objetos estranhos além do cinturão de Kuiper (Crédito: Caltech)

Batygin e Brown estavam em busca de uma explicação para as órbitas estranhas encontradas em alguns dos objetos localizados além do cinturão de Kuiper, como Sedna e 0 2012 VP113 (ambos co-descobertos por Brown). Sua excentricidade os levava tão longe do Sol que pareciam sugerir a existência de algum astro de grande porte além de Netuno, capaz de tê-los colocado em sua configuração atual. O que se seguiu foram um ano e meio de simulações e estudos para encontrar uma solução que explicasse tudo.

A resposta perfeita veio numa simulação de um planeta com uma órbita anti-alinhada, ou seja em que o periélio esteja do lado oposto do Sistema Solar com relação a todos os outros planetas. Com isso, a simulação bateu exatamente com o que se vê nas órbitas dos objetos transnetunianos. Segundo Brown e Batygin, a chance de isso ser uma coincidência é de 0,007%. É um número suficientemente baixo para apostar que eles têm razão, e que o Sistema Solar está a ponto de ficar maior e ainda mais interessante.

EM BUSCA DO PLANETA 9
Brown e Batygin já iniciaram a caçada ao novo mundo solar. Se ele estiver neste momento perto de seu periélio, talvez já existam imagens dele feitas em rastreios anteriores — falta analisá-las e encontrá-lo. Caso ele esteja no ponto mais afastado de sua órbita, somente os telescópios mais poderosos do mundo, da classe dos 10 metros (como o Keck, o Subaru, o VLT e o Gemini), poderão encontrá-lo. Se, em compensação, ele estiver em sua distância média, muitos telescópios profissionais poderão acabar por encontrá-lo.

“Eu adoraria achá-lo”, disse Brown. “Mas também ficaria muito feliz se outra pessoa o encontrasse. É por isso que estamos publicando esse artigo. Estamos que outras pessoas vão se inspirar por ele e começar a procurar.”

FORMAÇÃO MISTERIOSA
A descoberta, se confirmada, além de causar um tremendo rebuliço entre os cientistas planetários — que terão pela primeira vez a chance de estudar um planeta de tamanho intermediário entre a Terra e Netuno (esses mundos parecem ser comuns fora do Sistema Solar, mas até então não tínhamos ideia de que poderia haver um logo ali na esquina) — vai dar bastante trabalho aos teóricos que estudam a formação do Sistema Solar. Porque esse novo planeta, na verdade, estaria numa região em que em tese ele não poderia ter se formado. De alguma forma, ele migrou para lá, depois de ter se formado mais perto — ou muito mais longe.

“Vejo duas formas em que um planeta desse tipo poderia ser colocado numa órbita longínqua”, explicou Rodney Gomes, astrônomo do Observatório Nacional que é especialista em dinâmica de formação do Sistema Solar, em um comentário aqui mesmo no blog, na semana passada, quando o Mensageiro Sideral tratou dessa busca pelo possível nono planeta. “Primeiro, da mesma forma em que cometas são colocados no que chamamos de nuvem de Oort, através do espalhamento desses objetos num sistema solar primordial. Um desses objetos poderia ser um planeta em formação. As órbitas de planetas em sistemas extra-solares parecem indicar que houve muitos encontros próximos entre planetas em formação e alguns desses foram jogados para distâncias mais afastadas e podem ter sido colocados em uma órbita estável através da ação da força de gravitação da galáxia. Existem inclusive algumas boas evidências de que o nosso Sistema Solar incluía pelo menos mais um planeta do tamanho de Urano ou Netuno.”

E a segunda forma é ainda mais intrigante. “Como o Sol foi formado muito provavelmente no que chamamos de aglomerado de estrelas, não só o Sistema Solar em formação mas outros sistemas estelares estariam se formando nessa época na vizinhança do Sol. A consequência disso é que muitos planetas devem ter sido ejetados dos vários sistemas planetários vizinhos em formação. Em virtude disso, esse aglomerado de estrelas no qual o Sol estaria imerso seria na verdade um aglomerado de estrelas e planetas ‘errantes’ fugitivos dos vários sistemas planetários vizinhos do Sol. Num ambiente desse tipo, é possível a captura de alguns desses planetas errantes por estrelas.”

Ou seja, talvez o (por ora hipotético) Planeta 9 possa ser até mesmo um membro desgarrado de outro sistema planetário. Não seria incrível?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Sensacional, Salvador! Pelo que entendi de seu post, estamos vivenciando uma experiência similar à descoberta de Plutão, que foi encontrado primeiro em cálculos de trajetória, depois fisicamente.
    Torço para que alguém o localize logo.

    1. Na verdade, é mais parecido com a descoberta de Netuno. Plutão foi achado em função de busca similar, mas por acidente — no fim os cálculos nada tinham a ver com sua real localização.

  2. Interessante mas fiquei intrigado com uma coisa…. Fizeram tantas simulaçoes para estimar o tamanho e a orbita do planeta e aparentemente não tem uma idéia clara de onde ele possa estar !
    Isto não é estranho ?

    []s

  3. QUANDO SE DESCOBRE UM FATO COMO ESTE SE PENSA NO GRANDE MISTÉRIO QUE FOI AS CULTURAS QUE SABIAM DA EXISTÊNCIA DESTE PLANETA E NINGUÉM ACREDITAVA … A DE SE RESPEITAR O CONHECIMENTO DESTAS CULTURAS QUE POR SIMPLES OBSERVAÇÕES ACRESENTARAM TANTO CONHECIMENTO A HUMANIDADE E NEM SEQUER FORAM RESPEITADAS POR AQUELES QUE SE DIZIAM CIVILIZADOS …

  4. Rsrsrrsrsr! Gente, como ficam as previsões astrológicas quando for confirmada de fato a existência do planeta “X” 9. Hipótese: Para você que é de Virgem – Marte tem intenção de uma confluência com o “X”9 – Para esse período atente para forte emoções. Se o “X” 9 escapar, dê adeus às emoções. Rsrsrsr!!!!!

  5. Seguinte Salvador……. O tao falado livro, Os exilados de Capela, é uma obra de ficcao apenas. Muitos chamados espirítas que seguem a doutrina de Kardec misturaram as coisas. Para o espiritismo há obras ditas psicografadas, o livro acíma nao se encaixa, repito….é uma obra de ficcao! Sou mais Julio Verne….

    1. Eu sei que é. Mas vamos dar o benefício da dúvida. Se o livro tiver algo como “E há um nono planeta no Sistema Solar, que não é o que todo mundo pensava antes, mas é maior, está muito mais distante, orbita numa elipse seis vezes mais distante do Sol que Netuno e é de uma classe sem igual no sistema”, eu ficaria impressionado. Assim como me impressionam os livros do Verne. 😉

  6. Salvador,
    Me diz agora, como ficará a questão dos Signos com a descoberta desse novo Planeta?? rs..rs
    Será que esses anos todos meu signo estava errado??..rs

    1. Rapaz! Vai ser um problema. Com Plutão já era um problema, porque com inclinação orbital de 17 graus, nem sempre ele se restringiu à linha da eclíptica em seus passeios pelo céu. Esse planeta 9, com 30 graus de inclinação, nem vai passear quase pelo zodíaco! 😛

  7. Interessante, isso pode ter relação com a queda de grades meteoros na terra que tem uma certa regularidade. Afinal eles podem ser deslocados de regiões mais externas do sistema solar pois este planeta teria massa e trajeto para tal feito.

  8. Olhá sou leigo ainda nesse assunto mais me entereca muito sou apaixonado por astronomia mais tenho uma pergunta.
    Podem ser os planetas expelido desse grupo de planetas mais mais próximos do Sol

    1. Na época de formação, era possível chutar um planeta para fora. Hoje, as coisas estão bem estáveis, e isso não pode mais acontecer.

      1. SERIA A ESTRELA CENTAUROS A RESPONSÁVEL PELA ENTRADA DESTE PLANETA NO SISTEMA SOLAR EM CERTA ÉPOCA DE SUA VIAGEM PELO COSMO … ESTE PLANETA PODE ATÉ SER UM DO SIATEMA DE CENTAUROS QUE AUMENTA SUA ÓRBITA EM CERTO MOMENTO E DEPOIS SEGUINDO SEU CAMINHO VOLTA A NUVEM DE ORRT PARA ESPERAR O TEMPO CERTO PARA VOLTAR OA SISTEMA SOLAR … É POSSÍVEL DOS SISTEMAS DE ESTRELAS DIVIDIREM PLANETAS POR ALGUM MOMENTO ..ESTA É MINHA DÚVIDA ..

  9. O Planeta X existe sim!! Fato esse pelas explicações de fenômenos climaticos ocorridos em nosso planeta a cada 10.000 anos, e que por coincidÊncia equivale a sua órbita em torno do sol… Acredito que ele está mais perto hoje, e não poderá ser visto por telescópios comuns… O porque é bem simples… Seu espectro de luz caminha no feixe de luz invisível, portanto os telescópios que enxergam e estudam buracos negros e matéria escura são os mais aconselháveis se quizerem ver sua órbita… E peço aos estudiosos que calcularam sua trajetória incluam o estudo do rastro deixado por ele, em especial os espectro emitido pelo rastro que nesse momento deve estar na faixa de microondas, e influência em muito na tmperatura do nosso planeta, e nas explosões solares do sol!!

    1. Não tem nada a ver com nada isso que você está falando. O planeta provavelmente está no seu afélio (se estivesse no periélio, já teria sido descoberto, diz Mike Brown) e não tem como afetar o clima na Terra em nenhum ponto de sua órbita.

      1. Não é visivel se o espectro de luz emitido estiver na faixa do invisível!! Telescópio só encherga por luz, ou seja, lentes especiais são necessárias para ver espectros na faixa do raio X, microondas ou outras ondas no feixe do invisível!! Está lá e não é visível!!!

        1. Ah sim, afinal os telescópios SÓ enxergam luz visível, né? Nenhum telescópio feito até hj pelo homem é capaz de ver outras frequências. Somos ignorantes demais, nossa.

          KKKK

    1. Então, ele não deve ser muito maior que Netuno, nem pode ser menor que a Terra, o que significa que ele pode ser tanto um minigasoso como um grande rochoso. Eu apostaria mais num minigasoso pela região em que ele se localiza, tendo provavelmente se formado na região dos outros gasosos do Sistema Solar. Mas não dá pra dizer antes de achá-lo.

  10. Não me surpreende essa possibilidade do nono planeta,já até mencionei aqui que por aquelas bandas de lá devem existir mais de 500 planetas menores um pouco do que Marte,pena que vai ser difícil captarmos a luz do Sol refletindo neles para poder observarmos. Abraços Salva…

  11. A matéria, igual todas do Mensageiro, é esplêndida, já alguns comentários…
    A vocês que acham que tudo está explicado “no livrinho”, deixem nós, “almas condenadas”, em paz com nossa “ignorância científica” e vão fazer comentários em blogs que abraçam suas certezas.
    Em outras palavras menos educadas, “Peçam para cagar e saiam!”.

  12. Grande Salvador, nem perca seu tempo com os pseudo espíritas. Ouvi muito isso no meio, incluindo grandes nomes da doutrina se perderem nesse tema. O Espiritismo não fala sobre isso. Alguns autores que foram ludibriados pelas teorias do Zacharias Sitchin e um artigo norte americano de décadas atrás, que afirmava que o décimo planeta tinha sido encontrado. Além disso, o bom espírita sempre fica atento as novas descobertas da ciência e não fazendo previsões e profecias.

  13. Salvador, eu sei que nao tem muito a ver, mas faz um post sobre o ITER. E uma das coisas mais interessantes que eu vi nos ultimos anos, e nao tem absolutamente nada em portugues sobre o assunto.

    1. Verdade, o ITER é muito promissor e interessante! Quem sabe acho um jeito de encaixar aqui? 🙂

  14. Sendo um planeta extra-solar podemos deduzir que não sofre a influência da gravidade do Sol, sua órbita seria pela ação da força de gravitação da galáxia, como consta no texto. Por que, então, ele cisma em orbitar o Sol, ele não sabe que é perigoso, e que em sua aproximação máxima pode causar instabilidade em nosso sistema solar?

    1. Não é bem isso. O planeta pode ter origem solar (um planeta arremessado para longe de seu local de formação) ou origem extra-solar (veio de outro sistema e foi “roubado” pelo Sol), mas hoje está em órbita do Sol. Por usucapião, é nosso. Faz parte do Sistema Solar. 🙂

    1. Hercólubus é mais uma mentira daquelas pra boi dormir. Mas serve pra dar risada… rs

  15. Com todas as descobertas de tantos planetas trans-netunianos de vários tipos de órbitas agrupados em valores próximos, só se poderia suspeitar que há outros planetas maiores influenciando as órbitas dos menores. Fazendo uma análise orbital estatística isto indicaria que há algum objeto perturbando estas orbitas como se fosse um pastor “pastoreando suas ovelhas”, mas isto de supor que o possível planeta esteja num órbita anti-alinhada em relação aos outros objetos conhecidos baseando-se em simulações é um contra-senso, pois se pegássemos o único caso que podemos observar, entre as órbitas de Marte e de Júpiter, o lógico seria procuar o tal planeta nas regiões além das órbitas dos grupos de planetas anões e o artigo da dupla poderia discutir mais este caso.

  16. O periélio ou a distância do Sol de 200 unidades astronômica isto seria de uns 25 bilhões a 30 bilhões de quilômetros. Quando ele passar por aqui acho que não vai nos prejudicar não…! Apesar do seu tamanho, estará muito longe do sol quando isto acontecer, se é que vai acontecer…!

  17. Eu só gostaria que achassem o avião da Malaysia Airlines que deve estar alguns metros do nariz de todos.

      1. Meu Caro, se não conseguimos localizar um objeto feito pelo homem e que deve se encontrar numa região bastante restrita de nosso planeta, como acreditar em alguém descobrindo algo a anos luz? Eu sei que astrônomos não procuram aviões, só quiz alertar para o tão pouco que conhecemos de nosso lar.
        Pelo jeito, você é daqueles que não se preocupa com os problemas diários. Quem sabe no dia que faltar água, comida, para você e seus filhos, você acorde.
        Boa viagem.

        1. Meu Caro, se não conseguimos localizar um objeto feito pelo homem e que deve se encontrar numa região bastante restrita de nosso planeta, como acreditar em alguém descobrindo algo a anos luz?

          É comparar alhos com bugalhos. São tantas diferenças, mas TANTAS que não sei nem por onde começar.

          Eu sei que astrônomos não procuram aviões, só quiz alertar para o tão pouco que conhecemos de nosso lar.

          E o que tem a ver conhecer “nosso lar” e observar o espaço? Um não pode acontecer sem o outro? Quer dizer que enquanto não mapearmos 100% da Terra, não podemos olhar para o espaço? Então faz o seguinte, pare tudo o que está fazendo e ajude a conhecer “nosso lar”, quem sabe assim não terminamos mais rapidamente?

          Pelo jeito, você é daqueles que não se preocupa com os problemas diários. Quem sabe no dia que faltar água, comida, para você e seus filhos, você acorde.

          Claro que me preocupo. Mas fico tranquilo ao saber que no mundo há mais de 7 bilhões de pessoas fazendo várias coisas paralelamente, tem gente pra fazer tudo e ainda sobram alguns inúteis que só servem pra desperdiçar o espaço no planeta, como alguns comentaristas daqui. E que ótimo exemplo de civilidade e amor ao próximo, hein? Desejando o mal pra minha família! Grande atitude, continue assim!

          Boa viagem.

          Estude. Quem sabe assim você sai da bolha da ignorância.

  18. Há uma citação no livro “Os exilados da Capela” como o Planeta Intruso, Nostradamus cita o planeta como O monstro e a outras citações: nibiru e planeta X. Resta saber se a ligação com essa descoberta.

    1. Ligação nenhuma, óbvio. Esse “intruso” nunca se intromete na região mais interna do Sistema Solar.

      1. Aaaaahhhh… mas nem se levarmos em conta que os dragões também são citados no Hobbitt e na maioria dos jogos de RPG? kkkkk

    2. um dos mais conhecidos e respeitados astrologos porf, Zefarino P. Costa diz que o Niburi tem tem uma orbita difsrente dos outros planetas e passa perto da terra a cada 3000 mil ano está proximo o suficiente para a terra estar passando por um incio dr turbulência

        1. SOU MAIS EM ACREDITAR NOS POVOS DA ANTIGUIDADE QUE POR OBSERVAÇÕES APRENDEREM MAIS QUE MUITOS QUE SE DIZEM CIENTISTAS NOS DIAS DE HOJE ..OS MAIAS ERAM MUITO MELHORES QUE ESTES QUE DIZEM SABER DE TUDO E NADA SABEM DO QUE DIZEM ..

      1. O astrólogo Zefarino esta equivocado… A 1500 anos atrás o planeta Uribin bateu no Nibiru e mandou ele para fora do sistema solar, depois o Uribin bateu no Hercolobus e viraram pó. Essa é a verdade, eu senti um abalo na força! Essa é a causa das turbulências.

      1. Em um sistema de nibirus havia nove nibiruzinhos; quem desnibiruzar mais nibiruzinhos, bom desnibiruzador será.

  19. As religiões espíritas já falam deste planeta a décadas. O nome dado a ele é Armageddon.

    1. Eita, mais um. Sugiro promover uma convenção ecumênica de nibirutas, hercolubistas, kironistas e armagedônicos. rs

      1. Salvador…
        Você deveria ter mantido essa informação em OFF…agora aguenta chuva de Nibiruitas aqui no blog…rs

        1. Ah, vamos renunciar ao saber pelo medo de ser distorcido? Quem se entusiasma pela ciência vai entender e adorar a novidade. Quem não entende vai fazer aquelas merdas de sempre. Xapralá. 😛

    2. Engraçado, as religiões espíritas já falavam desse planeta há décadas, assim como falam há décadas de um monte de bobagens que não tem fundamento nenhum.

      Os Thundercats também falavam de Thundera, o He-man de Etérnia.

      Por que então que há décadas estas religiões não previram a órbita desse planeta? Precisou um cientista levantar da cadeira e conseguir esse feito com MUITO TRABALHO e sem o apoio de nenhuma divindade.

    3. Não existem “religiões espíritas”. Só tem uma, as restantes são espiritualistas. E o Espiritismo é servo da Ciência, vincula-se diretamente ao processo científico. Esse Armagedon é chute, e de beque! Não misture estações, o site é de Ciência.

      1. O problema é que a principal vertente do espiritismo é serva da ciência do século XIX e esqueceu de atualizar-se ao passo de sua senhora…

  20. O cara rebaixa plutão e encontra o planeta 9 ,só pra não concordar com quem disse que era 10. Salvador se for uma anã marron quando ele estiver mais perto do sol , se bem que é um perto longe traz alguma problema para nossa vizinhança? Valeu pela noticia

      1. Salvador, O WISE foi projetado para “ver” grandes terras e anãs marrons. Se ele não viu o “X” por que não pode ser uma anã marrom?

        1. E outra coisa, não poderia o “X” orbitar o Sol e outra Anã-marrom ao mesmo tempo, como na ilustração, no outro foco da elipse?

          1. Não, porque a anã marrom já teria sido vista. Uma anã marrom precisa ter pelo menos 13 vezes a massa de Júpiter, e um objeto desses não é tão fácil de esconder…

        2. Ele foi projetado para ver objetos de determinados brilhos a determinadas distâncias. Ele excluiu a existência de qualquer coisa maior do que Júpiter a uma distância de até 26 mil UAs. Uma anã marrom seria maior do que Júpiter, e numa posição mais próxima do que a sugerida para a órbita do planeta 9. Logo…

  21. Sebastião, caso essa planeta exista, ele está longe o suficiente para, em sua órbita, passar pela nuvem Oort e eventualmente lançar algum asteroide para o sistema solar interior?

  22. O nono planeta pode ser uma realidade. Curioso é que a órbita sugerida é bem similar a da Nibiru, ao menos no angulo, mas não no percurso, já que a distância mínima do Sol é de duzentas UA. Só acho que Plutão deveria manter ao menos a classificação de pequeno planeta, pois até tem atividade vulcânica.

    1. Ela é similar no sentido de que todas as órbitas são similares — elipses, com maior ou menor excentricidade. Agora, se Nibiru tivesse uma órbita quadrada, aí sim eu ficaria surpreso! rs

  23. Salvador, a Voyager 1 & 2 não poderiam ajudar? Elas estão funcionado ainda? Elas já devem ter passado da Heliosfera, imagina que bacana seria!

    1. A câmera delas não seria eficaz para fotografá-lo, mesmo que soubéssemos onde ele está! Estamos falando de sondas velhas lançadas nos anos 1970!

      1. Mas e se, por um feliz acaso, uma delas (provavelmente a 2, já que a 1 está muito fora da Eclíptica) estiver bem na rota do 9? É certo que vai demorar pra caramba a chegar, mas quem sabe a sonda não poderia ser posta em hibernação, e o recurso ser aproveitado daqui a uns 100 ou 200 anos? Porque se passar perto do planeta, não precisa de tecnologia do século XXI para obter dados e imagens interessantes. A questão que fica na minha cabeça é se a antena das Voyagers tem potência para comunicar com a Terra em tão longa distância.
        Uma pequena observação sobre o texto: você mencionou a massa estimada do planeta 9, cerca de 10 vezes a massa da Terra. Mas o menor planeta gasoso conhecido, em massa, não é Urano?

        1. Uma das regras básicas da exploração espacial é que o cientista-chefe precisa estar vivo para ver o resultado. Senão, ele não teria a motivação de gastar a vida inteira no projeto…

        2. Em massa, o menor é Urano, em diâmetro, o menor é Netuno.

          Aliás, alguém conhece algum link que explique do ponto de vista da formação planetária o porquê de Netuno ser tão mais denso que Urano?

      1. Salvador, ótima matéria! Como todas as outras.
        Lá vai, sabendo que a cada dia que se passa, tecnologias vão avançando, seria possível em um futuro breve, uma missão ao Planeta 9 em que nossas sondas chegassem lá em menos tempo?
        Abs.

        1. Pretendo abordar isso em breve! Fato é que precisaremos de outras tecnologias. (No mínimo um reator nuclear espacial ligado a propulsão iônica.)

  24. Estranho pensar que daqui da Terra temos visão ampla de outras galáxias distantes milhares e milhares de anos-luz porém temos uma visão estreita dos nossos arredores. É como se morássemos na ponta do fio de cabelo da cabeça de um gigante. Jamais chegaremos no conhecimento pleno, isso é muito ruim!

    1. O importante é o processo evolutivo. O passeio é mais divertido do que a chegada,
      Porisso acredito que não há conhecimento pleno. Provavelmente o gigante vive em uma comunidade que está inserida em um outro sistema maior….

  25. Salvador vou fugir um pouco do tema mas no fundo tem a ver sim …e o sinal wow?o que pensa a respeito?

    1. É um ótimo exemplo de que como a ciência é diferente da ufologia. Enquanto a segunda diria, “não sabemos o que é, logo é um ET”, a primeira diria, “não sabemos o que é, logo é um mistério”. Não sei o que pensar do WOW. Pode ter sido um sinal genuíno. Ou não. Sem repetição, nunca saberemos. 😛

  26. Salvador, vendo um documentário no Discovery Sci, teve um astrônomo que fez mais de 4.000 cálculos de rota para tentar provar a teoria dele de que houve um outro planeta em nosso Sistema Solar mas que foi ejetado por Júpiter. Chegasse a ver esse documentário? É um dos muitos que passam neste canal.

    Abraço!

  27. Salvador,

    Parabéns pela divulgação da “quase” descoberta! Fico admirado, ou melhor, causa estranheza, que alguém duvide e ainda faça escárnio da ciência, mas acredita piamente em divindades.

    Abraços!!

  28. Os caras ficam olhando para o alto, em busca de algo que está na terra, bem na cara deles e ao lado deles. Se tivessem o terceiro olho, poderiam ver que estamos sendo vigiados há muito tempo.

  29. ESTES CIENTISTAS SE ACHAM OS DONOS DO UNIVERSO…SERÁ QUE ELES NÃO SABEM QUE EM NOSSO SISTEMA SOLAR SÓ EXISTEM 7 PLANETAS:??? PLUTÃO E NEPTUNO….FAZEM PARTE DE OUTRO SISTEMA..MAS ELES “AINDA NÃO PERCEBERAM;;ESTUDAM..ESTUDAM…E NÃO ENXERGAM !

    1. Huahuahuha! E o que Netuno e Plutão estão fazendo orbitando o Sol, se são de outro sistema? 😛

        1. Ora. É só uma visita de cortesia. Para nossa cronologia mortal parecem milhares de anos, mas para oo calendário planetário, eles vieram apenas passar o final de semana… sabe como é, aproveitar o Sol.

  30. O QUE MAIS ME IMPRECIONA AQUI SÃO OS COMENTARIOS.CADA UM SABE MAIS QUE OS OUTROS, NÃO SEI PORQUE ELES ESTÂO NO BRASIL E SÂO POPBRES, QUE INTELIGÊNCIA,!!! SÂO TUPINIQUINS PHD…ESSA MISTURA . DE PORTUGUÊS, NEGROS E INDIOS. DEU ESSE POVO SUPER DOTADO.DE INTELIGÊNCIA SABEM TUDO ,

    1. Meu, que falta de educação! Por favor reveja seus principios. Você não é obrigado a participar. Mas é bem vindo desde que tenha um comportamento positivo e civilizado. Todos temos nossas limitações e devemos nos esforçar para superá-las. Pega leve.

    2. Cezar Gomes, há uma norma na Internet, de boa educação: não se enviam mensagens em maiúsculas, é como se você estivesse gritando. E revise seu texto antes de enviá-lo. Melhor para todos. sds.

  31. Salvador, pra viajar um pouco: Seria possível um planeta se formar (digo, estar em formação nesse momento) no cinturão de asteroides ? Será que Júpiter permitiria ?

    1. Não, tanto que não se formou. O melhor que temos ali é Ceres, um planeta anão com 900 km de diâmetro.

  32. Falando em exilados de capela onde fala a respeito deste planeta, há um novo que levará os exilados da Terra chamado planeta kiron.Chico xavier diz que em 2019 os ets entrarão em contato direto.Vamos esperar pra ver.

    1. Ainda espero o trecho do Exilados de Capela que fala desse planeta, para a gente conferir se fala mesmo. Esse planeta aí tem parâmetros bem específicos. Vamos ver o que diz o texto espírita. 😉

      1. Esse livro está fora da Normal espírita, é não-científico sob vários aspectos e apresenta ilações esotéricas. É uma mistura de cientificismo com lendas, religiosismo e tradições orientais e médio-orientais.

      2. O livro Exilados de Capela está fora da Normal espírita. É não científico sob vários aspectos, o que o próprio autor admite, de início. Trata-se de uma mistura de citações bíblicas, lendas, cientificismo canhoto e ilações esotéricas. Não vale como informação.

    2. Esse Planeta, para quem lê sobre os Extraterrestres e Espiritualidade, tem uma extrema importância na Evolução da Terra.O problema é que o ser Humano desenvolveu muito a Tecnologia, mas não o fez com relação à Consciência.Mal comparando, é como dar às crianças poder para destruir uma vida. Todos os pontos do Universo estão interligados, ou seja, um problema aqui afeta tudo.É a sábia manifestação Divina atuando na manutenção do Equilíbrio Cósmico.

      1. Pois é, lindas palavras porém não há nenhuma evidência disso. Então é apenas crença, e quem gosta de crença é religiostra.

        1. A RELIGIÃO E A CIÊNCIA TEM ALGO EM COMUM QUE SUSTENTA AMBAS DESDE O INÍCIO DA HUMANIDADE : A FÉ – NÃO EXISTE RELIGIÃO SEM A CRENÇA EM ALGO ….NÃO EXISTE CIÊNCIA SEM A CRENÇA QUE ALGO POSSA EXISTIR ….

      2. Vou repetir!
        Faço minha as palavras do Blogueiro!
        “True enough! Os assholes continuam sendo o maior desafio para a cultura científica!”

        1. Olá! Aos de esquerda e aos de direita: Não existe afirmação em doutrina espírita da existência de outros planetas além da órbita de Netuno. O que existem são afirmações e opiniões de pessoas.
          Também nós espíritas aguardamos por confirmações da Ciência, ainda que eu seja da opinião de que no meio científico acadêmico exista crença, exageros e dogmatismos. Cientistas são pessoas.
          O valor da afirmação de Edgar Armond (Exilados) tem a mesma validade das afirmações de Ramatis (Planeta Vermelho), Chico (Planeta Chupão. uhrg…) e do “V.M” Rabolú (Hercólubus): Opiniões que precisam ser validadas… sim, pela Ciência.

    3. Não, em Exilados de Capela eles não falam desse planeta, se falam mesmo alguma coisa, é sobre um planeta que não existe. E em 2019 os Ets não entrarão em contato… E ninguém vai ser levado como exilado da Terra.
      Da mesma forma que o mundo não acabou em 2000, nem em 2012, e um meteoro gigante não caiu na Terra em setembro do ano passado.

      Até quando vão continuar com isso???

    4. É muito curioso ver o quanto os religiosos e os pseudocientistas sempre contestam e negam a ciência.

      Mas uma vez que a ciência descobre algo que remotamente remeta a alguma crença pseudo-científica ou religiosa (Exemplo: Olhem, descobriram um nono planeta, tal qual o espiritismo já dizia havia décadas!!!) estes mesmos pseudo-cientistas ou religiosos são os primeiros a usar dados científicos como argumento para validar as suas crenças.

      Amigos, decidam-se… ou vocês confiam na ciência e no método científico ou não.

      Não é muito elegante citar a ciências só quando ela confirma aquilo em que vocês já acreditam.

      Lembrem-se, o método científico é o mesmo quando confirma ou quando contraria os contos-de-fadas.

  33. As neo-religiões cataclismáticas adoram uma fumaça, espero que identifiquem logo e acabem com essa nebulosa fumada feito cânhamo do bom pelos “achadores de pelo em ovo”.

  34. Salvador, que notícia bacana!
    Pergunta: a nave New Horinzons não poderia direcionar suas câmeras ou até mesmo sua trajetória para averiguar a existência do planeta? Aproveitando, não seria possível o envio de um telescópio espacial além das órbitas de Urano e Netuno para o estudo dos demais corpos presente em nosso sistema solar?

    1. Não, a New Horizons não seria de grande ajuda. Mesmo onde ela está, e mesmo que o planeta esteja à frente dela, ela está muito mais perto de nós (com um telescópio muito menor) do que desse mundo hipotético!

  35. Mensageiro Sideral ! E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará desse ceticismo dogmático!Essa filosofia de natureza pseudo intelectual que costuma desacreditar e invalidar quem quer que propusesse uma evidência. Infelizmente vcs céticos pensam que podem fazer uso da semântica e regras de sua filosofia para apagar a evidência da realidade!

    1. Tá, falou, falou e não provou nada do que disse. Cadê provas? Ciência apresenta no mínimo evidências, e você? Cadê as suas?

    2. Você pode acreditar no que quiser e montar um mundo de ilusões que lhe agrade mais, e escolher as “teorias” que confirme tudo aquilo que o papai te ensinou. E isso pode ser libertador para você. Então seja feliz.

      Agora, se você quer que outras pessoas acreditem na sua ilusão, então prove.

  36. Salvador, que aparência teria o Sol visto a olho nu a partir do Planeta 9 em seu afélio? PS: adoro seu blog!

    1. Puxa, pequenininho, mas ainda bem mais brilhante que qualquer outra estrela do céu noturno. Abraço!

    2. Ótima pergunta e tem uma calculadora bem prática para verificar qual a magnitude de um objeto a uma determinada distância. http://www.1728.org/magntudj.htm

      por ela o Sol, que tem Magnitude absoluta de +4.83, teria a uma distância de 200ua (= 0.00316 anos luz) ~ -15mag ou seja iluminaria mais de 12x uma Lua cheia na Terra e mesmo no afélio citado de 1200ua o Sol teria -11.5 mag, praticamente uma lua cheia.

  37. Esse planeta ja foi citado(acreditem ou não) à muito tempo no livro “Os exilados da Capela”

    1. Legal, aproveita e pesquisa nesse livro, qual a órbita, diâmetro e massa do planeta. Se ele é rochoso ou gasoso e qual é a órbita exata dele. E por curiosidade, qual o método utilizado para detectá-lo.

  38. Salvador,

    Acho que anteontem te perguntei exatamente sobre isso (no texto do “balde de luz”); algum planeta grande ou anã marron na nuvem de oort. Você respondeu e disse achava que não tinha nada além de Netuno, mas disse também que poderia ser uma super Terra,
    Bom, agora com essa notícia nova, quando acharem o tal planeta, pode por o meu nome nele, uai!!! rsrsrsrs. Minha suposição Nibiruta light estava correta!!
    Abraço!

    1. Hehehe, Alan, vamos ver o que vem por aí! Ainda é cedo para pensar na nomenclatura. Mas certamente vários astrônomos têm falado sobre isso recentemente e podem pedir música no Fantástico, por assim dizer!
      Abraço!

      1. Salvador,
        Se não me engano na década de 50 um Astrônomo já falava sobre a hipótese de um outro planeta em nosso sistema, também baseados em Calculos sobre sua influência em outros objetos do Sistema. Alias acredito que toda essa Historia de Nibiru surgiu por causa dele, digo, os exotéricos se aproveitaram de seu trabalho e possível descoberta e puxaram para Nibiru, e assim vem insistindo. Agora eles vão encher a boca pra dizer.. Eu já sabia!!!!
        Você sabe algo sobre a teoria desse Planeta, sugerida a décadas atrás?

        1. O problema é que na década de 50 ninguém conhecia os objetos cuja órbita é influenciada por esse planeta de agora. Então, mesmo que essa hipótese tenha circulado (e que eu saiba, ela circulou até os anos 30, e foi declarada confirmada quando acharam Plutão — mas não era nada disso), certamente não equivale à de agora.

  39. Meu comentário sumiu! Mas, repito, não seria se fosse um planeta desgarrado,como vc escreveu? Aí, não poderia ser Nibiru?

    1. Não sumiu, Marisa! Eu respondi. Mas não tem como ser Nibiru, como disse na resposta. 😉

  40. Eu quase desejo que Nibiru fosse verdade.

    Para que os “deuses” viessem à terra e descessem a chibata na massa ignorante, para extrair ouro ou seja que porcaria que queiram levar. E depois deixar uns 20 mil individuos em uma terra devastada para repovoar o planeta. (kkkk. acho que iniciei uma teoria das conspiração…)

    Mas isso explicaria bem a questão do dizimo……..kkkkkk

    1. Hmm, ser escravo ou vassalo de alienígenas superpoderosos só para me livrar dos imbecis? Prefiro tentar a sorte com os imbecis… rs

  41. “..colocados em uma órbita estável através da ação da força de gravitação da galáxia.”
    Como assim? Confesso que não entendi.

    1. Se você estiver suficientemente longe do Sol, a gravidade exercida por ele vai ser tão tênue que a gravidade conjunta da galáxia passa a ser importante no resultado final, e aí você poderia ter a órbita ajustada por esse jogo de puxa entre o Sol e o conjunto da galáxia.

Comments are closed.