Astronomia: O gargalo de Gaia
Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.
ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.
COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?
GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.
VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.
CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.
SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?
BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Salvador bom dia, eu ainda acredito em um universo paralelo, só conseguiremos realizar nossos sonhos de encontrar outras civilizações com desenvolvimento da anti-matéria.
Estranha essa atitude dos cientistas logo agora que presenciamos o retorno da série Arquivo X.
Estranho é achar que há relação entre as duas coisas. 🙂
Somos um grande encontro de ETs que deram origens às diferentes raças como os Maias, Astecas, Incas, Egípcios, Mesopotâmicos e todas aquelas civilizações que estavam muito além dos seus tempos em termos de conhecimentos. A última raça a chegar na Terra foi a que deu origem aos Hebreus…
isso faz muito sentido, todo essa sabedoria perdida aqui no Brasil………….tragico
Reflexão “Santa Ignorância, pois o que “ELES” Cientista chama de “NÓS”, somos “ELES”. Sem contar os ANIMAIS / INSETOS e outros BICHOS, somos todos “ELES” ! Sempre fomos com o nome de “HUMANOS” e inventando histórias nos procurando, só restando ORAR E VIGIAR que é a mesma coisa de CUIDAR e SI CUIDAR de todo UNIVERSO (INFINITO) misturados” paz e bem
Essa expressão “afirmam cientistas” é totalmente inaceitável. Meia dúzia de cientistas afirmam algo e o título da reportagem dá a entender que é uma constatação de toda comunidade científica mundial.
Na verdade, a “hiótese Gaia” não é mais assim tão controversa. Ditando a Wikipedia aqui:
“Embora haja ainda bastante controvérsia na questão semântica de se atribuir a denominação de ‘ser vivo’ a um conjunto interdependente de populações biológicas em seu planeta físico, as linhas gerais de sua teoria (interação dos biomas com os elementos físicos do planeta, mantendo as condições necessárias à vida), são hoje largamente aceitas. A ação da biosfera na manutenção dos ciclos de elementos essenciais como o carbono, azoto e oxigênio, possibilitando sua própria sobrevivência, é hoje incontroversa.”
errata: “Citando” a Wikipedia, e não “ditando”…
Se estão extintos, por que se ver tantas aparições atualmente?
Tolinhos !!! Se acreditassem na existência do Único e Verdadeiro Deus,que é JESUS, Criador de todo o universo,e alem dele, saberiam que só a terra possui vida !!! Aliás se realmente existissem os tal de ETs, qual o motivo de eles não se revelar para nós ???
Pois para chegar até aqui eles teriam que ter uma tecnologia mil vezes mais avançadas que as nossas, e portanto não temeriam de se apresentar para nós, pois teriam armas muito mais poderosas que as nossas para se defenderem caso fosse preciso!!!
Eles olham para nós, assim como nós olhamos para as baleias. Sabem também que os homens não estão preparados para um encontro. Encontros já houveram, mas quem viu não soube aceitá-los.
Você já viu onde fica o nosso sol em nossa galáxia em alguma foto. Se viu foi apenas uma poeira em um cantinho insignificante da Via Lactea. Existem trilhões de galáxias no universo.
Eu fico admirado dessa ignorância materialista desses cientistas hipotéticos. Se a vida existe em um planeta porque não pode haver vida em outros com tantos bilhões de galáxias? Se quisermos encontrar vida como a nossa é bem provável que caiamos em dúvida. Se Deus pode colocar a vida em um planeta porque o Universo seria vazio? Há vida nos lugares mais inóspitos. Os céticos cientistas materialistas tem a sua razão obnubilada e com certeza vão rir, mas a morte os espera e os seus olhos então abrirão. Quando a humanidade estiver moralmente mais avançada e não somente com suas máquinas frias, entraremos em contato com esses seres.
Seria ilógico pensar q nosso Criador faria algo para nada, com milhões de planetas no universo, com certeza há forma existente e possivelmente mais evoluída
Bom dia!
Já que estamos sozinhos no Universo, o que são os chamados OVNIS que muitas pessoas observam, publicam e até mesmo interagem e muitos governos e mídias fingem não ter conhecimento e dão cada desculpa esfarrapada?
Não concordo com essa idéia! Acredito que as possíveis formas de vida que devem existir em outros planetas longínquos que sejam habitáveis não entraram em contato conosco pela mesma razão que não entramos em contato com eles: eles não evoluiram o bastante para fazer viagens espaciais! simples!
sair de um planeta para a orbita deste já é bem difícil…
Na minha opinião, que sou leigo, é bem provável que exista outras formas de “vida inteligentes” no universo. Eu coloquei entre aspas, porque acho que esses seres vivos seriam tão distintos dos nossos que mal reconheceriamos eles. Considero que as pessoas são inocentes em achar que só há “vida” baseada em carbono e combustão do oxigênio. E mais engraçado é achar que seriam humanoides, como o spock. E se não nos vemos e vice versa (e acho que isso nunca mudará) é pelo fato das enormes distâncias do universo. Seres e vidas surgiriam próximos de fontes de energia constante como estrelas. Em locais assim o ritmo de crescimento e sobrevivência dos seres vivos seriam bem curtos comparados com as distâncias a serem percorridas longe da estrela na qual aquela vida se adaptou a sobreviver.
Nossa quanta besteira, é claro que existe vida extraterrestre!
Os meus ouvidos não são penicos para ter que ouvir e nem meus olhos para ler um lixo desse.
O interessante também é que desde que a humanidade existe como civilização, houveram n oportunidades de extinção, seja por causas naturais (catástrofes, doenças) ou provocadas pelo homem (guerras, violências, poluição industrial) e no entanto ainda estamos aqui firmes e fortes e pelo visto ainda permaneceremos por um bom tempo. Pura sorte?
pq eles não querem ideia com humanos que falam besteira e arrotam ignorância…. e tem mais …é mais fácil nós estarmos mortos p/ eles do eles p/ nós….estude e pesquise….anos e anos remotos o povo pensava que só existia uns planetinhas rsrsrsrsrs depois com tempo viram mais e mais afffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff pensar assim é muita ignorância demais da conta affffffffffffffffff eu hein e tb é ser arrogante demais achar que nesse universão só tem uma especie primitiva ,arrogante e atrasada…me poupeeeeeeeeeee mas me poupe muitoooooooooo….. que provas viaje o mundo e descobrirá…….. não preciso ensinar o babababaabababab
A humanidade passou milênios se achando especial: morávamos no centro do universo, éramos a espécie escolhida por “Deus” para dominar a Terra, feitos por “Ele” em sua imagem e semelhança. A ciência tratou de derrubar essas verdades e nos mostrou o quão humildes somos, tanto na escala cósmica, como no tecido da vida terrestre. Portanto, qualquer hipótese que tente mostrar o quão especial é a vida neste pálido ponto azul não cheira bem. E, já que usei uma expressão do mestre Sagan, fico com essa citação dele para responder ao mestre Fermi: “A ausência de evidências não é evidência de ausência.”
Salvador, essa é uma idéia que eu tinha faz muito tempo… e agora a vejo ‘materializada’ em forma de hipótese científica… ou seja, não basta o planeta estar na zona habitável, ter o tamanho e a massa certa, além da atmosfera propícia, ele ainda passa por diversos outros crivos para, além de propiciar vida, mantê-la… as chances vão diminuindo. Mas na verdade escrevi para perguntar se você pretende fazer um artigo sobre o ‘bônus’ que você citou… parece muito interessante!
BOM DIA
ÓTIMO COMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO.
NA MINHA OPINIÃO É,OS NOSSOS GOVERNOS EM GERAL BRASIL E O MUNDO LA FORA ESCONDE MUITA COISA DA POPULAÇÃO.
O PODER TOMA A FRENTE DE TUDO EXEMPLO HOMENS DE PRETO OU HISTORIAS.
Caso Roswell…Em julho de 1947, um balão de vigilância da Força Aérea dos Estados Unidos caiu num rancho perto da localidade de Roswell, Novo México, levando a afirmações de que a queda terá sido de uma nave alienígena.
ATT. SR. DIVONEI
Bom pelo que entendi, a publicação se refere a apenas o sistema solar. Se for contar o universo a probabilidade é bem maior
NOSSA UM CIENTISTA DESSE NUNCA DARIA AULA SE EU TIVESSE UMA UNIVERSIDADE. VOCÊS ACHAM QUE SÓ NÓS TEMOS O PRIVILEGIO DE TER UM SISTEMA SOLAR QUE NO UNIVERSO INFINITO NÃO EXISTE MAIS NENHUM SISTEMA SOLAR .. ESSA AMEBA DEVE SER MAIS UM ACHOLOGO DA VIDA.
Abraços para você,Salvador!
Não acredito neste hipótese de extinção, afinal existem bilhões de galáxias e cada galáxia pode possuir bilhões de estrelas com sistemas planetários, é muito simplismo imaginar que vidas foram criadas e extintas em todo o Universo, acredito que o maior problema para encontrar os ETs sejam as enormes distâncias entre os mundos que dificultam as viagens e comunicações.
quanta besteira esses cientistas aff, analisando a tecnologia terrena,e a suas formas de vidas nunca vao achar eles estao nesse sistema solar porem
a sua tecnogia é tao avançada que nao quando temos relatos de avistamentos sao rapidos e repentinos ……quanto cetisismo
Esses malas que acham que sabem de tudo.Parece que estas especies viajam no tempo e por isso nao conseguimos encontra-los.
Salvador,sou um simples leigo,que,aos poucos,estou a aprender mais sobre astronomia,porém,não seria muita pretensão desses cientistas em afirmar que não existe vida em outros planetas,já que vivemos em um Universo tão vasto e inexplorado?Mal temos tecnologia para explorar o nosso sistema solar,que dirá para explorar nossa galáxia e o resto do Universo.
Não estarei vivo para ver muitas conquistas humanas nos campos das ciências e nem sei quando será o primeiro contato de seres humanos com seres de outros planetas,mas,no futuro(não sei quando),esse contato se realizará,pois o Universo não é um lugar exclusivo da raça humana.
Sem fundamento ! Nossos cientistas estão literalmente perdidos no espaço. Somos seres tridimensionais e com poucos avanços na tecnologia.
Por que não os achamos !? simples, não temos tecnologia para visitarmos outras dimensões físicas, estamos rodeados de universos paralelos.
Nossa matéria não iria suportar as dobras espaciais, somos limitados e carentes de informações científicas para exploração do universo.
Acho que devemos é nos preocupar com a melhoria de nosso planeta ao invés de perder tempo e dinheiro especulando sobre o universo e seres fora da terra. Eles existem !
O universo é uma dádiva divina em que devemos admirar enquanto nos sobrevivemos aqui com todas as mazelas ainda sem solução.
Vamos ocupar estes cientistas em melhorar a qualidade de vida do ser humano e de nossa biosfera.
abs
E como sempre, o homem se acha mais inteligente do que qualquer espécie ou qualquer coisa.
Já parou para pensar que podemos estar sendo observados?
Já disse em outras vezes: somos únicos. Para se chegar a essa conclusão não é necessário nenhuma equação matemática é simplesmente o obvio. Em lugar algum temos florestas, mares, atmosfera e nunca tivemos, mesmo o universo possuindo …lhões de planetas e sóis a lei da probabilidade da vida é nula.
Esses cientistas estão muito enganados. Eles nos visitam todos os dias. Os terráqueos, de um modo geral, estão ainda muito involuídos para encontros formais com extraterrestres.
O planeta terra está cheio de pseudo cientistas, mas poucas vezes me deparei com uma imbecilidade deste nível.
É uma simplificação tão grande que só serve para alimentar ortodoxos religiosos.
Publicar isto somente em nome da liberdade de expressão, nada mais justifica.
Acho muito cedo para levantar essa hipótese, temos indícios claros da presença alienígena na terra, muitos contatos, o que prova que são vestígios de espécies avançadas. Ainda não rastreamos todo o universo, para ter essa certeza, o que foi rastreado foi muito pouco, portanto, vamos continuar procurando, e também continuar na busca de planetas habitáveis para abrigar nossa espécie num futuro próximo. Com nosso avanço tecnológico podemos habitar outros mundos.
Essa dupla de astrobobólogos não sabe, mas nó somos os descendentes dos ETs é só olharmos para os outros para os identificarmos ( como no filme Homens de Preto ) e o mais importante os Quatrilhões de dólares que são gastos nos programas espaciais daria para salvar e dar condições de vida mais aceitáveis para os que estão por aqui ( somos um enorme Distrito 9 !!!! ).
Pois é.
Parece que estes cientistas so esqueceram de tentar estudar o tamanho do universo, a quantidade de estrelas no mesmos, contendo sistemas solares incontaveis, com inimagináveis e incontaveis planetas, e literalmente incontaveis GALAXIAS.
Sendo no teor acima dito, matematicamente, sim existe vida, e muita vida no universo.
E de uma ignorância absurda imaginar que esta poeira humida do espaço, seja agraciada, ou amaldiçoada, você decide, pela vida.
E quase imbecilmente dizendo o que os religiosos Judaico Cristãos acreditam e dizem que Deus fez a Terra, colocando em nossa logica que somos o centro do universo.
Não nos não somos o centro do Universo…. somos submicro particulas celulares eletricobiologicas numa poeirinha humida no espaço…. simples assim!
não entendo esta obscessão humana em procurar vida em outros planetas.E se descobrirmos , faremos o que? Uma guerra contra eles?Não cuidamos nem do planeta em que vivemos( que de forma ufanista chamamos de nosso).Abs.
A resposta a essa polêmica é muito simples! Aprouve a Deus, o criador e sustentador de todo o universo, eleger o planeta Terra como único habitável para a vida que Ele mesmo criou a partir do nada! O homem estragou tudo com sua prepotência e loucura!
estão redondamente enganados. chega a ser pueril a teoria deles.
será que realmente o homem veio do nada?
ou Deus criou este ser com sua própria mão
e diferenciou dos demais seres vivos
o homem sempre quis descobrir sua origem mas
ela esta no livro chamado Bíblia, onde descreve
o princípio e como será o fim, (gênesis e apocalípse
)
O aspecto o que é vida é complexo,essa
pesquisa não leva ao cerne da questão
o intrigante mundo cósmico, só estamos
a olhar o universo como os nossos ancestrais
o que tem la essa resposta teremos com o tempo ….
Como alguém pode dizer que todas as vidas extraterrestres estão extintas?
Em um universo que tem bilhões de galáxias com trilhões de estrelas e um número infinito de planetas fora do nosso sistema solar (que nem ao menos conseguimos ver) é uma afirmação totalmente leviana e descartável.
São as distâncias… As distâncias…
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????????????arfjk$$#GBJ,entendeu,nem eu.Que dureza,só tomando um dreher.
Bom dia Salvador!
Se, acertar na Mega-sena já é um possibilidade remota, algo em torno de um sobre cinquenta milhões então, a vida na Terra em relação a todo Universo seria algo como um sobre dez elevada a “ene” onde “ene” tende ao infinito. Então vamos valorizar esta bola e tentar conviver de forma a preservar estas qualidades por milênios; eu ainda quero crer que em “zilhões” de estrelas em milhões ou bilhões de galáxias devem existir alguns planetas que contenham formas de vidas e, se, mais desenvolvidas que nós, somente o tempo e tecnologias poderão responder afinal de contas as nossas transmissões de rádio ainda foram até ali na esquina próxima da nossa Via Láctea, que supostamente tem mais de cento e cinquenta mil anos luz de diâmetro. Se a Terra for única no Universo acho que preciso começar a rever meus conceitos da criação e a pensar mais em Deus.
Se a Terra for única, ou Deus não está nem aí para a vida ou o Universo foi um baita exagero Dele. 😛
Concordo com você!
Sabe de nada inocente
Eles existem estão entre nós
esses cientistas estão errados, cirando polêmicas
pra que buscar algo que já esta aqu,i e todos os lugares somos diferentes de muitas especies ,
Sei que vai aparecer vários comentários com o argumento de que “com bilhões de planetas no universo é impossível não ter civilizações inteligentes lá fora”. Contudo, parece que, cada vez, mais os cientistas estão levando a sério a hipótese da “terra rara”. Isso tem implicações importantes na filosofia e na teologia, já que corroboraria a hipótese antiga de que o homem é mesmo o centro do universo!
É a seletividade de nossas interações que nos permite viver. Fugimos do que pode nos fazer mal e aproximamos do que nos faz bem. Dos alimentos que ingerimos a parte boa fica conosco e o mais vai para a privada. Seres que sobrevivem apresentam seletividade melhor de suas interações. Talvez os Ets, sobreviventes ou mesmo imortais, sejam muito seletivos em suas interações e eles nos excluem delas.
Eu creio que maior problema é que ainda somos bastante limitados em fazer essa busca, nem sabemos direito quais planetas estão em nosso quintal imagina buscar vida em outros planetas que nem enxergamos diretamente salvo através de trânsito planetário, se houvesse uma civilização igual nossa a fácil distância 100 anos luz daqui tenho certeza que não notariamos e continuarmos achando que estamos sozinhos