Astronomia: O gargalo de Gaia

Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.

ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.

COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?

GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.

VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.

CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.

SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?

BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. O curioso é o fato das pessoas entrarem esbravejando aqui falando que existe porque existe vida fora da Terra…rs…pelo visto, todo mundo não só viu algum ET, como deu uma volta no espaço com eles…rs…são as mesmas pessoas que não acreditam, não aceitam acreditar em hipótese alguma na existência de um Deus criador de tudo…mas os ETs tem que existir…afinal, quantos planetas existem no Universo? O fato de a vida ser IMPOSSÍVEL na esmagadora, gigantesca, quase absoluta totalidade destes planetas não entra em suas “probabilidades”…rs…patético.

    1. Essa foi a piada do seculo!Eh por causa de cientistas assim que eu nao consigo um remedio pra crescer cabelo na minha cabeca ate hoje!

    2. patético é imaginar após bilhões de anos de evolução que o homem é o centro do universo . . . para quem espera vida igual a humana, sim poucos são os planetas em que o homem poderia viver, mas e outras espécies de vida !? . . . o homem não vive mais submerso em água, no entanto tem vida lá ….. é mesmo patético e tacanho…

      1. Então, seu Julio, da onde você tirou que tem alguém afirmando o homem ser o centro do universo???

    3. Roberto, ninguém aqui esta falando se Deus existe ou não., mas a possibilidade, em vida física você ver um ET é bem maior do que você definir, ver um Deus imortal (qualquer que seja).

    4. Patetico é você pensar que Deus só criou a nós… Os Extraterrestres são seres que não são da nossa Terra.. Ou voce pensa que são homenzinhos cabeçudos de corpos magros cinzas ou verdes?

  2. Patética “teoria”. Por mais difícil que seja o surgimento da vida, e da vida inteligente, há centenas de bilhões de galáxias cada uma com centenas de bilhões de estrelas, então a mais básica percepção estatística e raciocínio lógico nos demonstra que deve haver milhares ou dezenas de milhares de raças inteligentes Universo afora. E qualquer uma delas pode estar milhares de anos mais avançada e evoluída que a nossa (que aliás ao ler os jornais nem sei se merece o adjetivo de “inteligente”). O que ocorre é que logicamente raças mais avançadas podem saber de nossa existência e até estar por aqui porém seja por uma questão ética seja pelo completo despreparo da nossa raça para isso, não desejam se mostrar (ao menos publicamente) quando muito fariam contatos muito específicos e secretos com alguns cientistas e / ou líderes políticos. Basta ver os nossos cientistas quando encontram alguma tribo primitiva de índios ou macacos, sua atitude é muito mais de registrar à distância e proteger do que de invadir ou destruir a cultura dos primitivos.

  3. Que teoria sem pé nem cabeça, extintos? kkkk
    Depois que falou do Et de Varginha tem que dar uma despistada, né?
    Esse texto é pura contrainformação midiática.

  4. As mulheres e homens marcados EM COLARES E na cidade de VIGIA NO PA,NA famosa operação prato,um dos fenômenos de maior proporção da ufologia, junto com ROSWELL NA USA, o que para estes cientistas tem a dizer.

  5. Sequer [por falta de tecnologia] conhecemos o nosso quintal. O que dizer daquilo que está além dele.

  6. Risível… o ser humano se acha único, mas esquece que existem 6 milhões de seres diferentes com vida apenas catalogados na mãe Terra, que estamos presos dentro de um invólucro que chamamos de corpo e igualmente presos na dimensão temporal. Em um Universo com bilhões de galáxias, existem mais estrelas que os grãos da areia do mar (e isso é matemático e contável). Fora a possibilidade de existir outros universos, ou multiversos. Somos bosta nenhuma fisicamente pra este universo, e ainda tenho que aguentar a dilma, o lulo e seu pt, oh dor, oh vida..

    1. Concordo plenamente com vc Silvio. Esse artigo propõe uma explicação muito simplista, mas esquecem de levar em conta a vastidão do universo. Como vc disse….bilhões de galáxias (200 bilhões no universo observável) e nós sequer saímos do nosso sistema solar.

      1. Contato com vida em outras galáxias é inviável pela distancia. Considerando só a nossa talvez devemos ser humildes e considerar todas as possibilidades de gargalos na formação da vida inteligênte.

  7. TODAS AS RESPOSTAS PARA ESSAS PERGUNTAS SÃO TÃO SIMPLES,
    QUANDO DEUS DISSE HAJA LUZ, OCORREU O BIG BANG………OU SEJA UMA
    EXPLOSÃO INFINITA DE ASTROS E ESTRELAS, MAS COM VIDA INTELIGENTE
    EM SÓMENTE UM PLANETA……………..TERRA.

  8. Caros emfim voltamos a nos mesmos tudo isto que foi dito até agora” esqueceram de nos” nossotros isto mesmo nos somos o universo nos somos a vida e nãõ se iludam não somos seres completos estamos em evoluçao o universo esta em evolução estamos evoluindo para que quando” a hora chegar ” ,a evolução seremos como talvez as palavras de Jesus ;mas e dai dai já nao estaremos mas aqui nesta ” luta pela sobrevivencia ai sim seria a ”’SALVAÇÃO”’ que fala a Biblia O universo é um ´só a vida é uma só em todas as suas nuancias ,a imensidão do universo é ilusória .sabe porque ”criamos o perto e o distante” criamos a vida e outras vida para nos destruir (doenças)ETC.

  9. Tanta bobeira junto. A Internet virou um grande vaso sanitário.
    Os governos sabem, e tem contatos normais com Et’s.
    Só a população em massa não tem essa certeza. É mantido em segredo para “preservar a ordem social”.
    Só para que se tenha uma ideia; como ficariam as igrejas? A dois mil anos prega-se que os homens são a imagem de Deus. Blz, ao achamos os et’s, eles seriam o que? Também imagens semelhança de Deus? (desabam dogmas das religiões)
    A filosofia de vida dos visitantes é compatível com as dos governos atuais? Ou também com os Et’s chegaria uma nova ordem social. Uma sociedade igualitária. (fim de parte do poder estatal, e talvez até da divisão dos Estados).
    Dai a importância que os governantes têm em mentir e esconder os et’s.
    São milhões de estrelas, em um incontável numero de galáxia. Claro que em algum lugar tem vida, e vida inteligente também.
    Uns já nos acharam outros assim como nos estão à procura.

    1. Concordo com seu argumento!
      Se liberarem as informações que se obtiveram sobre os ET’s para as populações do nosso pobre mundinho em evolução, seria um caos completo! A idéia do terror hollywoodiano tornar-se-ia real e estaríamos com um grande problema nas mãos. Tudo o que nos é novo e diferente causa-nos medo. Há inúmeras evidências da existência de ET’s no universo e em nosso planeta porém pouca coisa escapa do controle das autoridades e, caindo em domínio público, já causa alvoroço. Imagine uma nave maior que um porta aviões voando tranquilamente sobre nossas cabeças… Que atitude teríamos?

      1. Que visão simplista! Quer dizer que os governos ou a NASA, etc, têm poder de conter os ETs se eles realmente quiserem interferir no nosso modo de vida, escondendo suas naves e não permitindo que a população saiba de sua existência??? Se eles vierem e realmente quiserem colonizar a Terra ou interferir na nossa civilização, eles virão com força avassaladora! Quem tem tecnologia para viajar centenas ou milhares de anos-luz não pode ser controlado por nenhum exército do nosso planeta! Então o temor do Wegton de que “a filosofia de vida dos visitantes não seria compatível com as dos governos atuais, ou de que com os ET’s chegaria uma nova ordem social” representa algo que não pode ser contido por forças humanas, nem pode ser “escondido” se eles realmente vierem para ficar. É claro que toda a humanidade iria tomar conhecimento, e muito rápido!

  10. “OS MUNDOS habitados pelos mortais são todos evolucionários por origem e natureza. Essas esferas são o berço evolucionário, o local de geração das raças mortais do tempo e do espaço. Cada unidade de vida ascendente é uma verdadeira escola de aperfeiçoamento para o estágio seguinte da existência, e isso é verdadeiro sobre todos os estágios da ascensão progressiva do homem. Todos os mundos habitados são agrupados basicamente, para a administração celeste, em sistemas locais; e cada um desses sistemas locais é limitado a cerca de mil mundos evolucionários.” LU.

    1. Excelente citação do Livro de Urântia, meu caro Alaor. Só pra complementar, no mesmo LU, aliás no mesmo Documento 49, encontra-se:

      “Vós deveríeis estar mais do que interessados na conduta planetária desse tipo de mortal, pois uma dessas raças de seres habita uma esfera muito próxima de Urântia” (Urântia = Terra).

      Confesso que desde quando li esse trecho, me atiçou grandemente a curiosidade pra saber de qual “esfera” o livro fala. Apesar de dizer que é “muito próxima”, isso pode ser relativo. Talvez seja em nosso próprio sistema solar ou orbitando uma estrela vizinha. Vai demorar pra sabermos. Acho que a resposta para a pergunta “por que ainda não os vimos?” é simplesmente porque não estamos procurando direito. Eles podem estar usando tecnologias de comunicação e movimentação diferentes das nossas. Ou operando em diferentes frequências. A busca pela inteligência extraterrestre é complexa e os nossos recursos ainda limitados, apesar dos vários avanços. Mas como disse um colega lá em cima, acho que sim, os governos já sabem mas mantém segredo pra evitar histeria coletiva. Não precisamos ir muito longe: basta lembrar do barulho todo que o caso Varginha causou há 20 anos atrás. Todo mundo sabe que algo estranho aconteceu lá, mas o governo insiste em dizer que “não foi nada”.

      Eu encerro dizendo que, pensar que o ser humano é a única vida existente no universo (ou uma das poucas) é como alguém ainda acreditar que a Terra é o centro do universo ou acreditar na teoria da Terra Plana.

  11. Bom dia a todas(os). Antes de tudo, parabéns a Nogueira por publicar essa proposta de hipótese dos Cientistas australianos, querendo ou não gerou essa “boa polêmica” e abriu discussão sobre o assunto. Vou tentar também emitir minha opinião, mesmo alguém anteriormente pedindo para não se misturar ciência com religião quando citaram o nome de Deus (que na minha concepção é o Ser perfeito que criou tudo e todas (os)): Para mim neste vasto Universo do qual fazemos parte existem seres vivos menos evoluídos e mais evoluídos que nós humanos. E nós humanos somos o resultado de experiências genéticas feitas por alienígenas, entre eles e macacos (inicialmente na África, e depois em outras partes do nosso planeta com macacos semelhantes) há milhões de anos atrás ( assistam o filme ” A Ilha do Dr. Moreau” com Marlon Brando e terão mais ou menos uma ideia do que estou falando, já que a evolução da espécie humana já acontece há milhões de anos, e no filme a evolução das “criaturas” acontece num espaço de tempo menor).E esses “alienígenas do bem” que há milhões de anos dominam esses técnicas genéticas, já que são mais evoluídos que os humanos, constantemente estão nos observando e nos avaliando. E estão entre nós, já que dominam as técnicas de camuflagem, ajudando a humanidade secretamente, porque nos querem bem. E na hora certa eles nos ensinarão e nos permitirão usar os conhecimentos que possibilitarão aos humanos realizar coisas como viajar na velocidade da luz, construir portais intelestelares ( como no filme Perdidos no Espaço com William Hurt, ou na série Buck Rogers no século XXV com Gil Gerard etc), viajar no tempo, criar gravidade artificial, produzir oxigênio e alimentos, reaproveitar água nas espaçonaves etc., para os humanos desbravarem o espaço sideral.E isso acontecerá em breve, se considerarmos o que os chamados “Profetas Modernos” tem mostrado nos seus artigos, filmes, livros, séries de Tv etc. principalmente desde o século XX. Ou seja, somos nesse vasto Universo todas(os) criados por Deus em busca de evoluir em direção à perfeição, que é Ele (Deus o Ser perfeito), e que segundo se é dito, acontecerá já na nova Era que se aproxima, chamada de” Era de Aquário”. É uma visão simplista que talvez faça sentido!!! rsrsrs. A palavra está franqueada!!! Abraço e ótima semana. Jorel Cantídio.

    1. Muito bem colocado Jorel (por sinal o nome do pai do Kal-el, Superman rs). Concordo com vc mas acho que ainda falta muito pra estarmos preparados pra receber essas informações. O ser humano é muito bélico e por esse motivo faria muita burrada lá fora. Uma pena, pq deve haver sim muita coisa interessante. E se me permite um parêntese….o próprio conceito de Deus é muita pretensão de nossa parte….achar que sabemos que existe um deus por aí….isso ao meu ver, é outra invenção humana. O universo é físico (talvez em níveis q não conhecemos ainda) mas físico…explicável e não criado e governado por alguém. Mas o ser humano precisa inventar algo para explicar o inexplicável….daí a concepção de Deus. Minha opinião, sem querer ofender sua fé.

      1. Olá, Sandro, bom dia. Obrigado pelo comentário elogioso, e também respeito sua opinião sobre a existência ou não de Deus. Talvez eu mude de opinião se um dia alguma Ser humano, ou melhor, algum Ser vivo podendo ou não ser ET consiga fazer o que até agora eu não tenho conhecimento (com exceção do relato da ressurreição de Lázaro e de Jesus descrito nas Escrituras Sagradas), que é dar ou criar vida. Não me refiro a clonar, reanimar ou coisas semelhantes como catalepsia etc. Mas dar ou criar de fato a vida ( Por exemplo como no conto clássico de Frankenstein). Aí talvez eu mude de opinião. Digo talvez porque se um dia acontecer a meu ver também será por permissão de Deus ( o Ser perfeito, que ninguém nunca viu, mas que todas(os) ou a maioria sabe que ele existe). E para mim, além do Mundo material, existe também o Mundo Espiritual, que dá sentido à existência dos Seres vivos e ao funcionamento do Universo. Sandro vou te sugerir algo: Em algum momento, quando você estiver sozinho, relaxado em algum ambiente, sozinho, tente se sintonizar com o Espírito que te protege ( Seu Anjo-da-Guarda) que está aí agora de seu lado. Você perceberá que é uma experiência que talvez te faça mudar de opinião.rsrsrs. Abraço e ótima terça-feira. Jorel Cantídio.

  12. Cada dia um Cientista descobre uma “coisa” que mata a “outra”. Mais um tempo vem um outro e descobre que a “outra” é a verdadeira “coisa” e mata a “coisa” que queria matar a “outra”. Complicado, né ? Mas é assim que tudo acontece na cabeça da gente, reconhecidamente, leigo no assunto. Mas, tudo bem, apesar disso admiro profundamente os Cientistas do bem, a sua tenacidade em busca de verdades absurdamente inimagináveis, e sua paciência. E o valor que isto tudo já mostrou ter para a humanidade. A unica coisa que acho estranho é dizerem que em tal lugar não existe as minimas condições de vida. Pelo menos é o que entendido até agora, partem da logica humana, animal, vegetal e bacteriana que conhecemos. Não seria possível imaginar uma forma de vida sem dependência de oxigênio, circulação sanguínea e todas as mumunhas mais do nosso biotipo humano? Alguém, que para ele, 200 graus abaixo de zero fosse a temperatura ideal, ou o contrario. Porque que não pode ser possível ? O universo por mais explorado que tenha sido é um coisa tão complexa que eu, pelo menos, dentro do meu limitado conhecimento, repito, imagino que qualquer coisa é possível se admitir.

  13. Se nas profundezas inexploráveis dos nossos oceanos ainda existem muitos mistérios, imaginem na imensidão do Espaço…

  14. Quem faz uma afirmação dessa, ou seja, não existir “ET’S”, ou é maluco ou sem noção. E quem já viu objetos no céu que são inexplicáveis? Aviadores, policiais, soldados, pessoas experientes que conseguem distinguir um objeto feito na terra com um totalmente diferente e fora dos conceitos terráqueos? Eu já vi, acompanhado de pessoas e profissionais que ficaram espantados com o que viam. Então, só porque a maioria das pessoas não tem contato com eles, eles não existem??? afffffff…..

  15. Como Se cientista soubesse alguma coisa.Diziam que o cantareira levaria 10 anos para sair do volume morto em tres meses saiu. EITA RAÇA PRA DAR PALPITE……

    1. Maurilio, nenhum especialista disse que o cantareira demoraria dez anos para sair do volume morte….aliás, ela pode voltar ao volume morto a qualquer momento. Melhor você se ater a assuntos que você tenha o mínimo de conhecimento.

  16. Estes dois “cientistas” me lembram dois peixes num oceano, confabulando entre eles a afirmação de que não existem estrelas ou planetas, pois seus “olhos de peixe” assim não os permitem visualizar.

    Em outras palavras: “se não vejo, então não existe!”

    A pergunta latente é: será que existe vida inteligente aqui mesmo na Terra?

  17. Se falarmos em vida inteligente é preciso colocar a perspectiva futura. Ela mostrou ser possível em um período de tempo curto. Até onde poderia ir? Dezenas de milhares de anos, milhões … sei não?
    Não falo apenas de questões físicas: catástrofes, mudanças climáticas ou coisas do gênero. Mas de questões filosóficas.
    Por exemplo, entendo que o convívio, ou a baixa compreensão, com questões como a finitude e o sentido da vida são milagres que se sustentam hoje. Talvez, pelo imenso prazer do desafio de conhecer suas suas razões?
    Eu acredito que a vida inteligente tem um salto ou uma transição importante mais adiante, uma espécie de “orbitalização” para um conhecimento avançado e pleno nesse tipo de questão. Acredito que sim, mas poderá superá-lo?
    A fase “sonda” vai mais ou menos, com ciência e fé, a “orbitalização” será possível? Uma questão para vida inteligente em prazos mais significativos.
    Décio

    1. Creio que em nosso planeta existem muitos feitos que podem mostrar uma influência de algo que não se conhece nesse mundo, e a própria Bíblia diz que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, então quem eram os diferentes ?

  18. Mesmo sendo um leigo…posso afirmar com todas as letras :NÃO ESTAMOS SOZINHOS.Pelo simples fato que o universo é uma imensidão ainda pouco explorada…é apenas uma questão de tempo e serão descobertos.

    1. Engraçado alguns “entendidos” falando que a física quântica provaria que os cientistas estão errados (???). Outros se apoiam em questões matemáticas, probabilidades… Quando leio isso sempre penso nos números primos. O conjunto dos números é infinito como o universo. E quantos números primos pares existem? Apenas um elemento, o número “2”. Não importa o tanto que você percorra o caminho dos números naturais, só o 2 será primo e par. E você não precisa percorrer todos os números para ter certeza disso.

  19. Não conseguiram ainda ir a lugares remotos da Terra para saber se existe vida e querem especular sobre o universo infinito.
    Muito pouca informação para conclusões subjetivas.
    é muita especulação e pouca informação concreta.

  20. Acho uma visão limitada, vinda de uma mente limitada e arrogante, o que sabemos de física?o que sabemos de universo? quem disse que exista apenas essa dimensão? e mesmo nessa, qual a nossa compreensão de realidade? é apenas de um ser que mal consegue viver sem comprometer seus recursos básicos, podemos ter uma raça superior ao nosso lado que nem sequer saberíamos, apenas engatinhamos nesse imenso mistério da vida.

  21. Levanta uma questão interessante:
    Poderia nós brincarmos de Gaia e induzir um planeta com potencial a desenvolver vida?
    Fazendo uma certa ordem de evolução e impulsionando de maneira lógica o que precisa para desenvolver vida sustentável

  22. Grande Salvador,

    Parabéns pelo sucesso do post.

    Não sei se vc pensa de forma semelhante, mas quando um assunto abordado aqui exige um pouquinho mais de compreensão e interpretação, temos centenas de comentários que provam a incapacidade do brasileiro médio de interpretar textos, de compreender o que leu — e a julgar pelo “texto” de alguns, até de se expressar por meio da escrita.

    Não consegui ler todos, mas acho que 90% ou mais dos comentários aconteceram: (i) por crença cega em alguma religião — acho que agora eles vendem o ceu por bits publicados; ou (ii) por incompreensão do que significa “hipótese” — parece que leem como nossa presidente fala.

    É trágico. E ainda queremos sair do fundo do poço…

    Abs.

    1. É, é complicado. Acho que muita gente lê o título e já vem aqui com o fígado atacado, sem o interesse em ler, mas apenas com o gosto por detonar. Veja que muitos não repararam que, de acordo com a hipótese, vida deve ser extremamente COMUM no Universo, só que apenas em planetas jovens e em formas simples.

      Agora, em defesa dos leitores, há também muitos comentários ponderados e inteligentes. É que fazer um comentário idiota gasta menos energia, e por isso há mais deles… rs

    2. ô sabe tudo, os caras que vivem só para estudar essas teorias lançam hipóteses absurdas dia após dia, um contestando a teoria do outro e você vem criticar a capacidade e a opinião dos leitores.

    3. Pegando o “gancho” do Salvador, cito aqui Henry Ford: “Pensar é o trabalho mais duro que há. O que é provavelmente o motivo por que tão pouca gente se dedica a fazê-lo.” (Duailibi das Citações, Roberto Duailibi, Ed. Mandarim). É tipo: Aaai, que pregui! Rss.

  23. Maior besteira que ja li. Primeiro sou testemunha ocular de um ovini eu pude presenciar uma nave descendo um objeto dentro de uma luz. Isto tudo ocorreu minha frente e não tenho medo de dizer. Outro fator e duvidar do criador. Concordo com os comentario esse cara a

    1. Com certeza você tomou chá de cogumelo naquele dia em que viu o tal OVNI. Todo vídeo de OVNI é desfocado, sem enquadramento e detalhes. Hoje todo mundo tem um smartphone com câmera e os tais OVNIs continuam a não ter um vídeo convincente.

    2. OVNI: Objeto voador NÃO identificado. Não dê uma de ufólogo num blog de ciência. Se você não sabe o que é, logo é um mistério, não alienígena.

    1. Duas hipóteses: ou esses ” astrosbiologos” estao falando besteira propositalmente para chamar a atençao da midia mundial para si ou nao entendem nada do assunto e ficarao cpmpletamente desacreditados.

  24. Devemos ter em mente que a “Ausência de evidência não significa a evidência da ausência”.Ou seja, o fato de não termos contactado/encontrado seres extraterrestres inteligentes, apesar das exaustivas buscas, não significa que não existam. Nosso desenvolvimento tecnológico pode ainda ser insuficiente para isto.

    1. …sendo que por simples lógica é mais provável que exista vida em outros planetas (embora ainda não comprovada) do que não exista, dada a multiplicidade quase infinita de combinações possíveis de elementos e condições de pressão, temperatura, etc. no universo.

  25. Sou da opinião que a hipótese é prematura pelo simples fato de que não há como comprová-la, já que a distância entre sistemas solares é imensa e na falta de uma tecnologia que permita a visita “in loco” trata-se disso: uma hipótese. O próprio conceito de vida é de difícil conceitualização. Mesmo o conceito de inteligência. Basear-se numa única forma de vida – a terrestre – é insuficiente para se chegar a qualquer conclusão. E fazer ciência é isso mesmo: lançar perguntas, fazer questionamentos e ver se experimentalmente podem ser comprovadas. Claro que o paradoxo de Fermi é curioso e poderia ser respondido de muitas maneiras; esta é apenas uma delas e não a última ou definitiva. Precisamos avançar muito ainda em exobiologia: novas sondas; novas técnicas de observação; e até mesmo viagens espaciais, para se chegar a uma conclusão se somos especiais, um acidente, ou nenhuma delas. Apelar para a metafísica, não esclarece e nem ajuda a encontrar uma solução para o paradoxo. Para finalizar eu sou da opinião que o maior obstáculo à procura da resposta é a distância entre as estrelas. Quando nós ou alienígenas encontrarem uma forma de superá-las, chegaremos a uma conclusão sobre a pretensa raridade da Terra.

  26. Como é difícil para a classe Científica, nem todos é claro de ter a “Humildade” de reconhecer a existência de um Ser Inteligentíssimo que criou Todas as Coisas ………?!?!

  27. Somos uma migalhinha cósmica mas ainda resiste o geocentrismo na humanidade, ou melhor, o egocentrismo. Qd tomarmos a consciência de nossa pequenez frente ao universo, quem sabe eles pensem em fazer contato conosco.

    1. O deserto do Saara é imenso. Se você colocar uma sementinha na sua areia, mesmo que percorra centenas de quilômetros procurando outra, só encontrará areia. A Terra é essa sementinha, colocada por um Criador que não o fez em outro lugar, apesar da imensidão do Universo.

      1. Costa, quem foi que te disse que “um Criador não o fez em outro lugar” ??? Como é que você pode estar tão certo disso? Até onde eu sei, nem na Bíblia (a qual é sujeita a várias interpretações) existe isso de forma clara. O fato de estar escrito lá que fomos criados “à imagem e semelhança” não quer dizer que sejamos filhos únicos.

        E só pra detonar sua analogia, se você colocar uma sementinha no meio do Saara, e andar muito, mas muuuuito mesmo, uma hora o Saara acaba e você vai encontrar um monte de coisa diferente, inclusive vida.

        E cá entre nós, com que propósito o Criador ia deixar a gente aqui, sozinho, nessa “periferia cósmica”, e encher de “nada” o imenso “resto”?

      2. Costa, quem foi que disse que “um Cirador que não o fez em outro lugar”? Como você pode dizer isso com tanta certeza? Até onde eu sei, nem na Bíblia isso está claro. Lá está escrito que fomos criados à imagem e semelhança, porém não diz que somos os únicos.

        Outra coisa, se você colocar uma sementinha no meio do Saara e andar muito, mas muuito mesmo, uma hora vai chegar no fim do deserto e encontrar vida em diversas formas. Não podemos ser pretensiosos a ponto de achar que somos os únicos. Não entendo qual seria o propósito do Criador em nos deixar sozinhos aqui nessa “periferia cósmica” e encher de “nada” o resto do universo que ele criou.

  28. Não existem ETs , se os mesmos existissem , já teríamos feito contato “publico”, o que existem são “suspeitas” NUNCA CONFIRMADAS que ETs estiveram na terra.

  29. A ideia só não é mais absurda porque tivemos no passado remoto muitas outras ideias ainda mais absurda que essa como a do geocentrismo, por exemplo
    Acreditar que em nosso universo, só, e somente só na Terra, aconteceram milhares de coincidências que deram condições a vida inteligente, ou que as vidas inteligentes de outros planetas já foram extinta, a algo tão ingênuo e desconcertante, como seria desconsiderar tudo o que descobrimos ate hoje no Universo, como exoplanetas e mais recentemente até a possibilidade de um nono planeta em nosso sistema.
    Conhecemos 4 dimensões e a física já fala em 11, e ainda não evoluímos para sair dessa matéria que conhecemos e não imaginar que vida inteligente não precisa necessariamente de um cérebro com essa matéria, e pode existir um corpo de uma matéria diferente da nossa e que poderia viver em mundos totalmente diferentes do que conhecemos. Mal conhecemos pouco mais de 4% do que é feito o Universo, ainda falta outros quase 96% de matéria e energia escura que não temos a menor ideia do que se trata.
    O universo tem bilhões de anos e somente agora descobrimos que existe exoplanetas. Quem somos nos, humildes terráqueos, que ate ontem vivíamos em cavernas para imaginar que existe somente nos no universo, quanto sabemos que todos os elementos aqui existente, também existem em outros lugares. É voltarmos ao geocentrismo ampliado, e achar que a Terra é o centro do Universo. Hoje com base em muitas dessas afirmações, e conhecendo quase nada de astronomia, física quântica e consciência, começo a duvidar da existência de vida inteligente na Terra.

    1. Olá Pedro, pertinente seu comentário. Os assuntos são diferentes mas o ser humano não se divide para comentar. Toda nossa bagagem mística, supersticiosa e fundamentalista aflora nessas horas, menos nosso senso lógico/analítico. Aí pinta a raiva, o “fígado atacado” e as crises.
      Mas fique tranquilo, que existem sim cérebros e corações nesse mundo. Corações e cérebros bem maiores que os nossos. Minha aposta é alta, em nós e no universo.

  30. Não concordo com eles, se não o achamos não quer dizer que não existam, estamos engatinhando no conhecimento do universo, existe a possibilidade de haver mais um planeta no nosso sistema e não sabíamos, além disso não somos capazes de viver em paz entre nós, por diferentes credos e culturas fizemos guerras, se eu fosse um ET jamais deixaria que o ser humano saber que existo.

  31. Imaginar a tyerra como unico planeta habitável, seria o mesmo que encontrares uma extensa planície onde só nassa um pé de trigo
    Trodomus 500ac
    AstrÇno,o grego

  32. Kkkkkkk sério isso?! Universo imenso nem 1% desbravado… Aí aparece 2 “Tião” e batem o martelo… Somos os Top das Galáxias kkkkkkk ah não, “seje Menas” kkkk

  33. Se a existencia humana bem como dos seres vivos existentes na terra dependem da combinação dos 4 elementos em sua intensidade, quantidade, grau, volume, equilibrio etc. Podemos afirmar que a terra passou por profundas transformações desde sua existência, pois sabemos que sua temperatura era fora do normal que com suas transformações possibilitou o surgimento dos seres vivos tal como as plantas, as aves, os dinossauros, peixes e tantos outros. Sem contar que nosso planeta está na distância exata do Sol para que tudo isso seja possivel, senão seria fria demais ou estariamos torrados. Então deixo as seguintes perguntas: Existem planetas no universo com essas caracteristicas? Se faltar apenas um elemento, seria possivel existir vida? Temos ou teremos equipamentos que possam vasculhar o universo em busca de resposta e que possa trazer amostras desses elementos? Se o Universo é tão grande que é utilizado a medida Anos Luz para percorrer os mais distantes mundos , em qual geração futura teremos as respostas?

  34. Sei… então os milhares de pilotos e astronautas que afirmaram que viram ovnis (no caso dos astronautas até ets) estão todos loucos(as)? E as MILHARES de pessoas que estão desaparecendo no mundo? Será apenas pela maldade humana? E a Área 51 (e outras milhares de bases “secretas”)? O que será que tem lá dentro (e lá fora!) para haver um forte aparato de segurança tanto fisicamente quanto aos arquivos altamente confidenciais (se nem mesmo, pelo menos é o que dizem, o PRESIDENTE não pode ter acesso aos mesmos e a própria base)? E a população de Colares (Operação Prato, 1977) no Pará, estavam mentindo ou “fantasiando”, quando o local passou a ser visitado por ovnis, bem como seus “amáveis” tripulantes que começaram a atacar as vítimas sugando-lhes o sangue? Ainda “não foram” encontrado provas justamente pq os GOVERNOS MUNDIAIS BEM COMO SEUS EXÉRCITOS (assim como a Nasa e o Vaticano) NÃO QUEREM QUE A POPULAÇÃO MUNDIAL SAIBA DE VERDADES REALMENTE PERTUBADORAS e claro, afirmar a existência de ets acabaria com tudo que se acredita hoje (religião, economia, física, HISTÓRIA), e existe uma forte “boato” que seres humanos são aliados de certas tipologias o que certamente envolve $$$… Simples!

  35. O que esses dois não sabem é que nós somos os descendentes dos ETs e aqui é um grande Distrito 9, que gasta trilhões de dólares para olhar o Universo e não gasta nem 1 milésimo para salvar um único Ser (ET) Humano !!!

  36. Esses cientistas nao sabem de nada, mais de 60 se passaram , por exemplo, a lua esta no nosso quintal, e a nasa se quer chegou la, nao manda astronautas pra lua porque , com tanta tecnologia, muito menos marte que e mais longe, coitados, o universo tem milhoes e bilhoes de anos luz, e os cientistas falando essas merdas, somos visitados todos os dias por ovnis, na enternet tem muitos videos verdadeiros e muitos falsos tambem, avista dos extraterrestres nossa tecnologia ainda esta no tempo da pedra, pra os ets nos somos seres pré históricos no tempo das cavernas, eles estao a milhoes de anos a nossa frente de tecnologia, nos nao temos nem a comprençao de entender a tecnologia deles, porque eles nao mantem contato com os humanos, porque eles nao tem entereçe na nossa tecnologia primitiva e nem nos humanos, os estraterrestres vem tanta guerra no nosso mundo, matanças, assassinatos, todo tipo de coisa ruim que nao fazem contato com os humanos, porque eles sao evoluidos, sao seres de luz, temos que evoluir muito, antes de fazer contato com extraterrestre, nos preparar para eles, porque a aparencia deles sao diferentes da nossa, eles tem dois braços, duas pernas , 2 olhos , nariz e boca, orelha, mais com algumas caracterististicas diferentes da nossa, talves com olhos grandes e pretos, corpo escamado, cabeça grande, 3 dedos ou 4 porai, mais sao muito evoluidos a nossa frente, eles estao aqui ja muito tempo atraz, talves somos hiblidos , uma mistura de ets com humanos, nao se esqueça o universo tem milhoes e bilhoes de seres extraterrestre, cada um com seu aspecto corporal, cultural, tecnologica, cada planeta e diferente do outro, com composiçao diferente um do outro, o tipo de tecnologia desses extraterrestes, sao muito avançada , eles tem tecnologia de invisibilidade, velocidade da luz, teletransporte, lezer, raio trato que puxa objetos e humanos, a nave deles sao equipados com antigravidade, campo eletromagneticos, por isso aquela luz na nave extraterrestre, aquilo e plasma, em volta da nave, por causa do campo eletromagnetico que produz o plasma, eles tem nave mae que comanda milhares de sondas com intelegencia artificial de pesquisa dos planetas habitados que visitam, sao muito velozes, podem estar num lugar e no piscar de olhos se teletrasportar para outro espaço e tempo longe daqui . acho que chega isso e so um exemplo, eles estiveram aqui, estao aqui, e sempre estaram aqui………abraço pra todos

    1. Interesse nos seres humanos eles têm e muito. E as milhares de abduções que ocorrem no mundo todo? E há casos realmente incríveis e verdadeiros, não há como negar!

    2. Esses cientistas sabem. Somente eles estão com a missão de desviar o foco. O que é desviar o foco? é cometer o pecado. A terra é protegida pela constelação de TOUROS e ninguém avançado pode entrar aqui. Na década de 80, quando o campo magnético da terra estava em ase de mudança, muitos alies tentaram entrar aqui. Graças a uma pessoa super desenvolvida espiritualmente, foi possível introduzir um vírus dentro da nave de guerra estacionada no espaço, pronto para tomar a terra. o ET de Varginha foi um dos descartes. Porque com a introdução do vírus, muitos começaram a ficar doentes e eles tiveram que abandonar a invasão.

    3. Desculpe amigo, mas não condordo com muita coisa que vc disse, mas na minha teoria que escrevi logo acima, não acredito na existencia de vida fora da terra sem que haja os 4 elementos (terra, ar, agua, fogo) em outros planetas. E para que haja outros seres evoluidos como vc disse, não acredito numa evolução partindo do nada, ou seja, só é possivel evoluir quando ocorre transformação ou metamorfose. Se partirmos da possivel evolução dos seres levaria milhões de anos para isso ocorrer, mas creio que eles não evoluiriam sem a existencia dos 4 elementos, bem como dos minerais, minérios, etc que possibilitaria a construção de equipamentos de transporte para fora de seu planeta para poderem viajar pelo universo de forma fisica. E temos ai uma questão: Como eles teriam surgido em seu planeta? Quem os criou bem como tudo que há lá? Acho que não é possivel as coisas surgirem do nada, tem que haver um imput, uma reação provocada por algo ou alguem. Acho que é isso. Valeu ai.

      1. Sr. Otoniel parabéns pela colocação, mas, veja isto:
        “Há um modelo básico e padronizado de vida vegetal e vida animal em cada sistema. Todavia, os Portadores da Vida deparam-se, muitas vezes, com a necessidade de modificar esses modelos básicos, para conformá-los às condições físicas variáveis encontradas em inúmeros mundos do espaço. Eles fomentam um tipo generalizado de criatura mortal em um sistema, mas há sete tipos físicos distintos, bem como milhares e milhares de variantes menores dessas sete diferenciações principais:
        1. Os tipos segundo a atmosfera.
        2. Os tipos segundo os elementos.
        3. Os tipos segundo a gravidade.
        4. Os tipos segundo a temperatura.
        5. Os tipos segundo a eletricidade.
        6. Os tipos segundo a energia.
        7. Os tipos não denominados.
        A maioria dos planetas habitados é povoada pelo tipo respirador de seres inteligentes. Mas há também ordens de mortais que são capazes de viver em mundos com pouco ou nenhum ar. “L.U”

    4. meu amiguinho, sua cabecinha está confusa por demais. vc precisa tomar um lexotan, fazer uma terapia de relaxamento mental.

    5. “se quer”, “enternet”, “avista”, “seres pré históricos no tempo das cavernas” (boa essa), “comprençao de entender”, “entereçe”, “a aparencia deles sao diferentes”, “talves”, “atraz”, “lezer”, “intelegencia”, “sempre estaram aqui”.

      Fora a semântica.

    6. Fora que esses cientistas querem ver, pegar, capturar um ET. Algo quase impossível. A matéria deles e de onde eles vivem é diferente, ela é fluidica. Podem procurar o no universo inteiro, mas a vida está a nossa volta em outra forma material. Existem planetas tão próximos com vidas de deferentes tipos de matérias que eles nem imaginam. E ao invés de gastarem milhões de dólares, para esses fins inúteis, gostassem apenas o tempo para a reforma intima e a própria elevação espiritual. Com isso, poderiam ver e se comunicar com ETs de diferentes locais do universo por meio de desdobramento, viagem astral, dupla visão ou outro nome que queira dar para isso. Basta se elevar.

    7. Paulo não vou nem comentar seu ponto de vista, porque isso é pessoal.
      Agora pra questionar cientista, seria de bom alvitre pelo menos saber escrever, vou citar apenas algumas aberrações que vi em seu texto.
      “Comprençao” não seria compreensão?
      “Entereçe” é uma palavra inexistente, talvez você quizesse deizer interesse;
      “Porai” também não conheço;
      “Atraz” talvez seja atrás;
      “Hiblidos”, é híbridos;
      “Lezer” é laser?
      Resumindo você escreveu coisas de cunho pessoal, coisas que você acredita, não vou entrar no mérito, mais com tanta falta de coerência, e tantos erros de português, numtexto tão pequeno, como é que você se atreve a dizer que cientista só fala mer…?

      1. Ozenildo,
        Depois de conhecer um pouco mais do ser humano, passei a dar menos importância à forma e mais importância ao conteúdo. Já vi muita gente escrever grandes besteiras e barbaridades com o português corretíssimo, e outras pessoas escreverem e falarem coisas corretíssimas em seu conteúdo com erros graves na ortografia e sintaxe de seus idiomas nativos. O domínio do idioma é importante do ponto de vista formal, mas não é parâmetro de caráter de um ser humano, nem parâmetro de acuidade do conteúdo do que se fala ou escreve. Você mesmo cometeu erros de português no seu texto (“quizesse deizer interesse”, quando o correto seria “quiSesse dizer interesse”), mas acho isso menos importante do que a mensagem que você quis passar. Não estou dizendo que concordo com o ponto de vista do Paulo, mas a visão dele é uma visão que deve ser respeitada, e não é menos respeitável do que a de cientistas só porque há erros de português. Um abraço.

  37. Afirmação sensacionalista !
    Como pode se nesse universo com mais de 200 bilhões de galaxias e infindáveis estrelas e planetas não haver outra biosfera autossustentável.

    1. Baseado nos bilhões de galáxias existentes o mais provável é que existam sim outras formas de vida talvez mais inteligentes que os seres humanos, mas estão em regiões tão distantes no universo que o contato foi impossível até agora. Outra teoria é que somos seres tão primitivos perante outras inteligências alienígenas ,que eles não possuem qualquer interesse em nos contatar…

  38. se nos somos poeira estelares vindo de uma explosao de uma super nova como os proprios cientistas dizem,porque essa mesma poeira estelar nao foi para outro sistema solar.sabendo que existem bilhoes de estrelas na galaxia em que vivemos sem falar nas outras bilhoes de galaxias que existem comprovadademente!

  39. Até parece que esta dupla não são cientistas. Eles ainda não perceberam o tamanho do onoverso.

  40. Entendo que ninguém hoje esteja habilitado a divulgar uma afirmação desta, acompanho estudos sobre o assunto há muito tempo.

    É simples, se estamos descobrindo somente agora fatos importantes, como água e Marte, identificamos um planeta em nosso sistema solar estes dias, a quem poderíamos delegar autoridade para afirmar que eles existiram e foram extintos?, é muita presunção do meu ponto de vista.

    Para mim o que está ocorrendo é justamente o contrário, não conseguem explicar os fenômenos que estão ocorrendo, então divulgam este tipo de matéria.

  41. Eu tenho muita sorte por não acreditar nesta fraca ciência. Nós somos seres extremamente belicosos. Quem, em sã consciência, vai querer contato mais ostensivo conosco (terrícolas)?

  42. Pelo que li na reportagem, os astrobiólogos levantam a teoria que a vida foi extinta em outros planetas, baseando-se nos planetas que mal conhecemos do nosso sistema solar.
    Acho que eles deveriam focar os seus estudos aos astros e menos à biologia, pois claramente eles não entenderam que nosso sistema solar é menos do que um grão de areia em uma praia imensa.
    Na minha humilde opinião, não achamos ainda uma prova de vida em outros planetas pelo simples fato que eles estão distantes para nós da mesma maneira que nós estamos para eles. Se as leis da física estão certas então essa é uma viagem impossível de ser feita.

    1. Na verdade, eles usam os planetas do Sistema Solar e a falta de evidência de vida inteligente fora dele como sinais de que a vida raras vezes evolui para formas mais sofisticadas. Partindo desse pressuposto, eles tentam explicar por quê, fazendo uso da hipótese Gaia. Eu particularmente não concordo, mas considero a hipótese válida e passível de teste. Se descobrirmos que a vida se desenvolveu e permaneceu ativa por 4 bilhões de anos no oceano de Europa, a lua de Júpiter, a ideia cai por terra. Hipóteses boas são justamente aquelas que podemos desafiar com observações! (Por essa mesma razão evocar Deus para explicar qualquer coisa é péssima ideia — você não tem como testar!)

      1. Concordo, Salvador. Mas o problema da tese desses cientistas reside em tomar o sistema solar como régua para o universo. As descobertas de novos sistemas planetários mostram exatamente o oposto.

        1. Carlos, eles não tomam o Sistema Solar como régua, mas a evolução de três planetas que começaram muito parecidos, mas terminaram com desfechos muito diferentes. A questão é: a Terra seguiu uma terceira via por causa da vida, ou a vida existe na Terra por que a Terra seguiu uma terceira via? É o problema em igualar correlação com causação.

          1. Porém usar somente o referencial de Vênus e Marte para aventar a hipótese, com o devido respeito é estranho, e mais estranho o crédito da Science. Simples variáveis parecem ter sido desconsideradas, como por exemplo exata posição na zona habitável, ou mesmo as mencionadas nos comentários (vulcanismo); simples pistas que de proêmio já indiciariam como arriscada e duvidosa a ideia dos cientistas em apostar só em Gaia e lançar isso em uma revista com a reputação da Science…

  43. Respondo, Se o universo está cheio de ET´s porque ainda não os achamos?, com outra pergunta.

    Poque uma civilização mais avançada que a nossa, estabeleceria contato com uma raça ignorante, gananciosa e egoísta como a nossa? Acho que ainda temos um longo caminho na nossa evolução como civilização e como seres humanos, antes nos preocuparmos com esse desejo ávido de provar se estamos ou não sozinhos.

    1. Na verdade, existem denúncias de que eles JÁ estão aqui há muito tempo! E não é qualquer pessoa que fez esse tipo de denúncia.. muitos aliás morreram… “suicídio” sabe…

  44. Deixa os homenzinhos brincar na sua caixinha de areia kkkk
    foi assim com a terra plana,terra centro universo é agora é com homem no centro do universo,quando descobrirem abundancia de vida lá fora o homem ficara apavorado e pior é quando descobrir vida inteligente isso se ela já não nos descobriu.

Comments are closed.