Astronomia: O gargalo de Gaia
Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.
ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.
COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?
GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.
VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.
CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.
SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?
BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Nas palavras de Mario Cortella:
“Você é um entre 7 bilhões de pessoas, de uma espécie, dentre as 3milhoes de espécies catalogadas, de um planetinha (terra), que gira ao redor de uma estrelinha (sol), que é uma entre 100 BILHÕES de estrelas, de uma galáxia (via láctea) dentre 200 BILHÕES de galáxias de um dos universos possíveis…” E tudo isso só para nós existirmos ? Boa relação custo benefício… não pera…
E pode ser assim mesmo. Pode ser que nunca saberemos se estamos sós.
As condições da terra são tão especificas que vida fora daqui como aqui é estatisticamente impossivel….MATEMATICA-> 10 elevada a menos 64…Foi um cientista que calculou!!!
“Cientolouquistas” que ainda acreditam que o acaso se organiza e que as leis da termodinâmica podem ser despresadas ou esquecidas não são cientistas são blogueiros como o nogueira vendedor de bla bla bla para trouxas e que se promove com estas pinceladas de ciencia verdadeira!
Tentando ajudar um pouco, gostaria de indicar um texto espetacular do astrônomo Neil De Grasse Tyson, sobre o que é Ciência, como e porque ela funciona. Infelizmente, é em inglês. Felizmente, é uma chance para quem não souber inglês ficar com vontade de aprender.
http://www.facebook.com/notes/neil-degrasse-tyson/what-science-is-and-how-and-why-it-works/10153892230401613
Não ajudou. E nem um pouco.
olá pessoal dos comentários, então vi essa noticia de manha e nem dei muita atenção, mas vim mais para ler os comentários, e saber como anda esse “povo”… mas depois de alguns nem animei ler o resto…os estudiosos “cientistas” tem sua chance de falar o que quiserem é a visão e compreensão deles. Mas querendo deixar meu comentário como na minha forma de entendimento, cito algumas palavras de um digno ser chamado Jesus,
– Eu sou de cima, vós sois de baixo.
– Se eu falando das coisas de baixo e vocês não creem, como poderão acreditar se eu lhes disser as coisas de cima.
– Pai a ti glorifico por esconder estas coisas dos grandes e sábios desse mundo, revelando apenas as criancinhas.
Palavras de um verdadeiro filho de Deus, e dai pra nós achar E.t. ! quanta arrogância…ainda conquistadores violentos e mentirosos, como antigamente…colonizadores.
Pois diz ele, sou de cima…então extraterrestres existem, reflita… porque eles nos ignorariam?
Temos medo de E.t. ? De que eles façam connosco o faríamos com eles?
e ora, um cara aparece no mundo, com ensinamentos e exemplos morais e físicos, e mais com um desafio “pratique e verás se falo de min mesmo…”
e até hoje o mundo só mudou de “roupa”, os problemas continuam os mesmos…Pense: Mais quartos vagos no mundo do que pessoas nas ruas… Mais Pet’shops do que creches …Mais filhos do que casais…Mais medo do que boas aventuras. Mais comida desperdiçada do que fome para comer…Mais falta de carinho do que de sexo…ETa mundão veio.
grato o espaço e que seja de algum bom proveito.
mas lembro também que ele disse ” Não podeis vir a min, se meu Pai não o trouxer…”
SERÁ QUE SÓ UM PUMMMMM DEU NO DEU TUDO ISSO AÍ?.
Se pensarmos apenas em uma galaxia, mesmo assim, talvez. Eu já ví OVNI e não sou louco. E do mesmo jeito que todos falam. Ovalizado com luzes de cores centralizadas. Então o que eu ví, e todos falam igual, durante centenas de anos, é mentira ? NÃO.
Salvador, Apolinário, Léo…. eu amei essa postagem, e sobretudo o debate caloroso dos nossos colegas. Muito enriquecedor. E nada entediante! Abraços!
Existem dois absurdos muito divulgado na imprensa e de aceitação/credibilidade pública:
1-que existe vida extraterrestre só porque o universo é imenso. Ví afirmações de renomados cientistas estrangeiros de que a vida é tão rara que nunca deveria ter ocorrido, onde teria que ter havido bilhões de big bang pra ter surgido uma única vez e nós fomos os sorteados.
2-que visitas de ETs aqui é dos mais absurdos pois mesmo que nós tivéssemos tais tecnologias de viagens a outras galáxias ou por buraco de minhocas, a energia necessária pra isso seja qual forma/uso for, é tão gigantesca que nenhum srr vivo aguentaria isso e seria dizimado/pulverizado (transmissão de energia, física, mecânica quântica, termodinâmica, etc). Isso por apenas se transmitir ao corpo/pessoa do contrário não haveria deslocamento, tal qual ocorre com uma pessoa dentro de um carro, avião ou foguete, elevador, etc, ate por “mundos paralelos” como muitos “lunáticos” creem. Nada é de graça e tudo custa ao corpo. Ou seja, impossível seja qual maneira for ou a física que for pra muitos ‘sonhadores”.
Queridos esses seres sao supervisores,todos tem funçoes,existe,uma lei cosmica que eles so podem interferir em caso grave,fora disso,nos temos que resolver,nos somos como criança brincando no parquinho no recreio,so que eles sao como professores nos observando,fiquem tranquilo eles sabem o que fazem,continuem suas vidas de formiguinha,
Queria saber aonde fica esse cartório que está registrada essa tal de Lei Cósmica e quando alguém do planeta Terra teve acesso a essas Leis para a obedecer e quem é que é o cherife para vaze-la valer.
Vai se tratar…você está com algum problema psiquiátrico grave, sem dúvida.
que lei cosmica é essa, quando foi votada, alias quem votou e qual foi o quorum da votação
São os seguranças da Via Láctea hehe.
Síndrome de viralatas, isso explica o seu comentário.
Complementando… os estadunidenses se rebelarão contra seu governo por não preveni-los da catástrofe. O Nosso país é um grande território, maravilhoso e rico porém sobre essa terra há uma elite medíocre, míope incapaz de se organizar e igualar a média do povo para que não tenha tamanha diferença cultural, econômica e passe a fazer gestão inteligente sobre o povo ordeiro e organizado, não, antes administra fracassos, mazelas de todo tipo aliado a violência e corrupção onde muitos morrem na base da vida porque lá em cima um tecnocrata fraudou o orçamento e o recurso não chegou até ele fulminando-o com a fome, doença ou o desmoronamento da sua “casa” no sope do morro quem lá ele nem deveria estar mas a mídia e essa sociedade hipócrita credita a culpa ao próprio infeliz que não lutou, trabalhou para ter uma vida melhor, por essas entre outras que a moral da história é certa não só na minha ótica mas nos sinais dos tempos que se avizinha ou nos entendemos como ser inteligente e civilizado ou alguém iluminado terá que nos salvar de nós mesmos e não será nada bom, porque esses praticam a justiça e o injusto não terá oportunidade de se redimir e será julgado e jogado a escuridão…não sei apenas sinto isso e acho que seja assim, somos eternos, não morremos e esse mundo não é para sempre tem também seu prazo de validade.
Achei interessante esta visão de nossos cientistas isto acaba com a suposições de extra terrestre e mais,
Acácio José de Morais
Teoria primária e simplória. Considere que existam várias civilizações no universo e que cada uma delas tenha estágios diferentes de desenvolvimento. Podem existir civilizações que estejam 5 mil anos a frente da nossa. Lembre-se de que a 20 anos o celular nosso quase não existia e hoje apenas 20 anos depois faz tudo o que nem imáginávamos fazer ! Pense que a cada minuto que passa a civilização deles adianta-se cada vez ( e muito !) mais em relação a nossa. Distancias, tecnologias, aspectos físicos e tudo o mais podem ser muito diferentes do que é o nosso ! E mais desenvolvido e lógico também ! Acordemos, sejamos humildes, somos apenas um lindo planeta azul no universo ! Nada mais que isso
Teoria primária e simplória. Considere que existam várias civilizações no universo e que cada uma delas tenha estágios diferentes de desenvolvimento. Podem existir civilizações que estejam 5 mil anos a frente da nossa. Lembre-se de que a 20 anos o celular nosso quase não existia e hoje apenas 20 anos depois faz tudo o que nem imáginávamos fazer ! Pense que a cada minuto que passa as civilizaçoes deles adiantam-se cada vez ( e muito !) mais em relação a nossa. Distancias, tecnologias, aspectos físicos e tudo o mais podem ser muito diferentes do que conhecemos ! E mais desenvolvidos e lógicos também ! Acordemos, sejamos humildes, somos apenas um pequeno e lindo planeta azul neste IMENSO UNIVERSO !!! Abra a sua mente, seja sensato, mas receptivo, a novas possibilidades. Pouco sabemos…
Não adianta céticos e não céticos ficarem se degladiando aqui…é perda de tempo… gostaria de relatar minha experiência: durante muitas tardes eu vi uma esfera metálica se aproximar de um mesmo edifício em Curitiba, aproximadamente no mesmo horário, e simplesmente dar meia volta e ir embora, numa velocidade incrível. Vi tanto sozinha quanto com minha mãe. Eu vi, mas mesmo que não tivesse visto eu acreditaria, afinal são décadas de relatos, vídeos e fotos impressionantes, ao redor do mundo, por pessoas de diferentes credos, classes sociais, idades.
Infelizmente, o homem, na sua arrogância, quer colocar toda a grandiosidade do Universo em seu conjunto de normas e regras, esquecendo que muitas coisas fogem à capacidade e compreensão humanas. Sugiro que pesquisem na internet o que foi a “Esfera dos Betz”, uma esfera metálica encontrada pela família Betz, que tinha características impressionantes e, inexplicavelmente, tanto quanto a esfera quanto a família sumiram. Acho que todos nós deveríamos “sair do quadrado” e abrir a cabeça.
Eu vi um elo azul. Ele veio até nós. O homem pensa que a grande e única criação e sai por ai falando asneira sem mesmo ter lido um gibi na infância. 41 99800785
Perfeito Christine!!
Melhor estudar um pouco mais estatística e química para ver que vida que nem a nossa não é raríssima é exxxxtremamente improvável =dez elevada a menos 64 de possibilidade!
Se voce acredita em tudo que aparece na net deve escrever uma cartinha pro papi noel!
Em 2013 eu morava com minha familia em uma apt cuja janela do quarto dava de frente para um rio. Certa noite eu estava com minha filha brincando de atirar pedras na agua qd eu avistei uma luz piscar na escuridao. Entao eu disse para minha mulher, que estava assistindo TV, tem alguma coisa ali. Assim q eu terminei de falar estas palavras, a luz piscou de novo, entao eu peguei o celular e fiquei uns cinco minutos filmando a escuridao, porem sem sucesso. Qd eu parei de filmar, a luz apareceu de novo, so q mais forte. Eu chamei minha mulher, q pegou nossa filha no colo e ficou do meu lado na janela. O objeto se aproximou, parecia uma arvore de natal, em formato de disco, com luzes verdes, vermelhas e amarelas piscando sem parar e sem emitir qualquer som, foi o que vimos. Minha mulher entrou em panico e saiu correndo com nossa filha no colo, gritando por minha mae (na ocasiao moravamos no quintal da casa dela). Eu tb fiquei com medo, mas me mantive em frente a janela, ate que o objeto se aproximou mais, ficando a apenas uns 15 metros de mim, em cima do rio, parando em minha frente por alguns segundos, porem eu nao consigi ver nada alem das luzes. Quando minha mae chegou, ja haviam ido embora, subindo a uma altura q fugia a meu campo de visao. Minha filha tinha tres anos na epoca e ainda hoje pergunta o q era aquilo. Lembro do dia e hora exatos, mas por razoes de seguranca, prefiro nao dizer.
Mais um pirado!
Lancem ao espaço o C14… Essa Divindade científico/ateísta dotada de poderes cósmicos…. Para que se calcule o tempo que levará para termos conhecimento de vidas ou seres extraterrestres.
Queridos irmaos continuam executando suas funçoes na terra sem se preocupar,pois vcs sao como formiguinhas,esses seres sao supervisores da terra,nao estamos sozinho nessa escola da vida onde sonos alunos no parquinho no recreio,eles sao como professores observando,fiquem tranquilo,eles sabem o que fazem,enquanto vcs estao indo,eles estao voltando.existe uma lei cosmica,que eles podem interferir so se for uma coisa grave,do resto nao pode mudar o curso de nossas vidas.
P.Q.P.!!!
Achei a hipótese levantada pelos cientistas muito frágil, quase cômica.
Mas tudo bem, opinião todo mundo tem uma.
Agora, se fossse possível algum cientista sério mostrar um surgimento de vida naquilo que não está vivo, aí seria diferente. E olha que dizem que o planeta Terra é favorável ao surgimento de vida; nao sei aonde.
Só vejo a reprodução de vida em vida, em sei lá quantos bilhoes de espécies diferentes.
Que me perdoem os intelectuais de plantão, mas sem Deus só resta ao homem fazer as suas conjecturas, quando de trata de falar sobre o milagre da VIDA.
Salvador, abraço! Seu blog ta cada dia mais legal!!!
Não temos como negar que algo não existe apenas porque não vemos ou não temos meios de detectar. Por outro lado, ainda não temos como comprovar a existência de outros seres.
Mas, é razoável admitir a possibilidade.
Também não devemos duvidar do que os outros podem ter visto. O que não podemos é assegurar que são alienígenas apenas com base nos testemunhos, mesmo que sejam muitos.
Por fim, creio que não há como afirmar que estamos sozinhos na vastidão do Universo. Uma comparação grosseira é nada enxergar quando estamos na mais completa escuridão; isso não quer dizer que nada existe.
Essa afirmação dos Drs. Chopra e Lineweaver apenas dá força ao inevitável, nossos verdadeiros pais são seres superiores, insuperavelmente inteligentes e imortais, se assim não fosse nós já teríamos sucumbido a milhares de anos dado a nossa permanente incapacidade não só de nos defendermos do provável como um asteroide ou outro bólido do universo que nos acometa como também nos autossustentar partindo da premissa de que não criamos nada tudo já estava aqui quando chegamos e nossa subsistência é oriunda do planeta terra; nada acrescentamos a nossa existência a não ser o conhecimento mas por outro lado nosso desconhecimento se avoluma de forma galopante a ponto nós mesmos prevermos a nossa iminente extinção por não sermos organizados e dar valores medíocres ao nosso “status” de vida achando que o “eu” e não nós é o que deve prevalecer como unidade causando dor e desespero a muitos, pelo contrário deveríamos resolver os problemas uns dos outros porque ninguém é bom em tudo, enquanto aos africanos são alegres os brancos são melancólicos; a àsia prima-se pela organização e adaptação fazendo uma conjuntura útil e civilizada aos seus povos mesmo contra a adversidade dos tufões e terremotos e na América do norte se houver mesmo o despertar de Yellowstone e a falha de saint Andreas precipitar-se
ets não exitem, nunca existiu e nunca existirá. O que existe são lendas nada mais, assim como o mostro do lago e o pé grande. Quem acredita em ets são as alices da vida que vive no mundo das maravilhas, acordem raça de retardados!
Tô contigo!!!
Retardada e a alienígena que lhe pôs no mundo!
Vou chamar um marciano pra te ensinar a gramática, daí vc pode dar a opinião que quiser.
Esse cientista tem a mente mais brilhante do Universo!!
Como pode afirmar isso?!
Mesmo sabendo ele… que o Universo é infinito, mesmo assim sabendo que seu conhecimento não é onisciente!
ENQUANTO NÃO CHEGAM OS ET’S, VAMOS CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR?
ww .projetobrasil.net.br
Qual será a verdade absoluta?
A verdade fiel e real é que tudo que temos conhecimento do Universo são os resultados de equações matemáticas dos cientistas, ou seja, são contas ou pior faz de conta.
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Acorda
Continua e continuará sempre dormindo, soneira.
2+2 = 4 é uma verdade absoluta… Tanto aqui como no Japão, na Austrália, na Lua, em Marte, o resultado é o mesmo.
Isso é o que difere Ciência de Opinião, Crença… A Ciência busca comprovação das coisas, opiniões e crenças já definem respostas sem comprovação.
Se você puder ler em inglês, eis um texto espetacular do astrônomo Nail De Grasse Tyson, sobre o que é a Ciência, como e porque ela funciona.
http://www.facebook.com/notes/neil-degrasse-tyson/what-science-is-and-how-and-why-it-works/10153892230401613
2+2=4, não prova nada que na ponta da praia existe um peixe morto.
Verdade absoluta ninguém sabe nem saberá. Com a ciência pelo menos pode-se estar mais ou menos certo. Sem ela, totalmente errado.
Boa tarde, vou expor a minha umilde opiniao. É obvio que existe seres em outras caláxias. a questão é a “distância”. O planeta mais proximo encontrado que pode existir vida . fica a 20 anos luz. nem eles nem nós vamos conseguir comunicações entre nós. parece pouco “20 anos luz”. é uma distãncia . praticamente impossível de chegar . nem nos, nem eles .
Mas fiquem aguardando. 2018 vai ser o divisor de aguas , quando o novo telescópio entrar enm operação. com certeza vamos ter a confirmação de vida em outra galácia. agora chegar até lá. nao digo impossivel. mas praticamente.
Aos experts dessa discussão, por favor me respondam: Existe a possibilidade de que a matemática, tal qual a conhecemos, seja “diferente” em outras civilizações, dimensões, situações ou épocas??? Se (SE!!!) não, definitivamente não estamos sozinhos neste e em outros universos. E ponto.
vá estudar quimica estatistica e termodinamica alem da matematica!
Os extraterrestres só vão entrar em contato com os terráqueos quando dominar a velocidade de dobra.
Sei não amigo… Velocidade de dobra não é sinônimo de civilização avançada. Klingons e Romulanos que o digam! HAHAH
“Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação.”
Ah, não? Grande TEORIA! Isso é ciência, Salvador?! Que chute! Isso não parece mais crível que relatos testemunhais. rs
Tem pelo menos alguma estatística pra dar uma disfarçada?!
A estatística é pequena: três planetas que começaram muito parecidos, dois terminaram inabitáveis, um permaneceu habitável. O detalhe que torna tudo mais intrigante: o Sol em si aumentou de brilho nos últimos 4 bilhões de anos, de forma que alguma coisa precisou “regular” o ambiente da Terra no período para que ela continuasse hospitaleira durante todo o período. Não há nada de testemunhal a respeito desses fatos. Tanto os referidos planetas como a história do Sol são bem calcados em evidência.
Some-se a isso o fato de que os projetos SETI até agora fracassaram em detectar sinais de vida inteligente em estrelas próximas, podemos afirmar com alguma segurança que vida inteligente não “dá em árvore”, por assim dizer.
Eu pessoalmente ainda acho esse segundo argumento fraco — as pesquisas SETI foram poucas até agora, e nada dava elas boa chance de sucesso, mesmo que houvesse outras civilizações por aí –, mas também não estamos falando de chute ou relato testemunhal. Estamos falando de números, medidas e experimentos. Não vamos comparar essa hipótese — provavelmente errada, mas ainda assim científica — com ufologia lunática. 😉
Ah, então existe a figura da hipótese científica?! Se é hipótese é científico?!
Pra mim são científicas as evidências do que ocorreu na história dos 3 planetas. A falta de evidência na precária busca do SETI. Daí, concluir o que concluiram é o mesmo que concluir qualquer outra hipótese lunática, como diz.
Pelo que vejo a estatística é altamente favorável 1 em 3. O que seria exagerada. Acho que a proporção de vida é ínfima relativamente, mas grande absolutamente. Poderia ter concluído outra coisa. E veja que a alteração à mudança do sol foi grande. Isso mostra grande capacidade de adaptação que poderia ampliar as possiblidades.
Imagine que alguém lá fora com o seu próprio programa SETI mirasse na Terra. A menos que estivesse num raio de uns 100 anos luz da Terra dificilmente ‘escutaria’ alguma coisa ! Brilhante conclusão: não existe vida inteligente na Terra. Ora, há uma imensidão de estrelas e planetas a milhares, milhões e bilhões de anos luz da Terra. Mas só podemos ‘ver’ o seu passado, não o seu tempo atual. Concluir que no tempo atual não há vida inteligente nesses lugares é estupidez. Além do mais é burrice ficar discutindo se um determinado ambiente é sutentável. A vida lá fora pode nem ser baseada em carbono e água, e nem respirar oxigênio. E tenho certeza de que nada disso que estou escrevendo aqui é novidade. De tempos em tempos aparecem uns bananas que querem aparecer nas mídias com teorias estúpidas.
E VC acha mesmo que se eles quisessem ocultar os resultados do projeto Seti, nós pobres mortais e comentadores de site saberíamos??? Se acharam algo e acharam melhor guardar para eles, nu cá saberemos…. Quem ainda acredita em algo que um governo ou mídia fala?? O mundo gira em torno de algumas famílias que controlam 99% das riquezas (e isso sim et fato) e VC acha mesmo que eles tem interesse em dividir algo conosco? Fala sério…
Acho que saberíamos. Já houve dados vazados do SETI antes mesmo que fossem verificados (acabou que eram falsos positivos). SETI é feita por organizações civis, privadas, e nem é levada muito a sério por governos.
Vênus e Marte seriam inabitáveis para nós seres humanos você quer dizer, ou você conhece todas as formas de vida que poderiam existir?
Salvador, se você acredita que o Universo existe a bilhões de anos deveria ter vergonha de fazer afirmações sobre ele com tanta soberba e suposto “conhecimento” sendo que não completamos nem 4000 aniversários por aqui e já avistamos nossa extinção. Somos principiantes, chegamos agora aqui, seria bom um pouco mais de humildade.
Maçã, não conheço todas as formas de vida que poderiam existir, mas conhecemos (possivelmente) todas as formas de vida que sabemos que podem existir, e é em cima delas que trabalhamos. Marte e Vênus ainda têm alguns lugares potencialmente capazes de abrigar organismos simples (Marte no subsolo, Vênus na alta atmosfera), mas sabemos que não há nenhuma civilização avançada lá, nem uma biosfera comparável à da Terra. E como sabemos, mesmo sem saber que formas de vida podem existir exatamente? Porque já fomos até lá com sondas, tiramos fotos, e consideramos que qualquer civilização seria detectável mesmo sem que compreendamos sua natureza exata.
Salvador, parabéns pelo artigo! O tema me fascina. Infelizmente alguns comentários não se apóiam na ciência baseada em evidências e podem agregar pouco à discussão. De qualquer maneira, se pudesse fazer uma única pergunta a um suposto Criador quando morresse seria: “Por gentileza, resolva para mim a Equação de Drake, comentando cada variável!!!”
Independentemente disso, devo assumir (pela vastidão do Cosmos), ainda que este grupo esteja certo, que existem inúmeros mundos com timing semelhante ao da biologia ocorrida na Terra, apenas com freqüência bem menor. Talvez incomunicáveis pela distância, mas com a mesma evolução possível.
Evolução? haja xixi e raio para gerar tanta proteina que combinaram entre si girar girar e formar u m RNA, DNA e toda a variedade de seres unicos e não mutantes nem evoluintes ….estude mais quimica, termodinâmica e estatistica.
Os cientistas tem mais fé nas suas invenções do que os cristãos em sua religião!
Rubem Alves eu recomenndo atodos!
Temos um sonhador aqui
A CIÊNCIA EXPLICA MUITA COISA E TEM EXPLICADO CADA VEZ MAIS.
A RELIGIÂO NUNCA EXPILCOU NADA E NEM EXPLICA ATE HOJE. E CADA VEZ MAIS SE TORNA RIDICULA. NADA SE APRENDE COM RELIGIÂO A NÂO SER A VIOLÊNCIA..
Cara, ciência não é religião e religião não é ciência, estas possuem finalidades distintas! O problema da violência está no próprio ser humano que pode utilizar-se da ciência, da religião ou até mesmo de ambas para promovê-la.
Percebo muita intolerância e falta de informação em seu comentário
Cuidado, pois o gatilho da violência é o pensamento intolerante.
SIMPLESMENTE MAGISTRAL, SUA COLOCAÇÃO.
PARABÉNS.
O RESTO É FALTA DE CULTURA.
Leia, mas sem pré-julgamentos ou falsas concepções sobre o espiritismo, os livros “a caminho da luz” e “exilados de capela”, são livros espiritas muito bons e esclarecedores. Verá que religião e Ciência podem sim caminhar juntas. “Espiritismo… ciência, filosofia e religião juntas”
Parabéns pelo comentário. Disse tudo!
Como dizia um dos pais da ciência I.N. com um pequeno remendo: Muita e Boa ciencia nos aproxima de Deus, pouca e má ciencia nos afasta dele e da verdadeira sabedoria!
Quanto as religiões concordo que quando elas têm: dono, politico e sociedades doentes por traz….só geram isto mesmo!
Pais da Ciência? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Religião é FÉ. Quanto tiver certeza, deixa de ser religião.
Acho pouco provável que esta teoria esteja correta. A começar por Vênus que não está em zona própria para o surgimento da vida baseada em carbono e água líquida, muito perto do Sol. Marte, talvez tenha surgido vida mas que provavelmente pode ter sido afetado por um evento externo que atingiu o planeta resultando em perca de atmosfera. Já é raro encontrar 1 planeta em zona habitável, só pra começar a hipótese de que nele possa existir condições de desenvolver vida simples. Daí imaginar que nosso sistema solar teve 3 oportunidades e apenas uma vingou! Isso é muita imaginação desses dois. Claro que existe vida simples e inteligente em outros sistemas solares mas as distâncias são tão enormes que provavelmente nós nunca vamos fazer contato mesmo. Ainda bem pois não sabemos se serão hostis ou não porque se tão difícil achar planetas em condições de abrigar vida provavelmente o interesse por nossa extinção será o foco deles. E se chegarem até nós, provavelmente o farão porque tem tecnologia superior a nossa. Sempre achei que o envio da Voyager com dados da Terra e dos seres humanos foi um grande erro. Ingenuidade poética dos cientistas da Nasa ou pura propaganda política da época que poderá custar caro a raça humana. Se enviaram, enviaram porque acreditam em vida inteligente lá fora.
Só para constar Vênus não está perto demais do Sol. O calor lá é por causa da sua atmosfera densa.
“…a Terra teve a SORTE de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.” kkkk Estruturas orgânicas praticamente perfeitas são sorte ou ciência? Rendam-se à Energia Vivificante também conhecida por DEUS.
Veja, de acordo com eles, a vida em si não é particularmente misteriosa. O tipo de vida que regula seu ambiente é que seria mais rara, segundo esses dois.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: ACREDITAR NO QUE NÃO EXISTE ATROFIA O CÉREBRO E É CAUSA DE MASSACRES MILENARES ENTRE CATÓLICOS E MUÇULMANOS.
PARA OS GOVERNANTES, CONVÉM QUE O POVO ACREDITE EM TODOS OS DEUSES, POIS ASSIM SUPORTAM MELHOR A VIDA MISERÁVEL A QUE SÃO CONDENADOS POR ELES.
Então por essa teoria a terra pode levar a vida a todo o universo
Sim, se essa hipótese estiver certa, tem uma chance de isso acontecer! 😛
” Se o universo está cheio de ET’s, porque ainda não o achamos ?” essa frase, na minha opinião, tenta mudar o foco das descobertas feitas recentes por cientistas nas evidências de vida alienígina. Lembrando que estranhamente o homem ao invés de colonizar a lua, tentam colonizar um planeta mais distante ( Marte ). Desde 1972 não se ouviram mais nenhuma missão espacial realizada pela NAZA para a lua. A última “missão” realizada para a lua e “obteve sucesso” foi APOLLO 17. Mais há mais três missôes feitas pela NAZA que não mencionados que foram a APOLLO 18, 19 e 20 feito secretamente ( http://www.infoescola.com/astronomia/missoes-canceladas-apollo-18-19-e-20/) . Segundo mas más linguas os astronautas não voltaram para a lua porque foram proibidos de explorarem e pelos moradores de lá. Adivinhem quem são os moradores? (http://ufosonline.blogspot.com.br/2012/08/o-lado-escuro-da-lua-bases-alienigenas.html) Sim meus amigos, aí está a resposta dos dois caras que disseram que se existem ET’s, onde estão? exatamente…eles estão na lua, no nosso satélite “natural”. Galera, só pra encerrar o assunto para os céticos, em noite de lua cheia com um telescópio na parte nordeste da lua, você observará luzes como se fossem cidades na lua, você verá movimentos de luzes indo e vindo na superfície lunar. Dêem uma olhada e depois reflitam o que vocês pensam.
Nussa, quanta besteira junta.
Nunca vi.
A lua que você tá olhando é outra, campeão… Aconselho diminuir o consumo de psicotrópicos.
” Se o universo está cheio de ET’s, porque ainda não o achamos ?”
Porque não procuramos no lugar certo!
Não fala bosta, seu beócio!
TÉDOIDEEEEE??????????????
CARA!!!!!!!!!!………….TUA VIAGEM É MUITO LOUCA!!!!!!!!!!!!!!!!
Você está parecendo esses cientistas procurando parcerias e financiamentos.
We all live in a yellow submarine
Yellow submarine
Yellow submarine
Quando um ser se refere a em minha casa ha muitas moradas ele ta falando da imensidao celeste de casas do universo,que jesus conhece,e nao falou claramente pois tem coisa,que o ser humano nao ta preparado pra ouvir e ver,nao e biblico,mas alem de nossos entendimento ainda,enquanto vcs ainda estiverem ansiosos de saber de onde vem quem sao para,onde vao,nao teram resposta pois sao imaturos,prepotentes,autoritarios,nao possuem o entendimento ainda,nao pensem que eles vao ajudar terra pois,e muito facil pra eles,temos qe resolver sozinhos,para o nosso crescimentocontinueda
Pois é, lúcido Salvador… Dificílimo, senão impossível concordar com essa discutível afirmação de que “TODOS os alienígenas estão extintos”… Méra especulação, lógico, masss…, só como referência de “tempo” e de “desenvolvimento tecnológico” é necessário considerar que só em 1929 a Humanidade começou à produzir em “linha de montagem”, possibilitando acesso à bens e tecnologias por maior número de humanos, ou seja, desde à produção do Modelo T da Ford(praticamente uma charrete motorizada) em 1929 até HOJE passaram-se APENAS 87 ANOS e, nesses pouquíssimos 87 anos o Homem, do “martelo e talhadeira” já chegou à Lua, já mantém Estações Espaciais, já mandou sondas para quase todos os planetas do Sistema Solar, já popularizou computadores e celulares, já dispõe Bens, Instrumentos e Ferramentas que, em 1929 só existiam na Ficção Científica, né???? Agora, “87 anos” diante de BILHÕES e BILHÕES de anos é uma “janela” microscópica, quase “atômica”, né???? Imagine-se então QUALQUER “ser” inteligente cujo “desenvolvimento tecnológico” já tivesse transcorrido por CENTENAS ou MILHARES de anos terrestres?????? Por outra: Imagine-se o Desenvolvimento Tecnológico que será alcançado pela HUMANIDADE TERRESTRE(caso sobreviva à esses vândalos belicosos totalitaristas) daqui à centenas ou milhares de anos????? Daíííí, considerando-se as MAIS otimistas possibilidades, quase IMPOSSÍVEL algum “alienígena” que por aqui passasse estar no MESMO nível de Desenvolvimento Tecnológico e Intelectual Terrestre, né???? Portanto… SMJ, considerando-se as desde sempre inúmeras ocorrências de avistamentos de OVNIs sem plausíveis explicações, muuuuito mais fácil especular serem de civilizações tecnologicamente e intelectualmente muuuuuuuuito mais desenvolvidas do que a civilização Humana, posto já dominarem tecnologias suficientes para transporem distâncias quiçá estelares e, só por estarem ainda vivos e “navegando” pelo(s?) Universo(s?), é lúcido pressupor-se estarem “viajando” para atender suas curiosidades “visitando” o maior número possível de “astros”, bem como, em vista de seus prováveis altíssimos desenvolvimentos intelectuais, serem absolutamente cautelosos e previdentes visando preservarem suas seguranças, saúde e equipamentos, né??? Afinal, “se” algum “alienígena” que já passou por nosso Planeta fosse “belicoso”, pela lógica, já teria tentado dominar pelo menos alguma região terrestre, né???? Ou seja: Muuuuito mais lógico e provável que, dentre Bilhões e Bilhões de Galáxias, a probalidade de existência de VIDA é imensa, só variando conforme o “TEMPO” de suas existências e, caso algumas das suas civilizações JÁ tenham se desenvolvido por séculos ou milênios, é razoável supor serem capazes de viagens interplanetárias à distâncias e velocidades compatíveis com a duração de suas vidas ou de seus descendentes gerados durante a própria viagem, né????? OOOooou não é nada disso, lúcido Salvador???????
Análise perfeita, essa o Salvador pulou. A raça humana há pouco chegou aqui e já tem uma turminha fazendo afirmações sobre algo que nem imaginam existir e sobre lugares que nem conseguem sequer enxergar. É demais pra mim…
Não precisamos estar aqui há muito tempo para estudar leis gerais do Universo. Pressupõe-se que a origem e a evolução da vida se conformem a essas leis gerais, e temos os exemplos do Sistema Solar para estudar de perto. E outra, quem fez afirmações? É uma *hipótese*!
Só posso dizer uma coisa: não tenho a mínima dúvida sobre a existência de vida inteligente em outros lugares do Universo porque já estive frente a frente com alienígenas. Não se tratava daqueles estilo lagarto: era até muito parecido conosco. Apenas com uma mente mais capaz, pois podem se comunicar por pensamento e conseguem hipnotizar uma pessoa quase que instantaneamente. Claro que devem existir outras espécies, pois até mesmo neste planeta existe muita diversidade. De onde eles vêm, não sei. Nem como. Possuem veículos que tanto podem se locomover pelo ar de forma lenta e silenciosa, como rapidamente atingir altas velocidades e desaparecer no céu em segundos. O que querem com a gente, não faço a mínima ideia. Mas tenho um pouco de medo. Afinal, tecnologia avançada não significa bondade. Que o digam os povos mais avançados do mundo, que não se importam muito com os outros nem com o futuro da humanidade.
Iracema, um ser com o nosso porte, que hipnotiza as pessoas instantaneanente e possui veiculo que voa em super velocidades rumo ao espaço??? Meu Deus, você esteve com Darth Vader!!! Que máximo!!!
Salvador, sou seu fan, mas o sub-titulo / chamada foi um pouco sensacionalista. Dizer que “todos” alienígenas estao extintos eh um exagero / invencao que nao esta (nem podemos concluir) no trabalho de Chopra e Lineweaver. Mas realmente isso chamou varios internautas para sua pagina, entao alvo certo com linhas tortas… Um abraco,
Essa reportagem sobre a vida em outros planetas é fantástica, aliás astronomia sempre será um assunto intrigante, uma coisa que eu posso falar é que vários cientistas tentam explicar isso, mas é uma coisa que vai muito além da nossa vã filosofia, portanto não podemos concluir sobre tudo no universo e a vida em outros planetas, mesmo assim isso é uma coisa muito interessante, uma coisa certa é que a Terra é o único planeta que tem tanta vida.
Pois eu fico com a frase de Isaac Newton : ” O que sabemos é uma gota e o que ignoramos é um oceano”. Essa é para estes cientistas q pensam q sabem demais.
” Se o universo está cheio de ET’s, porque ainda não o achamos ?” essa frase, na minha opinião, tenta muda o foco das descobertas feitas recentes por cientistas nas evidências de vida alienígina. Lembra que estranhamente o home ao invés de colonizar a lua, tentam colonizar um planeta mais distante (
Não muda o foco de nada. Fato é que ainda não encontramos vida extraterrestre, embora a tecnologia sugira que, se ela é mesmo comum, logo encontraremos alguma coisa.
Tecnologia temos, mas somos proibidos de usar para divulgação….Lembram do fato do meteoro que caiu na Rússia? sim, o meteoro de fato caiu, mas não tocou no solo e sabem porque? porque o meteoro antes de cair ele foi abatido e isso está claramente visto no vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=nQWlgRblaxM ). O que realmente alcança o solo é apenas um fragmento do meteoro. E a pergunta vem, quem abateu o meteoro?
Exato. Foi abatido por um negócio chamado ATMOSFERA TERRESTRE, que, se você estudasse, saberia. Mas prefere acreditar em vídeos toscos do Youtube, e isso explica muita coisa sobre você>
És um imbecil.
Case closed.
Especulações, especulações, só isso que esse bando de “estudiosos” sabe fazer. Sempre deixam margem para correções, está ai é a maior balela de todas. O porque disso é que eles mamam dinheiro publico de seus países e universidades que patrocinam isso ai. Aprendi desde cedo que a Via Láctea tinha 2 braços, agora a pouco vieram a publico e afirmaram que tem quatro braços espirais e não dois como era pensado. Reescrevam os livros mortais i/d/i/o/t/a/s. Tem muito mais por ai destes absurdos que esta comunidade “cientifica” solta sempre e corrige depois. Daqui a pouco voltam e afirmam que depois de mais “estudos” que a Via láctea não é mais espiral e sim macarrão parafuso com rosca esquerda. Ah, o molho fica a seu gosto.hehehehe
É mesmo aos trancos e barrancos que a ciência avança, meu caro. Como dizia Raulzito “o que é que a ciência tem? Tem lápis de calcular! Que mais que a ciência tem? Borracha pra depois apagar!”.
Embora eu não concorde e ache completamenta estúpida a teoria, mesmo embasada em estatísticas e o escambau, não se pode cercear o direito dela ser publicada. Por pior que a teoria, hipótese ou idéia seja, levanta-se o debate a respeito do assunto. E isso é bom.
E essa é a beleza da ciência. Não se contenta com a primeira resposta, nem se baseia em um livreco escrito por idiotas há 2000 anos. Quem fica parado é poste.
Em janeiro de 1500, no que hoje chamamos de Sul da Bahia, vivia
um jovem Tupiniquim, que olhando pro mar, imaginava que um dia chegaria, pelo
“Grande Rio Sem Fim”, uma Canoa Gigante, muito rápida, capaz de carregar cem
homens, e eles teriam armas fantásticas, capazes de matar “três homens de uma só vez”,
e vestiriam roupas que as flechas não atravessariam….
Era o palhaço da tribo. O Pirado, o bobo da mata. Os criacionistas, ops, guerreiros da tribo, e o grande Pajé, se divertiam com suas histórias alucinadas…desvairadas, ridículas, imbecis.
E então, no dia 22 de abril, chega um tal de Cabral, e o mundo nunca mais seria o
mesmo…
A história não para. E adora atropelar os tolos.
Há uma simples e irrefutável razão para que seres “extraterrestres” ainda não tenham aparecido para nós terráqueos (coloquei entre aspas extraterrestres pq também somos vindos de outros planetas que passaram pela mesma experiência cármica que estamos vivenciando hoje – procurem por: os exilados de capela). A única razão para que tal fato ainda não tenha ocorrido foi a permissão do Criador. Todo planeta do universo é regido por um conselho de seres avançados de várias espécies (vejam vídeos do Prof. Laercio Fonseca no youtube sobre o assunto) e, esses seres são comandados pelo Criador.
Enfim, a partir de eventos que ocorrerão a partir de junho de 2016 talvez tenhamos a permissão Divina concedida para que “ET´s” possam ajudar os humanos da destruição total.
Gudang, sem dúvida porque ainda não é chegada a hora, simples assim ! Tudo no universo (ou universos) acontece na hora em que Ele decide que sim. Concordo com a tua colocação.
Vão trabalhar, bando de desocupados! Se perdem todo esse tempo emitindo opiniões inúteis é porque não tem mais o que fazer.
E se vc perde tempo lendo e digitando é pq tb não tem o que fazer!
“Se perdem todo esse tempo emitindo opiniões inúteis é porque não tem mais o que fazer.”
Eis o que acabaste de fazer…
Kkkkk verdade! Leu tudinho o José Ruela e vem criticar os interessados!
isso é burrice achar que estamos sós, afff esses cientistas acham que sabem de tudo ,mais não sabe de nada afff que isso sempre mudam de opinião mais nunca provam nada …porque são todos alienados e retardados .pare e pensam nos estamos em um mundo e temos nossa debilitaçao ,a gente não somos nada se compararmos com a dimensões existentes no universo
afff esses cientistas tem que acordar e ver que eles apenas criaturas desse mundo eles nunca
vão descobrir o origem de tudo pois estaõ presos nesse ”mundinho” em que disem que sabem de tudo aff nós não somos deuses………..acordam seus otarios e parem de quererem ser Deuses ………..porque vcs nunca vão ser e nunca descobrira o segredo do universo ao menos que uma criatura o revelam mas quando isso chegar a acontecer,esses serão os loucos ou sonhadores !!!!!! ……………………..
Especulações, especulações, só isso que esse bando de “estudiosos” sabe fazer. Sempre deixam margem para correções, está ai é a maior balela de todas. O porque disso é que eles mamam dinheiro publico de seus países e universidades que patrocinam isso ai. Aprendi desde cedo que a Via Láctea tinha 2 braços, agora a pouco vieram a publico e afirmaram que tem quatro braços espirais e não dois como era pensado. Reescrevam os livros mortais i/d/i/o/t/a/s. Tem muito mais por ai destes absurdos que esta comunidade “cientifica” solta sempre e corrige depois. Daqui a pouco voltam e afirmam que depois de mais “estudos” que a Via láctea não é mais espiral e sim macarrão parafuso com rosca esquerda. Ah, o molho fica a seu gosto.hehehehe
Me mostre seus papers publicados sobre o assunto e conversamos.
Caso contrário: MIMIMI
Tá complicado aqui hoje!!! Tem muito Cacique pra pouco índio. Desisto.
ANTONIO, NÃO DESISTA.
VAMOS PELO MENOS CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR:
ww .projetobrasil.net.br
Eis aqui o sabidão das galáxias!
Há controvérsias entre astrofísicos chineses e do Ocidente, quanto a um fenômeno, ou astro, que se situa no centro desta galáxia. Os primeiros entendem que seria um “buraco de minhoca”, uma especie de túnel do tempo. Os ocidentais falam de um buraco negro. O casamento da relatividade de Einstein, com a física quântica de Planck, nos últimos 20 anos, nos revela novas possibilidades, quanto ao “comportamento” do universo, podendo mesmo defini-lo como autoconsciente, com base numa “proposta”, pré-definida e arquetipicamente programada em seus efeitos. Com a descoberta da matéria escura, sendo que ela preencheria 93% do universo – também conhecida como matéria “inorganizada” (daí a invisibilidade da mesma, pelos sensores da ciência -, para certos estudiosos norte-americanos, como o cientista Erick Skousen, toda a física deverá passar por uma profunda revisão. Podendo até mesmo reeditar a Metafísica, como no passado. Mesmo porque, a matéria inorganizada já era mencionada na astronomia de povos antigos, como os caldeus e, em especial, os egípcios. Eles acreditavam que a tal matéria invisível serviria de matéria prima para a formação da substância física, que se espalha pelo cosmos afora. Que duas leis básicas estão presentes na formulação da matéria física e de todos os fenômenos do universo: A que age e a que recebe a ação. A primeira, o Espírito, nos dizeres de Goethe; ou Inteligência, nas palavras de Skousen. A segunda, a matéria escura. Por fim, a questão da vida extraterrena. Na linguagem metafórica dos antigos povos, o universo se sustenta em três alicerces, que interagem no homem.:A física, como ela é reconhecida pelos sentidos. E mais duas que se encontram em estados diferentes no tempo e no espaço. Todos estes três universos são separados por um “invólucro” de matérias intermediárias. Como podemos ver no caso da matéria escura. Tais invólucros são conhecidos como o Véu de Isis, na mitologia egípcia. Interessante como essa teoria nos lembra as idéias de Freud, com seus três estados de consciência; assim como Jung, com as teorias dos arquétipos e da sicnronicidade. Quanto à astrofísica, interessante notar que, quanto mais respostas ela nos traz em suas pesquisas, uma multidão de novas perguntas aparecem. Sendo que, muitas delas “caducam”, no decorrer dos tempos.
Talvez uma releitura dos textos antigos – egípcios, caldeus e chineses – menos preconceituosa e despida da pretensão de que só a ciência desenvolvida no Ocidente é válida, abra-nos uma janela para esse tema tão misterioso e fascinante.
É compreensível que os cientistas criadores da proposta não enxerguem a mecânica do Cosmo badalando seus ponteiros cada um no seu tempo e em tempos diferentes?
Se a resposta for sim, então talvez possamos perdoa-los.
Do contrário seremos obrigados a colocar suas cabeças na guilhotina, pois estará provado que as mesmas não servem para nada não é mesmo?
Pelo que entendo, existem mundos, cujo desvio gravitacional é tão intenso que por lá o tempo passa quase que infinitamente mais devagar que aqui. Em outros deve acontecer o oposto, logicamente.
Na infinitude do Oceano Cósmico encontraremos um sem número de mundos que se encaixam na primeira alegação, logo, um também sem numero de planetas estariam, nesse momento, desenvolvendo a vida tal qual a conhecemos e também as quais nem imaginamos que sejam possíveis… lentamente, vagarosamente… cada uma dentro do seu respectivo tempo.
Todas as infinitas possibilidades estão contidas na “Não Localidade Espaço Temporal”, portanto, a meu ver, infinitas formas de vida estão nesse momento sendo “Cristalizadas”por consciências despertas ou não.
Somos a única forma de vida inteligente no Universo?
Não há dúvidas de que não!
Se não podemos ao menos comensurar a grandeza do Todo, como podemos propor que somos capazes de imaginar tamanha irracionalidade?
Teorias, são sempre bem vindas. Não temos provas plausíveis de nada, mas devemos estar cientes que o universo esta em constante mutação e que a diferença de tempo entre a formação e a extinção de sistemas solares, assim como seus planetas potencialmente habitáveis, pode sim criar tal situação. Entendo que o que todos queremos é encontrar vida inteligente no universo, mas o que foi colocado é totalmente plausível, e como é apenas uma teoria, torcemos para estarem errados, acredito que até eles torcem pra este desfecho.
Temos que ter cuidado com o termo “teoria”. Em Ciência, teoria é um conjunto comprovado de explicações para um fenômeno. Exemplo: Teoria da Relatividade, Teoria da Evolução das Espécies, Teoria da Gravitação Universal.
O que requer ainda comprovação é “hipótese”.
É impossível encontrar algo que nunca existiu. Loucos.
muito simplista sua posição referente ao assunto. mas imagine o fato de que vc esta num mundo onde não fez nada pra estar nele… dentro de um universo imensamente infinito e em um tempo realmente curto … porque o acaso não pode ocorrer ou ter ocorrido ou não ocorrerá em outra local do universo?
Porque as condições da Terra são únicas, atmosfera, oceanos, rios, florestas, atmosfera, polo magnético e especiais: nós. Apesar da quantidade infinita de estrelas e planetas, a lei da probabilidade de juntar-se tudo isso em mais algum lugar é nulo. somos únicos.
Oswaldo, as condições certamente não são únicas! Esse é o problema! As condições da Terra são banais, e no entanto não vemos nada parecido, ao menos nas nossas imediações no Sistema Solar! Qual é a explicação? A hipótese do gargalo de Gaia tenta dar encaminhamento à questão! (E veja que eu não concordo com ela; só estou avisando que você não entendeu do que se trata.)
“só estou avisando que você não entendeu do que se trata.”
As always. Explicar alguma coisa pro vadinho é a mesma coisa que tentar ensinar uma pedra a pescar.
A história mais fantástica e real, 100% verdadeira, sobre seres extraterrestres foi vivenciada por meu pai junto com umas 45 pessoas por volta de1959. Há registros do fato, a aeronáutica investigou, basta ler a “última página” da Revista O Cruzeiro da época, em que a escritora Raquel de Queiróz narrou em forma de artigo um fato semelhante ocorrido na fazenda dela no interior do Ceará, na mesma época, acho que 1959 ou 60/ 61, é só checar. Sei da história nos mínimos detalhes, há pessoas ainda vivas que presenciaram o fato, fáceis de localizar hoje em dia, pelos registros diários de Sv, que podem confirmar o fato. Seres extraterrestres existem ainda e discos voadores também, meu pai falava ao contar o fato quando indagado sobre a verdade dessas coisas ele dizia: “Existe sim, eu vi ! “. Meu pai não era sonhador e nem louco, tinha curso superior e na época era tenente do exército. Merece uma boa investigação e dá uma bela reportagem, não vi história semelhante até hoje.
Nao vai longe. É só abrir o youtube e voce vê varias reportagens sobre ETs. Inclusive cameras da NASA (estação espacial) ao vivo mostrando objetos estranhos proximos as aeronaves e da propria estação espacial… alem, de ex-astronautas, ex-medalhões da Nasa e ex-militares, afirmando que ETs existem… enfim… nao acredita quem nao quer…
Claro, afinal se está no Youtube, só pode ser verdade.
Típico.
Nos não estamos sozinhos neste universo, existe bilhões de planetas, varias galaxias que existem vida igual, parecida, ou talvez ate evoluída mais que a nossa, existem seres de outros mundos, temos um exemplo de uma base secreta que é a área 51 nos EUA, la exite coisas que poucos sabem.Vai chegar uma hora que esses seres vão intervir na nossa humanidade, esses seres são mais evoluídos que nos, eles são de outra dimensão,para eles não existe o tempo, nos temos o relógio pra nos se organizar em nossa vida social, mais eles consegue chegar e sair aqui de nossa atmosfera de forma impressionante, nosso planeta esta atrasado no minimo 5.000 anos.
Algumas podem estar extintas sim, mas não devia ser uma teoria que se tornasse regra. Nesse momento algumas espécies no nosso planeta estão sendo extintas, isso faz parte, é um ciclo e o nosso chegará ao fim também. Mas da mesma forma que um acaba, outro se inicia. É muita ousadia você determinar algo num universo de quintilhões de estrelas e infinitos planetas, que todos já estejam mortos. É bem claro também, que possam existir civilizações mais avançadas, bem mais avançadas, menos avançadas ou de igual avanço tecnológico. Vale lembrar também que a vida deve ser basicamente semelhante, pois a evolução tenderia a seguir a mesma lógica, então esses outros seres não devem destoar tanto de nós. Os mais evoluídos não devem ter o mínimo interesse por nós..imagine a analogia de um formigueiro..Todos nós sabemos da existência deles, mas pouco paramos para prestar atenção, sabemos que existe uma certa organização, mais será que são inteligentes o bastante? Nós ignoramos a maioria das formigas..para quem já viu a animação ‘Fantastic Planet’, sabe como interpretar essa dúvida que um ser mais avançado teria em relação a nossa inteligência e serventia.
Analogia interessante. Qual seria o nível de conhecimento e descoberta de uma colônia de formigas sobre o mundo? Proporcional ao nosso sobre o Universo?
esse post bateu o recorde dos comentários toscos dos leitores. Salvador, te admiro por ser um grande divulgador das ciências e por ter uma paciência gigantesca… uma paciência do tamanho do universo… grande abraço.
Valeu, Reinaldo! Tire-se de encorajamento que tem muita gente interessada no assunto, o que mostra nosso anseio de compreender nossa posição diante do Universo! 🙂
pelo amor do deus do servo cristão. como esse povo consegue escrever tão mal assim????????
Nada pode ser mais tosco do que o título e abordagem deste post.
Pode sim, você e seus comentários.
Vejo muitos “Apolinários” aqui exaltando a teoria dos teóricos australianos, obviamente porque ela condiz com a visão bíblica de que o ser humano é a maior criação de um Deus que nos teria criado a sua imagem.
Salvador, esperava ver o Apolinário aqui junto aos comentários, certamente ele iria lhe dar um tapinha nas costas por publicar em sua coluna de segunda-feira um teoria científica que reforça a idéia de que somos únicos no universo. Kkkkkkkk
PS: meu comentário anterior não foi publicado! 🙁 Mas tudo bem, eu estava a discordar da tese defendia por eles, vejo que muita gente já fez isso por mim aqui. Na verdade muita gente meteu a bronca. kkkkk
Victor, estou aprovando tudo!
Lembro ao distinto colega que eu já fiz o meu comentário hoje às 11:17. E, diferentemente do que imagina, minha observação foi a de que a hipótese formulada pelos “cientistas” é patética e inverossímil. Independentemente da crença em Deus, a Natureza definitivamente não é burra. Seria um desperdício de tempo e energia produzir seres de extrema complexidade e extremamente vulneráveis.Totalmente ilógico.
Sim, fico surpreso que tenha detenha desdenhado de uma teoria que ao meu ver justificaria poderia justificar a visão de cosmos. Acho que foi uma oportunidade perdida. Mas vá lá, de todo jeito você continua afirmar que somos únicos e que a comunidade científica agora apenas tenta justificar o seu fracasso.
Para tanto você questiona a criação e a ulterior extinção de formas de vida, que tal fato seria um desperdício de tempo e energia.
Veja bem, a humanidade existe há, pelo menos, uns 200.000 anos, somos uma espécie muito jovem comparativamente a idade do universo. Se a humanidade sobreviver por alguns milhões de anos certamente, em algum dado momento da nossa existência, iremos nos deparar com algum evento de extinção em massa.
A Terra não está imunes as intempéries do universo. Fato é que já houveram pelo cinco grandes extinções em massa só em no próprio planeta. Ao passo que as formas de vida atualmente existentes em nosso mundo não representam nem 1% de toda a gama espécies vivas que já caminharam pelo planeta, ou seja, 99% de toda a vida que aqui já existiu invariavelmente está extinta.
Porque o universo conspiraria para criar os dinossauros só para que milhões de anos depois viessem a ser extintos por um cometa vindo dos céus? Por que os trilobitas foram extintos? Não teria sido perda de tempo e energia criá-los apenas para que futuramente fossem extintos?
Gostamos de pensar que a Terra é uma “nave” particularmente generosa e segura para com os seus abitantes, mas a verdade não é bem assim. A Terra pode até ser uma rara exceção no universo, a ponto de permitir não apenas o surgimento da vida, mas a sua evolução desta para formas mais complexas. No entanto, a Terra não é invulnerável e nós humanos não estaremos eternamente a salvos.
Ocorre que existe um caos reinante no universo, o que fica bem evidenciado quando a escala de tempo é de apenas alguns milhões de anos. O universo não é benevolente ou cruel, apenas existimos no cosmos e, a despeito da nossa pretensa importância, nada poderá nos proteger da radiação de uma supernova se ela explodir bem próximo de nós. Nada poderá nos proteger de um buraco negro, se o Sol, ao prosseguir no seu curso pela galáxia, se aproximar perigosamente de um.
Eventos de extinção em massa são mais comuns do que gostaríamos. Do meu ponto de vista, posso dizer que apenas tivemos sorte até o presente momento. A beleza do universo é que em sua vastidão quase que infinita, certamente não estamos sós. Assim quando a vida apagar em algum ponto do universo ela pode estar apenas começando a florescer em outro.
Como diria Toquinho e Vinícius, a vida é uma linda aquarela que um dia, enfim, descolorirá.
Poderia justificar a sua visão de cosmos*
Apolinário,
A vida desperdiça tempo e energia o tempo todo para manter sua complexidade e vulnerabilidade.
Somos vulneráveis e precisamos ter consciência disso para podermos sobreviver e não pertencer a essa possível realidade de sempre que surgir a inteligência ela destrua a vida.
Tem algum problema com quem acredita que há um deus criador e debate o Universo sobre essa ótica? Não entendi.