Astronomia: O gargalo de Gaia
Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.
ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.
COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?
GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.
VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.
CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.
SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?
BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Breve estudo elucidativo:plano estelar infinito. E galaxias existeste igual a terra e sistemas solares….ou seja , existe sim seres inferior ou superior ao ser humano nos cosmos infinitos…..mas regem sistemas químicos e espiritual superiores ao nosso e também inferior. ….análise que não existe vida extra fora da terra é uma opinião amadora para não se pressionarem a taxa los de incapaz humanamente de viver sozinho nos cosmos sendo frustrado por não obter a resposta breve sobre a questão de outros planetas terem ou não vida habitável fora e longínqua. ..Somos frustração e solidão na terra por seres humanos estarem primária mente em fase de crescimento estelar a passo de amadorismo e desprovido de tecnologia espacial semelhante ao seres de outros cosmos desenvolvidos….
Sua professora de português também deve estar frustrada e sozinha.
Não tenho dúvidas que seres extraterrestres existem, tanto mais evoluídos como menos evoluídos que nos! Quanto mais me informo sobre características ideais para surgimento da vida e sobre o tamanho infinito do universo percebo que nada temos e especial! É provável que a vida, desde sempre, venha sendo passada de planeta para planeta (Panspermia) da mesma forma que em que um fungo se propaga em nosso planeta! Eventualmente este fungo se desenvolve, sofre mutações e se adapta ao meio em que chegou! Eventualmente este fungo adormece e esporula! Eventualmente, ainda, este fungo morre por condições adversas! Assim devem ser os Ets, florescendo ou morrendo ao acaso como nós mesmos nesta poeira cósmica chamada Terra!
Nossa, isso que eu chamo de competência. Enquanto todos discutem sua existência, alguns iluminados até já o extinguiram. Melhor ler isso do que ser cego.
Na lógica espacial:universo infinito existe sim meios de outros seres existirem mas está muito longe e o ser supremo de cada energia cósmica mantém seus princípios estelares
Qualquer ciência atual, ainda não está desenvolvida o suficiente para concluir qualquer coisa sobre a vida no Planeta Terra e muito menos fora dele. Notamos que a ciência humana sequer começou a usar alguns vírus para interagir e “curar” distúrbios elementares. E o homem atual está como uma raça construindo uma base de existência, o que para os parâmetros evoluídos sequer demonstra inteligência, e sim capacidade expandida de existência. E é claro, “os que sabem” não irão revelar tão breve assim o que o homem na verdade é e nem o que são os ET’s.
Acho muito frágil a teoria, leve em conta que só na nossa galáxia existem por volta de 6 bilhões de estrelas e todas possuem um sistema solar com planetas, isso só nossa galáxia existem incontáveis galáxias (isso só no universo visível), seria arrogância acreditar que seríamos o único planeta com vida complexa do universo. Carl Seigan deve estar se revirando no túmulo…
São 200 bilhões de estrelas, mas isso não significa que nosso planeta não seja uma raridade.
Nós mesmos somos descendentes de extraterrestres!
Basta ler os comentários aqui para entender uma coisa: OS ETs existem, NÃO ESTÃO EXTINTOS, mas não se aproximam do planeta Terra porque para qualquer civilização civilizada (redundância necessária…) e verdadeiramente desenvolvida na escala de Kardashev, a Terra é off-limits, por ser uma selva de predadores que ameaçam o resto do universo.
Raciocinemos: os humanos da Terra vivem se autodestruindo e buscando alternativas para exterminar, massacrar e se aproveitar dos seus vizinhos. Entre os povos da Terra temos um fanatismo religioso boçal, retrógrado e burro que vai contra TODAS AS PROVAS CIENTÍFICAS já apuradas. Temos povos em um bom estado de evolução (longe de uma mínima civilização Kardasheviana, mas com alguns sinais de civilização) como Noruegueses, Finlandeses, Islandeses, Australianos, Canadenses, Japoneses, e pessoas em alguns estados aqui dos EUA. Mas em compensação temos povos inteiros vivendo em selvas animalescas brutais onde todos buscam matar a todos e saem de casa com uma inveja ensandecida e um ódio brutal do seu próximo, como é o caso de outros estados aqui dos EUA, dos países da Africa, do Oriente Médio e da América Latina, principalmente de lugares como o Brasil onde um povo meio-humano/meio-simiesco que nunca foi capaz de ganhar um prêmio Nobel vaga em meio a um calor e uma umidade insuportáveis, em cidades feias e que cheiram mal, dominadas por criminosos armados, e por epidemias genocidas como a Zika, que nasceu no Brasil é culpa dos brasileiros e ameaça todo o resto da humanidade. Isso sem falar que apesar de habitarem no maior dos infernos existentes na Terra, onde morrem mais pessoas por dia assassinadas de forma brutal do que em países em guerra, como Síria e Iraque, os brasileiros ainda correm pelas ruas tomadas por mosquitos, calor e assassinos, com seus sorrisos desdentados, suas aparências horrendas, embebedados pela pior cerveja já produzida no mundo, o vômito-urina fétido desse draft nojento que os brasileiros chamam de cerveja, e espalham sua pestilência imunda em festas que celebram não se sabe o que, pois não há nada a celebrar por se ter nascido ou se viver no Brasil.
O Brasil não passa de um laboratório das elites mundiais onde todos os projetos delas para inferiorização e dominação das castas inferiores são postos em prática primeiro, muitas vezes com a aparência de políticas progressistas e de promoção social. Não é a toa que o Brasil foi o último país do mundo ocidental a abolir a escravidão.
Um planeta civilizado já teria removido povos inúteis como os brasileiros, e já teria acabado com o instinto predatório. Nós humanos da Terra não conseguimos fazer isso. Portanto, se os aliens contactassem os humanos em nosso planeta correriam o sério risco de que nós tomássemos suas tecnologias e nos tornássemos uma ameaça para todo o universo.
Melhor deixar a Terra isolada, até que os povos inúteis sejam removidos do planeta, e sobrem apenas os humanos aptos a adentrarem a uma civilização Kardasheviana.
Nossa, tá certo que o Brasil não é lá essas coisas, mas que ódio todo é esse?
Apenas para sua informação, a Zika não “nasceu” aqui não, viu? Procure se informar um pouquinho mais.
Eu sei que vc é idiota, já provou isso várias vezes com seus comentários estúpidos. KKK
É claro que vc sacou a referência, né? Se precisar eu explico, senhor da razão!
Nem, você é tão burro que não consegue nem se expressar direito. Desenha pra mim, desenha?
KKKK
CHOLA MAIS, babacão de bosta!
” Eu lamento por mais um que diz ser cientista e que vem a público dizer uma asneira dessa magnitude”.
Quando vi a chamada da matéria, pensei que fosse algo sério! Perdi meu tempo lendo tanta besteira! São uns amadores!
teoria,e as pessoas acredita mesmo,é incrível como asseitam as afirmações de homens como nos,o ser humano é tão limitado,e acham que sabem tudo do universo,nunca vão passar de teorias.
Vi o novo Star Wars hoje!
Assistam
https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=4JxukHvGVzE
“Data limite”… Incrivel que eu me peguei pesquisando sobre o assunto este final de semana e hoje me deparei com esta materia.. Sou um grande instusiasta sobre tal assunto, apesar do meu pobre conhecimento. Acredito que sim! Existam… Muitos comentarios desta matéria são muito parecidas com este documentário .. Assistam quando tiverem um tempinho.. Um grande abraço
no meu entender a natureza em planeta habitavel sempre esta em constante evoluçao, de especie, e acho que tambem o universo nunca teve inicio e nunca tera fim, tudo vai se renovando e se transformando, e a vida tambem onde tem condiçoes de vida nunca vai acabar, pode ate desaparecer vida em planetas mas com o tempo volta a aparecer como aqui na terra, no meu entender todo tipo de vida so existe por um motivo muito forte que contribui para o surgimento de vida é a DEGRADAÇAO da materia e assim em todo o universo e sempre igual onde tem materia tem degradaçao e eternamente vai sempre aparecendo vida onde ha condiçoes de vidas. ou seja se ha infinitamente numero de estrelas entao pode haver infinitamente planetas habitaveis no universo, o que dificulta achar extras terrestres é a distancias absurdas dos corpos no universo, pode ser que estao ate debaixo do nossos nariz acredito que o espaço mesmo dentro do sistema solar nao se conhece por completo porque nao acredito nos estudos da nasa. que falam o que quiser porque ninguem pode provar ao contrario do que ela diz, e tambem nunca se sabe ao certo o que ja foi descoberto, o que vem por parte dos americanos do norte nada é confiavel, e sera que ainda nao descobriram vida fora da terra, ou os cientista tem medo que acaba as religioes, ou algo que nao queira que a humanidade fica sabendo, ou simplesmente fazem de besta toda humanidade do jeito que fizeram a ida na lua no ano de 1969 kkk
Caros cientistas contem quantas estrelas têm no ceu, quando terminarem concordarei com vcs…
Se existirem ET’s eu acredito que eles estariam tão distantes de nós, bilhões de anos-luz, que quando seus sinais viajando na velocidade da luz chegassem aqui, provavelmente eles estarão extintos, ou quem sabe também nós, do jeito que estamos tratando este precioso e raro tesouro chamado Terra.
Parabéns Salvador, mais uma super matéria no blog mais cabuloso da Internet; se eu fosse eleito presidente te chamava pra ser meu ministro da educação, ciência e tecnologia.
Salvador, acho que seu Blog tá sendo atacado.! …. Phishing ….
Abs., DTO
Eu já prefiro acreditar que a vida é rara no universo, muito rara, e que isso, somado as grandes distãncias do universo, inviabilizam o contato entre as civilizações.
Os cientistas ainda nem conseguem enxergar a vida que está ao nosso redor, tipo os ESPÍRITOS ……..
Chico Xavier já escreveu mais de 400 livros DITADOS POR ESPÍRITOS DE LUZ!!!
Livros publicados em 1940 que falavam da segunda guerra mundial, dia do homem à lua, etc…
Procurem por DATA LIMITE NO YOUTUBE….
Para aqueles que nao acreditam,se acham previligiado de nascerem na terra,e que num universo infinito nao acreditarem em vida la fora,meu amigo vc e o cara,e o artista me da seu autografo,vc e o unico, os planetas la em cima so ta rodando pra agradar vcs que ficam entediados,ou pra uma futura moradia,vc pode escolher que viagem vai fazer,mercurio venus marte jupiter saturno plutao urano e bom passar as ferias num lugar vazio esperando exclusivamente para vc o unico ser sutil, evoluido, sem doença eterno,um ser de composiçao fisica que nao respira,nao tem coraçao,nao tem dor,etc. Ai sim hein filinho mimadinho do criador,to com ciume de vc hein ser unico?,
NÃO ACREDITAR EM DEUS É UMA MERDA AS COISAS SERIAM MUITO MELHORES SE A CIÊNCIA ENTENDESSE QUE DEUS CRIOU O TODAS AS COISAS ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES DARWIN NÃO ESTAVA ERRADO POR QUE DEUS CRIA AS COISAS NÃO COM MÁGICAS MAS ATRAVÉS DE TRABALHO A BIBLIA DIZ QUE DEUS CRIOU MAS NÃO FALA QUANTO TEMPO DEMOROU OS 6 DIAS SÃO SIMBÓLICOS , QUANDO A CIÊNCIA ENTENDER O QUE FOI REALMENTE GENESIS CAPITULOS 1 , 2 e 3 MUITAS COISAS SERÃO MAIS FACILMENTE EXPLICADA . E A BIBLIA FALA SOBRE ALIENIGENAS TBM EM ROMANOS ESTÁ ESCRITO QUE NADA NOS SEPARÁ DO AMOR DE DEUS FOME , NUDEZ ALTURA PROFUNDIDADE E “NENHUMA OUTRA CRIATURA”
Ainda veremos ETs, antes mesmo desse planeta ser destruído. Prepotência querer ser único no universo.
Não deveriam perder tempo com artigos desse tipo. Só há dois motivos possíveis para negarem a verdade:
a) não desejam que a raça humana se liberte da escravidão mental na qual vive;
b) ou são rebelados encarnados, nesse tempo, como humanos, que participaram das rebeliões cósmicas e hoje como humanos negam qualquer coisa que possa lhes tomar o poder que ilusoriamente pensam possuir.
Eles (nós) estamos aqui e acompanham a evolução humana muito antes da chegada da primeira consciência e da encarnação em nível terrenos, em corpos rudes e primitivos do primeiro hominídeo.
Os cientista dizem: nao temos condiçoes de achar um et,porque eles estao extinto kkkkkk,entao so sobrou nos aqui, pela associaçao tudo que e planeta na galaxia e extra terrestre. Mal ele sabe que ele e um et tambem,esse cientista ta metendo o loko,ele acredita sim,r chamar a atençao da midia.
Alguém aqui leu a matéria?
Em nenhum momento os cientistas afirmam que estamos sós no universo. Só dizem q a formação de vida não é algo fácil… Ou seja… A maioria dos planetas são inabitados.
Alguém tem alguma dúvida disso?
Esse pessoal viaja na maionese. Acham que viagem interestelar é como ir na esquina comprar cigarro ?
.É fácil falar que ETs não existem, mas uma pergunta simples , se nós existimos, porque não existir outras vidas fora do nosso planeta? E o universo possui dimensões que ainda nem conhecemos, desculpe mas tem pessoas que se acham e pensam que sabem tudo mas não sabem nada.
OS CARAS SÃO CIENTISTAS E PUBLICAM ESSA BABAQUICE !!!
Ganharam os quinze minutos de fama …….
Se acham a última bolacha do pacote ……
Há inúmeras possibilidades de formas de vida em outras dimensões e de matérias ainda desconhecidas dos homens ……..
Imagino estes cientistas em 1900 dizendo que é impossível construir uma máquina voadora, chegar na lua, nem pensar…..
Salvador, a hipótese incidiria diretamente na variável “fi” da Equação de Drake, não é? “The fraction of planets with life that actually go on to develop intelligent life (civilizations)”.
A vida seria comum (“fl” inalterado), mas dificilmente evoluiria para alterar as condições de habitabilidade e, quiçá, levar ao aparecimento de inteligência.
Vou fazer um pequeno exercício imaginativo da Equação de Drake, utilizando esta hipótese do gargalo de Gaia:
(nunca tinha feito a minha própria estimativa antes, então permitam-me manifestar meu entusiamo :P)
R* = the average rate of star formation in our galaxy = 7 (melhor estimativa feita pela NASA/ESA até agora);
fp = the fraction of those stars that have planets = 1 (observações do Kepler e de outros instrumenos indicam que a presença de planetas é a regra);
ne = the average number of planets that can potentially support life per star that has planets = 3 (levando em conta a experiência do próprio sistema solar);
fl = the fraction of planets that could support life that actually develop life at some point = 1 (de acordo com a hipótese de gaia, a vida seria comum, mesmo que por períodos curtos de tempo.. logo, sendo otimista, 100% dos planetas que podem desenvolver vida o fazem em algum momento de sua história);
fi = the fraction of planets with life that actually go on to develop intelligent life (civilizations) = 0,000000001 (levando em conta o gargalo e a existência de apenas 1 espécie inteligente em 10 bilhões – análise otimista)
fc = the fraction of civilizations that develop a technology that releases detectable signs of their existence into space = 1 (digamos que toda inteligência leve a civilizações avançadas).
L = the length of time for which such civilizations release detectable signals into space = 1.000.000 (digamos que as espécies se comuniquem por 1 milhão de anos até atingir um estado de “imortalidade”, “transcendência”, quando não precisam mais se preocupar com isso).
Logo N = 7 x 1 x 3 x 1 x 0,000000001 x 1 x 1000000 = 0,021
Ou seja, estaríamos sozinhos, mesmo sendo otimista em outros fatores. Quem sabe em outras galáxias 🙁
PS: Usei a equação original mesmo, sabendo que há variações mais realistas. No entanto, não tive paciência para fazer outros cálculos.
Desvencilhar o universo pela matemática? acorde xarope.
A máquina mais comezinha e pueril que contém o poder de compreensão do universo se encerra na caixa craniana. Sua evolução trás no seu rastro a história das equações mais sucintas.
Muito interessante. Só nos existimos no universo e o homem esta prestes a colocar a vida na terra em extinção.
Então não sobrará nada para contar historia.
Acredito que é por aí mesmo.
Eu sinceramente acredito que há vida sim pelo universo.
Mas não como nós. Algo bem diferente.
E acredito que a distância de nossas estrelas seja o principal motivo da falta de algum contato. Olho para o céu todas as noites e fico imaginando que em algum pontinho brilhante desta vastidão cósmica existe um ser fazendo o mesmo questionamento.
Por que não encontramos vida fora da Terra?
R.: Porque não procuramos no lugar certo.
só esqueceram a quantidade de planetas similares a terra no universo. mas salvador minha dúvida é outra, porque não são colocados em orbita vários estágios de foguetes e depois montados para enviar sondas com maiores velocidades?
Porque ainda somos ruins de conservar combustível em tanques de foguete por longos períodos no espaço e porque isso custaria muito caro e porque uma falha em apenas um deles resultaria em perda da missão. Quanto mais estágios, maior o risco de dar zebra.
interessante o critério…
Tudo chute….chute sem nenhuma base científica.
Acho interessante…aparece somente o que o autor autoriza…
É triste ver pessoas que falam que acreditam na ciência e ao mesmo tempo acreditam em todas as teorias da conspiração que aparecem pela frente…exemplo, falar que os governos, isso mesmo, no plural, os governos escondem a existência de ETs. Isso faria um pouquinho de sentido há uns 200 anos. Numa época que não existisse rádio, televisão, internet, telefone celular e etc…com toda a comunicação que temos hoje, com cada ser humano no planeta Terra com pelo menos um cel com câmera, e nenhuma imagem que comprove a existência dos extra terrestres? Incrível a capacidade destes seres de se esconderem…mas ok, percebe-se que as pessoas que entram aqui não dão créditos a CONSTATAÇÕES e sim às suas crenças pessoais…o cômico é que são os mesmos que criticam os evangélicos….rs.
Chico Xavier é muito respeitado no mundo todo e disse com todas as letras que se não houver uma 3ª guerra mundial até 2019, os ets entrarão em contato direto.Estes ets são de jupiter e saturno, que são os mais evoluidos do sistema solar.Em 2019 fazem 50 anos da descida na lua.Será que o Chico vai se desmoralizar ou serão os cientistazinhos que acham que sabem tudo?Deus tem seus misterios e não faria nada sem um proposito.Karakas!!!
Tá cheio desses bichos aqui no brasil, pt, dilma, e lula são nossos ETs.
Salvador, eu adoro seu blog e estou adorando a repercussão que esse post está causando. Me divertindo principalmente com os comentários. Tá cheio de engenheiro de obra pronta aqui criticando e falando do que não sabe, em alguns casos usando um português que faria minha professora da 5a. série se jogar pela janela.
A teoria do geocentrismo e da terra plana só foram totalmente desbancadas quando desenvolvemos instrumentos capazes disso. Da mesma maneira, não teremos como provar ou desmentir se há ou não abundância de vida inteligente no universo até que consigamos, através da tecnologia, poder saber ao certo. Até lá, todas as teorias sobre a existência de vida fora da Terra, inclusive a da não-existência, permanecerão aceitáveis, porém inconclusivas.
Só que tem uma coisa, e agora eu vou jogar lenha na discussão. Todas as teorias se baseam no surgimento espontâneo, acidental e aleatório da vida. Ou melhor, da conjunção dos fatores que proporcionassem seu surgimento. Só que isso também, até hoje, não foi provado! Me perdoe se eu estiver errado, mas eu não me recordo de nenhum experimento bem sucedido onde, reproduzindo as condições do planeta como era então, foi possível que essa geração espontânea da vida acontecesse novamente. E sendo assim, somos obrigados por exclusão a considerar fatores externos em ação (Deus, cometa trazendo DNA alienígena ou os próprios aliens vindo semear vida aqui), o que, per se, também não tem como provar!
Então, veja: como é que podemos discutir sobre a ocorrência ou não da vida em outros planetas, se nem sabemos ao certo como ela surgiu aqui? Que dirá se surgiu de forma igual ou diferente em outros? Eu, humildemente, penso que a ciência não deve ter a pretensão de querer explicar tudo, muito menos se baseando só em matemática ou matéria. Uma pitada de metafísica e paraciência (pra não dizer fé e intuição) são necessárias pra explicar coisas que ainda não conseguimos, e que talvez jamais consigamos.
Abraços e parabéns pelo trabalho.
Estamos chegando cada vez mais perto de desvendar a aparição da vida. Parece ser apenas uma expressão da matéria. Mas o surgimento de Gaia e talvez o surgimento da inteligência sejam muito raros. Dois gargalos.
Sei não. A hipótese dos australianos é bastante factível, mas não diz nada que
já não tenha sido aventado pelos astrobiólogos.
A única forma de vida na Terra, por bilhões de anos, foi bacteriana. As cianobactérias
foram as grandes responsáveis pela produção do oxigênio na atmosfera. Então, sim, a
própria vida tem sua parcela de responsabilidade pela “regulação” das condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento, proliferação e evolução da vida planetária como a conhecemos.
Mas as coisas nem sempre foram fáceis: a Terra “bola de neve”, a extinção ordoviciana,
a extinção KT, são eventos que por pouco não eliminaram a vida no planeta.
Mas se a vida na Terra sobreviveu bravamente a essas intempéries, porque não a vida em
outros planetas? Porque Marte e Vênus não conseguiram? Dá um tempo. A amostra estatística é irrelevante.
Seria mais provável, se for pra “chutar”, acreditar que o Universo não pulula de vida porque
as civilizações mais avançadas destroem as menos avançadas (da mesma forma que boa parte dos antropólogos considera que o Homo sapiens destruiu o Neandertal). Sim, estou chutando pra valer. Mas os caras também chutaram: eles não possuem registros arqueológicos de Marte e Vênus, e muito menos de exoplanetas, para corroborar sua hipótese.
Um abraço
Não há como descartar que a vida continua em Marte ou Vênus ou outro lugar no Sistema Solar. Mas não são Gaia. Não controlam o clima.
Gente eu realmente eu to preocupado,com os comentarios que estou vendo aqui,vcs estao totalmente perdidos nas palavras,e de uma confusao mental,vcs estao fora da cazinha.voltem pro eixo,desequilibrados,sem noçao,e o reflexo da sociedade,posso ate dizer que o cel e o computador ta mexendo com a mente das,pessoas,e vcs nem.percebem,porque ja estao contaminados,nao estao sabendo usar vao acabar procurando um medico para CELULAR-TERAPIA
Poderia justificar a sua visão de cosmos*
Estudam tanto e sabem o mesmo que eu que sou considerado um mané pelos verdadeiros manés.
E sobre os avistamentos inexplicáveis? (já vi duas vezes os ovnis, perto, rápido e sem som).eu e mais pessoas…..
E os astronautas que relataram e fotografaram o encontros no espaço?
A hipotese de Gaia não nos concede nem uma negação plausivel.
Formiguinha… KKKKKKKKKKKKKK!
Todo o universo é habitado, pois Deus nao fez turbilhoes de planetas e galáxias só pra nossos cientistas ficarem especulando sobre isso ou aquilo…o que impede de nos ficar cientes disso, é achar que temos que encontrar vida como a que nós conhecemos, nao temos órgãos e nem instrumentos pra ver e nem sentir, seres com formas totalmente inimagináveis, imaginem uma forma de vida, oriunda de um planeta 100% gasoso…alguem imagina como seria um ser desse lugar..??? pois é, eis aí a questão….eu acredito na bibliografia de Kardec, onde os espiritos dizem que todo o universo é habitável, e ate o momento, não nos é dado a gloria de ve-los e nem conhece-los…pois entrariamos em confusão…segundo os espiritos, e pra mim é o mais lógico…como um ser que o corpo seja 100% de gases, podemos ver…o homem esta muito distante de conhecer toda a materia que forma os planetas e os mundos..
O problema de vcs e que vcs falam muito,muita teoria,muita palavras bonitas,muito discurso de revista,muita equaçao,muito bla bla bla ,pouco conteudo inteligente, nao tem opiniao propia,e evasivo,muita pobreza de espirito,intuiçao zero,esses conversas de vcs e igual de bate papa,facebook,zapzap,falta de,educaçao,vcs so servem para duelar,xingar,ter razao,respeitem a opiniao dos outros,e nao impor sobre a pessoa,se e certo ou errado,O SER HUMANO E MALDOSO
Até acessei o artigo para entender como chegaram a esta mágica equação. Mas USD 51 é além da minha curiosidade.
A tal zona de habitalibilidade é um dos fatores. O tamanho do planeta ( e portanto a atração gravitacional e a composição da atmosfera) outra. E a existencia de um campo magnético defendendo o planeta também.
Marte e venus podem estar na borda da zona de habitabilidade. Esta é fácil responder. A pergutna é, se a Terra estivesse 10% além ou aquém do sol, comparativamente a sua orbita atual, haveria vida ? Se não somos sortudos mesmo. Se sim, talvez tenhamos apenas algumas sorte. Será que em milhões de galáxia com bilhões de sistemas estrelares, não haveria ninguém também sortudo ?
Pode ser e aí fica inviável o contato. Nunca teremos certeza de que não estamos sós.
Eu posso dizer com muita convicção que existe vidas em outros planetas,não há como afirmar que estamos sozinhos no universo, para isso Seria necessário afirmar que só a terra no universo tem essas condiçãos climáticas.