Astronomia: O gargalo de Gaia
Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.
ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.
COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?
GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.
VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.
CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.
SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?
BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Buscamos os ETs fora da Terra sendo que eles nos deixam suas provas bem aqui!! São mais de 7.500 Crop Circles deixados em plantações há 20 anos, com várias respostas sobre o tema, incluindo o famoso Crop Circle de Chibolton que nos prova a existência desses caras não como extraterrestres apenas, mas que eles vivem aqui na Terra, em Marte e nas quatro grandes luas de Júpiter, porém não no presente, mas no futuro. Eles são os híbridos construídos de carbono e silício que possivelmente vamos construir pela evolução tecnológica. Por isso não vemos eles no espaço afora. Eles são nossos futuros descendentes que pelo seu avanço tecnológico aprendeu a desdobrar a malha do espaço/tempo teorizada por Einstein.
Esses “cientistas” estão desinformados, eles não conhecem Dilma, Lula, Dirceu, Renan, Collor, Cunha etc, etc, etc.
Meu cammarada, vc só apoia a desinformação nas suas “materias”. Deveria mudar o nome da coluna para “Desinformante Sideral”. Parafraseando Chico Scienci ” são demônios os que destroem o poder bravio da humanidade” Sendo assim, vai pro inferno soldadinho do sistema!!
Incrível como pessoas cultas, pensam dessa forma. Só porque não encontraram nada até agora, que somos os únicos no universos com bilhões de galáxias. Ainda nem sabemos explorar nosso próprio planeta e ficam falando essas ridicularidades. Será que não há pessoas renomadas que possam dizer que ainda não conseguimos nem sair de nossos sistema solar para dizer que não há planetas com vidas em outros sistemas solares desconhecidos? Será que se consideram inteligentes o suficientes para acharem que Deus só concedeu a nós, o prazer de sermos os únicos seres vivos no Universo? Quantas vezes seremos obrigados a ler essas matérias sem fundamentos porque tem alguns caras que desejam se projetar na mídia para aparecerem a nível mundial? Estamos perdidos em nosso próprio universo e já se consideram conhecedores do desconhecido.
o que não tem remédio remediado esta. os que criticam a religião se esquecem de admitir que não tem as respostas que a humanidade procura.a religião tem respostas, argumentos e até um plano para depois da vida. Einstein certa vez disse.. o acaso é uma forma que deus usa para fazer as coisas anonimamente. a vida é nossa oportunidade e o acaso que tanto apregoam os cientistas a obra de deus.
Sem noção estes cientistas
eu não concordo com este argumento que no momento somos os únicos, a distancia entre sistemas planetários são tão imensas que para chegarmos ao sistema mais próximo levaríamos 4,5 anos luz para chegarmos até ele,e viajando a uma velocidade constante de 300.000 KM/S,a quantidade de combustível para manter esta velocidade por anos a fio é que barra estas visitas,muitos irão dizer que existe a hipótese de se criar atalhos (buracos de minhoca,dobras espaciais e etc…) ,mas para se chegar nestes atalhos vc tem que ter o combustível, e tem que ter muito combustível.
Hipótese que não tem como ser provada e que generaliza sem razão para, literalmente, o universo inteiro a partir de um exemplo específico demais. Me parece bastante furada. Se eles quiserem explicar Marte e Vênus, tudo bem, provavelmente funcionaria nesse âmbito limitado e teríamos como dizer se está certo ou errado ainda nas próximas décadas. Mas a única resposta razoável para a clássica pergunta feita por crentes e céticos continua residindo tanto na complexidade do processo quanto no tamanho do universo. Pode muito bem haver bastante vida lá fora, só que é difícil demais de detectar por razões de escalas de grandeza, tempo, espaço, evolução biológica e tecnológica e outras mais.
O que você não consegue encontrar, não quer dizer necessariamente que não exista. O Universo ainda é muito maior que o homem.
Eu acredito nesta evolução, mas temos um grande quebra cabeça , para chegarmos perto de algo que está próximo de nossas planeta.
VISÃO TACANHA DESTES CIENTISTAS ACHAREM QUE OS TERRÁQUEOS SÃO OS ÚNICOS VIVENTES DO UNIVERSO.
Um dos maiores absurdos que já ouvi em toda minha vida. Claramente, uns “João Ninguém” querendo aparecer em manchetes. E o pior: CONSEGUINDO! Ridículo, notícia que não merece nem ocupar espaço em nosso HD mental. Desocupem espaço!
Nossa, mas que hipótese mais sem credibilidade…..
Utilizar a palavra “sorte” no meio científico é a mesma coisa que “chutar” no nosso vocabulário.
Além disso, se de fato ocorreu o proposto em Marte e Vênus,não é por isso que vá ocorrer em todo universo.
Os ET’s ainda não nos contatataram por atitudes assim: Egoístas, pensamentos primitivos, enfim, perdoe-me mas é simplismente desnecessária essa teoria.
Me desculpe mas nós sabemos que o universo é imenso, somos apenas um grãozinho de areia e ainda querem dizer que somente aqui tem vida??
Isso é de muita ignorância!
Apoiar esse tipo de matéria é estimular a doença mental, a EGOMANIA do humano.Esse estímulo vem de tempos antigos, qdo os “donos do Terra” queriam fazer crer q nosso planeta era o Centro do Universo ,depois o centro do sistema solar,e por ai vai.
É uma boa hipótese. Junte-se à ela, talvez outra ainda mais importante: pra que encontremos ETs, tal civilização deveria existir em nosso mesmo tempo. Isso pq estamos falando em bilhões de anos (o tempo de existência do universo). Tais civilizações precisariam coexistir numa mesma época.
Nossa, mas que hipótese mais sem credibilidade…..
Utilizar a palavra “sorte” no meio científico é a mesma coisa que “chutar”
Acho que estão procurando vida tecnológica similar a nossa e não vida inteligente! Nem sempre isso vai ser via de regra para todos os mundos, ou seja, o que é bom para nós pode ser que não seja bom para os outros, não acha Salvador?
Jean, eu discordo dessa hipótese aí! Vou elaborar mais num próximo post!
Em meados do ano 0, um importante general romano, ao receber seus novos equipamentos militares disse que era impossível, que pudessem evoluir tanto. A história nos ensina que ele estava errado. Digo o mesmo da matéria. A afirmação NUNCA é temerária… por este motivo eu prefiro NUNCA dizer NUNCA.
Porque os cientistas insistem em bater nessa tecla de inexistência dos ETs? O lado da matéria sutil não é considerado por essa classe de seres humanos. Qual a razão da existência da literatura controversa existente no mundo? E os surgimentos nos céus do mundo dos estranhos “aparelhos” que com luminosidade aparecem, se deslocam e desaparecem no firmamento?
E as ocorrências registradas nos aviadores ou demais seres humanos no mundo, não dizem nada?
Quem tem vontade e compromisso com responsabilidade de trazer a verdade aos humanos para que virtual verdade seja de conhecimento público?
Ou quem detém a informação é que continuará dominando o mundo?
Como Reagir? Quem pode liderar esse campo sem interesse de se locupletar?
Fica dito meu sentimento a respeito. Agradeço a atenção de quem pode dá-la.
reparos: registradas pelos aviadores.
Mais uma “aventura” para tentar explicar o que já foi explicado a mais de 3500 anos atrás. Vida só pode provir de vida. O Criador do Universo colocou a vida específicamente, na Terra, neste sistema solar A Bíblia mostra claramente que há muita vida semelhante à nossa em outras partes do Universo
Respeitando os admiráveis australianos que levantaram esta hipótese, se não há o que dizer ou explicar sobre o surgimento da vida é melhor ficar quieto.
Pode ser que não exista vida ou que tenha sido extinta em planetas e sistemas próximos, mas dentre um universo com bilhões de GALÁXIAS sem dúvida que existe vida em algum lugar, talvez em milhares de planetas por aí, só que eles estão à distâncias intransponíveis e que não conseguimos sequer enxergar. Não conseguimos saber direito o que se passa sequer nas galáxias próximas a nossa, como a Andromeda por exemplo, pode ser que até nela exista vida.
Link para o artigo completo:
http://online.liebertpub.com.sci-hub.io/doi/pdf/10.1089/ast.2015.1387
Vocês falam que não tem vida fora da terra , concordo com vocês nunca ninguem provo né então e uma pena que vocês falem esto pos tem e ta bem perdo de nos terrestre vocês emaginam olhem para o ceu e vejam a costelação de cão maior e a costelção de orion vcs nunca prestaram a atenção …
Não sou astrônomo, mas tenho qualificação como pesquisador. A afirmação de que os ETs estão extintos é algo que beira o ridículo pois não tem base alguma. Estamos ainda muito distantes de conhecermos a dinâmica da formação da vida no universo, isto se consideramos apenas a vida baseada em água e carbono. Alfa centauri está a mais de 4 anos luz da terra, e muito do que vemos no universo já não existe mais. Porém, a vida pode estar presente em números indefinidos de locais, e pode estar aparecendo num, e se extinguindo em outro, como ocorrerá com nosso planeta em alguns bilhões de anos. O contacto com povos sencientes é uma de improbabilidade imensa, mas dizer que estão extintos é imbecilidade pura.
A casa do Senhor tem muitas moradas. Estão falando de qual dimensão!
Carl Sagan comenta em seu livro O mundo assombrado pelos demonios, que a vida na terra pode ser única no universo e que possivelmente estamos sós, uma solidão triste num universo tão grande. As condições na terra para o surgimento da vida podem ser únicas em todo o universo e talvez por isso deveríamos respeitar todas as formas de vida.
TUDO CONTROVERSIAS ! O QUE CREIO NA VERDADE QUE NOSSA SOCIEDADE EM GERAL E TODA TORTA, MAS ASSIM MESMO C MANTEM POR VALORES RELIGIOSOS SEJAM ELES QUAIS QUER QUE SEJAM.
E A CONFIRMACAO DE VIDA FORA DA TERRA COLOCA NOSSAS CRENCAS EM CHEQUE DESENCADEANDO O LADO NEGRO DO SEU HUMANO QUE HOJE ESTA A FLOR DA PELE
OS GOVERNANTES NO MEU MODO DE VER ESTAO CORRETOS DE PROTEGER A POPULACAO DESSA CATASTROFE CERTA.
APESAR DE TER UMA TEORIA BEM INTRIGANTE A TEORIA DAS CORDAS OU “M” PARECE BEM INTERESSANTE DIMENSOES DENTRO DA OUTRA ; EXPLICA MUITAS APARICOES E DESAPARECIMENTO INSTANTANEO
Só faltou eles considerarem os 10 bilhões de sistemas solares muito parecidos com o nosso sistema, que tem pelos menos um planeta na zona “habitável”. Faltou também considerar vida em condições diferentes da existente na terra. Somado a isso, praticamente não conhecemos as outras galáxias e seus bilhões de sistemas solares. Não é difícil tentar reintroduzir uma afirmação pseudo-científica que vem sido martelada desde a Grécia antiga.
Só a nossa galaxia (via láctea) tem mais de 100 milhões de estrelas (o nosso Sol é apenas uma delas e considerada estrela anã)… No nosso universo são quase 200 bilhões (bilhões!) de galaxias… E vem me dizer que estamos sós?
Para compreender a origem do homem, além daquilo que já sabemos pela ciência, é preciso alguma fé. Fé é algo complicado, mas não impossível de ser racionalizada (até certo ponto). Mas as pessoas preferem crer em acasos. DEe um lado aqueles que cerem em acasos, de outro aqueles que não creem na ciência. Ambos não chegarão a lugar nenhum.
Porque “NÓS” SOMOS CRETINOS, eles não se misturam com gente de 5a categoria como a nossa, simples assim, que reportagem mentirosa, por acaso é de algum petista?Só pode
Dois fatos tiram a credibilidade da hipótese:
1. A imensa quantidade de galáxias e estrelas resulta em uma probabilidade diferente de zero de que a vida tenha se desenvolvido – e sobrevivido.
2. A humanidade emite sinais capazes de informar sua presença há apenas pouco mais de um século – o que significa que esses sinais não puderam andar muito na imensidão do universo. Para que outra vida inteligente nos visite seria importante sermos vistos.
Além disso, nosso esforço de buscar vida aí fora é recente, limitado e certamente insuficiente para gerar resultados conclusivos.
Falta a tecnologia necessária para este tipo de busca, mais fácil falar q nao tem do que desenvolvê-la!!!!
Como a vida promove a autorregulação do planeta?? Vidas inteligentes?? Pelo exemplo que temos na Terra esse não é o caso, pois temos dado nossa contribuição é para destruí-la. Sou adepto da ideia de que o universo está sim carregado de vida, é uma questão estatística, de probabilidade. Só não a conhecemos porque estão a milhões de anos luz de distância, essa é uma das razões. A própria “sorte” que o texto diz que a Terra tem, é uma questão estatística. E nós temos firmemente contribuído para que essa “sorte” diminua cada vez mais.
Sorte né? O que a ciência não explica, vira acaso e daqueles acasos bem improváveis de ocorrer simplesmente “ao acaso”. Minha teorio é outra. ETs existem sim, nos visitam inclusive, mas não interferem por uma razão simples: não alterar a jornada evolutiva da humanidade. Aqueles que aqui chegam tem tal consciência da importância disso. Aqueles que não tem tal consciência, não conseguem chegar aqui porque não evoluíram intelectualmente o suficiente para tanto e assim temos um equilíbrio no Universo. Não somos os únicos de forma alguma, seria um despeedício inimaginável de espaço e energia que não teria qualquer sentido.
A verdade é que estamos na periferia do Universo. Nossa estrela (O Sol) está completamente isolada de tudo. A estrela mais próxima está há 4,5 anos luz de distância, tratando-se de uma anã vermelha tão insignificante, que não pode ser vista a olho nu. O planeta mais próximo, com possibilidade de vida é Marte, um lugar semelhante ao Deserto do Saara colocado sobre o Polo Sul (noventa graus negativos) a uma altitude de 20.000 metros (irrespirável). Vênus, além de estar saturado de gás carbônico apresenta temperatura acima de 300 graus. Os demais planetas são imensas bolas de amoníaco congeladas. Sendo assim…
mais uma versão do velho mito, convém lembrar-lhes da “chuva vermelha” da India
Ok…se foram extintos, quando será nossa vez?
Os caras são uns verdadeiros idiotas….nós ainda não tivemos a visita de extras terrestres, pela simples razão de que nós não temos nada a ensina-los…somos ignorantes, não sabemos cuidar dos dejetos humanos, não sabemos o que fazemos com nosso lixo, matamos nossos semelhantes por bagatelas, temos prisões infectas, leis cretinas, políticos que não valem uma moeda de dolar..querem o que ?
Melhor coluna de todas. Bem escrita, sabe traduzir para leigos alguns conceitos científicos desafiadores. Além de trazer curiosidades interessantes, informa sobre as últimas notícias sobre astronomia e o universo. Parabéns.
Valeu!
Nós somos aquela levedura que brotou numa umidade passageira, num canto qualquer. Com a volta sequidão, por um vento improvável ou o nascer de um sol fortuito, aquele lume se vai para num outro lugar fazer-se este mesmo mecanismo. O que regula este filme pode ser tempo? O tempo está indo ou vindo de algum ponto?
Acho que forma de vida como a humana “tida como inteligente” deve ser uma anomalia, pois uma civilização que trata o seu planeta natal da forma que tratamos e desenvolve mecanismos de auto destruição não tem muito futuro e nem admiração e respeito de uma possível civilização alienígena
como sempre o homem tentando achar respostas idiotas para o ainda desconhecido!
Acho que os ETs existem e estão por aí. Alguns já foram capturados, mas permanecem muito bem guardados pelos serviços secretos dos países para não alarmar a população ou por outras razões que desconhecemos. Não sabemos se vivos ou mortos, mais provavelmente mortos e sendo estudados.
O não encontro com ET,s com certeza é devido a enormes distâncias (anos luz), pela qual é intransponível, talvez houvesse já este encontro no passado, como eram os Deuses Astronautas e gravuras sugerindo vida com tecnologias avançadas. Estão ai as provas físicas só não acredita quem realmente não quer.
Bem possível mesmo! Creio que se houvesse uma raça mais avançada que nós capaz de chegar até aqui, ela precisaria sobreviver a si mesma, ou seja, teria de ser mais avançada na ética também, já a inteligência plena (não apenas intelectual) é condescendente. Porém, mesmo nessa hipótese, que poderia levá-la a uma regra de “interferência mínima” conosco, em algum momento ela seria detectável. Afinal, um enorme avanço não significa infalibilidade. Parece-me que estamos sós no universo mesmo…
Ah é? Não conseguem achá-los porque ELES são mais espertos. Não aparecem bobamente para qualquer um. Para mim, por exemplo, já apareceram muitas vezes. Pena que quase ninguém acredite.
Em duas palavras: Deus existe.
Um pouco mais elaborado: a única maneira do ambiente se estabilizar e da vida se estabelecer, é através de uma interferência externa ao Universo. Pode chamar de Gaia, eu prefiro chamar de Deus.