Astronomia: O gargalo de Gaia

Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.

ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.

COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?

GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.

VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.

CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.

SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?

BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. RJ, 25 janeiro 2016

    Com todo respeito a dupla de astrobiólogos na Austrália, Aditya Chopra e Charley Lineweaver, então como explicam esse recado do apóstolo São João, no capítulo 14 versículo 2: Na casa de meu Pai há muitas moradas.

    O apóstolo naturalmente se referia ao imenso Universo, com planetas, galáxias e dimensões ainda ignoradas pela maioria dos cientistas. Levanto outro ponto aqui. Quem foi que disse que a existência de outras vidas fora da Terra segue a mesma configuração, biologia, consistência do nosso planeta, ele é minúsculo diante do Universo?

    Mas isso é impossível? A é? Plutão há pouco tempo era considerado Planeta e não é mais. Cientistas antigos disseram que a Terra era quadrada, que os micróbios não existiam, e agora? Mantém a mesma posição? O grande erro da maioria dos que levantam essa questão de vida extraterrestre e trazer tudo para o modelo (inacabado) da Terra. Para os conceitos da Terra, para as formas da Terra, para o nosso biotipo de carne, de ser humano como conhecemos.

    O dia que abrirem os mecanismos da intuição, da humildade em reconhecer nossa pequenes e que a evolução é uma constante em todos os sentidos, inclusive de vidas fora da Terra, daremos um salto gigantesco. Enquanto isso não acontece, é isso que temos, por enquanto.

    Abraço à todos!
    Hildeliano Alves da Silva/radialista

  2. Por mais que estes dois cientistas possuam alguma credibilidade e muito embora a tese por eles defendida possua até fundamentos científicos e lógicos, discordo do estudo por eles publicado, que para mim não passa de uma bobagem.

    O simples fato de ainda não a termos encontrado não quer dizer que a vida extraterrestre não exista.

    É impossível dizer que a vida lá fora foi extinta, isto beira a uma mera suposição ou aposta que é bastante frágil por sinal, pois joga descaradamente contra os números e as chances de não haver vida lá fora.

    A conclusão do estudo por eles publicado me pareceu arrogante e oportunista.

    A vida como conhecemos pode existir em vários planetas e luas espalhados pelo universo, quiçá no nosso próprio sistema solar, em oceanos subterrâneos existentes em algumas luas de Saturno e Júpiter. Talvez ainda possa existir vida em Marte. É uma possibilidade, não sabemos.

    Aliás não sabemos como a vida surgiu, ainda é um mistério a ser desvendado pela ciências. Cumpre lembrar também que o universo pode estar povoado por outras formas de vida que sequer concebemos.

    Por isso a afirmação desses dois caras me parece arrogante.

    Pois parte do pressuposto que a humanidade já descobriu tudo o que existe lá fora. Ledo engano.

  3. Não simpatizei muito com essa tese.
    A tese parece contrariar uma constante lastreada em observação empírica de qualquer leigo, qual seja, que a vida uma vez gerada luta para manter-se, reproduzir-se e evoluir em ordem de ir se adaptando a quaisquer condições futuras. Esse pensamento pautado no senso comum nunca foi desmistificado pela ciência, que aliás o corrobora não achando um indício de que a vida no nosso planeta tenha sido extinta por completo e depois ressurgido, tendo, no caminho da existência contínua, sobrevivido a miríades de catástrofes. Além disso, considerando que já detectamos organismos capazes de viajarem no espaço e sobreviverem, a tese vai na contramão da corrente de pensamento que sustenta a panspermia. Essa ideia de que asteroides e cometas possam levar moléculas orgânicas de um lado para outro, encontra correspondente terráqueo, na observação do pólen terrestre, e a idéia é reforçada pela repetição de padrões no universo, ou seja, merece boa consideração, embora ainda não seja comprovada. E porque só a Terra teria sido a “eleita”? Esse planeta já passou por poucas e boas, e o homem deu uma bela ajudinha (explosões nucleares nos oceanos, por exemplo), mas a vida continua florescendo e se adaptando.
    Mais fácil acreditar que não fomos encontrados ainda, pois achar a terra é mais difícil do que ganhar na loteria dada a Vastidão do Universo.

  4. ESSES DOIS SÃO MESMO UNS GOZADORES , E O INCRÍVEL É QUE CONSEGUEM ESPAÇO NA MÍDIA , MICHEL BROWN , UM OUTRO CIENTISTA NA SEMANA PASSADA SUSPEEEEEITA DA EXISTENCIA DE UM NOVO PLANETA NA REGIÃO DE PLUTÃO 200 VEZES MAIOR QUE NETUNO , OU SEJA, OS CARAS NÃO SÃO CAPAZES DE TER CERTEZA DO QUE REALMENTE EXISTE DENTRO DO NOSSO SISTEMA SOLAR E QUEREM FALAR SOBRE O UNIVERSO ???!! SÓ PODEM ESTAR BRINCANDO….

  5. OS ALIEMS ESTAO ENTREN OS LA NOCONGRESO E ATENDEN PELO NOME DE DILMA E CUNHAE TODOS POLTICIO DE BRAZILIA!!!!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. ESSES DOIS SÃO MESMO UNS GOZADORES , E O INCRÍVEL É QUE CONSEGUEM ESPAÇO NA MÍDIA , MICHEL BROWN , UM OUTRO CIENTISTA NA SEMANA PASSADA SUSPEEEEEITA DA EXISTENCIA DE UM NOVO PLANETA NA REGIÃO DE PLUTÃO 200 VEZES MAIOR QUE NETUNO , OU SEJA, OS CARAS NÃO SÃO CAPAZES DE TER CERTEZA DO QUE REALMENTE EXISTE DENTRO DO NOSSO SISTEMA SOLAR E QUEREM FALAR SOBRE O UNIVERSO ???!! SÓ PODEM ESTAR BRINCANDO….

  7. Calcula-se que haja 70 trilhões de planetas no universo, todos feitos pelo Nada desde o primeiro atomo que apareceu.Vida só na terra seria uma aberração.As imensas distancias entre sistemas planetarios dá uma ideia da dificuldade de visitar outros sistemas.Vc iria a 4 anos luz para ver um planeta por aí?O custo seria astronomico.Talvez os de lá pensem a mesma coisa.Os “cientistas” falam muito no big bang, mas vc Salvador, poderia me dizer de onde saiu a materia anterior ao big bang?Pelo que eu saiba não existe cria sem um criador.Se o universo existe , de algum modo ele foi criado.Ou não?Karakas!!!!

  8. Em Vênus eu não sei, mas em Marte ficaria complicado sem um campo magnético para proteger a superfície, e isso não depende da evolução…talvez ela tenha tido tempo de migrar pro subterrâneo antes do fim da água liquida em quantidade.

  9. Enfim estão chegando a conclusão de que estamos sós. Acredito que exista vida extraterrestre, mas inteligente, jamais!

  10. O que foi dito, tem a mesma validade do que dizem os ufólogos. Um chute, com suposições e crendices, sem valor científico, uma vez que ainda não se encontrou vida, mesmo que primária, em nossas cercanias, nos locais “habitáveis” como Marte, Venus, Lua, Europa, Titan, Ganímedes, Calisto, Encélado ou algum meteoro ou cometa. Como assim, “…o surgimento da vida seria uma ocorrência comum…” , sendo que a ciência, até agora, mostra o contrário? A Terra, onde a vida abunda, onde existem condições de gerar vida, segundo nosso conhecimento, até nos lugares mais inóspitos, até onde tenho conhecimento, gerou vida uma única vez. Todas as outras, inclusive a nossa, foram descendentes deste ser primordial!.Repito! Em 4 bilhões de anos, com condições ideais, apenas uma única vez a vida teve “geração espontânea”. Então fico com a minha suposição de que a vida foi gerada uma única vez, junto com o big bang e foi semeada pelo universo, florescendo onde encontrava condições de se estabelecer. Assim, ela será sim, abundante e semelhante à nossa no que se refere à evolução do DNA, pois, teríamos o mesmo princípio. Poderemos, então, encontrar nestes outros mundos,se um dia formos capazes de lá chegar, seres derivados do “galho da árvore da evolução” que aqui na Terra não vingou ou continuou.

  11. Realmente as possibilidades de existência de vida pelo menos tão inteligente quanto a nossa humanidade, a única que conhecemos, são tão especiais que quase dão razão aos que afirmam que se trata de um milagre. Nestes 4 bilhões de anos, ou pelo menos de 2,5 bilhões, desde quando se estima que tenha surgido a vida, a Terra passou por hecatombes geológicas e climáticas, queda de meteoros, choques com outros planetas, e a vida continuou a existir.
    E o quanto é difícil encontrar outro planeta que proporcione semelhantes condições.
    Por outro lado as pessoas que abrigam a opinião de que estamos sós no Universo, por mais esclarecidas que sejam, certamente nunca viram um artefato extraterreno.

  12. Acho sempre curioso como teorias que reforçam a singularidade da vida inteligente têm tanta exposição. O paradoxo de Fermi tem um aspecto interessante: só pode ser resolvido com a confirmação da existência de vida alienígena inteligente, uma vez que provar a sua negação implicaria em ser possível verificar cada objeto do universo. Mas ao mesmo tempo, explicar o paradoxo não é tão difícil assim: nossa civilização tem uma esfera de alcance com raio entre 60 e 100 anos-luz (se contarmos as primeiras transmissões eletromagnéticas realizadas por nós), e ainda assim uma civilização extraterrestre dentro desse raio só nos acharia se tivesse muita, muita sorte. Agora, se considerássemos uma leitura otimista da equação de Drake e houvesse 500 mil mundos habitáveis apenas na nossa Galáxia, e se esse número estivesse distribuído mais ou menos uniformemente nos aproximada e grosseiramente 7.8E+12 anos-luz cúbicos em que ela se espalha, significa que a distãncia média entre essas civilizações seria algo em torno de 250 anos-luz – ou seja, ninguém nas redondezas saberia de nossa existência, nem por sorte. E se isso é verdade para nós, é bem razoável que o seja para outras civilizações. Agora, teorizar que a vida inteligente seja exclusividade da Terra (ao menos com os dados que temos hoje) é levar a especulação científica a um patamar muito baixo, na minha humilde opinião…

  13. Senhores cientistas: Nunca iremos encontrar ETs simplesmente porque eles NUNCA existiram. O que algumas pessoas dizem que “viram” é na verdade DEMÔNIOS. Satanás é o maior imitador que existe e, num abrir e fechar de olhos ele muda de “capa”, ou seja, de aparência, com o propósito de tentar enganar a humanidade que é altamente supersticiosa, acreditando em coisas mirabolantes. E, como a Bíblia diz, “um abismo chama outro abismo”, vocês agora inventaram uma MENTIRA MAIOR para tentar encobrir a primeira (da falsa existência de ETs), ao invés de se render ao que é verdadeiro e declarar de uma vez por toda que, realmente, estes ETs NUNCA EXISTIRAM. Me faz lembrar das pessoas que antigamente, por ignorância, viam almas de pessoas conhecidas mortas (demônios), os quais foram desmascarados pela pregação do Evangelho sob o comando das Igrejas Evangélicas, de tal sorte que não se ouve mais falar nestas coisas como antigamente. E só não teve fim mesmo por completo esta estória de almas por que ainda existem muitas pessoas que ainda não chegaram ao pleno entendimento da presença de Jesus.

  14. Não li o estudo, mas pelo texto aqui postado, as premissas são verdadeiras, mas a conclusão é falsa. Isto porque, o fato de suposta vida em Vênus e Marte terem sido extintas, provam que a vida é comum e, por esta mesma razão, o que aconteceu na Terra pode e deve ter acontecido milhões ou bilhões de vezes Universo a fora.

  15. Sinceramente, depois de ler e estudar sobre tantas teorias da ciência acerca da origem da vida no universo e na terra, até que a história bíblica do Gênesis não me parece um absurdo….

  16. Cade ser julga o que sua inteligência finita aceita como verdadeiro! Todo mundo tem um noção ou ideia sobre determinado assunto e acredita quem quer.”DEUS CRIOU MUNDOS SEM CONTAR E INFINITAS SÃO AS OBRAS DE SUAS MÃOS”. A verdade esta com Deus! E homem algo pode ter um entendimento perfeito sobre um conhecimento que ainda não nos foi permitido desfrutar. Tudo tem sua hora certa pra chegar! De nada adianta precipitar e passar informações enganosas.

  17. não encontramos ets ate agora porque eles não querem fazer amizade com um povo tao mesquinha e egoísta que nunca vai admitir que tenha uma civilização mais evoluída que nos

  18. Alguns trechos até que fazem sentido para mim, haja vista que Marte tem sinais que em uma outra época as águas corriam naquele planeta, entretanto, acredito que tudo foi obra de um ser poderoso ao criar o universo e tudo que nele há, as leis da física não podem ter aparecido sozinhas, precisa de Maestro para reger tudo o que acontece neste planeta e no universo.

  19. Noticia totalmente sem noção, um absurdo esta dupla de astrobiólogos fazerem essa declaração, esquecem do número de bilhões de galaxias existentes no universo com incontáveis planetas possíveis de haver vida, sem contar as centenas de avistamentos de Ovnis relatados todos os anos ao redor do mundo, fotos tiradas pela Nasa sobre o mesmo assunto.
    fala sério !!!

  20. Pelo menos uma pergunta deveríamos fazer. Como nós seres terráqueos com vários tipos de problemas em nosso Planeta, podemos nos enxergar como únicos em um Universo de mais de trilhões de Galáxias e, no mínimo, setilhões de Planetas. Com a possível coerência, seria melhor ficar calados, pois não podem ter certeza de nada. Deixe que o tempo, e com a nossa possível evolução, seja esclarecedor dos fatos, como sempre foi em toda a história da humanidade.

  21. Discordo. Pode ter vida em qualquer sistema solar do universo, nesta ou em outra galáxia. Eles podem estar na idade da pedra ou quem sabe na era dos dinossauros ou simplesmente estão tão longe que jamais conseguiremos contato. Essa teoria dos outros estarem extintos é descabida e não tem base científica, é só especulação na minha opinião.

  22. A teoria destes cientistas é ridícula. O Universo é formado por 100/200 ou mais bilhões de Ga-
    láxias e cada uma delas c/100/200 bilhões ou mais de estrelas e planetas. E nós nem conhe-
    cemos direito ainda o nosso próprio oceano !!

  23. Será que Deus, na sua sabedoria, bondade e inteligência infinitas, perderia tempo de fazer um Universo infinito para não utilizá-lo? Não podemos nos esquecer que nós enxergamos apenas dentro de uma faixa de frequência..

  24. Teoria interessante. Está chegando perto da ideal, aquela que representa a verdade. Ter outro planeta semelhante a terra no universo é tão provável quanto ganhar na mega Sena 1 bilhão de vezes seguidas sem errar nenhuma.

  25. Hahahaha caras estudam tanto pra chegar a essa conclusão? ! Ridículos. Até um dia desses achavam que o sol circulava a terra. Terra fábrica de pseudosábios.

  26. Não sei se ele está certo, mas acho que essa história de ETs não tem fundamentos por uma simples constatação: como há muito tempo – décadas, séculos – se diz que extraterrestres nos visitam, porque, então, eles nunca entraram em contato mais intenso, com maior objetividade, do que relatos ao longo do tempo tem se dito?
    Se veem de longe, certamente seriam muito mais evoluídos que os humanos, e já teriam, inclusive, até nos dominados. Mas não, sempre as versões de quem diz que já viu, é de um episódio às escondidas.

  27. Isso é muito relativo….podem existir civilizações mais antigas que os humanos (imagine se alguma civilização, que evoluiu paralelamente em um planeta contemporâneo da Terra na mesma época dos dinossauros, tivesse florescido?). Tais civilizações podem ser tão avançadas que não há interesse por parte delas em entrar em contato conosco (Você, humano, tentaria conversar com uma vaca?). Ou então civilizações incipientes que não tem capacidade de entrar em contato com outras civilizações externas.

  28. Bom dia,

    Hipótese, suposição, teoria são na verdade opiniões que todos temos sobre algo, fato, acontecimento, é a opinião individual que temos, eu discordo totalmente, pois nosso conhecimento ainda infelizmente é muito pouco para julgarmos o que acontece, o que aconteceu e o que irá acontecer fora do nosso planeta Terra, uma coisa é certa se a vida originou aqui por que não pode se originar em outros planetas ? A prova de existência de vida fora da terra é a própria existência de vida na terra.

  29. Descobrimos milhares de planetas em nossa galáxia e continuamos descobrindo mais… alguns rochosos e em zonas habitáveis, não temos ainda como nem saber se há vida ou não nestes planetas… e por enquanto só olhamos uma fração mínima da “nossa” galáxia. Sabendo que a via láctea é apenas uma entre milhares, milhões, bilhões, trilhões de galáxias… cada uma com seus bilhões de estrelas e bilhões de planetas… como podemos dizer que não encontramos outras civilizações porque “Provavelmente, eles estão todos extintos.”? Não consigo compreender como os caras afirmam isso se ainda mal arranhamos a quantidade de planetas em nossa galáxia… quanto mais as trilhões de outras.

  30. Não fizemos contato devido provavelmente eles serem mais evoluídos e inteligentes e não terem detectado formas de vida razoavelmente evoluídas neste planeta terra, que ainda vive do comercio das guerras!!

  31. É incrível , mas eu não sabia que os cientistas não sabem fazer conta de somar, e nem porcentagem !!! Só na na nossa Via Láctea existem mais de 200 milhões de estrelas ( como o nosso Sol ). E não existem ETs ??? Fora os milhares de relatos sérios, é um simples cálculo de porcentagem !!!! E se pensarmos em DEUS, ELE só permitiria vida no nosso planetinha….?Sem comentário !!

    1. Me esqueci: Existem mais de 200 ou 300 bilhões de galáxias…como a nossa Via Láctea ….!!!

  32. Essa Teoria seria mais conclusiva se realmente fossem encontrados restos biológicos nestes planetas, mesmo que fossilizados, quanto ao paradoxo do Bônus, não conseguimos encontrar Et’s porque quando falamos em vida inteligente estamos também ligados a questão das distâncias astronômicas, que nada mais é a distância entres esses possíveis seres até nós, algo tão longe que seria impossível o contato, estamos presos a milhares de anos luz, algo intangível para expectativa de vida humana em uma possível viagem, o mesmo se aplica ao reverso, considerando claro que desenvolvemos a maior parte do nosso conhecimento nos últimos 500 anos e não estamos nem perto de conseguis nos mover a velocidade da luz…

  33. Julgo um desserviço a reprodução de tese [sic] científica temerária, desprovida da qualquer prova, por mais insignificante que seja. Partindo de cientistas, nos causa perplexidade a afirmação, vez que, comprovadamente, existem no universo milhões de galáxias e, portanto, bilhões de estrelas e outro tanto de planetas. Salta à evidência, pois, que falta sustentação lógica à tese de que, no infinito do cosmo, só exista vida pensante e racional na Terra.

  34. Cientista “acha” que está extinta uma criatura que ninguem viu? kkkkk boa, muito boa essa kkkkk

  35. Hipótese, claro. Existem várias possibilidades para se explicar o paradoxo, inclusive algumas que analisam a viabilidade da comunicação. Afinal, a falta de comunicação diz respeito à inexistência de uma vida inteligente, não apenas vida. Vejam que mesmo alienígenas que estivessem “escutando” a Terra durante os últimos milhares de anos só teriam conseguido perceber atividade humana nos últimos 80 anos aproximadamente, e mesmo assim nossos sinais só chegaram a 80 anos-luz de nós. Isso sem falar na própria noção de inteligência e o parâmetro para se aferir o interesse em se visitar a Terra. Existem muitas variáveis.

  36. Uma ciência totalmente materialista é tão prejudicial quanto uma religiosidade fanática. A conclusão destes senhores revela o quão primitiva ainda é nossa ciência quando o assunto é universo. Não se pode mesmo querer entender outros seres se a humanidade ainda nem compreendeu a sua própria natureza e se arrasta na face deste planeta. Portanto, como se pode afirmar categoricamente que outros seres não existem ou que vem para conquistar a terra e outras bobagens, se não sabemos nem quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Essas e outras ignorâncias que deveriam ao menos ser autoreconhecidas é o que leva ao estado de conflito no interior das pessoas e que se exterioriza nesse caos planetário que vivemos hoje. Esses cientistas, antes de publicarem suas pesquisas, com conclusões como essa, que os governos adoram, deveriam atentar para o célebre provérbio: “Cuide para que suas palavras valham mais do que o seu silêncio”

  37. Quanta bobagem, estamos cansados de ver ovnis o problema que o governo esconde de nós pois sabe que a população não esta preparada para isso.

  38. e para quem afirma ter visto, estes cientistas viram eles serem extintos, é muito blá blá blá sem provas!

  39. Eu me divirto com essa gente que se acabam tentando entender… e propondo suas fantasias que brotam das suas mentes sem apresentar nenhuma prova para tal… me divirto mais ainda quando eles veem que estavam enganados e precisam voltar ao início…

    “Coríntios 1:27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”

  40. VC estudam tanto p falar uma bobagem dessa….extra existe e sua dimensao e totalmente diferente da nossa e ponto..publicar isso AK e mesma coisa em dizer q 2 +2 igual a 5..rs

  41. O ser humano não sabe ainda nem como é a Via Láctea, tem que ser estudado além deste casulo, nossa galáxia é apenas um grão de areia no universo, então pode ter fundamento se você estiver falando apenas no nosso sistema porém não pode ser afirmado quando se fala em nível de galáxias….

  42. Ahahahah… Até que enfim deram uma super desviada! Mas não se estranhem! Tá cheio por aí “caras” chilreando pra ver a quem possam tragar!

    Acredito na Ciência mas, não creio na “Ciência”. Esses cientistas que propuseram essa brilhante saída são mui amigos dos que batiam o martelo…. PAZ!

    Haverá muito “komentário”….

  43. Cientistas bobos, que não tem oque fazer, e ficam bolando idiotices. Seria interessante que fossem trabalhar.
    Por exemplo, desenvolver uma maneira de não sermos abatidos por um asteróide.
    Tudo à tôa…….

  44. Muito legal essa ideia Salvador,

    Pelo número de pesquisadores citando Gaia, ela deixou de ser hipótese e passou a ser teoria.
    Existe cada vez mais indícios de que ela está mais correta que outras idéias.

    Parabéns pela publição

    1. Não sei, não tenho muita confiança em Gaia ou nessa hipótese em particular. Ela parte de um pressuposto que acredito ainda não ter sido demonstrado. Mas acho interessante contar o que está rolando no campo, mesmo quando não concordo. 🙂

  45. ñ concordo … esta muito bitolado este diagnóstico…procurem mais…abra a mente e tudo verás!!!

Comments are closed.