Astronomia: O gargalo de Gaia

Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.

ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.

COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?

GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.

VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.

CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.

SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?

BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. A vida é como uma impressão digital: é única. Embora do ponto de vista da lei da probabilidade, com bilhões de galáxias e exoplanetas, pela lógica deveria haver algum tipo de vida fora da Terra, as condições exigidas para se ter vida e, sobretudo vida inteligente, são tão raras e únicas que a hipótese mais provável mesmo é a de que só a Terra teve este privilégio.

    José Wlodkovski

  2. eu acho qui o universo e ifinito pois nos ainda nao coseguimos comtato ainda esperais qui ainda vamos faser comtatos vc duvidas

  3. Eles consideraram o que houve com marte e vênus, mas e todas as outras estrelas que ainda nem conseguimos mapeá-las em nossa própria galáxia? e fora a nossa, as outras galáxias que nem ao menos sabemos como se comportam ou se o mundo físico age de acordo com as nossas leis da física ou se agem de maneira distinta, composição celular, se precisam de carbono mesmo para que surja a vida. Acho que um artigo desse se faz desnecessário, óbvio que para o nosso sistema é uma verdade, mas afirmar que aos outros também? não sei não..

  4. Nao sabem de nada esses dois fanfarroes… sao apenas teologos que ficam divagando sobre observacoes astrologicas impossiveis de serem comprovadas…

  5. Acho absolutamente lógica esta teoria. A vida humana de enorme complexidade, para nosso ainda limitado entendimento, exige quase infinitas tentativas até atender um processo evolucionista que exige grande tempo e grande quantidade de eventos num Universo onde impera alta entropia e desordem. Portanto , a predominância da desordem pode tornar a sobrevida da especie impossível também a curto prazo. Isto evidencia uma tendência altamente de extinção rápida o que justificaria as poucas possibilidades estatísticas de se achar uma especie humana desemvolvida sobrevivente.

  6. Acho sempre curioso como teorias que reforçam a singularidade da vida inteligente têm tanta exposição. O paradoxo de Fermi tem um aspecto interessante: só pode ser resolvido com a confirmação da existência de vida alienígena inteligente, uma vez que provar a sua negação implicaria em ser possível verificar cada objeto do universo. Mas ao mesmo tempo, explicar o paradoxo não é tão difícil assim: nossa civilização tem uma esfera de alcance com raio entre 60 e 100 anos-luz (se contarmos as primeiras transmissões eletromagnéticas realizadas por nós), e ainda assim uma civilização extraterrestre dentro desse raio só nos acharia se tivesse muita, muita sorte. Agora, se considerássemos uma leitura otimista da equação de Drake e houvesse 500 mil mundos habitáveis apenas na nossa Galáxia, e se esse número estivesse distribuído mais ou menos uniformemente nos aproximada e grosseiramente 7.8E+12 anos-luz cúbicos em que ela se espalha, significa que a distãncia média entre essas civilizações seria algo em torno de 250 anos-luz – ou seja, ninguém nas redondezas saberia de nossa existência, nem por sorte. E se isso é verdade para nós, é bem razoável que o seja para outras civilizações. Agora, teorizar que a vida inteligente seja exclusividade da Terra (ao menos com os dados que temos hoje) é levar a especulação científica a um patamar muito baixo, na minha humilde opinião…

  7. O problema é que na cabecinha destes egocentristas, só existe forma de ser igual a humana, mais existem varios tipos de seres que não precisam de um meio igual a Terra para viver.

  8. Mas o que dizer de outras centenas de planetas espalhados pelo universo, segundo especialistas no assunto,que também são favorais a vida assim como nosso planeta?

  9. Isso é como ficar contemplando a Lua e dizer que alguém a acende toda noite. Pura teoria barata. Mesmo que Vênus e Marte pudessem ter sido habitadas em tempos remotos, no meio de tantas estrelas/planetas no sistema solar conhecido e nos desconhecidos, é impossível que apenas esses três entre milhões seriam habitados. Baboseira pura!!!

  10. SALVADOR, bom dia. Hipóteses são hipóteses. Mas, gostaria de saber como esses 2 cientistas australianos conseguiram viajar por todo o Universo, visitar galáxias, planetas, e não encontrar nenhuma forma de vida. Qual é o nome da nave estelar deles? Gaia?

    1. Na verdade, eles partem do pressuposto de que vida inteligente teria se espalhado rapidamente por toda a galáxia, se houvesse surgido antes.

  11. Einstein deve está se retorcendo no caixão. Nunca ouviram falar na relatividade do espaço-tempo? Podem ter deixado de existir, o q não acredito, mas o passado lá pode ser presente aqui, futuro lá pode ser passado aqui. A verdade é que sua existencia ou não não pode ser determinada por algo relativo como o tempo.

  12. Não sou cientista, mas… E os milhões de testemunhos de avistamentos de óvnis, abdução, contatos de 3 e 4 graus? Não vem ao caso????

      1. Não explico. Nós ainda somos muito limitados para querer explicar qualquer coisa. Agora, negar simplesmente, não considero o melhor caminho. Acho melhor estar aberto a novas informações do que fechado. E você?

  13. Que palpite mais sem nexo! E chama isso de hipótese. Perdeu a chance de ficar calado e de não falar besteira. Não conhecemos nadinha de nada… Segundo Karl Marx vivemos a pre-história da civilização e consequentemente do conhecimento.

  14. Pobres humanos arrogantes e pretensiosos em alem de acreditar somente em seu mundinho, ainda tentam convencer os outros de que o que nao vemos nao existe! E que a unica forma de vida eh a nossa! Nem a fantasia de “Star Treck” ou “Star Wars” lhes ensinaram alguma coisa! Por outro lado, eh sinistro e muito triste pensar que a unica forma se “inteligencia” possivel sao os seres humanos, compostos tb por politicos escroques, fundamentalistas mais crueis como jamais vistos anteriormente etc….. Ja nascemos sem esperancas???

  15. Como só existe nós no universo? E os ET’S capturados pela NASA
    e trbalham no angar 51, e os ET’S vistos por milhares de pessoas no
    mundo, todo.E as naves espaciais que todo dia aparecem no espaço
    aéreo da terra? E a nave escondida na face escura da Lua? Me enga
    que eu gosto!

    1. Como só existe nós no universo?

      Até agora, só nós.

      E os ET’S capturados pela NASA e trbalham no angar 51,

      Não existem.

      e os ET’S vistos por milhares de pessoas no mundo, todo.

      Tudo inventado.

      E as naves espaciais que todo dia aparecem no espaçoaéreo da terra?

      Só porque não sabem o que é não significa que sejam ETs.

      E a nave escondida na face escura da Lua?

      Não existe face escura na Lua, e não há nave nenhuma lá.

      Me enga que eu gosto!

      Pelo visto adora mesmo ser enganado, já que só citou mentiras inventadas pra pegar trouxa.

  16. Em se tratando de universo, acredito ser absurdo dizer que estamos sozinhos nele, afinal não conseguimos enxergar nem a ponta do nariz com nossos super satélites, ainda ha muito por descobrir. Conseguimos ver bilhões de galaxias hoje, mas não vemos com clareza o que ha dentro delas, o mesmo pode ocorrer com seres de fora, talvez não tenham tecnologia suficiente para nos ver e ouvir, talvez ainda pensem que o planete deles é plano…rsss, não pensávamos assim a pouco tempo?

  17. Dá para chamar de “artigo científico” uma especulação ridícula como essa? Talvez alguém desse ramo teve que fundar uma publicação sobre algo como “astrobiologia” para poder elevar-se, sob o impulso exclusivo das próprias pretensões, ao suposto “status” de publicação científica.
    Os cientistas de verdade deveriam se indignar.

  18. Talvez não conseguimos achá-los porque estamos procurando uma forma de vida semelhante às que existem por aqui, baseada em carbono, dependente de água. Sou daqueles que se incomoda bastante quando vê afirmativas do tipo “no planeta XYZ não há condições para a vida se desenvolver”. Não há condições para a vida terrestre, mas quem pode afirmar com 100% de certeza que só as formas de vida encontradas na Terra são as únicas no universo? Pensemos “fora da caixinha”, sim?

  19. Com todo respeito ao estudo dos nobres cientistas. Mesmo sendo eu um leigo em astronomia pelo que tenho de informação o homem só conseguiu ter acesso a uma parte ínfima do infinito universo, muito pouco para conclusões científicas consistentes. Em relação a Marte e Vênuz essa teoria pode até ser considerada plausível, mas afirmar que não existem vidas em outros galáxias é um pouco exagerado. O ser humano ainda não tem bases fundamentadas para afirmar ou negar tal coisa.

  20. Nao sou nenhum expert no assunto..apenas acho que nesse universo infinito acharmos que
    existe vida apenas em nosso planeta seria muito preciosismo de nossa parte.
    acredito que hajam seres muito mais evoluidos em outros planetas e em outras galaxias.
    ainda temos muito que aprender,

    Somos apenas um grao de areia nessa vastidao do universo.

    Vida longa e próspera!

  21. Senhor SALVADOR NOGUEIRA, nunca iremos encontrar ETs simplesmente porque eles NUNCA EXISTIRAM. O que algumas pessoas dizem que veem são na verdade DEMÔNIOS. Como a Bíblia diz que “um abismo chama outro abismo”, e com certeza este outro terá que ser maior para caber o primeiro, estes cientistas agora estão inventando e propagando uma mentira ainda maior, ou seja, ao invés de ceder logo às evidências dos fatos e reconhecerem humildemente que cometeram um grande erro, uma grande mentira, ESTÃO AGORA INVENTANDO QUE OS ETs FORAM “EXTINTOS”. Seria mais honesto reconhecerem o deslise do que inventarem uma mentira ainda maior. Esta matéria me fez lembrar de que até a bem pouco tempo muitas pessoas, por ignorância, viam almas de pessoas amigas, parentes e conhecidas mortas (que eram demônios) cujo fenômeno foi desmascarado posteriormente pela pregação do Evangelho de Jesus Cristo, sob o comando das Igrejas Evangélicas, de tal sorte que só ainda não foi extinta totalmente esta ideia de almas por que nosso país é muito fantasioso e supersticioso devido ao intenso sincretismo racial e religioso o que impede que muitas pessoas cheguem ao pleno conhecimento da verdade. MAIS UMA VEZ VOLTO A DIZER QUE ESTA ESTÓRIA DE ETs NÃO PASSA DE APARIÇÃO DE DEMÔNIOS, QUEIRAM VOCÊS ACREDITAR OU NÃO A VERDADE NÃO PODE SER ANULADA.

  22. Ainda acho que não achamos, pois eles (Ets) são inteligentes o bastante para não querer conhecer o ser humano.

  23. Caros, não há paradoxo nenhum. Há dificuldade de reconhecer o que salta aos olhos, embora se trata de uma mudança de paradigma. E nisso não há nenhuma novidade. O que hoje nos parece estúpido – a possibilidade de existência alienígena – há pouco mais de uma década se tratava de total heterodoxia. Testemunhas oculares absolutamente respeitáveis, como – entre muitos outros – os astronautas Edgar Mitchell, Gordon Cooper e Buzz Aldrin – tem relatado avistamentos de objetos tecnológicos altamente avançados de origem desconhecida. A Operação Prato, documentadíssima empresa da aeronáutica brasileira os registraram. O próprio FBI o documentou. Em 1989, durante duas noites, naves avançadíssimas e desconhecidas estiveram nas bases nucleares da OTAN na Inglaterra, em Rendlesham Forest e foram avistadas por dezenas de militares; há milhares de outros exemplos. O que seria aceitável como prova para a ciência “ortodoxa”. Um contato via radiotelescópio ? Qual o sentido, se eles já se encontram aqui. E não estou falando de hipóteses não comprovadas, refiro-me a fatos públicos e notórios.

  24. Finalmente encontro alguem que concorda comigo, Ets nao existem nem na terra e nem fora dela se tivermos a capacidade de entender bem a biblia acharas as respostas que tanto procuras, Deus fez o Ceu a Terra o Mar e tudo que nela há Deus nunca falou em Planeta habitavel a nao ser a terra, portanto e inverdades de que existam ETS

  25. Ainda bem que não existe, pois se os mesmos existissem, nós é que estaríamos extintos. A história mostra que a raça superior intelectualmente domina a raça intelectualmente inferior. Os Espanhóis dominaram toda a America. Os portugueses também. Então, não adianta ser mais forte ou mais numerosos, a inteligência se sobrepõe a força. Teve uma época que o Japão dominou toda a Asia, inclusive a China. Hoje, sabiamente, eles dominam o mundo, haja vista sua tecnologia espalhada pelo o mundo, Honda, Suzuki, Mitsubishi, Toyota, Toshiba e etc. Graças a Deus que eles só querem nosso dinheiro. Mas, porque os Ets seriam superiores a nós? O planeta Marte citado na matéria por exemplo, pra chegar lá, dependendo da posição da terra, a viagem demora 9 meses, só de ida. Então, se eles veem frequentemente por aqui, eles tem uma tecnologia superior a nossa, pois nós ainda não fomos, pois não temos tecnologia pra fazer uma viagem tripulada. E se eles tem essa tecnologia, então eles tem muito mais. Eles podem ter até 10 centímetros de tamanho, mais se forem mais inteligente do que a agente, eles nos dominariam facilmente. Então, podemos suspirar, pois eles não existem, ainda bem.

  26. Ah sim… claro…. nesta mesma lógica também nunca encontraremos saci pererê, lobo mau, unicórnios alados e outras coisas do gênero, afinal, assim como ET´s, eles provavelmente foram extintos. O.o!?

  27. Amigos,

    O fato da ciência dita moderna considerar que não existe vida em outros planetas do nosso sistema solar ou em outros, da duas ou uma, ou é ignorante ou está mentindo. Lembramos que a dita ciência já afirmou que a terra era o centro do sistema solar. Dada às tantas evidências dos visitantes alienígenas ao nosso tão maltratado planeta por esta mesma ciência dita moderna.

  28. Basicamente, eles aplicaram a Hipótese Gaia à Teoria do Grande Filtro.

    Se tivermos sorte e eles estiverem corretos, a humanidade já passou pelo Grande Filtro (de extinção) e, se não formos estúpidos, conseguiremos perdurar por muito, muito tempo.

    Para mim, não existe apenas um Grande Filtro, mas vários, o que torna o surgimento de uma civilização tecnológica algo infelizmente muito raro.

  29. Tá bom, com bilhões de planetas e talvez milhões semelhantes à Terra, e a maioria deles há trocentos anos-luz daqui, como eles vão saber disso?!? Não os encontramos ainda pq no universo tudo é muito longe, e se fosse fácil viajar mais rápido que a luz, nós já o teríamos feito.

  30. Concordo! Pois toda criação, desde o universo sideral, tem um criador. Ele, fez a terra especialmente para o homem, imagem e semelhança sua. O perfil fisiológico estrutural dos Ets que aparecem por aí, não se coaduna com os nossos. São todos deformados, portanto, não é imagem e semelhança de DEUS, como nós somos. Assim, concordo com essa nova versão dos cientistas, qual seja, foram todos extintos. Na verdade esses seres que aparem por aí, são uma espécie defeituosa, diferente, incompleta, pode até ser inteligente. Todavia está mais para uma espécie de criação de Lúcifer, o anjo decaído do céu, que tem um poder precário. Que no seu desespero, busca imitar o SENHOR NOSSO PAI E CRIADOR. Contudo, jamais fará uma obra prima e maravilhoso como é o homem e a mulher, que foram criados pelas mãos de DEUS PAI TODO PODEROSO. Eles, ETs, vivem vagando no espaço, procuram habitar a terra, mas aqui pertence ao Homem, não podem intervir naquilo que é de DEUS. Essa é uma verdade bíblica. E, verdade é como um veneno, nunca perde seu poder, seu efeito, matava a milhares de ano e continuará matando. Assim é a verdade, não perde seu caráter de ser verdadeira, porque ela vem de DEUS.Porquanto a mentira, não se estabelece e cai por terra.

  31. Não gostei dessa teoria apresentada na matéria. Certamente o Paradoxo de Fermi é o melhor que li até hoje, porque deixa mais possibilidades de explicar o motivo do não contato com Outros* até hoje. Tentar criar comparações galáticas universais com base na nossa tecnologia ou modo de vida é uma burrice, pois a vida/estrutura/tecnologia lá fora podem ser completamente diferente do que imaginamos ou podemos compreender. Nossa física e química são nossas, criadas por nós, para explicar o que compreendemos. Qualquer civilização de qualquer forma de vida que tenha apenas 100 mil anos a nossa frente faria todo nosso pilar biológico/tecnológico de humanidade ser inferior a zero.

    Obs: Teorias e mais teorias apenas, pois na minha opinião o contato já aconteceu e muitas vezes aqui mesmo na terra, não estamos preparados para saber a verdade oculta dos países, principalmente do EUA. Teorias desse tipo são para leigos que não imaginam a quantidade de coisas ocultas de nós.

  32. A Bíblia, por sagrada que é, como palavra do próprio Deus vivo ou por outros como Paulo inspirado pelo Espirito Santo não pode mentir. Como se lê em 1 Corintios 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
    19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

    Não adianta pedir para que olhem ao redor e apenas vejam o que é obvio?

    “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. ”

    De fato não existe vida em outros planetas. Razão que não se justifica pelas justificativas lidas nesse texto, mas porque Deus criou todas as coisas porque tem todo o poder e não aprouve ao criador criar mais do que se já se falou na Bíblia.
    Não porque me sinto importante por existir nesse planeta e achar que ninguém mais pode existir em outros, mas porque acredito que Deus não o fez, somente porque não quis. Ele tem todo o poder e deu ou dará discernimento de entender o que disse somente aos que separou aos outros fala através de parabolas.

  33. podemos até encontrar vida microbiana em outro lugar do sistema solar,
    organismos pluricelulares em outros sistemas solares,
    mais Vida inteligente no nivel da nossa, é raro, peque o exemplo (e unico) da terra,
    quantas extinções aconteceram até aparecer um animal com inteligencia,
    se eles estão lá fora estão muito longe para comunicar.

  34. Isto não passa de uma hipótese sem provas que a confirme.
    Para comprovar precisariam visitar todos os planetas e outras galáxias. Como não é possível é mais fácil acreditar que somos os únicos.

  35. ai o povo fica revoltado……..queremos et’s, queremos et’s ……..e ai nossos comentaristas mais sabidos irão perguntar de onde veio o ET de Varginha então, e a revolta continuará

  36. Os caras são bons de física e astronomia, entretanto ruins em matemática.

    Uma vez que o universo é infinito, as chances de encontrar vida extraterrestre são ilimitadas (infinitas).

    O problema é a distância, só conseguimos enxergar até 14,5 bilhões de anos luz. Todo o restante é “invisível” para nós.

    Teoria do multiverso com o universo tipo 1 é muito mais coerente do que está apresentada.

    O pior é existirem alguns cientistas que acreditem e difundam esta “besteira”.

  37. Salvador, uma proposta mais “assustadora” ainda seria que ambas as teorias, de que a vida aparecer é um evento raro, e a de que a vida conseguir evoluir a ponto de promover a regulação do planeta também seja um evento raro, estarem corretas. Nesse caso a vida como a conhecemos seria realmente apenas uma ocorrência beirando o impossível em termos de probabilidade, algo como ganhar na mega sena em dois sorteios seguidos, e portanto, talvez nunca se repita ou, tenha se repetido.

  38. Óbvio que isso é a mão de um projetista inteligente. Um criador. Se uma casa foi construida por alguém o que dizer da Terra que é uma casa muito mais complexa?

    Só não vê quem não tem humildade!

    Grande abraço!

    Márcio

  39. Faz sentido tal hipótese ao analisarmos nosso Sistema Solar. Agora, extrapolar para todo o Universo tal ideia, não faz muito sentido; a sua vastidão e a limitação que a velocidade da luz nos fornecem, tornam praticamente impossível sua exploração, haja visto que a estrela mais próxima, está a quatro anos-luz de distância: um tempão para ir, numa velocidade que o ser humano sequer sabe como atingir. E nossa galáxia tem milhões de estrelas, muitas delas com vários planetas girando ao seu redor. E há milhões de galáxias no nosso Universo. Não é porque não vemos ou ouvimos outras espécies, que ela não exista. Nossa limitação tecnológica não pode limitar nossa imaginação. Nem conseguimos explorar por completo os oceanos, que estão aqui na Terra mesmo.

  40. Interessante! Isto significa que não tem alma viva para nos perturbar. Portanto, vamos aproveitar e viver da melhor maneira possível. De preferência, em paz uns com os outros.

Comments are closed.