Astronomia: O gargalo de Gaia
Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.
ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.
COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?
GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.
VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.
CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.
SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?
BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
MUITOS DUVIDAM ATÉ DE QUE O HOMEM FOI À LUA. Quem sou eu prá criticá-los. Muito antes pelo contrário. Sou do tipo SÃO TOMÉ, tenho de ver prá crer. No caso da lua, tenho que ter pisado lá, prá crer. Não pisei. Logo, …………..
Você escalou o Everest? Não? Então ele não existe e ninguém nunca o escalou.
KKKK Que argumento mais imbecil!
Portanto você não acredita em “energia elétrica”, “magnetismo”, “gravidade”, etc… porque nenhum desses fenômenos são visíveis. Só podemos constatá-los, assim como constatamos que o homem pisou na lua através de vários experimentos que deixaram lá.
Quanta ignorância…
Eu sempre soube que eles estavam ExTintos.
Imaginem vocês que mesmo que existisse vida inteligente superior a nossa lá fora já teriam se distanciado do caos e insegurança de algumas galaxias como a nossa por exemplo com riscos de super aquecimento e extinção da vida como aconteceu com marte e venus ,fica fácil deduzir que se são inferiores a nós é porque já foram extintos e se são mais inteligentes que nós estão em um lugar promissor com recursos adaptaveis a uma nova geração ,oque iriam querer com a terra sabendo se que recursos estão acabando e tem seus dias contados ?
Isso não seria válido somente para o universo “próximo”? Ou seja, em partes mais longínquas, não haveria possibilidade de outra Terra? Constando também o número de estrelas, sistemas e galáxias, acho um tanto forçado assumir isso com a análise tão ‘micro’ feita pelos cientistas.
Ainda estamos nos primórdios da ciência, ainda não dá para confirmar nada nem a morte. Possivelmente somos observado por milhares de seres E.T super evoluído.
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar”
João 14:1,2
este é o problema do homem natural…
“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”
Deuteronômio 29:29
iiiiiiiiihhh, esta é uma página de Astronomia, vão me xingar de “crentelho”, “ser imaginário” e “passando vergonha aqui”, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já já vem os “eu acho”, kkkkkkkk
só mais umazinha pra finalizar as milhões de Verdades contidad Bíblia, “meu povo perece por falta de conhecimento das escrituras”
Oséias 4:6
Affi….. Não sei o que é pior o texto ou esse comentário…
Volte para a igreja amigo. Este espaço não é para pessoas que acreditam em tudo sem questionar. Na ciência, quando encontramos fatos que não compreendemos, criamos hipóteses e testamos para validá-los, coisa que não podemos fazer com o que está escrito na bíblia.
Propor uma hipótese como essa é no mínimo ser conivente ao acobertamento ou ignorante.
Bem , lançada a hipótese resta confirma-la e para isso precisamos encontrar os vestígios de vida extinta da possibilidade aventada , para sua comprovação, desta forma a hipótese se antecipa a tudo . Também, a hipótese de Gaia não leva em consideração a dinâmica do Universo em constante transformação, nascendo e morrendo estrelas e sistemas solares e, muito menos, o tempo e o espaço . Essa hipótese só pode partir de um Universo estático em que nebulosas não produzem mais estrelas.
Não sou astrofísico, mas por tudo que já li a respeito, não concordo com o tema, pois a matemática mostra através dos números que é praticamente impossível não haver vida em outros sistemas solares, pois a matéria é a mesma em todos os cantos do Universo, talvez jamais haverá um intercambia entre as civilizações devido as distancias enorme entre as estrelas, mas quem sabe um dia.
O titulo da matéria parece coisa de revista em quadrinhos. Todo mundo sabe que em nosso sistema solar, até agora só existe vida em nosso planeta, mas pode haver algum tipo de vida em alguns planetas onde foi constatada a existência de água, em vênus e em uma das luas de saturno. Não seria necessariamente homenzinhos verdes ou algo parecido, mas algum tipo de micróbios. Mas fora de nosso sistema solar, as possibilidades matemáticas de haver vida são imensuráveis.
NUNCA LI TANTA BESTEIRA NA MINHA VIDA, VINDO DESTES estudiosos… KKK.
É a pseudociência jogando a toalha. Depois de décadas vasculhando o Universo, depois de inúmeras tentativas infrutíferas e na absoluta impossibilidade de se encontrar ETs no Cosmo, restou aos pobres abnegados da área formular uma outra explicação esdrúxula para o seu fracasso: “a Vida é comum mas desaparece rápido”. Ora, se a Vida é comum mas sua extinção é rápida, então para que existir? Por quê a Natureza vai se dar ao trabalho de construir todo um complexo sistema de biodiversidade para depois destruí-lo impiedosamente? Por quê a Natureza levaria milhões de anos para criar máquinas biológicas complexas e com capacidade de pensamento para depois fazê-las desaparecer? É a Criação para a destruição? A idéia é risível, patética. Vai se juntar ao rol das tolices pseudocientíficas como os “canais marcianos” e as “supercivilizações”…
Para descontrair um pouco, essa historia me lembrou de algo da infância de muitos aqui, quem poderá intervir?!
https://youtu.be/cg18wrV8IWE
QUE ET QUE NADA.
VOCE AUTONOMO E EMPRESA QUE PRECISA DE COMPROVANTE DE RENDA PARA EMPRESTIMOS, ABERTURA DE CONTA CORRENTE, FIES ESTUDANTIL E FINANCIAMENTOS DE IMOVEIS E VEICULOS E AQUI TELEFONE 11 99764 7716
Não concordo com os cientistas. Já tive contatos pessoal com um desses. Não vou me estender, pois muitas pessoas não podem compreender por que não lhes são permitidas compreensão. Tenho fatos concretos e coisas difíceis de entender, para aqueles que eles não querem que saibam. Talvez essas pessoas mesmo sendo cientistas, não podem saber algo por mais mais que tentem e estudem. Muitos serão chamados poucos serão escolhidos.
Tá… É a mania quem o homem tem, mesmo tendo conhecimento científico, de ” achar ” QUE SABE TUDO…Quem tem uma breve noção dos bilhões de galáxias, com os seus trilhões de estrelas, satélites, planetas, etc., que existem, COMO PODEM FAZER UMA AFIRMAÇÃO DESSE QUILATE ? Não descobriram sequer a origem do homem, com suas teorias mirabolantes, desconhecem o que há na região abissal dos oceanos, estão ” patinando ” nas descobertas de doenças e SE ARVORAM ARRISCAR UMA CERTEZA DESSAS ?
UE? Marte e vênus não deixou vestígio algum de algumas civil ações?
Não.
Não concordo com a afirmação desses cientistas. Acho muito prematuro e arriscado qualquer estudioso fazer esse tipo de comentário, pois, conhecendo a nossa tecnologia, como pode fazer tal afirmação? Pensem que estamos em 2016 e nós só conseguimos enviar o homem até a lua e o que conhecemos de marte é o que os robôs nos mostram. Na semana passada, a comunidade científica noticiou ao mundo a existência de um novo planeta em nosso sistema solar. O universo existem bilhões de galáxias e dentro delas milhões de sistemas planetários, diante de tudo isso a publicação não faz o menor sentido. Se até hoje não conseguimos localizar vidas em outros planetas é porque não estamos tão avançados como gostaríamos, e isso não quer dizer que vidas em outras dimensões estejam extintas.
Ñ concordo que “estamos sós”, pois o universo é imenso e misterioso !!
E porque ainda não achamos um ??
Eu tenho um teoria muito obvia:
“Quando o “ser humano” acha uma especie diferente, a primeira coisa que pensa em fazer e estuda-lo e muitas vezes mata-lo… então se eu fosse um “ET”, porque eu iria ter contato com um humano ou deixar que um se aproxima-se de mim.”
Acho que seu comentário [Claudio Antoni], não tem base de fundamento. Pois não “matamos” nenhum E.T. oficialmente. Sempre surgem boatos de visitas de E.T.´s, mas nunca foram comprovados tais fatos! Se realmente eles existem, em toda a nossa existência, já deveráimos ter muito mais materiais ou matérias REAIS e COMPROVADAS de que eles existem.
E para que se possa encontrar “VIDA” em outro planeta, é necessário ter mais de 300 critérios parecidos ou iguais ao nosso. E acredite, essa possibilidade é tão absurda quanto a possibilidade de encontrar um E.T. oficialmente.
No entanto, eles podem não ser seres “fisicamente” extra-terrestres… eles podem ser seres “extra-dimensionais”, e neste caso, muda toda a situação!
DEUS E TODO O SEU REINO !!! , QUE É DITO NA BÍBLIA HA QUASE 4000 ANOS , ENQUANTO A CIÊNCIA E UFÓLOGOS FICAM DISCUTINDO AQUILO QUE NÃO SABEM E DE NADA ENTENDEM , Leia o livro de (JÓ 26 ; 7 ) e ( ISAÍAS 40 ; 22) , mas até que os insanos descobrissem alguma coisa… Viviam ameaçando AQUELES QUE CREEM NA BÍBLIA !!!
Quando a nossa amostra é de 1 sistema solar, onde nele existe 3 mundos potencialmente na zona habitável e 1 deles conseguiu manter a vida por tempo necessário, essa conclusão de surgimento de vida inteligente ser raríssima não me parece correta.
É como sofia tentando explicar o mundo de dentro do seu jardim. nós precisamos colher muitas mais amostras de como são os outros sistemas para podermos fazer teorias como essa.
De onde sai os discos voadores
Tenho certeza de que o EuTM vai te dizer de onde… 😛
Eu fico pensando como é que O Homem é de uma Ignorância Imensurável ; Pergunto , com toda a nossa tecnologia que temos aqui na Terra , ainda não conseguimos identificar as condições “”Reais”” nem mesmo das estrelas e planetas da nossa Galáxia , Via Láctea , não temos tecnologia para sairmos de nosso planeta , portanto , creio que se tivéssemos estas condições , nós já teríamos descoberto Vida Inteligente ou Não ?! , e , se Tais vidas… fossem Superior à Nossa… já por muito tempo , teríamos sidos dominados por “Elas..” ; Ou não ?! Se qualquer civilização extra terrestre , realmente fosse superior à Nossa… , ou já teríamos sidos dominados ou destruídos por “Elas” , ou na melhor das hipóteses , teriam entrado em contato conosco para ensinarmos como administrar melhor nosso Sistema Ecológico e desenvolvimento tecnológico , trocando experiências… pois creio que se existisse “Uma Civilização mais Desenvolvida que a Nossa” , necessariamente seria mais Culta e tão Evoluída que nos ajudaria e se houvesse algo que tivéssemos melhor do que “Eles” estaríamos negociando troca de experiência com Eles ; Por isso , sem nenhuma dúvida , não existe EXTRATERRESTRE nem mesmo essas IMAGENS MAL FEITAS ,provam NADA , pois são produzidas por esses LUNÁTICOS que com certeza , OU SÃO BOBOS… OU QUEREM NOS FAZER DE BOBOS !!!
Da tua jaca oca que você chama de cabeça.
Próximo?
Muita arrogância afirmar algo assim . Dados tamanho e distância envolvidos , é impossível saber com certeza se existe ou não existe vida lá fora.
Acredito, que o tempo para os ets que deram origem aos humanos como conhecemos, é muito diferente do nosso. E que estamos sendo preparados para alguma finalidade. Acho que já fomos utilizados no passado e seremos novamente. Os ovnis que avistamos fazem parte do monitoramento.
Os ETs são seres do futuro. Em milhares de anos o mundo terá apenas uma nação e com tecnologia capaz de transportar a matéria através do tempo. Com isso será possível ver como era o passado sem interferi-lo. Pouco serão escalados para a missão, semelhante a exploração do universo nos dias de hoje. O ETs nunca serão ameaças para nós, pois o dia que mexer no passado, vão alterar seu futuro. Essa é a minha teoria.
Já leu “Memórias Encontradas em uma Banheira”, de Stanislaw Lem?
GENTE BESTA.. E GALHO TORTO… EM ÁRVORES , VOSSA MERCÊ… ENCONTRA EM TODO LUGAR !!!
Claro. Como se o humano já tivesse conseguido ir muito longe ou soubesse tudo sobre física/química no nível “universal”.
A vantagem deata parte de “astro”é que se fundamenta em TEÓRICO..e assim sendo pode se supor ou falar qualquer asneira. Se pegar todas “astroteorias” já feitas, 1% que se concretizou é muito. E depois a Ufologia que é piada….. Ts ts ts
Se essa dupla de astrobiólogo estudaram tanto para chegarem a essa bizonha conclusão, perderam tempo na vida…………………. A terra é visitada mensalmente por seres não humanos, com tantas gravações em vídeos, com países escondendo notícias e estudos sobre o tema, com pilotos de aeronaves do globo todo fazendo relatos constates e essa dupla dando soco em ponta de faca? kkkkkkkkkkkkkkkkk só pode ser piada !!!!
Sinto muito, mas o garotão da física aí esta equivocado, é ser muito egocêntrico achar que somos os únicos na terra. ah ah ah ! Para ele dizer isso, primeiro deve esclarecer a epopeia dos espíritos, pois estes circulam entre planetas e vivem em outras dimensões…. Tbm não desvendamos como os discos se deslocam desafiando a gravidade. Imaginemos uma gota d água no oceano, é isso que somos… Na boa, vamos pesquisar mais ?
Simplesmente a grande massa não está preparada para o contato, daí os ET’s evoluídos não deixam o sinal passar. Quando um ‘ET pirata” rompe o sinal, surgem coisas como Nasca.
É igual a legalização de drogas. Alguns que sabem lidar com a situação são condenados pela grande maioria que perde a linha e se mata. Daí a proibição atinge a todos. Mas sempre há um que subverte a lei institucional. (analogia escrota, mas este é um fundamento claro no Direito atual). Eis a minha tese nada científica. 😉
Em um universo de pelo menos 100 bilhões de galáxias com 100 bilhões de sóis, é improvável que apenas nosso grão de areia tenha mantido condições para a vida. Surpreende que essa teoria tenha partido de astrobiólogos.
Quer dizer q nós terráqueos, dentre zilhões de planetas por ai, temos a sorte de sermos os ÚNICOS a ter um planeta que foi capaz de manter a nossa existência por tanto tempo? Ah ta… Esses cientistas são pessimistas hein…
Propor uma hipótese como essa é no mínimo ser conivente ao acobertamento ou ignorante.
Qual é a referência bibliográfica de apoio?
Um artigo de Lineweaver & Chopra que está disponível é de 2012.
Em qual periódico saiu esse mais recente de Chopra & Lineweaver?
Antecipadamente agradeço,
josé eli
O link leva ao paper de 2016.
Mas que teoria mais tosca, ridícula mesmo. Pelo que sabemos, o Universo é praticamente infinito e ele ainda encontra-se em expansão. Nós, habitantes da Terra, não temos tecnologia nem pra sair de nossa galaxia. E no Universo existem milhões, bilhões de galaxias.
Além disso, existe a possibilidade de não estarmos devidamente evoluídos espiritualmente para ter algum contato com seres de outros planetas, ou até de outras galáxias. Eles simplesmente podem não precisar mais de matéria para existir. Dessa forma, para nós, eles seriam imperceptíveis.
Parei de ler no espiritualmente.
Não acredito que tenha sido a palavra que o impediu de continuar lendo, foi tão somente seu preconceito.
Onde você leu que ciência e espiritualidade não são a mesma coisa?
Os cientistas ainda supõem a existência de um novo planeta em nosso sistema solar, tão grande que será considerado um novo planeta, que aparentemente está bem embaixo de nossos narizes e ninguém até agora tinha observado, e agora me vem esses cientistas gênios, que não sabem nem explicar o que é matéria/energia escura e se ela existe mesmo, para dizer que não existem vida extraterrestre, muito menos explicar o inexorável paradoxo de Fermi. Ah vá….
Rapazzzz!, não é que Ele tá certo, pois se o universo é infinito, já se expandiu e se encolheu novamente e estamos tão longe que ainda não fomos atingidos e, de repente lá onde isso já ocorreu é onde moravam os ETs.
BOM DIA!!
ESSES CASOS E FOTOS DE NAVES SAO MENTIRA OU FICCAO.
FLAVIO
Vem dizer: milhões tem sido gastos para descobrirem vidas biológica e inteligente fora da terra. Acontece jamais existe vida biológica fora da terra, é que só existe vida inteligente fora da terra, pois há mais de 2.000 anos o Senhor Jesus, veio do céu, e ensinou os homens como viver aqui na terra, antes de retornar para lá, fez promessas de retornar outra vez para aqui ficar na aterra: fonte de pesquisa a Bíblia Sagrada (João 14. 1, 3, Atos 1. 11 e Daniel 2. 44 e Apocalipse 11. 15), é isso que tenho a dizer, em razão de não existirem nenhum seres alienígenas fora da terra!
Chega a ser uma sandice alguém ignorar hoje em dia a existência de outras civilizações milhares de anos mais evoluídas que a nossa. Isso só podia ter partido de cientistas que são completamente céticos.
Vejam apenas o vídeo, que é um resumo bem melhor do que tudo o que está escrito.
Olhando um copo com água do mar não dá para dizer que o mar não tem peixe. Visão muito minimalista do universo.
O problema dos seres humanos, principalmente dos cientistas é querer explicar determinados assuntos sem considerar a intervenção Divina na história terrestre, acreditar que somos a “única bolachinha do pacote” é muita arrogância, Deus quando criou este planeta e os seres humanos nele, não nos deu exclusividade no universo, Ele criou além do nosso muitos outros planetas com seres feitos à sua imagem e semelhança. Então qual o problema que não mantemos contatos com os demais seres? Simples: o nosso planeta está “contaminado” com o pecado, enquanto que os demais não viveram e não vivem essa situação. Eles sabem nosso “Cep cósmico”, ou seja, sabem muito bem em qual planeta habitamos, mas enquanto perdurar essa situação não poderesmos manter contato. No livro de Jó capítulo 1, é relatada uma reunião no céu com os filhos de Deus, e quem comparece para representar a Terra? Satanás que usurpou o direito de Adão e Eva. Enviar sondas pelo espaço, ondas de rádio e etc… de nada adianta, como já disse acima apenas quando nossa situação estiver resolvida manteremos contato com os demais seres que aguardam ansiosos por este momento. Lembrando que este seres são superiores a nós em todos os sentidos: físico, moral, espiritual, social, ou seja, nós por causa do pecado não estamos evoluindo como dizem alguns cientistas, a famigerada teoria da evolução, muito pelo contrário, estamos regredindo em todos os sentidos…
Os australianos que me perdoem, mas, eu não caio nessa! O universo é tão vasto que é impossível imaginarmos que estejamos sós nessa imensidão!
Não faz sentido!
É até possível que estes pesquisadores estejam certos em sua teoria, contudo, entre tantas teorias confusas e algumas até conflitantes, porque não se leva em consideração, da mesma maneira que se publicou esse tipo de teoria, a “teoria” de que Deus foi o criador de todo o universo? Que tal a possibilidade de que tudo veio do grande TU do universo? Sem fanatismo, apenas uma humilde opinião.
Porque no momento em que você lança mão de uma explicação arbitrária e sobrenatural, a ciência não tem como progredir.
Se conforme vc mesmo disse existem bilhões de estrelas similares ao sol, cada um com um numero variado de planetas, na Via Lactia e que existem bilhões de “Vias Lactias” no universo, no seria o caso de inverter a questão e perguntar se é possivel que NÃO haja vida em mais nenhuma outra planeta, na distancia correta do seu sol??
Fico com duas frases de Carl Sagan:
“A ausência da evidência não significa evidência da ausência”.
“Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço”.
Errado, eles nao querem ser achados por essa raça que habita a Terra.
Afirmar isso é como não querer pensar.
Desde minha infância, estimulado pelo meu pai, leio sobre astronomia. Por incrível que pareça, minhas conclusões estão cada vez mais indo nessa direção citada no texto, de que a vida “inteligente” tal qual temos aqui no planeta Terra é um fenômeno tão raro e incomum, que com certeza encontrar algo parecido no universo chega a ser uma pretensão ainda muito ingênua para os padrões de ambição atual do ser humano. A minha convicção é de que o ser humano está caminhando para sua alto extinção, e que, se sobrar algo, será uma civilização fria, sem sentimentos, calculista, fadada a nem deixar vestígios no universo.
Estão todos em Brasília
Cientista é o último a saber das coisas …
Pobres cientistas! Que agonizante!!! Glória a Deus por toda eternidade…Amém!!!
Teu cu