Astronomia: O gargalo de Gaia
Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.
ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.
COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?
GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.
VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.
CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.
SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?
BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Só estudar Física Quântica, que ela irá mostrar o funcionamento do Universo, e vocês irão tirar as próprias conclusões. Esses caras não entendem nada, só enxergam parade, Física Newtoniana, materialista.
Se a matéria escura é tão comum, onde ela está que não conseguimos achá-la? Penso que uma coisa não anula a outra e o fato de ainda não encontrar não quer dizer que não exista: seja matéria escura/ETs/buraco de minhoca/ondas gravitacionais – tudo tem seu tempo.
Primeiro descobrimos as ondas eletromagnéticas pra depois criar o telegrafo sem fio pra depois o rádio e agora os celulares. Não temos ainda condições de um contato/interação/encontro fora do planeta se ainda não entendemos coisas básicas ao nosso redor. Não tem como pular etapas a coisa é sequencial e pra frente. Tudo tem seu tempo!
Acho q essas publicações internacionais estão cada vez piores. Como doutores falam uma asneira dessas? Ele estão se baseando na produção de oxigênio para a manutenção da vida. Quer dizer q todo ser vivo no universo tem q consumir o2? O pessoal está na teoria de ser do contra pra ser manchete e a gente acaba comprando essa conversa fiada
Rogério, não é só isso. É o controle térmico do planeta pela gestão de gases na atmosfera. Sabemos que foi por falta de atmosfera que Marte esfriou, e que foi por excesso de atmosfera que Vênus ferveu. A Terra permaneceu “regulada” nos últimos 4 bilhões de anos, mesmo o brilho do Sol tendo variado em mais de 20% no período. O que manteve a regulagem? Foi Gaia? Não dá para dizer com certeza, mas certamente não é uma “asneira”.
Eu não acho que a vida aqui se originou por “sorte” e também não levaria tal declaração a sério (de que estamos sozinhos). Universo é muito maior do que o ser humano é capaz de mapear, mal conseguimos ir a lua direito e as afirmações sobre ter tido vida ou não são suposições em poucas evidências, ou seja, teses que podem estar certa ou não.
Até que se possa realmente dizer, de forma concreta e definitiva, que realmente não existe ninguém mais nesse universo, em outras galáxias, etc, ai sim eu acreditarei que estamos sozinhos.
Salvador, creio que se manteve regulada, porque o vulcanismo era mais intenso antes ou seja o efeito estufa era maior.
Pode ser! E também há os episódios de snowball Earth, que mostram que nem sempre foi essa regulaaaagem. Por isso não boto muita fé na hipótese Gaia. Mas é uma ideia interessante.
O fato de não termos ainda encontrado provas da existência de vida extraterrestre não significa que os extraterrestres não identificaram vida aqui. A inexistência de vida em outros planetas é impossível.
na minha humilde e conhecimento ao longo das décadas lendo sobre determinado assuntos relacionados OVIS chego a uma conclusão a onde termina a ciência começa DEUS , pra mim continua um paradigma , tudo está relacionado a uma vontade do ser humano pelo proibido pelo extraordinário e nossas crenças populares , o homem continua primitivo arrogante e sem ética e sem concíência si destruindo a cada dia , nós somos a propria destruição !
VAMOS ANALISAR, O HOMEM CONHECE MUITO POUCO DO SISTEMA SOLAR QUE É APENAS UM SISTEMA DENTRE MILHÕES OU BILHÕES NA GALAXIA POR NOME VIA LÁCTEA, E NO UNIVERSO EXISTEM BILHÕES DE GALÁXIAS COM TRILHÕES DE SISTEMAS, PORTANTO, EVIDENTEMENTE AINDA SEM PROVAS, MÁS CONSIDERANDO AS POSSIBILIDADES, PORQUÊ SÓMENTE A TERRA TERIA VIDA? SENDO MUITO MENOS DO QUE UM GRÃO DE AREIA NO UNIVERSO.
“A ausencia de prova nao é prova da ausencia”….Qualquer cientista minimamente preparado conhece esse velho ditado…
No presente caso a afirmação dos dois colegas cientistas é ridícula e arrogate em extremo…Há 125.000.000.000 de galáxias visíveis, 500.000.000.000 de galáxias estimada, cada uma delas deve ter em média 350.000.000.000 de estrelas, ou seja, estima-se que existam 180.000.000.000.000.000.000.000 (cento e oitenta bilhões de trilhões) de estrelas! Sozinhos no universo??? Sem NENHUMA chance disso ser minimamente possivel!!!
Da NASA (infinitamente mais qualificada que esses dois “cientistas”): “De acordo com um cálculo elaborado por especialistas da NASA, existem 100 milhões de planetas em nossa galáxia que poderiam abrigar alguma forma de vida inteligente. É bem possível, portanto, que, daqui a duas décadas, a humanidade descubra a existência de seres extraterrestres. Durante a última conferência na sede de Washington, representantes da NASA revelaram um plano para procurar vida extraterrestre com a ajuda da última tecnologia em telescópios. A previsão é que, em 2017, seja lançado o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), que vai trabalhar em conjunto com o telescópio espacial James Webb, a ser lançado um ano depois. Ambos vão atuar para descobrir se, em algum dos milhões de planetas potencialmente aptos para a vida inteligente, existe alguma impressão química que a comprove. “O que não sabíamos há cinco anos é que, em, aproximadamente, 10% a 20% dos casos, há planetas do tamanho da Terra que orbitam estrelas e que se encontram na zona habitável”, declarou Matt Mountain, um dos cientistas que preparam o lançamento do telescópio James Webb. “Está no nosso alcance chegar a uma descoberta que vai mudar o mundo para sempre”. “Penso que, dentro de 20 anos, descobriremos que não estamos sozinhos no universo”, afirmou o astronauta Kevin Hand, que acredita que Europa, um dos satélites de Júpiter, pode abrigar vida”….
Acredito que a hipótese proposta faz bastante sentido. Mas a conclusão me parece muito radical. Eu diria que essa hipótese, “quantificada” e aplicada à Equação de Drake, resultaria em uma probabilidade muito menor de existência de vida inteligente fora da Terra, mas não a anularia, tendo em vista a ordem de grandeza de vários dos fatores “favoráveis”.
E essa probabilidade menor de existência certamente torna ainda mais improvável a possibilidade de contato.
Pensei a mesma coisa. A vida inteligente pode ser uma ocorrência rara, mas dada as dimensões do universo acaba por ocorrer muitas vezes.
A maioria das pessoas aqui postam por achismo.
Eu creio que algum lugar como a terra, é como acertar o orificio da mosca com um alfinete, concerteza existem planetas com vida, mas muitas se extinguiram ,sem chegar no nivel de diversidade da terra.
E muitos poucos, como a equacao de drake mostra, chegam ao nivel de desenvolvimento terrestre, digo, 2 ou 3 em toda via lactea, provavlemente em epocas diferentes, e milhares de anos luz de distancia, digo até 100 anos seria dificil de observar se um planeta tem vida inteligente.
Mas não é impossivel acertar o orificio da mosca com um alfinete, entao tudo é possivel
Carlos, “crer” não é uma forma de achismo?
É natural que a maioria das pessoas, como você, postam “por achismo”. Ninguém sabe a verdade. É claro que você pode achar muito provável que existe/existiu vida desenvolvida como na Terra em algum lugar do universo, eu compartilho desta crença. Mas certeza, até que seja provado, ninguém pode dar.
Ok eu deduzo entao!
A equacao de drake mostra que vida inteligente com acesso a tecnologia do radio, seriam de 2 ou 3 numa perspectiva otimista neste momento em toda via lactea.
Mas com certeza há planetas com algum tipo e nivel de vida.
Carlos, o próprio Drake dizia que a equação não representava uma Teoria científica, mas apenas uma forma de “organizar as idéias”. Ela não deve ser levada ao pé da letra para calcular probabilidades, mas serve para fundamentar a crença que o resultado pode não ser zero.
E o nosso amigo questiona o achismo……
pelo menos agora eles estão admitindo a possibilidade da haver vida ou de ter havido, MAS PODEM TER CERTEZA, FALO ISSO COM ABSOLUTA CERTEZA, 100 %, NENHUMA DUVIDA MESMO, eu não acredito em et de filme de spielberg que sempre nos vem a mente, MAS ACREDITEM EM MIM, EXISTEM SIM COISAS QUE NÃO ENTENDEMOS E MUITAS OUTRAS QUE NÃO SABEMOS, NÃO SABEMOS PORQUE NASCEMOS E PORQUE MORREMOS, PORQUE ESTAMOS AQUI, QUE DIFERENÇA FARIA PARA O UNIVERSO SE A TERRA NÃO EXISTISSE ? COMPARADA AO TAMANHO DO UNIVERSO A TERRA NÃO É NADA, NADA MESMO e nós então….
Partindo do princípio que ainda não houve contato (o que pode não ser verdade) e do fato de que não conseguimos apontar nossos telescópios para um corpo celeste massivo em nosso próprio sistema solar (Planeta X), imagino que apontar nossas antenas para o lado certo da galáxia e para um sistema na distância e tempo corretos com fim de capturar sinais de rádio poderosíssimos seria um feito de pura sorte. Fora isso, a civilização que podemos encontrar deve ter as mesmas soluções tecnológicas que nós e por um tempo muito expressivo. São muitos os fatores que influem no resultado “não-contato” e os cientistas têm a urgência de uma vida (a deles) para colocar seus nomes na história.
Acredito que para se dizer que uma especie realmente está extinta deve-se primeiro ter provas de sua existência, a única coisa aceitável nesta hipótese destes cientistas está na pergunta ” se o universo está cheio de ETs a onde estão eles? e acrescentaria e se são tão evoluídos com seus discos voadores por que até hoje não fizeram contato oficial?. Muitos vão dizer é por que o mundo não está preparado, interessante que o mundo está disposto a mudar sua opção de gênero, deixar de acreditar em valores familiares e espirituais muitos deixando de crer em um Deus em um criador por justamente não ter provas. Mas acreditar em ET ,coelhinho da pascoa e papai noel pode. Tantos pensamentos mudando a cada dia a humanidade sempre refazendo seus valores culturais ” se adaptando”, mas não estamos preparados pra eles bela desculpa.
Na verdade esse questionamento não e dele e sim vem do Paradoxo de Fermi. O físico Enrico Fermi questionou por que, se um grande número de civilizações extraterrestres avançadas existem na galáxia Via Láctea, evidências como espaçonaves ou sondas não são vistas.
MEUS AMADOS, A MATÉRIA PRIMA DO UNIVERSO É O ESPIRITO. NÃO FOI DADO AO HOMEM CONHECER OUTRAS FORMAS DE VIDA INTELIGENTE, POIS NÃO ESTAMOS AMADURECIDOS PRA ISSO.
Isso, o Monstro do Espaguete Voador, criador te tudo e de todos, concorda! Ramén!
Olá Manoel, você falou tudo, fico pasmo de pessoas inteligentes não levam em consideração
este aspecto que você falou, fora de religião, a vida não precisa ser igual a nossa.
Essa teoria parte do principio errado. Quem disse que os extraterrestres querem ser encontrados?
Eu disse.
É muita prepotência desses cientistas. O horizonte dos terráqueos é muito limitado. Não há condições se explicar o universo com o conhecimento humano atual.
Eu™ disse.
Bom, esses dois estão parecendo os cientistas da idade media, onde a terra era plana e o centro do universo. Nós mal conseguimos ver o que está no nosso sistema solar, imagina o resto do universo, sequer temos conhecimento suficiente do nosso próprio planeta.
Você leu o paper? Ou só o título da chamada no UOL?
Perfeita consideração. Nós sequer conseguimos ter domínio de conhecimento do nosso sistema solar. Veja lá de outros sistemas. E quem disse que os outros seres vivos (vamos denominar de ETs), precisam de oxigênio e H2O para sobrevivência? E outro… quem disse que nossos olhos conseguem enxergar na frequência de aparição destes seres? Assim, como quando um grampo cai no chão e seu cão escuta, mas nós não escutamos. Apenas para exemplificar que a visão, a audição e outros sentidos dependem da frequência.
Acho que devia logo aparecer ums ets e pegar a dilma leva embora pra estudar…esse monte de bla bla bla…claro que existe vida diferentes nesse planeta e fora dele…cada vez mas aparece criaturas novas em nosso planeta..pq nao acreditar que tem vida la fora? até mesmo por artigos que sao publicados ..só da uma pesquisada no youtube sobre ets disco voadores….é que o governo pra não alarma….além disso o unico que decide se vai acontecer ou nao alguma coisa é o sr jesus…e tbm temos que ver as coisas dos dois lados da moeda ..assim como existe a vida ..a morte tbm estar por vim
…e todos temos de estar preparados….vamos viver a vida e aproveitar pra fazer o bem….quem sabe nao sao os ets nao vem salva nossas vidas….
NOSSA QUE ENGRAÇADO! Só que não.
….o ET’s são povos intra terrenos…povos muito antigos e muito desenvolvidos….daqui mesmo ou que, chegando aqui, não puderam mais voltar para onde vieram, devido as grandezas astronômicas, falta de recursos técnicos e de adaptação……
Assistam a “Data Limite, segundo Chico Xavier” um excelente documentário com varios relatos e registro de grandes potenciais mundiais, dando embasamento ao que diz Chico Xavier no programa Pinga Fogo, sobre seres evoluidos.
Pura ficção.
As primeiras observações de emissão de Rádio do cosmos são de 1932!Temos que ter paciência.
As distâncias são imensas , Temos menos de 100 anos de Era tecnológica, isso é um piscar de olhos.
Poucos cientistas sabem como a ciência funciona e não aprendem sobre a Filosofia da Ciência. É impossível prova a inexistência das coisas. Somente as coisas existentes podem ser discutidas e analisadas. Não há como discutir o que não existe. A dificuldade de provar a existência não pode ser usada como argumento da inexistência absoluta. O fato de ter vida na terra abre uma grande possibilidade de não ser um fato único no universo que nem sabemos as suas dimensões. A inexistência de vida em outros planetas poderá ser concluída quando tivermos certeza que conhecemos todos os planetas do universo. Gosto da concepção de Deus = Natureza e a vida parece ser um milagre sem necessidade de misticismo.
Correto Edson!!
Artigos científicos hora dizem uma coisa, hora dizem outra, o que é até normal, mas um pouco entediante neste caso. A afirmação faz todo sentido, porém nada garante que vida, de formas diferentes das que estamos acostumados, não tenha se desenvolvido em algum lugar do cosmos e que, justamente por ser diferente, não podemos encontrar porque nem sequer sabemos o que procurar.
Fico pensando no fato de que mais de 90% do Universo ser constituído de matéria escura que não conseguimos observar diretamente. Não seria possível haver vida baseada em matéria escura, a qual obviamente nos não poderíamos observar?
Outro motivo que sempre penso seria algo semelhante ao que vemos ma própria ficção científica, como em Star Trek e a primeira diretriz: eles não vão se revelar a nós enquanto não atingirmos um nível de desenvolvimento mínimo para poderem se relacionar conosco.
O impulso humano quando encontra uma população indígena primitiva e isolada é querer interagir com eles, incluí-los em nossa sociedade, mas isso extermina aquela cultura. Supostos alienígenas não seria mais zelosos do que nós neste aspecto?
Salvador, meu caro, depois de ler alguns comentários à sua postagem, fico me perguntando se existe vida inteligente aqui na terra…
Salvador,Gostei muito dessa nova fórmula” para escrever, destacando os tópicos e “fracionando” a matéria abordada…Fica mais fácil entender e muito mais fácil de ler….Parabéns!
VEJAM NO YOUTUBE: A DATA LIMITE, CHICO XAVIER. Esse documentário levará um pouco mais de luz a cabeça de quem se interessa pelo assunto.
Claro, afinal se está no YUTUBIU só pode ser verdade. KKK
Esse cientista perdeu uma grande chance de ficar calado, mas se queria aparecer conseguiu.
Bilhões de planetas e muitas civilizações pelas galáxias, além disso somos constantemente visitados. Só nos Estados Unidos em 2015 17.000 relatórios de avistamentos, se considerarmos a margem de segurança de apenas 10% dos casos serem reais já são 1700. Vários países já confirmaram seus relatórios oficiais como França, Inglaterra, Brasil, Chile, Peru, México, e Canada entre outros.
Penso que podem estar certos num aspecto, mas errados no todo. Sempre achei que o cálculo da faixa estimada para planetas habitáveis é um tanto generosa. Em nosso sistema solar, vênus, a terra e marte estão nessa faixa onde se poderia ter temperaturas mais favoráveis e água em estado líquido. Só que vênus, que é do mesmo tamanho da terra, mas está mais perto do sol, virou um forno. Então, talvez não seja viável um planeta se auto-regular de forma a permitir a evolução da vida ao longo de bilhões de anos estando tão perto de sua estrela (claro que os tamanhos de planetas viáveis são relativos, sempre comparados ao tamanho do seu sol, mas é preciso que tenham um certo tamanho e um núcleo magnético forte, vulcanismo…, não é?). Isso com certeza diminui a probabilidade de desenvolvimento de vida complexa e de vida inteligente. Só que estamos falando de pelo menos 200 bilhões de estrelas só na via láctea, e pelo menos 100 bilhões de galáxias (ou até mais de 1 trilhão). Mesmo reduzindo a probabilidade, acho que ainda é muito mais provável a existência de vida extraterrestre inteligente do que o contrário. Só que ao pensar em uma escala tão grande, com bilhões de anos-luz de distância para a grande maioria das estrelas, estamos falando em uma probabilidade muito pequena de contatarmos civilizações distantes, pois temos que captar o momento certo em que se desenvolveram tecnologicamente e antes de deixarem de existir (se estiverem a bilhões de anos-luz de distância, é muito provável que já não existam mais). Comunicação, efetivamente, provavelmente só será viável com eventuais civilizações de sistemas planetários mais próximos dentro da via-láctea. Então, para mim, o problema é o “timing”, que só favorece a descoberta e a comunicação com civilizações que estejam “próximas”. E acho, sim, que quase todas as civilizações que tenham se formado no universo, devem ter desaparecido ao invés de ter tido tempo e condições para sair e colonizar suas galáxias. Só que tudo isso é “achismo” meu. Não sou teórico, mas penso que o que eu disse tem alguma lógica. Ou não? O que você acha, Salvador? Estou chutando a bola “pra fora do estádio”?
Eu achei seu comentário MUITO pertinente!
Só pra constar, Vênus não é superquente por causa da maior proximidade do Sol, mas por causa de um efeito estufa “superforte”. Aliás, o próprio efeito estufa foi descoberto observando Vênus, antes de ser percebido na Terra.
A chamada “faixa habitável” baseia-se na nossa hipótese de que a vida precisa de água em estado líquido, premissa essa que pode estar errada (afinal, há muito que não sabemos ainda). Além disso, no nosso próprio sistema solar há água em estado líquido fora da faixa habitável, como em Europa, uma das luas de Júpiter, e Encélado, uma das luas de Saturno, e se isso for algo comum, então talvez a vida possa ser encontrada fora da referida faixa.
Resumindo, há muito que não sabemos, e sobram conjecturas. O que precisamos fazer é continuar perguntando e continuar procurando respostas, ao invés de aceitar respostas simples (e erradas) para perguntas difíceis.
Roberto, concordo que o problema primário seja o efeito estufa. Por outro lado, o meu raciocínio é o de que tanto a Terra como Vênus tem atmosfera, tem o mesmo tamanho, e provavelmente foram bombardeadas de forma parecida por asteroides e cometas. Então, a proximidade do sol deve ter sido um fator importante para determinar se a atmosfera de cada planeta seria capaz de se auto-regular ou não ao longo de bilhões de anos. No caso de Vênus, provavelmente, o maior calor do sol suplanta a possibilidade de auto-regulação do planeta. E se Vênus fosse como Marte, quase sem atmosfera, talvez fosse colonizável por nós, mas não seria um bom candidato ao surgimento e desenvolvimento de vida complexa. Foi nisso que eu pensei.
Não há lógica no argumento apresentado. Nós somos os E.T.s para outras civilizações. E não estamos extintos! Porque TODOS as outras civilizações deveriam estar?
Salvador, mas esta hipótese é antiga,não é?
Apenas uma velha história com um enfoque novo.
Há um engano nessa teoria. Exatamente como olhamos para o passado do universo através da emissões de radiações,o mesmo serve ha uma civilização tecnológica como a nossa que haveria de ter deixado rastros desse tipo de rediação. A questão parece ser outra, na escala de tempo entre o surgimento e extinção das estrelas hospedeiras de vida biológica, baseada em água e carbono e o aparecimento evolutivo após, de formas de vida baseadas em energia e não biológicas para qual o contato conosco não é funcional. Estamos sim rumo a isso e logo seremos nós, que vamos transmutar a vida como conhecemos e encontrar milhares de pares pelo universo.
“a terra viu surgir na hora certa os habitantes certos…” !!!!! Vai se achar assim lá em Marte. Mais um pouco de texto diriam que a vida existe aqui graças aos dois australianos!!! RIDICULO.
É mesmo? Então apresente seu estudo refutando o estudo dos caras. Duvido
Mais superficial e risível que essa coluna que trata os leitores como crianças de jardim da infancia, só mesmo os comentários patéticos dos leitores, o que apenas denota uma outra questão, que é a falta de formaçao básica de pensamento cinetifico do brasileiro médio , e isso que quem escreve aqui não é analfabeto. Quanto ao conteúdo, tenho certeza que a pesquisa deve ter sido de longe muto mais interessante do que a matéria deixa antever. Prezado jornalista, não tente baixar o nível para que as pessoas possam acompanhar. Escreva sobre ciencia de modo sério e convencional que as pessoas até te darão mais credibilidade e tentaram aprender.Quanto ao conteudo ponham no google paradoxo de Fermi e o Grande Filtro, que lerão coisas fascinantes !
lorota pura, do começo ao final da pagina!
Acredito que a humanidade não está preparada para entender esse grande mistério! Enquanto isso não acontece, acho que as pessoas tem o direito de acreditar naquilo que querem acreditar, sem ninguém dizer que é absurdo isso ou aquilo. É perfeitamente possível que nesse vasto universo, nós sejamos ratos de laboratório de civilizações altamente avançadas. Infelizmente acredito nisso. Ao invés de perderem tempo criticando esses cientistas, levem em conta que na atual circunstância tudo é possível.
A verdade é que os ET’s que ainda não encontraram vida inteligente na Terra. Mas quem sabe um dias eles encontram.
O ser humano é precipitado e apressado espere a verdade aparecera a todos…..
Nada, estão é se protegendo, já perceberam o quanto destrutivo é o ser humano, de forma que não nos querem por perto, para absolutamente nada, estão certíssimos
Kkkkkkkkkk ! Tem que rir mesmo. A raça humana é muito presunçosa achando ser a única no Universo ! Idiotas !
Há um texto bem interessante sobre o paradoxo de Fermi, um dos melhores que li até agora: http://gizmodo.uol.com.br/paradoxo-fermi/
Salvador, você concorda com a ideia do grade filtro? Particularmente, acho que é uma ideia a ser considerada.
a resposta para todo este mistério , está na cara , só os cientistas não enxergam
porque são ateus e não acreditam na existência de Deus. o planeta terra é um planeta vivo e foi criado especialmente para o homem somos unicos
Prove. Duvido.
Quanta idiotice em tão poucas palavras!
Vocës crentes nāo tomam vergonha na cara,sua religiāo é uma farsa,criada para controlar mentes,humanos näo säo únicos.
Serão esses os pensamentos de um ET- Estamos sozinhos na vastidão do universo? Existem outros seres inteligentes? Se sim, por que ainda não os encontramos? Os deuses nos felicitaram com a sua presença há centenas de anos e abandonaram as outras galáxias com os seus insignificantes mundos? Como descobrir a verdade? Isso poderá no futuro perturbar a minha existência ALIEN e a prática da honestidade para com os meus?
Jesus Cristo, Falou!
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também
João 14:1-3
Tudo mentira
Estou acostumado a ver academizados escrotarem fezes pela boca, jogando sua mentalidade mentecapta para todo o planeta. Na história da humanidade, os ” eruditos ” sempre foram os que mais erraram, e Cristóvão Colombo que o diga!
Claro, afinal quem está certo é comentarista de portal e usuário do Facebosta, né?
KKKK
SOU ESPÍRITA E CREIO QUE NÃO ESTAMOS SÓS, NESSE UNIVERSO DE MEU DEUS. Ainda que tenha a fé do tipo “São Tomé”, seria, de fato, muito egoísmo de minha parte querer o universo somente prá mim. E minha religião prega a caridade, a bondade, o perdão, a tolerância e a …..generosidade. Egoísmo, prá nós espíritas, é o maior dos pecados e é a causa de todos os males do mundo.
Acreditar ou não em alguma coisa não a tornará mais verdadeira.
A questão é:
Como tudo se iniciou? Como apareceram os primeiros organismos? Como vieram parar aqui?
Nada acontece por mágica. De algum lugar eles vieram para cá, essa é a prova de que existem alienígenase, e creio que ainda estão por ai.
Por que ainda não se apresentaram claramente? Simples:
Os humanos temem e querem destruir tudo o que não entendem.
Mesmo que a vida na Terra tenha origem em outro planeta, a vida nesse outro planeta teve de ter uma origem própria. Então, a não ser que você presuma intervenção sobrenatural, em algum momento a química não-viva teve que dar o salto para a biologia. E, se aconteceu, por que não ter ocorrido aqui mesmo? É a hipótese mais simples.Ainda não sabemos como aconteceu, mas temos uma boa ideia já de como pode ter sido.
Não fale em nome dos kardecistas, pois sua comparação de egoísmo com alcance mental foi bem infeliz. Entenda de uma vez por todas que a humanidade é bicho que pensa que pensa! PENSA QUE PENSA, entendeu? Bicho é bicho, não adianta exigir mais dele. Somos um planeta de burilamento, aprendemos aos poucos, e o mal que atrapalha o aprendizado humano é o umbral que interfere na existência física. Esse é o grande mal do mundo, a interferência espiritual. A alma precisa do ego para poder crescer e se realizar positivamente aqui no mundo, contribuindo assim para o progresso geral. É por isso que simplesmente não vou a nenhuma reunião espírita, pois o que mais vemos é gente equivocada querendo pregar A PALAVRA! Quando ao universo, obvio que esses academizados que sopraram essa ingênua mensagem que nem deveria ter sido exposta, NÃO SABEM NADA. Mas é normal que no mundo tudo que não presta prolifera, haja visto as religiões e filosofias né? Isso aqui é uma escola, o povo vai se graduando comendo coco pensando que é doce de leite, até ficarem literalmente espertos, ae vão para outros mundos, onde a sensatez é mister e a bossalidade motivos de piada.
gostei do teu comentário, acredito na “escola” mas temos que ter professores, e o espiritismo é o que melhor ensina e nos descortina a realidade da vida, pelo menos a que temos condições de
entender.
Pelo menos uma constatação ai foi interessante: A vida no planeta “tomou as rédeas bem cedo”. É fato que a vida na Terra transformou o planeta completamente nos últimos 4 bilhões de anos. Talvez até a presença de oceanos seja em parte culpa da presença de vida primitiva que tenha sintetizado direta ou indiretamente parte de todo esse H2O, assim como sintetizou a maior parte do oxigênio presente na atmosfera hoje em dia.
A terra foi “terraformada” pela própria vida durante bilhões de anos. Se a vida não tivesse surgido por aqui, possivelmente seríamos um potencial venus 2, já que possuiríamos uma atmosfera rica em CO2.
Existe um episódio do programa Cosmos muito interessante comparando o calendário do universo com o calendário humano e pasmem, proporcionalmente do tempo, só estamos aqui no universo faz 14 segundos!!! Mandou muito mal hein Salvador, um astronomo deve ter a mente aberta, voar pelo abstrato do universo, não há limites ou fronteiras para a mente e o pensamento, somente existem barreiras para a ignorância.
Pelos comentários vejo que muta gente bebeu “agua de chuva”.
Água de CHUCA, isso sim!
KKKK
Queria ”audiência” pro seu post ? Conseguiu ? Artigo muito fraco. Como algumas pessoas já disseram antes, entre BILHÕES de estrelas que existem apenas na Via Lactea e os outros BILHÕES de planetas que orbitam estas extrelas… somando-se a outras BILHÕES de galáxias e ….. dizer ou querer presumir que não existe outra forma de vida chega a ser ridículo… e nem teria que ser uma vida igual a nossa mesmo, afinal cada planeta tem suas caracteristicas… publicar um texto tosco como esse ”é apenas e somente” pra chamar atenção pra si mesmo. Pensa um pouco mais antes de publicar uma asneira como essa meu caro.
Sim, e seu clique foi mais um pra se juntar ao coro da audiência. O dono do blog agradece! E o bolso dele também!
KKKK
Post interessante, como é o padrão do blog. Mas tenho um pedido off topic a fazer: por favor, publique algo sobre o tema da “matéria” da BBC publicada em http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/01/25/a-misteriosa-estrutura-espacial-gigante-invisivel-que-intriga-astronomos.htm. Não sei se foi mal escrita, editada ou traduzida mas o texto beira o incompreensível. Obrigado!
Abordarei o assunto em breve!
Interessante olharmos a bíblia pois é a maior comprovação de contatos alienígenas com a raça humana. Alguém aí já ouviu falar da Teoria das Supercordas ou dos vários níveis dimensionais que existem no Universo ( 25) ? Alguém já leu sobre a Teoria da Ponte Einsten-Rosen ?? Buracos de Minhoca no espaço ??? Temos de deixar os dogmas religiosos e os paradigmas materiais para pensar com mais liberdade na busca da verdade.
Muita pretensão fazer uma afirmação destas. Se menos da metade do universo é composto por matéria como podemos ter certeza assim? E a grande porcentagem de matéria escura do universo que mal sabemos o que é? Pode existir vida em outras dimensões, em outros planos desconhecidos por nós. Só lembrar que diariamente novas espécies de animais e plantas são descobertas, como pode dizer algo assim com tamanha certeza. Isso somente prova o tamanho do ego, a pretensão exarcebada dessa pobre espécie humana que mal conhece o quintal de casa.
Não encontramos outras vidas porque não temos capacidade intelectual de “percebê-las”. Usamos pouquíssimo nossa mente. Chegará um dia, se não nos destruirmos, que intuiremos facilmente o quadro que se apresenta. Animais inferiores e até mesmo insetos, não nos percebem e até morrem de um pisão sem antever o perigo. Somos nós na escala temporal configurada. Acho assim.