Asteroide passará de raspão pela Terra no início de março, e a Nasa não sabe exatamente quando
Um asteroide com cerca de 30 metros de diâmetro — capaz de produzir danos, portanto — deve passar de raspão pela Terra nos primeiros dias de março, mas não deve colidir, segundo a Nasa.
Em compensação, a essa altura, o nível de incerteza sobre quando ele vai passar de raspão — e quão perto será esse “quase” — ainda é bem grande. De início, imaginava-se que o objeto, que atende pelo nome 2013 TX68, fosse passar no dia 5, a cerca de 24 mil quilômetros da Terra — menos que duas vezes o diâmetro do nosso planeta e numa região mais interna do que a que abriga a maioria dos nossos satélites de telecomunicação. No futebolês, isso poderia ser qualificado como um “Uhhhh!”.
Outras observações de arquivo levantadas do asteroide, contudo, já sugerem que ele provavelmente vai passar bem mais longe, fazendo sua aproximação máxima só no dia 8, e a cerca de 5 milhões de quilômetros — várias vezes a distância Terra-Lua.
A despeito da incerteza, os cientistas afirmam que não há hipótese de colisão. “Não há preocupação nenhuma sobre esse asteroide — a não ser que você esteja interessado em vê-lo com um telescópio”, disse Paul Chodas, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa.
(Não se anime nem com isso, contudo: esse asteroide será muito difícil de observar, com toda essa incerteza e com a possibilidade maior de passar muito longe.)
OUTROS EVENTOS ASTRONÔMICOS DO MÊS
Aliás, março vai ser o grande mês dos eventos astronômicos que você NÃO vai ver. A começar por um eclipse total do Sol que rola na virada do dia 8 para o dia 9, mas só para quem estiver no Sudeste Asiático. E, no dia 14, a Lua vai ocultar Aldebarã, a estrela mais brilhante da constelação de Touro, mas você também não vai ver aqui do Brasil. No máximo, à noite, encontrará a Lua bem pertinho de Aldebarã, o que facilitará a identificação da bonita gigante vermelha.
A 65 anos-luz daqui, Aldebarã já foi no passado uma estrela muito parecida com o Sol, mas é bem mais velha que ele. A essa altura, ela já saiu da sequência principal e está na fase gigante, o que equivale a dizer que esgotou o hidrogênio em seu núcleo. Enquanto consumia elementos mais pesados no processo de fusão nuclear, ela inchou até atingir um diâmetro 44 vezes maior que o solar. É basicamente o que vai acontecer ao nosso Sol em mais uns 5 bilhões de anos.
Em um artigo publicado no ano passado, um grupo de astrônomos encabeçado por Artie Hatzes, da Universidade de Iena, na Alemanha, encontrou evidências de um planeta gigante (entre 6 e 7 vezes a massa de Júpiter) com órbita similar à de Marte (45% maior que a que a Terra descreve em torno do Sol) em torno de Aldebarã. A descoberta foi feita com base em análises das variações de velocidade radial da estrela colhidas durante três décadas. Será que Aldebarã, no passado, teve um sistema planetário parecido com o nosso? Pode muito bem ter sido esse o caso.
E o destaque astronômico do mês que os amantes da observação celeste no Brasil poderão de fato ver é o planeta Júpiter, que atinge sua oposição ao Sol no dia 8 e ganha seu brilho máximo, tornando-se ainda mais esplendoroso do que o normal. Em sua aproximação máxima da Terra, no mesmo dia, ele estará a 663,5 milhões de quilômetros de nós (pouco mais de quatro vezes a distância Terra-Sol, cerca de 150 milhões de km).
Na astronáutica, o mês é marcado pelo retorno à Terra do astronauta Scott Kelly e do cosmonauta Mikhail Kornienko, marcado para a primeira hora de quarta-feira (2), depois de uma estadia de quase um ano (340 dias) a bordo da Estação Espacial Internacional. Mais adiante, no dia 14, abre-se a janela de lançamento para o ExoMars Trace Gas Orbiter, satélite da ESA destinado a investigar o mistério do metano em Marte. Será que ele é sinal de vida no planeta vermelho?
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Esse asteroide tinha que cair em Brasilia , mais exato no congresso nacional isso sim
Tinha que cair na sua cabeça, assim todos os seus problemas seriam resolvidos.
Ótima matéria, Salvador. Gostei especialmente da notícia sobre Júpiter. Vou tentar fotografar.
Meu caro e competente Salvador…Antes de mais nada, parabéns pela matéria, em que você aborda vários eventos e de uma certa forma, acalma os ignorantes nessa Ciência, como eu…Gostaria de lembrá-lo e sugerir que alguns internautas não tem sequer o necessário para comentar : EDUCAÇÃO…Ninguém é obrigado a ler essas manifestações de cafajestice com uso efetivo de termo de baixo calão…Ótima semana…
Silas, entendo. Mas tenho por política não barrar nada. Acho que cada um sabe de si. No máximo, quando a coisa fica muito tosca, eu mesmo entro na discussão para pegarem mais leve.
Pergunta de leigo: o que impede um asteroide que passa de raspão pela Terra de ficar preso na gravidade do planeta? E esses asteroides não perturbam o eixo gravitacional da Terra (causam aquele famoso bamboleio)? Não podem perturbar a gravidade lunar, atrair a lua ou serem atraídos por ela e modificar a interação dela com o planeta Terra?
A velocidade deles.
É inacreditável que até numa notícia sobre astronomia apareça um comentário idiota relacionando o tema com política… Tenha paciência…
Um não, inúmeros!
Engraçado que em 1969 o homem com aquela tecnologia “primitiva” conseguiu colocar homens na superfície lunar, depois mandou para Marte uma nave para explorá-lo, existem supercomputadores capazes de executarem cálculos inimagináveis para o ser humano em termos de velocidade, são capazes de coletar dados dos mais longínquos lugares do universo e no entanto não conseguem determinar a distância precisa desse asteróide?!!!
Engraçado é achar que a tecnologia evolui sempre da mesma forma para tudo, ou que resolva todo e qualquer problema.
Vem cá, seu smartphone de última geração fodíssimo com câmera de 240 Gigapixels, consegue te teleportar pra outra cidade?
O que otima notícia se ele caise em cima de Brasília. Eu ficaria grato e Óscar niermaiar tb.
Eu também ficaria feliz, desta forma o país todo seria aniquilado e eu não precisaria mais ler comentários imbecis como o seu.
Corrijam a informação sobre o diâmetro da terra logo no início do artigo onde diz 24000 Km….etc
Não, eu não disse que o diâmetro da Terra tem 24 mil km. Eu disse que 24 mil km equivalem a quase duas vezes o diâmetro da Terra (que é de 12.756 km no equador).
Se cair la naqueles dois prédios em brasilia, sera um favor a nosso país….aposto que é um sonho de qualquer brasileiro..
Sim, é o sonho de qualquer brasileiro, principalmente aqueles acéfalos ignorantes que não sabem que se um meteoro dessas proporções se chocar em Brasília, boa parte do país deixará de existir junto com ela.
Mas claro, quem conhece física nunca desejaria algo assim, só os que querem ser engraçadinhos na internet, mas falham miseravelmente.
Tomara que esse asteroide caia bem no centro do congresso nacional bem no dia que Dilma e sua cambada estejam tramando digo, trabalhando.
Tomara que esse asteroide caia bem no centro da tua cabeça bem no dia que você estiver fazendo algo além de comentar besteira em blogs de ciência.
Salvador, qual melhor horário para tentar visualizar Júpiter e para que direção olhar? Ou ele estará lá fácil de ver para qualquer leigo?
Doan, um dos efeitos de ter Júpiter em oposição ao Sol é que ele nasce no leste exatamente quando o Sol se põe a oeste. No meio da noite (por volta de meia-noite, portanto), Júpiter estará mais alto no céu. Olhe para cima! 🙂
olá, alguma notícia sobre a possível aproximação/descobrimento do chamado Planeta X (ou 9º planeta do sistema solar)?
att.
Tenho uma notícia: ele é hipotético e, mesmo nessa condição, nunca irá se aproximar daqui. 😉
Salvador, queria tirar uma dúvida: quando uma estrela se torna uma gigante vermelha ela aumenta muito o seu diâmetro, mas não sua massa, que deve até diminuir em relação ao que ela tinha antes de consumir seu “combustível”, correto? Então, se é assim, sua densidade diminui MUITO, e no processo de crescimento de tamanho, ela não teria a capacidade de “engolir” os planetas mais próximos, pois não há aumento da força gravitacional. Não seria mais lógico imaginar que nesse processo de crescimento, que é bem longo, na verdade os planetas seriam empurrados para um pouco mais longe, talvez mantendo a distância da estrela em sua órbita, ou sofrendo poucas alterações nessa distância?
Gostaria de saber se existem informes sobre o gigantesco asteroide de mais ou menos 200m de diâmetro que tem rota em direção a terra com data de de sua aproximação máxima para 0 ano de 2027 app. Em caso de colisão é possível consequências das que exterminaram manadas de dinossauros no passado?
A informação mais atual sobre o 1999 AN10, estimado em mais de um quilômetro de diâmetro, é que poderá chegar a pouco mais de 30 mil quilômetros da superfície da Terra até 2027, mas também sem chance de impacto com o planeta.
Cloves….Cloves….Cloves……. Isso é doença……..
Salvador, se o asteróide passar na zona dos satélites, pode causar algum estrago na Terra se atingir alguns deles?
Pouco provável.
Salvador, leio frequentemente seus artigos, mas ponderando sobre as teorias de big bang e outras mais que mensuram o universo e etc.., ao mesmo tempo toda esta ciência avançada que nossos cientistas e pesquisadores vivem batendo o pé de que são a verdade de que tudo acontece por mero fator sorte, todas estas evoluções científicas são incapazes de precisar a que distância irã passar de nosso planeta, uma pedrinha de 30m de diâmetro se comparada com a mensuração de nossa galáxia, isso para não ser radical na comparação com as medidas definidas para o universo como um todo, que eles apregoam, me desculpe a minha ignorância científica, mas é muita pretensão e falta de humildade da inteligência humana querer definir algo que está muito acima da vã compreensão dos seres ainda muito inferiores que somos perante a criação do universo e das formas de vida que fazemos parte.
Está desculpado. Se estudar um pouquinho vai ver que tudo isso que você falou não faz sentido algum.
Se você fosse de fato, estudado no assunto, e não ignorante, colocaria sua cara para bater e ter melhor argumentos para uma discussão séria sobre a matéria, sua ignorância mostra bem a volatidade de sua personalidade virtual!
Ok, está anotado.
E deu tempo pra estudar enquanto isso ou vai continuar pedindo desculpas pela ignorância?
Muito estranho mesmo, que o autor da matéria só responda o que vai de encontro com as suas idéias, pelo que li de outros comentários, concordo com outra pessoa que postou que esse Eu..(Tenho Merda Original- como massa cefálica) , deve ser mesmo o autor da matéria, pois todos comentários que colocam em cheque as tais teorias dadas como verdades científicas absolutas e errefutaveis, segundo o bando de puxa saco que dizem amém a todas matérias dele publicadas e se acham os donos da verdade, são respondidas pelo Salvador Universal!!
Cara, você é um palhaço, tradutor de de matérias vazias…teu cerebelo só tem merda tipo matéria escura e que se acha o entendido, cria coragem Salvador, pare de se esconder atrás de um nick name quando lhe falta argumentos!!!
Eu fiquei confuso. Você está falando de mim?
Chola mais, bebê.
Colocam em cheque? Tipo, cheque de banco? Ou xeque, do xadrez?
É o seguinte: eu não sou o Eu. Mas você quer achar que eu sou? Quer mesmo? Beleza. O que isso vai mudar pra mim? Nada. A minha cara tá aí, no vídeo, na fotinha do blog. O meu nome está aí no blog, nos comentários, em toda parte. Se você acha que eu preciso de anonimato para apontar idiotices, você está enganado. Só tento dispender minha energia da forma mais produtiva possível. Essas linhas todas que escrevi para você agora são um típico caso de energia mal gasta. Por isso, não vou mais responder para você. Você quer achar que eu sou o Eu? Problema seu. Para mim, tanto faz. Fique à vontade.
Cara mais babaca, CDF se achando!!! Concordo que gastar tempo com suas traduções ao pé da letra de matérias que beiram na maioria das vezes, a loucura dos pseudos donos da verdade baseadas em abobrinhas científicas, é pura perda de energia boa. Enfim, consegui que você criasse coragem para se mostrar sua dupla personalidade arrogante! Babaca!!!!
Uiuiui, subiu nas tamancas. Agora tira as calças e pisa em cima, pra dissipar a tensão. rs
AHAHHA
Está louco de raiva!
https://www.youtube.com/watch?v=tSUtPkJhvOU
Esse foi de brinde.
Fala, fala, fala, fala, fala… agora, provar o que diz, que é bom… NADA!
Ah sim, e chola mais.
Esse asteróide só não colide com a terra porque existe o povo de Deus que ainda não foi arrebatado… deixa ele tirar a noiva dele daqui pra ver o que acontece.
Não tem NASA , não tem nada se não tivermos a Deus.
Arrã. Ô. Só que não.
Já imaginaram a Dilma dando discurso dentro da NASA sobre os experimentos científicos?
Melhor ficar só na imaginação, provavelmente iria mandar um e’mail para o asteróide, dizendo que ele poderia entrar na terra no momento que desejasse, pois ele estaria dentro da cota, ou então para vir vacinado por causa da MOSQUITA EDES EGIPSI , ainda iria emendar dizendo para tomar cuidados com os OVOS DA MOSQUITA, e que nenhum brasileiro poderia ser tão desumano a ponto de impedir a entrada de estranhos no nosso território, principalmente se o asteróide fosse cubano ou bolivariano!
DILMÃO, a feiosa fala mais asneiras por segundo, que a velocidade da luz!
E o que isso tudo tem a ver com o assunto do post, mesmo?
Já que o Eu foi sutil, vou ajudar…….
Quanta estupidice……..
Valeu, man. 😀
Salva, ficou esquisito no vídeo quando vc disse que a lua passará sobre esta estrela (Aldebarã), eu achei que ficou ambíguo, e uma das interpretações seria impossível.
Logo, escolha a interpretação possível. 😉
Para mim tudo OK, mas me preocupo com pessoas leigas que visitem o blog e o óbvio não lhes pareça tão óbvio assim…
Entendo sua preocupação, Bruno.
esses dias vi uma luz vermelha muito intensa quando olhei pro norte, depois tinham outras nas demais direções, quando olhei pro meu lado meu melhor amigo disse: feliz ano novo!
Tenho acompanhados seus post’s pois me interesso muito pelos assuntos cósmicos. Tem-se descoberto ultimamente vários planetas e outras coisas mais. Entretanto, não houve destaque ou grande discursão sobre a bola de fogo que dizem que explodiu no espaço ou no oceano atlântico a mil quilômetros da costa brasileira. Realmente isto aconteceu e se aconteceu quais os efeitos que este evento provocaria, já que, segundo informaram a potencia da explosão foi igual à bomba de Hiroshima. Por favor responda.
Não houve destaque ou discussão porque ninguém se feriu, logo, não tem porque ficar causando mais pânico. Choques como esse podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar, então não adianta se preocupar.
um fato tão importante que poderia destruir o nosso planeta a NASA nem está sabendo direito, com tantas incertezas…..
Seja bem-vinda à vida, moça. É assim mesmo, um dia você tá bem, no outro cai num buraco e morre, aí a culpa vai ser da NASA também?
KKK
Vou tomar providências imediatamente!! ##
Ok, valeu!
Galera o povo ai fala da preocupação de esse asteroide ou outro atingir a terra , mas também temos que te a preocupação de um asteroides também atingir a lua isso seria catastrófico porque destruindo a lua também pedaços de destroços iriam cair aqui da terra. Alguém ai peder pra nasa tambem monitora asteroides na lua gente .QUE PERIGO
Pedi, eles falaram que vão olhar.
Tá mais tranquilo agora?
“METEORO PASSARÁ DE RASPÃO PELA TERRA”.
A MILHÕES DE ANOS QUE PASSAM METEOROS PRÓXIMO A TERRA, E MUITOS CAEM AQUI. POR QUE SÓ AGORA ESSE BLÁ BLÁ BLÁ ?
MANDA A NASA ENVIAR ASTRONAUTAS PARA CONQUISTAR O PRIMEIRO POUSO NA LUA, POIS O DA DÉCADA DE 60′ FOI UMA FARSA MONTADA.
“METEORO PASSARÁ DE RASPÃO PELA TERRA”.
Sim
A MILHÕES DE ANOS QUE PASSAM METEOROS PRÓXIMO A TERRA, E MUITOS CAEM AQUI. POR QUE SÓ AGORA ESSE BLÁ BLÁ BLÁ ?
Porque nos milhões de anos anteriores não tinha ninguém pra olhar, agora tem. Olha lá, vai ser bonito!
MANDA A NASA ENVIAR ASTRONAUTAS PARA CONQUISTAR O PRIMEIRO POUSO NA LUA, POIS O DA DÉCADA DE 60′ FOI UMA FARSA MONTADA.
Prove que foi uma farsa montada. Duvido.
Sabia que o bairro onde moro toma emprestado o nome dessa estrela, Aldebarã, só não sabia de como ela é importante.
Olá Salvador, bom dia!
Passando para dar meus cumprimentos pelo teu espaço aqui destinado a divulgação científica de qualidade. Eu tenho recomendado aos meus alunos acompanhar teu blog pois muitas vezes as perguntas sobre astronomia superam as de geologia..rs Parabéns pelo trabalho e dedicação!
Céu limpo a todos!!
Acho que o valor do diametro do planeta não esta correto.
Leia de novo.
Salvador, vira e mexe são veiculadas notícias de asteróides se aproximando da Terra ou em rota de colisão com ela. Não vejo ninguém preocpado com a nossa Lua. Se um asteróide gigante colidir com a Lua, quais as consequências p´ra nós, terráqueos?
É que não há mais asteroides gigantes, salvo um punhado no cinturão de asteroides. Se um asteroide grande cair na Lua (e a chance de cair na Lua é bem menor que cair na Terra), vai abrir um buracão lá e provavelmente teremos uma chuva de meteoros aqui, mas nada muito terrível.
O risco é maior com Hilary no comando. Quem não percebeu Mônica, pode ignorar os pedregulhos do espaço.
E o que isso tem a ver com o assunto do post?
PODIA CAIR EM BRASILIA QUANDO O SENADO ESTIVESSE LOTADO…
QUE LIMPEZA BOA FARIAMOS EM 2016…….
Sim, matando junto todos os demais brasileiros, já que um asteroide desses não destruiria apenas Brasília, mas boa parte do país.
Asteroide que atende pelo nome? kkkkk
Sim, chama ele pra vc ver se não vem até você!
Prezado Salva, por favor, poderia me dizer qual a massa e o diâmetro do objeto celeste que talvez tenha sido responsável pela extinção dos sáurios há 65 milhões de anos ?
A massa não sei (desconfio que depende do tipo de objeto, se cometa ou asteroide), mas o tamanho é estimado entre 12 e 17 km.
Vai cair na casa do LULA e da DILMA…
Eles não moram juntos.
Quem sabe talvez não caia em Brasília, hein.
Aí o Brasil vai melhorar 100%
Sim, afinal se isso acontecer, 100% dos brasileiros podem morrer. Então o problema será solucionado!
Más maos do PT o asteroide seria investigado, más maos dos outros ele cairia e ninguem assumiria a falta de aviso, alias ia prescrever o assunto e ninguem saberia, Mais afinal que t que ver PT ou outra sigla vom este assunto?
Volte pra escola, pelo jeito você perdeu todas as aulas de alfabetização!
Particularmente, e sob o prisma da observação, o “pedaço do céu” em que Aldebarã se localiza é de particular beleza, rivalizando, apenas, com poucos outros pontos do céu noturno, a exemplo escorpião. Ladeada, a olho nu, por Orion, de um lado, plêiades de outro, andrômeda mais abaixo, Sirius, logo ali. Não é a toa que essa estrela recebeu grande atenção cultural ao decorrer do tempo. Dizem que a Serra da Estrela tem esse nome, em Portugal, por causa dessa estrela. A ciência ao desmascará-la como gigante vermelha, mistificou por outro lado ainda mais a aura dessa estrela que encantou tanto nossos ancestrais; conforme o belo artigo em comento, hoje podemos ainda viajar em imaginar como ela era e o que a circunscrevia, a muito tempo atrás…
Perdão Salvador pelo equívoco. Eu fiz uma grande confusão. Os satélites geoestacionários realmente se encontram a mais de 34 mil Km.
Aff medo demais,.,…..,
Salvador, no texto acima fala que 24 mil Km é uma órbita mais interna que nossos satélites de telecomunicação, no entanto os satélites geoestacionários encontram-se a aproximadamente 34 Km da superfície terrestre. Gostei muito da matéria.
E o tal meteorito descoberto na Antártica e que supostamente continha atividade bacteriana vindos de Marte, parece loucura calcular a idade do meteorito ( 3,5 bilhões de anos ) sua saída de Marte por impacto ( 40 milhões de anos) e o tempo que esteve na terra ( 13 mil anos) afinal Salvador vc sabe como estão as coisas com esse meteorito…um abraço.
Sei que ele já foi fatiado um monte de vezes, estudado exaustivamente, o grupo original ainda acha que são sinais de vida, a maioria dos cientistas acham que não, e ficamos no impasse. 😉
Que caia na puta que pariu
Pq, o que vc tem contra tua mãe?
que bom espero que se prata em dois, um caia na Dilma e outro na nassa, a dilma por no roubar e a nasa por gastar bilhões em endiotice, enquanto ter milhares passando fome.
Verdade, concordo. E digo mais, a divisão deveria ser em 3, pra um pedaço cair em você, quem sabe assim entre alguma coisa aí nessa caixa de vácuo que você chama de cabeça.
Astronomia nos faz desprender desta vida ranzinza de luta por mais e mais, que é o que possivelmente vai acabar nos extinguindo como humanidade. Bilhões de anos de vida ainda ao Sol e , por conseguinte á Terra, e nós nos matando por insignificâncias materiais…para refletir!
Não sou espelho.
Sempre torço muito pelos astronautas para que cheguem seguros de volta.
fodase se não cai na minha cabeça tô preocupado com asteróides
Tomara que não caia na sua cabeça, senão vai espalhar fezes por todos os lados!
Já se fosse entregue ao PSDB logo estaria vendido à Rússia>
Pois é Gilberto, primeiramente vc deveria se preocupar com o egoísmo, depois com asteróides… Afinal, um dos meios de acabar com o egoísmo de fato seria cair um na sua cabeça!!
Verme humano, sem caráter; débil mental; deve ter sido afetado pelo Zica Virus, tem o cérebro minúsculo. Pegue uma carona em um desses asteróides que passam raspando na Terra e suma daqui, sem desajustado.
“gilberto”, AQUI trata-se de uma comuna SOBRE CIÊNCIA. Quero acreditar que você CONFUNDIU-SE. Há outros ambientes adequados as picuinhas daqueles que misturam às preferências e emotividades do SENSO COMUM, pelo visto NÃO É AQUI.
Ainda bem que existe um grupo de pessoas dedicadas e responsáveis no Planeta, muitos deles trabalhando na NASA. Dá arrepios imaginar uma NASA controlada pelo Bernie Sanders ou o Donald Trump! Seria o mesmo que entregar as chaves da agência para o PT.
Explique melhor seu comentário!
Sanders concordo, mas Trump estaria mais para Maluf mesmo…
Uma vantagem da Nasa é de que, desde a criação, sempre foi uma empresa privada!
#SQN
Putz, mas até disso o PT é culpado agora. Realmente internet é “uma benção”. Mas vai um recadinho (simples): coxinhas do Brasil, deixem de ser tolos e tentem ser, pelo menos, minimamente colaborativos ao invés de serem apenas e tão facilmente “guerreiros dos teclados”. Mas não resisto à piada: se a NASA fosse colocada nas mãos do PSDB, rapidinho seria leiloada para a raça alienígena que pagasse melhor, pois, afinal de contas o neo-liberalismo é a salvação do universo.
Legal, Salvador! Se eu conseguir uma boa foto de Júpiter, te mando!
Boa!
Tem como me enviar tb, por favor? Mesmo que a foto não fique boa. Desde já agradeço.
Upe em http://imgur.com/ e poste o link como comentário, assim todos nós poderemos ver!
Há cerca de duas semanas, num dia chuvoso, notei no céu uma luz vermelha que mais parecia um balão. Consultei meu app de mapa estelar e ele indicou se tratar de Aldebarã. Curioso notar que, em vez de ocultar a estrela, as nuvens acabaram reverberando sua luz.
bacana bruno, mas reverberação não ocorre apenas com o som?
Não.
reverberar
verbo
1.
transitivo direto
refletir (luz ou calor); repercutir.
“os metais polidos reverberavam os raios solares”
2.
transitivo direto e intransitivo
repercutir (ondas sonoras).
“r. um eco”
ótimo, vivendo e aprendendo
Bom dia! qual o nome do app que vc usa?