Asteroide passará de raspão pela Terra no início de março, e a Nasa não sabe exatamente quando
Um asteroide com cerca de 30 metros de diâmetro — capaz de produzir danos, portanto — deve passar de raspão pela Terra nos primeiros dias de março, mas não deve colidir, segundo a Nasa.
Em compensação, a essa altura, o nível de incerteza sobre quando ele vai passar de raspão — e quão perto será esse “quase” — ainda é bem grande. De início, imaginava-se que o objeto, que atende pelo nome 2013 TX68, fosse passar no dia 5, a cerca de 24 mil quilômetros da Terra — menos que duas vezes o diâmetro do nosso planeta e numa região mais interna do que a que abriga a maioria dos nossos satélites de telecomunicação. No futebolês, isso poderia ser qualificado como um “Uhhhh!”.
Outras observações de arquivo levantadas do asteroide, contudo, já sugerem que ele provavelmente vai passar bem mais longe, fazendo sua aproximação máxima só no dia 8, e a cerca de 5 milhões de quilômetros — várias vezes a distância Terra-Lua.
A despeito da incerteza, os cientistas afirmam que não há hipótese de colisão. “Não há preocupação nenhuma sobre esse asteroide — a não ser que você esteja interessado em vê-lo com um telescópio”, disse Paul Chodas, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa.
(Não se anime nem com isso, contudo: esse asteroide será muito difícil de observar, com toda essa incerteza e com a possibilidade maior de passar muito longe.)
OUTROS EVENTOS ASTRONÔMICOS DO MÊS
Aliás, março vai ser o grande mês dos eventos astronômicos que você NÃO vai ver. A começar por um eclipse total do Sol que rola na virada do dia 8 para o dia 9, mas só para quem estiver no Sudeste Asiático. E, no dia 14, a Lua vai ocultar Aldebarã, a estrela mais brilhante da constelação de Touro, mas você também não vai ver aqui do Brasil. No máximo, à noite, encontrará a Lua bem pertinho de Aldebarã, o que facilitará a identificação da bonita gigante vermelha.
A 65 anos-luz daqui, Aldebarã já foi no passado uma estrela muito parecida com o Sol, mas é bem mais velha que ele. A essa altura, ela já saiu da sequência principal e está na fase gigante, o que equivale a dizer que esgotou o hidrogênio em seu núcleo. Enquanto consumia elementos mais pesados no processo de fusão nuclear, ela inchou até atingir um diâmetro 44 vezes maior que o solar. É basicamente o que vai acontecer ao nosso Sol em mais uns 5 bilhões de anos.
Em um artigo publicado no ano passado, um grupo de astrônomos encabeçado por Artie Hatzes, da Universidade de Iena, na Alemanha, encontrou evidências de um planeta gigante (entre 6 e 7 vezes a massa de Júpiter) com órbita similar à de Marte (45% maior que a que a Terra descreve em torno do Sol) em torno de Aldebarã. A descoberta foi feita com base em análises das variações de velocidade radial da estrela colhidas durante três décadas. Será que Aldebarã, no passado, teve um sistema planetário parecido com o nosso? Pode muito bem ter sido esse o caso.
E o destaque astronômico do mês que os amantes da observação celeste no Brasil poderão de fato ver é o planeta Júpiter, que atinge sua oposição ao Sol no dia 8 e ganha seu brilho máximo, tornando-se ainda mais esplendoroso do que o normal. Em sua aproximação máxima da Terra, no mesmo dia, ele estará a 663,5 milhões de quilômetros de nós (pouco mais de quatro vezes a distância Terra-Sol, cerca de 150 milhões de km).
Na astronáutica, o mês é marcado pelo retorno à Terra do astronauta Scott Kelly e do cosmonauta Mikhail Kornienko, marcado para a primeira hora de quarta-feira (2), depois de uma estadia de quase um ano (340 dias) a bordo da Estação Espacial Internacional. Mais adiante, no dia 14, abre-se a janela de lançamento para o ExoMars Trace Gas Orbiter, satélite da ESA destinado a investigar o mistério do metano em Marte. Será que ele é sinal de vida no planeta vermelho?
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Não pude perder a oportunidade para comentar sobre uma das vertentes criticológicas originadas do post científico acima, vertente essa de viés político. Oras, de nada adiantaria um asteróide, ou vários, atingirem o congresso, Brasília, a Praça dos 3 Poderes, ou algo assim. Isso porque rapidamente se recomporiam em número, gênero e grau, talvez até aumentado.
Salvador, não vou fazer comentários sobre as opiniões religiosas e políticas totalmente descabidas aqui, mas peço que você dê aos seus leitores uma breve explicação sobre o Limite de Roche, para que o público não fique imaginando que alguma coisa como o que se vê no filme “Melancolia” possa acontecer. E também faça um comentário sobre o cometa que se despedaçou, por causa desse limite, e cujos pedacinhos atingiram o nosso gigantesco (e muito gasoso) planeta Júpiter…
Rapaz, não vi o filme “Melancolia”, mas note que ter quebrado o cometa em pedaços não ajudou muito Júpiter naquela ocasião… rs
Professor Marco, boa tarde.
Embora não tenha nenhum instrumento de visualização, interesso-me muito pelo assunto.
Seria possível enviar-me a foto pelo e-mail acima?
Agradeço.
Atenciosamente.
Carlos, seu endereço de e-mail não fica visível aos demais. O Carlos não vai conseguir te enviar.
*Marco. Professor Marco. 😛
Carlos, Salvador e demais. Desculpem, ontem eu fiquei o dia todo em sala de aula. Quando tentei ler a noite, tinha tantas páginas com assunto que não tinha nada a ver com Ciência que desisti. Não sei se endereço de twitter passa no quadro de comentários. Se passar, a foto está em meu twitter: https://twitter.com/malcaetano. Abs Prof. Marco Antonio
Salvador, queria tirar uma dúvida: quando uma estrela se torna uma gigante vermelha ela aumenta muito o seu diâmetro, mas não sua massa, que deve até diminuir em relação ao que ela tinha antes de consumir seu “combustível”, correto? Então, se é assim, sua densidade diminui MUITO, e no processo de crescimento de tamanho, ela não teria a capacidade de “engolir” os planetas mais próximos, pois não há aumento da força gravitacional. Não seria mais lógico imaginar que nesse processo de crescimento, que é bem longo, na verdade os planetas seriam empurrados para um pouco mais longe, talvez mantendo a distância da estrela em sua órbita, ou sofrendo poucas alterações nessa distância?
André, você está certo em apontar que a estrela cresce à custa de sua densidade. Não há aumento de massa. Mas ela *realmente* cresce. O Sol ficará maior que a órbita de Mercúrio, de Vênus e está no limite para atingir a órbita da Terra. Então ele não precisa de mais gravidade para sugar os planetas. Ele vai simplesmente engolfá-los. Júpiter, contudo, ficará de boa. 😉
A estrela perde massa durante o processo de fusão nuclear , porque se pesarmos 2 átomos de hidrogênio que formam 1 de hélio , os 2 átomos de hidrogênio pesam mais que 1 de hélio . Para onde foi a diferença ? a explicação está na liberação de fótons e na transformação de parte da matéria em energia calorífica . A expansão da estrela não necessariamente implica em perda de massa .
Ela também perde massa ao “soprar” sua atmosfera exterior. Mas é uma quantidade que não é muito relevante.
Eu não quis dizer que a estrela perde massa na expansão (de tamanho). O que eu quis dizer é que quando a estrela começa a se expandir (de tamanho) ela já perdeu uma boa parte da sua massa durante bilhões de anos de fusão nuclear, então a densidade não é menor apenas porque ela é muito maior em tamanho, mas também porque a sua massa é menor do que quando ela era uma estrela “ativa” em termos de fusão nuclear. O que eu não entendo é porque ela engolfaria os planetas mais próximos. Não seria uma alternativa viável esses planetas serem empurrados para mais longe, mantendo a distância da estrela em sua órbita?
André, eu entendi, mas estou dizendo que mesmo assim essa perda de massa durante a vida da estrela é ínfima — apenas o material do núcleo estelar é fusionado (e não todo o hidrogênio que tem na estrela), e a quantidade de massa perdida entre ter dois hidrogênios e um hélio é ridiculamente pequena.
Sei não se o grandioso Júpiter estará tão de boa assim afinal, esse “crescimento” solar não afetaria seu magnetismo e as órbitas dos demais planetas não estariam comprometidas?
Não, não pegaria nada para Júpiter. Mesmo o Sol inchado ainda estaria bem longe dele.
Salvador, quanto tu paga pra esse mala chamado ‘Eu™Original’ responder no teu lugar? O cara pensa que é um César Lattes ou Augusto Damineli? Só pode, quem lê acredita que este pedante entende realmente alguma coisa de astronomia. Somaria muito se o cidadão não se manifestasse, afinal é a você, um jornalista conceituado especialista em ciência, a quem me dirijo. Abraço.
Antonio, é óbvio que a sua pergunta é retórica e eu não preciso pagar ao Eu para manifestar sua opinião — coisa que, aliás, ele faz em muitos sites por aí, não só por aqui. E também discordo de você que só cientistas poderiam apresentar informações aqui. Se fosse o caso, nem eu mesmo poderia escrever. Sou jornalista, sou especializado em ciência, mas não sou cientista. Mas tudo bem, o que seria do verde se todos gostassem do azul? Não é porque você não gosta dos comentários do Eu que o Eu não deveria escrevê-los. Imagine que triste seria se eu tomasse uma atitude autoritária e só liberasse os comentários com os quais concordo? Liberdade de expressão é isso aí. Abraço!
Concordo contigo na questão da liberdade de expressão, mas quando me reporto a ti com alguma dúvida gostaria que você respondesse, ou não, caso não quisesse, mas somente você que considero gabaritado pra tal, de “achistas” basta eu e muitos outros aqui..rsrs. Abraço.
Simples, não quer ler minhas respostas, não leia.
Porém note que eu só respondo rispidamente para os imbecis que acham que podem entrar aqui, vomitar asneiras e não receber uma réplica. Pra quem tem dúvidas pertinentes, – caso eu tenha conhecimento suficiente para responder -, vou ajudar de boa.
Basta procurar e vai ver como Eu™ “funciono”.
Pra mim tu não passa de um pedante arrogante, um homo sapiens sem o segundo “sapiens”, só alguém que pensa que sabe, um ilustre “nada” tentando 5 segundos de fama às custas do Salvador, é isso o que tu é.
Isso, desabafe! Faz bem pro fígado.
Tá se sentindo melhor? Tá mais feliz agora?
<3
Também te amo!
Enquanto o SALVADOR NOGUEIRA tem o trabalho de trazer luz, informação, partilhar conhecimento, outros ficam escrevendo um monte de besteira, só demonstrando sua baixa estima. Vão fazer terapia bando de cabruncos. Salve SALVADOR NOGUEIRA.
Mesmo que esse asteroide colidisse com a Terra, os danos causados seriam bem inferiores aos que a gestão Dilma Rousseff deixará para seu sucessor.
Sério? Você acha? Conte-nos mais…
Antes que te espinafrem, gostaria de dizer que concordo 100% com o que você disse.
A astronomia sempre será um assunto surpreendente,a gente ouve fala de tudo
planetas, estrelas e asteroídes como este, aliás esperamos que esses corpos celestes não vaem de encontro com a terra, pois eles causariam grandes estragos, por falar em astronomia , a gente também não pode concluir totalmente o que pode acontecer, pois vai além da nossa mentalidade.
Desculpe-me, mas a Física é uma ciência muito adiantada e permite medições e análises bastante acuradas sobre o nosso universo. Concordo que não dá para ter respostas para tudo, mas sobre a passagem de um asteroide podemos predizer muitas coisas.
Olá, Salvador.
Me surgiu uma dúvida pouco fora do assunto, mas que graças a ele me fez pensar.
Você cita Aldebarã como uma gigante vermelha, caminho que seguira nosso sol. Aumentado seu diâmetro para dezenas de vezes o atual, oque implicaria na destruição da Terra, certo?
Aqui vai minha dúvida: Poderia Aldebarã e tantas outras estrelas de mesma classificação ter um dia tido uma Terra?
Sendo assim, a busca por Terras e Super-Terras hoje é difícil, mas podemos acreditar que muitas delas já existiram e só não sabemos porque foram consumidas por suas estrelas?
Obrigado e parabéns pelos trabalhos.
Sim, poderia ter tido! 🙂
É uma das coisas mais incríveis da astronomia — a noção de que tudo pode estar acontecendo ao mesmo tempo, em diferentes partes do espaço. Em um planeta, quiçá, agora mesmo, a vida está se formando! Noutro, está se extinguindo! Estrelas como o Sol estão nascendo agora! Estrelas como o Sol estão morrendo agora! Não é incrível? 🙂
Pessoal, não quero publicar comentário, mas sugerir correção no texto “Asteroide passará de raspão pela Terra no início de março, e a Nasa não sabe exatamente quando” que consta em:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/03/01/asteroide-passara-de-raspao-pela-terra-no-inicio-de-marco-e-a-nasa-nao-sabe-exatamente-quando/
No segundo parágrafo está escrito:
Em compensação, … grande. De início, imaginava-se que o objeto, que ATENDE PELO NOME 2013 TX68 . . .
A redação jornalística considera justificável essa prosopopeia?
Atenciosamente
Démerson Dias
Démerson, obrigado pela mensagem e pelo feedback. Eu provavelmente não escreveria isso numa reportagem, mas acho perfeitamente aceitável para um post de blog, que tem linguagem mais informal. Numa reportagem eu também não escreveria “Uhhhh!”. 😉
Salvador, é possível você censurar os comentários ou aplicar algum tipo de filtro? Pergunto isso pois tenho a impressão que num passado não tão distante não havia esse tanto de besteiras.
Costuma ter informações tão interessantes quanto ao post em si, em algumas respostas a comentários uteis, mas ultimamente está complicado ficar vendo essas idiotices até achar o que realmente importa.
Hoje em particular o post virou um ímã de besteiras. Em geral não é assim. Não desista da gente! 🙂
Vira um imã de besteiras quando vai pra home do UOL, onde o nível dos frequentadores cai exponencialmente…
Uma característica em que o Salvador é diferente dos outros blogueiros é essa. ele dá quase total liberdade de expressão aos seus leitores. Mesmo de uma bobagem pode-se aproveitar algo para ensinar aos demais. Penso que é esse o pensamento dele.
CAMBADA DE TONTO VAO FAZER ALGUMA COISA UTIL
COMO POR EXEMPLO CUIDAR DA VIDA LUTAR POR SEUS DIREITOS DE BRASILEIROS. BOBAGENS TEM LIMITES
Fazer coisa útil como você está fazendo, comentando em blogs? Bem útil, parabéns! Quantos direito de brasileiros você conseguiu comentando aqui?
E de quantas vidas você cuidou?
KKK
Será que é o mesmo que fugiu do hospício e não dizia coisa com coisa? Ele precisa voltar imediatamente para o tratamento.
Concordo!
É isso aí, CUpanheiro!
Ia comentar, mas descobri que tenho limi…..
Esotu sendi utiu!
Lavando louça
Idiota!!
Legal!..
Comentarista do G1 detectado…
Sempre leio a coluna.
Sou leigo, mas curto bastante os aspectos científicos da Astronomia. Li alguns livros do Marcelo Gleiser e aprendi ou consegui enxergar algumas teorias e eventos.
Pena que as pessoas estão utilizando este espaço para manifestarem posições políticas. A verdade está presente na ciência (ou pelo menos algo que se aproxima do que seja supostamente a verdade), mas quando envolve subjetividade (questões políticas) a pergunta é: com quem está a razão?
Neste caso, somente a História poderá nos mostrar. E isto depende do tempo (não da Astronomia), mas de poucos e bons anos!
Parabéns pelo conteúdo e continue nos informando e ensinando!
Bem que ele podia dar um piumbo* em algum astro errante e cair bem lá na sede da quadrilha em Brasilia.
* giria de bilhar de qdo a bola resvala em outra 🙂
Você pensou nessa sozinho?
…Acredito que este asteroide não colidirá com a Terra, Porém, contudo, todavia, se um objeto com potencial grande de dano, fosse colidir com o planeta, em área habitada, para evitar tumulto, caos, pânico, a NASA e outros governos, nada , nada avisariam… E esse suposto corpo sideral só explodiria na atmosfera se fosse poroso, com muito gelo e pouco metal, caso fosse maciço, composto de, por exemplo, ferro e níquel, sobreviveria a entrada na atmosfera e faria grande estrago no solo.. Não é teoria da conspiração, é ciência.
A Nasa não detém o monopólio sobre essas informações. Astrônomos do mundo inteiro fazem acompanhamento de asteroides. Não dá pra esconder.
É difícil que uma situação igual à do belo filme “Deep Impact” (Impacto profundo) se repita, com um governo escondendo os fatos o máximo possível… Alguém veria e postaria na internet.
É Silva. Você tem razão. Essa pessoa chamada Nasa é a única no mundo que consegue ver asteroides chegando… ela é onipotente. E, se a pedra fosse cair num lugar habitado, ela nunca avisaria, para evitar caos e pânico. E quando a pedra caísse provocando caos, pânico e destruição, como é que ficaria? Completa aí o seu raciocínio.
irmão l , o grande problema dos cristãos é não terem entendido a mensagem de jesus. o nosso paraíso é aqui e o inferno também depende de como vc vê a vida. quanto salvação foi invenção do homem só para causar dor a humanidade
Hã??
Será que quando tem infecção toma antibiótico ou considera uma invenção maligna?
Salvador, sabemos que irá passar longe, mas se não passasse, qual seria o poder de destruição caso caísse em terra ou em mar?
“Off Topic”: A galera está pedindo pra cair em Brasília ou Atibaia, e eu particularmente escolheria Brasília pois é bem mais longe da minha casa se comparado com Atibaia, mas se a torcida de todos que misturam ciência com política (sem ser a ciência política) se concretizar e cair em Brasília, eu sendo morador da ZN de SP posso ficar tranquilo?
Pode. O dano seria local, no estilo do que ocorreu en Chelyabinsk, na Rússia, em 2013.
Pô, Salva… cabou com a brincadeira!
🙁
Tem que cair em Atibaia… Eu moro em Brasília e não quero morrer! 🙂
Só agora que vc avisa, não vai nem dar tempo do pessoal das professias arrumarem uma para acabar com o mundo.
Mas ainda dá tempo de comprar uma GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA.
PROFESSIAS é demais, não?
Eu não entendo do assunto, por isso apenas leio e acho interessante. Não vou me fazer parecer ainda mais ignorante colocando outros assuntos no meu comentário. #ficaadica
Na verdade, esse asteroide irá se espatifar contra a terra e a NASA está quietinha. Já imaginou o caos se ela, (a NASA), contar a verdade? Não haverá pedra sobre pedra. Ninguém iria querer morrer virgem. Eu faria minha primeira vez com duas mulheres ao mesmo tempo. (Será que daria tempo de encontrar uma virgem?) Compraria aquele carro zero esportivo para pagamento em 30 dias. Voaria de avião pela primeira vez (e se ele cair e eu morrer antes de acabar o mundo?)…
A Nasa não está quietinha. Essas são todas informações da Nasa.
E o interessante é que esse asteroide é de 30 metros. Tem potencial para causar danos, mas não extinguir a civilização, trazer o apocalipse ou qualquer outra tragédia similar. Ele no máximo, na hipótese de cair sobre uma região habitada, vai explodir no ar e a onda de choque vai quebrar janelas e ferir algumas pessoas, como aconteceu em Chelyabinsk. Muito mais provavelmente, se ele caísse na Terra, cairia sobre o mar, onde não causaria nada demais. Ou seja, vamos parar com conspirações, pessoal. É só um asteroide passando de raspão pela Terra. Acontece direto.
Leia direito a notícia…”Segundo informação da Nasa”
rsrsr… vc não precisa esperar pelo fim do mundo para sair com duas (é só armar um esquema), ou andar de avião (é só se planejar), só não aconselho comprar um carro zero para 30 dias, pq se não pagar vai dar rolo.
Aproveite a vida, o tempo passa… e rápido 😉
Com relação aos outros eventos cósmicos, tem algum que está acontecendo pela primeira vez?
Difícil, não é? Em 13 bilhões de anos, muita coisa já aconteceu e poderão se repetir nos próximos bilhões de anos… 😀
Que palhaçada é esta do irmão ficar publicando sobre religião aqui?Estas lorotas cansam,cada dia tem data para o ano acabar,desde sempre,e blablabla…
Verdade! Coisa ridícula…Estamos no século XII?
Esse eu tenho certeza vai cair bem no centro da Praça dos Três Poderes, o dia em que os caras estejam discutindo quem vai ser preso primeiro ! Seria um milagre e evitaria muitos transtornos aos cidadãos brasileiros !
Que comentário original, parabéns!
Vai cair em cima de alguém que faz um comentário idiota desse
Melhor não, senão espalha a bosta! rs
Desculpe a minha pergunta idiota mas, qual a diferença entre cosmonauta e astronauta ??
Cosmonauta é russo, astronauta é americano ou europeu. Pequena idiossincrasia histórica que tenho prazer em usar. 😉
Obrigado !
Vai passar a 24 mil ou 5 milhões de quilômetros? O chutômetro dos energúmenos está descalibrado. Atentem que isso a uma distância relativamente pequena. Imaginem quando se trata de milhares/milhões/bilhões de anos luz, com medições por cores e equações. Realmente esses artigos são muito engraçados, ou melhor, gozados, mas fazendo do contexto: “sofre mas goza”, o que podemos esperar senão uma desmunhecada dos ateus.
Cada vez mais lúdico…
Nunca podemos deixar a oportunidade de ensinar, brincando.
Depende o que se quer ensinar, não é? Um ensinamento nem sempre é verdadeiro e deve sempre ser alterado mediante evidencias de que está errado. Além disso, debochar de algo sem apresentar alternativa viável não é ensinar, é desensinar…
Lúdico pode ser um elogio àquele que se presta a ensinar algo de forma divertida, mas pode ser também apenas uma forma de se referir àquele que está lá só para a diversão dos outros, como um palhaço o faz…
Historinha pra boi dormir:
Estudei dos 5 até os 17 em escola católica, onde havia sempre uma tal matéria em todos os anos: Religião. Geralmente padres agostinianos vinham lecionar essa matéria, alguns o faziam de maneira séria e outros sabiam fazê-lo de forma bastante lúdica…
Portanto, aprendi bastante sobre cristianismo e catolicismo, fiz a primeira comunhão, crisma, coral e etc… Isso me permitiu adotar uma perspectiva com propriedade sobre o tema… e todo este ensinamento, que atravessei colhendo notas bastante razoáveis, fez-me chegar à conclusão de que sou ateu, e fez-me acreditar plenamente no método científico como forma de encontrar as respostas de que necessito…
O método científico não vai permitir que encontre as respostas necessárias ao ser humano, são metafísicas. Fazer alterações no ensinado é inviável, pois devia, no momento, ter-se a humildade do “não sei”, isso é desconhecido, ainda não chegamos lá, etc. Lúdico está mais para jogos e diversão do que para palhaçada, mas, respeitando, como o lúdico é seu você faz o jogo que quiser.
As respostas variam para cada ser humano… as suas podem não ser as minhas…
Engraçado é ver um “crente” dar provas de analfabetismo científico.
Creio, realmente, que em astronomia não existe analfabetismo cientifico, o que existe é um desconhecimento quase que total, avalizado por teorias e hipóteses sujeitas a correções, tentando assertivas impossíveis de comprovação, pelo menos num atualmente bem distante.
Confessa aí Wadinho… quando vc era pré adolescente, oitavando e com os primeiros pelos nascendo na palma da mão (hehehe), você se apaixonou pela professora de Ciências, mas ela não te deu bola e ainda te ferrou na prova. Você tomou pau, se desiludiu e resolveu ser celibatário e seguir carreira de humanas.
Como consequência, você tem essa ojeriza pela Ciência. E descarrega sua mágoa em cima do Salvador pela imensurável paciência que ele tem.
Foi isso mesmo, Wadinho?
Adoro ciências exatas, realmente voltei-me mais para humanas, não tenho mágoas e muito mais do Salvador (a paciência não é tão grande), que discordo somente por ser tão crédulo nas parafernálias que os astrônomos “descobrem” todo dia, que qualquer pequeno senso comum faz crer que são chutômetros.
Caro Oswaldo,
Independentemente do mérito da questão (crença maior ou menor na ciência), quero deixar público que você sinceramente me surpreendeu pela resposta séria e equilibrada, quando eu dei uma “trollada”.
Fiquei aqui com cara de cachorro que correu latindo atrás do carro e o carro parou.
Valeu!
Talvez seja o cavalo alado do Jesu citado, de volta pra terra com a inscrição na traseira ” dirigido e guiado por mim mesmo ” Parabéns ao Salvador (o blogueiro).
Neste link da Nasa podemos ver as distâncas e a data em que o asteroide passou e passará.
http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?orb=1;sstr=2013%20TX68;old=0;cov=0;log=0;cad=1#cad
Yuri Gagarin?
É incrível como até em uma notícia dessas VC corre o risco de achar qualquer coisa sobre A x B (para não dizer abertamente o assunto e cutucar as onças bravas… Muito embora elas cheiram qualquer oportunidade de atuar está insanidade atual). Estamos perdidos, e não é no espaço sideral…
Falta de assunto. Uma baita matéria interessante, com um vídeo bem bacana, e o povo prefere falar sobre algo que não tem absolutamente nada a ver com o assunto do post, talvez pra parecer cool ou pra mostrar que é politizado (só que não).
Lamentável.
O povo está se tornando chato, em todos os sites e em qualquer matéria sempre vem um monte falar de politica. E o pior de tudo que a grnade maioria não sabe o que significa PIB, não sabem a taxa de exportação e importação, não sabem o que é taxa SELIC…alias mal sabem o que é voto. Baseiam suas opiniões politicas e posts de facebook que vão se espalhando como Virus. Tá foda isso!!! Já falei pro Salva uma vez, sei que ele é contra a filtragem de comentários, mas proibir politica seria uma ótima, pois o pessoal é sem noção do quanto incomodam.
Política e religião são igualmente explosivos. Não pretendo proibir nenhum dos dois. Mas que é idiotice discutir política e religião em um blog de astronomia, isso é. Fica a dica. 😛
Muito bom o trecho “No futebolês, isso poderia ser qualificado como um ‘Uhhhh!’.” – parabéns, Salvador! Continue com essas tiradas!
E tem gente que diz que eu traduzi isso de algum lugar. Certo. rs
essa trombeta deve ser do lula
Nossa, quanta originalidade! Envolver política em post científico, quase nenhum dos outros 170 comentários teve essa brilhante ideia antes!
“Jênio”
kkkk Eu…vc está afiado hoje…rs
Poderia cair no sitio do Lula, uma reunião do PT com a participação do Lula, Dilma e Cia Ltda, quem sabe ficamos livres do bando.
Não, não poderia.
E se caísse na casa do SJAlves? Seria um idiota a menos para escrever aqui
Já falei que o problema é que vai espalhar fezes por todos os cantos. Não sei se vale a pena…
jesus disse: “aquele que naum tem pecado, que atire PEDRA….” … kakakakakakaka… PEDRA!
Seria muito bom. Mas aí eles iriam para o INFERNO e o capiroto não está querendo concorrência.
E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. Lucas 21:25-33. Todos os sinais da volta de Nosso Senhor Jesus Cristo acontecerão SIMULTANEAMENTE, todo o olho o verá até mesmo os que o transpassaram. Terremotos, tsunamis, cometas e meteoros que atingirão a terra, 3ª grande guerra mundial, guerra nuclear, guerra do ARMAGEDON, peste, fome, seca, tornados, aquecimento global, furacões, vulcões, tempestades. Antecederão a volta de Jesus. 2011 se iniciou 7 anos de grande tribulação. Jesus Cristo breve virá. Princípio e Fim.
Você de novo? Olhai para a figueira, não para este blog! 😛
Temos de ter bastante comida. Em dois mil anos ele deve estar com uma baita fome
parem de falar de religião aqui o negocio é serio e verdadeiro, cientifico e para pessoas inteligentes, não para quem acredita em contos de fadas.
Esse Jé – primeiro The Walking Dead da humanidade – não tem palavra! Tá prometendo voltar há tanto tempo, que quando ele realmente chegar, ninguém nem vai dar bola.
KKKK
E quando irão acertar PELO MENOS UMA desta profecias, cara pálida? As datas passam e nada acontece…
Irmão L porque vc não vai se foder. Este é um blog de ciência não dessas merdas que vc le na biblia, alias quem le esse lixo só pode ser alienado e ignorante
Qual o nome do filme?
Inclusive com o aparecimento de fanáticos religiosos que se jogarão em precipícios.
Ainda bem que aparece alguém pra nos avisar que rochas surfando no espaço são eventos que definem o fim do mundo. E, mais interessante é constatar que rochas surfam no espaço muito antes do início da vida, razão pela qual pela primeira vez no universo constatamos que o fim antecede o começo.
Vamos aguardar e ver como estará o “magnetismo” em Brasilia, na data. Poderá influir na rota do asteroide. Vai saber….
Nossa, que original. Quase nenhum dos 90 comentaristas que incluíram “PT”, “Dilma”, “Lula”, “Congresso” ou “Brasília” no comentário haviam pensado nisso!
Hã?
Ele acha que foi original ao postar um comentário referente a política em um blog de ciência, mas se olhar outros comentários anteriores vai ver que não, não foi original.
Tendeu?
É porque não cabe na matéria. Mas já que você me lembrou, FORA CORRUPTOS! FORA DILMA, FORA LULA, FORA MILITONTOS!
PELA EXTINÇÃO DO PT!
Uau, e você conseguiu pensar em tudo isso sozinho ou teve ajuda de um adulto?
Jura que você era o espermatozoide mais inteligente mesmo?
Boa tarde.
E se ele passar pelo tal “buraco gravitacional” que os teóricos dizem, com certeza daqui a alguns anos quando ele voltar vai bater direto no planeta.
E esperar pra ver, quem viver verá!
E quem não viver, não verá!
E quem viver em estado vegetativo, talvez verá, talvez não, e provavelmente nunca saberemos, a não ser que façamos uma ressonância magnética nuclear funcional enquanto ele estiver vendo para notar se a área do cérebro ligada à visão foi ativada.
E quem viver e for cego? Não verá!
este caras que misturam religião com ciência, enchem o saco. Vão em todas com o Corinthias : 0-5-:/
E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. Lucas 21:25-33. Todos os sinais da volta de Nosso Senhor Jesus Cristo acontecerão SIMULTANEAMENTE, todo o olho o verá até mesmo os que o transpassaram. Terremotos, tsunamis, cometas e meteoros que atingirão a terra, 3ª grande guerra mundial, guerra nuclear, guerra do ARMAGEDON, peste, fome, seca, tornados, aquecimento global, furacões, vulcões, tempestades. Antecederão a volta de Jesus. 2011 se iniciou 7 anos de grande tribulação. Jesus Cristo breve virá. Não haverá mais demora.
Quer dizer que Jesus vai vir em 2018? Certo. Vai vir pela rota usual (nascimento como homem de uma virgem) ou desta vez virá prontinho já? Só para eu poder me programar aqui…
Eu simplesmente não acredito no que li, Salvador… Você, com essa resposta, acaba de ferir e desrespeitar toda uma população cristã.
Eu esperava mais de alguém com o poder de escrever um blog…
Vejo que me enganei.
Você é tão desrespeitoso que me deu ânsia de vômito.
NÃO CLIQUE AQUI!
Desculpe, Paulo, mas não quis ofender. Fiquei tão preocupado com a sua afirmação que fiz uma coisa que não costumo fazer — sair da ferramenta de aprovação de comentários — e vim postar um comentário “por fora do sistema”, para poder ver exatamente a que você se referia.
Não vi desrespeito no que eu disse. O post anterior — completamente absurdo e fora do contexto do post, diga-se de passagem — parece sugerir que Jesus virá após 7 anos de grande atribulação, começados em 2011. 2018, portanto. Foi o que perguntei, só para confirmar, no começo do meu comentário.
Em seguida, fiz uma pergunta honesta, porque não sou exatamente versado no texto do Apocalipse para saber se ele faz menção à forma específica da volta de Jesus. Sei como ele teria vindo da primeira vez, pela rota do “nascimento como homem de uma virgem” (não é isso?), mas não sei se ele faria a mesma coisa agora, de novo, ou já “virá prontinho”. E isso faz toda a diferença para interpretarmos a profecia apocalíptica “vomitada” pelo comentário anterior (talvez daí a sua ânsia de vômito).
Se ele vier como Jesus menino, ainda teremos vários anos depois de 2018 até que ele lidere seu exército de anjos na batalha do Armagedom. Agora, se vier prontinho, a batalha pode já rolar em 2018. Por isso eu queria saber, “para poder me programar”.
Foi uma brincadeirinha, baseada na falsa premissa de que o boboca saberia mesmo o ano em que acontecerá o Apocalipse. Sinceramente, não vi ofensa, nem agressão à cristandade em geral. É ofensivo dizer que Jesus nasceu como homem, a partir de uma virgem? Acho que não. Os cristãos celebram isso todo ano, fazem presépio e tudo. É ofensivo ter curiosidade para saber se o tal vomitador de profecias sabe a resposta a uma pergunta simples relativa à volta de Jesus? Será que a ofensa não está na sua cabeça?
Salva… Quem é este tal de “Paulo” que vem repreendê-lo por você falar no mesmo tom com esta trupe da qual o Eu™ gosta tanto? rs…
Sei que você é educado, mas porque tanta paciência com esse invasor???
Afrânio, porque realmente calou fundo a acusação de que posso estar ofendendo a religião de alguém — o que não é de modo algum minha intenção. Não quero que se confunda minha reação bem-humorada com uma afronta à liberdade religiosa.
Publicar “comentários” religiosos em um blog dedicado à ciência é, para mim, extremamente desrespeitoso — e, pelo que leio nos comentários, não sou o único dos frequentadores a se sentir assim. Salvador obviamente estava brincando, o que não pode ser dito da imensa maioria (se não de todos) os que vêm aqui falar de coisas não relacionadas aos temas do blog. Nada contra a liberdade religiosa ou a fé individual mas me ofende essa pregação tosca, como se fosse possível converter alguém num espaço como este.
(Para registro: também acho errado que se fale de ciência em espaços dedicados exclusivamente à discussão de temas religiosos.)
Outra coisa extremamente ofensiva é essa auto-concedida superioridade moral de quase todos os que saem do tema, principalmente os religiosos. Ter uma religião não faz de ninguém automaticamente melhor do que quem não tem, ou tem uma diferente. E, em nome de religiões, pessoas e instituições cometeram e cometem atrocidades sem número; quem tem fé no sobrenatural também comete crimes, falcatruas, contravenções etc.
Resumindo: está afim de falar sobre religião? Procure o local adequado e não encha o saco de quem não está afim disso.
sempre que um pastor moderno começa com esse discurso, termina falando dos benefícios da BÊNÇÃO DOS CEM REAL! Ou do excelente oportunidade única e exclusiva de comprar, agora, e só nos próximos quinze minutos, seu terreno no céu! Em suaves prestações, forneceremos recibo assinado pelo próprio Jesus! Mas tem que ser agora, as primeiras cinco pessoas a ligar, ganhaM uma câmera Tecpix! Não perca essa oportunidade, pq o tempo está acabando! kakakakaka
Olha, sou evangélico, mas fico com vergonha quando alguém mistura religião( que eu acredito), com ciência ( que também acredito), e vejo como possível uma convivência pacifica. É so ter bom censo.
Irmão 50… há outros 49 de você? Não passe o link do blog, por favor.
Antigamente eu ficava apavorado com essas notícias. Hoje eu torço para que um aerolito destes acerte em cheio na terra e acabe com tudo de uma vez por todas!
SE MATA FILHO…E MAIS FACIL
Concordo com vc!
Se a NASA for fazer alarde a cada pedaço de rocha que passa perto da terra…vai ter que fazer anuncio todo dia. Ja sabe que não vai nem fazer cócegas…então deixa passar
É…., trata-se de um mês de março bem movimentado, astronomicamente falando, em especial, se as estimativas de aproximação do meteoro falharem com relação à distância mínima prevista de 24 mil km…
já que estamos falando de espaço gostaria de sabe o seguinte se uma mulher da a luz no espaço dentro de uma daquelas naves paritculres que prometem fazer viagens para fora da terra (tipo SpaceShipTwo) o filho dela será considerado um alienígena? e se ele for considerado assim ele precisará seguir as leis que regem nosso planeta?Alguem saberia me explicar?
Segundo a jurisprudência consolidada no universo extra terráqueo e pelos critério ius territorial o nascido será oficialmente um alienígena e seguira as leis do planeta dententor dos direitos sobre tal território.
depende de que país é a nave, se for americana, será mais um yankee, da china, mais um chines. a mesma lei se aplica a aviões e navios, o navio é como uma parte móvel de seu país de origem….
Eeeeee se for do Brasil…. vai ser mais um ” Burro” ??
Nem todo brasileiro é burro e nem todo burro é brasileiro, a pergunta do flavio já é bastante off-topic, mas a sua resposta foi o cerne da burrice…
se uma criança nascer no meio do oceano atlântico, ele seria considerado o que?
seria a mesma coisa, nao sei te responder mais busque por isso no google, é mais facil.
Sua dúvida é interessante e tem sido tema de reuniões entre as nações para o estabelecimento de leis inclusive fora do seu território nacional, como é o caso. Ultimamente, a questão se assenta sob a bandeira da espaçonave. Se ela é uma espaçonave norte-americana, valem as leis daquele país. É considerado “território” norte-americano no espaço. Logo, nem a criança seria alienígena, nem estaríamos em uma Terra-de-ninguém. Existe algumas doutrinas jurídicas que tratam do assunto, como o conceito da aplicação da lei penal tendo em vista a nacionalidade do indivíduo e/ou a territorialidade (onde é residente).
Depende da localidade do cartório em que ele será registrado.
Interessante… a matéria diz que o objeto “atende pelo nome 2013 TX68″…. caramba, será um objeto dotado de inteligência artificial? De qualquer forma, já que ele atende pelo nome, que tal perguntar ao objeto a distância e a data de maior proximidade com a Terra?
É uma piada, meu querido. Esqueceu o bom humor em casa hoje? 🙂
Os alienigenas não vão deixar ele bater na terra, eles vao desviar ele.
Claro, afinal eles são todos bonzinhos como o ET do filme do Spielberg.
“Sugerem que ele PROVAVELMENTE vai passar bem mais longe”, diz o texto. Será que também provavelmente ele não poderia passar mais próximo?
Segundo os caras, não. O intervalo de incerteza é esse — entre 24 mil km e 40 vezes a distância Terra-Lua, com passagem mais provável a 5 milhões de km.
Putz!! 24 mil km!! Considerando o tamamho dele e a escala cósmica é quase um arranhão!!.. Será isso mesmo?? Vai dar pra sentir o ventinho dele passando…rs.
METEORO ATINGIRÁ A TERRA. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. Apocalipse 8:10-13. São os sinais que anunciam a volta do Senhor Jesus Cristo, que acontecerão SIMULTANEAMENTE. Terremotos, maremotos, tsunamis, fome, peste, guerras, tornados, vulcões, meteoros, cometas, tempestades, furacões. Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que arrependa. São 7 anos de Grande Tribulação, início 2011. Jesus Cristo breve virá. Está consumado. Os dias estão abreviados. Adonai.
Fala sério, é comédia? Um meteoro atinge a Terra e o que o terceiro anjo faz? Toca trombeta? É engraçado demais. Umas imagens fora de época. Ninguém mais toca trombeta antes da guerra hoje em dia… rs
quanta lorota isso é coisa de testemunha de jeová
PENSEI O PRIMEIRO FOI O JOSÉ SARNEY QUE CHEGOU ILUMINAR UMA FAZENDA DEPOIS FOI FERNANDO COLLOR DE MELLO O TERCEIRO FOI LUIZ INACIO LULA DA SILVA JA VEIO FALTANDO UM DEDO E O QUARTO É DILMA ESTA FORMADO A DEVASTAÇÃO DA TERRA .
Aí chegou o Guilherme e cagou de vez com um comentário sem sentido.
Parabéns, você ganhou o troféu joinha!
https://pbs.twimg.com/profile_images/1199376496/trofeu_joinha01.jpg
esqueceu d o alckminoquio, cair no Palacio dos bandeirantes,
quanta lorota isso é coisa de testemunha de jeová
o cara que escreveu isto deve ser parente do Zé do Caixão
Cara dexa de ser troxa nenhum asteroide vai colidir com a Terra e muito menos o mundo vai acabar.Vê se cresce e vai fazer outra coisa da vida!!!!
Ele podia cair em Brasília , bem no meio do congresso !
Sim, matando junto todos os demais brasileiros, já que os políticos são apenas um reflexo do povo.
Povo bandido = político bandido.
Em Brasília não!!!
Não tem só politico aqui não!!!
proprio nel bel mezzo della piazza dei tre poteri del Brasile
É a tua!
O que não engulo são os cientistas afirmarem cheios de certeza que o bólido não se chocará com a Terra, mas não fazem nem vaga ideia da distância mínima na aproximação. Na verdade eles não querem criar pânico, mas só saberão se o objeto vai ou não se chocar quando chegar o momento exato. É assim que a coisa funciona.
Não, a coisa funciona assim:
ESTUDE e deixe de ser ignorante. Aí você vai entender como a coisa funciona.
o Salvador Nogueira é engraçado. Quando ele dá respostas mal educadas ele assina simplesmente “Eu”. Vai ser covarde assim lá longe em outra galáxia…
Nossa, essa tese é tão, mas tão velha… e tão, mas tão falsa.
Não, quando eu quero dar uma resposta malcriada — e faço o máximo esforço para não dar, embora às vezes eu não resista e escape, como quando ridicularizei o papo de anjo tocando trombeta nesse mesmo post — eu uso o meu nome, assim como nos milhares de comentários polidos e dedicados a *participar*, como vocês, desse espaço de discussão, que acho muito bacana. (Não é porque eu sou o blogueiro que, aqui embaixo, no espaço dos comentários, eu seja melhor ou mais importante que outros visitantes regulares do blog.)
O Eu é outra pessoa. Conheci-o por meio do blog, hoje ele é meu amigo, mas certamente não sou eu.
ESSA LETRINHA É PARA NINGUÉM LER?
Boa, João Luiz! Essa letrinha é horrível, já reclamei, mas o Salvador não tem poder para mudar isso, infelizmente…
VAI FUNCIONAR NA SEGUINTE MANEIRA VAMOS MANDAR FAZER UM TACO DE BILHAR E QUANDO O ASTEROIDE SE APROXIMAR PASSAMOS O GIZ E DAMOS UMA TACADA CERTEIRA DE VOLTA .
Boa!
Será que pode cair na terra? com essa distancia ??
Improvável.
Sim! leia o texto ….Em compensação, a essa altura, o nível de incerteza sobre quando ele vai passar de raspão — e quão perto será esse “quase” — ainda é bem grande.
Excelente reportagem, linguagem direta e bem explicada tornando o conteúdo bem acessível para o publico (leigo, no meu caso). Poderia exemplificar mellhor o porque da melhor visualização de júpiter , com uma animação (por exemplo) demonstrando que a distância entre a terra e jupiter é menor durante a oposição. Outro ponto interessante que senti falta seria os dados sobre as dimensões do asteroide e também um comparativo em relação as dimensões da terra.
João, incluí as informações do asteroide no texto (mas não no vídeo), e o vídeo acho que explica bem a situação Sol-Terra-Júpiter, embora sem uma animação.
Já mandei limpar o porão e fazer uma barreira com sacos de pedra e areia ao redor de casa.
Preparando a lista…
– Galões dágua
– Pilhas
– Velas e fósforos
– Papel higiênico
– Escova e creme dental
– Sacos (muitos) de batata frita
– Barras de SNICKERs
– Pipoca doce
– Laranjas, peras, uvas e bananas
– DVDs eróticos
– DVDs sobre o Fim do Mundo
– Trilogia de MATRIX
– Livros do Salvador Nogueira
– Cobertores
No fim de semana farei uma revisão.
Boa sorte a todos.
Faltou as trilogias de Senhor dos Aneis, Hobbitt e Poderoso Chefão…
Além dos não sei quantos Harry Potters e os 7 Star Wars…
Sete livros do Harry Potter e mais dois adicionais… 🙂
Baterias para lanternas e aparelhos portáteis…
VAI FALTAR A GELADA CARNE DE SOL CARVÃO TEM QUE SER COMPLETO .
que brisa kkkkkkkkkk
E A BIBLIA?
Desnecessária, inútil e até mesmo nociva…
Bem lembrado, João Luiz. A Bíblia será mesmo necessária para conferir o “aftermath” do Apocalipse. Importa não fazer como os que riram do Noé e acabaram enchendo a barriga e os pulmões de água. É melhor deixar a risada para depois, se tudo acontecer diferentemente do que diz a Bíblia.
“Importa não fazer como os que riram do Noé e acabaram enchendo a barriga e os pulmões de água”.
Então me ajude a entender…
1. No meio daquelas pessoas todas, APENAS Noé e família prestavam?
2. Bebês, velhos, pessoas doentes e deficientes físicos mereciam o aniquilamento?
3. Mesma pergunta para animais e plantas.
4. De onde veio aquele aguaceiro? E para onde ele foi? (favor responder sem violar as Leis da Termodinâmica)
5. Como o planeta resistiu a enormes pressões e forças?
6. Por que ninguém mais viu o ocorrido?
7. Se é apenas um conto alegórico, como é que há gente que atesta que é tudo verdade? Baseado em que, elas falam isso?
8. Será que Noé não demonstrou compaixão por aqueles que foram mortos? Ele era de boa índole, não era?
9. Se Deus é tão poderoso, por que não fez as pessoas más ficarem boas? Onde está o perdão e a misericórdia divina?
10. Se Deus é onisciente, por que ele permitiu que a maldade se alastrasse? Por que ele não impediu antes?
Salvador, fotografei com um zoom de 150 vezes a passagem de um pequeno meteoro nessa semana com meu telescópio e câmera em casa. Se desejar ver a foto e comentá-la é só me mandar para onde eu envio. abs. Prof. Marco Antonio
Que legal!
Upe em http://imgur.com/ e poste o link como comentário, assim todos nós poderemos ver!