Dois cometas se aproximam da Terra, e um deles fará a maior aproximação em 246 anos

Salvador Nogueira

No passado, quando um cometa aparecia nos céus, era tido pelos supersticiosos como um sinal de mau agouro, muitas vezes prenunciando a morte de reis e a queda de impérios. Sem querer soar apocalíptico, mas entre segunda e terça-feira teremos não um, mas dois cometas fazendo aproximações rasantes da Terra — e um deles é o que passará mais próximo do nosso planeta em 246 anos!

Na segunda-feira, 21, o cometa 252P/Linear estará a cerca de 5,34 milhões de km da Terra. Já no dia seguinte, o P/2016 BA14 estará a 3,5 milhões de km — cerca de nove vezes a distância até a Lua. Pode parecer muito, mas diante da imensidão do espaço, é praticamente uma quase colisão.
O último cometa a passar tão perto assim foi o Lexell (D/1770 L1), que em 1o de julho de 1770 passou a 2,2 milhões de km.

Ilustração mostra as distâncias a que passarão os cometas P252 e P/2016 BA14 (Crédito: Nasa)
Ilustração mostra as distâncias a que passarão os cometas P252 e P/2016 BA14 (Crédito: Nasa)

PARENTES
Os dois cometas em rápida aproximação estão praticamente na mesma órbita e têm o mesmo período: pouco mais de cinco anos. Isso faz alguns astrônomos suporem que o P/2016 BA14 seja um pedaço do 252P que se desprendeu.

A missão da sonda Rosetta ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko mostrou que esses astros são basicamente pedaços de gelo e rocha, recobertos por uma camada de compostos orgânicos e fracamente mantido coesos pela gravidade. São, portanto, passíveis de quebras como essa.
O encontro dos dois cometas com a Terra se dá perto de seu periélio — o momento de máxima aproximação do Sol. Apesar disso, são astros pouco brilhantes, em razão de seu período orbital curto.

Afinal, depois de múltiplas passagens pelas redondezas do Sol, muito de seu gelo já evaporou e se foi. É justamente esse processo que aumenta seu brilho e produz as famosas caudas dos cometas.

Apesar disso, o 252P está produzindo uma surpresa agradável aos astrônomos.

PARA OBSERVAR
“O fato interessante é que o 252P está aumentando bastante de brilho”, diz Cristóvão Jacques, astrônomo do Observatório SONEAR, em Oliveira (MG).

Nos últimos dias, ele chegou ao limite da sensibilidade para observação a olho nu. O que quer dizer que, num céu com baixa poluição atmosférica e luminosa, é possível observá-lo de forma muito discreta sem o uso de instrumentos ópticos.

Entretanto, se tiver um binóculo, fica ainda mais fácil. “Facilmente acessível”, descreve Jacques. “E sua visibilidade está bastante favorecida aqui no hemisferio Sul.”

No céu, o cometa está próximo à Grande Nuvem de Magalhães, a mais notável das galáxias-satélites da Via Láctea. Transita pela constelação da Ave do Paraíso até o dia 22, quando adentra a do Altar, de onde sai no dia 24. No dia seguinte, adentra a constelação de Escorpião onde permanece até o fim do mês, tornando-se menos brilhante a cada dia que passa.

A proximidade da passagem dos cometas é tão grande que a IAU (União Astronômica Internacional) sugeriu que todos ficassem de olho em possível atividade de chuva de meteoros ocasionada pelo evento. Um pico de atividade, se houver alguma coisa, é esperado para a madrugada do dia 20.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Salvador! Moro em Santa Catarina, a que direção será possível vê-lo melhor? Ao Sul ? Acredito que mais longe do horizonte pela madrugada.

    Tem algum aplicativo para smartphone que indicaria para melhor localizar a constelação de Ave do Paraíso?

    Vou de binóculos mesmo, quero catá-lo hoje!

  2. Boa tarde, Salvador.
    Uma dúvida: hoje a noite, olhando para o céu a olho nu, como poderei identificar cometa?
    Abs.

    1. Você pode procurar ele na direção do horizonte Sul. Mas não será fácil vê-lo a olho nu. Só se o céu estiver bem limpo e livre de poluição luminosa. Procure uma bolinha difusa, que não se parece com uma estrela. (Mas não está fácil. Tentei, na cidade de São Paulo, nos últimos dias, e a olho nu não tinha como.)

  3. O chutômetro desafiador avisa que os compostos orgânicos são integrantes do gelo ou da rocha e estão agregados face a atmosfera e gravidade do cometa.

    1. Quer fazer parte da Igreja dos Morons, Oswaldo? Você seria um pastor de muita valia para a igreja, seria a autocrítica dela, o “ombudsman” da instituição.

      1. Não quero, sou católico. Quanto ao fazer parte de alguma ouvidoria acho que não: sou muito bom em escutar coisas lógicas e racionais e péssimo com devaneios e achismos.

    1. O cometa tinha atingido 4.8 (o limite a olho nu é 5.5), então em tese, num céu bem escuro, você pode vê-lo a olho nu. Talvez aumente um pouquinho mais o brilho, mas não muito mais.

  4. Bem vindos, meninos. Acredito que na próxima visita do Haley em 2061, com a tecnologia que teremos disponível, será um espetáculo de sondas orbitando e pousando nosso mais famoso cometa, enviando imagens e vídeos de altíssima definição, mas provavelmente não estarei mais aqui pra ver (rsrs). Uma dúvida querido Salvador, seria possível astronautas aterrissarem também num cometa ou asteroide, ou não passa de ficção hollywoodiana?

  5. Se a passagem de cometas servissem para derrubar governantes corruptos o Brasil deveria teria visto no mínimo a passagem de um cometa por ano nos últimos cinquenta anos.

  6. Não dá para nomear esse par de cometas de LULA e DILMA?
    Vem do nada, cresce, tem um brilho e se apagam e ainda ameaçam a terra! Nada mais parecido.

  7. Em 1997 vi o Halley bop…(?)ao norte de Portugal que visão fantástica…o cometa aparecia a olho nú com sua cauda…parecia câmera lenta…muito impressionante….!!!!

  8. “No passado, quando um cometa aparecia nos céus, era tido pelos supersticiosos como um sinal de mau agouro, muitas vezes prenunciando a morte de reis e a queda de impérios”. Desta vez, como são dois, estão indicando a queda de Dilma e Lula! 😀

    Brincadeiras à parte, Salvador, responda-me, a título de curiosidade infantil: o que ocorreria se um cometa, e não um asteroide, se chocasse contra um planeta (não necessariamente a Terra)? Por exemplo, se, num gigantesco acaso, um cometa tipo Halley colidisse com Marte no mês que vem, veríamos um show pirotécnico de camarote. Mas quais seriam as implicações para o planeta em si? O cometa não poderia trazer uns compostos químicos diferentes pra lá não? Alterar o solo e atmosfera? Fazer renascer o planeta? 😀

  9. Boa matéria Salvador. Mostra como a humanidade ainda é vulnerável a eventos como estes. Mas estamos caminhando no sentido de termos algum controle no futuro a eventos apocalípticos como esse, e isso é o mais importante.

  10. Cometas em dose dupla? Quem sabe… prenúncio da queda de uma presidenta e de um ministro que ora toma posse ora não toma posse? E espero que dê para observar aqui na terrinha do interior do sul do Brasil, mesmo com binóculo. Vi o Halley em fins de 1985 a olho nu várias vezes e achei bonito o espetáculo, apesar da opinião de alguns que postaram aqui no blog. Depois não consegui ver mais nenhuma… Obrigado, Salvador, pelo post.

  11. Salvador, esses cometas com a orbita passando perto da Terra em seu periélio, é possível especular que eles possam ser restos de algum evento na formação da Terra?

    1. Não. Eles têm de ter “caído” por essa região faz pouco tempo, senão não teriam gelo nenhum a essa altura. Como a Lua, que só tem gelo onde não bate Sol.

  12. Desde a decepção com o Halley (apesar de eu ter conseguido fotografá-lo – fui a uma montanha perto de Serra Negra – a visão foi decepcionante em relação às expectativas), não tivemos um cometa bonito como os das figuras nos livros de história… Que pena que esses daí serão do mesmo jeito. Aqui de SP, sem chances de vê-lo, pelo jeito.

    1. Radoico, eu também lembro do Haley, era bem moleque na época, e como você, fiquei muito frustrado…

      Olhando hoje com olhos mais experientes, percebo que mais uma vez fomos vítimas de oportunistas sensacionalistas, se aproveitando do fato para venderem camisetas, lunetas de plástico de qualidade duvidosa, poster… Cientificamente falando, já se suspeitava que não seria nenhuma aparição espetacular, como a de 1910 (meu avô na época da aparição de 1986 me falou dela. ainda era muito criança pra se lembrar de detalhes, mas tinha uma vaga lembrança de ter sido um evento notável)

      Sim, lamento dizer que se aproveitaram de um fato interessante, por sinal, para lucrar vendendo quinquilharias… Bom, já deveríamos estar vacinados contra estas coisas, né? A indústria de consumo não mede moralidade quando se trata de lucrar com qualquer coisa…

    1. Pequenos para cometas, grandes para caírem aqui. Se caíssem, seria como aquela rede de fotos, um estragão.

  13. Salvador, no início do ano tentei ver o cometa Catalina porém sem sucesso, esse cometa vai estar brilhante? Vai ser possível observar alguma calda? Ou apenas um ponto semelhante a uma estrela?

    1. Então, hoje na Austrália já reportaram magnitude 4,8 e coma de um grau. É relativamente grande, acima do limite a olho nu (5,5), mas ainda bem discreto.

  14. Salvador,qual o tamanho desse cometa que poderá ser observado com binóculo? Qual melhor hora pra observá-lo ?

    1. Julio, ele fica no céu, na direção Sul, praticamente a noite toda. Com binóculo certeza que você acha.

  15. Não seria o cometa Halley o que mais se aproxima da terra?
    E por que o Halley é tão famoso?

    1. O Halley combina várias coisas: passa perto, é grande e tem um período mais longo, que o desgasta mais devagar, além de levá-lo mais perto do Sol.

    2. Não, nada a ver esta afirmação! Tudo depende de sincronia, do cometa “cruzar” a órbita da Terra no momento em que a translação do planeta o leva para exatamente este mesmo local! Se mais longe, mais perto, ou em rota de colisão… isto é quase sempre difícil de prever, e podemos seguramente delegar isto ao acaso!

      A fama do Halley está no fato de ter sido o primeiro cometa periódico detectado e previsto, e de ter aparecido exatamente na época em que seu descobridor previu que apareceria, comprovando sua teoria. Infelizmente em 1758 Edmond Halley não estava mais vivo para ver com seus próprios olhos a confirmação de sua previsão. 🙁 Mas pelo menos o cometa recebeu seu nome como homenagem bem merecida!

  16. JESUS WILL COM COME BACK SOON

    OS SINAIS PARA A VOLTA DE CRISTO NÃO ESTÃO EM COMETAS, MAS EM SINAIS QUE SE DESENROLAM NO MUNDO, E QUEM CONHECE AS PROFECIAS PODEM VÊ-LOS A OLHO NÚ. NESTE INICIO DO 3º MILÊNIO DC, ESTAMOS NO FINAL DE APCALIPSE 3

    1. Claro. Quem nunca viu todas as imagens de Jesus montado num cometa nas igrejas? 😛

    2. Puta merda. Alem dos malucos que aparecem por aqui, agora veio a Comunidade inteira?! Fudeu…rs

    3. O livro de apocalipse foi escrito por Paulo para comunicar-se com as igrejas, e tudo representado ali já aconteceu, não literalmente o qual não era o objetivo da carta! e sim o contexto e o significado de cada acontecimento narrado na carta.
      não sei para que tanta teoria da conspiração!!

  17. METEORO ATINGIRÁ A TERRA. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. Apocalipse 8:10-13. São os sinais que anunciam a volta do Senhor Jesus Cristo, que acontecerão SIMULTANEAMENTE. Terremotos, maremotos, tsunamis, fome, peste, guerras, tornados, vulcões, meteoros, cometas, tempestades, furacões. Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que arrependa. São 7 anos de Grande Tribulação, início 2011. Jesus Cristo breve virá. Só Jesus Cristo salva Adonai.

      1. Hehehe, incrível como dão tanta importância a um livro escrito por um João (a propósito, nem era O JOÃO discípulo, como todos imaginam, mas um outro joão, que já era nome comum…) que resolveu por no papel as suas viagem que observou regado a altas doses de chazinhos de cogumelo…

    1. Vai estudar a Bíblia meu filho, não ler, se não passa vergonha.
      novamente estude o contexto histórico desse livro, com quem Paulo estava comunicando, as 7 igrejas, cada uma tinha problemas, porem a carta dele estava grampeada não podia falar abertamente o que queria, então utilizou essa forma para poder comunicar sem levantar suspeita!

      1. Estudar a bíblia, a Tora ou o (Al)Corão ?
        Não quero perder meu tempo, então preciso saber qual seguir!

    2. Um dos maiores fieis da Igreja dos Morons. Da seita dos apocalípticos “now, tomorrow and every single day”.

    3. nossa mano, quanta terça parte eles levaram de tudo… isso ai num é anjo não… isso ai é o PT

  18. Salvador quais os tamanhos? se um desses se chocasse com a terra seria o fim de tudo? o ser humano tem controle total do espaço e tem condições de saber com antecedencia se vier algum corpo celeste em direção à terra? se sim o que caiu na Russia estaria fora dos possiveis de visualisar com antecedencia? se sim, não seria muita pretensão do ser humano considerando-se a dimensão do universo que foge à nossa compreensão?

    1. Pequenos para cometas, grandes para um impacto. E não, o ser humano está longe de ter controle total do espaço. Muitas coisas podem dar errado e nos pegar de surpresa.

  19. Salvador, boa noite, gostaria de saber se daqui de Salvador-BA seria possível visualizar… E a que horas da madruga exatamente esses cometas vão passar.

    1. Você pode vê-los ao longo dos próximos dias. Na verdade só o 252P; o outro vai ser muito difícil. Praticamente a noite toda, na direção Sul. Quanto mais ao sul, melhor. E dê um abraço à cidade com que partilho o nome. Lugar incrível esse em que você mora! Abraço!

  20. “queda de impérios” E a “profecia” de 1988 “Ladrão pobre vai preso e ladrão rico vira ministro” Seria esse império a cair? Vai cometa!

  21. Se for sinal de apocalipse, espero que esteja marcado pra dia 14/04 em Brasília. Me perdoem, não deu pra segurar a piada.

  22. POR FAVOR EXPLIQUEM PARA UM AMADOR COMO EU AONDE VER O COMETA.
    NASCENTE, POENTE REFERENCIAS SIMPLES.OBRIGADO

    1. Carlos, olhe na direção do horizonte Sul. A constelação Ave do Paraíso permanece a noite inteira acima do horizonte, mas estará mais alta na madrugada.

  23. Boa matéria, eu fui surpreendido…

    Sugiro também matérias sobre os erros de cálculos astronômicos, que são de 5X ou mais do que se pensava, sem contar que a Terra tem pequenas variações de órbita…

    Acho que será por menos ainda…

    Valeu,

    1. Altamir, não sei de onde você tirou essa de que os cálculos astronômicos costumam errar por um fator de 5. A que você se refere?
      Abraço,
      S.

      1. Talvez ele se refira àquele asteroide que está, ou já passou, perto da Terra, e que não se sabia com certeza a distância em que ele passaria. Mas ali, acredito eu, o problema foi outro…

        1. Já passou, se não me engano, no dia 7, a 4 milhões de km. Li isso em algum lugar, mas não tenho informação segura.

    2. Altamir, se os cálculos astronômicos errassem com esse fator que você sugere, a New Horizons nunca teria passado tão perto de Plutão e os jipes que estão em Marte não estariam lá…

      Ao contrário, os cálculos deles são enormemente precisos, fantásticos!

  24. As órbitas de ambos são bem semelhantes, parece realmente que eles foram um só no passado. E pelo jeito o brilho deles é fraco porque ninguém os viu a olho nu até agora apesar que eles estiveram no periélio há poucos dias atrás.

  25. Só para constar seu livro em formato Digital Ebook CIÊNCIA PROIBIDA,
    esta na promoção na livraria Cultura R$ 9,90

Comments are closed.