Astronomia: Qual é a chance de estarmos sozinhos no Universo?
Cientistas calculam a probabilidade de a humanidade ser a única inteligência do Universo.
ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO?
Essa talvez seja a mais intrigante das questões já investigadas pela ciência. Mas fato é que ainda não podemos fazer grandes afirmações a respeito da existência ou não de outras civilizações além da nossa.
COLOCANDO OS NÚMEROS
O problema foi sumarizado na famosa equação de Drake, criada pelo astrofísico Frank Drake em 1961. Ela tenta fornecer uma base para estimar a quantidade de inteligências extraterrestres a partir de vários fatores, como o número total de estrelas, a fração delas com planetas e quantos desses efetivamente desenvolvem vida.
CHUTÔMETRO EM AÇÃO
O problema todo é que alguns dos fatores são difíceis de estimar. Por exemplo, de todos os planetas que desenvolvem vida, quantos chegam a ter uma espécie inteligente? E por quanto tempo vive uma civilização, uma vez que surja? Não temos a mais vaga ideia, pois só há um exemplo conhecido: a Terra.
OTIMISTAS E PESSIMISTAS
O resultado é que a equação de Drake pode dar a resposta que você quiser, dependendo do seu otimismo sobre os fatores desconhecidos. Aí não vale. Mas agora uma dupla de cientistas nos EUA resolveu abordar a questão por outro ângulo.
RODA DA FORTUNA
Qual é a probabilidade de que o caso da Terra tenha sido único, nos 13,8 bilhões de anos de existência do Universo? Ao se fazerem essa pergunta, Adam Frank e Woody Sullivan notaram que os fatores exigidos para calcular a resposta já são todos conhecidos.
0,000000000000000000001
Eis portanto a probabilidade de a humanidade ter sido a única instância de inteligência a surgir no Universo: uma em 10 bilhões de trilhões. Isso significa que, mesmo que você pense que a chance de um planeta desenvolver vida inteligente seja absurdamente pequena, algo como 1 em 1 trilhão, ainda assim teria de concordar que devem ter existido cerca de 10 bilhões de civilizações espalhadas pelo cosmos em toda a sua história. É um bocado de ETs.
(Confira o artigo científico da dupla, publicado no periódico “Astrobiology”.)
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Salvador, se este Post continuar aberto para cometários por toda esta semana, teremos um recorde de participações. Temos de tudo, de “viajantes do futuro a estarmos sós no Universo” .
Estão faltando Oswaldinho e o Apolinário para carimbarem que somos os iluminados e magnânimos de todo o Universo. Maravilhas da criação sem precedente em todo Universo.
De qualquer maneira, sensacional o Blog. Não concordo com algumas radicalizações dos participantes, mas faz parte do crescimento de cada um . Seu comentário para o Ramsés é o correto, que a audiência qualificada de hoje foi da pescaria de ontem e muito mais está por vir.
Parabéns, Salvador.
Raf, os dois citados já estiveram por aí… 😉
Salvador, é importante que estejam e que voltem, possuem histórico e as discussões com eles tem um nível qualificado para seu Blog. Quem sabe parem de crer “somente” no etéreo. A Ciência existe e está mais forte que nunca. A própria Igreja mantém vários cientistas no CERN e em outros institutos de pesquisa. Eles mesmos possuem um ótimo observatório. Ah, e o Gevaerd tem que aparecer também?
Isac Lima, alguns dizem que os OVNIs são máquinas do tempo da própria Terra (isso explicaria por que eles não querem fazer contato, pois não querem afetar sua linha temporal). Outros dizem que são aeronaves nazistas. Outros dizem que são fenômenos atmosféricos naturais mas pouco estudados, responsáveis também pelo Boi-tatá e Dragões chineses (basicamente bolas luminosas com uma cauda aparente causada por traços de ilusão na retina). Outros acham que são fenômenos ligados à atividade sísmica da Terra (pois as aparições de OVNIs aumentam com a atividade sísmica e vulcânica, com preferencia por lugares (montanhas etc) onde existem falhas geológicas. Logo, por que a hipótese de OVNIs = ETs é a melhor? Me parece que a hipótese de máquinas do tempo explica mais coisas (por exemplo os ETs humanóides = humanos do futuro). Ou seja, qual o seu critério para decidir qual hipótese é melhor que a outra? A hipótese ET explica porque temos mais OVNIs perto de falhas geológicas?
Humanos do futuro? hmm… viajar ao passado, pelo que sabemos atualmente, não dá.
Mas pelo que sabemos atualmente viajar perto da velocidade da luz e fazer manobras malucas no ar, também não. 😛
Boa Eduardo, tem gente que quer discutir um assunto que não sabem nem do que se trata……
ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO? NÃO ESTAMOS.
Todos falam, mais ninguém faz a pergunta “Se estamos sozinhos no universo e como se explica aparições de OVNIS no Brasil e no Mundo?”, isso prova que não estamos sozinho. Concorda.
Discordo. OVNIs, pela própria sigla, são “não-identificados”. Logo, a pergunta sobre vida fora da Terra segue sem resposta, não importa quantos OVNIs sejam observados…
Não acredito em OVNIS. Creio que sejam fruto da imaginação, mentira ou fenômenos naturais, mas não tenho dúvidas sobre a vida fora da terra. E aos bilhões como tudo no universo. Simplesmente todas as estrelas pesquisadas até agora, somente na Via Láctea, possuem sistemas planetários. Porque somente nosso planeta possui vida?
é evidente que não há a menor possibilidade de estamos sós no universo pois a arqueologia já encontrou evidências de objetos de milhões de anos, assim como de restícios ferramentais da inteligência de humanos no planeta. Imaginem no universo todo. Temos escritos sumérios à respeito dos Anunnakis. Temos livros russos à respeitos das 58 raças, enfim…quem quiser acreditar em jesus cristo filho de deus que fique a vontade pois de mentiras e besteiras os mundo está cheio. A pior delas no brasilsinho é acreditarem nessa idiotice ded N.S. da Conceição Aparecida que foi inventada prá trazer os pretos ao catolicismo. O pior de tudo foi transformá-la na padroeira desse país construído pelos brancos europeus e suas tecnologias.
ZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzz…
Eu me interesso muito por este assunto, acho o universo muito misterioso, infinitas coisas para serem descobertas, sendo que nem descobrimos todas as espécies que vivem no nosso planeta (exemplo: fundo do mar, mais no interior da terra, no núcleo, etc…).
A vida surge em diversos lugares inusitados….. estamos procurando vida em outros planetas, e é claro que ela existe, porém pode se levar em consideração outros tipos de vida que não somos capazes de compreender, um exemplo disso são bactérias, ou tipos similares de vida que vivem em temperaturas altas, tipo dentro de vulcões…….onde estou querendo chegar, estamos procurando tipo de vida em planetas, mas existe a possibilidade de existir tipos de vida nas estrelas também…..tipos de vida que suportam o calor extremo na superfície das estrelas ou no interior delas……..pensando desta forma, a probabilidade de existir outros tipos de vida por ai a fora aumenta muito…………..mas nossa tecnologia não é capaz nem de conseguir averiguar direito os planetas quanto mais as estrelas rsrsrsrs
Ohh Sarvado…e la vai nois ispecula di novo ne? Pare cum isso minino. Ninguem sabe di certo. E tudo ispeculacao, basiada em uma ecuacao boba… a verdadi e que nois vai te q espera a ciencia dize pra nois…ate la tudo nao passa di fiquicao cientifica. O teliscopio Webb tarveis ajude um poco, si ele consigui faze as ispectrofotometria das atmosfera dus praneta quando passa na frenti da sua istrela. E ve si tem umas quimica di origi organica…Mai eu acho q ele so vai midi nos infravermeio. ne?
Intao negocio e relaxa I ispera mais umas decada.
Não tem especulação aí, Zé. Eles só calcularam a probabilidade de sermos únicos, baseados apenas em fatores CONHECIDOS.
Escrever propositalmente errado não é mais difícil do que escrever certo? Pra mim é, mas cada um na sua né…
Bom, independente de encontrar vida ou não, a lista de exoplanetas potencialmente habitáveis deverá crescer exponencialmente nos próximos 5 anos…
Eu gosto do jeito do seu Zé! rs
Também gosto, mas o Traetz tem razão, escrever “minerim ou minerês” não é fácil não! rsrs
Eu só acho interessante, muito na verdade, é que acaso achem um único micróbio em algum outro lugar do UNIVERSO, eles dizem que HÁ vida lá fora, mas que milhões de células dentro do útero de uma mulher, que irá gerar uma vida inteligente, talvez não seja vida, e que por isso poderia ser abortada.
Borges, o que eu acho interessante é você achar que há consenso entre os astrônomos sobre vida extraterrestre, que dirá aborto, que não é da alçada deles. Não vejo relação, na verdade. Constatar que há vida lá fora não significa que devamos necessariamente protegê-la, sempre. Não vejo ninguém querendo proteger o Aedes aegypti. E é vida também. Enfim, você misturou duas discussões controversas, sem nenhuma razão para tanto. rs
Em 1961 o homem sequer tinha chegado à Lua e nem conhecia muito do sistema solar. Hoje, com a descoberta de planetas anões dentro do sistema solar, e com a descoberta de sistemas estelares diversos na galáxia, pode-se dizer que a equação de Drake encontra-se obsoleta e não pode ser considerada, pois as variáveis estão desatualizadas. Não será difícil descobrir que a vida lá fora é muito comum, muito superior, inclusive, ao resultado da equação de Drake
Apenas para corrigir: quando disse “sistemas estelares” eu quis dizer, na verdade, “sistemas planetários”
A equação de Drake não traz os valores, só os fatores a serem considerados. Portanto, nunca se desatualiza. O que pode se desatualizar é nossa estimativa de cada um dos fatores.
Esses números me deixaram meio tanto…deu até uma maresia…Acho que vou fazer um sanduíche de presunto prá dar uma relaxada…
Esse é um assunto que todos se interessam. Os céticos sempre se posicionam de forma prática – sem olhar para o próprio rosto -, e dizem que somos os únicos seres inteligentes nesse universo. Costumam, repetidamente – e insistentemente -, fazerem a mesma pergunta: provem???????
Habitualmente, se amparam na religião, em Deus. No entanto, esquecem de que Deus também não pode ser “provado” sua existência. Tudo é uma questão de fé. Apenas isso.
Sinceramente, acredito que seria muita pretensão nossa, “desejar, querer e afirmar” que somos os únicos seres inteligentes nesse imenso e descomunal universo. Isso beira a uma infantilidade sem limites. É óbvio que existe vida lá fora. É óbvio que existe vida inteligente lá fora. É óbvio que, considerando as dimensões espaciais, encontram os mesmos empecilhos que nós encontramos. É óbvio que esse desenvolvimento pode estar numa patamar similar ao nosso ou infinitamente SUPERIOR. Não é possível afirmar nada nesse sentido.
Fica claro também que, essa existência ou um provável contato, nem sempre pode ser aquilo que esperamos. Nós condicionamos a presença alguns elementos químicos como fundamentais para a existência de vida e isso pode não ser o correto…
Aos céticos que exigem provas, deveriam realizar uma única pergunta como forma de esclarecimento e uma nova ótica para o assunto: eles lá em cima, em qualquer lugar desse universo, podem estar fazendo as mesmas perguntas que vocês fazem. Por que não fazem contato?!
Céticos se amparando na religião? Você está confuso. Os céticos exigem evidências. E o certo é assim o fazerem. Se não o fizessem, aí sim incorreriam nos erros da religião. Note que esse cálculo é absolutamente cético, no sentido de que não extrapola nada além do que é de fato conhecido e amparado por evidências.
Acredito que os céticos sejam pouco providos de estudos, leituras ou inteligência a este respeito. Seria cético imaginar que entre os bilhões de estrelas simplesmente na nossa galáxia, junto a outras bilhões de estrelas de outros bilhões de galáxias conhecidas, Apenas nosso micro sol foi contemplado com o que chamamos de vida. Acredito que a vida seja universal assim como galáxias, estrelas planetas e luas.
Acho, como você, que a vida seja universal, mas não vejo os céticos tendo problemas com essa noção. Na verdade, os crédulos (na singularidade da Terra) é que têm problemas com isso. A única coisa dos céticos é que eles buscam evidências que confirmem a hipótese — e é isso que os cientistas estão fazendo. Não queremos “achar”; queremos “saber”. 😉
Comentários:
Estes dados são baseados apenas na matéria bariônica.
Contatos ditos “sociais” não devem ser encarados como a única forma de presenciar uma outra forma de consciência. Um virus que lhe infecte “sabe” que você existe mas não lhe conhece socialmente.
A consciência permeia todas as camadas de nossa dissecação científica, do micro ao macro sem fim.
A inteligência deve ser inteligente (ou humilde) o bastante para não se colocar no topo de alguma montanha imaginária.
Ah, mas impossível não adotarmos nossa própria perspectiva para definir inteligência de forma que seja inteligível para nós. 😛
Caros Humanos. Sobre essa pauta da reportagem com relação se há ou não vida extraterrestre, sim há! Evidências? Inúmeras. Para os religiosos que leem a Bíblia ao pé da letra, para muitos somos únicos, mas, esta escrito no mesmo santo livro que há 7 céus antes do nosso e cada céu se estende a uma imensidão inimaginável, tendo os seus próprios habitantes, que não são os humanos. Aos que creem na ciência e na pura lógica, sabemos através de estudos que a Terra foi criada bilhões de anos “depois” da criação do próprio universo em si, e dos mesmos elementos da criação “matematicamente” foram criadas ‘Terras’ por assim se dizer em números incontáveis.
Bom ainda somos tão rudimentares em nossa forma de “pensar/agir/sentir” e ainda temos um ego tão elevado, que pensamos que somos as únicas criaturas viventes em toda essa “Dimensão”, e que somos as mais especiais de todas, nosso pensamento é tão primitivo, que ainda olhamos as mulheres como seres incapazes de se compararem ao homem, que a cor da pele faz uma pessoa ser menor que a outra e o sentimento do “EU” prevalece sobre o “NÓS”, (kkkk) somos tão patéticos (kkk), sendo assim as provas de que existe vida no universo e em algum outro planeta mmuuiittoo mais próximo a Terra esta escancarada na nossa cara, basta enxergarmos, basta mudarmos o nosso pensamento e sentimento e teremos a verdade, a coisa é mais simples do que parece, eles existem “ETs”, mas nós não queremos vê-los, isso é a verdade!
Temos a curiosidade (“Leia bem-> CURIOSIDADE”), mas no fundo não queremos perder a pedestal de criaturas únicas no universo, por assim se dizer, somos tão estúpidos com nossos próprios semelhantes, que quando descobrirmos a verdade, entrará um sentimento tão ruim em nossas mentes e corações que aos nos depararmos que eles já estão aqui, convivem conosco, são nossos amigos, parentes e até pessoas que odiamos, reviveremos a caça as bruxas!
A burrice/egoísmo são os pais dos tolos, essas conversas sobre se há ou não vida fora da Terra, será eterna para aqueles que continuam com um pensamento centrado em si, quer a verdade? Ela é simples, por isso as pessoas não acreditam. Olha só que legal, você esta lendo esse comentário certo? Tem alguém atrás de você observando sua reação, não acredita? Pergunte!
Galera é muito simples essa questão.È claro que não estamos sozinhos nesse imenso universo.
O fato é que estamos distribuídos em distancias incalculável.O criador fez tudo dessa forma,porque se tivéssemos acesso em outra civilizações ,com certeza causaríamos guerras e muitas mortes.
Portanto estamos condenados na nossa solidão.solidão porque jamais algum de nós terá chance de visitar nossos irmãos espalhados nesse vasto universo a fora.
Esse negócio de visitação pode ser que nunca venha a acontecer mesmo, mas “só” saber se existe vida e saber onde está já seria fantástico…
O ser humano fica auscultando no céu, em busca de sinais de rádio.
Os sinais de rádio andam a qual velocidade? A velocidade próxima da luz.
Ficam também enviando sinais de rádio.
Quanto tempo um sinal de rádio demora para chegar a estrela mais próxima?
Milhares ou até milhões de anos.
Quer dizer, se não descobrirem outra tecnologia, mais rápida do que a luz. Esqueça.
Estamos numa espécie de ilha na galáxia e no universo.
E a nossa vizinhança é extremamente tranquila, um cantinho bem tranquilo.
Graças a Deus, literalmente.
Acredito que exista tanta vida no universo, que nossa fã filosofia é capaz de imaginar.
Milhões ou bilhões de planetas com cada vida interessante.
E pouquíssimos, talvez nenhum, desenvolveu tecnologia nem para viajar,
nem para se comunicar uns com os outros.
Talvez a única tecnologia, que se possa se chamar assim, até agora é o espírito.
Se é que vocês acreditam em espíritos, tenham até medo de falar.
Envolve pesadamente religiões, dizem que os espíritos viajam tão rápido que pode
chegar em qualquer lugar do universo em pouco tempo.
Ai caiaio…
Vida fora da Terra, seja inteligente ou não, é fato estatístico por enquanto.
Não saberíamos se há peixes no oceano, por exemplo, se vivêssemos dentro de uma casa na praia, jamais saíssemos de lá e só observássemos o exterior pelo buraco da fechadura da porta. Dizer que há vida inteligente e é impossível o contato, seja para nós ou para eles, é ter uma visão míope e baseado apenas no que sabemos até o momento. Nós sabemos apenas de uma fração ínfima da realidade. Não estamos nem perto de saber tudo que há para saber. Então, o mais sensato é pensar que as possibilidades são infinitas.
Quando tinha 10 anos de idade me ensinaram que a Via Láctea tinha 100 bilhões de estrelas, sendo que algumas delas seriam milhões e até um bilhão de vezes maior que o nosso Sol. Aos 20 anos fiquei sabendo que este número dobrou: já eram 200 bilhões de estrelas em nossa galáxia. Hoje, há que diga existirem 400 bilhões de estrelas na Galáxia. No universo, na mesma linha de raciocínio, deve ter, no mínimo, 400 bilhões de galáxias, sendo algumas delas milhões de vezes maior que a Via Láctea. Pulsares, Quasares, Buracos Negros a parte. Porque “Deus” faria um universo desta magnitude apenas para um punhadinho de humanos idiotas contemplarem? 400 bilhões vezes 400 bilhões dá cerca de septilhões de Estrelas. No sistema solar existem uma estrela e 8 planetas, além de uma série de objetos espaciais que podem ainda chegar a categoria de planeta. Não temos sequer ideia do que existe na Nuvem de Orth que é o limite de nosso sistema solar. Vamos supor que a maioria dessas estrelas tenham mais de um planeta, já seriam, no mínimo septilhões de planetas, fora as luas, cabendo lembrar que há planetas em nosso sistema solar que possuem dezenas de luas sólidas, a exemplo de Júpiter. Então não venha com xuxurunhas de que Deus é isso é aquilo. Deus é fruto da sua imaginação. Quando o homem percebeu que não conseguiria lutar contra as forças incrivelmente superiores da natureza, precisou buscar um super herói para salvá-lo das tempestades, dos furacões, terremotos, tusnamis etc. É bom lembrar nesse contexto que em Júpiter, planeta mil vezes maior que a Terra, tem um furacão que rodopia há mais de trezentos anos e tem 3 vezes o tamanho de Terra. Se existissem jupiterianos será que pensariam que Deus colocou esse furacão lá para atrapalhar as suas vidas? Imaginem: O Sol é um milhão de vezes maior que a Terra, a Estrela Canis Majorias na constelação do Cão Maior é um bilhão de vezes maior que o Sol. Ainda querem falar de solidão no espaço? Para maior entendimento leiam os livros OH MY GOD e O MANTO DE VEGA de autoria desse escriba.
1- “xuxurunhas” kkkk… divertido, expressão nova para mim…
2- VY Canis Majoris é em raio a maior estrela conhecida com 1.420 +/- 120 raios solares, e em massa possui 17 +/- 8 massas solares. Não chega nem perto da casa dos bilhões, portanto…
3- A maior galáxia conhecida IC 1101 é aproximadamente 58 vezes maior que a Via Láctea (em diâmetro e considerando um halo gigantesco), longe, portanto, da casa dos milhões…
Enfim, acho louvável que você queira criticar os Teo/Geocentristas, mas os argumentos usados precisam ser mais precisos para que as suas palavras ganhem o lastro necessário…
A RESPOSTA É SIMPLES… EXCLUINDO O TEMPO, ESPAÇO E DIMENSÃO, E BASEANDO-SE NO FATO, QUE O UNIVERSO SE EXPANDE SEM FIM; NA QUANTIDADE INCONTÁVEL DE ESTRELAS, PLANETAS, SISTEMAS…. QUE ATÉ OS DIAS ATUAIS, NUNCA SE ENCONTROU UM PLANETA IGUAL A TERRA, SIMILAR SIM E NÃO IGUAL, E MESMO COM TODA A TECNOLOGIA, NÃO SE ENCONTROU VESTIGIOS CLAROS E NEM SINAIS DE ALGUMA VIDA INTELIGENTE LÁ FORA, FICA EVIDENTE QUE SOMOS OS ÚNICOS NO UNIVERSO. NO MÁXIMO, O PRÓPRIO SER HUMANO, A MILHÕES E MILHÕES DE ANOS SAIU DE ALGUM LUGAR E COLONIZOU NOSSO PLANETA….
Como já comentaram, eu acredito que existe vida inteligente no universo mas os tais anos-luz de distancia nos impedem de mandar um oi. Se eles tiverem mais tecnologia que nós e sabem de nós, provavelmente souberam pois o que eles ouviram foram sinais de uma civilizaçao extinta.
Claro que tem vida e inteligente, assim como tem cura para algumas graves doenças. O problema é que os mandas- chuvas não tem interesse em que as pessoas tenham patriotismo pelo planeta . Quem lucra com guerra não quer ,a industria da saúde tambem não e etc. No dia que disserem na estrela mais proxima da Terra ,tem uma civilização mais avançada do que a nossa e que consegue voar na velocidade de luz. Os países vão virar bairros no mundo e tudo será pensado em prol do planeta. Mais pra ciencia é assim tem que matar a cobra e mostrar a pau, eles sabem que a cobra existe o problema esta ainda em matar e mostrar o pau que é as provas cientificas.
Eu quis dizer assim na estrela da mais proxima da Terra tem um planeta . Pra ninguem dizer que eu disse na estrela.
Lá fora tem vida inteligente sim, com toda certeza, já estiveram aqui, meu pai viu, e de pertinho, não tenho dúvidas, meu pai não era louco, ele viu, junto com dezenas de testemunhas. Aconteceu no Piaui, final dos anos 50, por volta das 19:00h, por ocasião da revista do recolher num quartel do exército, ele era o oficial de dia, toda a guarda do quartel presenciou. É só pesquisar, há registros na Aeronáutica. Essa é a história mais fantástica da presença de seres alienígenas no mundo, e por incrível que pareça aconteceu aqui no Brasil, e no Piauí. Eu acredito, não tenho dúvidas, é 100% .
Considerando que foram precisos alguns bilhões de anos para que a vida pudesse ter as condições se sustentar e evoluir, a existência de civilizações tecnologicamente avançadas podem ter ocorrido em uma fração de tempo cujas dimensões do universo tornem difícil a inter-observação. Se houver vida que evolui como a da terra num planeta orbitando uma estrela a um milhão de anos, por exemplo, estaríamos recebendo seus sinais do passado e os nossos somente seriam recebidos daqui um milhão (menos 100 anos) considerando as transmissões de rádio…
Depende que tipo de inteligencia esta sendo tratada, tem alguns que defendem o PT e se acham inteligentes, kkkkkkkkk.
e isso pq ainda nem desconfiamos o que existe além do buraco negro….
Imagine uma linha do tempo que represente o surgimento sistema solar e o planeta Terra. Dentro desta linha, em uma fração insignificante de tempo, aparece a vida na Terra e a criatura humana com sua capacidade de desenvolver-se e pensar. Em uma fração de tempo menor ainda, de + ou – 80 anos de vida aprendemos como formular pensamentos depois de muitos estudos. Dentro da nossa absurda arrogante ignorância e prepotência infinita tentamos interpretar o passado do universo, como se fosse possível. Dai veio a grande ideia que simplifica tudo: Deus. É um conceito das criaturas deste planeta, um nada no universo. Achar que Deus, o tempo ou mesmo a natureza da forma como entendemos estão ai só para os humanos…??? Nossa sorte é que tudo está corretamente muito longe, a anos luz, parsecs etc…
Inimaginável seria pensar que em 13,4Bi de anos, a vida não tenha brotado(assim como na Terra) em algum lugar do cosmos seja inteligente ou não. Acho que civilizações(vida inteligente) podem ter brotado, crescido e morrido em qualquer lugar e que dificilmente teríamos como descobrir. Imagine a Terra após algum evento cataclísmico que destrua nossa Atmosfera e a vida se extingua: Provavelmente não sobraria nenhum vestígio após Mil, dois mil anos, o que em tempo cósmico, não é nada!!!
Para mim a questão é: Por quanto tempo sobreviveremos para descobrir ou contar nossa historia!!!
Fico pensando apenas no seguinte fato:
De acordo com este número gigante, a quantidade de seres mais inteligentes ( se é que podemos nos chamar assim) que os humanos deve ser bem grande e eles devem ter muita facilidade em viagens intergaláticas.
Considerando o pouco que sabemos sobre inteligência, e que ela pode ser usada para o bem e para o mal, alguns destes seres não seriam tão bonzinhos assim ao ponto de esperar que uma raça (nós) possa dominar toda uma galaxia em menos de 300 anos ( o que é muito pouco em termos astronômicos)
Resumindo…ou somos muito sortudos por ser minoria mesmo ou somos sortudos porque o bem está vencendo o mal.
Diante desse e de outros debates sobre o assunto, eu pergunto, no desejo de saber um pouco mais: Por que foi criada a Ufologia e para que ela serve?
Penso que seria muita pretensão nossa achar que somos os únicos seres inteligentes no universo. Talvez no sistema solar…ou até mesmo na via lactea, mas considerando o que o cosmólogo e físico americano Lawrence Krauss diz que, há mais estrelas no universo do que grãos de areia na terra, acho impossível nao existir outros seres inteligenctes no universo. Acho que a questão é que são galaxias tão distantes que a probablidade de alguém chegar até aqui é quase nula.
Salvador, li recentemente um texto sobre o Paradoxo de Fermi, que trata do porquê ainda não termos sido contatados por nenhuma civilização extraterrestre, considerando que a probabilidade de elas existirem é alta. Já abordou esse assunto?.
Não diretamente. Eu falei um pouco do Paradoxo de Fermi no meu livro Extraterrestres. Mas, sinceramente, acho que é um falso paradoxo. Há tantas possíveis explicações para não termos tido um contato que você pode escolher a sua favorita.
A ciência parece não ter dúvidas, pelo menos em teoria, que não estamos sozinhos, e eu concordo plenamente. Como disse Carl Sagan em Contact, “It would be an awful waste of space” (seria um terrível desperdício de espaço).
Mas há um outro ponto de vista. Há várias décadas a grande maioria dos movimentos espiritualistas já fala na presença de extraterrestres entre nós, mas não necessariamente em forma física. Pelas informações que temos acumulado nas últimas décadas, a vida é abundante em todos os cantos do Universo. Há planetas desde os primitivos, mais brutalizados, até mundos ditos “celestes”, onde o Bem reina absoluto. São muito comuns as transmigrações entre planetas, patrocinadas por seres mais evoluídos. Quando um determinado planeta apresenta uma disparidade muito grande, isto é, pessoas com comportamento animalizado convivendo com pessoas já espiritualizadas e focadas no bem, ocorrem triagens periódicas. Estas últimas permanecem, enquanto os revoltosos são conduzidos a mundos primitivos, para que possam progredir no seu ritmo sem atrapalhar os demais. Mas isto não acontece fisicamente, e sim de forma silenciosa, com as pessoas já desencarnadas.
O que temos visto é que este processo já iniciou no nosso planeta, e aparentemente vai durar ainda alguns séculos. Há extraterrestres entre nós, que são apenas irmãos mais experientes, que já passaram por esse processo, e estão nos ajudando, mas no lado extrafísico. Eles mesmos dizem que é desnecessário e irrelevante se apresentarem “oficialmente” à humanidade no plano físico, porque seu trabalho é silencioso, e ninguém abraçaria o Bem apenas por saber que eles existem.
Com relação aos extraterrestres que aparentemente aparecem fisicamente entre nós, há muitas evidências de que também estariam nos ajudando silenciosamente… mas não parecem ter interesse em causar estardalhaço, pois a principal frente de atuação não é no plano físico. Talvez possam nos ajudar na reconstrução da civilização, após a dura transição do nosso planeta de um mundo de expiações e provas para um mundo de regeneração. Vamos ver.
Será que os cientistas consideraram, em seus cálculos, a probabilidade de se encontrar vida inteligente AQUI na Terra?
Criar um Universo infinito para se ter vida em apenas um planeta não me parece muito razoável. Se o efeito da criação, ou seja, o próprio Universo é inteligente a causa deve necessariamente ser inteligente. Portanto, não me parece que quem criou o Universo tenha sido tão pouco inteligente, para criar tudo apenas para os seus ‘eleitos’ contemplarem. Creio que tudo tenha um propósito, caso contrário não deveria existir.
Qual o problema de estarmos sozinhos no universo…? O problema, como sempre, são os excessos de suposições e conjecturas… Se realmente existir vida em outro/s planeta/s e “se” for inteligente tecnologicamente, um dia nos encontraremos… Caso contrário…
AS FOTOS DOS DRONES OPORTUNIT E DO CURIOSIT, ESTA TIPO SOBRE EFEITO DE STAGRAM QUE DISTORCEM AS IMAGENS ASSIM ; TUDO QUE VEMOS PARECEM ROCHAS ;MAS NAO ESTAO; NAQUELAS FOTOS ;PROTOZOARIOS ;EXISTEM MUITOS CADAVERES DE REPTILIANOS; COMO TAMBEM EXISTEM CIVILIZAÇOES E ESPECIMES MINUSCULAS; QUE ESTA CAPTADAS NO SISTEMA EFEITO STEREO DE FOTOS; POREM ACREDITO POR STRAGAM; AS MESMAS TAMBEM ESTAM DESFOCADAS ; A QUAL NAO DA PRA SE PERCEBER 100 %; ESTAS MINUSCULAS CRIATURAS; COMO TAMBEM TUAS CIDADES SUB-TERRANEAS ; TENTEM LOCALIZAR ALGO SEMELHANTES A PEQUENAS MARIPOSAS PENDURADAS NAS SOMBRAS DAS ENCOSTAS DAS ROCHAS E MONTANHAS!! [FADINHAS OU LEMURES-MORCEGOS MINUSCULOS] ASSIM COMO OUTROS SERES EXISTEM LA ;ASSIM COMO OBSERVAMOS EM NOSSA LUA; AO MESMO TEMPO EXISTEM ROEDORES COMO SURICATOS GIGANTESCOS ; COMO TAMBEM FLORESTAS HABITADAS E CORAIS SUB-MERSOS EM MARES TAMBEM HABITADOS.
Salvador, eu tentei o Google Translate sem sucesso. Você conseguiu?
Vida é quase certo que sim, já que na terra existe vida em todos os ambientes extremos. Agora vida inteligente como os seres humanos é um pouco mais complicado.
Caro Salvador, sabemos que a luz viaja na velocidade da luz. Será que para ela o tempo também não passa ou passa muito devagar ? Se ela foi emitida há milhões de anos, para nós, em outra galáxia para ela foi emitida bem pouquinho tempo atrás ? Esse mundo é muito maluco. Anda bem que é assim. Admiro esse pessoal que pesquisa. Precisam de muita inteligência e muita intuição para conseguirem alguma descoberta. E muita paciência também.
AS FOTOS DO DRONE OPORTUNIT E DO CURIOSIT ESTA TIPO SOBRE EFEITO DE STAGRAM QUE DISTORCEM AS IMAGENS ASSIM ; TUDO QUE VEMOS PARECEM ROCHAS ;MAS NAO ESTAO; NAQUELAS FOTOS ;PROTOZOARIOS ;EXISTEM MUITOS CADAVERES DE REPTILIANOS; COMO TAMBEM EXISTEM CIVILIZAÇOES E ESPECIMES MINUSCULAS; QUE ESTA CAPTADAS NO SISTEMA EFEITO STEREO DE FOTOS; POREM ACREDITO POR STRAGAM; AS MESMAS TAMBEM ESTAM DESFOCADAS ; A QUAL NAO DA PRA SE PERCEBER 100 %; ESTAS MINUSCULAS CRIATURAS; COMO TAMBEM TUAS CIDADES SUBTERRANEAS ; TENTEM LOCALIZAR ALGO SEMELHANTES A PEQUENAS MARIPOSAS PENDURADAS NAS SOMBRAS DAS ENCOSTAS DAS ROCHAS E MONTANHAS!! [FADINHAS OU LEMURES-MORCEGOS MINUSCULOS] ASSIM COMO OUTROS SERES EXISTEM LA ;ASSIM COMO OBSERVAMOS EM NOSSA LUA; AO MESMO TEMPO EXISTEM ROEDORES COMO SURICATOS GIGANTESCOS ; COMO TAMBEM FLORESTAS HABITADAS E CORAIS SUBMERÇOS EM MARES TAMBEM HABITADOS.
Cara, volta pra escola, por favor. Você precisa urgentemente ser alfabetizado…
Não sei se comemoro quando está na home da uol ou se começo a chorar. Porque quando vai pra home, olha o naipe dos comentários!
Força, Salva!
Ramsés, não se esqueça de que a audiência cativa qualificada que temos hoje foi da pescaria que fizemos lá nos últimos anos. Mais gente bacana virá junto com o tsunami de lixo. 😉
Por essa ótica, tem toda razão.
E “a núvem de churume” (parafraseando o Eu™) serve para o humor diário.
Abrax!
Esquece amigo
Nunca acharemos nada
Estamos esquecidos aqui nesse fim de mundo
Deve existir vida lá fora, até eu já vi um ovni. Não sei se era um Alien, mas foi muito estranho.
>>POR EXEMPLO SE BASEARMOS NO MARTELO DE KINGSBORN COM 400MILHÕES DE ANOS; VEMOS QUE NAO CONHECEMOS NADA DA NOSSA ANTROPOLOGIA; DAI NA PROPIA LUA; NO LADO OCULTO, ESPECIFICANDO MARE MOSCOVIESE; PROXIMO A CRATERA BELIEV; EXISTE UMA CIVILIZAÇÃO REMANESCENTE COMO OUTRAS ESPALHADAS EM NOSSO SATELIT; SIM COMO EM MARTE VIMOS ;VARIAS CIDADES E CIVILIZAÇOES ;ASSIM COMO NA EUROPA, LUA DE JUPTER ; E EM CERES PLANETOIDE QUE AS CAMERAS JA CAPTARAM UMA CIDADE E QUE FICA UMA ZONA ENTRE MARTE E O CINTURAM DE ASTEROIDES QUE CONTAM A MITOLOGIA ESTA FORMADO POR ESTILHAÇOS DE TIMATH; VEMOS AS MESMAS CIDADES TIPICAMENTE ; DE CIVILIZAÇOES COSMICAS; NA CONSTRELAÇAO DE HORIOM PROXIMO A UM PLANETA QUE ESTA A 64 ANOS LUZ; VEMOS .OUTRO ESPAÇO COM VARIOS ASPECTOS DE CIVILIZAÇOES ; EXTRA TERRESTRES; A QUESTAO ESTA ACREDITO REMANESCENTE DE CORAIS COSMICOS DE DIMENÇOES GIGANTESCAS ; QUE SE DESENVOLVE AO REDOR DAS NEBULOSAS DAS ESTRELAS COMO A BETELGELSE DE ORION ; NO SISTEMA WORLDWISE TELESCOPIO PODEMOS VER NAO SO BASTOES DE DIMENÇOES GIGANTESCAS ;COMO PLANETOIDES ; ANOES CONSTRUIDO DE FORMA ARTIFICIAL; ESTAS CIVILIZAÇOES A MAIS DE 400MILHOES DE ANSO DE EVOLUÇÃO JA DESENVOLVERAM ENGENHARIA DE CONSTRUÇOES DE ASTRSO E PLANETAS ATRAVES DE CAPTAÇÃO DE ELEMENTOS QUIMICOS DO SOL ; AQUI A GENTE EXTRAI PETROLEO EM AGUAS PROFUNDAS ; LA ELES EXTRAEM HELIO NEUTRONS E OTROS ELEMENTOS DO SOL PARA FORMAREM ENERGIA PARA CONSTRUÇÃO DOS ASTROS; MUITOS PLANETOIDES COMO OS SATELITES QUE VEMOS ESTAO ARTIFICIAIS ; HUMA DAS TECNICAS USADAS POR ELES ESTA TIPO UM OLHO MAGICO FEITO COMO LENTES EM REDOMA DE OURO QUE REFLETE A ENERGIA DAS ESTRELAS E DO SOL FORMANDO ASSIM UM ECO SISTEMA AQUECIDO QUE PRODUZ LUZ E FOTOSSINTESES PROCUREM NO YOU TUBE ;LUA MOON CIVILIZAÇOES ALIENS MARE MOSCOVIESES BELIEVE E VERAM UM POUCO DO QUE DIGO; QUANTO A TECNOLOGIA DE DISCOS VOADORES ; USAM A TECNOLOGIA DE SOBREPOSIÇÃO DE EIXOS DO GIROSCOPIO; COM A CIENCIA DA FORÇA CENTRIPETA + PERPENDICULAÇAO DE EIXOS DE CAMPOS MAGNETICOS; SOBRE A CORRENTE ALTERNADA;DE SUPER CONDUTORES; PRODUZINDO SISTEMAS DE PARAFUSO SEM FIM ;COMO A TECNOLOGIA DESENVOLVIDA POR TESLA DES DO ANOS 1800; ONDE ESTIVERAM DESENVOLVIDOS E EVOLUDOS VERSOES TANTO NA EUROPA COMO NOS ESTADOS UNIDOS >>PATENTES DE TESLA.
“REMANESCENTE DE CORAIS COSMICOS DE DIMENÇOES GIGANTESCAS ; QUE SE DESENVOLVE AO REDOR DAS NEBULOSAS DAS ESTRELAS COMO A BETELGELSE DE ORION ”
Uaaauuuuu
Salvador! Como nunca pensamos nisso antes?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Preciso do colírio alucinógeno do Simão… rs
Bem, não estamos e nunca estivemos sozinhos no Universo. Existe vida sim fora desse pequeno planeta. Mas vidas mais evoluídas.
A verdade não está lá fora, Ela, já está aqui na terra há um bocado de tempo. Um conhecimento que veio até a humanidade para que passassem a se conhecer, saber de onde viemos, como viemos, para onde vamos e como vamos. Um conhecimento que tem por objetivo levar toda a humanidade em sua estado natural.
Não se trata de uma nova religião, nem de seita, filosofia ou ciência. É uma Cultura, trazida da origem para que a humanidade nessa fase em que se encontra, passe a se guiar na terra nesses dias turbulentos. Procure Conhecer Cultura Racional dos Livros Universo em Desencanto.
Mas leia antes de sua mente querer já julgar algo onde ela mesmo nunca viu e nem sabe o que se trata.
Salve a todos!
“Pela fé, os mundos foram criados”.
Qualquer civilização que evolua por algumas dezenas de milhares de anos – coisa que ainda não fizemos – terá tecnologia para vencer as grandes distâncias que nos separam de outras galáxias podendo nos visitar e não será com naves tripuladas como os toscos discos voadores. Se estas civilizações existem, já devem saber da nossa existência e não terem o menor interesse em serem conhecidas por nós, do contrário, já teriam se manifestado.
Eu acredito que nunca mesmo iremos viajar mais rápido que a luz – nem mesmo uma boa fração dela. Mas acredito que será possível o teletransporte de longa distância, mas isso somente depois de instalarmos receptores na outra extremidade, no local a sermos teletransportados.
Então, primeiro montaremos uma espécie de portal em órbita da Terra e um outro, por exemplo, lá pela órbita de Plutão. Daí, basta enviarmos um segundo para o Cinturão de Kuiper (é assim que se escreve?) e um terceiro para um local tão distante quanto um quarto da distância entre nossa estrela e a Alfa de Centauro, e uma outra na sua metade e ….. até implantarmos um “corredor” de teletransportes e outros, e outros, e …..
Apóstolo TDS
Mede-se sem erros o deplorável nível de conhecimento científico do brasileiro pela total falta de sentido em certos “comentários” pela internet afora.
Fanáticos religiosos (comentando num blog de ciência!), palpiteiros sem base científica, pessoas sem a capacidade de interpretar textos, etc..
Lastimável.
Brasil, um país de tolos.
Olá, Salvador! Apesar de a chance de sermos os únicos é ínfima, me recordo das palavras do físico Stephen Hawking. Segundo ele, dadas as enormes distâncias que separam as diversas civilizações existentes, antes de fazerem contato umas com as outras, tais civilizações tendem à auto-extinção. Você concorda? Abraço.
monte de Ets comentando kkkkkkkk
Tá amarrado, em nome de Jesuis!
…como sempre digo, não conhecemos nada ainda do universo, as nossas limitações ainda são grandes, mesmo com toda essa tecnologia que existe hoje, mas, precisaríamos muito mais avanços para começar a entender melhor o universo. Tudo que existe hoje são apenas teorias.
Seria muita pretensão acharmos que seremos os únicos seres existentes num universo infinito. Seria a Terra o único planeta “sortudo” a ter vida?…..não creio que não, ainda teremos notícias de novas formas de vida extraterrestres.