Astronomia: Conheça Júpiter
A sonda Juno chega hoje a Júpiter. Conheça melhor o maior dos planetas do Sistema Solar.
O DEUS DOS DEUSES
A intuição dos antigos é admirável. Mesmo sem a capacidade técnica para determinar o tamanho dos planetas, eles decidiram dar a Júpiter o nome da principal divindade de seu panteão. Ele tem mais massa que todos os outros planetas somados e, em seu interior, daria para acomodar umas 1.300 Terras.
QUASE UMA ESTRELA
A exemplo do Sol, seus principais componentes são hidrogênio (75%) e hélio (24%) —os dois elementos mais abundantes do Universo. O que faltou em Júpiter para ser uma estrela foi só massa. O Sol tem mil vezes mais.
MINISSISTEMA SOLAR
Com esse tamanho todo, ele foi capaz de induzir a formação de um sem-número de corpos menores ao seu redor. São 67 luas conhecidas, além de discretos anéis de poeira. As quatro maiores luas, Io, Europa, Ganimedes e Calisto, descobertas por Galileu em 1610, são mundos incríveis.
POR DENTRO DE JÚPITER
Não é porque ele é um planeta gigante gasoso que só há gás por lá. Num mergulho imaginário em seu interior, veríamos a pressão fazer com que a atmosfera comece gradualmente a se comportar como líquido. E, indo ainda mais fundo, a um quarto da distância até o centro, o hidrogênio líquido se comporta como um metal.
MAGNÉTICO
Esse monte de hidrogênio metálico gera um campo magnético tão poderoso que faz o da Terra parecer um ímã de geladeira. Isso inunda os arredores jovianos de radiação —um desafio para qualquer nave que voe por lá.
VIDA NAS NUVENS?
Júpiter gira. E como. Um dia joviano dura só dez horas, e a rotação causa muita turbulência na atmosfera. Suas nuvens superiores são de amônia e, numa camada mais profunda, possivelmente há as de água. O consenso é que não há vida, mas Carl Sagan imaginou microrganismos e até mesmo criaturas similares a balões prosperando em sua atmosfera.
JUNO AO VIVO
A sonda americana Juno fará na noite desta segunda-feira (4) a manobra para entrar em órbita de Júpiter. Se der certo, ela se tornará a segunda espaçonave a se estabelecer nos arredores jovianos em toda a história. O Mensageiro Sideral, que não é bobo nem nada, vai transmitir o evento ao vivo pelo YouTube. Fique ligado no vídeo abaixo a partir das 23h.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Salva!
São cerca de 34′ luz que demora para o sinal chegar até nós?
Isso significa dizer que, mesmo na velocidade a luz, poderíamos (se fosse possível) nos considerarmos numa verdadeira carroça espacial, considerando as imensas distâncias siderais.
Embarquem (se tiverem paciência) nesse fóton do vídeo abaixo, partindo do sol em direção a Júpiter. São eternos 45′ na velocidade da luz.
http://aswinehart.com/Riding-Light
Em razão das posições da Terra e de Júpiter, 48 minutos-luz no momento.
O que aconteceria se uma bomba H explodisse na atmosfera de Júpiter?
Faria bum. 😛
Salva, e por falar em “bum”, como a atmosfera é super-densa a propagação do som através do planeta deve ser muito eficiente… imagina o estrondo que teria sido o impacto do Shoemaker para um suposto observador “lá dentro”…
Eu não consigo imaginar o interior de um planeta como Júpiter. Parece algo além da minha imaginação. 😛
Seria um evento tão catastrófico quanto uma mosquinha batendo no para-brisa de um ônibus… que medo…
Caro Salvador,
Qual seria a teoria dos astrônomos para os antigos povos (sumérios, babilônios e outros), possuírem técnica avançada de observação e profundo conhecimento da natureza do universo (sistema solar e da galáxia)? A motivação seria apenas uma ciência daqueles povos?
Eles não tinham profundo conhecimento da natureza do Universo. Os gregos pensavam que o Universo era menor que a órbita da Terra em torno do Sol. Assim como os babilônios e sumérios, pensavam que a Terra estava imóvel no centro do Universo.
Já que estamos falando de Júpiter, bem que podiam lançar outra ficção como “Europa Report”. Cara, foi um dos melhores filmes que já assisti sobre exploração de planetas e procura por vida. Eu achei incrível as imagens, as dificuldades que uma viagem como essa teria. Pena que não deve dar muita bilheteria esse tipo de filme. Já imaginou quantos roteiros possiveis sobre explorações à Titan (babei com a sonda huigens descendo), Vênus, Plutão, Netuno…
Esse filme realmente é muito bom 😉
Obrigado pela indicação do filme, já fui verificar, parece que já tem no Netflix. Alô Salvador e demais, poderiam fazer uma lista de melhores filmes do gênero? Já devem ter feito, mas que tal repetir algumas indicações, pelo menos?
É interessante cogitar como os antigos deram a Júpiter o nome do seu maior Deus. Ele tinham como de fato saber que Júpiter era o maior dos planetas? Vênus é o planeta mais brilhante visto aqui da Terra. Júpiter, por sua vez, é o segundo planeta mais brilhante do céu. Penso eu que astrônomos antigos devem ter percebido que Vênus está muito mais próximo da Terra do que Júpiter. Que em pense o brilho superior de Vênus, Júpiter está muito mais distante. Assim, ele seria maior. Bom os gregos eram observadores e grandes matemáticos, eles eram muito bons triangular distâncias e os romanos herdaram tais conhecimentos dos gregos.
Há também uma segunda hipótese, a de que os antigos soubessem da existência das luas de Júpiter. Na verdade, as principais luas de Júpiter estão um pouco acima do limite da nossa acuidade visual, no entanto, algumas pessoas com uma acuidade visual muito acima da média podem, de fato, observar as luas a olho nu.
Algumas culturas antigas retratavam Júpiter rodeado de outras “estrelas menores”, supostamente suas luas. Será? Assim, um planeta rodeado de luas, é como um deus rodeado de deuses menores. Deu jeito ou de outro a escolha do nome de Júpiter para o maior planeta do sistema solar foi bastante apropriada.
Esse artigo é interessante… convido a todos a uma rápida leitura.
http://www.denisdutton.com/jupiter_moons.htm
Muito interessante seu comentário e o artigo Victor 🙂
Eu nunca tinha imaginado que alguém pudesse ter observado as grandes luas de Júpiter sem auxilio. Mas como estão no limite da nossa capacidade de percepção é possível que algum “sortudo” tenha tido ou tem essa capacidade.
Salvador, como esses supostos “Seres Balões” conseguiriam suportar uma gravidade tão forte como a de Júpiter.
A gravidade de lá é bem maior do que na terra certo?
Na altura da cobertura de nuvens, a gravidade é 2,5 a da Terra. Não insuportável, portanto. Lembre-se de que a gravidade cai com o quadrado da distância, e Júpiter é bem menos denso que a Terra. Isso ajuda. Mas, claro, se você mergulhar para dentro, a coisa fica bem feia — não só pela gravidade, mas pela pressão.
Realmente e muito legal, e mais um horizonte novo de eventos, e as luas de jupiter quando vão ser analisadas???
Estão planejando missões para elas, tanto Nasa quanto ESA.
Salve Salva…..me desculpe a pergunta quase infantil de um ser totalmente leigo em astronomia….mas mesmo assim vou formulá-la…..Qual a explicação dos planetas se manterem equilibrados no universo ? Sem que caiam pelo chão ? rsrs
Se for devido a atração que o Sol exerce sobre eles, então por sua vez, o que mantem o Sol em sua posição ? E assim por diante ?
Henrique, tudo é um balé gravitacional. Os planetas giram em torno do Sol, o Sol gira em torno do centro da Via Láctea, a Via Láctea dança ao redor do centro de gravidade do Grupo Local de galáxias, o Grupo Local transita pelo Aglomerado de Virgem, que por sua vez pertence ao Superaglomerado Laniakea, que é a maior estrutura conhecida. Além dessa escala, a expansão cósmica está afastando tudo de todo o resto.
Henrique, há que lembrar que não existe “chão” no espaço… Nós e os objetos na superfície da Terra caímos por atração gravitacional da Terra. Na Lua, o “chão” é a superfície da Lua, e assim por diante.
Senhores. Estou muito animado com esta missão. Mas não sejamos inocentes. Se encontrarem vida em Jupiter, não será divulgado. Nossa espécie atrasada não esta preparada para receber esta noticia ainda e os governos farão de tudo para proteger o status quo. Se algo vivo aparecer…, algo estranho problema técnico vai causar falha no sinal e pronto. É trsite, mas a verdade.
Não acho. Mas vamos lembrar que a Juno não vai mesmo descobrir vida em Júpiter. Ela não tem equipamento para isso. Aliás, nem sei que tipo de equipamento poderia descobrir vida em Júpiter.
Que tal um balão? kkkkkkkkkkkkkkk Olha, seguindo a linha imaginativa de Carl Sagan para supostos seres vivos, uma sonda-balão? Jogar sondas-balões em Júpiter. Seria possível tal façanha?
Ótimo! A NASA já pensou nisso! Droga, e eu achando que minha ideia era original. 😛
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-estuda-vento-bots-estudar-jupiter&id=010130150728#.V3rI3rgrLIU
É uma baita ideia, como você já descobriu. 🙂
Não se engane. Se por acaso a Juno descobrir algo vivo em Júpiter a NASA vai soltar foguetes, balões e tudo que vc imaginar para comemorar essa descoberta.
Vai ser manchete em todos os veículos de comunicação, até o presidente dos USA irá fazer um pronunciamento espetacular.
Essa descoberta iria abrir as portas do dinheiro para as missões e projetos da NASA, e de outras agências no mundo inteiro.
É ser inocente pensar que algo assim seria acobertado. A NASA jamais deixaria esse toque de midas passar despercebido.
A respeito do titulo da matéria (vida em Jupiter), considero esta afirmação uma heresia, o planeta vive de extremos e condições totalmente hostis para abrigar a vida (pelo menos como a que conhecemos).
Fale isso pros tardígrados!
Muito bem colocado: “pelo menos como a que conhecemos”.
Mas e quanto ao que não conhecemos ainda? 😀
Sagan embora fosse um cientista era sem dúvida um entusiasta. Esses seres que o pessoal está falando, ainda que fossem possíveis, não passam de possibilidades, assim como vida baseada em silício.
Ola! com tanto hidrogênio, oxigênio e outros mais no espaço não falta combustível para dar uma volta na nossa galáxia.
Parabéns pelo seu blog. Você consegue, com maestria transmitir assuntos de astronomia numa linguagem mais acessível aos leigos, mas sem perder conteúdo e substância. Acompanho todas as novidades por aqui.
Valeu, Rafael!
Salvador, você é o cara, obrigado por suas matérias, são incríveis que o criador de todos os mundos te abençoe.
Tamos aí, devidamente abençoados! 🙂
Sempre imaginei o nucleo solido por alguns motivos:
1) Rotação intensa da massa gasosa e sempre na mesma direção. Não há movimentação caótica dos gases mais externos. Deve haver algum balizador extremamente denso no centro;
2) O fato de emitir radiação de grandes proporções. Será que haveria Ferro nesse núcleo?
3) Curioso como as massas de gases de diferentes cores se separam em faixas dependendo da latitude do planeta;
4) Estou especialmente interessado na aurora Joviana, btw. Será que o Infravermelho emitido para as luas providencia uma temperatura mais alta pras mesmas?
Apenas umas observações
1. A rotação de Júpiter é muito alta e sempre no mesmo sentido, pela inércia e arraste é fácil entender pq os gases movimentam na mesma direção. O movimento do gases externos são bastante caóticos, basta ver qualquer foto ou filme do planeta. Mesmo se for sólido, o núcleo de Júpiter não esta em contato com a atmosfera, não baliza o comportamento da atmosfera.
2. Que tipo de radiação explicaria a presença de ferro? Se estiver falando de magnetismo sabe-se que o hidrogênio metálico é responsável por tal.
3. Mais uma vez a alta rotação, inércia, arraste e densidade atmosférica explica.
4. Boa pergunta 😉
Nosso atraso mental nos condiciona por motivo de classificação evolutiva universal a pensar que só a vida HUMANA é possível portanto, faço a pergunta se não se enxergar peixes em seu real habitat jamais acreditaríamos na existência de vida sub aquática correto, é claro que existem vidas e organizações de formas vitais diferentes da nossa não só em JÚPITER, portanto também em outros planetas e galáxias, o ser humano ainda esta em um estágio de conquistas e reparos morais, grandes são seus desejos de domínio e destruição, e não de cooperação universal, somos animais destruidores e predadores de nós mesmos, ainda muito atrasados, somos bichos que comemos bichos, se chegarmos a uma civilização pacifica e avançada, vamos destruí-los e tomar tudo que construíram ao longo de sua evolução. mas um dia chegaremos lá, a eternidade não tem pressa, não existe morte SÓ EXISTE EVOLUÇÃO.
Concordo que não existe morte.
Agora! Quanto à evolução tenho cá minhas dúvidas.
Por favor, leia: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/05/26/cinco-provas-da-evolucao-das-especies/
Já compararam (acho que foi Richard Dawkins) a vida ao rio Nilo. O rio está há centenas de milênios passando num mesmo ponto da margem, mas as gotículas passam por esse ponto apenas uma vez. A vida existe há bilhões de anos na Terra (é o rio), mas os indivíduos (as gotículas) só vivem uma vez. As espécies se manterão enquanto evoluírem, adaptando-se às mudanças no ambiente, ou perecerão, se não conseguirem se adaptar.
A vida na Terra irá desaparecer, com certeza, em um bilhão de anos, pela expansão do Sol. Se quiser continuar, alguma espécie terá que deixar o Sistema Solar antes que isso ocorra.
Salvador, muito da literatura e filmografia Sci-Fi viraram realidade, ao menos na teoria (por ex: os buracos negros e buracos de minhoca), então te pergunto: a exemplo do filme “2010: O ano em que faremos contato”, seria possível ativar artificialmente um processo de fusão estelar em Júpiter?
Sem monolitos alienígenas, não. rs
Olá Salvador. Existe algum estudo que calcule o limite de massa para que um planeta não se torne uma estrela? Em caso positivo, equivaleria a quantos “Jupteres”?
Cerca de 80-100 Jupíteres (acredite se quiser, esse é o plural; não fui eu que inventei, reclame com Camões). rs
Oi, Salvador! Quanto a essa história de imaginar como seria uma forma de vida em Júpiter, eu lembro que há muitos e muitos anos (uns quinze, mais ou menos, mas eu acho que mais) a Super fez uma matéria sensacional de várias páginas (não lembro se foi capa, eu acho que não) com ilustrações de formas de vida possíveis para todos os planetas do Sistema Solar, considerando suas particularidades. Não sei se já é da sua época lá, mas você lembra dessa matéria? Faz tempo que eu queria saber pelo menos de que ano é, que já ajuda pra procurar aqui em casa, mas nunca consegui me entender com a busca no site da Super (eu tenho impressão que eles não disponibilizam no arquivo nenhuma ilustração de matérias, e essa era quase que só ilustrações…).
Bia, lembro vagamente dessa história, mas também não me lembro de quando foi.
Ualll… Queria ter lido essa matéria
Bia, dei uma googada e olha o que achei!
Deve ser o artigo q vc esta procurando
Muito bom
Obs.: o site é horrível, cheio de teorias de conspiração e outras bobagens. Mas o artigo está lá
http://www.assombrado.com.br/2013/11/como-seria-vida-nos-outros-planetas-do.html
Pallando, muito, muito, mas MUITO obrigada por ter encontrado essa matéria! É exatamente o que eu estava procurando, e eu fiquei até impressionada como depois de tanto tempo as figuras dos extraterrestres eram realmente o que eu guardei na memória! Vou dar um print screen para não perder as ilustrações nunca mais!
Mais uma vez, valeu!
Leio sempre essas matérias. Contemplar e estudar o cosmos nos dá a perspectiva de, um dia, sermos cidadãos cósmicos e não adstritos à Terra, como prisioneiros eternos e sem futuro. Parabéns!
Salvador, parabéns pela matéria na Folha de hoje. Um pouco de poesia no dia-a-dia é sempre bom, hehe. Abs
Valeu! Eu gostei de escrevê-la, misturando mitologia à coisa toda. Foi divertido! 🙂
Agora é só ficar naquela expectativa da entrada na órbita do maior de todos. O duro é ter que esperar aquele “that’s fine!” como ocorreu com a New Horizons. Pelo visto, a noite vai ser longa.
Abraços a todos!
PS … curto muito suas matérias Salvador Nogueira.
Valeu!
Nosso humilde sistema solar se resume a nossa estrela (o Sol ) e a Júpiter, o resto são consequências de suas existências … sorte da Terra, não seríamos essa exuberância de vida sem a proteção de Júpiter e a exata distância de nossa estrela. .
Hum… não.
Nada como descobrir mais sobre nosso grande escudo protetor !
não parece prepotência considerar que só há vida onde há água?
só as frágeis formas de vida da terra precisam de H2O e O2.
se houver outras formas de vida em outros planetas e eles precisarem de água e ar, seriam seres iguais aos que estão aqui, nesse caso recaímos sobre o fator (condições climáticas).
essas formas que vida que procuram só existe aqui.
A água tem propriedades incríveis como solvente, por sua polaridade molecular. Além de tudo, é composta por dois dos elementos mais abundantes do Universo e existe em tudo quanto é lugar. Há boas razões para apostarmos em água como solvente e carbono como base da vida, e elas são químicas, não puramente um viés terrestre.
Além do mais, os recursos são escassos e as possibilidades infinitas. A NASA faz o óbvio, procura por tipos de vidas que já se tem ciência. Ou prefere gastar tempo e recurso procurando formas de vidas baseadas e hipótese e teorias? Temos que ser sensatos e fazer o melhor com o pouco que temos. Isso é administrar!!!
Se não me engano há a premissa de que vida, em sua complexidade, só pode existir em torno de elementos que se recombinam de muitas formas (elementos tetravalentes), no nosso caso o Carbono e de um solvente poderoso, no nosso caso a água. Há algumas teorias sobre formas de vida baseadas em silício (no lugar do Carbono) e amônia (no lugar da água), mas não tem muito como fugir disso não.
Issaí.
Como sempre, parabéns Salvador Nogueira, pelas ótimas explicações deixando-nos mais bem informados a respeito das notícias cósmicas.
Salvador, quão maior ou quanta massa a mais Jupiter deveria ter para entrar em ignição? E quanto tempo duraria essa combustão com essa massa a mais? Um abraço. Obrigado.
Mario, imagino que você se refira a ele fazer fusão, como uma estrela. Precisaria ter cerca de 100 vezes mais massa. Se isso acontecesse, ele viveria por centenas de bilhões de anos — bem mais que o Sol. (Estrelas menores vivem mais que estrelas maiores.)
Valeu Salva!!!
Salva, bom dia! Que ansiedade pra ver esse negócio dar certo hein… E as imagens, acho que serão de tirar o fôlego…
Sobre esse lance de massa mínima, a partir de 13,5 massas jovianas já temos uma estrelinha anã marrom…
https://en.wikipedia.org/wiki/Brown_dwarf
Ah, sim, mas respondendo a dúvida do garotão aí em cima, a menor estrela conhecida que é capaz de sustentar a fusão de hidrogênio é a V 1581 Cygni C, com 79 massas jovianas.
Falei em 100 pra arredondar, mas é isso aí.
Serão, mas não prenda a respiração.
Anã marrom tecnicamente não é estrela, no máximo faz uma fusão limitada de deutério, mas não de hidrogênio.
Sabemos que o Sol um dia irá morrer, daqui alguns bilhões de anos. Hipoteticamente, seria possível transformar Júpiter em um segundo sol? Mesmo a Terra sendo destruída pela expansão da sol. Só curiosidade mesmo.
Não, não tem como. Você teria que comprimi-lo mais, mas falta massa para a gravidade fazer isso, e não conhecemos outro método.
Salva!! Boa tarde!
Supondo que em determinado momento Júpiter entrasse em fusão, se tornando uma estrela, o que aconteceria com o sistema solar???
Lembrando que isso é impossível. Se fosse possível, mudariam o ambiente de radiação, mas gravitacionalmente tudo continuaria igual. Júpiter-estrela girando ao redor do Sol (estou imaginando que a massa de Júpiter não aumentou, ele simplesmente “acendeu”).
Vlw Salvador!!
Obrigado pela atenção em responder!!
Tamos aí!
sim, porque para entrar em combustão faltaria um elemento essencial: oxigênio… 🙂
Salve Salva….
Porra que ótima noticia que você ira transmitir ao Vivo, costumava assistir esses eventos em um outro Canal, mas agora sem dúvida assistirei no seu. Espero que esse seja o primeiro de muitos eventos.
Valeu. Considere um experimento. Vamos ver se vai ficar legal. 😛
Bom dia Salvador.
Sabendo que o Hidrogênio é altamente inflamável e que a atmosfera de Júpiter tem 75% desse gás, o que aconteceria se acendessemos um fósforo lá ?
Abraço.
Nada. Sem oxigênio não há como acender um fósforo. 🙂
E se ao invés de acender um fósforo, detonásse-mos um artefato explosivo, tipo uma bomba atômica ?
Faria bum. Mas Júpiter não ia ligar muito. Já vimos coisa pior acontecer, como um cometa bater lá.
Mais um que faltou nas aulas, ai ai ai…
O que você fazia durante as aulas de química? Aposto que qualquer coisa, menos prestar atenção ao professor né…
E impressionante o gigantismo do planeta júpiter, vamos esperar que a ciência tire proveito dessa mega empreitada, e que nós, meros terráqueos, possamos ser de alguma forma beneficiados.
Uma mentira contada varias vezes se torna uma verdade…. Varias mentiras contadas varias vezes se torna uma historia !.
E um ignorante nunca passa disso, um ignorante. Fuja dessa! 😉
Estarrecedora a sua sapiência! Você é capaz de afirmar, fazendo o sinal da cruz, que a Terra é plana (ou até quadrada), sendo sustentada por uma imensa tartaruga, que flutua num imenso oceano, e que o Homem nunca foi à Lua. Parabéns, deixou as suas pegadas!
Voce tem certeza que evoce esta bem ?.
Essa resposta foi genial! Rsss
Resposta genial ?…. e ainda querem entender o UNIVERSO !!!!.
Nao queria ter te decepcionado tanto !.
Não me decepcionou, fique tranquilo! Só te dei um conselho amigável. 😉
Sim entendo seu conselho, da mesma forma que fui sincero em minhas ” palavras “. Descanse um pouco… Faz bem !.
Calma Salva!
Você sempre soube lidar muito bem com imbecis como este! A sua tensão é natural, hoje é um dia especial e a noite vai ser longa e excitante, relaxe e descanse, seus fieis seguidores (centenas ou milhares) o querem tranqüilo para que você possa ser o competente guia e tutor como sempre foi, pois esta noite promete ser histórica.
Até as 23:00 horas
Já sei Eu™ – e o cordão dos… rs
Valeu, Afrânio! Estou tenso mesmo! Hehehe
Voce nao me ofendeu e muito menos me comoveu com oque voce ” disse “…. Voce vai ter que melhorar muito !.
pois é Leo, isso tudo é mentira. O Mundo foi criado por um ser onipotente em 7 dias, ou melhor, 6 dias. e como isso é muito cansativo, teve que descansar no sétimo dia. Alias, aproveitando que você parece alguém muito inteligente, onde morava/vivia este ser que criou o universo antes de criar o universo ? ele vivia sozinho ? como será que era antes ? conta ai pra gente, também estou cansado destas mentiras de ciências e astronomia…. 😐
Para que o big bang ocorresse foi necessário uma grande quantidade de energia, seguindo o seu raciocínio, de onde surgiu toda essa energia? Como ela foi criada? Apareceu do nada? Portanto, quer você acredite no criacionismo ou na evolução, tem que ser por fé. Pois muitas coisas que o a teoria evolutiva afirma são também suposições sem comprovação científica. Mas fica tranquilo um dia todos nós iremos ter as respostas que procuramos.
No meu humilde modo de entender, a energia do Cosmo É e sempre . Ou seja: Ela não precisou ser criada, pois sempre esteve aqui. Ela é Eterna, apenas necessita que um Observador consciente a observe para que possa eclipsar como matéria.
Esse ou esses Observadores sou eu, você e tantos outros pelo Universo a fora.
Namaste
Epa, pera lá!! Quem disse que o criacionismo anda de mal com a ciência? Onde está escrito nas escrituras que não existem seres fora da terra ou que não existe universo? Quem acha que os fatos relatado por Salvador é mentira é tão ignorante quanto quem refuta a fé de outros. Os dois fatos são interessantes e estão intrinsecamente ligados.
O criacionismo anda de mal com a ciência quando interpretado no contexto da biologia e da formação das espécies.
e não vamos nos esquecer também das cobras falantes…
A sua rival esta te deixando um pouco perturbado… Tire alguns dias de ferias, va pra uma praia, curta a natureza ou entao faca alguma coisa fora de seu cotidiano, isso ira te deixar menos tenso. Essa tal religiao realmente deixa as pessoas loucas !.
Vc não sabe nem o que lê, não compreende o significado das palavras, não domina o Verbo, abre a Bíblia e …então diz que a religião deixa as pessoas loucas…com certeza deixa as pessoas loucas, você ficou louco.
Você é louco por não saber o que diz. Vai estudar, você é fraquinho nos argumentos.
Volta para catequese ou ajude o de souza.
Verdade …. se supormos que todas histórias que sabemos até hoje é mentira … imagine umas que chegaram até escrever vários livros e fizeram deles um só …
Fabio. Não perca seu tempo, já foi dito que se crentes ouvissem e entendessem argumentos racionais não haveriam crentes. A base da filosofia dessas pessoas é justamente não saber e nem querer saber de nada, simplesmente eles adotaram uma resposta e pronto “meu cérebro esta bloqueado para coisas novas, mesmo que isso me transforme em gado”, é isso. Observa-se uma constante nessas pessoas que é a convicção de saber a verdade, pretender saber a verdade, porém, somente existe uma verdade a saber, qual seja, que tudo se transforma então não há espaço para verdades absolutas. esse pessoal não entendeu ainda que a ciência não sabe e nem pretende saber a verdade, ao contrario dos crentes, portanto quando a ciência não sabe ela reconhece isso e pesquisa, ela estuda, não adota uma resposta. Mas mesmo sem saber a verdade final, veja onde chegamos com a ciência, ao contrario, esse pessoal parou no tempo, mas nosso amigo “Léo” não percebeu que esta usando um computador e se não fosse por isso não poderia sequer expressar sua falta de conhecimento.
Hein??? Vc le a noticia e diz que é mentira? Acredita em adão e eva também né!!! E vota no pt.
Esse seu raciocinio de deixou muito a ” quem ” dos fatos. Faca como o Salvador Nogueira disse : FUJA DESSA!.
Bate o pé! Arrebita! Arrebita!
Eu sou religioso, acredito em Adão e Eva, e nem por isso refuto o conteúdo desse site. Sou apaixonado por astronomia e acompanho com entusiasmo todas as publicações e novidades de exploração de planetas e novos cantos do universo.
Adão e Eva? Really?
Então, explica para o leo(ou de souza), porque ele não entende o que lê.
Estarrecedora a sua sapiência! Você é capaz de afirmar, fazendo o sinal da cruz, que a Terra é plana (ou até quadrada), sendo sustentada por uma imensa tartaruga, que flutua num imenso oceano, e que o Homem nunca foi à Lua. Parabéns, deixou as suas pegadas!
Uma dúvida: Qual foi a mentira contada várias vezes?
Eu nao disse que a materia do Salvador esta mentindo…. Simplismente falei sobre mentiras. Descobri um monte de loucos, Hilario, hahaha, mas preocupante.
Eu também não falei da minha matéria, de mentiras ou de qualquer outra coisa, exceto sobre ignorância. 😉
Oque perturba o mentiroso e a verdade !. Mas eu tambem nao disse que tudo que dizem porai e verdade, exceto as mentiras (90%).
ABRAM SEUS ÓLEOS!
Imaginem, amigos, a maravilha “do outro mundo” que certamente seria a visão de Júpiter de uma de suas luas. Imaginem alguém em solo de Io, Europa ou Calisto olhando para o alto e vendo essa coisa extraordinária sobre sua cabeça. Que espetáculo, meu Deus!!!
Pode crê.
Intuição??? Será??? ;-P
A não ser que eles conhecessem a lei da fravidade, sim, intuição. Não chega a ser surpreendente. Júpiter transita por todo o céu e tem brilho grande e pouco variável. O único a brilhar mais é Vênus, mas está sempre no nascer ou no por do Sol. Pouco alcance para o deus dos deuses…
*Gravidade
Salvador eu sei que sua intuição também diz que existe sim vida no universo ,mais como bom amante da ciencia que é deixa com ela a reponsabilidade de provar . As 23 estamos juntos.
Boa!
Muito bom. Acredito que esta Missão da Sonda Juno, irá revelar vários segredos de Júpiter.
Principalmente, sobre as camadas e o núcleo do Planeta.
E as Luas, serão monitoradas também? Como a Sonda Cassini já faz em Saturno?
Não, a órbita não será boa para estudar as luas.
Entrará em órbita polar se eu não me engano
Yup!
Valeu.
Vivendo e aprendendo…
Sempre imaginei que Júpiter fosse uma bola de gás com um núcleo sólido e hoje eu me surpreendi com a informação de que não, a maior parte do hidrogênio de sua composição se comporta como um líquido.
Salvador, senta que lá vem as perguntas (risos):
01) Eu pensava que em todo o sistema solar só a Terra e a lua Titã possuíssem líquidos em sua superfície, ou seja, água por aqui e metano por lá. Porque nunca ninguém falou em um oceano de hidrogênio em Júpiter?
02) Aliás, se o hidrogênio assume o estado líquido em em Júpiter, o mesmo de ocorrer nos demais planetas gasosos, Saturno, Netuno e Urano, não?
03) Esse “hidrogênio em estado líquido” poderia ser um meio propício a formação de reações químicas complexas tal como a água? PS: “reações químicas complexas” é um nome metido a besta para possibilidade de vida.
o mesmo pode ocorrer*
1) A questão é que o ambiente joviano é diferente demais, pois não há uma transição rígida entre a fase gasosa e a líquida (na verdade, um estado fluido supercrítico, se você gosta do palavrório). É uma situação diferente dos oceanos “convencionais”, em que há uma clara transição de fase entre o oceano e o ar.
2) Acho que sim para Saturno, mas não para Urano e Netuno, que têm bem menos hidrogênio e são muito menores.
3) Não. Estamos falando de pressões absurdamente altas, temperaturas idem, e hidrogênio dissociado. Nenhuma das gentis propriedades polares da molécula de água para reações químicas interessantes. Vale lembrar: o comportamento é de líquido, mas o ambiente é completamente alienígena, bem diferente dos oceanos convencionais. Estamos falando de um extremo.
Pois é, acho que nesse caso Carl Sagan foi ousado demais…
#mas-ele-pode!!! 😛
Em defesa do Carl Sagan penso que ele viveu numa época que era possível imaginar tais coisas por serem lógicas, tendo em vista que o conhecimento real a cerca dos planetas do sistema solar era muito escasso e provinha em sua maioria em das observações de telescópios feitos aqui da Terra.
O conhecimento acerca logo mudou quando as primeiras sondas enviadas por nos visitaram nossos planetas vizinhos. Por outro lado, sem esse traço imaginativo e de criatividade, o saudoso Carl Sagan não seria o cientista e astrônomo que foi. Ele era um gênio.
Não sei se li certo, mas acho que ele cogitou a possibilidade de existir um vida exuberante em Marte ainda nos 50, cogitou haver “ursos” em Marte ou coisas do tipo. risos.
Victor, sim, ele cogitou vida macroscópica em Marte, inspirado mais pelos livros do John Carter que leu na infância do que pela ciência em si. Carl era um daqueles entusiastas da máxima de Ian Malcolm à enésima potência: “Life finds a way.” Ele achava que, se ele mesmo conseguia bolar jeitos de coisas sobreviverem em ambientes inóspitos, a natureza, muito mais criativa que todos nós, não teria grandes dificuldades em realizar.
Acho que a postura dele era e é ainda extremamente saudável. Tendemos a achar a Terra ideal porque evoluímos na Terra; os jovianos certamente não pensariam assim. O raciocínio é perfeito. Esbarra apenas nos limites para a vida, que ainda não sabemos exatamente quais são (cansamos de descobrir extremófilos vivendo onde antes achávamos impossível), mas que certamente existem. Sagan sempre se encantou com as possibilidades, mas jamais se deixou confundir pela diferença entre fato e especulação. “Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.” Claramente não há nada, em termos de evidências, que suporte vida em Júpiter, e ele jamais defendeu que houvesse. Apenas especulou sobre possíveis ecossistemas no ambiente das nuvens jovianas, o que é claramente um assunto fascinante. Have a look: http://adsabs.harvard.edu/abs/1976ApJS…32..737S
“A intuição dos antigos..”? Apenas um cético que tem um blog.
Edilson.. apenas um trouxa que quer expor a ignorância.
Cara… vc não tem outra coisa prá fazer não?
Vai ler a bíblia vai…
Salvador, perdão pela pergunta que sei que é boba, mas é que eu não sei mesmo a resposta. Quando falamos de um planeta gasoso, significa que, em termos absolutamente leigos, não há “chão” por lá?
O texto explica isso! Depois de uma dada profundidade, o hidrogênio se comporta como líquido.
Salvador, meu caro!
Uma dúvida; (sei que parece beeeem besta minha dúvida, mas vou perguntar mesmo assim).
Quando a sonda mergulhar em Júpiter para ser destruída, quais são as chances de contaminarmos o planeta, mesmo que com 1% de algum metal/bacteria da sonda, e criar alguma espécie de reação em cadeia no planeta? (não em proporções catastróficas, como ‘matar’ o planeta) mas em causar algum “dano”nos gases, sei lá!
Pergunto isso, pq destruir a sonda é justamente para não contaminar as luas com bacterias terrestres, certo? (li no seu outro artigo!!)
Super abraço!
Nenhuma, Leandro. Ela vai queimar e se desintegrar na atmosfera.
Desculpe a ignorância. Mas como ela vai queimar , se não há oxigênio ?
Queimar no sentido de se desintegrar pelo atrito com a atmosfera. Não entrar em combustão, claro.
Lembro desse episódios de saga original cosmo quando Carl Sagan imaginou seres vivendo em Júpiter. Achei fantástico.
QUE VENHA BOAS NOTICIAS PARA NÓS TERRÁQUEOS !!!
Que fantástico é a matemática que a tudo cria, parabéns aos cientistas envolvidos nesta missão, que venham excelentes dados e imagens
Até hoje me lembro do barato que foi acompanhar aqui por este blog a New Horizons chegar a Plutão. Já tô me preparando pra repetir a dose, foi show!
Salvador, ótimo conhecer um pouco mais sobre Júpiter. Faltando pouco para Júpiter ser uma estrela, ele emite “calor” ou radiação, como o sol? E se ele fosse maior e realmente uma estrela, como poderia ser a vida aqui na Terra num sistema com duas estrelas? Abs.
Ele emite calor (e rádio), mas não produz energia como uma estrela. Apenas o calor interno que há em seu interior. Se ele fosse uma estrela, provavelmente afetaria a zona habitável que a Terra ocupa, mas nunca vi alguém fazer essas contas.
Salvador, calor não é transferência de energia ? Como pode um corpo “conter” calor em seu interior ? O que ele tem não é alta temperatura ?
Calor emitido é radiação infravermelha. É bem quente no interior de Júpiter pelo nível de pressão absurdo que tem lá, propiciado pela gravidade.
Quando ttrabalhei na NASA na década de 90, sim poderia haver chances de vida em Júpiter, porém a atmosfera é muito densa, mas seres balões, como são chamados podem ser talvez muito comuns em Jupiter.
Acho que o ceticismo é muito saudável. Tanto para criaturas balões em Júpiter como para supostos ex-funcionários da Nasa. 😉
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
TOIN!!! kkkkkkkk
Rachei o bico aqui, que pena que não dá pra curtir o comentário do Salva…….
Cara, não sei o que é mais prazeroso: ler os seus posts ou os seus comentários respondendo às panaquices. Chorei de rir.
Com a evolução humana, o homem conseguirá desvendar todos os mistérios do universo. É só uma questão de tempo. Quem viver, verá!!!
Como assim: “sem a capacidade técnica”. Na plaqueta VA 243, os planetas aparecem em tamanhos proporcionais ao real. “Astrônomos babilônios antigos calculada posição de Júpiter a partir da área sob um gráfico em tempo-velocidade” sitchin.com
Para começar a saber a massa e o tamanho dos planetas, eles precisariam adotar um sistema heliocêntrico. Cut the crap. Mostre uma representação claramente heliocêntrica do Sistema Solar numa dessas tabuletas babilônias (ou sumérias, ou whatever) e voltamos a falar. Mas tem que ser claro, com elipses (ou círculos) indicando órbitas, e uma Lua ao redor do terceiro planeta. Vai. Good luck.
Na Epopeia da Criação (cap 7) do livro O 12º Planeta.
Quero uma reprodução original, não uma do livro do seu farsante favorito… Hehehe
Farsante dentro da sua visão míope.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2016/01/1735066-astronomos-da-babilonia-ja-usavam-geometria-para-rastrear-jupiter.shtml
Você viu quem escreveu essa matéria, né? 🙂
Eles usavam esse cálculo para apontar a posição de Júpiter no céu, mas ele não sugere um sistema heliocêntrico.
Meeeu, mas o vivente insiste!
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” (Carl Sagan)
Realmente, Carl Sagan era especialista em cuneiforme.
Não, ele era astrônomo. Problema é quando especialistas em cuneiforme decidem palpitar em astronomia. 😛
Essa plaqueta VA 243 tem um um desenho do Sol e um monte de bolas em tamanhos diferente em volta.
NÃO são proporcionais ao tamanho dos planetas, ao contrário, são totalmente desproporcionais.
Aliás, os antigos só sabiam da existência dos planetas visíveis (até Júpiter) e não sabiam nada de suas luas (somente a nossa), e muito fizeram usando apenas a intuição e observação.
Ficam colocando “palavra na boca antigos” e muitos caem na conversa sem nem mesmo analisar o que esta sendo dito.
Ok
Caro Salvador.
Voce, apesar de novo, demonstra e passa a imagem de um profundo conhecedor do espaço universal.
Aqui, aprendemos do que voce sabe, supõe e projeta.
Para dominar algo, precisa-se antes de tudo de gostar. E voce gosta demais do que faz e escamoteia nas grandes especulações a respeito da vida dos planetas, estrelas, sistema solares, galáxias, etc.
Obrigado por não ser egoísta e passar o que sabe para nós.
Bom dia.
Valeu!
E o diamante gigante que Sagan imaginou existir no centro de Jupiter? Alguma possibilidade de ter carbono cristalizado lá?
Se houver um núcleo denso, vai ter mais que carbono lá. É uma das coisas que a Juno quer descobrir.
Boa Salvador!
Estava lendo que a nave realizara orbitas ovais e sua máxima aproximação ocorrerá nos polos do planeta. A pergunta do leigo: Com toda essa força magnética, os dados analisados não poderão sofrer interferências? E, com toda essa força, a nave não pode sofrer, digamos, uma “estilingada” e sair completamente da rota?
Obs.: Se Sagan estivesse vivo, estaria dando pulos com essa missão. Vai que ele estava certo com relação aos seres pra lá de estranhos apresentados em Cosmos.
Abraços.
Ao infinito e além!
Michel, a radiação pode danificar os instrumentos, mas é possível obter medições significativas (parte da missão inclusive é medir o ambiente de radiação). Sobre a chance de vida em Júpiter, é algo que ela não conseguirá investigar.