Juno envia sua primeira imagem de Júpiter após manobra de inserção orbital

Salvador Nogueira

Passada a arriscada manobra de inserção orbital, a Juno voltou a produzir imagens de Júpiter, agora já presa à gravidade do maior planeta do Sistema Solar.

A JunoCam, câmera que opera em “luz visível”, ou seja, com comprimentos de onda que podem ser enxergados pelo olho humano, foi religada no último domingo (10), seis dias após a tensa manobra que colocou a sonda da Nasa numa trajetória elíptica em torno de Júpiter.

A imagem, recém-divulgada pela agência espacial americana, foi feita a cerca de 4,3 milhões de km, o que equivale a cerca de 11 vezes a distância Terra-Lua. Por isso não vemos lá grandes detalhes. Mas o fato de termos a foto é de bom agouro — sinal de que a câmera segue em pleno funcionamento, depois de atravessar os poderosos cinturões de radiação jovianos durante a inserção orbital. Na ocasião, a Juno passou a apenas 4.000 km da superfície visível de Júpiter.

A sonda está inserida numa órbita bastante alongada de 53 dias, de modo que imagens de alta resolução, feitas durante a máxima aproximação, são esperadas somente para o dia 27 de agosto. Mas a espera valerá a pena.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Salvador, olah! Excelente materia! O fato de o ser humano nao so colocar um objeto ao redor de um planeta tao distante, mas faze-lo com sucesso sob condicoes tao hostis, claramente dispensa qualquer objecao. Penso que o retorno financeiro a ser obtido com as solucoes tecnologicas – sete dolares de retorno economico para cada dolar investido, so no Projeto Apollo, ja paga a conta, estou correto? Qual eh exatamente a fonte interna de energia de Jupiter? Algo alem de hidrogenio metalico? Eh possivel manter fusao nuclear em niveis baixos o bastante para que um planeta a realize sem que acenda como uma estrela? Agradeco sua atencao!

    1. Iladio, sobre a questão da grana, você está certo. Sobre a fonte de energia interna, deve ser radiação de elementos pesados e principalmente o calor de formação, que ainda não se dissipou em um gigante como Júpiter.

  2. Salvador, anteriormente, creio que em seus comentário, li que no final da missão a sonda será mergulhada no planeta, com o propósito de não contaminar suas luas. Fiquei na dúvida, porque não há preocupação de contaminar Júpiter?

    1. Porque nada que viva na Terra pode viver em Júpiter. Quando Carl Sagan imaginou criaturas jovianas, imaginou-as adaptadas ao ambiente de Júpiter, inóspito para criaturas da Terra. 😉

    1. Que nada, ele fala coisa com coisa, se você não entende o que ele fala, é porque você é burro pracaraleo.

    2. Juro que eu até abaixei o som e tentei escultar bem, e não ouvi nada!!!

      Tem certeza que era o Salvador quem estava falando??? Não era seu cérebro tentando pegar no tranco???

  3. Salvador, primeiramente parabens por seu trabalho e por sua educação ao responder até mesmo aos “indelicados”. Sou veterinário , absolutamente ignorante sobre astronomia e ao mesmo tempo apaixonado por ela. Desculpe minha ignorância mas gostaria de uma opinião sincera sobre esse possível planeta ou corpo celeste que estaria perturbando a harmonia do sistema solar e seus planetas e que teria uma orbita tansversal ao sistema solar e que alguns ,Inclusive eu, actefitam na possibilidade de existência do tal planeta X.
    Muito obrigado.
    Se possível me responder pelo email.
    Abraços.

    1. Adonai, prefiro responder por aqui, para deixar em aberto para todos.
      Existe a possibilidade de que haja um planeta a mais no Sistema Solar, mas ele nunca se aproxima das regiões internas do sistema. Portanto, esse papo de destruir a harmonia e coisa e tal não faz o menor sentido. O Sistema Solar está aqui há 4,6 bilhões de anos. Se houvesse um planeta capaz de perturbar alguma harmonia, ele já o teria feito nesse tempo todo. Então, um pré-requisito para existir um novo planeta no Sistema Solar é justamente NÃO bagunçar a harmonia (se for capaz disso, já sabemos que a hipótese é falsa).
      Ou seja: Nibiru, Hercólubus e outras versões dessa história são só lendas urbanas.
      Abraço!

  4. Queria muito que tivesse seres humanoides por lá, pelas luas pelo menos. Adoraria fugir com um ganimidiano e ir viver lá. Aqui tá difícil, não tem mais ativos.

  5. Judah ben Samuel. 50 anos Israel 2017. Messias em 23 setembro de 2017. Júpiter na Constelação de Virgem “vestida de Sol” e tendo a Lua abaixo. Mercúrio, Marte e Vênus próximos a Constelação de Leão (Leão de Judá) ano 2017 23 de setembro. 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima 2017.

          1. É recalque isso, Flor? Sua “boa educação” me superou de longe, aliás, meus parabéns à progenitora…

    1. Humm… não. E pode deixar que ano que vem farei questão em voltar aqui e falar pra você que você tava errado.

  6. Salvador ,boa tarde! !! Show de bola sua dedicação no assunto. Parabéns pelo belo trabalho. Fico impressionado com sua paciência!!! Rsrsrs. Sucesso! Estou sempre acompanhando…

  7. Se Jupiter é atingido por cometas, asteróides entre outros, para onde vão esses materiais rochosos?

    1. Vaporizam. Como aliás, acontece com muitos meteoros na atmosfera da Terra mesmo!

  8. Isso tudo não passa de uma farsa arquitetada pelo lula molusco para arrecadar dinheiro pra vaquinha da Dilma ladra

  9. A Sonda identificou a existência uma agência de um banco Suíço em Júpiter, o banco afirmou que abriu a agência só para acolher depósitos dos políticos brasileiros. O Brasil estuda um projeto para contratar a transposição do Rio São Francisco para abastecer Júpiter e suas luas, a Odebrecht deve ganhar a licitação para tal obra. Também foi confirmada a existência de Posto Ipiranga em Júpiter.

    1. – Tem vida em Europa?
      – Hmm, melhor cê perguntar lá no Posto Ipiranga.

      Heheheh

  10. Boa tarde,
    É correta a informação de que se alinharmos todos os planetas do sistema solar ainda assim não ocupariam mais espaço que a distância da Terra à Lua ?

    1. Não se iluda. Tudo isso é mentira. Ninguém sabe se existe Júpiter, Marte, do tamanho que a NASA informa.
      Não há provas.
      Acreditar na NASA é o mesmo que acreditar na Bíblia. Houve troca de religião: agora a nova religião é a NASA.

      A Terra é plana. O Sol é do tamanho da Lua, basta ver que a Lua faz eclipse do Sol. Ambos estão bem perto da Terra, cerca de 4 mil milhas. Os planetas Marte, Júpiter e outros são bem pequenos, menores que a Lua.
      Leiam http://www.theflatearthsociety.org/cms/ para ver a verdade.

      1. Tem erro aí (bem grande):

        Ø Sol: 1.391.400 km.
        1 UA: 149.597.871 km.

        Distância Terra – Saturno mínima: 8,05 UA ou 1.204.262.862 km

        Ou seja: Daria para enfileirar 865 Sóis entre Terra e Saturno, e ainda sobraria espaço para alguns Júpiteres.

      2. Está errada essa estimativa, Menon. O Sol tem cerca de 1.000.000 km de diâmetro e a distância da Terra a Saturno é em média 1.275.000.000, ou seja, mais de 1.200 vezes o diâmetro do Sol.

        1. O que é um planeta senão uma massa capaz de segurar atmosfera e que (desde 2006) tenha “limpado” a sua vizinhança? Existem vários objetos no SS que se encaixam no perfil, e pra mim Pluto ainda é um planeta, é injustiça pegarem uma área maior que a distância entre terra e marte e considerarem “vizinhança” de Plutão, se for assim, nem a Terra é um planeta, ainda mais que a votação se deu por minoria ínfima em relação à comunidade científica internacional!

          1. Plutão representa menos de 50% da massa do cinturão de Kuiper, que “co-habita” com ele. Por isso não é planeta.

        2. Realmente, se for uma super-terra como é esperado não vai caber… só se espremer rsrsr

  11. Salvador, Júpiter sendo um planeta gasoso, o que poderia trazer de relevante esta pesquisa para nossa subsistência, não deveríamos procurar planetas semelhantes ao nosso “Marte”, para no futuro nos servir de habitat.

    1. Chico, estamos tentando entender o Universo. Já passamos da fase de nos contentar com meramente sobreviver. 😉

  12. Quando a Juno, ao final da missão, for encaminhada para o suicídio, ela poderá fotografar o planeta, tipo; a 1000m, 500m, 200m, isso seria possível?

    1. Ela fará fotos ao mergulhar, mas não sabemos quais nós conseguiremos receber…

    1. Pesa muito mais. 317,8 vezes mais massa que a Terra. E ele foi escolhido para essa missão porque a origem de Júpiter ditou a arquitetura do Sistema Solar.

  13. Salvador,
    Isso me lembra que o filme “O Destino de Jupiter” é bem ruinzinho.
    Não recomendo.

  14. E-V-I-D-E-N-T-E-M-E-N-T-E, todas as fotos a serem enviadas, passarão pelo crivo de um “censurador” da NASA. Apenas as fotos digamos… “não comprometedoras” serão divulgadas para nós, simples mortais. Não espero muita coisa, apenas imagens plasticamente bonitas mas não-conclusivas. Segue o baile…

      1. E-V-I-D-E-N-T-E-M-E-N-T-E que a NASA é uma enganação. O que existe hoje são radicais-cientóides, ou seja, radicais que ACREDITAM cegamente na NASA. Ninguém sabe se existe Júpiter, Marte, do tamanho que a NASA informa.
        Não há provas. Acreditar na NASA é o mesmo que acreditar na Bíblia. Houve troca de religião: agora a nova religião é a NASA.
        A Terra é plana. O Sol é do tamanho da Lua, basta ver que a Lua faz eclipse do Sol. Ambos estão bem perto da Terra, cerca de 4 mil milhas. Os planetas Marte, Júpiter e outros são bem pequenos, menores que a Lua.
        Leiam http://www.theflatearthsociety.org/cms/ para ver a verdade.

          1. Salva, tá na hora de começar a bloquear os posts do terraplanostra né: Já repetiu umas 5 vezes a mesma ladainha…

        1. Provar essas asneiras que é bom, NADA né?

          E-V-I-D-E-N-T-E-M-E-N-T-E você é um imbecil de marca maior.

    1. C-O-N-C-O-R-D-O P-L-E-N-A-M-E-N-T-E a foto do Grande Monólito não será divulgada.

  15. Tudo isso é mentira. Ninguém sabe se existe Júpiter, Marte, do tamanho que a NASA informa.
    Não há provas. Acreditar na NASA é o mesmo que acreditar na Bíblia. Houve troca de religião: agora a nova religião é a NASA.
    A Terra é plana. O Sol é do tamanho da Lua, basta ver que a Lua faz eclipse do Sol. Ambos estão bem perto da Terra, cerca de 4 mil milhas. Os planetas Marte, Júpiter e outros são bem pequenos, menores que a Lua.
    Leiam http://www.theflatearthsociety.org/cms/ para ver a verdade.

    1. Tava demorando para aparecer um idiota da Terra Plana. Faz um favor pra mim. Pega um avião. É tudo que você precisa.

      1. Eu tenho uma ideia mais poética, para todos estes retard…. ops, “inteligentíssimos” da terra plana:

        Vai para um lugar elevado, onde você consiga ver o mar e alguns barcos “indo e vindo”.

        Se você não perceber claramente que a terra é uma (quase) esfera, melhor consultar seu oftalmologista e aumentar o grau da sua lente de miopia!

        1. Eu fico imaginando o que eles acham do Eratóstenes. Faria ele parte de uma conspiração global? Hehehe

          1. Eratóstenes de Cirene, o matemático e geógrafo? Aquele antigo grego que calculou a circunferência da Terra fincando varas de madeiras à distâncias e verificando o tamanho de suas sombras? Vai ver que nunca ouviram falar dele, pois se conhecessem jamais escreveriam tantas asneiras. A destruição da biblioteca foi uma perda monstruosa para o conhecimento secular, salvando-se poucas coisas e entre elas, o feito extraordinário do grande Eratóstenes.

          2. Pois é. O Eratóstenes usou apenas a razão e um experimento simples — que hoje pode ser feito por qualquer um que tenha realmente boa vontade — para descobrir, milênios atrás, o que esses idiotas atribuem hoje a uma conspiração da Nasa, como se o mundo tivesse nascido ontem. São uns retardados.

          3. Eles dizem que as varetas apresentam sombras diferentes porque o Sol está apenas a 4 mil metros de altitude (não sei como ele não bate no Everest, mas ok)… e possui poucos km de diâmetro.

            Cara, é uma espiral de desinteligência que se você não tomar cuidado, pega Super-câncer nos 3 olhos (até no do cu), só de ler essas asneiras que eles escrevem – e defendem com unhas e dentes.

          4. Mais um motivo para eles pegarem um avião. Assim poderão, a 10 mil metros de altitude, ver o Sol de baixo para cima. Hehehe

          5. Ah, mas aí não vale! Vão dizer que o altímetro do avião está adulterado (todos eles!) e que isso é uma conspiração da boeing e da airbus para blá blá blá blá…

          6. Huahuahua. É verdade. E o planejamento das rotas também é falso, e as companhias aéreas gastam bilhões a mais em combustível para fazer o caminho mais longo, em vez de pegar um atalho sobrevoando o polo Norte. Isso sem falar no fato de que os cientistas que vivem nas bases no Polo Sul também fazem parte de uma conspiração e fingem que passam seis meses na escuridão e seis meses sob o Sol, quando na verdade o Sol nasce e se põe diariamente. rs

          7. Acreditem ou não, mas eles falam tudo isso aí. E é tudo culpa dos maçons, inclusive. A NASA é maçom.

            E é sério.

      2. Eu já peguei vários aviões. E não vi nada de curvatura, nada que me convença. Há o problema do efeito fish eye em algumas janelas, que distorcem naturalmente e tudo lá fora fica curvo. NÃO HÁ NADA QUE PROVE QUE A TERRA É REDONDA. Até o momento, houve troca de religiões: agora existem os religiosos da NASA, que acreditam piamente nesta instituição. TOLOS !!

        1. É burro demais! Deixo como exercício para você entender como uma simples viagem de avião demonstra o fato de a Terra ser redonda, sem contar com a observação da curvatura. 😉

        1. E você é um idiota se acha que eu mandei tomar um avião por conta da curvatura da Terra.

          1. Não, Salva. Ele é um idiota por acreditar numa besteira como a Terra plana. Já falei, a única coisa plana é o resultado do encefalograma do rapaz. QI de ostra em coma.

      3. Caro colunista, exclua de cara esses psicóticos
        esta área deveria ser preservada só para comentários úteis.
        Não deixemos esse tipo de criatura vicejar por aqui.

    2. Tudo isso é mentira.

      Prove.

      Ninguém sabe se existe Júpiter, Marte, do tamanho que a NASA informa.

      Você não sabe porque é burro.

      Não há provas.

      Há. Não há provas da Terra Plana, imbecil.

      Acreditar na NASA é o mesmo que acreditar na Bíblia.

      E acreditar em você é o mesmo que fazer uma lobotomia.

      Houve troca de religião: agora a nova religião é a NASA.

      Em compensação a ignorância continua a mesma, sendo provada por comentários como o seu.

      A Terra é plana.

      Não, não é.

      O Sol é do tamanho da Lua,

      Prove.

      basta ver que a Lua faz eclipse do Sol.

      Estude.

      Ambos estão bem perto da Terra, cerca de 4 mil milhas.

      Não, não estão.

      Os planetas Marte, Júpiter e outros são bem pequenos, menores que a Lua.

      Não, não são.

      Leiam http://www.theflatearthsociety.org/cms/ para ver a verdade.

      Vá pra uma escola e estude pra ver a verdade, imbecil acéfalo.

      1. Pode apostar! O cérebro dele é plano! Huahuahua! Nóis sofre mas nóis goza!

    3. Hehehehehehe, muito engraçado!
      Agora, se vc não estava fazendo piada, me desculpe, é muito feio rir de retardados.

    4. Adorei a sua bizarra teoria… Sempre achei que essa tese da terra plana fosse uma brincadeira, mas ver alguém que realmente está acreditando nisso é muito engraçado… as distâncias que vc menciona para o sol e os demais planetas são divertidíssimas e totalmente bizarra… Eu quero esse chá que vc tomou…. KKKKKKK…..

        1. Salvador, na boa…não consigo acreditar que esses caras da Terra Plana falem sério…acho que só estão te zoando….rs

    5. Terra plana? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Posso desconfiar das informações da NASA mais terra plana foi foda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    6. Não. Não é possível. Mesmo tendo visitado esse site, ainda me recuso a acreditar que ele exista. Mandem uma ambulância urgente para o endereço com camisas de força. Esse povo pode ser perigoso.

    7. Nossa, fiquei surpreso que sabe teclar. Mais ainda que sabe ler.
      Até penso que está de gozação.
      Mas, não… são flatos cerebrallis canabis.

    8. Ô terra plana, duvido que vc leu o texto e artigos do site que citou.
      Duvido que sabe do que se trata.
      Ou melhor, duvido que sabe inglês.
      Se soubesse ler e ainda mais em inglês, não falaria tanta bobagem.
      Está repetindo o que outro imbecil te falou.
      Pobrezinho, jair!

  16. Belíssima reportagem, acho que o que Galileu viu com um binóculo, hoje a humanidade pode ver com fotos de uma sonda na órbita do planeta, isso é sensacional, porém os custos atuais são monstruosos e os resultados pouco expressivo ainda.

    1. Não diria que são pouco expressivos. Já fizemos muitos avanços desde a luneta do Galileu…

  17. Espetacular. A NASA é sensacional. Imagino a euforia da equipe responsável pela Juno por mais essa conquista. Cinco anos de dedicação, de apreensão e de torcida para nada dar errado foram recompensados. Só podemos esperar ainda mais emoções e revelações. Salvador, qual será o destino da sonda após ela completar a missão em Júpiter?

    1. Claro. E você não deveria esperar nada diferente, se você tem acompanhado a missão Juno.

        1. Na verdade, isto não foi um “comentário imbecil”, foi apenas uma tentativa de dar uma “Carteirada” no Salvador e na NASA, tentando falar:

          “Tá vendo como eu sou ‘O Cara’. Não gasto mais do que 30 “real” de mel coado e obtenho “mais” do que a NASA com alguns bilhões”

          Vamos todos juntos, gritarmos para ele e para os que gostam ser dar carteiradas “provando que sabem muito mais que o Salvador”

          Vamos lá, todos gritando bem alto:

          #SQN!

  18. olá Salvador qual é o tamanho das luas de jupiter em relação ao tamanho da terra?

    1. As luas Io e Europa têm mais ou menos o tamanho da nossa Lua (um quarto do diâmetro da Terra, mais ou menos). Já Ganimedes e Calisto são maiores. A primeira é maior que Mercúrio, a segunda praticamente do mesmo tamanho.

  19. Boa tarde salva, qual a finalidade desta missão?? Pq não intensificar as missões as luas de Júpiter?? É na sua opinião, qual lugar no sistema solar que mais se assemelha a terra? Valeu…

    1. Carlos, há missões planejadas para as luas de Júpiter, em particular Europa, mas só para a década de 2020. Sobre lugar mais parecido com a Terra, em termos ambientais, Marte. Em termos geológicos, Vênus.

        1. Como Júpiter se formou e qual é a sua estrutura interna. Isso, por tabela, ajuda a descobrir como o Sistema Solar inteiro se formou.

    1. Elivando. Io é rochosa, o lugar mais geologicamente ativo do Sistema Solar, com vulcões furiosos despejando lava no espaço o tempo todo. Europa e Ganimedes têm uma superfície de gelo a recobrir oceanos globais de água. No interior, ambas são rochosas. Europa tem seu oceano em contato direto com a parte rochosa; Ganimedes tem seu oceano ensanduichado entre duas camadas de gelo.

      1. Desculpe a pergunta, mas a superfície de gelo mencionada em sua resposta correspondem à superfície da Terra onde nós pisamos?

  20. Salvador, sempre tive uma curiosidade. Júpiter, por exemplo, rotacionando a uma velocidade de 13,8 km por segundo, na linha do equador, não geraria uma força centrífuga capaz de diminuir o efeito gravitacional sobre objetos soltos na superfície?

    1. O sol também tem movimento de rotação em torno do próprio eixo? Já foi possível calculá-lo?

      1. Sim, ele gira, uma volta a cada 27 dias, aproximadamente. Mas é uma aproximação, porque diferentes partes do Sol giram a diferentes velocidades. O equador gira mais depressa que os pólos.

  21. Meio frustrante pra uma primeira foto, mas sem duvida esta missão promete muito, mesmo com o grande avanço na óptica dos telescópios jamais eles se igualam às imagens das câmeras e sensores de uma sonda espacial, ainda mais uma que vai passar arrancando casquinha de Júpiter.

  22. Salvador, no caso Júpiter não tem rocha nenhuma? São apenas gases? Se percorrermos o planeta de ponta a ponta, por dentro, só vamos nos deparar com gases? Nada que tenha densidade?
    Obrigado.
    Daniel

    1. Daniel, como mostro no vídeo, a densidade aumenta conforme você mergulha. O gás passa a se comportar como líquido. E, no centro, provavelmente há um núcleo de silicatos, mas é tão denso que é difícil predizer como se comporta. Certamente não é só uma “pedrona”.

  23. Tudo isso é um circo para entreter o povo,enquanto isso Jrod e sua trupe fazem experimentos com humanos na base subterrânea de Dulce! Os alienígenas na base de Dulce oferecem-nos o salto quântico em troca de 40 milhões de cobaias humanas, cuidado pessoas nas guerras muitas pessoas desaparecem!

    1. Não diga que pessoas desaparecem em guerras. Uau. Você está mesmo bem-informado! 😛

      1. O que você tem contra os caipiras? No caso esse é burro mesmo e não caipira, o caipira é ingênuo e sem ele você não se alimenta, já que para seu cérebro produzir precisa de energia, e de onde vêm? Da roça! kkk

        1. Foi um trocadilho. Nada contra caipiras, só contra caipiras dos infernos, como o mané ali.

          hehehe

  24. Salvador, esta missão tem como objetivo apenas Júpiter ou teremos imagens espetaculares também de suas luas? Obrigado.

  25. Sério? Um equipamento caro como esse, bate uma foto de baixa qualidade, eu com um telescopio caseiro vejo esta imagem do mesmo jeito, onde estao as estrelas? será que todas aquelas estrelas que vemos ao olho nu daqui da terra sao enfeites apenas para nosso planeta e nossos olhos? Eu vejo tranquilamente um trilhao de estrelas no meu telescopio caseiro e uma sonda que saiu de nosso planeta nao ve? é muita manipulação mesmo, que nojo

    1. Reinaldo, a sonda foi projetada para tirar fotos a 4.000 km de Júpiter e essa imagem aí foi feita mil vezes mais longe. Fica a dica. Ademais, se você já tentou tirar fotos com seu telescópio (duvido, a julgar pelo seu depoimento), sabe que precisa regular o nível de exposição (ou, mais modernamente, a quantidade de imagens empilhadas) para captar astros menos brilhantes, como estrelas de fundo. Empilhar imagens é fácil de fazer quando você está parado e tem um longo tempo para fazê-lo. Se você é uma sonda, em alta velocidade, é mais complicado (sem falar nas limitações de memória e transmissão para a Terra). Ademais, a ideia é fotografa Júpiter. Para que ajustar a exposição para captar estrelas de fundo e, com isso, superexpor exatamente o objeto que você quer fotografar?

      1. Concordo, mas, mesmo que eu escolhesse apenas uma coisa para fotografar, nao apareceria somente as luas, mas as estrelas ao fundo, ainda sim, continuo sentindo cheiro de manipulação, mas foi legal sua resposta, nao tinha visto por este angulo. valeu

        1. Reinaldo, se você tem um telescópio, experimente tirar fotos com ele. Você descobrirá que existe grande diferença entre o que o olho humano consegue enxergar e o que se pode fotografar. Se a preguiça for grande, pegue só o celular e tire uma foto do céu estrelado. Veja quantas você enxerga e quantas saem na foto. 😉

          1. Duvido que ele já tenha olhado através de um telescópio… A descrição que ele fez do que enxerga com telescópio nada tem a ver com o que enxergamos ao olhar em um.

          2. De fato, por um telescópio, na Terra, jamais poderíamos ver uma “fase” de Júpiter. 😉

        2. Reinaldo, o que vc diz não procede. O Salvador explicou bem, mas tente fazer uma foto de Júpiter, é interessante ver como é difícil fazer uma foto legal.
          E outra, com seu telescópio vc nunca tiraria uma foto como essa de Júpiter com meia face iluminada… Fica aí um desafio para descobrir o pq 🙂

    2. Claro, afinal quase 50 anos depois das missões Apollo a NASA ainda não aprendeu a forjar estrelas nas fotos, né? Caramba, como são amadores!!!

      O pior é que eles passaram o “esquecimento” para todas as outras agências espaciais, como a JAXA, a ISRO, a Roscosmos, a CNSA… todas elas esquecem de colocar estrelas nas imagens do espaço! DROGA!

      Parabéns por descobrir a farsa, ganhou a estrelinha dourada!

    3. hum…..vc vê UM TRILHÃO de estrelas TRANQUILAMENTE no seu telescópio caseiro?

  26. Excelente os seus comentários e conhecimento. Nos ajuda a ver com detalhes tudo acerca do cosmo. Com seu conhecimento e se possível, gostaria de sua opinião sobre qual o telescópio, digamos amador seria interessante adquirir? gostaria de investir mais nas observações do universo. tenho um bem simples, com o qual já observei Júpiter, Lua, Saturno e outras estrelas, mas modestamente.Um abraço e parabéns pelo trabalho..

    Luiz Lanza

  27. Beleza de foto, Salvador ! As que virão em agosto deverão ser ainda mais impressionantes. Uma dúvida: sendo Júpiter um dos gigantes gasosos do Sistema Solar, uma nave – como uma sonda ou outro artefato – poderia pousar em sua superfície ? Ou ela “afundaria”, por falta de um solo rígido ? Abração !

    1. Então o papa não acredita em Deus. Porque ele já disse, como João Paulo II antes dele, que a história de Adão e Eva é uma alegoria, e a teoria da evolução está correta.

    2. Não precisa ser cristão para saber que o ser humano só existe na Terra, por acaso alguém espera encontrar um homem em Júpiter? Eu hein…

      Mas já que o assunto é religião, para os fundamentalistas o que vc disse pode se aplicar.
      Mas para quem lê e interpreta a bíblia da forma como deve ser, o q vc diz não tem fundamento.

      Completando SEU discurso: Terra é plana e todas as luzes do céu giram em torno da Terra. Se não acreditar nisso vc não crê em Deus e irá para o inferno.

      1. O pior é que eu li isto num vídeo da “verdade da Terra Plana” de um “crentino” americano, ele disse que se eu não acreditar que a Terra é plana, eu vou ser punido por Deus e irei para o Inferno. Este pessoal só está repetindo o discurso de uns “crentinos” lá dos EUA que adoram irritar, já vi isto acontecer tanto no caso “evolucionismo vs. criacionismo” quanto no caso “o homem nunca esteve na Lua”, quando os argumentos que os “crentinos” viviam repetindo para irritar todo mundo são os mesmos, só muda o idioma.

  28. Olá Salvador. Estamos com tremiliques para ver a imagem de 27 de agosto. Só uma questão: a distância das fotografias será de 4.000km do planeta? Abraço

  29. Tenho uma curiosidade de leigo no assunto: se entre Marte e Júpter existe um cinturão de asteróides, como é feito a trajetória e os cálculos necessários para que a sonda não se choque com nenhum deles no cinturão?

    1. É um cinturão, mas não como aqueles do cinema. Os asteroides ficam bem afastados uns dos outros. A chance de colisão acidental é mínima.

      1. Exato. O tal “cinturão”, posto em escala dentro do sistema solar, seria mais como uma faixa de poeirinha numa grande cidade. Abçs!

  30. Eu sou curioso em saber se existe um núcleo rochoso em Júpiter. Não só em Júpiter mas em todos os outros. Caro Salvador é possível juntar tanto gás assim no mesmo lugar sem um núcleo rochoso ?

    1. Paulo, o modelo típico de formação planetária sugere que Júpiter nasceu primeiro como um núcleo rochoso que depois agregou o gás ao seu redor. Existe um outro mecanismo para a formação de gigantes gasosos, que envolve o colapso local do gás no disco de formação planetária, mas esse mecanismo — similar ao que dá origem a estrelas — parece ser possível apenas a distâncias muito maiores do que a órbita de Júpiter. Ao buscar sinais de um núcleo denso em Júpiter, a Juno está ajudando a testar todos esses modelos.

  31. Acho que há uma incorreção na informação. A foto foi tirada a milhões de km, portanto antes de entrar no campo gravitacional do planeta. Não é coerente achar que a câmera fotográfica esteja perfeita. Só depois, do dia 27 de agosto é que teremos a resposta para essa questão

    1. A matéria está correta. A sonda está numa órbita excêntrica em torno de Júpiter. Depois de passar a 4.000 km da superfície visível do planeta, ela agora está se afastando. A próxima aproximação de 4.000 km acontece em 27 de agosto.

    1. Tente trocar de navegador, entrar na home do Uol e clicar no link da matéria por lá. Normalmente eles liberam, ao menos essa.

    2. Se vc tiver o ADBLOCK habilitado a folha bloqueia seu acesso…tente desabilitar a extensão e boa leitura!
      Em tempo: Parabéns Salvador, já li vários livros teus, acompanho há anos astronomia e gosto demais das tuas matérias! Valeu!

  32. Salve, Salva!
    Se as taxas de transmissão de dados da New Horizons eram na casa de 1kbit/s, as taxas da Juno são bem melhores, certo? Saberia de quanto? Saberia também quais são essas taxas para as missões em Marte e para a Cassini?

    Abraço!

    1. Fala, Guilherme! Não sei, não. Mas no caso de orbitadores e rovers, isso nem chega a ser uma grande questão, porque a produção dos dados é feita de forma paulatina, ao longo da missão. É diferente da New Horizons, que produziu um imenso pacote de dados de uma vez só, em questão de horas, e depois precisou transmitir tudo para a Terra (o download ainda não terminou, um ano depois!).

      1. Se você quiser saber exatamente a taxa de transmissão de dados, entra no site da deep space network, lá você encontra todas as naves em operação e que estão transmitindo em realtime. 😀

        Inclusive as Voyagers!

  33. Busca interessante e necessária, além de vidas, outro tipo de minerais ou mesmo em maior quantidade que poderá ajudar a humanidade num futuro próximo, pensando o homem desenvolve com desafios bem vindo a tecnologia.

      1. Salvador, você sabe informar se a sonda Juno enviará fotos quando for lançada na atmosfera de Júpiter? Não é possível prever quanto tempo ela resistirá, não é mesmo? Mas será que teremos imagens do que existe abaixo daquela ‘carapaça’ de gases, radiação e o que mais existir por lá?

        1. Acho improvável que ela resista a ponto de transmitir uma imagem abaixo da cobertura de nuvens. Veremos!

  34. Caro Mensageiro,

    Parabéns pelo trabalho!

    Sabemos o que são os outros três pontos visíveis na imagem?

    Forte abraço,

  35. Tenho uma curiosidade. Como são enviadas as fotos de distâncias tão grandes. Que tecnologia é usada para isso? Dependendo da resposta esta pergunta pode fazer sentido: esta tecnologia pode ser usada no dia a dia aqui na Terra?

    1. Rádio. A tecnologia é usada de monte na Terra, em transmissões de rádio, TV, internet wifi e por aí vai. 😉

    2. E lembrando que ondas de radio ,são ondas eletromagnéticas e toda onda eletromagnética percorre na velocidade da luz,ou seja leva 40 minutos para imagem chegar de Jupiter até aqui!

      1. 48 minutos para os bits chegarem, mas eles vêm com uma taxa de transmissão de internet lenta. 😛

        1. Se demora 48 minutos de Jupiter até aqui, então porque a Porra da NET demora 10 minutos pra fazer fazer mandar o sinal do roteador que está na sala até meu computador no quarto?????
          Isso porque só tem uma parede como obstáculo.

          1. Isso porque você não calculou a quantas horas-luz você está do serviço de atendimento ao consumidor da NET. 😛

  36. Saber a existencia Enriquecer
    O Saber. SE for habitavel?
    Temos que preparar a maquinas
    Para via jar anos.. e depois a travessar aqueles cinturoes
    Que protéje este Gigante.

    VAMOS TRABALHAR

    1. A Nasa nunca faz concepções artísticas para “enganar”. Aliás, sempre vem a informação quando se trata de uma concepção artística. 😉

    2. Uma imagem vale mais que mil palavras.
      Não acho que concepções artísticas são para enganar, e sim para ilustrar.
      O que acontece é a pessoa se enganar por falta de conhecimento, não entender do que se trata a imagem.

      Falando sobre as imagens reais, todas são tratadas com software de edição para melhorar e intensificar os detalhes. A edição não acrescenta detalhes, apenas melhora para nossa visão e nosso agrado. Se vc ver uma foto original que a NASA recebe vai ficar tremendamente desapontado.

      Estude um pouco sobre astrofotografia (tem muito artigo na net), vc mesmo pode fazer usando sua câmera. Vai descobrir rapidinho que se quer algo “bonito” o Photoshop vai entrar em ação.

Comments are closed.